MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE"

Transcrição

1 MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE Junho/2012 Fabrício Armelini 1.Requisitos Necessários: Para o correto funcionamento da NFe, deve-se atender todos os requisitos listados abaixo: - Certificado Digital do tipo A1 ou A3 emitido por uma entidade credenciada pela ICP-Brasil (exemplo: SERASA). No caso do certificado A3 a instalação do certificado deverá ser efetuada pelo cliente/representante. - Credenciamento da empresa junto à SEFAZ, como emissor de NF-e. Esse credenciamento deve ser solicitado ao contador. - Impressora laser ou jato de tinta, para impressão da DANFE. - Acesso a internet, preferencialmente banda larga. - Liberar firewall da rede se existir, para autorizar as estações que irão emitir NF-e a acessar os endereços do servidor da SEFAZ do seu estado. Lista de endereços: - Solicitar junto à LZT, liberação da licença de uso (módulo) da NF-e. 2. Instalação Para instalar a NFe devemos utilizar o prog 753 que fará a conversão da base de dados para NFe e mais algumas configurações no sistema. Para sua execução, este prog este deve estar salvo dento da pasta c:\autosystem\prog, então, faremos o acesso através do modulo Manutenção do Autosystem. Na guia programas selecione o prog 753 e clique em Executar. Empresa: Informe a empresa que será habilitada para geração da Nfe;

2 Série p/ Venda: Informe a serie utilizada para venda; Numeração Inicial: Informe a numeração anterior a primeira NFe que será gerada no Autosystem. Para emitir a nota numero 1 informe a numeração inicial 0. Se já utilizava Nfe anteriormente informe neste campo o numero da última NFe emitida. Tipo: Informe o tipo de certificado a ser utilizado. Certificado: Informe o caminho do arquivo do certificado no caso de certificado A1. Senha: Informe a senha do certificado A1. No caso do certificado A3 antes de executar o prog 753 temos que instalar as DLL de comunicação com o Autosystem. Neste caso os arquivos para instalação do certificado A3 no Autosystem estão disponíveis em: Extraia o conteúdo do arquivo em um diretório qualquer e execute o arquivo instala.bat. Este arquivo fará a copia das DLL contidas na pasta para o diretório C:\Windows\System32 ou C:\Windows\SysWOW64 no caso de 64 bits, e registrar estas dll no registro do Windows. Após instalar estes arquivos Dll execute o prog 753 e informe os parâmetros solicitados. Depois que a empresa foi habilitada como emissora de Nfe no Autosystem somente poderá ser desfeita esta alteração através da base de dados. Este prog além de habilitar a empresa como emissora de Nfe no Autosystem, faz o cadastro de três naturezas de operação e das series para estas três naturezas de operação. As demais configurações são vistas no tópico a seguir. 3.Configuração 3.1 Natureza da operação Para a emissão da Nfe é necessário realizar o cadastro das naturezas de Operação. Já estão cadastradas as naturezas de operação de Venda com ECF, Venda sem ECF e Faturamento. Neste caso existem algumas outras naturezas que podem ser cadastradas como Devolução de Venda, Devolução a Fornecedor e Consumo, por exemplo. Para cadastrar estas naturezas acesse o modulo Gerencial em Cadastros >> Tabelas >> Naturezas de operação. Clique em Novo para adicionar uma nova natureza de operação e informe os parâmetros solicitados.

