O Correio Electrónico ( ) é um dos serviços mais populares da Internet.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet."

Transcrição

1 O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico ( ) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o mundo e junto com estas mensagens podem-se enviar ficheiros que contêm textos, imagens e até pequenas sequências de audio ou de vídeo digitalizados. E é claro que qualquer um de nós também pode receber mensagens de correio electrónico dos seus amigos em Portugal ou no estrangeiro. O Correio Electrónico é muito semelhante ao correio tradicional. Tal como este, as mensagens são enviadas para endereços, ficando a aguardar nas caixas de correio que o destinatário as vá buscar e ler. A vantagem do correio electrónico é que o envio das mensagens é gratuito e quase instantâneo. O Correio Electrónico, como o correio postal, constitui uma forma de comunicação em diferido, não tendo sido concebido para suportar a comunicação em tempo real (como é o caso de uma conversa telefónica). O Endereço de Correio Electrónico Para se poder utilizar o Correio Electrónico é preciso ter um endereço de correio electrónico. Apesar de parecer muito diferente, um endereço de correio electrónico apresenta a mesma estrutura de um endereço postal Endereço Postal Endereço de Correio Electrónico do MEGAMAIL Francisco Manuel dos Santos Travessa de Cima, nº 4 Lourel Sintra Portugal chicosantos@megamail.pt

2 Vejamos o significado de cada bloco de informação num caso e no outro: Identificação do utilizador Francisco Manuel dos Santos chicosantos Identificação da morada da caixa de correio Travessa de Cima, nº 4 Lourel Sintra megamail País Portugal.pt O símbolo e os pontos servem apenas para separar blocos de informação nos endereços de correio electrónico, em substituição das mudanças de linha ou dos espaços em branco dos endereços postais. É muito fácil obter um endereço de correio electrónico e existem muitas entidades em Portugal e no estrangeiro que oferecem endereços gratuitos. O MEGAMAIL é uma delas. Uma das características do MEGAMAIL é que se trata de um serviço de WEBMAIL, o que significa que é consultado a partir de um qualquer acesso à internet, utilizando para tal um navegador comum e sem a necessidade de qualquer tipo de configuração das aplicações do computador. É ideal para quem não tem um computador pessoal com acesso à internet ou para quem quem utilize vários computadores ou viaje muito.

3 Como obter um Endereço de Correio Electrónico no MEGAMAIL 1. Ligue-se à internet e abra o navegador no endereço 2. Aparece-lhe um ecrã semelhante ao apresentado. Neste ecrã deve seleccionar a opção NOVO UTILIZADOR para iniciar o procedimento de registo como utilizador do MEGAMAIL. Para tal, deve colocar o apontador do rato sobre o texto ou a imagem e clicar uma única vez com o botão do lado esquerdo.

4 3. São-lhe apresentadas as CONDIÇÕES GERAIS DO SERVIÇO MEGAMAIL E CÓDIGO DE CONDUTA, que deverá ler com atenção, clicando, de seguida sobre a palavra Aceito que se encontra no canto inferior direito. 4. É então apresentada a página do REGISTO. Nesta página deve preencher obrigatoriamente as caixas assinaladas com um asterisco (*). Na indicação da INFORMAÇÃO PESSOAL tenha em atenção que a sua identificação como utilizador vai constiuir a parte inicial do seu endereço de correio electrónico e não pode conter espaços nem caracteres acentuados nem símbolos como * ou? ou /. Não podem existir dois utilizadores do MEGAMAIL com a mesma identificação de utilizador, por isso, não utilize apenas o seu nome próprio, mas faça combinações com o seu apelido - poderá até ter que empregar algarismos para tornar a sua identificação única.

5 Na indicação da PASSWORD deve ter presente que ela tem que ser constituída por pelo menos 5 dígitos. Escolha uma sequência de letras e/ou números de que não se esqueça facilmente. Aote-a num sítio seguro e não a partilhe com ninguém. Note que quem tiver acesso à sua password pode ler o seu correio electrónico e pode enviar mensagens como se fossem suas. Quando escreve a sua password aparecem asteriscos, tal como no multibanco, para impedir que alguém atrás de si, consiga consultá-la. Para garantir que não se enganou a escrevê-la, tem que a repetir. Na escolha da pergunta pessoal e da respectiva resposta, para recuperar a sua password, no caso de a esquecer, deve escolher uma pergunta cuja resposta seja simples, por exemplo a indicação de um número. Tenha presente que a password só lhe será indicada se a resposta que der for EXACTAMENTE igual à que indicar aqui. Depois de preencher as caixas pretendidas, deve reler a informação para verificar se ela está correcta e clicar sobre o botão de OK. Depois de selecionar o botão OK, pode ser conduzido de novo à página de REGISTO, com a indicação de que algo está incorrecto (por exemplo, falta preencher um dos campos obrigatórios que se encontram assinalados com o asterisco, ou a password não tem 5 caracteres de comprimento, ou a sua identificação de utilizador já foi escolhida por outra pessoa. Experimente. Em qualquer caso terá que repetir o preenchimento das caixas da password, uma vez que ela, por questões de segurança, é sempre apagada. Quando o processamento da informação que indicar na página do REGISTO se processar sem problemas, a sua conta ficará imediatamente disponível para enviar mensagens. Passados 10 minutos poderá receber mensagens. Recebe então a seguinte mensagem: Depois de ter criado o seu registo de novo utilizador já tem um endereço de correio electrónico fornecido gratuitamente pelo MEGAMAIL com a forma: luisdecamoes@megamail.pt E neste caso, a sua identificação de utilizador será: luisdecamoes A sua password será o conjunto de pelo menos 5 caracteres que anotou cuidadosamente quando se registou.

6 Como ler uma mensagem de Correio Electrónico no MEGAMAIL 1. Ligue-se à internet e abra o navegador no endereço 2. Escreva a sua identificação de UTILIZADOR e a sua password nas caixas apropriadas e clique sobre o botão ENTRAR. É-lhe apresentado um ecrã com a lista das mensagens que se encontram na sua CAIXA DE CORREIO 3. Para ler uma mensagem que se encontre na lista deve clicar sobre o texto do assunto respectivo,e é mostrada de seguida a mensagem de correio electrónico.

7 Esta, é constituída por duas partes, que no MEGAMAIL surgem com cores distintas: O CABEÇALHO Que contém informação sobre quem enviou a mensagem, quando o fez, qual o seu assunto e quais os ficheiros que se encontram O CORPO Que contém o texto da mensagem de correio electrónico. Se quiser responder a quem lhe enviou esta mensagem deve clicar sobre o texto RESPONDER que se encontra antes do cabeçalho da mensagem. Se a mensagem recebida foi também enviada a outros utilizadores, pode incluí-los na sua resposta, bastando para tal escolher a opção RESPONDER A TODOS. Se pretender enviar a outro utilizador a mensagem que recebeu, deve escolher a opção REENVIAR. Para mais informações sobre como elaborar e enviar respostas a mensagens, consulte COMO COMPOR E ENVIAR UMA MENSAGEM DE CORREIO ELECTRÒNICO NO MEGAMAIL que pode encontrar mais adiante.

8 Como ler ficheiros anexos a uma mensagem Se a mensagem possuir ficheiros anexos terá que os gravar no seu disco rígido ou disquete antes de os visualizar. Para tal deverá fazer o seguinte: 1. Colocar o apontador do rato sobre o texto GUARDAR COMO que se segue à descrição do nome e tamanho do ficheiro anexo e clicar uma vez com o botão do lado esquerdo. 2. Na primeira janela de diálogo que surge, escolher a opção ABRIR ESTE FICHEIRO A PARTIR DA SUA LOCALIZAÇÃO ACTUAL e clicar sobre o botão de OK. 3. Na segunda janela de diálogo que surge, escolher a opção GUARDAR ESTE FICHEIRO NO DISCO e clicar sobre o botão de OK. Note que, de seguida, tem que se indicar onde se pretende guardar o ficheiro (numa disquete, num directório do disco rígido...).

9 Como compor e enviar uma mensagem de Correio Electrónico no MEGAMAIL Para criar uma mensagem de correio electrónico no MEGAMAIL deverá proceder da seguinte forma: 1. Ligue-se à internet e abra o navegador no endereço 2. Escreva a sua identificação de UTILIZADOR e a sua PASSWORD nas caixas apropriadas e clique sobre o botão ENTRAR. É-lhe apresentado um ecrã com a lista das mensagens que se encontram na sua CAIXA DE CORREIO. Na janela de comandos que se encontra do lado esquerda, clique com o apontador do rato sobre a palavra ESCREVER. 3. Abre-se uma nova janela onde poderá compor a sua mensagem. Nas caixas da parte superior desta janela deverá indicar:

10 PARA CÓPIA PARA Campo de preenchimento obrigatório onde deve indicar o endereço de correio electrónico do destinatário. Campo de preenchimento opcional onde deve listar os endereços de todas as outras pessoas a quem deseja mandar também a mesma BCC ASSUNTO Campo de preenchimento opcional onde deve listar os endereços de todas as outras pessoas a quem deseja mandar também a mesma mensagem mas cujos endereços não quer tornar visíveis. Campo de preenchimento recomendado onde deve sumariar o tema ANEXO Caixa onde ficam listados os nomes dos ficheiros que serão enviados como anexos da mensagem de correio electrónico. Para anexar um ficheiro à mensagem deverá premir o botão PROCURAR e, de seguida, indicar na caixa de diálogo que aparece, qual o ficheiro que deseja anexar e clicar sobre o botão ABRIR. De seguida, deverá clicar sobre o botão ANEXAR para transferir o ficheiro para o MEGAMAIL, processo que pode demorar algum tempo se a ligação for lenta ou se o ficheiro anexado for grande. De seguida, poderá escolher outro ficheiro para anexar à mesma mensagem, clicando sobre o botão PROCURAR e repetindo todo o processo. Ao anexar ficheiros, deve ter em conta que as caixas de correio dos seus amigos podem não lhes permitir receber mensagens com ficheiros anexos muito grandes. Terminado o preenchimento da zona de cabeçalho da mensagem de correio electrónico é altura de escrever o texto do corpo da mensagem. Quando, por sua vez, este estiver pronto, pode enviar a mensagem clicando sobre o botão ENVIAR. E a sua mensagem foi enviada! Em breves instantes chegará à caixa de correio do(s) destinatário(s) e ficará à espera que eles a leiam.

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE JUNHO 2016 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação Guia de Orientação GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra Como usar o Inforestud@nte [pt-br] Âmbito: P120 Acesso e Ingresso Objetivo: orientar os alunos para a realização de todo o processo

Leia mais

Como criar conta de correio eletrónico (email)

Como criar conta de correio eletrónico (email) Como criar conta de correio eletrónico (email) - Gmail O correio eletrónico, frequentemente chamado de e-mail (nome em inglês), é essencialmente uma caixa de correio virtual, alojada numa nuvem. Este serviço

Leia mais

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Unidade de Sistemas de Informação Centro de Informática Prof. Correia de Araújo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Índice

Leia mais

Criando uma conta no Gmail

Criando uma conta no Gmail Criando uma conta no Gmail 1º Passo: Para acessar a página do Gmail você deve ir em APLICATIVOS / INTERNET / NAVEGADOR e digitar na barra de endereços www.gmail.com; Esta é a página do Gmail (fig. 1).

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10 Sumário Credenciamento... 3 Ato de Concentração... 6 Requerimento de TCC... 10 Credenciamento 1. O interessado deve acessar o sítio eletrônico do Cade (www.cade.gov.br) e realizar cadastro como Usuário

Leia mais

1 - Enviar e-mail dinâmico

1 - Enviar e-mail dinâmico 1 - Enviar e-mail dinâmico O email dinâmico é um módulo que lhe permite enviar uma mensagem de correio electrónico para vários destinatários em simultâneo de uma forma simples. A primeira etapa do módulo

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador 22 SET. 2015 Área Cliente Manual do Utilizador Índice 1. O que é a Área Cliente?... 1 2. Quais são as principais funcionalidades disponíveis na Área Cliente?... 2 3. Quais são as condições necessárias

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador: Substituição em escalas Versão 1.0 Julho de 2010 ÍNDICE 1 ESCALAS 1.1 Substituição

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do V. projecto.

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Índice ACESSO...3 ÁREA CONTA...4 ÁREA DOCUMENTAÇÃO...6 ÁREA DESTAQUE...6 ÁREA VIDEOS...7 ÁREA NOTICIAS...7 ÁREA PERCURSO...8 MENU TOPO...8 HOME...8 CALENDÁRIO

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes WebQuestion 2.0 A concepção de um questionário passo a passo Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes 1 Índice de conteúdos A configuração do programa...3 Elaborar um

Leia mais

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online - outono de 2013 Primeiro, selecione a área

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Conceitos de Segurança

Conceitos de Segurança I N S T I T U T O F E D E R A L D E S E R G I P E P R O F. M A R C E L O M A C H A D O C U N H A W W W. M A R C E L O M A C H A D O. C O M Por que alguém iria querer invadir um computador? Utilizar o computador

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

mail.pt correio electrónico... abrir o programa pag.. 14 registo de um endereço pag.. 8 e 9 caixa de correio...

mail.pt  correio electrónico... abrir o programa pag.. 14 registo de um endereço pag.. 8 e 9 caixa de correio... mail.pt 1 http://www.uarte.mct. correio electrónico...... pag.. 2 abrir o programa...... pag.. 3 registo de um endereço...... pag.. 4 a 7 caixa de correio...... pag.. 8 e 9 escrever e enviar uma mensagem...

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para iniciar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.utl.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo HISTÓRICO ESCOLAR Guia de Referência

Leia mais

Cadastro na Intranet UNIFESP

Cadastro na Intranet UNIFESP Cadastro na Intranet UNIFESP O que é a Intranet? Intranet é uma forma de disponibilizar informações dentro de uma rede institucional utilizando as tecnologias da Internet. Qual a diferença entre a página

Leia mais

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem Município de Golegã Data: 16/05/2016 Versão: 01 Índice 1 Introdução... 1 2 Área de Encarregado de Educação...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF A ESAF trabalha com dois tipos de eventos: - Eventos abertos (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

Como cadastrar um DRAP:

Como cadastrar um DRAP: Como cadastrar um partido ou uma coligação: 1 Para cadastrar um partido ou uma coligação no Candex começamos clicando no Módulo PEDIDOS e em seguida no ícone NOVO PEDIDO; 2 Preenchemos depois os dados

Leia mais

Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de ?

Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de  ? Outlook.com - Como criar um alias da sua conta de email? Date : 2 de Agosto de 2012 Com a chegada e a disponibilização do seu mais recente serviço de email, o Outlook.com, a Microsoft dá um passo de gigante,

Leia mais

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: NOTA As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Declaração de Rendimentos para a Segurança Social

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Declaração de Rendimentos para a Segurança Social Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Declaração de Rendimentos para a Segurança Social Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 OBJECTIVO 3 2 TRATAMENTOS PRÉVIOS 3 2.1

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7 Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows 7 Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows 7... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura 1 -

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Bem-Vindo ao ZoomText Express O ZoomText Express é um programa simples de ampliação para o seu computador.

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0 56K ESP-2 MODEM Manual de instalação rápida Versão 1.0 1 1. Introdução Este manual foi concebido para os utilizadores do 56K ESP-2 Modem. Não são necessários conhecimentos prévios para a instalação e utilização

Leia mais

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE CSSNET CANDIDATURAS ONLINE f d. c a n d i d a t u r a s. u l i s b o a. p t Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.candidaturas.ulisboa.pt (Portal

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste

Leia mais

Manual do Utilizador Candidaturas Online U.Porto. Ajuda ao Estudante Estrangeiro de Mobilidade. Caro Utilizador,

Manual do Utilizador Candidaturas Online U.Porto. Ajuda ao Estudante Estrangeiro de Mobilidade. Caro Utilizador, Manual do Utilizador Candidaturas Online U.Porto Ajuda ao Estudante Estrangeiro de Mobilidade Caro Utilizador, Este manual foi concebido para facilitar a sua candidatura online a uma mobilidade na Universidade

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

Processo de instalação Windows 7

Processo de instalação Windows 7 Manual Instalação Windows 7 Formador: Ricardo Lourenço Instalação do Windows 7 Primeiros passos antes da instalação: O primeiro passo antes de instalar um sistema operativo é efectuar uma cópia de segurança

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Iniciação ao TMS Learning

Iniciação ao TMS Learning Talent Management System (TMS) Iniciação ao TMS Learning Iniciar sessão 1. Aceda ao endereço eletrónico TMS (URL): https://performancemanager4.successfactors.com/login?company=borgwarner 2. Insira o seu

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS INSTRUÇÃO FDE / DRA Nº 005/2011 PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS NOVA SISTEMÁTICA DE LANÇAMENTO NO SISTEMA GDAE Fevereiro/2011 Página 1 de 13 1 Apresentação Com o objetivo de aprimorar e tornar mais consistentes

Leia mais

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES Ergon On Line O QUE É: O Ergon On Line é o acesso permitido aos magistrados e servidores em exercício do TRT 1ª REGIÃO, bem como aos inativos, a diversos dados funcionais constantes do sistema informatizado

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Guia do Controlador Universal de Impressão

Guia do Controlador Universal de Impressão Guia do Controlador Universal de Impressão Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B POR 1 Visão geral

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

Alteração do Status da Denúncia

Alteração do Status da Denúncia Alteração do Status da Denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Alterando o status da denúncia... 2 Alteração do Status da Denúncia Pág. 2 1. Introdução Como já vimos em módulos anteriores, uma

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: http://fl.academicos.ul.pt/cssnetfl/ Para iniciar o processo é necessário clicar no tipo de curso que se

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente Seja bem vindo ao nosso canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona esta ferramenta de gestão de relacionamento

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Este Manual do Utilizador diz respeito aos modelos seguintes: MFC-J650DW/J670DW/J690DW/J695DW Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Secretaria Geral de Informática

Universidade Federal de São Carlos Secretaria Geral de Informática DeASU DeASU - Departamento de Atendimento e Suporte ao Usuário Help Desk - SIn Tutorial Cliente Setembro / 2015 2.1v GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOATENDIMENTO E SUPORTE AO USUÁRIO Elaborado por:

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Ajuda. Requisitos mínimos para instalação em Windows

Ajuda. Requisitos mínimos para instalação em Windows Ajuda Requisitos mínimos para instalação em Windows Para visualizar o simulador é necessário que se cumpram as condições específicadas como Requisitos mínimos para a instalação do simulador De seguida

Leia mais

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM Para a Solicitação de Baixa de GTM, devidamente acompanhada dos documentos indicados no Decreto Nº.56/003. Na página principal www.sefaz.mt.gov.br no

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

política de privacidade

política de privacidade Como proteção de dados pessoais entende-se a possibilidade de cada cidadão determinar de forma autónoma a utilização que é feita aos seus próprios dados pessoais, em conjunto com o estabelecimento de uma

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

manual: o envio de documentos passo a passo ano lectivo 2010-11

manual: o envio de documentos passo a passo ano lectivo 2010-11 ano lectivo 2010-11 1 Manual: o envio de documentos passo a passo FICHA TÉCNICA TÍTULO Manual o envio de documentos passo a passo AUTOR Serviços de Acção Social do IPP MORADA Praça do Marquês, n.º 94 4000-390

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Guia do Estudante Estrangeiro.

Guia do Estudante Estrangeiro. Manual do Utilizador Candidaturas Online U.Porto Ajuda ao Estudante Estrangeiro de Mobilidade Caro Utilizador, Este manual foi concebido para facilitar a sua candidatura online a uma mobilidade na Universidade

Leia mais