COMO IMPLANTAR UM PMO EM ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO IMPLANTAR UM PMO EM ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA"

Transcrição

1 COMO IMPLANTAR UM PMO EM ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA Daniele Rejane Chaves, Technique Engenharia Rogerio Dorneles Severo, Technique Engenharia Priscila Comis Giongo, Technique Engenharia Magnus Corassini, Technique Engenharia RESUMO: Pelo desejo de aperfeiçoar as práticas de gestão de projetos de forma a agregar mais valor aos seus projetos e melhorar os resultados de seu negócio, após uma etapa de avaliação e diagnóstico, a Technique Assessoria e Planejamento decidiu pela estratégia de implantação de um Escritório de Projetos (PMO). Essa implantação foi tratada como projeto pela empresa onde as fases de implantação seguiram as boas práticas de gerenciamento de projeto. Os projetos passaram gradativamente a integrar o PMO e o planejamento passou a ser realizado de forma sistemática através de EAP e documentação de projetos padrão e tiveram seu acompanhamento realizado através de relatórios periódicos de status de projeto, de alocação de recursos e financeiro. O PMO foi incorporado integralmente no dia a dia de todos os colaboradores, melhorando a visibilidade de seus indicadores, trazendo mudanças nas estratégias comerciais da empresa e proporcionando a abertura de novos trabalhos de consultoria. PALAVRAS-CHAVE: Projetos, Escritório de Projetos, Engenharia, Maturidade. 1. INTRODUÇÃO A Technique Assessoria e Planejamento atua há mais de 18 anos na realização de custo, monitoramento, orçamentos, planejamentos de obras de engenharia, assim como na gestão física e financeira para controle de empreendimentos e obras, além de trabalhar com uso das boas práticas de Gerenciamento de Projetos. Segundo a sua visão, a Technique pretende ser referência em consultoria, aplicando as boas práticas de planejamento e gerenciamento de projetos e obras, contribuindo para a melhoria da qualidade e obtenção de bons resultados nos negócios dos seus clientes. Dessa maneira, com o desejo de aperfeiçoar as práticas de gestão de projetos de forma a agregar mais valor aos seus projetos e melhorar os resultados de seu negócio, após uma etapa de avaliação e diagnóstico, decidiu pela estratégia de implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), aliado à sua participação em programas de excelência do PMI (Programa de Consultores Registrados RCP ) e do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade de Produtividade Adesão ). Essa decisão de implementação de seu PMO também gerou para a empresa um novo produto, dado ao sucesso de sua implementação, o impacto na empresa e também, as solicitações de seus clientes quando olham para esses resultados.

2 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O escritório de projetos é a unidade capaz de incrementar a qualidade na gestão de projetos da empresa, estruturando e implantando processos e métodos de gestão, acompanhando os projetos e dando suporte aos colaboradores e a diretoria para alcançar os objetivos em cada projeto definido nas estratégias da empresa. Segundo o Guia PMBOK Um escritório de projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. O papel do PMO é o de definição de práticas de gerenciamento de projetos, garantia de aplicação dessas práticas, suporte e coaching aos líderes de projeto e geração de métricas que auxiliem na condução dos projetos e nas tomadas de decisão estratégicas. Ele facilita e otimiza a Gestão de Projetos, auxiliando o trabalho dos gerentes de projetos ao compartilhar a execução das tarefas de planejamento e acompanhamento, fazendo com que os gerentes de projetos disponham de mais tempo para fazer as coisas acontecerem, acompanhando o desenvolvimento do produto, interagindo com clientes, liderando suas equipes, etc. (PRADO, 2000). Dentro do contexto de uma organização voltada a projetos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, o PMO apresenta-se como instrumento necessário e suficiente às práticas de uma política de gestão mais eficiente e moderna, baseada na padronização de processos, do próprio modelo de gestão e sua importante interação com o PMO e, portanto, com foco nos resultados e sucesso dos empreendimentos. (MELLO, 2005). Um PMO auxilia na transformação de ferramentas, tecnologia e conhecimentos em resultados e consegue gerar benefícios que perpassam toda a organização, tais como: Entregas de projeto consistentes e repetíveis; Geração e monitoramento contínuos de informação de projeto, melhorando a tomada de decisão e o resultado do negócio; Melhor gestão dos recursos; Alinhamento entre os objetivos estratégicos e os projetos executados; Melhor decisão de priorização e investimento, entre outros. Buscando seguir o conjunto de boas práticas de gerenciamento de projetos também para uma implantação de PMO, os pré-requisitos fundamentais para início do projeto de implantação do PMO são:

3 Obtenção do apoio executivo; Definição do gerente do projeto e do grupo de apoio; Uso das boas práticas para gestão do projeto (uso de processos a serem definidos, ferramentas, técnicas etc.); Estabelecimento dos resultados esperados, fatores de sucesso, envolvimento de equipe e investimento necessários. FIGURA 1 BENEFÍCIOS DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS Um fator muito importante para o sucesso da implantação de um PMO é a definição clara de seu papel e o apoio da gerência da empresa. Para Dinsmore, é importante destacar que para a implantação de um PMO é necessária a definição de um papel claro do PMO e o apoio da alta administração. Cada organização deve definir o tipo de Escritório de Projetos que melhor se adapta ao seu negócio. Temos, pelo menos, conforme a bibliografia do tema, 04 tipos de PMO, conforme abaixo: 1) Escritórios de Projetos autocontidos são aqueles em que o PMO é separado das operações da empresa, sendo responsável pela Gestão de Projetos e programas específicos. Nestes casos, as práticas de gerenciamento de projetos são derivadas da experiência do gerente ou líder do projeto, não havendo um suporte por parte da organização. 2) Escritório de suporte a projetos é ele quem oferece o apoio a diversos projetos simultâneos, fornecendo suporte, ferramentas e serviços de planejamento, controle de prazos, custos, qualidade, dentre outros. Além disso, fornece metodologia de gerenciamento de projetos, recursos técnicos e expertise. É considerado um centro de competência em projetos.

4 Pode ser departamental ou corporativo, variando apenas sua colocação dentro da estrutura organizacional da empresa, de acordo como essa se apresenta. 3) Centro de Excelência é o escritório de projetos criado para servir como referência na gestão de projetos dentro da organização. É ele quem elabora padrões e dá suporte gerencial, mas não se envolve nos projetos em si, não se responsabilizando pelo sucesso dos mesmos. Ele funciona como um núcleo de inteligência, provendo informações às partes diretamente interessadas, ao invés de comandar. 4) Escritório de Projetos Corporativo Estratégico se baseia em um olhar multi departamental focando na organização, utilizando o planejamento estratégico de projetos como modo de atuação. É o responsável pela gestão de conhecimento da organização. Por perceberem a necessidade de um PMO e seus benefícios, conseguidos através de suas diversas funcionalidades, atualmente, é crescente o número de empresas que buscam implementar um Escritório de Projetos para auxiliá-las no gerenciamento de seus projetos, por isso a necessidade de avaliação e benchmarking a respeito, antes do início dessa caminhada. Segundo a pesquisa PMSurvey de 2013 realizada pelos Chapters do PMI no Brasil desde 2003, a percepção de valor dos PMOs é entendida claramente nas organizações e empresas por 64% das participantes na pesquisa, em algum nível, garantindo assim, para o gestor e administrador uma base de suporte para a tomada de decisão dessa importância e dessa implementação de um PMO (Gráfico 1). GRÁFICO 1 PERCEPÇÃO DE VALOR DOS PMOS POR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES. FONTE: PMISURVEY.ORG 2013 EDITION. PROJECT MANEGEMENT INSTITUTE.

5 Ainda, conforme vemos abaixo, 49% das empresas se manifestaram positivamente com relação a intenção de implementação de novos PMOs, (Gráfico 2). GRÁFICO 2 INTENÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS PMOS. FONTE: PMISURVEY.ORG 2013 EDITION. PROJECT MANEGEMENT INSTITUTE. 3. METODOLOGIA a) Cenário Anterior Da necessidade de avaliar a habilidade da empresa em gerenciar internamente todas as demandas de seus clientes em seus projetos e definir o melhor caminho para gerar uma melhoria contínua e aprendizado de sua equipe de colaboradores técnicos, em maio de 2013 foi definido o início do projeto Implantação do PMO pela diretoria. Assim, seguindo as boas práticas, foi realizada inicialmente uma avaliação de maturidade da Technique em Gerenciamento de Projetos. Nesse sentido, é importante destacar que a avaliação de maturidade permitiu que os métodos e processos usados no dia a dia dos projetos e trabalho fossem avaliados segundo as boas práticas de gerenciamento do PMI e, serviu de base para ser utilizada como meio de comparação entre empresas de diferentes maturidades, ajudando a planejar os resultados de maneira confiável e consistente e apoiando a definição de metas para os projetos e para o PMO. b) Avaliação de Maturidade A metodologia utilizada foi o OPM3 Organization Project Management Maturity Model, padrão de boas práticas reconhecido globalmente para avaliar e desenvolver capacidades no gerenciamento de portfólio, programas e projetos. É publicado e mantido pelo PMI Project Management Institute e provê um método para as organizações entenderem seus

6 processos de gerenciamento de projetos organizacionais e medir a sua capacidade em preparação para ações de melhoria. O OPM3 ajuda a desenvolver um roadmap de performance em empresas. A avaliação foi realizada por área de domínio e por estágio de maturidade. A avaliação por área de domínio levou em conta o número de boas práticas já adotadas pela empresa em cada um dos domínios de gerenciamento de projetos, quais sejam Projetos, Programas e Portfolio. Sob o ponto de vista desta área de domínio de Projetos, observou-se um baixo uso de boas práticas em gerenciamento de projeto. Entre as primeiras oportunidades de melhoria, estavam o efetivo estabelecimento de um conjunto de práticas e políticas de gestão de projetos, bem como o uso de artefatos básicos da norma PMBOK tais como Termo de Abertura, Plano de Projeto, Estrutura Analítica de Projeto (EAP), uso de práticas de monitoramento e controle, encerramento, o registro formal de alocações e lições aprendidas temas estes que, no entendimento da direção eram usados de forma empírica ou pela experiência técnica dos profissionais envolvidos na execução dos projetos de engenharia. Verificou-se uma quase inexistência do uso de boas práticas relacionadas ao gerenciamento de Programas, sendo baixo o uso de boas práticas na área de domínio de Portfólio. Observa-se que a maioria delas está relacionada a boas práticas que são consideradas também da área de projeto, o que acaba por aumentar o resultado do número de práticas utilizadas até aquele momento na empresa. Abaixo está demonstrado no Gráfico 3 a maturidade por área de domínio (Projetos, Programas e Portfólio): Maturidade por Domínio 30,00% Projeto 20,00% 20,26% 10,00% Portfólio 20,37% 0,00% 9,32% Programa GRÁFICO 3 MATURIDADE POR ÁREA DE DOMÍNIO

7 A avaliação por estágio de maturidade demonstrou uma enorme oportunidade de ganho com a padronização dos processos. Apesar de muitas atividades serem realizadas de maneira padrão, o conhecimento sobre os processos está concentrado nos responsáveis pela sua execução, sem uma documentação formal. É importante frisar que, neste estágio, com um pequeno esforço de mapeamento, definição e documentação de alguns processos chave, uma série de benefícios são gerados, especialmente devido ao tamanho da empresa e da sua abertura para a padronização e o uso de boas práticas. Não foram encontradas evidências de atividades de mensuração e controle de processos. Já com relação as melhorias, as evidências encontradas indicavam que existiam atividades em número equivalente às atividades de padronização, mas de modo geral, realizadas de maneira informal, ou como prática pessoal. Ainda que a própria existência dessas atividades fosse um aspecto positivo, havia uma oportunidade de melhoria, desde que as atividades deste estágio fossem efetivamente documentadas e baseadas em indicadores, além das operações normais de faturamento, cobranças e encerramento de contratos legais. Abaixo está demonstrado no Gráfico 4 os índices alcançados por estágio de maturidade (oportunidade, mensuração, controle e melhorias): Maturidade por Estágio de Melhoria Padronizar 15,00% 10,00% 5,00% 4,85% Melhorar 7,92% 0,00% 0,96% 0,00% Mensurar Controlar GRÁFICO 4 MATURIDADE POR ESTÁGIO DE MELHORIA Dessa forma, como resultado dessa avaliação, ficou evidenciado que a maioria das práticas de padronização referem-se a atividades feitas sempre da mesma forma, padronizadas e técnicas sobre a ótica da engenharia, mas não documentadas sobre a ótica da gestão de projetos. Este aspecto apresentava uma enorme oportunidade melhoria.

8 Do conjunto geral de boas práticas, foram atendidas 10,47%, indicando um enorme espaço de melhoria, conforme demonstrado no Gráfico 5, que mostra o impacto que a gestão de projetos poderia causar na operação técnica da empresa. Continuum 10,47% 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% GRÁFICO 5 - RESULTADO FINAL. c) Planejamento da Implantação do PMO A implantação de um Escritório de projetos como estratégia de maturidade é uma estratégia robusta e difundida para melhoria da maturidade em gestão e para a geração de valor ao negócio. A estratégia para implantação do PMO na Technique Engenharia consistiu em tratá-lo como um projeto, onde as fases de implantação seguiram as boas práticas de gerenciamento de projeto, com planejamento das atividades de todas as fases do projeto, nomeação de Gerente de Projeto e alocação de recursos. Assim, não existia um modelo de PMO pré-concebido, mas sim um projeto a ser implementado. Através de um cronograma estruturado foram definidos os marcos do projeto, o prazo para cada atividade e a alocação dos recursos para o projeto, conforme ilustrado na Figura 2, com início em julho de 2013 e término em dezembro de 2013.

9 FIGURA 2 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PMO TECHNIQUE. Os principais riscos identificados para a realização da implantação foram avaliados e identificados como: - a redução da disponibilidade da equipe em função da demanda de projetos externos, logo privilegiando a operação da empresa em detrimento da implantação e; - a redução da disponibilidade do consultor externo, contratado para auxiliar na implantação. A estratégia de mitigação de riscos foi determinada pelo bloqueio da agenda da equipe para as atividades previstas; um forte apoio da diretoria na implementação, a alocação de novos recursos para auxiliar nas atividades, reavaliação do cronograma de implantação e a prospecção de novos projetos x reavaliação de cronograma do PMO. O risco previsto de indisponibilidade do consultor ocorreu e para sua mitigação, além das já previstas acima, houve a contratação de um profissional exclusivo para a gestão do Escritório de Projetos na Technique. d) Mapeamento de processos: Com o intuito de melhorar os processos, padronizando a documentação, eliminando processos não mais utilizados, e afim de incluir o PMO na rotina da empresa foi realizado o mapeamento de processos existentes com o planejamento dos processos a serem utilizados com

10 a implantação do PMO. As responsabilidades e papéis foram bem definidos e os processos documentados e apresentados em forma de fluxo de processo. e) Templates e Estrutura Analítica de Projeto (EAP) Padrão Como forma de padronização e organização foram elaborados templates dos planos a serem utilizados para documentação, controle e monitoramento dos projetos pelo PMO. Merece destaque a elaboração de uma EAP padrão englobando todas as atividades realizadas em cada tipo de produto da empresa para apoio dos futuros projetos, auxiliando a rápida resposta de planejamento para cada novo contrato que a Technique assume. f) Treinamento da equipe: Com as alterações realizadas, se fez de extrema importância realizar treinamentos com o intuito de orientar, fornecer suporte e capacitar a equipe técnica e administrativa existente na empresa para entender o que estava acontecendo, como seria a implantação do PMO e quais os benefícios que essa implementação traria. As capacitações foram realizadas pelo consultor externo para toda a equipe da Technique. 4. ANÁLISE E RESULTADOS Os projetos passaram gradativamente a integrar o PMO e o planejamento de novos contratos passaram a ser realizados de forma sistemática através da EAP padrão e da documentação de projetos padronizada que contém: Termo de Abertura, Plano de Aquisições, Plano de Comunicação, Cronograma do Projeto, Planejamento de Mudanças, em conjunto com o Gerente do Projeto. A Technique tem a característica de trabalhar em muitos contratos de curto prazo, onde o objeto são trabalhos técnicos de engenharia de orçamento e de engenharia de planejamento de novas obras e empreendimentos, sejam civis, industriais, infraestrutura, saneamento, energia, óleo&gas, entre outros. Por essa característica, de realização de contratos de curto prazo, os colaboradores normalmente são alocados em vários projetos simultaneamente, desempenhando papeis específicos definidos pelos Gerentes de Projeto e/ou pela Direção. Dessa forma, a contabilização de horas trabalhadas tornou-se um grande desafio no PMO, sendo de grande importância a sua correta utilização pelos colaboradores para se ter precisão na apropriação do custo de horas em cada projeto. Para isso foi adotada a ferramenta EP Counter desenvolvida pela Ely Projetos, que é integrada ao Microsoft CRM como ferramenta principal para controle de horas dos colaboradores e, na sua falta, Tabelas Dinâmicas de Alocação de Recursos no Excel, Microsoft. Isso, obrigou também a empresa a

11 padronizar os softwares de uso e versões, passando a adotar exclusivamente o Office 365 Enterprise para todos os colaboradores, visando uniformizar as ferramentas. Através da contabilização das horas de cada colaborador, apropriadas a cada projeto pode-se definir os valores correspondentes as horas trabalhadas e foi possível a realização dos relatórios de alocação de recursos exclusivo de cada colaborador e, exclusivo de cada projeto. Ajustados o entendimento dos colaboradores com o objetivo maior da padronização através do PMO e da padronização das ferramentas e relatórios a serem adotados, o PMO começou a gerar os relatórios abaixo detalhados: Relatório de Status de Projetos e Portfólio de Projetos: Os projetos hoje são monitorados quinzenalmente, de maneira que o Gerente de cada Projeto passa as informações de avanço ao responsável pelo PMO, apontando atrasos e mudanças no cronograma planejado, que são lançadas em conjunto na fase de controle. Como resultado desse monitoramento, semanalmente todos os colaboradores da empresa recebem o relatório de status de projeto, onde estão medidos o desempenho do projeto através da análise de valor agregado para Índices de Desempenho de Prazo e Custo (IDC e IDP), Curva S de avanço físico do projeto e o controle Datafim. A partir daí, os diretores podem identificar as entregas replanejadas no caso de atraso do projeto e as projeções de prazo conforme demonstrado na Figura 3 e a Figura 4. FIGURA 3 RELATÓRIO DE STATUS DE PROJETO

12 FIGURA 4 RELATÓRIO DE STATUS DE PORTFÓLIO DE PROJETOS Outro desafio, foi a elaboração de uma ferramenta de comunicação do PMO para que os colaboradores, todos com viés técnico e administrativo de engenharia, tivessem o entendimento do que está sendo apresentado em cada relatório. Por isso a utilização de uma tela por projeto e a criação de visual atrativo para acelerar a percepção dos colaboradores com os resultados apurados, gerando análise sobre o andamento dos projetos, sobre os prazos de entrega e sobre as horas acumuladas para sua realização, definindo assim, revisões no portfólio e nas estratégias executivas pelos Gerentes de cada projeto. Relatório de Alocação de Recursos: A contabilização de horas em projetos é a base para a execução do relatório de alocação de recursos por cada colaborador e por cada projeto. É através dele que sabemos a quantidade de horas que cada colaborador trabalhou de forma detalhada. O relatório é divulgado mensalmente e está ilustrado na Figura 5 e na Figura 6. Com esse relatório, a Direção da empresa, consegue avaliar a alocação geral dos colaboradores e a situação geral do uso dos recursos em todos os projetos em andamento no portfólio da empresa.

13 FIGURA 5 RELATÓRIO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS HORAS POR COLABORADOR. FIGURA 6 RELATÓRIO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS HORAS POR PROJETO. Relatório Financeiro: Em decorrência da alocação de recursos correta, em cada projeto, foi gerado o Controle de Custos do Portfólio de Projetos. Através desse relatório podemos obter os resultados financeiros de todos os projetos, juntamente com sua evolução financeira e projeção até o término. Possibilitando também, aos diretores avaliarem se os valores dos contratos são

14 dos custos agregados para o agendamento dos serviços. Exemplos das análises geradas através desse relatório estão demonstradas na Figura 7 e na Figura 8 FIGURA 7 EVOLUÇÃO DE RESULTADOS TRIMESTRAL. FIGURA 8 PROJETOS CONCLUÍDOS COM RESULTADO POSITIVO. Esses dados passaram a ser significativos e importantes para a mudanças das estratégias comerciais da Technique porque mostraram para a empresa que haviam projetos de melhor rentabilidade financeira e de uso dos recursos disponíveis, a partir dos relatórios elaborados pelo PMO, que não eram o maior alvo de vendas normal do portfólio da empresa. Isso fez com que a Diretoria da Technique, a luz dessa base de dados regularmente levantada, nesses 2 anos de PMO, revisasse seu Planejamento Estratégico para ampliar o foco comercial não só para projetos de mais resultado, como também para clientes que tem projetos mais estáveis e estruturados, alterando completamente a matriz comercial da empresa de quando o PMO começou a ser implementado. 5. CONCLUSÃO A implantação do Escritório de Projetos gerou diversos benefícios para empresa, passando a ser incorporado integralmente no dia a dia de todos os colaboradores, sobretudo desenvolvendo uma maior relação interna do uso de boas práticas de gerenciamento de projetos. Através do Escritório de Projetos a empresa melhorou a visibilidade de seus indicadores, efetuando regularmente uma reflexão dos dados obtidos para input na área comercial, ampliou

15 o controle de custos detalhados de cada projeto realizado incluindo desvios de prazos de entrega e de mudanças, bem como definiu novo modelo de precificação de seus produtos a partir da interação dos dados do PMO com a Área Financeira. Além disso, a empresa tem investido em treinamentos dos colaboradores para ampliar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos e na Gestão Detalhada de Portfólio para ter maior foco em projetos estratégicos e em clientes que tenham potencial de trabalhos de longo prazo, independente da classificação ser orçamento, planejamento, projeto de engenharia ou consultoria. Ainda, proporcionou a abertura a novos trabalhos de consultoria na área de gerenciamento de projetos, dentre eles, a consultoria de Implantação de Escritórios de Projetos a partir desse case. Hoje, o PMO é considerado ferramenta estratégica para a operação do dia a dia e para o futuro da Technique. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DINSMORE, Paul C. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: Livro base de Preparação para Certificação PMP Project Management Professional. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, MELLO Andre A. Diretrizes Essenciais na Implantação de um PMO. Disponível em PRADO, Darci. Planejamento e Controle de Projetos Série Gerência de Projetos Volume ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., PRADO, Darci. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ). 5. ed. Atlanta: Project Management Institute, PMISURVEY.ORG 2013 Edition. Relatório Mundial VARGAS, Ricardo V. Gerenciamento de Projetos Estabelecendo Diferenciais Competitivos, 6ª edição, Rio de Janeiro, Brasport, 2005.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Perfil das funções dos escritórios de projetos em empresas desenvolvedoras de novos produtos Sanderson César M. Barbalho Setembro,

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Gerencia de Projeto Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Vamos continuar a gestão de projeto Agenda Estrutura Organizacional Equipe de projeto Gerente Gerenciamento de múltiplos projetos e PMO Estrutura

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide Máximo de 2 linhas 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gestão de Projetos de Tecnologia da Ecorodovias Afranio Lamy Spolador Junior, Set, 17, 2013 Título Agenda do

Leia mais

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O PMI divulgou uma nova versão da Delineação do Conteúdo do Exame PMP (Project Management Professional (PMP) Examination Content Outline

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Plano de Ensino Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Caracterização

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro é: Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Ciclo de vida e organização do projeto Áreas de especialização Ciclo de vida e organização do projeto Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados

Leia mais

DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS

DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS Sara de Souza Maciel Nogueira (1) Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart Gestão de Processos: Ciclo PDCA Profa. Reane Franco Goulart O que é PDCA? É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. É também chamado de Roda de Deming

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

Modelagem de processos e gestão da qualidade da fundação uniselva. Prof. Dr. Cristiano Maciel Diretor

Modelagem de processos e gestão da qualidade da fundação uniselva. Prof. Dr. Cristiano Maciel Diretor Modelagem de processos e gestão da qualidade da fundação uniselva Prof. Dr. Cristiano Maciel Diretor Fundação UNISELVA Missão: Apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão, trinômio de sustentação

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Raquel Silveira Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

Escritório de Processos. Palestrante: Marcelo Breyer Amorim Gerente do Centro de Serviços Compartilhados

Escritório de Processos. Palestrante: Marcelo Breyer Amorim Gerente do Centro de Serviços Compartilhados Escritório de Processos Palestrante: Marcelo Breyer Amorim Gerente do Centro de Serviços Compartilhados Agenda 1 O que é o Sistema FIRJAN 2 Fatores para implantação 3 4 Histórico de Processos Missão e

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO Certificações O MPF passa por um processo de certificação de qualidade em suas várias instâncias. A certificação pode ser: Por exemplo, Certificação

Leia mais

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS. INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que

Leia mais

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Introdução ao BPM e ao Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira 1. Conceitos básicos 1.1. Processos É um fluxo coordenado e padronizado de atividades executadas por pessoas ou máquinas, as quais podem

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA

Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA Proposta Ibmec Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Módulo Planejamento e Gerenciamento

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

Curso de Microsoft Project 2016

Curso de Microsoft Project 2016 Curso de Microsoft Project 2016 Lucas Furlan Enteléquia Gerenciamento de Projetos via PMBOK Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos na prática Preparatório para Certificação

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto

PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto *Grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam

Leia mais

Monitorização e Controle de Projeto

Monitorização e Controle de Projeto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Monitorização e Controle de Projeto Ricardo Pereira e Silva, D.Sc. www.inf.ufsc.br/ricardo Disponível em www.inf.ufsc.br/~ricardo/download/projetonpd Treinamento

Leia mais

Modelo CMMI em Fábrica de Software

Modelo CMMI em Fábrica de Software Modelo CMMI em Fábrica de Software Carol Passos Gerente de Conhecimento - BRAXIS Março/2007 Assuntos Motivação Modelo CMMI Melhoria de Processo de Software Fábrica de Software Processo de Produção de Software

Leia mais

Uso do Ambiente WebAPSEE na Implementação do Nível G do MPS.BR na Equilibrium Web

Uso do Ambiente WebAPSEE na Implementação do Nível G do MPS.BR na Equilibrium Web Uso do Ambiente WebAPSEE na Implementação do Nível G do MPS.BR na Equilibrium Web Ernani Sales, Luciana Nascimento, Sebastião Antônio Farias Júnior, Carla Lima Reis, Rodrigo Quites Reis 1 Agenda Introdução

Leia mais

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação Business intelligence para empresas de segurança Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação 1. Introdução Pense no volume de informações geradas pela sua empresa de

Leia mais

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES 1. Que atributo está associado a um processo já estabelecido? a. Definição do Processo b. Medida do Processo c. Otimização do Processo d. Gerenciamento de Desempenho 2. Que

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá 1 A Norma Operacional NOB/SUAS 2005, da Política Nacional de Assistência Social consagra os eixos estruturantes

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 Seminário 2 Treinamento e Desenvolvimento 3 Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.; Kram, K. E.; Ting, S. HBR,

Leia mais

Categorização, Priorização e Balanceamento de Portfólio

Categorização, Priorização e Balanceamento de Portfólio , e de Gustavo Teixeira Silva 1 Palestrante Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 21 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand

TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand CUSTOMER SUCCESS STORY TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Companhia: TecBan (Tecnologia Bancária S/A) Empregados:

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

Mapa da Matriz de Competências Corporativas

Mapa da Matriz de Competências Corporativas Mapa da de Competências Corporativas Dados Principais de Competências Corporativas O que é É o conjunto de competências definido pela empresa alinhada à estratégia do negócio. Para que serve Para verificar

Leia mais

Um Projeto de Sucesso!

Um Projeto de Sucesso! Um Projeto de Sucesso! IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/46 O que é um Projeto de Sucesso? IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação

Leia mais

APOSTILHA AULA 4 O CICLO DE VIDA DO PROJETO

APOSTILHA AULA 4 O CICLO DE VIDA DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS DCAT CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS PROFESSOR: KLÉBER BARROS APOSTILHA

Leia mais

AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA

AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA A AD SHOPPING, desde a sua fundação fez opção pela qualidade do seu trabalho e pelo desenvolvimento de soluções para otimização dos

Leia mais

Certificação PMP. Profa. Reane Franco Goulart

Certificação PMP. Profa. Reane Franco Goulart 1 Certificação PMP Profa. Reane Franco Goulart Objetivo da certificação 2 O que é a certificação PMP? Quais os benefícios? Quem pode obter a Certificação PMP? Quanto custa para fazer o exame de Certificação

Leia mais

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG MAIO - 2007 F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc GOVERNADOR DO ESTADO Jaques Wagner SECRETÁRIO

Leia mais

FERRAMENTA PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE 11ª PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL DA AMCHAM RIO - INOVAÇÃO

FERRAMENTA PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE 11ª PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL DA AMCHAM RIO - INOVAÇÃO FERRAMENTA PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE 11ª PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL DA AMCHAM RIO - INOVAÇÃO CONCREMAT 60 DE ATUAÇÃO ANOS NOSSA MISSÃO ASSUMIMOS DESAFIOS COM OUSADIA E COMPETÊNCIA, PROVENDO SOLUÇÕES INTEGRADAS

Leia mais

XII-001 - METODOLOGIA DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO

XII-001 - METODOLOGIA DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO XII-001 - METODOLOGIA DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO Tadeu Dinelli do Amaral (1) Engenheiro Civil pela Universidade Federal

Leia mais

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário Sumário Processo de Normalização Histórico da Revisão Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001: 2015 - Principais Alterações - Como se preparar para as mudanças? Whitepaper Processo de Normalização Processo

Leia mais

Base para uma gestão eficaz

Base para uma gestão eficaz e de Portfolio Base para uma gestão eficaz Roteiro: Gerenciamento de Projetos: Gerenciamento de Projetos: Metodologia Gerenciamento de Projetos e a Estratégia Organizacional Gerenciamento de Projetos e

Leia mais

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando

Leia mais

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS carreira O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS O site RelGov em Foco, que mantém uma página no Facebook, em parceria com a ABRIG, a associação nacional da categoria, fez uma pesquisa com

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA PROGRAMA GESPÚBLICA COMPETÊNCIAS BENEFÍCIOS NÍVEL DE RESPONSABILIDADES ATUAÇÃO Os Membros do Comitê Gestor Interno (CGI) PERFIL

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

OLIVEIRA TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

OLIVEIRA TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. MAIO Rio de Janeiro, 27 de maio de 2013. À OLIVEIRA TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. (na qualidade de administradora do TRX Realty Logística Renda I Fundo de Investimento Imobiliário

Leia mais

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO Palestra - NBR 15575 Desempenho das Edificações RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS REALIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO A Construtora Lage foi fundada em

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz 1 O Engenheiro de Vendas, perspectivas profissionais e de mercado e o modelo mais adequado para realizar suas vendas 2 Cenários Fusões Concorrência mais agressiva

Leia mais

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação 1. Objetivo Esta norma estabelece o procedimento, requisitos básicos e a metodologia a ser obedecida para o planejamento, a execução e o registro de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Título do Slide Máximo de 2 linhas PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Título do Slide PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Aguinaldo Aragon Fernandes, Dsc, CGEIT, 16/09/2013 Título Agenda do Slide O que é o pipeline de liderança? Bases do programa de capacitação

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Paulo Alberto Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS MAIO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Princípios Gerais... 3 1.3. Metodologia... 3 1.4. Diretor e Organograma da Área de Risco... 6

Leia mais

GESTAO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇAO PUBLICA

GESTAO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇAO PUBLICA Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz - GESTAO DA QUALIDADE NA -, ADMINISTRAÇAO PUBLICA Histórico, PBQP, Conceitos, Indicadores, Estratégia, Implantação e Auditoria SÁOPAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 SUMÁRIO

Leia mais

Modernização da Gestão 22-Apr-2013

Modernização da Gestão 22-Apr-2013 Modernização da Gestão 22-Apr-2013 Acesso à Informação As informações atualizadas relativas à política, organização e atividades exercidas pelos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do

Leia mais

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Informações gerais sobre a prática Título Autoavaliação da Gestão do Fórum Clóvis Beviláqua Unidade de implantação Diretoria

Leia mais

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do 5. PROCEDIMENTOS 5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do Manual Brasileiro de Acreditação das

Leia mais

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade terpretações de de é um termo que pode ter diferentes interpretações e para se estudar a qualidade de software de maneira efetiva é necessário, inicialmente, obter um consenso em relação à definição de

Leia mais

MPS.BR. rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1

MPS.BR. rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1 MPS.BR rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1 Prefácio O objetivo do programa é a Melhoria de Processo do Software Brasileiro Duas metas a alcançar a médio e longo

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 04 PROVAS 23 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Noções de Gestão Pública de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC),

Leia mais

V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL José Barreto Filho (1) Diretor Geral do SAAE, Presidente da Regional Centro Oeste e

Leia mais

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados.

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados. 1 Sistemas de Gestão Integrados Gestão da Qualidade Pós graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial Ribeirão Preto E-mail: crpaiva@faap.br CONTEÚDO Motivações Fundamentos de Gestão da Qualidade Evolução

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP Aula 1 UNIP 2014.1 Prof. Clesio Landini Jr. 1 Aula 1 - Apresentação Professor Plano de ensino Referências bibliográficas Material para download Avaliação / Frequência

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto;

Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto; Aula 19 1 2 Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto; A equipe do projeto refere-se às pessoas com papéis e responsabilidades para completar o projeto; É importante

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

Gerência de Projetos. Elias Ferreira

Gerência de Projetos. Elias Ferreira Gerência de Projetos Elias Ferreira História Surgiu na década de 50, Pentagono, EUA Frederick Winslow Henry Gantt Objetivo: gerenciar pesquisa e desenvolvimento do míssil do submarino Polaris A Gerência

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 010/2016 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da unidade de programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro para a

Leia mais

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares Projetos CUSTOS Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de custo O gerenciamento de custos visa essencialmente assegurar aos patrocinadores que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Gerenciamento

Leia mais

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques 1 O que é? O CobiT auxilia as organizações a ter uma Governança de TI mais controlada. Pode dizer-se que se posiciona a um nível superior ao da Gestão de Serviços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

PROCEDIMENTO INTERNO

PROCEDIMENTO INTERNO 1. Objectivo Regulamentar a actividade do Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 2. Aplicação Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 3. Definições

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

Escritório de Gerenciamento de Projetos e Serviços de TI

Escritório de Gerenciamento de Projetos e Serviços de TI Escritório de Gerenciamento de Projetos e Serviços de TI Amarildo R. de Almeida, Rodolfo M. de Barros Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 6.001 86.051-990 Londrina

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

MANUAL Árvore de Indicadores

MANUAL Árvore de Indicadores MANUAL Árvore de Indicadores Revisão do Planejamento Estratégico e desdobramentos Sumário Apresentação Árvore de Indicadores Conceitos e Desafios 03 03 Relação de Causa e Efeito 05 Construção da árvore

Leia mais

Fundamentos do controle

Fundamentos do controle Fundamentos do controle Prof ª Karina Gomes Lourenço Conceitos de Controle Controle como função restritiva e coercitiva: : restringir ou coibir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos

Leia mais

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Desafios das empresas no que se refere à infraestrutura de TI Possuir uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades da empresa Obter

Leia mais