Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente"

Transcrição

1 Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Fabrício Roulin Bittencout

2 Bom dia a todos! Sejam bem-vindos!

3 Apresentação Doutorando em Ciência da Computação Mestrado em Ciência da Computação MBA em Gestão Empresarial Graduado em Ciência da Computação Professor do ensino superior - com 13 anos de experiência na graduação e pós-graduação lecionando disciplinas de TI. Diretor Adjunto de Graduação das Faculdades FACCI e FACHI - FUNCESI Coordenador do Curso de Graduação em Sistemas de Informação Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

4 O que é Virtualização? Vamos pensar na virtualização da realidade, ou realidade virtual. Manipulamos e interagimos com objetos virtuais, que são abstrações da realidade. Ex: autoescola, simulação e treinamento de aviões, etc.

5 O que é Virtualização? Criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real. Abstração de uma camada física para múltiplas camadas lógicas.

6 Exemplos de virtualização Virtualização de processadores (década de 70) Mainframes caros e com alto poder de processamento, Particionamento dos processadores para diferentes aplicações.

7 Exemplos de virtualização Virtualização de servidores de aplicação web Vários servidores de aplicação em um cluster respondendo a requisições dos usuários.

8 Máquinas Virtuais Uma máquina virtual contém seu próprio sistema operacional, bibliotecas e aplicativos. funciona totalmente independente e isolada das demais. é uma duplicação eficiente e isolada de uma máquina real.

9 Hipervisor (ou) Monitor de Máquinas Virtuais O Hipervisor é uma plataforma que cria, executa e gerencia diferentes máquinas virtuais em uma mesma máquina física. Também chamado de Monitor de Máquinas Virtuais (Virtual Machine Monitor VMM Hypervisor)

10 Hipervisor (ou) Monitor de Máquinas Virtuais Hipervisor tipo 1

11 Hipervisor (ou) Monitor de Máquinas Virtuais Hipervisor tipo 2

12 Formas mais comuns de Virtualização Virtualização de Aplicação Virtualização de Desktop Virtualização de Servidores

13 Virtualização de Aplicação Os aplicativos são executados em um pequeno ambiente virtual que contém tudo o que eles precisam para executar. Este ambiente virtual atua como uma camada entre a aplicação e o sistema operacional. Solução: XenApp e VMware ThinApp

14 Benefícios da Virtualização de Aplicação Reduz o tempo de resposta para a disponibilização de aplicações aos usuários; Extingue a necessidade de instalação individual de software em cada desktop. As aplicações são executadas; Simplifica o processo de upgrade de uma aplicação. Feito o upgrade é só disponibilizar para os clientes.

15 Benefícios da Virtualização de Aplicação É possível rodar aplicações de versões diferentes simultaneamente, sem a preocupação com o conflito de versões; Possibilita o controle total sobre o número de licenças que rodam no ambiente;

16 Virtualização de Desktops Poder executar diversos desktops virtuais em um ou mais servidores físicos. É adotado o modelo cliente-servidor, onde todos os programas, aplicações, processos e dados são mantidos e executados no servidor.

17 Virtualização de Desktops Virtualização de desktops é diferente de servidor de terminais, servidor de terminais: os usuários possuem uma sessão dentro de um mesmo sistema operacional. virtualização de desktops: cada usuário possui o seu próprio sistema operacional e as suas aplicações, tal como se estivesse utilizando um desktop normal.

18 Benefícios da Virtualização de Desktops Gerenciamento centralizado (servidor); Suporte e manutenção simplificados; Não depende do equipamento do usuário.

19 Benefícios da Virtualização de Desktops Disponibilização de desktops conforme demanda é simples e rápido; Controle eficiente dos dados e da propriedade intelectual da empresa, mantendo-os seguros dentro do Data Center;

20 Virtualização de Servidores Virtualização de servidores é a execução de vários sistemas operacionais e aplicativos (máquinas virtuais) simultaneamente no mesmo servidor.

