CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA"

Transcrição

1 CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da UFJF. robertobertazzo@hotmail.com Derivado do Servesky P-35 (utilizados pelo Equador e pela Colômbia) e do Republic P-43 Lancer, o Republic P-47 Thunderbolt foi maior, o mais caro avião monoplace norte americano da segunda Guerra Mundial, e o mais produzido entre os caças deste país. Durante a Segunda Guerra Mundial, os únicos países da América Latina que operaram o P-47 em situação real de combate, foram o Brasil e o México no teatro europeu e pacífico, respectivamente. BRASIL Beneficiado pelo Lend-Lease, o Brasil recebeu centenas de aviões dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Quando se decidiu enviar um grupo de caça à Europa, a Força Aérea Brasileira optou pelo emprego dos Republic P-47 (os North American P-51 também foram oferecidos ao Brasil). A Força Aérea Brasileira operou na Itália com o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, denominado Senta a Pua (um esquadrão para os padrões norte americano), subordinado ao 350º Grupo de Caça da 12ª Força Aérea da USAAF. (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos). O Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força aérea Brasileira foi condecorado em 1986, pelo Governo Norte Americano, com a Presidential Unit Citation, pela sua atuação na Segunda Guerra Mundial no teatro de operações do Mediterrâneo. Somente mais duas unidades aliadas não americanas receberam esta comeda. A FAB recebeu um total de 118 aviões sendo um do modelo P-47B, recebido no Brasil em Novembro de 1944 e utilizado para treinamento de alunos na Escola Técnica de Aviação e 117 P-47D sendo que 48 foram recebidos na Itália inda durante a guerra, tendo perdido 19 em combates e 4 em acidentes. Os 25 P-47D que sobreviveram à guerra retornaram ao Brasil juntamente com mais dezenove recebidos nos Estados Unidos para repor as perdas da guerra. Depois, o Brasil recebeu mais cinqüenta aeronaves que ficaram em operação até 1958.

2 Ainda sobrevivem no Brasil quatro aeronaves sendo que duas estão no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro, uma em condições de vôo, uma no Museu Asas de Um Sonho, na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo e uma no Museu Casa do Expedicionário em Curitiba, Estado do Paraná. Alguns P-47 D brasileiros operando na Itália em , (Foto: Major Buyers) e o P-47 D do Museu Aeroespacial do Rio de Jan eiro, preservado em condições de vôo. (Foto: autor) Detalhe do interior da cabine do P-47 D do Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro., em condições de vôo. (Foto: autor) MEXICO A Força Aérea Mexicana lutou no Teatro de Operações do Pacífico, com seus aviões baseados nas Filipinas. O Escuadron Aéreo de Pelea 201 foi subordinado ao 58º Grupo de Caça da 5ª Força Aérea da USAAF (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos), tornando-se o quarto esquadrão deste grupo. Inicialmente os mexicanos foram equipados com os P-47D razorback, sendo retiradas seis aeronaves de cada um dos outros esquadrões do 58º Grupo de Caça. Posterirmente, os mexicanos receberam seus próprios P-47D-30RA que receberam uma pintura com insígneas mexicanas e norte americanas. Ao todo, os mexicanos utilizaram 42 P-47 Thunderbolt de diversos modelos na Segunda Guerra Mundial. Apóa a Guerra, a Fuerza Aerea Mexicana recebeu 25 P-47D-35-RA nos Estados Unidos e nove ainda operararam até 1958 quando foram substituídos pelos North American T-28.

3 P-47 D do Escuadron Aéreo de Pelea 201 mexicano operando no Pacífico em (Foto USArmy) EQUADOR A Fuerza Aérea Ecuatoriana recebeu seus primeiros nove P-47D-40 em junho de 1947, tornando-se a primeira força da região a adotar o tipo após a Segunda Guerra Mundial. Os P-47 equatorianos foram baseados inicialmente em Quito e depois transferidos para Salinas, cidade litorânea, devido a problemas de funcionamento dos turbo compressores nas grandes altitudes da Cordilheira dos Andes. Em 1949 a FAE recebeu mais quatro P-47D-40 (agora denominados F-47) e em 1953 chegaram mais oito unidades. A chegada dos primeiros caças à jato Gloster Meteor MK9 em 1955 e dos Lockheed T-33 e F-80 em 1956, levou à desativação dos últimos P-47 equatorianos em P-47 D Equatoriano. (Foto: FAE)