3 Nome: Nome da natureza de Operação. Tipo Operação: Tipo da operação a ser realizada. Este cadastro do tipo não pode ser alterado. Na guia Tipo existem dois valores predefinidos (E, S) que definem se a operação é de Entrada ou Saída. Opção Utilizar com ECF: Deve ser habilitada somente na natureza de operação de Venda com ECF, pois será utilizada na emissão de notas fiscais concomitantes ao cupom fiscal. Opção Cupom Fiscal (Sped Fiscal Registro C400): Geralmente utilizada na natureza de operação de Venda sem ECF para que seja possível definir no grupo de produtos a CFOP que deve ser exportada ao sped fiscal. CFOP: opção utilizada para informar a CFOP padrão a ser utilizada para esta natureza de operação. Esta configuração pode ser definida também no grupo de produtos ou cadastro de produtos. 3.2 Series de Notas Fiscais Após cadastrar as naturezas de operação é preciso criar o cadastro de series. Para isto acesse a rotina Cadastros >> Tabelas >> Series de Notas Fiscais. Empresa: Empresa a quem se destina a serie; Local Emissão: Local onde a nota fiscal será emitida. Esta configuração é utilizada apenas quando se deseja emitir nota fiscal através da matriz em nome do posto filial. Nat. Operação: Informe a natureza da operação. Modelo NF: Para Nfe informe modelo 55. Serie: Informe a serie da Nfe. Opção Contingência: Somente habilitar esta opção quando for cadastrar uma serie de contingência. Neste caso a numeração de series varia de 900 a 999. Salve a configuração e edite novamente a serie cadastrada. Neste momento é apresentado o campo Numeração, onde deve ser informada a numeração anterior a primeira NFe que será gerada no Autosystem. Para emitir a nota numero 1 informe a numeração inicial 0. Se já utilizava Nfe anteriormente informe neste campo o numero da última NFe emitida.

4 Todas as naturezas de operação precisam de uma serie cadastrada. Também é necessário cadastrar a serie para emissão de nota fiscal em contingência, que neste caso será utilizada quando os servidores da Sefaz estadual não estiverem disponíveis, então o sistema envia a NFe para o Ambiente Nacional (SCAN) utilizando esta serie que varia de 900 a Cadastro de produtos O próximo passo é configurar a CFOP e natureza de operação nos produtos cadastrados. Para isto acesse Cadastros >> Produtos, na Guia Fiscal em CFOP. Clique em Adicionar e informe a CFOP, natureza de operação e UF. Devem ser cadastradas duas CFOP sendo uma para operação dentro do estado e outra para operação fora do estado, para cada natureza de operação. Esta configuração pode também ser realizada através do grupo de produtos, onde são informados os mesmos campos. Desta forma a configuração é valida para todo o grupo de produtos, não sendo necessário o cadastro desta informação no produto. Caso a configuração seja única para todos os grupos, como por exemplo, para as naturezas de operação de Venda com Ecf e Faturamento que utilizam por padrão a CFOP e 6.929, ela também pode ser realizada no cadastro da natureza de operação. Para isto acesse Cadastros >> Natureza de Operação e informe a CFOP e a UF, como abaixo:

5 3.4 Processador de Lotes O processador de Lotes Nf-e é um processo do Autosystem que obtém o retorno das notas emitidas a Sefaz. Este processo além de monitorar a situação das notas fiscais também faz o envio do automático da NFe ao cliente da nota fiscal que é um item obrigatório. Para isto é preciso criar um atalho em uma única estação da empresa que utiliza o seguinte caminho: c:\autosystem\main.exe nfe_proc Caso o cliente utilize certificado do tipo A3 este atalho deve ser utilizado na mesma estação onde está conectado o certificado. Este processo pode ser agendado através do agendador de tarefas do Windows. Para a utilização do processador em estações Ubuntu, é preciso verificar o tópico de configuração disponível em Configuração do para envio através do sistema Para que o sistema envie automaticamente pelo sistema é preciso configurar através do modulo Configurar Estação. Para isto acesse o modulo e na guia internet informe:

6 Servidor SMTP: Endereço do servidor de envio de utilizado pelo cliente. Usuário para envio: usuário para envio de . Senha: senha do informado. Remetente para envio: opção que define se o nome do remetente do será o usuário logado no sistema o a empresa. No cadastro da empresa, Cadastro >> Parâmetros >> Empresa, na guia Dados principais o campo também deve estar informado com o da empresa. No cadastro do cliente, Cadastro >> Clientes, na guia Política Comercial, na aba Nota fiscal o campo deve ser informado com o do cliente. Desta forma o sistema envia automaticamente um ao cliente anexando a DANFe e o arquivo XML da nota fiscal aprovada para o cliente. 3.6 Demais Opções Da NF-e Existem algumas opções adicionais para o modulo NFe. Para visualizar estas opções acesse Configurações >> Módulos >> NFe. Na guia certificado é exibido o certificado informado para a empresa selecionada. Carregar Certificado: Esta opção possibilita que seja carregado novamente o certificado, e permite que seja substituído o certificado atual. Ao clicar na opção surge a tela abaixo onde devem ser informados os campos solicitados referente ao certificado que deseja carregar.

