Sobre o Portal de Periódicos da Capes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre o Portal de Periódicos da Capes"

Transcrição

1

2 Sobre o Portal de Periódicos da Capes Uma das maiores bases científicas do mundo: Criado em 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científicodopaísedomundo. É uma biblioteca virtual que reune conteúdo de alta qualidade assinado com editores e associações científicas internacionais. Permite acesso à produção científica atualizada em qualquer terminal conectado à Internet localizado nas instituições autorizadas.

3 Portal em Números títulos com acesso ao texto completo; 130 bases de dados referenciais (índices e resumos); 09 bases de dados de audiovisuais; 11 bases de patentes com cobertura internacional; 257 mil livros digitais; 13 sítios de arquivos abertos e redes de e-prints; 67 bases com textos integrais e resumos de teses e dissertações, incluindo o Banco de Teses da Capes com mais de teses e dissertações defendidas a partir de 1987, 57 bases de dados estatísticas; 24 sítios com coleções de periódicos de acesso gratuito.

4

5

6 Distribuição por área de conhecimento Ambientais; 1,0% Multidisciplinar; 0,6% Linguística, Letras e Artes; 4,5% Humanas; 17,9% Biológicas; 12,9% Saúde; 23,6% Sociais Aplicadas; 12,1% Engenharias; Exatas e da Terra; 13,5% Agrárias; 3,7%

7 Acesso ao Portal O acesso é feito a partir de qualquer terminal ligado à Internet, através de provedores de acesso autorizados das Instituições participantes. Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários. A Instituição informa as faixas de IP s dos micros para serem habilitados. É possível o acesso remoto do usuário caso a Instituição participante ofereça o acesso remoto ao seu provedor autorizado da internet. O acesso remoto é responsabilidade de cada Instituição.

8 Funcionalidades do Portal 2009 Lançamento da nova versão do Portal de Periódicos. A principal característica é a busca integrada ao acervo, que permite a consulta simultânea a várias coleções, a partir de uma única pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave, além de prover acesso direto ao texto completo dos documentos recuperados.

9 Opções de Busca Tipos de Busca: Buscar Assunto Buscar Periódico Buscar Livro Buscar Base Formas: Busca rápida Busca Avançada Busca pela interface nativa da base

10 Busca rápida Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: Buscar assunto, Buscar periódico, Buscar livroe Buscar base. O objetivo destas opções é levar o usuário rapidamente ao conteúdo desejado.

11 O acesso realizado a partir de computadores não autorizados permitirá apenas a consulta ao conteúdo gratuito disponível no Portal. 11 Portal de Perió

12 Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Exemplos: Interesse sobre mudanças climáticas use: Climate change; Trabalhos que tratem sobre fumo, nicotina, tabaco use: Smoking OR nicotin* OR tobaco Documentos sobre floresta tropical e desmatamento use: Tropical forestry AND (defor?station OR devastation) Agricultura orgânica use: organic agriculture OR organic farm Energias renováveis que estão sendo estudadas além dos biocombustíveis, use: renewable energy NOT biofuel

13 Formas de Pesquisa Dicas de pesquisa: Uso de booleanos: Os operadores devem ser digitados em letras maiúsculas, caso contrário será considerado como parte da expressão de busca. AND OR NOT Se nenhum operador for incluído a busca é realizada procurando todas as palavras.

14 Busca Avançada Buscando por uma expressão Uso de termos simples e compostos: O uso de aspas no termo composto recupera os registros que contenham as palavras juntas. Global warming O termo composto, sem aspas, o sistema localiza registros que contenham as palavras, não importando a posição. Curingas Behavio* para recuperar behavior, behaviour Sustain* para recuperar sustainable, sustainability Develop* para recuperar development, developing, developmental

15 Resultado da busca, informações e recursos disponíveis. As informações são documentos recuperados em várias bases.

16 Clique no ícone para acessar o texto completo

17 O texto completo será exibido em uma nova janela

18 Visão detalhada do registro

19 Em Recomendações são apresentados artigos que foram utilizados por usuários e indicados por padrões de uso associativo. = usuário que pediu este artigo A também pediu os artigos B e o C.

20 Em Todas Versões apresenta o registro em diferentes fontes. Para retornar ao resultado da busca clique no X em Refinado por :

21 Facetas de Filtros dos Registros Todos os registros recuperados são ranqueados (recebem uma nota) e são exibidos. Uma vez feito o ranqueamento, o sistema pega os registros de nota mais alta, extrai os metadados relevantes e cria as facetas. A contagem de resultados ao lado de cada faceta se refere ao conjunto recuperado. Quando se clica numa faceta, os resultados são filtrados por ela e assim são recalculados, de acordo com o novo conjunto recuperado. No filtro, se selecionar o link Mais opções, é possível escolher maisdeumitemparagerarofiltrodoresultado.

22 Na tela de resultado da busca é possível filtrar registros a partir das facetas disponíveis. Basta selecionar um item para filtrar conteúdos. OU No link Mais opções selecionar vários itens para filtrar o resultado dos documentos recuperados.

23 Nesta opção você pode incluir ou excluir itens para refinar sua busca.

24 Resultado refinado pelos assuntos escolhidos. Outra opção de busca é realizar Busca avançada

25 Mais opções para criar estratégias de busca

26 É possível guardar temporariamente artigos no Meu Espaço, mesmo sem o usuário estar identificado. Para enviar por ou imprimir a referência do(s) artigo(s) desejado(s), basta selecioná-lo(s) e clicar na opção desejada.

27 Também é possível salvar as referências desejadas para envio a sistemas gerenciadores de referências.

28 Mais opções: incluir observações aos artigos.

29 Acesso às estratégias de buscas realizadas na sessão. Essas informações ficam localizadas na aba Buscas em Meu espaço. Se desejar salvar permanentemente as estratégias de busca e os artigos... Identifique-se

30 Meu espaço Por meio da identificação do usuário é possível: Criar uma lista de artigos preferidos; Criarumalistacomosperiódicos; Salvar bases de dados de interesse do usuário para buscas futuras; Gerar alertas para pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos. LEMBRETE: Este serviço NÃO permite o acesso remoto ao conteúdo assinado pelo Portal.

31 Para acessar este serviço é necessário fazer a identificação no Portal. Para se tornar um usuário identificado é necessário preencher um cadastro disponível pela opção Novo usuário. Após o preenchimento e envio dos dados, um com um link de confirmação será encaminhado para o cadastrado. Caso o não chegue, é possível solicitar novo envio por meio da opção Não recebi meu de confirmação de cadastro.

32 Para acessar os artigos e buscas salvas basta clicar no link MEU ESPAÇO, localizado no topo da página. Nesta área, todo o conteúdo guardado será exibido. IMPORTANTE: os artigos podem ser incluídos durante uma busca realizada e nesse espaço serem organizados

33 A opção de salvar os periódicos favoritos, permite acessar rapidamente os títulos salvos.

34 Usuários que participaram de treinamentos oferecidos pelo Portal de Periódicos e se inscreveram no Portal, poderão obter seu certificado no Meu Espaço. Para utilizar essa funcionalidade é necessário o cadastramento prévio no Portal de Periódicos.

35 Para imprimir o certificado desejado, basta clicar no treinamento com link disponível. Você será encaminhado a uma tela com opção de também avaliar o treinamento recebido ou somente emitir o certificado desejado.

36 Para salvar as buscas realizadas durante a sessão, quando não estava identificado, refaça a busca. Basta clicar na estratégia da busca.

37 A busca é refeita e os resultados são apresentados. Para salvá-la, clique no link Salvar busca localizado no final da coluna esquerda.

38

39 Neste momento, é possível salvar a estratégia de busca para refazê-la posteriormente, OU Salvar a estratégia da busca e criar um serviço de alerta.

40 Quando salvar a Busca e o Alerta, a estratégia apresenta a indicação . Quando salvar só a Busca é apresentada a indicação 0. Para reutilizar a estratégia clique no link.

41 A seguir, exemplos de buscas com filtros. Pode utilizar esse recurso e criar ALERTA de estratégias mais específicas. Pode ir acrescentando filtros e no final salvar a estratégia. Exemplo de filtro só pelos periódicos revisados. Os itens das facetas correspondem aos registros selecionados.

42 Todos os filtros utilizados são destacados no topo da página.

43 O usuário tem a opção de salvar os artigos de interesse, um a um, marcando o ícone Estrela OU Salvar todos os artigos da página dando um clique no link Adicionar página ao Meu Espaço.

44 Exemplo de Alerta recebido por . Dar um clique no link do artigo de interesse.

45

46 Pastas para organizar os artigos salvos Registros de artigos salvos

47 O usuário identificado pode configurar suas preferências com relação ao cadastrado e a quantidade de registros a serem apresentados nos resultados das buscas.

48 Em Minhas bases de dados, o usuário identificado pode criar conjuntos de bases para buscar determinado assunto. Para isso: 1.Selecione a base desejada para busca e 2.Crie um novo conjunto de bases ou adicione a um conjunto existente. 48

49 É possível selecionar uma base realizando uma busca pelo nome, editor responsável, palavras-chave, tipo de conteúdo disponível na base, área e subárea do conhecimento. No exemplo, a base foi recuperada digitando seu nome no respectivo campo e clicando no botão Bases de dados. Ao marcar a base desejada, ela será imediatamente adicionada à seleção atual do conjunto de bases.

50 É possível criar outros conjuntos de bases, basta clicar no link Adicionar ao conjunto. Será aberta a opção de criar um novo conjunto.

51 1 -O conjunto de bases Novo conjunto foi criado com 7 bases e fica disponível para uso. Seu nome pode ser editado ou mesmo uma nota pode ser adicionada. 2 - As bases podem ser retiradas dos conjuntos desmarcando a seleção. 3 -Os conjuntos podem ser eliminados com um clique no X localizado à direita do nome do conjunto. 4 Para realizar a busca nas bases, selecionar o conjunto desejado e dar um clique no botão Ir para a busca

52 Selecione a opção Busca avançada para que a busca seja realizada apenas nas bases selecionadas.

53 53

54 54

55 1 - A recuperação foi realizada nas bases selecionadas. 2 - Os filtros podem ser utilizados normalmente. 3 -Se desejar fazer nova busca nesse mesmo conjunto de bases, incluir o novo termo no espaço de busca. 4 -Não usar o link Nova Busca que volta para a busca em todo o conteúdo do Portal.

56 É possível realizar quaisquer buscas no conjunto selecionado, basta incluir novos termos para busca. Caso deseje selecionar outras buscas, clique no link Selecione bases de dados para busca. Para verificar os resultados por base selecionada, basta clicar no link mais informações ao lado do filtro Coleção.

57 Seleção das bases de dados O usuário pode marcar até 11 bases para fazer as buscas. Se o usuário estiver identificado, as bases permanecem salvas para uso futuro. Para fazer a busca dos assuntos, o usuário preenche os termos de interesse e realiza as pesquisas nas bases selecionadas. Se desejar fazer outras buscas nas bases selecionadas, não clique no link Nova busca. Apague os termos e digite novos termos para a busca. Olink Novabusca voltaparaapesquisaemtodooconteúdo.

58 É possível combinar os filtros para a seleção das bases de dados desejadas (nome da base, editor responsável, tipo de documento disponível na base). Após preencher ou selecionar os itens desejados, clique no botão Bases de dados para executar a seleção.

59 As bases buscadas são apresentadas na aba: Resultados das bases de dados. É possível selecionar até 11 basesque são listadas na última aba Bases de dados selecionadas. A busca por bases de dados pode ser repetida quantas vezes for necessário. Algumas bases de dados listadas não apresentarão a possibilidade de marcação. Estas bases devem ser pesquisadas em sua própria interface de pesquisa. Basta clicar no nome da base para acessá-la.

60 Para realizar a pesquisa na própria interface de pesquisa da base desejada, basta clicar no nome da base para acessá-la.

61 É possível obter mais informações sobre a base desejada, basta clicar no link Mostrar informações.

62 Ao terminar a seleção, basta clicar no botão Ir para a busca. Você será redirecionado para a tela de pesquisa inicial. 62

63 Também é possível realizar uma busca nas bases disponíveis por área do conhecimento e subárea. Essa busca não permite a combinação com outras opções de busca.

64 As bases selecionadas pelo usuário ficam na aba Minhas bases de dados. Se o usuário estiver identificado, as bases permanecem selecionadas para buscas futuras. Para executar a busca apenas na seleção das bases feita, clique no botão Ir para a busca

65 Após a seleção das bases desejadas, inclua os termos de busca e clique no botão Buscar. Os termos serão pesquisados nas bases selecionadas.

66

67 Resultado da busca nas bases selecionadas pelo usuário.

68 Buscar Base Permite identificar as bases disponíveis no Portal por palavras do título ou ordem alfabética; Permite identificar as bases por área/subárea com opções de exibição de todo o conteúdo do portal ou apenas bases de livre acesso.

69 Na página inicial é possível pesquisar a base pelo título ou letra inicial.

70 A mesma opção aparece na aba Busca, menu Buscar base

71 O resultado desta pesquisa apresentará o número de bases localizadas. Nesta tela, é possível verificar o nome da base, o tipo de publicação que oferece e verificar informações sobre a base (ícone em azul) ou realizar uma pesquisa nela (clicando no nome da base).

72

73 Também é possível verificar as bases de dados disponíveis por área do conhecimento.

74 Buscar Livros Permite ao usuário localizar livros, capítulos, anais, relatórios dentre outros tipos de publicações não seriadas. A opção avançada permite ao usuário pesquisar por: título; ISBN; autor; editor/fornecedor.

75 É possível combinar os campos de pesquisa disponíveis, palavra no título, autor e editor/fornecedor. Ou ainda realizar uma pesquisa por número de ISBN.

76 O resultado desta busca seguirá o mesmo padrão da opção Buscar Periódico.

77 O clique no ícone em forma de folha de papel com sinal de soma em laranja abrirá uma nova janela para exibir o conteúdo selecionado.

78 Buscar Periódico Permite ao usuário identificar os periódicos por palavras do título ou por ordem alfabética. A opção avançada permite ao usuário pesquisar periódicos por: título; ISSN; editor/fornecedor; área(s)/subáreas do conhecimento. Permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida. Permite ao usuário selecionar os periódicos preferidos e salvá-los em Meu Espaço, quando identificado.

79 A opção de BUSCAR PERIÓDICO, disponível na página inicial, permite uma pesquisa pelo título da publicação ou pela letra inicial, entretanto a opção Busca avançada permite a pesquisa por outros campos (ISSN, editor/fornecedor e área) ou ainda a combinação de campos para a pesquisa. * Para localizar periódicos nacionais selecione no campo Editor/Fornecedor essa opção.

80 Para verificar informações sobre o periódico basta clicar no ícone de informação em azul.

81 Pelo ícone de informação é possível consultar a disponibilidade de acesso para usuários do portal, áreas do conhecimento a qual atende e ainda verificar o histórico do periódico.

82 As informações de acesso também podem ser verificadas pela opção Exibir menu quando o acesso à página do periódico for feita pelo ícone de folha com sinal de soma em laranja.

83 Nestas informações de acesso é possível escolher ainda a forma de acesso ao periódico desejado, se houver mais de uma forma de acesso e verificar informações sobre o fator de impacto das publicações, dentre outras informações.

84 Para verificar os títulos de periódicos por área do conhecimento, selecione a opção Buscar por área do conhecimento.

85 A informação desejada será exibida logo abaixo da opção de pesquisa, permitindo que a pesquisa seja realizada novamente de forma mais rápida, caso seja de interesse.

86 Existem duas formas de visualizar os dados recuperados: Lista de resultados ou Lista detalhada de resultados. Sempre que uma for selecionada, a outra opção se torna visível.

87 A opção Buscar referências permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida.

88 Caso o conteúdo esteja disponível no Portal, ele será apresentado em uma nova janela.

89

90

91 Estão à disposição os materiais didáticos de todo o conteúdo assinado pelo Portal.

92 Nesta área também está disponível este guia do Portal. 92

93 Durante toda a busca, fica disponível um link para Ajuda sobre as funcionalidades disponíveis no Portal.

94 É possível verificar os treinamentos agendados e solicitar inscrição.

95 Dúvidas mais frequentes podem ser esclarecidas pelo menu correspondente na aba Suporte.

96 O Portal de Periódicos conta com bibliotecárias que atuam voluntariamente auxiliando os usuários. É possível verificar a informação por região.

97 Estamos à disposição para mais informações! Contatos:

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES 1 Conteúdo Portal Periódicos CAPES Fator de Impacto FI Índice H Portal de Periódicos da CAPES 2 Portal de Periódicos

Leia mais

Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos 2013 1 Busca rápida Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: Buscar assunto, Buscar periódico, Buscar

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Portal de Periódicos da CAPES

Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Portal de Periódicos da CAPES 1 Acesso ao Portal de Periódicos permite acesso à produção científica atualizada de qualquer terminal conectado à Internet localizado

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC Portal de Periódicos Capes Maio de 2015 5 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Base de Dados LILACS

Base de Dados LILACS O que é a base de dados LILACS: Base de Dados LILACS A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) é produzida BIREME, que a define como um índice bibliográfico da literatura

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manual de Acesso Externo via Rede CAFe Novembro de 2016 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

COMO PESQUISAR. Formulário de Pesquisa por Bases de Dados, Palavras e Pesquisa Avançada

COMO PESQUISAR. Formulário de Pesquisa por Bases de Dados, Palavras e Pesquisa Avançada COMO PESQUISAR Formulário de Pesquisa por Bases de Dados, Palavras e Pesquisa Avançada A Pesquisa Avançada permite pesquisar nos principais campos de busca das bases de dados, dentre eles: palavras, descritores

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes

Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes Ramon Dornelas Soares UFMG - PPGEE Ramon Dornelas Soares, 16 de agosto de 2010

Leia mais

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 1 Sumário Apresentação Pesquisa Simples área de buscas Pesquisa Avançada Aquisições Periódicos Resultado das Buscas Detalhamento do Acervo Google Books Z3950 Busca Biblioteca

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Assessor do Promotor Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos Básicos... 3 Softwares Requeridos... 3 Softwares Úteis... 3 Orientações

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais Prodesp Tecnologia da Informação SDS Superintendência Desenvolvimento de Sistemas DVP - Gerência de Desenvolvimento Folha

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 1 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS Esse documento tem como objetivo apresentar as novidades da versão 1.7.1.5 do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), liberada em 31/08/2015. 1.

Leia mais

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC MANUAL DO SIGAD ICT-SJC Amauri Mendes da Silva Manual do SIGAD - SJC Página 1 Conteúdo 1-SIGAD... 3 2-USUÁRIO TRÂMITE... 3 3-ACESSO AO SISTEMA... 3 4- SOLICITAR MUDANÇA DE PERFIL PARA USUÁRIO TRÂMITE...

Leia mais

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

Manual de Uso do Aplicativo

Manual de Uso do Aplicativo Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item

Leia mais

Manual do Módulo de Assistência Estudantil / PROAES

Manual do Módulo de Assistência Estudantil / PROAES Manual do Módulo de Assistência Estudantil / PROAES Maio/2013 ÍNDICE 1. Objetivos do Documento...3 2. Introdução...4 3. Inscrição...6 3.1. Passo 1 Selecionar o auxílio e/ou programa que deseja se inscrever...6

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj 1 Introdução O Portal e-saj disponibiliza os seguintes serviços: - peticionamento eletrônico; - intimações e citações

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento 3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento Para o preenchimento correto das informações referentes à Instituição de Acolhimento que está sendo cadastrada, siga os passos descritos nos

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA EMISSÃO DE BOLETOS NO ECLOUD 1. CONFIGURAÇÃO 1.1 Cadastrar conta Bancária: Acesse GERÊNCIA CONFIGURAÇÕES TABELA DE CONTAS BANCÁRIAS. Informe os dados da conta bancária e clique em SALVAR. 1.2 Configuração

Leia mais

Tutorial MENDELEY ABNT e APA

Tutorial MENDELEY ABNT e APA Junho de 2015 Tutorial MENDELEY ABNT e APA Biblioteca FEAUSP Seção de Atendimento ao Usuário 1 Elaborado por: Giseli Adornato de Aguiar É um software acadêmico gratuito para gerir, partilhar, citar e referenciar

Leia mais

Sistema de Controle de Biblioteca Manual do Usuário

Sistema de Controle de Biblioteca Manual do Usuário Sistema de Controle de Biblioteca Página 2 de 11 1. Acesso ao Clique no ícone do NAL Explorer e, logo após, na árvore TST. Em seguida, na pasta Sistemas Administrativos, escolha a opção Sistema de Controle

Leia mais

Manual SAGe Versa o 2.3

Manual SAGe Versa o 2.3 Manual SAGe Versa o 2.3 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.14.02) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces O que há de novo Audaces Vestuário Versão Clube Audaces Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é oferecer produtos inovadores e serviços

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio Ministério Público do Estado de São Paulo Manual Operacional Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores versão 2.0 06/05/2014 Versão 1.0 11/09/2014 Revisão 1.1 25/09/2014 Revisão 1.2 16/06/2016 Revisão

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

CONSULTE INFORMATICA LTDA. Manual Fox Internet

CONSULTE INFORMATICA LTDA. Manual Fox Internet CONSULTE INFORMATICA LTDA Manual Fox Internet Índice 1-Administradores 2-Professores 3-Secretários 4- Pais e Alunos Observações gerais: O Fox internet é um aplicativo da internet que permite as escolas

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 5 4 AULAS 6 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 8 6 ENQUETES 10 7 QUADRO DE AVISOS 13

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 5 4 AULAS 6 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 8 6 ENQUETES 10 7 QUADRO DE AVISOS 13 Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os recursos do Portal.

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR http://portal.mec.gov.br/sistec sistec@mec.gov.br

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Como Gerar Boletos? FS132

Como Gerar Boletos? FS132 Como Gerar Boletos? FS132 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Envio Referência: FS132 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar boletos através do sistema.

Leia mais