4 PERU O Peru foi um dos maiores operadores do Republic P-47 Thunderbolt na América Latina e o país onde estes aviões operaram mais tempo. Os primeiros vinte e dois P-47D-30-RA da Fuerza Aerea del Peru foram recebidos em 21 de Julho de 1947, seguidos por mais dois em outubro do mesmo ano. Em dezembro de 1952, a FAP recebeu mais quatorze F-47D-40-RA. Os últimos dezesete P-47D do Peru chegaram no decorrer do ano de Em 1958, com a chegada dos Lockheed F-80C, os P-47D são destinados à fução de treinamento de caça e somente saíram de serviço definitivamente em junho de Um dos P-47D peruanos foi destinado ao museu da USAF e outros seis foram vendidos para a Força Aérea Confederada. No Peru resta um avião, conservado em Lima. COLOMBIA Dois P-47 da Força Aérea Peruana. (Foto FAP) A Colombia recebeu seus primeiros oito P-47D-30-RA em 21 de Julho de 1947, seguidos de mais 12 TF-47D-30-RA em 5 de Abril de Mais doze F-47D forma recebidos pela FAC e, 1953 e os trê últimos em setembro de A FAC não perdeu nenhum P-47D até Agosto de 1950, sendo que os aviões foram utilizados em missões contra forças guerrilheiras que atuavam na fronteira sul do país desde Em1955 os dezoito Thunderbolt sobreviventes da FAC foram retirados de serviço. Um P-47D está preservado no Museu da Força Aérea Colombiana, próximo ao aeroporto El Dorado, em Bogotá. P-47D da Força Aérea Colombiana preservado em Museu. (Foto: autor)

5 VENEZUELA A Fuerza Aerea Venezolana recebeu seus primeiros seis P-47D-30-RA em Agosto de Em 1949 foram recebidos mais 22 F-47 / TF-47. Os últimos P-47D da Venezuela voaram até Junho de Dois P-47D venezuelanos estão preservados, um no Museo de la FAV em Maracay e o outro na Escuela Superior de la fuerza Aérea em Caracas. CHILE P-47D da Força Aérea Venezuelana preservado em Museu. (Foto: Guido Chaves) O Chile recebeu uma dúzia de P-47D-30-RA em 1947, seguidos de dez em A pesar de nunca haverem entrado em combate, os P-47 chilenos sempre estiveram presentes nos atritos fronteiriços com a Argentina. Com a chegada em 1958, dos primeiros Lockheed F-80C ao Chile, os P-47 foram retirados de serviço. Um belo exemplar está preservado no Museo de la FACH em Los Cerrillos. P-47 D da Força Aérea Chilena preservado em Museu. (Foto autor)

6 BOLIVIA A Bolívia recebeu somente um Republic TP-47-D-RE Razorback em Outubro de Este avião nunca operou e foi utilizado para instrução e mecânicos e depois como monumento. Na década de 70 esse avião foi comprado e restaurado para voar nos estados Unidos. P-47 Boliviano (Foto: Guido E. Buehlmann) CUBA A Fuerza Aérea del Ejercito de Cuba recebeu seus primeiros quatro P-47D em Maio de 1952, seguidos de mais dois no mesmo ano. Em 1953 foram recebidos mais 22 Thunderbolt pela FAEC. Em 1958 somente dez aviões ainda operavam com muitas limitações, principalmente por problemas relacionados com os tubos do turbo compressor. Algumas fontes informam que dois aviões podem ter sobrevivido até o confronto na Bahia dos Porcos. P-47 D Cubano. (Foto Jorge J. Suarez)