21 Virtualização de Servidores Vamos pensar em um cenário sem virtualização Aplicações cliente/servidor; Adoção da prática de adquirir servidores de acordo com a demanda; Grande parte destes servidores são usados para uma única aplicação; Consumo de processamento entre 20 a 40%;

22 Virtualização de Servidores Migração para um ambiente virtualizado

23 Virtualização de Servidores Ambiente virtualizado

24 Benefícios da Virtualização de Servidores Contribui para a redução da emissão de CO2, logo ajuda na redução do aquecimento global. Acessibilidade A virtualização provê acesso a todos os recursos físicos CPU, memória, discos, rede e periféricos mesmo se eles estiverem em diferentes servidores.

25 Benefícios da Virtualização de Servidores Eficiência e consolidação Várias máquinas virtuais rodam em um único servidor; Possibilidade de investir em um servidor melhor, adequado para operar 24x7 e com redundância; Elevação da taxa de utilização;

26 Benefícios da Virtualização de Servidores Mobilidade As máquinas virtuais podem ser criadas, copiadas, backupeadas e restauradas de maneira simples; É fácil movimentar de máquinas virtuais entre servidores físicos; Isso ajuda a aumentar o índice de disponibilidade dos serviços em caso de desastres.

27 Benefícios da Virtualização de Servidores Flexibilidade É possível rodar sistemas operacionais e corporativos obsoletos em máquinas virtuais, sem que precise manter um hardware antigo.

28 Benefícios da Virtualização de Servidores Rapidez Agilidade na criação e dimensionamento de: servidor para uma nova aplicação; ambientes de teste e homologação; Proporcionando aumento de produtividade e rápido reposicionamento da empresa no mercado; Não é necessário aguardar várias semanas para se comprar um servidor e ter um ambiente adequado.

29 Benefícios da Virtualização de Servidores Realização de Testes Possibilidade de criação de cópias das máquinas virtuais de produção para ambientes de testes validação de novas atualizações; e Testar a nova versão do SQL Server, Oracle, módulo do ERP, etc.

30 Benefícios da Virtualização de Servidores Isolamento Cada maquina virtual é isolada das demais no servidor; Elas se comunicam apenas se for determinado que devem comunicar; Problemas que possam ocorrer em uma maquina virtual não afeta as demais;

31 Benefícios da Virtualização de Servidores Escalabilidade Se alguma aplicação demanda mais recursos sazonalmente, basta que sejam feitos ajustes da quantidade de recursos alocados para a máquina virtual.

32 Benefícios da Virtualização de Servidores Recuperação de desastres A recuperação de desastres pode ser feita rapidamente, pois as máquinas virtuais podem ser copiadas para outro servidor e os serviços básicos rapidamente restabelecidos;

33 Benefícios da Virtualização de Servidores Independência de hardware As máquinas virtuais podem ser executadas em qualquer servidor físico que suporte a virtualização, sem modificações;

34 Benefícios da Virtualização de Servidores Encapsulamento As máquinas virtuais encapsulam sistemas completos: configurações de hardware sistema operacional aplicativos As VM s são arquivos.

35 Benefícios da Virtualização de Servidores Menos servidores, logo: Menos espaço físico alocado; Redução do consumo de energia; Menor custo com refrigeração; Redução do custo com upgrade de servidores; Redução do tempo de gerenciamento.

36 Mas atenção! Dependendo da demanda, do projeto de virtualização, há custos com licenciamento dos hipervisores; O uso de novas tecnologias demanda capacitação de pessoal para dar suporte; Máquinas virtuais possuem uma queda de desempenho de 5% a 10%, devido ao ambiente de virtualização.

37 Enfim, por que virtualizar? Situação A: Diminuir e otimizar o ambiente Tenho 15 servidores e virtualizando terei apenas 03; Cada servidor físico comportará vários virtuais.

38 Enfim, por que virtualizar? Situação B: Aumentar e otimizar o ambiente Alguns de meus servidores físicos, individualmente, não estão dando conta da demanda. Virtualizando terei um cluster com vários servidores físicos se comportando como 01 virtual;

39 Passos para virtualização Realização de uma avaliação dos equipamentos, ativos envolvidos no processo e necessidades futuras; Elaboração de um projeto de virtualização com uma infraestrutura forte, mas coerente com a demanda da empresa; Execução com cuidado e por profissionais experientes e devidamente preparados; Capacitar os profissionais de TI.

