MANUAL DE ESTÁGIO CURSO DE PEDAGOGIA GRADE CURRICULAR SEMESTRES HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ESTÁGIO CURSO DE PEDAGOGIA GRADE CURRICULAR 2010 8 SEMESTRES HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL I"

Transcrição

1 MANUAL DE ESTÁGIO CURSO DE PEDAGOGIA GRADE CURRICULAR SEMESTRES HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL I PROFESSOR RESPONSÁVEL: Wagner Constantino ANO 2012

2 Manual do estagiário I Apresentação: Estagiária (o) Este manual tem por finalidade oferecer aos estagiários do Curso de Graduação em Pedagogia habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Faculdade Morumbi Sul, os procedimentos para a realização das atividades de Estágio, atendendo a legislação específica. Considera-se Estágio Curricular as atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, proporcionadas em situações reais de trabalho e vida, vivenciadas em instituições de ensino. II Objetivos: O Estágio Supervisionado, como disciplina integrante do currículo do curso de Graduação, tem a função de propiciar ao futuro professor, o contato orientado com seu campo de ação. Na faculdade, o aluno terá a orientação teórico-reflexiva e nos estágios poderá vivenciar esses mesmos aspectos, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre conceitos e teorias debatidos ao longo do curso de Graduação, estimulando o interesse pela continuação de estudos e pela pesquisa. Contribuir para o levantamento das competências necessárias aos professores que irão trabalhar no contexto escolar, fornecendo subsídios para o constante repensar da formação inicial.

3 III Competências: É da competência do Estagiário: Identificar a Instituição onde irá desenvolver o estágio; Providenciar documentação exigida, acatando as exigências procedimentais da Instituição; Comparecer aos encontros com o coordenador de estágio, cumprindo as tarefas que lhe forem atribuídas; Cumprir as normas estabelecidas pela Coordenação de Estágio; Estar atento à postura ética que o trabalho requer. É da competência do Coordenador de Estágio: Coordenar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, auxiliando o Estagiário durante todo o período de duração dos trabalhos; Avaliar os relatórios entregues pelos alunos; Estabelecer contato com as instituições de ensino; Avaliar periodicamente o estagiário, indicando, se necessário for, as alterações no cronograma; Estar atento à postura ética que o trabalho requer. IV Dos procedimentos e da comprovação do Estágio: O Estágio Supervisionado deve realizar-se em instituição pública e/ou privada; A escolha das instituições a estagiar compete ao aluno (estagiário); O Estágio deve ser devidamente comprovado e sua aprovação é condição indispensável para que o aluno seja diplomado; Somente pode colar grau o aluno aprovado no Estágio.

4 Para comprovação e aprovação do Estágio: Você receberá uma carta de apresentação e uma carta de oficialização de estágio. A carta de apresentação ficará na instituição onde você irá estagiar e a carta de oficialização deverá ser preenchida e assinada pelo diretor da instituição onde você irá estagiar. No final dos estágios, será anexada aos seus documentos. O seu estágio só terá validade a partir da data de assinatura do diretor da instituição na carta de oficialização. Você deverá entregar para seu professor supervisor um plano geral de estágio, o qual seguirá critérios estabelecidos para sua elaboração. A ficha de controle de estágios deverá ser preenchida e devidamente assinada pelos profissionais responsáveis e diretor da instituição onde você estagiou. Esta ficha não deve conter rasuras ou dobras, pois se trata de um documento oficial. Anote na ficha o número do R.G do diretor responsável pela instituição onde você estagiou, no campo específico. O horário de estágio não poderá, em hipótese alguma, prejudicar a freqüência normal do estudante às aulas do seu curso de graduação. V Carga Horária: Em atendimento ao expresso na LDBEN 9394/96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e considerando o Projeto Pedagógico do referido Curso na Faculdade Morumbi Sul, que instituiu essa prática acadêmica a partir do 5º Núcleo, apresentamos abaixo a distribuição da carga horária de Estágio Supervisionado a ser desen-