7 Cópia NFe: Esta opção permite que seja encaminhado ao informado neste campo uma cópia de todos os s automáticos enviados pelo sistema referente as NFe emitidas pelo posto. Para que seja impresso na DANFe a logotipo da empresa emissora da nota fiscal é preciso que a logotipo seja salva na pasta C:\autosystem\share\images com o nome de nfe.gif. Isto deve ser feito em todas as estações que imprimem a DANFe. Desta forma será impressa na DANFe conforme imagem abaixo. Em Cadastros >> Tabelas >> Mensagens para Nota Fiscal é possível definir algumas informações que podem ser impressas na DANFe no campo de Informações Adicionais. A tela abaixo demosntara as opções que devem ser informadas. Mensagem: Campo destinado a informar a mensagem que será exibida na Danfe; Exibir lista de campos disponíveis: Lista as variáveis disponíveis que podem ser utilizadas para a formação da mensagem. Condições: São as regras que devem ser geradas para que a mensagem seja exibida; No exemplo acima será impresso nas informações adicionais da DANFe o campo do cliente de código 2, quando o emitente da nota for a empresa 1 e a natureza da operação for 2. 4.Rotinas para Utilização da NF-e Existem algumas rotinas para emissão de notas fiscais e manutenção destas notas. Abaixo descrevo estas rotinas bem como as notas fiscais que podem ser lançadas por cada rotina. 4.1 Fiscal Rotinas de emissão, gerenciamento, impressão, exportação e inutilização de notas fiscais do modulo Gerencial. Possibilita o lançamento de notas fiscais próprias ou de terceiros. As notas fiscais lançadas por esta rotina não movimentam o estoque. Esta rotina fica no menu Financeiro do modulo Gerencial.

8 4.1.1 Emissão de Nota Fiscal Referente a Cupom Fiscal Esta rotina possibilita a emissão de nota fiscal própria que referencia um cupom fiscal já emitido. Para emissão desta nota é necessário informar o destinatário e os cupons fiscais da nota. Na guia Cupom deve pode ser informado o numero de um cupom fiscal ou também é possível listar todos os cupons fiscais deste cliente ao clicar em preencher lista. Após isto basta selecionar os cupons fiscais e clicar em Salvar. Neste momento o sistema fará o envio da nota fiscal para a Sefaz Gerenciamento de Notas Fiscais Nesta rotina é possível realizar várias operações com notas fiscais. Para listar as notas fiscais é preciso informar os dados nos filtros solicitados e clicar em Preencher Lista. Somente o campo Empresa é obrigatório nestes filtros. Se não for multi empresa não será apresentado.

9 Nova: Rotina para emissão de nova nota fiscal. Editar: Rotina utilizada para edição de nota fiscal com situação de Gerada ou Regeitada. Visualizar: Rotina que permite a visualização das notas fiscais. Excluir: Rotina que permite a exclusão de notas fiscais com situação Gerada ou Cancelada. Cancelar: Rotina para cancelamento de notas fiscais. Ao cancelar uma nota será preciso informar o motivo do cancelamento com no mínimo 15 caracteres. Danfe: Rotina para a geração de Danfe de notas fiscais com situação Aprovada. Emitir: Rotina para emissão de notas fiscais a Sefaz. Para a emissão a nota deve ter a situação Gerada ou Aguardando Envio Lançamento de Notas Fiscais Nesta rotina são lançadas as notas fiscais de entrada ou saída que não movimentam o estoque. Primeiramente é necessário informar o tipo de emitente da nota sendo próprio ou terceiro. Para a emissão de nota fiscal própria os seguintes campos são obrigatórios: Nota de emitente próprio: Empresa: Informe a empresa emissora da nota fiscal. Modelo: Modelo da nota fiscal. Por padrão a informação é 55. Nat. Operação: Informar a natureza da operação da nota fiscal. CFOP: Informar a CFOP da nota fiscal. Tipo: informar um dos tipos de operação cadastrados. Finalidade: Informar a finalidade da nota fiscal, que poderá ser Normal, complementar ou de ajuste. Data Emissão: Informe a data de emissão da nota fiscal. Data S/E: Informe a data de saída da mercadoria da empresa. Hora saída: Horário de saída da mercadoria da empresa. Destinatário: Informar o destinatário da nota fiscal. Itens: Informar os Itens da nota fiscal. Os campos chave de acesso, serie e numero da nota fiscal são de preenchimento automático. Ao clicar em Salvar o sistema gera a nota que fica com a situação de Gerada. O próximo passo então é acessar a rotina de gerenciamento de notas, selecionar a nota fiscal e clicar em emitir.