40 Principais Hipervisores Os principais hipervisores para virtualização: Produtos da VMware, Microsoft Hyper-V, Citrix Xen Server, Oracle Virtual Box e RedHat KVM.

41 Obrigado a todos!

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Virtualização de Servidores Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Curriculum Autor: Marcus Coimbra Graduado em Informática, possui MBA em e-commerce e MIT em Governança de TI, atua na área a 25 anos,

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Estrutura e Funções do Sistema Operacional Sistemas Operacionais existentes

Leia mais

Virtualização é o modo de apresentação ou agrupamento de um subconjunto lógico

Virtualização é o modo de apresentação ou agrupamento de um subconjunto lógico Notas de Aula Introdução a Sistemas Operacionais Virtualização Virtualização é o modo de apresentação ou agrupamento de um subconjunto lógico de recursos computacionais de modo que possam ser alcançados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4 Índice 1. Evolução dos Sistemas Operacionais Continuação...3 1.1. Década de 70... 3 1.2. Década de 80... 4 2 1. EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS CONTINUAÇÃO

Leia mais

Linux e Computação Científica

Linux e Computação Científica Linux e Computação Científica Sumário Motivação Noções de Sistemas Operacionais Ferramental Computação Científica Motivação Financeira Linux é livre Desempenho Linux gerencia melhor recursos de processdor,

Leia mais

Prova de Valor (SIB)

Prova de Valor (SIB) Prova de Valor (SIB) Planejamento e Especificação A Prova de Valor é uma verdadeiro Ver para Crer (SIB "SEEING IS BELIEVING"), como denominado pela própria pela Qliktech, para mostrar o potencial do Qlikview.

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello

26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello Cloud Computing IX Encontro dos Profissionais de TI das Cooperativas Mineiras 26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello Apresentação 20 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Com o conceito de múltiplos threads (multithread) é possível

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DATA CENTER VIRTUAL

DESCRIÇÃO TÉCNICA DATA CENTER VIRTUAL Arquitetura de rede Compare as arquiteturas: Data Center Virtual Híbrido Internet Detalhes: - Conexão Internet; - Transferência Outbound de 50GB p/ mês; - Integração com ambientes externos; - Máx. de 1

Leia mais

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS ESCLARECIMENTOS EMPRESA B Esclarecimento 1. Anexo I - Requisitos Funcionais a. Requisito/Item 1.1.6. Qual o software/tecnologia de gerenciamento de documentos utilizado atualmente

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Desafios das empresas no que se refere à infraestrutura de TI Possuir uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades da empresa Obter

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide Máximo de 2 linhas 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gestão de Projetos de Tecnologia da Ecorodovias Afranio Lamy Spolador Junior, Set, 17, 2013 Título Agenda do

Leia mais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais Sistema Operacional Implementação de Processo e Threads O mecanismo básico para a criação de processos no UNIX é a chamada de sistema Fork(). A Figura a seguir ilustra como que o processo e implementado.

Leia mais

TYTEC - Tecnologias de Integração, Comunicações e Segurança, SA Contribuinte 508 781 590 Rua Vasco Santana, lote 24, Loja A Dto.

TYTEC - Tecnologias de Integração, Comunicações e Segurança, SA Contribuinte 508 781 590 Rua Vasco Santana, lote 24, Loja A Dto. Solução: Videoconferência VMWare (VMWare Tytec Virtualization) Marcas: ESXi- VMWare Hiper- V Microsoft XenSource- Xen.org (open source Citrix XenServer) Texto descritivo Factos Históricos Na Actualidade:

Leia mais

Projeto Integrador Gestão em TI II Gestão em Pessoas. Organograma DIRETOR DEPARTAMENTO DE T.I ANALISTA TÉCNICO

Projeto Integrador Gestão em TI II Gestão em Pessoas. Organograma DIRETOR DEPARTAMENTO DE T.I ANALISTA TÉCNICO Projeto Integrador Gestão em TI II Gestão em Pessoas Organograma - Gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e