5 volvida no decorrer do curso, para a habilitação em Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS DE ESTÁGIO PELOS NÚCLEOS DE FORMAÇÃO: 5º núcleo 6º núcleo 7º núcleo 8º núcleo Gestão e Cotidiano Escolar 60 Educação Infantil 80 Anos Iniciais de Escolarização 100 Educação de Jovens e Adultos 60 Total 300h VI Modalidades de estágio: Cada aluno deverá cumprir a carga horária semestral de acordo com a tabela acima. Convém ressaltar que as aulas de orientação individual ou coletiva com o professor coordenador deverá totalizar 5 horas. A entrega do trabalho final de Estágio é obrigatória. Este trabalho deverá apresentar as principais conclusões quanto ao desenvolvimento do projeto de estágio na Instituição Escolar e o relatório de caracterização da escola, sendo também destinadas 5 horas para tal finalidade.

6 1) Quanto ao Estágio Supervisionado em Gestão e Cotidiano Escolar O Estágio correspondente ao 5º núcleo - Gestão e Cotidiano Escolar - realizado em instituições públicas ou privadas de ensino, se desenvolverá apenas nas modalidades observação e participação, perfazendo ambas as modalidades o total de 60 horas, sendo: 30 horas para observação/participação na Coordenação Pedagógica; 30 horas para observação/participação na Direção de Escola. Os alunos deverão observar, acompanhar e auxiliar na rotina pedagógica e administrativa da instituição escolar da Direção, Assistente de Direção, Coordenador Pedagógico -, bem como participar dos horários de estudo e reflexão com os professores, Reunião de Pais e Mestres, Conselho de Escola, Planejamentos coletivos entre outras atividades. 2) Quanto ao Estágio Supervisionado em Educação Infantil O Estágio correspondente ao 6º núcleo Educação Infantil - realizado em instituições públicas ou privadas de ensino, se desenvolverá nas modalidades observação, participação e regência, perfazendo o total de 80 horas, sendo: Estágio de observação: Observação e registro dos aspectos da escola inclusive sua arquitetura e formas de utilização dos diferentes espaços, das atividades de planejamento, do desempenho, da atitude, do comportamento, da postura, das relações interpessoais, dos aspectos profissionais e didáticos, além de outros de interesse, totalizando 30 horas de observação. Registros das observações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio de observação.

7 Estágio de participação: O momento da participação deve possibilitar ao estagiário a oportunidade de ser colaborador em atividades de ensino como um todo, sempre de acordo com as propostas e solicitações do professor responsável pela sala, e executada de acordo com a rotina escolar estabelecida. Quando solicitado, o aluno poderá preparar material didático, oferecer assistência a determinados alunos, elaborar ou corrigir atividades. Participar de aplicação de questionário, projetos, eventos internos e externos da instituição e demais atividades envolvendo a área da cultura e da educação, totalizando 40 horas de participação. Registros das participações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio. Estágio de regência: Regência de atividades próprias do profissional observado, adequando-se as exigências do mesmo e da instituição, totalizando 10 horas de atuação. Como esta modalidade específica de Estágio implica planejamento, seleção e/ou desenvolvimento de material didático, desenvolvimento do trabalho com aplicação do material elaborado e avaliação dos resultados, consideramos adequado dividir às horas em: 05 horas para planejamento e elaboração de material; 03 horas para regência efetiva e aplicação do material; 02 horas para avaliação dos resultados.

8 Registros da regência com apresentação do planejamento efetuado, cópias das atividades e avaliações propostas, junto com o relato de sua experiência. 3) Quanto ao Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais da Escolarização O Estágio correspondente ao 7º núcleo Anos Iniciais da Escolarização - realizado em instituições públicas ou privadas de ensino, se desenvolverá nas modalidades observação, participação e regência, perfazendo o total de 100 horas, sendo: Estágio de observação: Observação e registro dos aspectos da escola inclusive sua arquitetura e formas de utilização dos diferentes espaços, das atividades de planejamento, do desempenho, da atitude, do comportamento, da postura, das relações interpessoais, dos aspectos profissionais e didáticos, além de outros de interesse, totalizando 30 horas de observação. Registros das observações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio de observação. Estágio de participação: O momento da participação deve possibilitar ao estagiário a oportunidade de ser colaborador em atividades de ensino como um todo, sempre de acordo com as propostas e solicitações do professor responsável pela sala, e executada de acordo com a rotina escolar estabelecida. Quando solicitado, o aluno poderá preparar material didático, oferecer assistência a determinados alunos, elaborar ou corrigir atividades.

9 Participar de aplicação de questionário, projetos, eventos internos e externos da instituição e demais atividades envolvendo a área da cultura e da educação, totalizando 50 horas de participação. Registros das participações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio. Estágio de regência: Regência de atividades próprias do profissional observado, adequando-se as exigências do mesmo e da instituição, totalizando 20 horas de atuação. Como esta modalidade específica de Estágio implica planejamento, seleção e/ou desenvolvimento de material didático, desenvolvimento do trabalho com aplicação do material elaborado e avaliação dos resultados, consideramos adequado dividir às horas em: 10 horas para planejamento e elaboração de material; 06 horas para regência efetiva e aplicação do material; 04 horas para avaliação dos resultados. Registros da regência com apresentação do planejamento efetuado, cópias das atividades e avaliações propostas, junto com o relato de sua experiência. 4) Quanto ao Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos O Estágio correspondente ao 8º núcleo Educação de Jovens e Adultos - realizado em instituições públicas ou privadas de ensino, se desenvolverá nas modalidades observação, participação e regência, perfazendo o total de 60 horas, sendo:

10 Estágio de observação: Observação e registro dos aspectos da escola inclusive sua arquitetura e formas de utilização dos diferentes espaços, das atividades de planejamento, do desempenho, da atitude, do comportamento, da postura, das relações interpessoais, dos aspectos profissionais e didáticos, além de outros de interesse, totalizando 20 horas de observação. Registros das observações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio de observação. Estágio de participação: O momento da participação deve possibilitar ao estagiário a oportunidade de ser colaborador em atividades de ensino como um todo, sempre de acordo com as propostas e solicitações do professor responsável pela sala, e executada de acordo com a rotina escolar estabelecida. Quando solicitado, o aluno poderá preparar material didático, oferecer assistência a determinados alunos, elaborar ou corrigir atividades. Participar de aplicação de questionário, projetos, eventos internos e externos da instituição e demais atividades envolvendo a área da cultura e da educação, totalizando 30 horas de participação. Registros das participações nas planilhas, relatórios e anexos do estágio. Estágio de regência: Regência de atividades próprias do profissional observado, adequando-se as exigências do mesmo e da instituição, totalizando 10 horas de atuação. Como esta modalidade específica de Estágio implica planejamento, seleção e/ou desenvolvimento de material didático, desenvolvimento do trabalho com aplicação do

11 material elaborado e avaliação dos resultados, consideramos adequado dividir às horas em: 05 horas para planejamento e elaboração de material; 03 horas para regência efetiva e aplicação do material; 02 horas para avaliação dos resultados. Registros da regência com apresentação do planejamento efetuado, cópias das atividades e avaliações propostas, junto com o relato de sua experiência. VII Orientações finais: O estágio deverá ser digitado de acordo com as normas científicas. Deverá ser preenchida uma ficha de estágio para cada modalidade. A entrega do trabalho final de estágio é obrigatória. Esse trabalho deverá apresentar as principais conclusões quanto ao desenvolvimento do projeto de estágio na instituição. A montagem da pasta deverá seguir a seqüência do manual do estagiário: 1- Página de rosto; 2- Ficha de identificação da escola; 3- Ficha de autorização de estágio; 4- Plano geral de estágio; 5- Ficha de caracterização da escola; 6- Relatório de caracterização da escola; 7- Relatórios de observação/ participação/ regência; 8- Fichas de desenvolvimento de atividades (uma ficha para cada modalidade); 9- Materiais elaborados para a prática de regência; 10- Ficha de supervisão de estágio.

12 FACULDADE MORUMBI SUL RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PEDAGOGIA HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I (Nome do aluno) SÃO PAULO 2011

13 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Nome: Endereço: Bairro: Cidade: CEP: Telefone: Diretor: Diretoria de Ensino:

14 AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Nome do estagiário: Curso: Turma: R.A. Total de horas a estagiar: INFORMAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS: Instituição: Endereço: Telefone: Diretor (a): Mantenedora: Autorizo: São Paulo, de de São Paulo, de de 2011 Assinatura do estagiário (a) Carimbo e assinatura do(a) diretor(a)

15 Ilmo. (a) Sr. (a) Servimo-nos desta para apresentar a Sra. R.A, aluna do Curso de Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Solicitamos a colaboração de V,Sa. no sentido de que seja autorizada a realização de estágio nesta instituição, em cumprimento das exigências curriculares, facilitando-lhe a oportunidade de vivenciar a realidade educacional, condição imprescindível para sua futura atuação profissional. Sem mais para o momento, Coordenadora do Curso de Pedagogia Márcia Honora Professor Supervisor de Estágio Wagner Constantino

16 Relatório de estágio Modalidade de estágio: ( ) Observação ( ) Participação ( ) Regência Data: / / Duração:

17 PLANO GERAL DE ESTÁGIOS Nome do aluno: Série: R.A Período: Local do estágio: Número total de horas a estagiar: Na modalidade de observação:. Na modalidade de participação:. Na modalidade de Regência:. Com o supervisor de estágio: 5 horas. Com o desenvolvimento do projeto de estágio: 5 horas. O que pretendo observar nos estágios? Como pretendo participar nos estágios? O que espera alcançar no final dos estágios Assinatura do estagiário Plano de estágio aprovado em: / / Professor Supervisor de Estágios

18 FICHA PARA CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1- Da identificação do Estabelecimento e da Mantenedora: 1.1- Denominação: 1.2 Endereço: Bairro: CEP: 1.3: Entidade Mantenedora: 1.4- Unidade responsável pela supervisão da Instituição Escolar: 2- Dos Cursos: 2.1- A escola mantém os seguintes cursos: 2.2- Número de classes e de alunos: CURSOS CLASSES ALUNOS Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Total:

19 3- Da estrutura física 3.1- Prédio Próprio Sim ( ) Não ( ) Adaptado Sim ( ) Não ( ) Tipo de construção (alvenaria, madeira, outro) e descrição das características arquitetônicas: Atende a necessidade da clientela? Sim ( ) Não ( ) Razoavelmente ( ) Explique: Estado de conservação: Bom ( ) Regular ( ) péssimo ( ) Por quê: Número de pavimentos: Número de salas de aulas: Sala ambiente:

20 Dependência para apoio pedagógico: Laboratório: Laboratório de Informática: Salas para Orientação Educacional: Sala para Coordenação Pedagógica: Sala para a Direção Escolar: Biblioteca: Sala para os Professores (uso coletivo): Sala de professores (para atendimentos / estudos individuais): Secretaria: Cozinha: Refeitório: Dependências sanitárias: Masculino: Feminino: filtros de água e bebedouros: Áreas disponíveis: Pátio ( ) Quadra descoberta ( ) Quadra coberta ( ) Campo de futebol ( ) Tanque de areia ( ) Piscina ( ) Play-ground ( ) Outros: Ficam próximas/afastadas das salas de aulas: Produzem ruídos que prejudicam o trabalho pedagógico:

21 3.2- Equipamentos: Mobiliário: (avalie os aspectos quantitativos e qualitativos) Outros equipamentos: Recursos audio-visuais: 4- Da organização Administrativa e Apoio Pedagógico: 4.1- Diretor: Efetivo ( ) Substituto ( ) Designado ( ) Outro ( ) Principais atividades: 4.2- Assistente de Diretor: Efetivo ( ) Substituto ( ) Designado ( ) Outro ( )

22 Principais atividades: 4.3- Coordenador Pedagógico: Sim ( ) Não ( ) Principais atividades: 4.4 Orientador Educacional: Sim ( ) Não ( ) Principais atividades:

23 4.5- Outros (psicólogo, psicopedagogo etc): Principais atividades: 4.6- Bibliotecário: Sim ( ) Não ( ) Principais atividades: 4.7- Auxiliar de Laboratório: Sim ( ) Não ( ) Principais atividades: 4.8- Corpo Docente: Professores de Educação Infantil: Professores de Ensino Fundamental I: Professores de Ensino Fundamental II: Professores de Ensino Médio:

24 Auxiliares: Total: 4.9- Pessoal do Apoio Administrativo e Serviços Auxiliares: Secretário Sim ( ) Não ( ) Quantos: Contador Sim ( ) Não ( ) Quantos: Tesoureiro Sim ( ) Não ( ) Quantos: Escriturários Sim ( ) Não ( ) Quantos: Inspetor de alunos Sim ( ) Não ( ) Quantos: Serventes Sim ( ) Não ( ) Quantos: Zelador Sim ( ) Não ( ) Quantos: Porteiro Sim ( ) Não ( ) Quantos: Segurança Sim ( ) Não ( ) Quantos: São suficientes para o desenvolvimento das atividades propostas: Sim ( ) Não ( ) Explique:

25 Relatório de caracterização da Escola A partir dos dados coletados na ficha de caracterização e de sua observação, elaborar um relatório sobre o perfil da escola. Para isto é necessário que o estagiário tenha acesso ao Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, o que pode possibilitar uma análise crítica da situação real da instituição. Segue abaixo algumas sugestões a serem consideradas. Esse relatório deverá contemplar aspectos quanto: Características da clientela e da comunidade escolar; Atuação da equipe técnica-pedagógica e docente; Como ocorreu o desenvolvimento e adequações do Projeto Político Pedagógico Escolar; As diferentes relações que se estabelecem no interior da escola; Os indicativos de qualidades e da aprendizagem dos alunos; Os índices de evasão escolar e de satisfação discente e docente. Sugestões de aspectos a serem considerados na caracterização da escola: 1. Caracterização sócio-econômica: Breve histórico da criação da escola. Características gerais da comunidade e sua influência na composição da clientela escolar: caracterização do setor ou bairro em termos de urbanização (tipo de casas, tuas, igrejas indústrias, tipo de comércio, transporte urbano etc.), nível sócio-econômico das famílias, aspectos culturais e de lazer, assistência social c saúde outras escolas existentes. 2. Estrutura física e material: Caracterização do edifício escolar e de sua arquitetura, considerando o tipo de construção, o aspecto físico geral e o número de salas, a adequação dos espaços aos fins propostos. Perceber se as áreas para lazer, recreação e esportes não prejudicam outras atividades, gerando ruídos dentro das salas de aulas, por exemplo. Se equipamentos são adequados e suficientes. Se a cozinha e refeitório possibilitam que os alunos se alimentem de forma

26 adequada, sentados e com talheres. Quais são as verbas de que dispõe a escola e como é sua sistemática de efetuação de despesas, formas de controle e financiamento de seus gastos. 3. Pessoal: Qualificação dos diferentes profissionais envolvidos na escola. Demonstrações de comprometimento e satisfação/insatisfação com o trabalho. 4. Estrutura, organização e funcionamento: - Observar o organograma da escola e as principais atribuições de cada profissional e setor. Caracterizar a forma de gestão e de relacionamento entre os profissionais de um mesmo setor e de setores distintos. Perceber se o regimento escolar é do conhecimento de todos. Como os alunos se portam em relação às normas de convivência, se houver. Se existe algum programa de formação continuada para os professores e pessoal administrativo. Se ocorre trabalho de assistência pedagógico-didática ao professor. Se há unidade de ação da equipe técnica e docente ou o trabalho é fragmentado e individualizado. Perceber se existem conflitos de funções entre equipe técnica e docente, e quais suas razões. - Perceber se a Secretaria está bem organizada, com pessoal suficiente. Se existem prontuários para cada aluno, com ficha cadastral e seus dados de identificação, residência, profissão dos pais etc. Se existem normas da Secretaria da Educação sobre a organização e funcionamento da secretaria escolar. - Perceber como é a relação entre a Diretoria de Ensino e a unidade escolar. Existem normatizações e instruções impostas? Quem é o portador dessas instruções? Como elas chegam aos professores e funcionários? Qual é o grau de autonomia da escola para tomar decisões? - A escola tem APM (Associação de Pais e Mestres) e Conselho de Escola? Existe um trabalho sistemático com os pais? Como é sua participação e com que frequencia? A

27 escola mantém relacionamento com outras instâncias da comunidade (políticos, associações de bairro, empresários e outros)? 5. O planejamento/plano escolar: Existe alguma sistemática de levantamento de dados e informações para o diagnóstico da situação de aprendizagem? Como é elaborado o plano de escola? Sua utilização é efetiva? Como é organizada a Semana de planejamento? Qual é o procedimento utilizado na escolha dos livros didáticos? Existe uma articulação entre as séries em termos de programação de objetivos e conteúdos? Ocorrem avaliações periódicas das diferentes atividades? Quem realiza as avaliações? Há uma reflexão conjunta sobre a prática desenvolvida, para detectar desvios, dificuldades, e reorientar os trabalhos?

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a todos os alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Tijucussu.

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Licenciatura Habilitação: Aluno(a): ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO Curso - Habilitação: Nome do(a) Aluno(a): Orientador de Estágio: ESTÁGIO

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA GESTÃO ESCOLAR Ilha Solteira SP 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciências Contábeis o

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA O presente

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Anexo à Resolução Nº 26 de 21 de junho de 2013. REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL CAPÍTULO I - DO CONCEITO, FINALIDADES E OBJETIVOS CAPÍTULO II - DAS ÁREAS, CAMPOS E ATIVIDADES

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Justificativa. Considerando a necessidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo ensino e aprendizagem se faz necessário o trabalho

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica (Escritório de Assistência Jurídica EAJ).

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece normas para o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, constante no Projeto Pedagógico do Curso, a qual consiste em

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 4 4. ATRIBUIÇÕES... 4 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E AGENTES DE INTEGRAÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA. Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA. Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015. Homologa adequações no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON Regulamenta o estágio supervisionado obrigatório e

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÀRIO Requisitos: Graduação em Biblioteconomia e Registro no Conselho de Classe 1. Planejar, programar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informação

Leia mais

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné. RESOLUÇÃO CSA 08/2009 APROVA O REGULAMENTO DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 6º, II, do

Leia mais

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo:

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo: ANEXO IV REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As Atividades Complementares do Curso de Arquitetura e Urbanismo, como parte integrante do currículo, constituem atividades extraclasse, desenvolvidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM INSTITUIÇÕES

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES SÃO PAULO 2016 Pg 1/5 Este conjunto de normas e procedimentos tem por objetivo normalizar as Atividades Complementares como componente curricular dos cursos de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º - O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, previsto

Leia mais

Orientações para o Estágio

Orientações para o Estágio Orientações para o Estágio DIREC 2015 Câmpus Guarapuava LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Estágio Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/proreitorias/prograd/legislacao/arquivos/lei11788_estagio.pdf

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008

RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 RESOLUÇÃO CGRAD 020/08, DE 16 DE JULHO DE 2008 Aprova o Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação do CEFET-MG A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO Curitiba, 2009. FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO: BIOMEDICINA REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB A Diretora da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Brasileiras - FIB, nos termos do artigo 12, inciso XXIII do Regimento Geral

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Manual de Estágio. Gestor

Manual de Estágio. Gestor Manual de Estágio Gestor SUMÁRIO Introdução...3 1. Concepção didático-pedagógica da Escola Técnica Residência Técnica...4 2. Quais as obrigações dos gestores de ensino em relação aos estagiários?...4 3.

Leia mais

PIBID. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Subprojeto Pedagogia Alfabetização

PIBID. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Subprojeto Pedagogia Alfabetização PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto Pedagogia Alfabetização Quem somos: O Coordenadores: O Leonice Matilde Richiter O Vilma Aparecida de Souza O Professores Supervisores:

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 III ESTAGIÁRIO 3.1 Formulário de Identificação 3.2 Autorização de uso de imagem organizacional 3.3 Autorização de uso de imagem pessoal 3.4 Requisitos e diretrizes para o relatório e evidências 3.5 Avaliação

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO As normas apresentadas neste regulamento estão de acordo com a LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que rege sobre os estágios

Leia mais

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 59/2009/CONEPE Aprova as Normas Específicas do Estágio Curricular

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação Serviço Público Federal RESOLUÇÃO N 01/2012 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com as Diretrizes Curriculares explicitadas na Resolução 06/06 as Atividades Complementares passam a fazer

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2008

EDITAL Nº 001 / 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS EDITAL Nº 001 / 2008 A comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para seleção simplificada de candidatos(as) para preencher cadastro reserva para contratação

Leia mais

NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA

NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO Facimed/Medicina - 2012. 1 INTRODUÇÃO As disciplinas optativas são períodos de inserção do acadêmico em áreas específicas da prática profissional,

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: EDUCAÇÃO FÍSICA (Portaria de Reconhecimento nº 428 de 28 de julho de 2014) E PEDAGOGIA (Portaria de Reconhecimento nº 286 de 21 de dezembro de 2012) ORIENTAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os cursos de gestão 1º semestre, turmas ingressantes em fevereiro

Leia mais

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir:

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir: Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica Conforme oferta descrita no quadro a seguir: FUNÇÃO Assistente Social REQUISITOS Completo em Serviço Social; Experiência profissional desejável:

Leia mais

MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO

MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO MANUAL ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS ALUNO ESTAGIÁRIO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1. INTRODUÇÃO Cursos: Técnico em Estética, Segurança do Trabalho, Administração e Logística Os cursos técnicos da Escola

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento das s Complementares Capítulo 1 Diretrizes Preliminares Art. 1º As atividades complementares, constantes nas Diretrizes

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM

Leia mais

CONSTA TAMBÉM: Modelo de currículo (para casos de o pesquisador não ter o Lattes ou Vítae).

CONSTA TAMBÉM: Modelo de currículo (para casos de o pesquisador não ter o Lattes ou Vítae). LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (via Plataforma Brasil) AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS CONSTA TAMBÉM: Modelo de currículo

Leia mais

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3.

PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei Nº. 3. PORTARIA Nº 078-R, DE 28 DE JUNHO DE 2016. Dispõe sobre o Calendário Escolar/2º semestre letivo 2016 do ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nas unidades escolares

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL GUIA RESUMIDO DE PROCEDIMENTOS A) PARA MATRICULAR NA DISCIPLINA AA031 E REALIZAR O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO LETIVO: 1 ) O aluno interessado no estágio obrigatório deverá providenciar os seguintes documentos,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 Assunto: Altera a Resolução CEPE Nº 30/2004, de 30/03/2004, sobre Regulamentação das Atividades Complementares no Centro

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Professores orientadores de estágio 3. Relatório de estágio 3.1 Apresentação do relatório 4. Roteiro do relatório de estágio 4.1 Estagiário 4.2 Funcionário

Leia mais

REGIMENTO DA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO (NUPPE)

REGIMENTO DA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO (NUPPE) APROVADO Alterações aprovadas na 30ª reunião do Conselho Superior realizada em 18/12/2015. REGIMENTO DA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO (NUPPE) DA ESTRUTURA Art. 1º - A

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FZEA/USP) Aprovado na 190ª reunião da C.G de

Leia mais

NOME DO CURSO: A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância. Parte 1 Código / Área Temática

NOME DO CURSO: A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância. Parte 1 Código / Área Temática NOME DO CURSO: A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Especial. Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento.

Estágio Supervisionado Educação Especial. Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento. Estágio Supervisionado Educação Especial Teleaula 3 Profa. Me. Cristina Rolim Chyczy Bruno tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento

Leia mais

CADASTRO DO ESTAGIÁRIO. DADOS PESSOAIS Nome: Ano de Ingresso: Nº da matrícula: Módulo: Turma:

CADASTRO DO ESTAGIÁRIO. DADOS PESSOAIS Nome: Ano de Ingresso: Nº da matrícula: Módulo: Turma: CADASTRO DO ESTAGIÁRIO DADOS PESSOAIS Nome: Ano de Ingresso: Nº da matrícula: Módulo: Turma: Bairro: Cidade: UF: CEP: Telefone: Celular E-mail: DADOS DA EMPRESA Nome/Razão Social: CNPJ: Ramo de Negócios:

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM SAÚDE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE DE DESIGN CURSO DESIGN GRÁFICO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE DE DESIGN CURSO DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE DESIGN CURSO DESIGN GRÁFICO 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor 1 - O professor comparece

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS 11-12-1934 FARROUPILHA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA - RS COMISSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESOLUÇÃO nº 03 de 17 de Maio de 2007. Orienta a elaboração de Regimentos Escolares para Escolas de

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica Instrução Normativa N 01/2016/DMEC REGULAMENTAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS Artigo 1º O presente regulamento estabelece critérios

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2015

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2015 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2015 I. Professor orientador: Leonardo Santos Bordoni. II. Disciplina de atuação: Anatomia do Aparelho Locomotor. III. Justificativa

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CONCHAS, SP F146m Faculdade de Conchas Manual de Atividades Complementares- FACON, 2010. 12 p.; il. 1. Manual. 2. Atividades Complementares. I. Título CDD:

Leia mais

( )7 Professor Pesquisador

( )7 Professor Pesquisador MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC/SETEC REDE E-TEC BRASIL TERMO DE COMPROMISSO DO BOLSISTA 1. IDENTIFICAÇÂO DO BENEFICIÁRIO DA BOLSA 1.1 Nome 1.2 Nacionalidade 1.3 Estado Civil 1.4 Profissão 1.5 Nº CPF/MF 1.6

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Osasco 2013 Apresentação O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios Supervisionados Curriculares e

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III I Da Caracterização Art.1 o O Estágio Curricular de Vivência do curso de fisioterapia, a seguir referenciado simplesmente como Estágio de Vivência, das Faculdades

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga horária para compor Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N.o 2628, DE 08 DE SETEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Complementares nos currículos dos Cursos de Graduação da UNIRIO. o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 40.hist@capes.gov.br COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

Leia mais

EDITAL PARA POSTO DE TRABALHO PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA POSTO DE TRABALHO PROFESSOR COORDENADOR EDITAL PARA POSTO DE TRABALHO PROFESSOR COORDENADOR A Diretora da Escola Estadual Azevedo Júnior, em Santos, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, alterada

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial Docentes da área: Carla Biancha Angelucci Cássia Geciauskas Sofiato Karina Soledad

Leia mais

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação,

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 28/10/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de

Leia mais

FACULDADE DE ORLÂNDIA

FACULDADE DE ORLÂNDIA PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Coordenadora: Profª. Séfora Putinato JAN/2016 SUMÁRIO 1 ORIENTAÇÕES PRELIMINARES... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 COMPOSIÇÃO E CONTEÚDO GENÉRICO... 5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

Avaliação Qualitativa de Políticas Públicas

Avaliação Qualitativa de Políticas Públicas RECEBIDO EM: / / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO IV CURSOS DE EXTENSÃO N o TÍTULO DO CURSO Avaliação Qualitativa de Políticas Públicas PROPONENTE IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Nome: João Victor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), face

Leia mais

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade.

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade. RESOLUÇÃO 101/2012 Aprova o Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso em Psicomotricidade O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE, no

Leia mais

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Enfermagem Laboratório de Práticas de Enfermagem Telefone: (31) 3409-9873 Endereço: Av. Professor Alfredo Balena, nº 190 sala 321 - Centro - Belo Horizonte/MG

Leia mais

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA

EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 105, DE 09 DE JUNHO DE 2014.

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA DITEC 11 RE-13/11 LEI DE ESTÁGIO Nº 11.788 de 25/09/2008 INTRODUÇÃO Caro aluno, você está iniciando uma atividade de caráter sócio-educativo,

Leia mais

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD EDITAL INTERNO N.º 15/2014 PIBID/PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFRA ESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais