O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:"

Transcrição

1 REGULAMENTO DA MONOGRAFIA - TCC A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade obrigatória para a conclusão e colação de grau no referido Curso. Os objetivos gerais da Monografia Final são os de propiciar aos alunos do Curso de Graduação, a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de evidenciar o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares. A Monografia Final é desenvolvida sob a orientação de um professor do Curso de Graduação. Cabe ao coordenador do curso indicar o professor orientador, devendo, para esse efeito, informar ao professor orientador os prazos estabelecidos neste Regulamento para a entrega do Projeto de Monografia. Ao assinar o projeto de Monografia Final, o professor está aceitando a sua orientação. Pode o aluno contar com a colaboração de outro professor da Instituição que não o seu orientador ou de profissional que não faça parte do corpo docente do Curso da FINOM, atuando como co-orientador, desde que obtenha a aprovação de seu orientador. O nome do orientador e do co-orientador, quando houver, deve constar dos documentos e relatórios entregues pelo aluno. O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: a) Frequentar as reuniões convocadas pelo Coordenador para assuntos de elaboração de monografia. b) Atender semanalmente seus alunos orientandos, em horário previamente fixado. c) Entregar à coordenação do curso, semestralmente, as fichas de frequência e avaliação devidamente preenchidas e assinadas. d) Analisar e avaliar os relatórios parciais mensais que lhe for entregue pelos orientandos.

2 e) Participar das apresentações para as quais estiver designado. f) Assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação das Monografias Finais e as atas finais das sessões de apresentação. g) Requerer a inclusão das Monografias Finais de seus orientandos na pauta semestral de apresentações. h) Cumprir e fazer cumprir este Regulamento. A responsabilidade pela elaboração da Monografia Final é integralmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste Regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação. O não cumprimento dos deveres dos alunos, previstos neste Regulamento, autoriza o professor a desligar-se dos encargos de orientação, através de comunicação oficial à Coordenação. Considera-se aluno em fase de realização da Monografia Final aquele regularmente matriculado nas atividades de Trabalho de Conclusão de Curso TCC, pertencentes ao Currículo Pleno do Curso de Graduação. O aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso tem entre outros, os seguintes deveres específicos: a) Frequentar as reuniões convocadas pelo Coordenador ou pelo seu orientador. b) Manter contatos, no mínimo quinzenais, com o professor orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas. c) Cumprir o calendário divulgado pela Secretaria para entrega de projetos, relatórios parciais e versão definitiva da Monografia Final. d) Entregar ao orientador relatórios parciais mensais sobre as atividades desenvolvidas. e) Elaborar a versão definitiva de sua Monografia Final, de acordo com o presente Regulamento e as instruções de seu orientador.

3 f) Entregar à Coordenação, ao final do semestre em que estiver matriculado em Monografia, 4 (quatro) cópias de sua Monografia Final, devidamente assinadas pelo orientador. g) Comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar e defender a Monografia Final. h) Cumprir e fazer cumprir este Regulamento. Para se matricular nas atividades atinentes à Monografia, o aluno do Curso de Graduação deve ter cursado, com aprovação, necessariamente a disciplina de Metodologia Científica. O não cumprimento do pré-requisito implica no cancelamento automático da matrícula na respectiva disciplina. A matrícula nas atividades atinentes à Monografia atribui ao aluno o direito de escrever e defender sua Monografia Final, conforme calendário estabelecido. A - Do Projeto de Monografia O aluno deve elaborar seu Projeto de Monografia de acordo com este Regulamento e com as recomendações do seu professor orientador no IV período do curso. A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem aplicáveis. A estrutura do Projeto de Monografia compõe-se de: a) Apresentação. b) Objetivos. c) Justificativas. d) Revisão bibliográfica. e) Metodologia. f) Cronograma. g) Levantamento bibliográfico inicial. h) Instrumentos de pesquisa (quando houver pesquisa de campo).

4 B - Da Monografia Final A Monografia Final deve ser elaborada considerando-se: a) Na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis. b) No seu conteúdo, as finalidades deverão estar vinculadas, preferencialmente, ao seu tema com um dos ramos do conhecimento na área do curso, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no Currículo Pleno do Curso. A estrutura da Monografia Final compõe-se de: I. Folha de rosto. II. Folha de aprovação. III. Resumo. IV. Sumário. V. Introdução. VI. Desenvolvimento, contendo necessariamente a revisão bibliográfica. VII. Considerações finais (ou conclusão). VIII. Referências. IX. Anexos (quando for o caso). A Coordenação divulgará, no início de cada semestre, os requisitos a serem preenchidos pelas cópias da Monografia Final encaminhadas às bancas examinadoras. A Monografia Final é defendida pelo aluno perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que a preside, e por outros 2 (dois) membros, designados pelo Colegiado do Curso. Pode fazer parte da banca examinadora, um membro escolhido entre os professores de outros Cursos de Graduação com interesse na área de abrangência da pesquisa, ou de Cursos de áreas afins de outras Instituições, ou ainda entre profissionais de nível superior que exerçam atividades afins com o tema da Monografia Final.

5 Quando da designação da banca examinadora deve também ser indicado um membro suplente, encarregado de substituir qualquer dos titulares em caso de impedimento. A Banca examinadora somente pode executar seus trabalhos com 3 (três) membros presentes. Todos os professores do Curso podem ser convocados para participar das bancas examinadoras, mediante indicação do Coordenador, aprovada pelo Colegiado do Curso. Obs.:Deve, sempre que possível, ser mantida a equidade no número de indicações de cada professor para compor as bancas examinadoras, procurando ainda evitar-se a designação de qualquer docente para um número superior a 10 (dez) comissões examinadoras por semestre. C - Da Apresentação da Monografia Final normas: Para a apresentação da monografia final serão obedecidas as seguintes I. As sessões de apresentação das Monografias Finais são públicas. Não II. III. IV. é permitido aos membros das bancas examinadoras tornarem públicos os conteúdos das Monografias Finais antes de suas apresentações. Será elaborado um calendário semestral fixando prazos para a entrega das Monografias Finais, designação das bancas examinadoras e realização das apresentações. Quando a Monografia Final for entregue com atraso, a relevância do motivo deve ser avaliada pelo Coordenador, ouvido o orientador. Comprovada a existência de motivo justificado, havendo a anuência do professor orientador e sendo requerido pelo aluno, pode a apresentação ser adiada para o semestre seguinte, em período especialmente previsto no calendário e que deve anteceder o período destinado às apresentações regulares. V. Não é admitido um segundo atraso ou a manutenção da suspensão da avaliação por período superior a um semestre, situações nas quais será atribuída nota 0 (zero) nas atividades atinentes à Monografia.

6 VI. Os membros das bancas examinadoras, a contar da data de sua designação, têm o prazo de 15 (quinze) dias para procederem à leitura das Monografias Finais. VII. Na apresentação, o aluno tem até 30 (trinta) minutos para apresentar seu trabalho e cada componente da banca examinadora até 10 (dez) minutos para fazer sua arguição, dispondo ainda o discente de outros 10 (dez) minutos para responder cada um dos examinadores. VIII. A atribuição das notas dá-se após o encerramento da etapa de arguição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração o texto escrito, a sua exposição oral e a apresentação na arguição pela banca examinadora. IX. Utilizam-se, para a atribuição das notas, fichas de avaliação individuais, onde o professor apõe suas notas para cada item a ser considerado. X. A nota final do aluno é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora. XI. Para a aprovação, o aluno deve obter nota igual ou superior a 7 (sete) na média das notas individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora. XII. A banca examinadora deve reunir-se antes da sessão de apresentação pública, podendo, se aprovado por maioria, devolver a Monografia Final para reformulações. XIII. A banca examinadora, por maioria, após a apresentação oral, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos de sua Monografia Final. O prazo para apresentar as alterações sugeridas é de no máximo 30 (trinta) dias. Entregues as novas cópias da Monografia Final, já com as alterações realizadas, reúne-se novamente a banca examinadora, podendo ser dispensada nova apresentação oral. XIV. O aluno que não entregar a Monografia Final, ou que não comparecer para a sua apresentação oral, sem motivo justificado na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado nas atividades atinentes à Monografia.

7 XV. XVI. XVII. XVIII. A avaliação final, assinada pelos membros da banca examinadora e pelo aluno, deve ser registrada no livro de atas respectivo, ao final da apresentação e, em caso de aprovação, cópias da Monografia Final serão destinadas à Biblioteca. Não há recuperação da nota atribuída à Monografia Final, sendo a reprovação nas atividades atinentes à Monografia, nos casos em que houver, definitiva. Se reprovado, fica a critério do aluno continuar ou não com o mesmo tema de Monografia e com o mesmo orientador. Optando por mudança de tema, deve o aluno reiniciar as atividades atinentes à Monografia, a partir da elaboração do projeto de pesquisa. Ao aluno matriculado nas atividades atinentes à Monografia e cuja Monografia Final haja sido reprovada é vedada a apresentação da mesma ou de nova Monografia Final, qualquer que seja a alegação, no semestre da reprovação. Apresentamos a seguir o quadro com a estrutura avaliativa do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC com os critérios de avaliação. Disciplina Informações Gerais Avaliação Pontuação Vinculação a um orientador. TCC I Produção de um projeto de TCC com tema afim (PROJETO) ao curso do acadêmico. TCC I 20,0 Desenvolvimento do estudo com tema afim ao TCC II curso do acadêmico. (MONOGRAFIA) Apresentação do estudo produzido. TCC II 20,0 Nas disciplinas o aluno que atingir média igual ou maior que 70% será considerado aprovado. Nota inferior a essa será considerado reprovado na disciplina.

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CFH DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das disposições iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 9º da

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FISIOTERAPIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FISIOTERAPIA Página 1 de 7 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FISIOTERAPIA Atualização aprovada nas reuniões do Núcleo

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso)

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento normatiza as atividades relativas ao trabalho de conclusão de curso, integrante do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO DIVISÃO DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - TCC

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO DIVISÃO DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - TCC 1 ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO DIVISÃO DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - TCC I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1. Este Regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso da Escola

Leia mais

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado atualizado em 03/2013 1. Apresentação Este regulamento normatiza as atividades de elaboração do Trabalho

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Educação Superior para Carreiras Públicas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

R E G U L A M E N T O PARA A ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC

R E G U L A M E N T O PARA A ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC R E G U L A M E N T O PARA A ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I -TCC DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) FEOL 2010 CADERNETA DE ACOMPANHAMENTO IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) FEOL 2010 CADERNETA DE ACOMPANHAMENTO IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) FEOL 2010 CADERNETA DE ACOMPANHAMENTO IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA Nome: Tel/Fax: E-mail: Título da Monografia: Orientador: E-mail: Ass. do Orientador: Data: / /. 2 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS UNIFEB

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS UNIFEB REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS UNIFEB I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1 - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

Centro Universitário de Araraquara UNIARA

Centro Universitário de Araraquara UNIARA 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Sistemas de Informação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1. O presente Regulamento normatiza as atividades de pesquisa orientada, bem como o Trabalho de Monografia dela resultante, requisito indispensável para a aprovação

Leia mais

NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Seropédica -

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FUNDAÇÃO FUPAC GOVERNADOR VALADARES 2018 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO Todo aluno

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 1º. Sujeitam-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso todos os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica Robótica e Automação Industrial CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 A presente norma tem como objetivo regulamentar a

Leia mais

Resolução CONSEPE nº. 01 de 01 de fevereiro de 2016. Altera Regulamento do Trabalho de Curso do curso de Direito.

Resolução CONSEPE nº. 01 de 01 de fevereiro de 2016. Altera Regulamento do Trabalho de Curso do curso de Direito. Resolução CONSEPE nº. 01 de 01 de fevereiro de 2016 Altera Regulamento do Trabalho de Curso do curso de Direito. O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, no uso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008) NORMA REGULAMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E TCC II) DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Normas de elaboração do Trabalho de Curso Graduação em Administração Campus Sant

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A coordenação do curso de Direito, no uso de suas atribuições regimentais, institui o presente Regulamento de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA Resolução Nº 01/CCP/2013 Florianópolis, 16 de abril de 2.013. Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

- aprofundamento teórico do conhecimento técnico de um determinado tema escolhido pelo aluno;

- aprofundamento teórico do conhecimento técnico de um determinado tema escolhido pelo aluno; 1. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Dinâmica, para a obtenção do diploma de graduação no Curso de Farmácia, o discente

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a Monografia de Final do Curso de Direito da Faculdade Panamericana - FAPAN,

Leia mais

Aprova Normas que Regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Complementares do Curso de Graduação em História 1

Aprova Normas que Regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Complementares do Curso de Graduação em História 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA N 0 001/CGHST, de 15 de maio de 2006.

Leia mais

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 018 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 018 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 018 OBJETIVO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP Este manual tem como objetivo apresentar a regulamentação e as diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE MONOGRAFIA E DA MONOGRAFIA

REGULAMENTO DO PROJETO DE MONOGRAFIA E DA MONOGRAFIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO FLEXÍVEL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente conjunto de regras tem por finalidade normatizar as atividades que compõem o núcleo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO OBJETIVO Este manual tem como objetivo apresentar a regulamentação e as diretrizes gerais para o desenvolvimento do Trabalho de Curso, o TC da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão de Curso desenvolve-se em duas disciplinas: Trabalho de Curso I - Projeto de Monografia ou Artigo e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Resolução Nº 001/2010 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação

Leia mais

A estrutura de funcionamento dos trabalhos de conclusão de curso obedece ao seguinte organograma: CONSEPE. Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

A estrutura de funcionamento dos trabalhos de conclusão de curso obedece ao seguinte organograma: CONSEPE. Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Resolução 01/2006 O Reitor do Centro Universitário Toledo de Araçatuba, no uso de suas atribuições legais e o aprovado pelo CONSEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e considerando a necessidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades relacionadas com a apresentação e defesa de trabalho

Leia mais

Art.1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade curricular acadêmica individual e obrigatória.

Art.1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade curricular acadêmica individual e obrigatória. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE HISTÓRIA REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A presente deliberação

Leia mais

PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais,

PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais, PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. Aprova Regulamento de TCC do curso de Direito. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO

Leia mais

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciências Contábeis o

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este Regulamento estabelece as normas para o cumprimento da carga horária mínima

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Zoologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), vinculado à Faculdade

Leia mais

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo:

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo: ANEXO IV REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As Atividades Complementares do Curso de Arquitetura e Urbanismo, como parte integrante do currículo, constituem atividades extraclasse, desenvolvidas

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de Curso (TCC) de Comunicação Social (Jornalismo/Publicidade

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG RESOLUÇÃO n 004/2013 CCGAU Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno da Escola de Arquitetura da UFMG, alterando dispositivos da Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 113/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO, da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO Nº 113/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO, da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 113/2010/CONEPE Aprova Regulamento do Trabalho de Conclusão do

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE NUTRIÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE NUTRIÇÃO 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE NUTRIÇÃO Barretos/SP 2018 2 1 Introdução A matriz curricular do Curso de Nutrição da Faculdade Barretos é organizada em 4 conteúdos essenciais, que são

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONSELHO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE UNIVERSIDADE DO RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE Normatiza o Trabalho de Conclusão de Curso TCC, do Curso de Licenciatura Plena em Computação do Campus Universitário do Vale do Teles Pires em Colíder-MT. O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 049/2004 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº. 049/2004 CONEPE RESOLUÇÃO Nº. 049/2004 CONEPE Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Licenciatura Plena em Computação do Campus Universitário de Alto Araguaia. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES CAPÍTULO I O PROJETO Art. 1o- Ao final do curso, o aluno

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Paço do Lumiar CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A presente norma tem por finalidade regulamentar as atividades relacionadas

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

UniAGES. Centro Universitário Paripiranga (BA) REGULAMENTO DA MONOGRAFIA

UniAGES. Centro Universitário Paripiranga (BA) REGULAMENTO DA MONOGRAFIA UniAGES Centro Universitário Paripiranga (BA) REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Paripiranga 2016 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 4 CAPÍTULO II... 4 DO COODENADOR DE MONOGRAFIAS... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Ensino Médio

Trabalho de Conclusão do Ensino Médio Trabalho de Conclusão do Ensino Médio Funcionamento da Disciplina 1. A Disciplina é Obrigatória. A. Pertence ao Núcleo Básico. 2. Carga Horária de 80 horas (40 + 40 = 2ºano + 3ºano) A. Encontros entre

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAPITULO I DAS DEFINIÇÕES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAPITULO I DAS DEFINIÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD Coordenação do curso de Filosofia/ EaD. Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP

Leia mais

RESOLUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC

RESOLUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÀO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE Bacharelado RESOLUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PTCC) E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Faculdade de Direito de Alta Floresta -

REGULAMENTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PTCC) E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Faculdade de Direito de Alta Floresta - REGULAMENTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PTCC) E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF 2013 SUMÁRIO TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...02

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO Nº 7, DE 26 DE SETEMBRO DE 2006

CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO Nº 7, DE 26 DE SETEMBRO DE 2006 CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO Nº 7, DE 26 DE SETEMBRO DE 2006 Define as normas para organização e realização do trabalho monográfico de conclusão do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior

Leia mais

REGULAMENTO DE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO DE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento normatiza as atividades de apresentação e defesa dos trabalhos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ÍNDICE TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TÍTULO II COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO III PROFESSORES ORIENTADORES E ACADÊMICOS CAPÍTULO

Leia mais

TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I. Da conceituação e objetivos

TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I. Da conceituação e objetivos TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I Da conceituação e objetivos Art 12 O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade acadêmica curricular obrigatória, podendo versar sobre temas de pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA

NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - A presente Normatização tem por finalidade regulamentar e/ou orientar o desenvolvimento das atividades do Trabalho de Conclusão

Leia mais

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Normas Acadêmicas 1 - Acesso e Matrícula A admissão de discentes no PROFMAT se dá por meio do Exame Nacional de Acesso, versando sobre programa de conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

Regulamento da Monografia Final do Curso de Direito do UNI-BH Aprovado em Reunião do Colegiado do Curso de Direito em 04/04/2008

Regulamento da Monografia Final do Curso de Direito do UNI-BH Aprovado em Reunião do Colegiado do Curso de Direito em 04/04/2008 Regulamento da Monografia Final do Curso de Direito do UNI-BH Aprovado em Reunião do Colegiado do Curso de Direito em 04/04/2008 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CERTIFICADORAS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CERTIFICADORAS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CERTIFICADORAS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à

Leia mais

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Sinop - MT REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO

Leia mais