Leia mais

VMware vsphere Data Protection

VMware vsphere Data Protection PERGUNTAS FREQUENTES VMware vsphere Data Protection Visão geral do vsphere Data Protection Advanced P. O que é o VMware vsphere Data Protection Advanced? R. O VMware vsphere Data Protection Advanced é

Leia mais

Administração de Sistemas Proprietários. Prof. Rodrigo Siqueira

Administração de Sistemas Proprietários. Prof. Rodrigo Siqueira Administração de Sistemas Proprietários Prof. Rodrigo Siqueira Lição 1: Funções de servidor Edições do Windows Server 2008 O que são funções de servidor? O que são as funções de serviços de infra-estrutura

Leia mais

INE 5323 Banco de Dados I

INE 5323 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências de Computação INE 5323 Banco de Dados I Ronaldo S. Mello 2006/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5323 Horário Atendimento: Quintas-feiras, das 17h30 às 19h Programa da

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys Gerencie seu edifício onde quer que você esteja. O sistema de gerenciamento de edifícios Metasys da Johnson Controls é o único sistema

Leia mais

Plano de Contingência

Plano de Contingência Exercício 2016 V.2.0 Propósito Estabelecer um plano para recuperação após desastres, que busque assegurar o reestabelecimento dos negócios do SENAC GO assim como seus objetivos. O plano constitui de um

Leia mais

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Luiz C. Vieira Origem na Virtualização de Mainframes IBM, 1960 Executar várias aplicações e processos ao mesmo tempo. Otimização de recursos M44/44X 7044 Máquinas virtuais Em 1980

Leia mais

Proposta Comercial CloudFlex

Proposta Comercial CloudFlex Transformando o mundo através da TI como Serviço Proposta Comercial CloudFlex www.centralserver.com.br Cloud Servers Hospedagem de Sites Email Corporativo 0800 701 1993 +55 11 4063 6549 AFICIONADOS POR

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS FIREWALLS GRATUITOS E SUAS APLICAÇÕES EM UM AMBIENTE DE REDE VIRTUALIZADO Gilmar Maikon Ferreira Silva 1, Marcos Paulo Vigiassi 2 1 Discente em Informática Para Negócios, Faculdade

Leia mais

Eduardo Nunes da Silveira Karina Pedro Delfino dos Santos Neto VIRTUALIZAÇÃO COM VMWARE

Eduardo Nunes da Silveira Karina Pedro Delfino dos Santos Neto VIRTUALIZAÇÃO COM VMWARE Eduardo Nunes da Silveira Karina Pedro Delfino dos Santos Neto VIRTUALIZAÇÃO COM VMWARE Trabalho apresentado para avaliação da Disciplina de INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA do 1º semestre, do Curso de ANALISE

Leia mais

1. Definir penalidade a ser aplicada por arquivo indevido em pasta corporativa.

1. Definir penalidade a ser aplicada por arquivo indevido em pasta corporativa. Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle em Backup dos arquivos e pastas de equipamentos, rede física e lógica, softwares corporativos e informações

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Sumário INTRODUÇÃO... 3 DIRETRIZES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS CONTINGÊNCIAS... 3 RECUPERAÇÃO DO NEGÓCIO E DAS ATIVIDADES... 3 VIGÊNCIA E ATUALIZAÇÃO... 5 PLANO DE CONTINUIDADE

Leia mais

Rede Local - Administração Políticas de Backup, Redundância e Fiabilidade

Rede Local - Administração Políticas de Backup, Redundância e Fiabilidade Rede Local - Administração Políticas de Backup, Redundância e Fiabilidade Formador: Miguel Neto (migasn@gmail.com) Covilhã - Novembro 11, 2015 Segurança da Informação A informação é a alma da negócio,

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Economia de Recursos de TI - Tratamento de Arquivos de Imagem (JPG - BMP - PNG - TIFF)

Economia de Recursos de TI - Tratamento de Arquivos de Imagem (JPG - BMP - PNG - TIFF) Economia de Recursos de TI - Tratamento de Arquivos de Imagem (JPG - BMP - PNG - TIFF) Naziro Hamed de Assis R-DSI (Divisão de Suporte e Infraestrutura) Romik Polgliane de Souza Oportunidade Percebida

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP ? O que é, para que serve, etc Grupo de Utilizadores de do Departamento de Eng. Informática do ISEP http://gul.dei..ipp.pt 1 O que é o O é um sistema operativo que corre em quase todos os tipos de computadores

Leia mais

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Novembro/2015. Visão Geral

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Novembro/2015. Visão Geral SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC Novembro/2015 SeTIC Infraestrutura, Serviços e Sistemas de TIC Missão: Planejar, pesquisar, aplicar e desenvolver produtos e serviços de tecnologia da

Leia mais

Virtualização. Prof. Emiliano Monteiro

Virtualização. Prof. Emiliano Monteiro Virtualização Prof. Emiliano Monteiro Conceitos Virtualização significa criar uma versão virtual de um dispositivo ou recurso, como um servidor, dispositivo de armazenamento, rede ou até mesmo um sistema

Leia mais

Computação em Nuvem: Conceitos, Aplicações e Desafios

Computação em Nuvem: Conceitos, Aplicações e Desafios Computação em Nuvem: Conceitos, Aplicações e Desafios Miguel Elias Mitre Campista miguel@gta.ufrj.br Semana da Computação CEFET Petrópolis maio/2016 Este trabalho conta com o apoio CNPq, CAPES, Faperj

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O termo banco de dados é bastante popular em diversas áreas de atuação. Com o aumento da utilização de computadores na manipulação de dados que envolvem diversas aplicações, os bancos de dados

Leia mais

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO 1 O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO Denise Ester Fonseca de Brito Jefferson Willian Gouveia Monteiro Mariana Vieira Siqueira de Arantes Mateus Palhares Cordeiro Paulo Alfredo Frota Rezeck Thiago

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

Superando os desafios do gerenciamento para que seja possível desbloquear o potencial de várias plataformas de virtualização

Superando os desafios do gerenciamento para que seja possível desbloquear o potencial de várias plataformas de virtualização WHITE PAPER Setembro de 2012 melhores práticas para simplificar a administração em ambientes virtualizados heterogêneos Superando os desafios do gerenciamento para que seja possível desbloquear o potencial

Leia mais

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para Qlik Sense Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

VMware Horizon 7. Computação para o usuário final hoje. Horizon 7: entregando desktops e aplicativos como serviço

VMware Horizon 7. Computação para o usuário final hoje. Horizon 7: entregando desktops e aplicativos como serviço DATASHEET VMware Horizon 7 RESUMO GERAL Estenda o poder da virtualização do data center aos dispositivos. O VMware Horizon 7 fornece aplicativos e desktops hospedados ou virtualizados aos usuários finais

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe

Leia mais

20687 - CONFIGURING WINDOWS 8

20687 - CONFIGURING WINDOWS 8 20687 - CONFIGURING WINDOWS 8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Windows 8.1 em um ambiente corporativo Sistemas operacionais clientes Windows são essenciais para a funcionalidade de quase cada ambiente corporativo.

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. O profissional de informática que desenvolve e testa

Leia mais

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Objetivos Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Software Categorias Principais de Software Básico Chamado de Sistema Operacional. Informa ao computador como ele deve

Leia mais

Tipos de Software e Ambientes de Processamento

Tipos de Software e Ambientes de Processamento Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luis Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Tipos de Software e Ambientes de Processamento Tópicos Formas de Processamento de Dados Sistema de

Leia mais

APÊNDICE II PROGRAMA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO

APÊNDICE II PROGRAMA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO APÊNDICE II PROGRAMA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO Página 1 de 9 1. INTRODUÇÃO A CONCESSIONÁRIA deverá conceber e aplicar programa de capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos na Operação UAI

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Introdução à Informática Hardware 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Hardware - parte física do equipamento, ou seja, tudo aquilo que é palpável. Software - programas. Peopleware - parte humana do

Leia mais

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I O que é um Sistema Operacional? Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4 componentes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Container Linux, uma Implementação Web Amigável Marco Otávio Duarte de Almeida Brivaldo Alves da Silva Junior Motivação Fornecer aos usuários um ambiente seguro e rápido

Leia mais

5 - Qual é a principal vantagem de desenvolvimento de código por pares:

5 - Qual é a principal vantagem de desenvolvimento de código por pares: 1 - Quais são os atributos essenciais de um bom software: a) Ser baseado numa boa linguagem de programação b) Fácil manutenção, segurança, eficiência e aceitabilidade c) Fácil manutenção e simplicidade

Leia mais

Revista da Graduação

Revista da Graduação Revista da Graduação Vol. 5 No. 2 2012 14 Seção: Faculdade de Informática Título: EDUCLOUD 2: Implementando mecanismos de elasticidade em uma nuvem privada para ambientes acadêmicos Autor: Giuseppe Alves

Leia mais

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI Automação Comercial e as Aplicações Ligadas ao ERP Os Sistemas de Enterprise Resource Planing ERP ERP (Enterprise Resource Planning, planeamento de Recursos Empresariais)

Leia mais

Arquitectura interna de um computador

Arquitectura interna de um computador Arquitectura interna de um computador Trabalho elaborado por: Carla Ventura e Sandra Jacinto 1 Descrição de uma tarefa Fases de execução de uma tarefa Unidades de execução de uma tarefa Computador como

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ALUNOS 833.562.749-53 065.539.469-90 004.617.919-43 ORIENTADOR 022.645.009-05

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ALUNOS 833.562.749-53 065.539.469-90 004.617.919-43 ORIENTADOR 022.645.009-05 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ALUNOS 833.562.749-53 065.539.469-90 004.617.919-43 ORIENTADOR 022.645.009-05 Virtualização de servidores com software livre: uma proposta para economizar

Leia mais

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO Palestra - NBR 15575 Desempenho das Edificações RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS REALIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO A Construtora Lage foi fundada em

Leia mais

Apostila de GSO Gestão de Sistemas Operacionais I

Apostila de GSO Gestão de Sistemas Operacionais I Apostila de GSO Gestão de Operacionais I Prof. Jones Artur Gonçalves / Wendell Santos 1 Arquitetura de Operacionais 1. Histórico... 3 2. Sistema Operacional... 4 3. Tipos de Operacionais... 5 2.1 Monoprogramáveis...

Leia mais

Informática na Educação

Informática na Educação Informática na Educação Apresentação de tópicos do livro Informática na Educação, da autora Sanmya F. Tajra. Todas as referências dos conteúdos apresentados nestes slides são disponíveis no livro citado.

Leia mais

Marcelo Araujo, Agosto de 2015 Automation & Power World Brasil System 800xA Virtualização Proteção e Segurança para seu Investimento

Marcelo Araujo, Agosto de 2015 Automation & Power World Brasil System 800xA Virtualização Proteção e Segurança para seu Investimento Marcelo Araujo, Agosto de 2015 Automation & Power World Brasil System 800xA Virtualização Proteção e Segurança para seu Investimento August 25, 2015 Slide 1 Agenda O que é Virtualização? - História - Porque

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM Atualização do Servidor Este tutorial tem como finalidade a explicação passo-a-passo de como realizar a atualização do SolidWorks enterprise PDM, seja ela para

Leia mais

SAP HCM Processos de Recursos Humanos

SAP HCM Processos de Recursos Humanos SAP HCM Processos de Recursos Humanos Agenda 1. Celulose Nipo-brasileia S/A CENIBRA a. A CENIBRA b. Recurso Humanos c. TI Corporativa 2. Implantação SAP a. Necessidades b. Alternativas de Mercado c. Nossa

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Ementa do Curso O treinamento Android Intro foi criado pela Catteno com o intuito de introduzir os alunos em programação de Apps para a plataforma Android (tablets e smartphones) do Google, utilizando

Leia mais

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Administração de Tecnologia da Informação / 2012_1 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Operações e Logística

Leia mais

FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE. case fsw ctis

FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE. case fsw ctis 01 FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE case fsw ctis 01 DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMA SETOR DE ATUAÇÃO CLIENTE Governo VIGÊNCIA Agosto/2014 a junho/2015 ABRANGÊNCIA Município de São Paulo FSW CTIS O

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

Estudo de um caso real de migração de banco de dados de sistemas transacionais para Data Warehouse

Estudo de um caso real de migração de banco de dados de sistemas transacionais para Data Warehouse Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Trabalho de Conclusão de Curso Estudo de um caso real de migração de banco de dados de sistemas

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES BRUNO RAÍNNI DIVERGÊNCIAS DE OPINIÃO CASUAL O conteúdo desta obra, inclusive revisão ortográfica, é de responsabilidade exclusiva do autor Escreva aqui sua dedicatória...

Leia mais

Apresentação Comercial

Apresentação Comercial Apresentação Comercial A SOLPREV é uma empresa composta por uma equipe de profissionais com experiência no mercado que demandam de serviços terceirizados com foco em previdência pública. Participa no desenvolvimento

Leia mais

EMC OPEN REPLICATOR FOR SYMMETRIX

EMC OPEN REPLICATOR FOR SYMMETRIX EMC OPEN REPLICATOR FOR SYMMETRIX Replicação independente de plataforma para mobilidade de dados corporativos e migrações que não causam interrupções FUNDAMENTOS Alto desempenho usa o poderoso array EMC

Leia mais

Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores

Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores Dois conceitos fundamentais no estudo dos sistemas de computação são o de Arquitetura e Organização de computadores. O termo arquitetura refere-se

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO PARA INICIANTES VMware Inc. All rights reserved.

VIRTUALIZAÇÃO PARA INICIANTES VMware Inc. All rights reserved. VIRTUALIZAÇÃO PARA INICIANTES Agenda 1. Histórico 2. Conceito 3. Benefícios 4. Limitações 5. O que podemos Virtualizar 6. Tipos de Virtualização 7. Classificação da Virtualização 8. Principais Fornecedores

Leia mais

Título : B1 INTRODUÇÃO. Conteúdo : INTRODUÇÃO

Título : B1 INTRODUÇÃO. Conteúdo : INTRODUÇÃO Título : B1 INTRODUÇÃO Conteúdo : INTRODUÇÃO O termo documentação tornou se um conceito básico nos negócios, na administração, na ciência e na tecnologia da informação. A modelagem nada mais é que uma

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Microcontroladores e Microprocessadores Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Conteúdo Conversão de Qualquer base para Decimal Decimal para Binário Hexadecimal para binário Componentes básicos de

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR SOFTWARE Dados: informações guardadas no computador. Instruções: Comando que define uma operação a ser executada.

Leia mais

Projeto Integrador II

Projeto Integrador II Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1 Seminário de Andamento Aluno: Marcelo Giovani dos Santos Furtado E-mail: furtado.senac@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM

Leia mais

Histórico e Evolução da Computação

Histórico e Evolução da Computação Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados. Conceitos Básicos. Banco de Dados SGBD SGBD. Fundamentos. Fernando Fonseca Ana Carolina.

Banco de Dados. Banco de Dados. Conceitos Básicos. Banco de Dados SGBD SGBD. Fundamentos. Fernando Fonseca Ana Carolina. Banco de Dados Banco de Dados Fundamentos Fernando Fonseca Ana Carolina Ana Carolina Salgado acs@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~acs Fernando Fonseca fdfd@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~fdfd Banco de Dados

Leia mais

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia.

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. O que é o VIOS Jurídico: consiste em uma empresa de soluções em

Leia mais

Processo de instalação Windows 7

Processo de instalação Windows 7 Manual Instalação Windows 7 Formador: Ricardo Lourenço Instalação do Windows 7 Primeiros passos antes da instalação: O primeiro passo antes de instalar um sistema operativo é efectuar uma cópia de segurança

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Visão do Sistema Operacional

Visão do Sistema Operacional Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas, sistemas e aplicativos Usuários Sistema Operacional memória discos Hardware UCP fitas impressoras monitores O que é um Sistema

Leia mais