10 Nota de emitente terceiro: Para a emissão da nota fiscal de terceiros os seguintes campos são obrigatórios: Empresa: Informe a empresa emissora da nota fiscal. Modelo: Modelo da nota fiscal. Por padrão a informação é 55. CFOP: Informar a CFOP da nota fiscal. Chave de Acesso: Informar a chave de acesso da nota fiscal. Serie: Informar a serie da nota fiscal Numero: Informar o numero da nota fiscal Data Emissão: Informe a data de emissão da nota fiscal. Data S/E: Informe a data de entrada da mercadoria na empresa. Hora saída: Horário de entrada da mercadoria na empresa. Emitente: Informar o emitente da nota fiscal. Itens: Informar os Itens da nota fiscal. Ao clicar em salvar o sistema questiona se é preciso lançar o contas a pagar desta nota. Se clicar em Não o sistema salva a nota fiscal que fica com a situação de Emitida. Caso clicar em sim, o sistema apresenta uma tela com as opções para lançamento no contas a pagar. Após isto salva a nota fiscal Nota Fiscal de Faturamento O Autosystem gera automaticamente se solicitado pelo cliente a nota fiscal de faturamento após a geração da fatura, porém, se necessário for, a nota de faturamento pode ser gerada posteriormente. Para gerar a nota fiscal de fatura acesse a rotina Financeiro >> Fiscal >> Nota fiscal de faturamento. Na tela de filtro informar os campos: Motivo Fatura: Informar a conta para faturamento de notas. Empresa: Empresa que gerou a fatura. Cliente: Informar o cliente da fatura. Na próxima tela deverá ser informada a natureza de operação para faturamento.

11 Na próxima tela o sistema apresenta as faturas já geradas para o cliente informado, basta selecionar a fatura a qual se deseja gerar a nota fiscal e clicar em Registrar e Imprimir Notas Fiscais Então o sistema solicita se deseja enviar as notas fiscais. Caso selecionada a opção Sim o sistema envia a nota fiscal para a Sefaz, e caso selecionada a opção Não o sistema gera a nota fiscal e a nota fica com a situação de Gerada possibilitando a emissão posterior da nota fiscal Carta de Correção Esta rotina é utilizada para a geração de cartas de correção. Estas cartas de correção não são enviadas a Sefaz, portanto, não alteram as informações de notas fiscais das notas na Sefaz, embora, corrijam também algumas informações das notas aprovadas no sistema. Para a geração das cartas clique no botão + para adicionar uma nova carta de correção. O Autosystem exibe a tela abaixo onde deve ser informada a nota fiscal que será corrigida.

12 Não podem ser alterados campos que alterem os valores da nota fiscal como quantidades, preço unitário e impostos. Também não podem ser alteradas informações que alterem o emitente ou destinatário da nota fiscal Impressão de Danfes Rotina utilizada para a impressão de Danfes. Comumente utilizada para a impressão de várias Danfes de uma só vez Exportação Nfe Esta rotina serve para encaminhar o arquivo XML e a danfe para os clientes. O Autosystem envia automaticamente estes arquivos caso esteja informado no cadastro do cliente. Caso seja necessário realizar novamente o envio deverá ser feito por esta rotina. Para isto devem ser informados os campos para filtro das notas fiscais. A opção Exportar gera o arquivo XML no diretório informado. A opção Enviar por faz o envio do arquivo XML e da Danfe para o informado no cadastro do cliente. Caso não tenha informado o sistema solicita em endereço para envio.

13 Para que seja enviado o é necessário que esteja configurado envio de pelo sistema Inutilizar NFe Esta rotina serve para inutilizar uma ou várias notas fiscais ainda não emitidas a Sefaz. Para inutilizar uma ou mais notas fiscais informe os campos solicitados na tela abaixo. O Autosystem então envia a Sefaz um XML de inutilização destas notas fiscais. Esta rotina não serve para inutilizar uma nota fiscal já emitida a Sefaz. Quando uma nota fiscal é rejeitada o Autosystem inutiliza automaticamente a nota fical Importar NFe Esta rotina serve para importar notas fiscais já emitidas pela própria empresa, como por exemplo, notas fiscais emitidas através do Software emissor da Receita federal ou outro sistema. Para realizar a importação basta informar o caminho onde estão salvos os arquivos XML das notas fiscais emitidas. As notas precisam estar aprovadas para serrem importadas. 4.2 Estoque

14 Rotina para lançamento e manutenção de notas fiscais emitidas por terceiros. As notas fiscais lançadas por esta rotina movimentam o estoque. Esta rotina fica no menu Estoque >> Entradas do modulo Gerencial. Elas podem ocorrer de 2 maneiras: 1 - Através de um arquivo XML disponibilizado pelo fornecedor, (nota fiscal eletrônica, modelo 55). 2 Entrada manual dos dados, sendo necessário a digitação dos mesmos (Modelo 55 ou 01) Entrada por Arquivo XML A entrada por arquivo XML facilita e agiliza o processo, pois os dados dos produtos estão contidos no arquivo XML, não sendo necessário a digitação dos mesmos. O caminho utilizado é Estoque >> Entrada >> Registrar NF-e de entrada. Caso a nota foi solicitada por um Pedido de Compra, selecionar o mesmo aqui. Informar o caminho do arquivo e confirmar. Os dados da Nota, como número, série, chave de acesso serão automaticamente exibidas abaixo: Na guia Informações de Entrada a data, hora e turno de entrada devem ser preenchidos. A data / turno utilizados nesse momento serão considerados como a data/hora que o produto entrou no estoque. Cadastro automático de Fornecedor: Caso o fornecedor não for encontrado, o sistema irá solicitar o cadastro.

15 Revisão de Itens: O próximo passo é a revisão / vinculo dos produtos contidos no XML com os produtos cadastrados no sistema. Caso a revisão não for feita, os produtos sem o vinculo com o fornecedor serão mostrados com o ícone em vermelho: Necessitamos informar para cada produto contido no XML, o seu respectivo produto no sistema. Os campos que estão em Cinza, são campos contidos no XML, portanto não podem ser alterados. Os campos em branco são os devem ser preenchidos de acordo com o cadastro de produto de cada cliente.

16 Ao Detalhar o Depósito, é possível dividir a entrada em 2 ou mais tanques:

17 Após a revisão / vinculo, será exibida a tela abaixo, onde o produto está com o ícone verde, significando que esta ok Entrada Manual de NF A entrada também pode ser feita manualmente, informando os dados da Nota Fiscal. Quando for utilizado o modelo 55 (NF-e), a chave de acesso será solicitada. Caminho : Estoque >> Entrada >> Registrar Nota de entrada. Exemplo de entrada Manual de N.F. de entrada. Página 6 de 13 As CFOP 1.x são utilizadas quando o fornecedor e o cliente são do mesmo estado, enquanto que as 2.x são utilizadas para diferentes estados.

18 Adicionando Produtos: A próxima tela é a de adição de produtos. Os produtos são adicionados com o botão. Os dados devem ser preenchidos de acordo com a Nota Fiscal. O código do produto é utilizado para efetuar o vinculo do código do produto que vem na N.F. do fornecedor com o produto cadastrado no sistema. Depois de utilizado a 1ª vez, agiliza o processo para uma próxima N.F. lançada. Resumo da N.F.: Após o lançamento dos produtos, um resumo dos mesmos será apresentado. 7 O final valor dos impostos será calculado automaticamente baseado no valor informado em cada produto.

19 Na tela final de lançamento, podemos informar todos os outros dados da N.F., como o transportador e o frete. O próximo passo é o reajuste de preços. A tela apresentada é a mesma, sendo lançada através do arquivo XML ou Manual. O novo preço do produto será baseado no novo custo. d Após o lançamento da nota, precisamos efetuar o pagamento da Fatura do fornecedor. A fatura poderá ser paga de 2 maneiras : A vista (Caixas 1.1.x / bancos 1.2.x,) ou a prazo, efetuando o lançamento no Contas a Pagar do Posto (2.1.1). O pagamento da fatura não é obrigatório.

20 Para adicionar a Fatura, clicar em O motivo padrão Configurado em Configurações > Parâmetros > Motivos de Movimentação virá selecionado, podendo ser alterado. Um resumo será apresentado ao final.

21 4.3 Caixa Nota Fiscal de Consumo Existe no modulo caixa uma rotina para emissão de nota fiscal de consumo, onde neste caso o Autosystem permite que um abastecimento ou um produto seja baixado no sistema como consumo. Para acessar esta funcionalidade acesse o modulo Caixa >> F10 >> Estoque >> Consumo >> Registrar nota de consumo. Nat. Operação: Informe neste campo a natureza de operação de consumo. Caso não tenha criado, acesse o cadastro de naturezas de operação e crie uma natureza de consumo do tipo Transferência de saída e informe a CFOP utilizada para esta operação. Após salvar de seqüencia na operação de consumo; Os campos placa, km, frota, hm, motorista e veiculo são opcionais. Ao clicar no botão deve ser informado o abastecimento ou produto que será baixado como consumo. Após preencher estas informações clique em confirmar e depois em Emitir Nota. Serão emitidas duas nota fiscais com informações iguais, sendo uma de saída e outra de entrada onde a nota fiscal de saída será emitida a Sefaz e a nota fiscal de entrada ficará com o status Emitida.

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Emissor de Nota Fiscal Eletrônica SORTEE v3.10 A partir de 01/04/2015 entra em vigor a versão 3.10 da Nota Fiscal Eletrônica. Nesta versão, a conexão com a SEFAZ é realizada diretamente

Leia mais

1. Importações Cordilheira

1. Importações Cordilheira 1. Importações Cordilheira 1.1. Nf-e (Entrada) Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Entrada correspondentes ao Estabelecimento, a partir de uma nota de saída de seu fornecedor. Selecione

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO

ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO Este módulo deverá ser Instalado uma única vez com auxilio

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Informativo de Versão 19.10

Informativo de Versão 19.10 Informativo de Versão 19.10 Índice Compras... 2 Solicitação de Compras de Produtos (Chamado 28228)... 2 ERP Faturamento... 3 Máscara de Telefone (Chamado 28025)... 3 Digitação / Emissão NF-e de Exportação

Leia mais

Como Gerar Boletos? FS132

Como Gerar Boletos? FS132 Como Gerar Boletos? FS132 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Envio Referência: FS132 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar boletos através do sistema.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS ASSUNTO: LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 1 DESCRIÇÃO As implementações realizadas na etapa de liberação de produtos do WMS tratam dos seguintes

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Manual Notas de Saída

Manual Notas de Saída Manual Notas de Saída 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Permissões 3.2 Configurar NF-e 3.3 Natureza de Operação 3.4 Cadastrar Série de Notas Fiscais 4 FUNCIONALIDADES 4.1 Emissão de NF Referente

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

Manual Portal Fornecedor Importação de XML

Manual Portal Fornecedor Importação de XML Manual Portal Fornecedor Importação de XML Sumário 1. Introdução...8 2. Descrição do Processo...9 3. Acesso ao Portal de Fornecedores...10 4. Dados do Fornecedor...11 5. Módulo Nota Fiscal...12 6. Gerenciamento

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

CEST. Alterdata Software

CEST. Alterdata Software CEST Alterdata Software O que é CEST? Através do Convênio ICMS 92/2015 foi criado a obrigatoriedade de informar, na nota fiscal, o Código Especificador da Substituição Tributária CEST, que identifica a

Leia mais

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário Manual Devolução 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.2 Motivo de Movimentação 3.3 Natureza de Operação 4 Funcionalidades 4.1 Devolução de Aferição 4.2 Devolução a Fornecedor 4.3 Devolução de Venda

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento;

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; Será apresentado a tela de boas vindas do sistema; Informe sua senha de acesso ao

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Importação XML Nota fiscal eletrônica. Integração Xml / Protheus

Importação XML Nota fiscal eletrônica. Integração Xml / Protheus P á g i n a 1 Importação XML Nota fiscal eletrônica Integração Xml / Protheus P á g i n a 2 Estrutura ( Pastas ) - Protheus_data\system\nfe\entrada - Todos os novos arquivos XML para importação, deverão

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo abordar o processo para efetuar

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

CONTROLE DE DOCUMENTOS

CONTROLE DE DOCUMENTOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras quanto ao procedimento de conferência e arquivamento dos documentos fiscais. 2. REGRAS / CONSIDERAÇÕES GERAIS Esta instrução aplica-se a toda a empresa. Será

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) Documentação

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) Documentação Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) Documentação Id: VSM_DSV_NFCe_Documentação Data: 18/02/2014 Versão: 1.00 Autor: Cristiane de Oliveira Garcia e Sandra Valéria Beneli de Paula Sumário Nota Fiscal

Leia mais

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário Manual Entrega Futura 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Plano de Contas 3.1.1 Duplicatas a Pagar 3.1.2 Faturamento Antecipado 3.1.3 Duplicatas a Receber 3.2 Natureza da Operação 3.2.1 Remessa

Leia mais

Utilizar série 8 sempre que for gerar dados para o Converge.NET.

Utilizar série 8 sempre que for gerar dados para o Converge.NET. COMO CONFIGURAR E HOMOLOGAR O CGE PARA USAR CONVERGE.NET Para Usuários de NFS-e de Cascavel CONFIGURAÇÕES NFS-e NO CGE As configurações de notas fiscais de serviço no Gerenciador de Escritórios estão localizadas

Leia mais

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 2. 2. Instalar Oracle XE... 3. 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 2. 2. Instalar Oracle XE... 3. 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Instalar Oracle XE... 3 3. Instalar Serviço de Caixa NFC-e... 8 4. Configurar a rotina 2075 para a NFC-e... 12 5. Instalar/Configurar Serviço

Leia mais

CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos

CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos A Linguagem Global dos Negócios CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos Manual do Usuário O Cadastro Nacional de Produtos é uma ferramenta online, moderna e intuitiva para geração do código de barras para

Leia mais

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA EMISSÃO DE BOLETOS NO ECLOUD 1. CONFIGURAÇÃO 1.1 Cadastrar conta Bancária: Acesse GERÊNCIA CONFIGURAÇÕES TABELA DE CONTAS BANCÁRIAS. Informe os dados da conta bancária e clique em SALVAR. 1.2 Configuração

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Como escolher o perfil necessário para acessar o aplicativo efatura

Como escolher o perfil necessário para acessar o aplicativo efatura Portal Compras MG módulo Fornecedores Como escolher o perfil necessário para acessar o aplicativo efatura Acessar o portal de compras -> www.compras.mg.gov.br Acesse o módulo de Fornecedores. No menu Cadastro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 20.03

Informativo Sistema Resulth-Versão 20.03 Informativo Sistema Resulth-Versão 20.03 Índice ERP Faturamento... 2 Centro de Custo (Chamado 29443)... 2 Configurações do PDV (Chamado 28080)... 2 Conferência Cega (Chamado 29215)... 4 Parâmetros PDV...

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

(Recursos para o Brasil)

(Recursos para o Brasil) o Microsoft Dynamics TM AX (Recursos para o Brasil) White paper Data: dezembro de 2006 Sumário Introdução... 6 Dimensão das filiais... 7 Configuração básica para este recurso... 7 Formulários modificados

Leia mais

1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins. 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas

1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins. 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas 0ESTOQUE Versão Observação Data Modificação Responsável 1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas Página 1 ÍNDICE 1 Estoque... 3 2 Aferições... 3

Leia mais

Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário

Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário Manual Notas Fiscais Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Permissões de Acesso 3.2 Configurar NF-e 3.2.1 Aba Geral 3.2.2 Opções 3.3 Processador de Lotes 3.4 Natureza de Operação e Séries

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 30 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS INSTRUÇÃO FDE / DRA Nº 005/2011 PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS NOVA SISTEMÁTICA DE LANÇAMENTO NO SISTEMA GDAE Fevereiro/2011 Página 1 de 13 1 Apresentação Com o objetivo de aprimorar e tornar mais consistentes

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentações > Sócios Plano de Contas 4) Cadastro > Plano de Contas > Plano de Contas Contábil

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF A ESAF trabalha com dois tipos de eventos: - Eventos abertos (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Manual Loja Virtual 2.0

Manual Loja Virtual 2.0 Conteúdo Acessando o Gestor da Loja Virtual... 2 Trocar sua senha... 2 Meus Dados... 2 Produto... 3 Cadastrar novo produto... 3 Buscar Produto... 3 Subitens do Produto... 4 Categorias do Produto... 4 Itens

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio Ministério Público do Estado de São Paulo Manual Operacional Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores versão 2.0 06/05/2014 Versão 1.0 11/09/2014 Revisão 1.1 25/09/2014 Revisão 1.2 16/06/2016 Revisão

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Para efetuar a parametrização da DMPL, deverá clicar no menu Cadastro, e em seguida clicar na opção Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços,

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços, ICMS O que é ICMS? O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ou ICMS é um imposto nacional sendo

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial Table of Contents WinThor 7 1 34 - Gestão... Patrimonial 7 3421 Saída de... bens patrimoniais 7 Como Controlar... a entrada e o cancelamento de nota fiscal 7 Nova nota fiscal de... saída 8 Cancelar nota

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI

PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI Nota Fiscal Eletrônica FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS - 1 - GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 04 2.1 Menu do sistema

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela de Login

Leia mais

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos.

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Caminhos: Área de Peças: Peças > Operações > Almoxarifado > Retorno de Terceiros

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle Release Incremental - Boletos Produto : TOTVS11 - Faturamento de Planos TOTVS 12.1.3 Chamado : D_GPS_A11 / PCREQ-2076 Data da publicação : 09/12/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens

Leia mais

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador.

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CTRL. NFs OPÇÃO: NF-e BOTÃO: CONFIGURAÇÕES O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar a numeração da NF-e Criar e/ou alterar cabeçalho Configurar NF-e e NFC-e Configurar

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda.

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda. A Lei da Transparência Fiscal e como aplicar no Sistema PlugSys A lei 12.741/2012 já está em vigor para as empresas de comércio que destinam suas mercadorias ao CONSUMO. Por inúmeros pedidos que recebemos,

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Manifestação do Destinatário Sumário 1 CONCEITO... 3 1.1 Determinação Legal... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 5 3.3 Processador

Leia mais

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO Emissão de NFe a partir da Versão LINCE 4.0.0.0 COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO 4.0.0.0 O que é necessário para emitir NF-e? E necessário validar alguns quesitos antes de iniciar o processo

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

TUTORIAL ABASTECIMENTO DE LOJA

TUTORIAL ABASTECIMENTO DE LOJA Apresentação O abastecimento de loja é realizado através da rotina 2027- Abastecimento de loja, que por meio de suas abas: Produtos para reposição e Ordens de abastecimento, monitora o estoque dos produtos

Leia mais

Manual de Implantação do Módulo TISS

Manual de Implantação do Módulo TISS Manual de Implantação do Módulo TISS Índice 1 Introdução...3 2 Funcionamento Geral do Módulo...3 3 Configurações iniciais...3 3.1 Cadastro de Convênios...3 3.2 Cadastro de Médicos...6 3.3 Cadastro de Prestadores...6

Leia mais

TOTVS Microsiga Protheus Gestor de Configuração

TOTVS Microsiga Protheus Gestor de Configuração 14/06/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Requisitos Básicos do Sistema... 3 2 Nova Funcionalidade... 4 2.1 Exemplo de Configuração... 4 2.2 Ambientes... 5 2.3 Base de Dados... 5 2.4

Leia mais

ULT-014-ENTRADA NO ESTOQUE POR DIGITAÇÃO / CODIGO DE BARRAS

ULT-014-ENTRADA NO ESTOQUE POR DIGITAÇÃO / CODIGO DE BARRAS ULT-014-ENTRADA NO ESTOQUE POR DIGITAÇÃO / CODIGO DE BARRAS Esta modalidade de entrada deve ser efetuada quando você não fez um PEDIDO DE COMPRA o qual está em PRODUTOS, COMPRAS, CONSULTA PEDIDOS. Se o

Leia mais