7 REPUBLICA DOMINICANA A Aviación Militar Dominicana recebeu seus primeiros quatorze F-47D no final de 1952, seguidos de mais 11 em Com a chegada dos primeiros Vampires comprados da Suécia em 1955, os Thunderbolts foram sendo retirados de serviço. Os últimos saíram de operação em F-47 D da Aviación Militar Dominicana. (Foto: Ola Thorn) GUATEMALA e NICARÁGUA Em 1954, a CIA financiou a formação de uma Força Aérea de Libertação, para auxiliar na luta contra o governo socialista da Guatemala. Entre os aviões utilizados estiveram oito P-47N. Depois do conflito, alguns foram parar em Nicarágua. P-47 N da Força Aérea de Libertação operando na Guatemala., à esquerda e à direita P-47N da Força Aérea da Nicarágua (Fotos: FAG e via Hélio Higuchi)

8 O P-47 foi o caça que combateu com os dois únicos países latinos que lutaram de fato na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, a utilização dos Republic P-47 Thunderbolt coincidiu com o início de uma organização mais profissional em muitas das forças aéreas da América Latina. Ele foi também o caça de transição para os primeiros jatos naquelas forças aéreas. Seu tamanho, peso, robustez e potência marcaram uma época na Aviação Latino-Americana e mundial.

LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL

LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáutico (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisa

Leia mais

NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina

NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina ROBERTO PORTELLA BERTAZZO, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de

Leia mais

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Nesta segunda-feira (22/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio

Leia mais

MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE

MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Ouça entrevista e conheça os detalhes do voo que Ayrton Senna realizou em 1989 Há 22 anos, o piloto de automobilismo Ayrton Senna deixa saudades

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB

Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB Vista por multidões nos céus do Brasil com a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave T-27 Tucano completa, em 2013, três décadas voando na Força Aérea Brasileira

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2016

Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Secretaria Executiva Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Volume 43 Ano base 2015 Sumário I - Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2014-2015 1.1. Chegadas de turistas

Leia mais

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

3ª Divisão de Exército Operação Coxilha

3ª Divisão de Exército Operação Coxilha 3ª Divisão de Exército Operação Coxilha Santa Maria (RS) De 13 a 18 de outubro, foi realizada a Operação Coxilha no Campo de Instrução Barão de São Borja. A atividade consiste em uma manobra de adestramento

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com Logo

Leia mais

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro

Leia mais

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE.

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos - LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial.

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial. Nosso DNA... é um grupo inglês e o maior conglomerado de publicações aeronáuticas do mundo. São 35 anos de mercado e mais de 20 títulos/revistas. Juntas ultrapassam mensalmente a marca dos 300.000 exemplares

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial Profa. Andrea A participação do Brasil na II Guerra Mundial- Governo Vargas O Brasil serviu como ponte aérea para o envio de grandes aeronaves dos EUA para

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

FAB contrata TAM Recovery Team para auxiliar no resgate do Hércules acidentado na Antártica

FAB contrata TAM Recovery Team para auxiliar no resgate do Hércules acidentado na Antártica FAB contrata TAM Recovery Team para auxiliar no resgate do Hércules acidentado na Antártica GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO EXTRATO DE CONTRATO No- 4/2015 UASG 120195 Processo: 67106000264201541. DISPENSA

Leia mais

FIDAE 2008 A Feira da América Latina

FIDAE 2008 A Feira da América Latina FIDAE 2008 A Feira da América Latina Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA

GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005

DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005 DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala

SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala SAMU do RS vai receber dois AW119Kx Koala O Governo do Estado investiu R$ 26 milhões na aquisição de dois helicópteros para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As duas aeronaves da marca

Leia mais

NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE

NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro

Leia mais

Financiamento para descentralização produtiva com inclusão social

Financiamento para descentralização produtiva com inclusão social Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento Financiamento para descentralização produtiva com inclusão social Maurício Elias Chacur Presidente da ABDE 40ª Reunião Ordinária da

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ANÁLISE DOS ESTUDOS... 3 3. CONCLUSÕES... 7. 2010 Teleco. 2 de 7

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ANÁLISE DOS ESTUDOS... 3 3. CONCLUSÕES... 7. 2010 Teleco. 2 de 7 27 de outubro de 2010 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ANÁLISE DOS ESTUDOS... 3 3. CONCLUSÕES... 7 2010 Teleco. 2 de 7 1. INTRODUÇÃO Vários estudos internacionais têm colocado o Brasil entre os países com

Leia mais

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto O exercício conjunto das unidades aéreas da Força Aérea Brasileira que operam a aeronave A-29 Super Tucano é o tema deste FAB em Ação. Os esquadrões

Leia mais

recebe público recorde em Pirassununga

recebe público recorde em Pirassununga Academia da Força Aérea recebe público recorde em Pirassununga A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), abriu seus portões neste domingo (23/08) para o público acompanhar as manobras

Leia mais

adestramento do Pelotão de

adestramento do Pelotão de 12ª Cia E Cmb L em adestramento do Pelotão de Engenharia da Força de Atuação Estratégica Por Rubens Barbosa Filho A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel (12ª Cia E Cmb L), única Organização

Leia mais

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Ciências Sociais Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Objetivos Estudar as origens de América Latina no contexto da consolidação da dominação européia

Leia mais

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPO HISPÂNICA 2016 2ª EDIÇÃO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Auditório e Sala de Exposições da Bibioteca Victor Civita

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPO HISPÂNICA 2016 2ª EDIÇÃO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Auditório e Sala de Exposições da Bibioteca Victor Civita PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPO HISPÂNICA 2016 2ª EDIÇÃO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA Auditório e Sala de Exposições da Bibioteca Victor Civita De 05 a 09 de Setembro (das 08:00 às 22:00 de Segunda a Sexta):

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial.

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. 1 Países desenvolvidos e subdesenvolvidos Após a Segunda Guerra Mundial, as expressões países desenvolvidos

Leia mais

MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26)

MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26) MINUSTAH - Pelotão de infantaria da FAB embarca para missão de paz na próxima terça-feira (26) O sexto pelotão de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) embarca na próxima terça-feira (26/11), na Base

Leia mais

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh No dia 12 de agosto, uma aeronave UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), sediado em Rio Grande (RS), realizou voos

Leia mais

Airbus inicia montagem final do A350-1000

Airbus inicia montagem final do A350-1000 Airbus inicia montagem final do A350-1000 A Airbus começou a montagem final do primeiro A350-1000, programada em sua Linha de Montagem Final (Final Assembly Line FAL), em Toulouse, na França. O modelo,

Leia mais

O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR

O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR Roberto Portela Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com O Museo

Leia mais

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais 5 2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais Os acordos comerciais bilaterais vigentes no Brasil têm como ponto de referência o Tratado de Montevidéu, de 12 de agosto de 1980, que criou a ALADI. A estratégia

Leia mais

A BALANÇA DE PODER MILITAR NA AMÉRICA LATINA; UMA VISÃO ATUAL.

A BALANÇA DE PODER MILITAR NA AMÉRICA LATINA; UMA VISÃO ATUAL. A BALANÇA DE PODER MILITAR NA AMÉRICA LATINA; UMA VISÃO ATUAL. Fortunato Pastore 1 APRESENTAÇÃO O tema apresentado visa estabelecer os elementos possíveis de comparação do poder bélico e da capacidade

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Utilização de Banda Larga Móvel

O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Utilização de Banda Larga Móvel O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Utilização de Banda Larga Móvel Documento preparado por solicitação da TELEBRASIL & FEBRATEL São Paulo, Abril

Leia mais

Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1303 O COTIDIANO DO 1º GRUPO DE DO BRASIL AVIAÇÃO DE CAÇA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1303 O COTIDIANO DO 1º GRUPO DE DO BRASIL AVIAÇÃO DE CAÇA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1303 O COTIDIANO DO 1º GRUPO DE DO BRASIL AVIAÇÃO DE CAÇA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Heitor Esperança Henrique Mestre e Graduado em História pela UEM Professor na Fafiman

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. INTERNACIONALIZAÇÃO via EXTENSÃO UNIVERSITARIA

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. INTERNACIONALIZAÇÃO via EXTENSÃO UNIVERSITARIA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA INTERNACIONALIZAÇÃO via EXTENSÃO UNIVERSITARIA PROGRAMA INTERNACIONALIZAÇÃO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (INTEREXT) XXXIV Encontro do FORPROEX Palmas/TO, 6 a 9 de novembro

Leia mais

Entenda a atuação do Ministério Público Federal no caso do acidente entre o jato Legacy e o boeing da Gol.

Entenda a atuação do Ministério Público Federal no caso do acidente entre o jato Legacy e o boeing da Gol. Entenda a atuação do Ministério Público Federal no caso do acidente entre o jato Legacy e o boeing da Gol. Os voos No dia 29 de setembro de 2006, o avião da empresa aérea Gol fazia o voo 1907, oriundo

Leia mais

Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações

Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações Drones da FAB vão vigiar estádios do DF e RJ na Copa das Confederações Sem licença para área urbana, PF pode usar drones em regiões litorâneas. Ação conjunta da FAB e PF no Paraná serviu de teste para

Leia mais

Base Aérea de Natal comemora 70 anos

Base Aérea de Natal comemora 70 anos Base Aérea de Natal comemora 70 anos Atualmente a BANT é comandada pelo Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, e tem a missão de apoiar as unidades sediadas, onde são formados e especializados os

Leia mais

Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados

Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados Esquadrão Arara cumpre missão no Equador e retorna ao Brasil com repatriados Uma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1 /9 GAV) concluiu, no último domingo (01/05), a missão de apoio ao Equador

Leia mais

Trabalho - Soldado com diploma

Trabalho - Soldado com diploma Trabalho - Soldado com diploma Turma de alunos no curso de confeitaria e panificação com o professor Anderson Kaminishi (ao centro) Jovens recebem qualificação profissional no quartel por meio de projeto

Leia mais

TRATOR MILITAR MINNEAPOLIS MOLINE 6x6 Um desconhecido no Exército Brasileiro

TRATOR MILITAR MINNEAPOLIS MOLINE 6x6 Um desconhecido no Exército Brasileiro TRATOR MILITAR MINNEAPOLIS MOLINE 6x6 Um desconhecido no Exército Brasileiro O ano de 1939 foi um marco importantíssimo na história mundial, pois é o ano em que ocorre o maior de todos os conflitos, a

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Unidade 2 Módulo 3 Taxa ou coeficiente de mortalidade infantil

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Unidade 2 Módulo 3 Taxa ou coeficiente de mortalidade infantil Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Unidade 2 Módulo 3 Taxa ou coeficiente de mortalidade infantil A taxa ou coeficiente de mortalidade infantil é uma estimativa do risco

Leia mais

Rússia entre os líderes na exportação de armamentos

Rússia entre os líderes na exportação de armamentos Rússia entre os líderes na exportação de armamentos A Rússia vem se afirmando como um dos maiores exportadores de armas no mundo. Segundo a Rosoboronexport (agência pública encarregada das exportações

Leia mais

O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Serviço Móvel Pessoal Pré-Pago (Celular Pré-pago)

O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Serviço Móvel Pessoal Pré-Pago (Celular Pré-pago) O Desempenho Comparado das Telecomunicações do Brasil Preços dos Serviços de Telecomunicações Serviço Móvel Pessoal Pré-Pago (Celular Pré-pago) Documento preparado por solicitação da TELEBRASIL & FEBRATEL

Leia mais

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus

Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus Operação Amazônia: Marinha realiza inspeção naval do Rio Purus Os Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) Raposo Tavares (P21) e Rondônia (P31), subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizaram Ação

Leia mais

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai*

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 4 de abril,

Leia mais

LAAD 2009 Mudança de Rumo

LAAD 2009 Mudança de Rumo LAAD 2009 Mudança de Rumo Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço 12_13.indd 12-13 12 1 Orientação e localização no espaço geográfico Prepare-se! Aqui começa a primeira Expedição dessa fantástica viagem pelo planeta. No Percurso 1, você vai descobrir alguns dos principais

Leia mais

A DEGRADAÇÃO SALARIAL DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

A DEGRADAÇÃO SALARIAL DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS A DEGRADAÇÃO SALARIAL DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS 1-INTRODUÇÃO Proibidos, legalmente, de fazer greves ou de demonstrar publicamente o seu descontentamento, os militares vêm tendo o seu salário degradado

Leia mais

Formação dos Estados e do Poder. Guerra na formação dos Estados latino-americanos. Prof.: Rodrigo Cantu

Formação dos Estados e do Poder. Guerra na formação dos Estados latino-americanos. Prof.: Rodrigo Cantu Formação dos Estados e do Poder Guerra na formação dos Estados latino-americanos Prof.: Rodrigo Cantu Caso europeu Caso latino-americano Quais as origens das diferenças entre Estados europeus e latino-americanos?

Leia mais

PME. Programa de Missões Empresariais. Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho

PME. Programa de Missões Empresariais. Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho 2016 Participar de uma missão empresarial é muito mais que visitar uma feira. É ir ao encontro das oportunidades. abertura de novos canais prospecção de novos clientes mapeamento de novos mercados troca

Leia mais

3,8 bilhões em vendas. > 20.000 empregados. 1,4 milhão de toneladas produzidas

3,8 bilhões em vendas. > 20.000 empregados. 1,4 milhão de toneladas produzidas Em resumo 2016 Líder mundial em seus mercados, a Vallourec fornece soluções tubulares que são referência para os setores de energia e para as aplicações mais exigentes. Seus tubos, conexões e serviços

Leia mais

Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M

Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M Força Aérea Alemã recebe simulador Full Flight do A400M A Força Aérea Alemã recebeu da Airbus Defence and Space, um simulador de voo Ful Flight (FFS Full Flight Simulator) para a aeronave A400M. O dispositivo

Leia mais

FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento

FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento FAB prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento Os futuros pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram

Leia mais

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Plano de Emergência para Vazamento de Óleo na Área Geográfica da Bacia de Santos Pág. 1 / 10 I CONSIDERAÇÕES INICIAIS O sucesso das operações de resposta ao óleo vazado no mar depende, dentre outros fatores,

Leia mais

RH O desafio de crescer em um ambiente altamente competitivo

RH O desafio de crescer em um ambiente altamente competitivo RH O desafio de crescer em um ambiente altamente competitivo 1 Desenvolvimento de Líderes capazes de garantir o crescimento do Negócio em um mercado extremamente aquecido Alberto Pezeiro Sócio Fundador

Leia mais

ComFlotAM realiza exercícios no Rio Solimões durante Operação Bracolper 2015

ComFlotAM realiza exercícios no Rio Solimões durante Operação Bracolper 2015 ComFlotAM realiza exercícios no Rio Solimões durante Operação Bracolper 2015 O Grupo-Tarefa (GT) 141.1, composto pelos Navios-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Pedro Teixeira e Rondônia, pelo Navio de Assistência

Leia mais

Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos

Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos. O encarregado de assuntos político-militares

Leia mais

Grupo LATAM apresenta requisitos técnicos da infraestrutura aeroportuária para o hub Nordeste com base no estudo desenvolvido pela consultoria Arup

Grupo LATAM apresenta requisitos técnicos da infraestrutura aeroportuária para o hub Nordeste com base no estudo desenvolvido pela consultoria Arup Grupo LATAM apresenta requisitos técnicos da infraestrutura aeroportuária para o hub Nordeste com base no estudo desenvolvido pela consultoria Arup Levantamento encomendado pelo Grupo LATAM indica alternativas

Leia mais

15 anos do Ministério da Defesa. Marinha do Brasil em transformação

15 anos do Ministério da Defesa. Marinha do Brasil em transformação 15 anos do Ministério da Defesa Vídeo sobre os 15 anos do Ministério da Defesa com ênfase na Política Nacional de Defesa e na Estratégia Nacional de Defesa. COLABOROU: Ricardo Marinha do Brasil em transformação

Leia mais

Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos*

Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos* Rio 2016: Jungmann visita instalações militares para os Jogos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, em visita nesta quinta-feira (21) ao Comando de Defesa Setorial (CDS) de Deodoro, afirmou mais uma vez

Leia mais

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX?

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos

Leia mais

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil Profa. Dra. Adriana A. Marques Décadas de 1960 e 1970: América Latina a maioria dos países da região era governada por militares; Quadro institucional

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Voo MH370: Avião desaparecido da Malásia pode ter se desintegrado no ar

Voo MH370: Avião desaparecido da Malásia pode ter se desintegrado no ar Voo MH370: Avião desaparecido da Malásia pode ter se desintegrado no ar Autoridades que investigam o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo, suspeitam de um desintegração

Leia mais

Estudo dos países da América Latina e América Central

Estudo dos países da América Latina e América Central Empresa têxtil E M P R E S A T Ê X T I L Estudo dos países da América Latina e América Central Produtos considerados: 6003.33.00/6006.31.00/6006.21.00/6006.22.00/6006.23.00/6006.42.00 1. Exportações brasileiras

Leia mais

Estabelecer residência no Uruguai Guia do Investidor

Estabelecer residência no Uruguai Guia do Investidor Estabelecer residência no Uruguai Guia do Investidor Dezembro 2015 Índice Introdução... 4 1. Entrada temporal: não residentes... 4 2. Trabalho no Uruguai: residentes... 5 2.1 Documento de identidade provisório...

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de Bragança nos últimos anos, torna-se necessário estabelecer

Leia mais

AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009

AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009 AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro

Leia mais

FX-2 Até quando esperar?

FX-2 Até quando esperar? FX-2 Até quando esperar? Roberto Portella Bertazzo Graduado en Historia na Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal

Leia mais

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE 2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Sistema de Aviação Civil Internacional

Sistema de Aviação Civil Internacional Sistema de Aviação Civil Internacional - Interesse pelo avião após a 1 Guerra Mundial; - 1919: Início dos transportes aéreos. # Convenções Convenção de Paris (1919) - Versalhes Conferência da Paz Objetivos:

Leia mais

Cartografia: a arte de fazer mapas

Cartografia: a arte de fazer mapas Cartografia: a arte de fazer mapas 1. Os primeiros mapas A arte ou técnica de fazer mapas é conhecida como cartografia - palavra que vem de carta, sinônimo de mapa. A cartografia é uma técnica muito importante

Leia mais

BRABAT emprega visão noturna

BRABAT emprega visão noturna BRABAT emprega visão noturna em Aeronave Remotamente Pilotada no Haiti No dia 12 de fevereiro, o 23º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) realizou o voo com aeronave remotamente

Leia mais

BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica

BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

REGULARIDADE x RECONHECIMENTO

REGULARIDADE x RECONHECIMENTO REGULARIDADE RECONHECIMENTO & REGULARIDADE x RECONHECIMENTO Obediência Regular é aquela que tem reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), visto essa ser a 1ª Grande Loja da história, tida

Leia mais

EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7

EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7 EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL E A COMUNIDADE INTERNACIONAL: DO SEGUNDO PÓS-GUERRA À ACTUALIDADE Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Apoios aos

Leia mais

GRUMEC - as Forças Especiais da Marinha do Brasil

GRUMEC - as Forças Especiais da Marinha do Brasil GRUMEC - as Forças Especiais da Marinha do Brasil Por Kaiser Konrad O Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil (MB), subordinada ao Comando da Força

Leia mais

Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB

Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB Mectron vai participar da integração do míssil A-Darter no Gripen da FAB Gripen com o míssil A-Darter A Mectron, controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia, foi escolhida para participar da integração

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/3/2014, Seção 1, Pág. 39. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/3/2014, Seção 1, Pág. 39. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/3/014, Seção 1, Pág. 39. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Assessoria Internacional

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 30 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 30 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 01 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 02 de Dezembro

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

Dez veículos militares projetados e construídos no Brasil

Dez veículos militares projetados e construídos no Brasil Dez veículos militares projetados e construídos no Brasil Por Rodrigo Furlan Em comum, muitos deles tinham o fato de terem sido produzidos pela mesma empresa e serem nomeados com espécies de cobra Você

Leia mais

Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016

Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016 Defesa realiza seminário sobre o emprego das Forças Armadas na segurança dos Jogos Rio 2016 Brasília, 22/06/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, fez nesta quarta-feira (22) a abertura do seminário

Leia mais

Falha dos pilotos derrubou avião de Campos

Falha dos pilotos derrubou avião de Campos Falha dos pilotos derrubou avião de Campos Eduardo Campos Por Eduardo Bresciani Relatório da FAB aponta desorientação como uma das causas do acidente em 2014; família contesta apuração. Uma sucessão de

Leia mais

RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO

RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais