As tarifas de energia elétrica e a viabilidade da microgeração distribuída

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As tarifas de energia elétrica e a viabilidade da microgeração distribuída"

Transcrição

1 As tarifas de energia elétrica e a viabilidade da microgeração distribuída Rennyo Nakabayashi, Roberto Zilles. Instituto de Energia e Ambiente da USP. Novembro de Contexto Em 17 de Abril de 2012, foi publicada a Resolução Normativa nº 482 (ANEEL, 2014), que estabelece as condições do sistema de compensação de energia (net metering) para micro e minigeradores de energia elétrica. A atratividade econômica da micro e minigeração está intrinsecamente relacionada às tarifas de energia elétrica convencional, já que o benefício, do ponto de vista financeiro, para o micro/minigerador é o custo evitado para a compra de energia elétrica convencional. Também no ano de 2012, foi publicada a Medida Provisória 579, que deu origem à Lei /2013, a partir da qual havia uma expectativa de diminuição das tarifas de energia elétrica em cerca de 20%. Embora a diminuição da tarifa não tenha chegado aos 20% esperados, houve uma diminuição significativa. De 2012 para 2013, as tarifas da classe residencial sofreram uma variação negativa superior a 15%. A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente hidráulica com complementaridade térmica, isto significa que em períodos com menor volume de armazenamento nos reservatórios, as usinas térmicas, que geralmente apresentam um maior custo de operação, passam a ter maior participação no fornecimento de energia ao sistema interligado, elevando o preço da energia elétrica. Em 2013, os reservatórios das regiões NE e SE/CO já apresentavam sinais de escassez, com um nível de armazenamento abaixo da média em relação aos anos anteriores. Em 2014 a situação tornou-se ainda mais delicada, com um volume de energia armazenada abaixo dos 40% ao longo do ano, e abaixo dos 20% em outubro, como se pode observar na Figura 1.

2 Figura 1 - Energia armazenada (%). Fonte: Canal Energia, Como consequência do pleno acionamento das usinas térmicas, o custo da energia gerada se tornou expressivamente alto em 2014, conforme se observa pela Figura 2. Nota-se que o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), utilizado para valorar a energia comercializada no curto prazo, chegou a R$ 822,83 (teto máximo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL) em diversos períodos do ano. Figura 2 PLD médio por região. Fonte: Elaboração própria a partir de dados da CCEE. Estes altos custos de geração, inexoravelmente, impactam as tarifas de energia elétrica no país, nas quais são repassados, aos consumidores finais, os custos com a compra de energia.

3 A expectativa do Banco Central 1 é que a variação nos preços de energia elétrica para o ano de 2014 seja da ordem de 17,6%, valor bem acima da inflação esperada para o período, de 6,45% 2. Diante da expectativa deste expressivo aumento das tarifas de energia elétrica, a micro e minigeração se tornam mais atrativas para o consumidor, já que do ponto de vista financeiro, há um maior custo evitado com a compra de energia elétrica convencional. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade econômica para a microgeração distribuída em sistemas fotovoltaicos residenciais e verifica o impacto do reajuste tarifário da energia elétrica nos resultados. 2. Metodologia Foi realizada uma avaliação econômico-financeira de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída sob a ótica do consumidor residencial, considerando-se um sistema de 1,5 kwp. A análise foi realizada para as 27 capitais brasileiras e incluiu estimativas relacionadas às seguintes figuras de mérito: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback (tempo de retorno sobre o investimento). Compara-se a condição tarifária do início de 2014 (sob o efeito das reduções de tarifas ocasionadas pela Lei /2013), e a condição prevista para o início de 2015, com os reajustes já aprovados pela ANEEL ao longo do ano de Além disso, foi realizada uma análise de sensibilidade para diferentes cenários de energia injetada na rede elétrica pelo microgerador e para diferentes percentuais de reajuste das tarifas no horizonte de análise. Resolução 482 e Convênio ICMS/CONFAZ 6/2013 De acordo com as regras estabelecidas pela Resolução Normativa nº 482/2012 da ANEEL, a compensação é realizada a partir da energia ativa injetada pelo micro ou 1 Ata da 186ª reunião do COPOM. Disponível em: < Acesso em 10 de novembro de Projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - boletim Focus (Banco Central do Brasil, 30/10/2014). Disponível em: < Acesso em 10 de novembro de 2014.

4 minigerador, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 36 meses. Ainda, conforme o Convênio ICMS/CONFAZ 6/2013, estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, no Sistema de Compensação de Energia proposto pela Resolução ANEEL 482/2012, a base de cálculo para a cobrança do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços) é o valor integral da operação, antes de qualquer compensação, correspondente à quantidade total de energia elétrica entregue ao destinatário, nele incluídos. Na prática, este convênio implica que, para o microgerador, a energia gerada tenha valores diferentes quando injetada na rede ou consumida imediatamente. Fluxo de caixa Para o microgerador, o valor economizado com energia elétrica é analisado levando-se em conta dois casos: (1) quando há energia injetada na rede, ou seja, a geração fotovoltaica é maior do que o consumo e (2) quando não há energia injetada na rede, isto é, quando a demanda é maior do que a geração fotovoltaica. Desta forma, no caso (1), situação na qual são gerados créditos de energia para serem utilizados posteriormente, o benefício considerado é dado pela receita equivalente ao valor da tarifa desconsiderando-se os impostos. No caso (2), o benefício é dado considerando-se o valor da tarifa integral, com impostos. Considera-se ainda, no modelo, um custo de operação e manutenção de 1% ao ano e uma redução na produtividade de 0,5 % ao ano para os módulos fotovoltaicos. Energia gerada e autoconsumo A partir de um desempenho global do sistema (PR) de 75%, e do nível de irradiação histórica média mensal dada para as localidades, pelo programa Sundata 3, os valores para o fator de capacidade são apresentados na Tabela 1. Nota-se que quanto maior o 3 CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar/CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Potencial Energético Solar. Disponível em: < Acesso em 10 de setembro de 2014.

5 nível de irradiação, maior o fator de capacidade e, portanto, maior a energia gerada. Como o benefício é dado pelo custo evitado com a compra de energia elétrica da concessionária, quanto maior o nível de irradiação, maior o retorno. Desta forma, podese dizer que dois grandes direcionadores para o resultado de retorno financeiro para o microgerador são: o nível de irradiação solar e as tarifas de energia elétrica na área de concessão em estudo. Cidade Irradiação solar diária (média) [kwh/m².dia] Fator de Capacidade Aracaju 5,51 17,2% Belém 5,05 15,8% Belo Horizonte 5,23 16,3% Boa Vista 5,60 17,5% Brasília 5,13 16,0% Campo Grande 5,13 16,0% Cuiabá 5,23 16,3% Curitiba 3,87 12,1% Florianópolis 4,49 14,0% Fortaleza 5,57 17,4% Goiânia 5,20 16,3% João Pessoa 5,51 17,2% Macapá 5,40 16,9% Maceió 5,39 16,8% Manaus 4,93 15,4% Natal 5,66 17,7% Palmas 5,12 16,0% Porto Alegre 4,72 14,8% Porto Velho 4,62 14,4% Recife 5,71 17,8% Rio Branco 4,51 14,1% Rio de Janeiro 4,85 15,2% Salvador 5,45 17,0% São Luis 4,92 15,4% São Paulo 4,14 12,9% Teresina 5,52 17,3% Vitória 5,07 15,8% *Irradiação solar média no plano inclinado igual à latitude Tabela 1 - Irradiação solar média diária e fator de capacidade. Fonte: Elaboração própria a partir de dados de CRESESB/CEPEL. Na Figura 3 estão apresentadas as tarifas de energia elétrica (previstas para o início de 2015) com e sem impostos para a classe residencial (com consumo mensal médio acima de 220 kwh) e o nível médio de irradiação solar diário.

6 Figura 3 - Tarifa média de fornecimento vs. Irradiação. Fonte: Elaboração própria a partir de dados da ANEEL 4 e CRESESB/CEPEL. Define-se o percentual de autoconsumo como o percentual da energia total gerada pelo micro/minigerador que é consumida no próprio local de geração, sem que haja exportação de energia para a rede elétrica de distribuição. Figura 4 - Curva de carga para um consumidor residencial e curva de geração fotovoltaica. Fonte: Elaboração própria a partir de dados de (FRANCISQUINI, 2006). Na Figura 4, é apresentada uma curva de carga para um consumidor residencial e uma curva de geração fotovoltaica estimada para um dia ensolarado e um sistema de 1,5 kwp (com um PR de 75%) o percentual de autoconsumo é dado pela área [II] dividida pela soma da área [I + II]. O autoconsumo dado, neste caso, é de aproximadamente 54%, valor adotado no cenário padrão deste estudo. 4 Valores de tarifas obtidos por meio de consulta à ANEEL pelo Sistema de Acesso à Informação. A partir das tarifas de janeiro de 2014, foram aplicados os reajustes aprovados pela ANEEL no ano de 2014.

7 Tarifas de energia elétrica Nos últimos vinte anos, o setor elétrico brasileiro passou por diversas fases, as quais tiveram grande influência nas tarifas de energia elétrica. Na Tabela 2 são apresentadas as variações anuais médias para as tarifas de energia e para o IPCA. Residencial (com impostos) Comercial (com impostos) Industrial (com impostos) Tarifa média (sem impostos) Tarifa média (com impostos) Tabela 2 - Evolução das tarifas de energia elétrica e IPCA. Fonte: Elaborado com dados da ANEEL e IBGE O final da década de 1990 foi caracterizado pela consolidação do processo de privatização do setor e a criação da ANEEL. Na década seguinte, em junho de 2001, o Governo Federal decretou o racionamento de energia, com meta de redução de 20% no consumo de energia elétrica. No ano de 2002 foi declarado o fim do racionamento e o consumidor começou a pagar o Encargo de Capacidade Emergencial (taxa extra para custear térmicas emergenciais). Em 2003, no período pós-racionamento, as empresas do setor apresentaram diversos problemas financeiros devido ao desequilíbrio de mercado. Devido à conjuntura do setor, nota-se que no período as tarifas de energia elétrica evoluíram acima do IPCA, a uma média geométrica de 16% ao ano (Tabela 2). No período de 2005 a 2012, com a implantação do dito Novo Modelo do Setor Elétrico no Brasil (Leis nº e , de 15 de março de 2004, e Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004), foram definidas novas regras de comercialização, contratação e de revisões tarifárias. Este período foi caracterizado por uma evolução das tarifas abaixo da inflação, ou seja, têm crescimento real negativo ,4% 2,5% -15,3% 9,9% 15,4% 2,3% -13,1% 8,2% 13,5% 4,8% -13,3% 9,0% 12,9% 2,7% -13,2% 7,3% 16,0% 3,3% -13,2% 9,1% IPCA 7,6% 5,1% 5,9% 6,4%

8 Em 2013 ocorreu uma redução média de 13,2% na tarifa média, fruto da lei /2013. Essa redução, no entanto, ficou aquém da expectativa do governo, que era de 20%. Para o período de 2014, conforme anteriormente citado, a expectativa é que a variação nos preços de energia elétrica seja de 17,6%, e 6,45% para o IPCA. Considerando-se esta projeção, nota-se graficamente, a evolução da tarifa média de energia elétrica e a inflação no período (Figura 5). Figura 5 - Evolução da tarifa média de energia elétrica (com impostos) e IPCA. Fonte: Elaboração própria a partir de dados da ANEEL e IBGE. Para a classe residencial (considerando-se apenas consumo acima de 220 kwh mensais), são apresentadas, na Figura 6, as tarifas médias para as 27 capitais brasileiras no início do ano de 2014 e a previsão destas tarifas para o início do ano de 2015, reajustadas com os valores aprovados pela ANEEL ao longo do ano de Para as 27 concessionárias em questão, a média dos reajustes ao longo do ano foi de aproximadamente 20% 5 para a classe residencial, sendo que praticamente todos ficaram acima dos 10% e em Boa Vista o reajuste ultrapassou os 50%. 5 Até o início de 11/2014 estavam definidos os reajustes tarifários de 23 distribuidores das 27 capitais. O reajuste da CEEE foi suspenso e o reajuste para a CEA, CERON e Eletroacre estão previstos para 30 de novembro, adotou-se o valor de 17% nestes casos.

9 Figura 6 - Tarifa de energia elétrica para a classe residencial em jan/2014 e previsão para jan/2015. Fonte: Elaboração própria a partir de dados da ANEEL. Cenários Foram realizadas simulações com as condições tarifárias do início de 2014 e do início de 2015, para isso foram adotadas algumas condições: preço 6 do Watt-pico instalado em R$ 7,32 e uma taxa de desconto 7 de 11% (nominal). Para o cenário padrão, considerouse também um valor autoconsumo em 54% e um reajuste de tarifas de energia elétrica de 5,8% a.a., durante os 25 anos de vida útil do projeto, que equivale à média geométrica das projeções (realizadas em 31/10/2014) para a variação do IPCA nos próximos anos , de acordo com o Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central do Brasil. Além disso, foram estimados, em uma análise de sensibilidade, os resultados para diferentes condições de reajustes tarifários, visto que nem sempre os reajustes de energia elétrica estão em linha com a inflação. Para diferentes condições de percentual de autoconsumo e reajustes anuais na tarifa de energia, além do cenário padrão, foram analisados 12 cenários, cujas condições são apresentadas na Tabela 3. Na próxima seção são apresentados os resultados do tempo de retorno sobre o investimento, levando-se em conta o valor do dinheiro no tempo (payback descontado) para cada um dos diferentes cenários. 6 Preço obtido a partir de preços internacionais (PHOTON, 2014), adicionando impostos, encargos, custos de nacionalização e instalação. 7 Valor da taxa SELIC apontada pela ata da 185ª reunião do Comitê de Política Monetária (setembro de 2014). Disponível em: < Acesso em 10 de outubro de 2014.

10 Cenário Autoconsumo (%) Reajuste de tarifa (% a. a.) 3,3 3,3 3,3 3,3 5,8 5,8 5,8 5,8 9,1 9,1 9,1 9,1 Tabela 3 Cenários para diferentes condições de autoconsumo e reajuste tarifário. 3. Resultados No cenário padrão adotado, para a condição tarifária do início de 2014, o VPL se apresentou negativo para a maioria das cidades. Pode-se observar na Figura 7 que haveria viabilidade econômica (VPL positivo) em apenas cinco cidades. Nas condições tarifárias previstas já para o início de 2015, nota-se que haveria viabilidade econômica em dezessete capitais, ou seja, na maioria dos casos. Figura 7 - VPL e TIR para condições tarifárias de 2014 e Vale lembrar que, para este cenário, adotou-se um reajuste tarifário em linha com a inflação para o horizonte dos 25 nos subsequentes à instalação do projeto. Na Figura 8 é possível observar os valores de VPL para diferentes condições de reajuste (partir das condições de 2015). São apresentados cinco casos: Palmas (melhor caso), São Paulo (pior caso), Rio de Janeiro e Brasília (condições intermediárias), além da média para as 27 capitais. Verifica-se que, com reajustes tarifários acima de 9% ao ano, haveria viabilidade em todas as capitais, enquanto que, para reajustes anuais abaixo de 3% ao ano, isto é, reajuste real negativo, não haveria viabilidade econômica em nenhuma capital.

11 Figura 8 VPL (milhares de R$) em função do reajuste tarifário (% a.a.) Os resultados do tempo de retorno esperado sobre o investimento (payback) são apresentados na Tabela 4 para as condições tarifárias de 2014 e na Tabela 5 para as condições tarifárias previstas para o início de Os 12 cenários, cujas condições já foram apresentadas na Tabela 3, possibilitam verificar o impacto do reajuste tarifário e do percentual de autoconsumo nos resultados. Em um cenário de evolução tarifária em linha com a inflação e de autoconsumo 100% (cenário 8) que, do ponto de vista financeiro, é equivalente à condição de uma isenção dos impostos sobre o consumo integral de energia, conforme Convênio ICMS/CONFAZ 6/2013, para as condições de tarifas reduzidas (início de 2014), haveria viabilidade em 16 capitais (Tabela 4) e uma média de 19 anos para o payback, enquanto que para as condições tarifárias previstas para 2015 ocorreria viabilidade em 23 capitais (Tabela 5) e uma média de 16 anos para o payback. Nas condições de 2014, o tempo de retorno é sempre acima de dez anos, em 2015, há um caso em que o retorno se dá em menos de dez anos (Palmas, cenário 12). Comparando-se os cenários extremos (0% e 100%) de autoconsumo (comparação entre cenários 5 com 8 e 9 com 12), é possível perceber que o payback médio variou em aproximadamente em 6 anos para cada condição.

12 Cidade/Cenário Boa Vista NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Macapá NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO São Paulo NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Vitória NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Curitiba NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Brasília NO NO NO NO NO NO NO NO NO Florianópolis NO NO NO NO NO NO NO NO NO Manaus NO NO NO NO NO NO NO NO Belém NO NO NO NO NO NO NO NO NO Recife NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Fortaleza NO NO NO NO NO NO NO NO NO João Pessoa NO NO NO NO NO NO NO 24 NO Maceió NO NO NO NO NO NO NO Salvador NO NO NO NO NO NO NO 22 NO Goiânia NO NO NO NO NO NO NO Natal NO NO NO NO NO NO Porto Alegre NO NO NO NO NO NO Rio de Janeiro NO NO NO NO NO NO São Luis NO NO NO NO NO NO Teresina NO NO NO NO NO NO Aracaju NO NO NO NO NO NO Campo Grande NO NO NO NO NO NO Cuiabá NO NO NO NO NO NO Porto Velho NO NO NO NO NO Belo Horizonte NO NO NO 22 NO Rio Branco NO NO NO 24 NO Palmas NO NO Média NO NO Tabela 4 - Payback para as 27 capitais em 12 cenários (a partir de condições tarifárias de 2014). Nota: NO (Não Ocorre) significa que não ocorre payback, ou seja, o projeto não se paga antes do final de sua vida útil e, portanto, não há viabilidade do ponto de vista financeiro. Ainda, nota-se que caso o reajuste tarifário anual ao longo dos 25 anos de vida útil do projeto seja de 3,3%, isto é, abaixo da inflação esperada (cenários 1 a 4), não ocorreria payback na maior parte dos casos para as condições tarifárias de 2014, enquanto que, para 2015, em uma condição de 100% de autoconsumo (cenário 4) ocorreria viabilidade em 15 das 27 capitais.

13 Cidade/Cenário Macapá NO NO NO NO NO NO NO NO NO São Paulo NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO Boa Vista NO NO NO NO NO NO NO NO Vitória NO NO NO NO NO NO NO NO NO Brasília NO NO NO NO NO NO NO Curitiba NO NO NO NO NO NO NO 21 NO Manaus NO NO NO NO NO NO NO Recife NO NO NO NO NO NO NO Florianópolis NO NO NO NO NO NO Fortaleza NO NO NO NO NO NO Belém NO NO NO 25 NO NO Campo Grande NO NO NO 24 NO João Pessoa NO NO NO NO NO NO Natal NO NO NO 25 NO Porto Alegre NO NO NO 22 NO Salvador NO NO NO NO NO NO Aracaju NO NO NO 22 NO Cuiabá NO NO NO Goiânia NO NO NO 21 NO Porto Velho NO NO Rio de Janeiro NO NO NO 20 NO São Luis NO NO Belo Horizonte NO NO Maceió NO NO NO Rio Branco NO NO Teresina NO NO Palmas NO Média NO Tabela 5 - Payback para as 27 capitais em 12 cenários (a partir de condições tarifárias de 2015). Por fim, na Figura 9 são apresentados os resultados do VPL em função do autoconsumo para cinco cidades, e a média das capitais brasileiras (resultados a partir da condição tarifária de 2015 e do cenário padrão). Evidentemente, o VPL apresenta-se mais sensível ao autoconsumo em cidades onde há maior incidência de impostos na tarifa de energia, em Boa Vista e Macapá, por exemplo, nota-se que o percentual de autoconsumo pouco afeta o VPL, visto a baixa incidência de impostos nas tarifas residenciais para estas concessionárias. Por outro lado, considerando a média das capitais brasileiras, nota-se que uma variação do percentual de autoconsumo de 65% para 90% poderia dobrar o valor do VPL.

14 4. Conclusões Figura 9 - VPL (milhares de R$) em função do autoconsumo (%) Neste trabalho foi realizada uma avaliação de viabilidade econômico-financeira da microgeração fotovoltaica. Tomou-se como referência a classe de consumo residencial, um sistema de 1,5 kwp e o preço de R$ 7,32 por Watt-pico instalado. A viabilidade da microgeração depende de condições diversas como, por exemplo, investimento necessário, desempenho do sistema, nível de irradiação solar, energia gerada, perfil da curva de carga do microgerador e, além disso, das condições vigentes nas tarifas de energia elétrica, tais variáveis, além de outras, foram incluídas no modelo para a avaliação. Com a redução de tarifas ao longo do ano de 2013 e com o Convênio ICMS/CONFAZ 6/2013, até então, a micro e minigeração não vinham se mostrando muito atrativas para a maioria das capitais do país, embora já houvesse alguma viabilidade para um cenário de autoconsumo de 100% (apenas três casos para um autoconsumo de 100% e um caso para autoconsumo 70%). Para o ano de 2015, no cenário padrão, a expectativa é que na maioria das capitais brasileiras já existam condições favoráveis para a micro/minigeração com sistemas fotovoltaicos. Caso se tenha um sistema fotovoltaico dimensionado de modo que a geração fotovoltaica não ultrapasse a carga, resultando em valor de autoconsumo próximo a 100%, existiria viabilidade econômica em 23 das 27 capitais brasileiras.

15 Observou-se que, dependendo da diferença entre as tarifas com e sem impostos, o percentual de autoconsumo pode exercer grande influência sobre a atratividade financeira na microgeração Desta forma, é interessante para o microgerador, buscar dimensionar seu sistema adequadamente e, se possível, modular seu consumo, de forma a adequar sua curva de carga a fim de se maximizar seu autoconsumo. Ainda, considerou-se no cenário padrão uma evolução de tarifas em linha com a inflação, embora, historicamente, esta não seja a condição observada no Brasil. Desde 1995, a o reajuste nas tarifas de energia elétrica evoluiu, em média, a uma taxa maior do que o IPCA. Portanto, além do cenário padrão, também é interessante considerar os cenários nos quais a tarifa de energia evolui acima da inflação. Além disso, embora não se tenha considerado no modelo, caso as chuvas não ocorram acima da média histórica nos próximo ano, em 2015 poderá ocorrer, novamente, grande pressão nos reajustes tarifários de energia elétrica, visto que os níveis dos reservatórios poderão iniciar 2015 em condições de escassez maiores do que no ano 2014, o que aumentaria ainda mais a atratividade da micro e minigeração distribuída. Referências ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Resolução Normativa nº. 482, de 17 de abril de Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 abr CONFAZ. Conselho Nacional de Política Fazendária. Convênio ICMS nº 6 de 05 de abril de Diário Oficial da União, Brasília, 12 abr FRANCISQUINI A. A., Estimação De Curvas De Carga Em Pontos De Consumo E Em Transformadores De Distribuição Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Serie histórica do IPCA. Disponível em: < Acesso em: 10 set PHOTON. Photon Price Index.. Disponível em: < Acesso em: 30 ago

16 Breve currículo dos autores: Rennyo Nakabayashi: Mestrando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Desenvolve projetos de redes elétricas inteligentes de energia na AES Eletropaulo, foi Engenheiro de Sistemas na Alstom Grid e pesquisador de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Contato: rennyo@usp.br, , Universidade de São Paulo, Instituto de Energia e Ambiente da USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária. Roberto Zilles: Doutorado em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos - Universidad Politécnica de Madrid (1993) e Livre Docência na especialidade Energias Renováveis - Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications, Chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE-USP e Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar. Contato: zilles@iee.usp.br, , Universidade de São Paulo, Instituto de Energia e Ambiente da USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária.

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS EMENTA: O presente estudo tem por objetivo avaliar o impacto da evolução das operações de crédito para pessoas físicas sobre o orçamento das famílias,

Leia mais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais 1 São Paulo, 03 de novembro de 2011 Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais NOTA À IMPRENSA Ao contrário do que ocorreu em setembro, quando 09 cidades registraram queda no preço dos gêneros

Leia mais

Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil

Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil 1 São Paulo, 11 de abril de 2016. NOTA À IMPRENSA Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil Em março de 2016, houve aumento no custo do conjunto de alimentos básicos em

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Abril 2016

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Abril 2016 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Abril 2016 Rio de Janeiro, 06 de maio de 2016 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS Abril 2016 ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS

Leia mais

EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO E REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DAS UEBA S EM 2014

EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO E REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DAS UEBA S EM 2014 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 01 de Setembro de 2014 EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO

Leia mais

Custo da cesta aumenta em metade das capitais pesquisadas

Custo da cesta aumenta em metade das capitais pesquisadas 1 São Paulo, 11 de março de 2014. Custo da cesta aumenta em metade das capitais pesquisadas NOTA À IMPRENSA Em fevereiro, os preços dos gêneros alimentícios essenciais subiram em nove das 18 capitais onde

Leia mais

ANÁLISE MENSAL - IPCA

ANÁLISE MENSAL - IPCA ANÁLISE MENSAL - IPCA Março/ 2015 O índice de inflação brasileiro do mês de março avançou 1,32% em relação ao mês anterior, taxa bastante pressionada e superior aos dois primeiros meses do ano de 2015,

Leia mais

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados Preço médio de locação inicia 2016 em queda de 0,16% Resultado de janeiro leva o Índice FipeZap de Locação a mostrar a nona queda nominal seguida na comparação com o mês anterior Os preços de locação iniciaram

Leia mais

Repasse dos Ganhos de Produtividade. Experiência da ANEEL

Repasse dos Ganhos de Produtividade. Experiência da ANEEL Repasse dos Ganhos de Produtividade Experiência da ANEEL DAVI ANTUNES LIMA SUPERINTENDENTE DE REGULAÇÃO ECONÔMICA DA ANEEL 21 de março de 2013 Brasília DF Tópicos Breve Histórico e Legislação Regulação

Leia mais

Preço da cesta básica só recua em Brasília

Preço da cesta básica só recua em Brasília 1 São Paulo, 05 de maio de 2006 NOTA À IMPRENSA Preço da cesta básica só recua em Brasília Somente em Brasília onde o custo do conjunto de gêneros alimentícios de primeira necessidade recuou 2,52% - houve,

Leia mais

Custo da cesta básica tem forte alta na maioria das capitais em 2010

Custo da cesta básica tem forte alta na maioria das capitais em 2010 1 São Paulo, 11 de janeiro de 2011. NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica tem forte alta na maioria das capitais em 2010 Catorze, das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística

Leia mais

Cesta básica mais barata em 12 cidades

Cesta básica mais barata em 12 cidades 1 São Paulo, 07 de junho 2013. NOTA À IMPRENSA Cesta básica mais barata em 12 cidades Em maio, houve predomínio de retração nos preços dos produtos alimentícios essenciais e em 12 das 18 capitais onde

Leia mais

Leilão de energia de reserva: razões, funções e perspectivas 1

Leilão de energia de reserva: razões, funções e perspectivas 1 Leilão de energia de reserva: razões, funções e perspectivas 1 Nivalde J. de Castro 2 O setor elétrico brasileiro (SEB) encontra-se em fase de transição de uma matriz predominantemente hidrelétrica para

Leia mais

... um novo e sustentável ciclo de produção descentralizada de energia!

... um novo e sustentável ciclo de produção descentralizada de energia! Fontes Renováveis e a Expansão da Oferta de Energia Elétrica Set/2015... um novo e sustentável ciclo de produção descentralizada de energia! Blackout New York 14, August 2003 COGEN Associação da Indústria

Leia mais

O levantamento anual envolveu sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

O levantamento anual envolveu sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. RELATÓRIO ANUAL DE TAXAS DE JUROS / 2014 EMPRÉSTIMO PESSOAL E CHEQUE ESPECIAL ANÁLISE COMPARATIVA O levantamento anual envolveu sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica

Leia mais

1. Abrangência do programa de incentivo a geração distribuída para sistemas de geração e cogeração qualificada movidos a gás natural.

1. Abrangência do programa de incentivo a geração distribuída para sistemas de geração e cogeração qualificada movidos a gás natural. POSICIONAMENTO DA CIA. DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SULGÁS - RELATIVO A CONSULTA PÚBLICA Nº15/2010, DE 10/09/2010 Nota Técnica nº 0043/2010 SRD ANEEL Posicionamento Enviado para a ANEEL Agência

Leia mais

Evolução do mercado brasileiro de energia elétrica Agenda CCEE 2016

Evolução do mercado brasileiro de energia elétrica Agenda CCEE 2016 Evolução do mercado brasileiro de energia elétrica Agenda CCEE 2016 29/09/2015 3º Encontro Nacional de Consumidores Livres Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração Agenda A CCEE Comercialização

Leia mais

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO BOLETIM fevereiro 2016 CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO Mês de Referência: 02/2016 Mês de Divulgação: 03/2016 Profa. Dra. Michelle da Silva Borges; Tamara Lopes de Oliveira Brenner Camargo da Silva

Leia mais

XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICATIVO PARA CÁLCULOS DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICATIVO PARA CÁLCULOS DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICATIVO PARA CÁLCULOS DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Autor: FERNANDO MONTEIRO DE FIGUEIREDO CEB - COMPANHIA ENERGÉTICA

Leia mais

O PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS: ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DA EFICIENCIA ENERGETICA NO BRASIL PROF. ILDO SAUER, IEE/USP.

O PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS: ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DA EFICIENCIA ENERGETICA NO BRASIL PROF. ILDO SAUER, IEE/USP. O PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS: ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DA EFICIENCIA ENERGETICA NO BRASIL PROF. ILDO SAUER, IEE/USP. SÃO PAULO, 25 DE AGOSTO DE 2015 INTRODUÇÃO Há três iniciativas simultâneas

Leia mais

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS ANO 4 NÚMERO 27 MAIO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS A apuração da inflação pelo IPCA tem mostrado o significativo peso dos alimentos nos aumentos

Leia mais

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA NOTA TÉCNICA 03/2013 IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA A partir do mês de janeiro de 2014, com divulgação em fevereiro do mesmo ano, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor

Leia mais

Custo da cesta básica recua em 11 capitais

Custo da cesta básica recua em 11 capitais 1 São Paulo, 3 de março de 2008. NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica recua em 11 capitais O custo do conjunto de itens de alimentação que compõem a cesta básica apresentou, em fevereiro, predominância

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM DIFERENTES CENÁRIOS DE GERAÇÃO

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM DIFERENTES CENÁRIOS DE GERAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EMERSON SHINJI IKUTA JÚNIOR FERNANDO TAKEO GOYA ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA 083/2015 DEFINIÇÃO DAS COTAS ANUAIS DA CONTA DE DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO CDE DE 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA 083/2015 DEFINIÇÃO DAS COTAS ANUAIS DA CONTA DE DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO CDE DE 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA 083/2015 DEFINIÇÃO DAS COTAS ANUAIS DA CONTA DE DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO CDE DE 2016 Sumário 1. CONTRIBUIÇÕES... 3 2. RESUMO DAS CONTRIBUIÇÕES... 5 2 O Grupo CPFL Energia reconhece

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA RENNYO KUNIZO NAKABAYASHI

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA RENNYO KUNIZO NAKABAYASHI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA RENNYO KUNIZO NAKABAYASHI MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA NO BRASIL: CONDIÇÕES ATUAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS SÃO

Leia mais

Resultados de março 2015

Resultados de março 2015 Resultados de março Em março de, as MPEs paulistas apresentaram queda de 4,8% no faturamento real sobre março de 2014 (já descontada a inflação). Por setores, no período, os resultados para o faturamento

Leia mais

Marcelo Mesquita Secretário Executivo

Marcelo Mesquita Secretário Executivo P&D e Eficiência Energética Aspectos Normativos e Legais da Eficiência Energética Marcelo Mesquita Secretário Executivo Aspectos Normativos e Legais da Eficiência Energética Consumo Nacional e o PIB Quando

Leia mais

OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016

OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS EM 2016 François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES CNPJ/MF:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES CNPJ/MF: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Diagnóstico e Cenários Ronaldo Koloszuk Paulo Bacil

Energia Solar Fotovoltaica: Diagnóstico e Cenários Ronaldo Koloszuk Paulo Bacil FIESP Reunião de Diretoria de Energia Energia Solar Fotovoltaica: Diagnóstico e Cenários Ronaldo Koloszuk Paulo Bacil Outubro, 2015 Cenário Mundial 01 Evolução global da capacidade instalada de energia

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

Energia faturada por classe de consumidores (em GWh) 1 Perfil

Energia faturada por classe de consumidores (em GWh) 1 Perfil 1 Perfil A Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. ( Companhia ) é uma companhia de capital aberto com ações listadas na BMF&Bovespa, autorizada a operar como concessionária de Serviço

Leia mais

4.1. Variáveis meteorológicas para previsão de carga

4.1. Variáveis meteorológicas para previsão de carga 4 Curvas de carga A grande aspiração de toda concessionária de energia elétrica é modelar suas curvas de carga para que se possa fazer uma previsão mais próxima do valor real, conseguindo assim um bom

Leia mais

Segurança e seus custos: aspectos legais. Márcio Pina Marques Coordenador do Núcleo de Tarifa e Mercado Procuradoria Federal na ANEEL

Segurança e seus custos: aspectos legais. Márcio Pina Marques Coordenador do Núcleo de Tarifa e Mercado Procuradoria Federal na ANEEL Segurança e seus custos: aspectos legais Márcio Pina Marques Coordenador do Núcleo de Tarifa e Mercado Procuradoria Federal na ANEEL Segurança e seus custos: aspectos legais Marco normativo da segurança

Leia mais

2 O Mercado de Gás Natural

2 O Mercado de Gás Natural 2 O Mercado de Gás Natural 2.1 Reservas e Oferta de Gás Natural Em 2004, as reservas provadas de gás natural ficaram em torno de 326,1 bilhões m³, um aumento de 32,9% em relação a 2003, e serão expandidas,

Leia mais

INDX apresenta estabilidade em abril

INDX apresenta estabilidade em abril 1-2- 3-4- 5-6- 7-8- 9-10- 11-12- 13-14- 15-16- 17-18- 19-20- 21-22- 23-24- 25-26- 27-28- 29-30- INDX INDX ANÁLISE MENSAL INDX apresenta estabilidade em abril Dados de Abril/11 Número 52 São Paulo O Índice

Leia mais

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO BOLETIM março 2016 CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO Mês de Referência: 03/2016 Mês de Divulgação: 04/2016 Profa. Dra. Michelle da Silva Borges; Tamara Lopes de Oliveira Brenner Camargo da Silva

Leia mais

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA SETEMBRO/2011

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA SETEMBRO/2011 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor e a Cesta Básica para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Comunicação Social 25 de março de 2004 Pesquisa Mensal de Emprego Taxa de desocupação é de 12% em fevereiro Em fevereiro de 2004, a taxa de desocupação ficou estável tanto em relação ao mês anterior (11,7%)

Leia mais

Perdas salariais da categoria desde novembro de 1990. Docentes das Universidades Estaduais da Bahia

Perdas salariais da categoria desde novembro de 1990. Docentes das Universidades Estaduais da Bahia Perdas salariais da categoria desde novembro de 1990 Docentes das Universidades Estaduais da Bahia Itapetinga, 10 de Abril de 2012 Sobre o estudo de perdas O estudo feito pelo DIEESE teve como objetivo

Leia mais

DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE?

DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE? DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE? Josué A. Pellegrini 1 A dívida líquida do setor público (DLSP) como proporção do PIB prossegue em sua longa trajetória

Leia mais

Valor da cesta básica recua em 10 capitais

Valor da cesta básica recua em 10 capitais 1 São Paulo, 07 de julho de 2014. NOTA À IMPRENSA Valor da cesta básica recua em 10 capitais Em junho, os preços do conjunto de bens alimentícios essenciais diminuíram em 10 das 18 capitais onde o DIEESE

Leia mais

SALUS FUNDO DE INVESTIMENTO FII. CNPJ nº 13.012.312/0001-67. (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing.)

SALUS FUNDO DE INVESTIMENTO FII. CNPJ nº 13.012.312/0001-67. (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing.) SALUS FUNDO DE INVESTIMENTO FII CNPJ nº 13.012.312/0001-67 (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing.) 1 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Seção I Objeto do Fundo 2 Seção I Objeto do Fundo O Salus Fundo

Leia mais

RELATÓRIO DE DESEMPENHO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DE DESEMPENHO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS RELATÓRIO DE DESEMPENHO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA MEDIDOR 1128541-9 UNIDADE: FÓRUM DE PICOS

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 452

ESTADO DE SÃO PAULO DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 452 DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 452 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Margens de Distribuição, atualização do Custo do gás e do transporte, sobre o repasse das variações dos preços do Gás e do Transporte fixados

Leia mais

Cesta básica tem comportamento diferenciado nas capitais

Cesta básica tem comportamento diferenciado nas capitais 1 São Paulo, 06 de fevereiro de 2014. NOTA À IMPRENSA Cesta básica tem comportamento diferenciado nas capitais Metade das 18 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos

Leia mais

Preço médio do m 2 permanece estável pelo segundo mês consecutivo

Preço médio do m 2 permanece estável pelo segundo mês consecutivo Preço médio do m 2 permanece estável pelo segundo mês consecutivo No acumulado em 12 meses o Índice FipeZap registrou elevação de 0,21%, a menor já observada na série histórica O Índice FipeZap que acompanha

Leia mais

ENASE 2007 TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO

ENASE 2007 TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO ENASE 2007 A EXPANSÃO DA OFERTA E A SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO SETEMBRO DE 2007 SEGMENTO DA TRANSMISSÃO Dois mundos: Expansão / novas instalações

Leia mais

CESTA BÁSICA da cidade de Catalão-GO

CESTA BÁSICA da cidade de Catalão-GO BOLETIM 46 CESTA BÁSICA da cidade de Catalão-GO Mês de Referência: 01/2014 Mês de Divulgação: 02/2014 Prof. Dr. Serigne Ababacar Cissé Ba ; Laila Cristina Rodrigues Silva; Karen Brina Borges de CATALÃO-GO

Leia mais

Valor da cesta básica recua em todas capitais

Valor da cesta básica recua em todas capitais 1 São Paulo, 06 de agosto de 2014. NOTA À IMPRENSA Valor da cesta básica recua em todas capitais Em julho, os preços do conjunto de bens alimentícios essenciais diminuíram em todas as 18 capitais onde

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE FECOMÉRCIO SC SUMÁRIO Endividamento em Joinville 7 Considerações

Leia mais

Investimentos, Endividamento Público e Crescimento Econômico

Investimentos, Endividamento Público e Crescimento Econômico IPEA / DIMAC-GAP 05/2009 Roberto Pires Messenberg Investimentos, Endividamento Público e Crescimento Econômico I Aspectos Conceituais A questão da sustentabilidade da política fiscal deve ser avaliada

Leia mais

Jornal do Commercio Online 17/05/2015 Erros do setor elétrico chegam na conta do consumidor

Jornal do Commercio Online 17/05/2015 Erros do setor elétrico chegam na conta do consumidor Jornal do Commercio Online 17/05/2015 Erros do setor elétrico chegam na conta do consumidor http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2015/05/17/erros-do-setoreletrico-chegam-na-conta-do-consumidor-181452.php

Leia mais

Precificação de Títulos Públicos

Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos > Componentes do preço > Entendendo o que altera o preço Componentes do preço Nesta seção você encontra os fatores que compõem a formação

Leia mais

ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000)

ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000) ANEXO DE METAS FISCAIS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEMONSTRATIVO DAS METAS ANUAIS (Artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2000) Encontram-se neste anexo o conjunto de metas fiscais que deverão nortear

Leia mais

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ 3 set 2007 Nº 35 Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da SAE Vagas na indústria de transformação foram deslocadas para outras regiões do

Leia mais

Suporte Técnico Web Energy

Suporte Técnico Web Energy Suporte Técnico Web Energy Conceitos Básicos Schneider Electric Suporte Técnico Brasil Título: Suporte Técnico Web Energy Guia Geral para EcoXperts Data: 15/02/2016 Versão: 1.0 1 Histórico de revisões

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº015/2010. NOME DA INSTITUIÇÃO: Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA MG

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº015/2010. NOME DA INSTITUIÇÃO: Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA MG MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº015/2010 NOME DA INSTITUIÇÃO: Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA MG AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO:

Leia mais

Alimentos sobem em outubro

Alimentos sobem em outubro 1 São Paulo, 6 de novembro de 2008. NOTA À IMPRENSA Alimentos sobem em outubro Após dois meses com preços em queda, os gêneros alimentícios essenciais voltaram a apresentar predomínio de alta em outubro,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS 06.916.384/0001-73. Informações referentes a Julho de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS 06.916.384/0001-73. Informações referentes a Julho de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS 06.916.384/0001-73 Informações referentes a Julho de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

CONDOMÍNIO SOLAR PETROLINA

CONDOMÍNIO SOLAR PETROLINA A GIBC SOL S/A é uma subsidiaria da GOLD INVEST BANK CORP., proprietária dos projetos de usinas fotovoltaicas com registro na ONU Sob o Nº 11021 No MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e com autorização

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. Considerando a Deliberação ARSESP N o 308, de 17 de fevereiro de

ESTADO DE SÃO PAULO. Considerando a Deliberação ARSESP N o 308, de 17 de fevereiro de ESTADO DE SÃO PAULO DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 650 Dispõe sobre ajuste provisório dos valores das Margens de Distribuição, atualização do Custo Médio Ponderado do gás e do transporte, sobre o repasse das variações

Leia mais

SÃO CARLOS É DESTAQUE EM RANKING DE CIDADES MAIS INOVADORAS DO BRASIL

SÃO CARLOS É DESTAQUE EM RANKING DE CIDADES MAIS INOVADORAS DO BRASIL São Carlos está entre as cidades mais inovadoras do Brasil, a frente de capitais e importantes centros do país, é o que aponta ranking divulgado pela conceituada revista EXAME, do Grupo Abril. O ranking

Leia mais

Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de 2016

Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de 2016 Publicação mensal do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó Ano 5, Nº 1 Janeiro/2016 Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de

Leia mais

ALGODÃO Período: 06 a 10/04/2015

ALGODÃO Período: 06 a 10/04/2015 ALGODÃO Período: 06 a 0/04/205 Quadro I- PREÇO PAGO AO PRODUTOR Algodão em Pluma - (em R$/unidade) Períodos anteriores () Centros de Produção Unid. 2 Meses Mês Semana Média do mercado () Semana Atual Preço

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística Parecer Analítico sobre Regras Regulatórias nº 229/COGTL/SEAE/MF Brasília, 28 de agosto de 2015.

Leia mais

EDUCAÇÃO SOBE MAIS QUE INFLAÇÃO NOS ÚLTIMOS SETE ANOS

EDUCAÇÃO SOBE MAIS QUE INFLAÇÃO NOS ÚLTIMOS SETE ANOS SÃO PAULO, 19 DE FEVEREIRO DE 2004. EDUCAÇÃO SOBE MAIS QUE INFLAÇÃO NOS ÚLTIMOS SETE ANOS TODO INÍCIO DE ANO, PAIS, ESTUDANTES E ESPECIALISTAS EM INFLAÇÃO SE PREPARAM PARA O REAJUSTE DAS MENSALIDADES ESCOLARES

Leia mais

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA MARÇO/2011

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA MARÇO/2011 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor e a Cesta Básica para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. Considerando a necessidade de não prejudicar o equilíbrio econômicofinanceiro

ESTADO DE SÃO PAULO. Considerando a necessidade de não prejudicar o equilíbrio econômicofinanceiro DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 577 Dispõe sobre ajuste provisório dos valores das Margens de Distribuição, atualização do Custo Médio Ponderado do gás e do transporte, sobre o repasse das variações dos preços do

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PROJETO DE MICRO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO AMBIENTE DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PROJETO DE MICRO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO AMBIENTE DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. WWWCONVIBRAORG VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PROJETO DE MICRO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO AMBIENTE DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Vagner Vieira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora Anderson

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ 1.0 Introdução CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ Prof. Dr. Joilson Dias Assistente Científica: Cássia Kely Favoretto Costa Departamento de Economia Universidade Estadual

Leia mais

Os Efeitos da Prorrogação da Concessão de Serviços Públicos de Transmissão de Energia Elétrica. Lei nº 12.783/2013

Os Efeitos da Prorrogação da Concessão de Serviços Públicos de Transmissão de Energia Elétrica. Lei nº 12.783/2013 Os Efeitos da Prorrogação da Concessão de Serviços Públicos de Transmissão de Energia Elétrica Lei nº 12.783/2013 SNPTEE Foz do Iguaçu, 21 de outubro de 2015 1 Índice 1. Impacto da prorrogação 2. Consequências

Leia mais

Sumário. Expediente. Panorama...4. Estatísticas e Mercado...5. Relatório ABEGÁS - Mercado e Distribuição Ano IV - Nº 32 - Abril-Maio/10

Sumário. Expediente. Panorama...4. Estatísticas e Mercado...5. Relatório ABEGÁS - Mercado e Distribuição Ano IV - Nº 32 - Abril-Maio/10 Sumário Panorama...4...5 Expediente Diretoria Executiva ABEGÁS - Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado Presidente: Armando Laudorio Diretor Vice-Presidente: Gerson Salomão

Leia mais

LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. Metas e Projeções Fiscais para Governo Central ( art. 4º, 1º da Lei Complementar nº 101, de 2000)

LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. Metas e Projeções Fiscais para Governo Central ( art. 4º, 1º da Lei Complementar nº 101, de 2000) LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS Metas e Projeções Fiscais para Governo Central ( art. 4º, 1º da Lei Complementar nº 101, de 2000) Discriminação 2001 2002 2003 Valor % PIB Valor % PIB Valor % PIB I. RECEITA

Leia mais

EDITAL PÚBLICO DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE ACL 002 ANEXO III - DEFINIÇÕES E PREMISSAS APLICÁVEIS AO EDITAL

EDITAL PÚBLICO DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE ACL 002 ANEXO III - DEFINIÇÕES E PREMISSAS APLICÁVEIS AO EDITAL EDITAL PÚBLICO DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE ACL 002 ANEXO III - DEFINIÇÕES E PREMISSAS APLICÁVEIS AO EDITAL a) Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL : órgão

Leia mais

EXCEDENTE DE REATIVOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

EXCEDENTE DE REATIVOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE EXCEDENTE DE REATIVOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE Aimé Pinto afpinto@iee.usp.br Roberto Zilles zilles@iee.usp.br Universidade de São Paulo, Instituto de Eletrotécnica e Energia Ildo Bet

Leia mais

Canal Jornal da Bioenergia 15/12/2014 Caminhos para a segurança energética

Canal Jornal da Bioenergia 15/12/2014 Caminhos para a segurança energética Canal Jornal da Bioenergia 15/12/2014 Caminhos para a segurança energética Proximidade do fim do potencial de exploração de novas grandes hidrelétricas impõe o desafio de diversificar a matriz Protagonistas

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Palestra Introdutória

Energia Solar Fotovoltaica: Palestra Introdutória Energia Solar Fotovoltaica: Palestra Introdutória Dr. Rodrigo Lopes Sauaia Diretor Executivo Talk Show - Brazil Solar Power Rio de Janeiro (RJ) 28/10/2015 Focos Principais Representar e promover o setor

Leia mais

Associados. 363 emissoras de televisão 3.099 emissoras de rádio 22 associações estaduais de rádio e televisão

Associados. 363 emissoras de televisão 3.099 emissoras de rádio 22 associações estaduais de rádio e televisão Associados 363 emissoras de televisão 3.099 emissoras de rádio 22 associações estaduais de rádio e televisão No início, as frequências de televisão eram assim: 54-88 Canais 2 até 6 174-216 Canais 7 até

Leia mais

Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução

Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução O milho verde é um tipo especial de milho, como o milho doce, milho pipoca, milho ceroso, milho branco,

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS RESULTA EM MENOR TAXA DE JUROS

CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS RESULTA EM MENOR TAXA DE JUROS CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS RESULTA EM MENOR TAXA DE JUROS 24 de Julho de 2008 SUMÁRIO EXECUTIVO: O Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) definiu ontem (23 de Junho) o

Leia mais

RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO

RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO Ano II - Nº 15 - Outubro - 2008 Sumário Panorama... 4... 5 Expediente Diretoria Executiva ABEGÁS - Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado

Leia mais

5 - Preços. 5.1 - Índices gerais

5 - Preços. 5.1 - Índices gerais - Preços Índices gerais Variação % Discriminação 1999 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Mensal IGP-1,9,6 3, 1, -, -,1 1,4 1,6 IPA 1,3 4,,3 1,4 -,6 -,3 1,8,1 IPC,,7 1,3 1,,3,1 1, 1, INCC,1, 1,,6,4,9,3, IGP-M,8

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA EXPLORAÇÃO DE LINHA INDUSTRIAL ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA

PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA EXPLORAÇÃO DE LINHA INDUSTRIAL ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA Brasília, 7 de julho de 2004. Agência Nacional de Telecomunicações - APC PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA EXPLORAÇÃO DE LINHA INDUSTRIAL ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA O conselheiro substituto da Agência Nacional

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 I - Escolha a resposta correcta (ou mais correcta) para cada uma das seguintes questões:

Leia mais

Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações

Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Henrique de Campos Meirelles Setembro de 20 1 Prestação de Contas - LRF Objetivos das Políticas

Leia mais

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO BOLETIM Novembro 2015 CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO Mês de Referência: 11/2015 Mês de Divulgação: 12/2015 Profa. Dra. Michelle da Silva Borges Karen Brina Borges de Deus; Luciene Maria Borges

Leia mais

Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016

Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016 O perfil do empresário e

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Nelson Colaferro Junior Presidente do Conselho de Administração Seminário Agronegócios e Energias Renováveis Valor Econômico Goiânia (GO) 31/03/2016

Leia mais

CAP. 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995. Quadro 5.1 Estrutura institucional do setor cultural nas capitais 1995

CAP. 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995. Quadro 5.1 Estrutura institucional do setor cultural nas capitais 1995 Capítulo 5 GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA NAS CAPITAIS DOS ESTADOS 1985-1995 5.1 Considerações gerais Na sistemática da gestão da despesa pública recai sobre os órgãos centrais do governo federal e dos estados

Leia mais

Consumo nacional deve chegar a R$ 3,9 tri neste ano, mas expansão se mantém fora do eixo das capitais, diz estudo

Consumo nacional deve chegar a R$ 3,9 tri neste ano, mas expansão se mantém fora do eixo das capitais, diz estudo Consumo nacional deve chegar a R$ 3,9 tri neste ano, mas expansão se mantém fora do eixo das capitais, diz estudo Através da análise dos dados entre 2015 e 2016, o estudo IPC Maps mostra que o consumo

Leia mais

Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014

Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014 Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014 O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) 1, 2 (que mede

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR SETEMBRO/2013 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3

Leia mais

BOLETIM ECONOMIA & TECNOLOGIA Informativo do Mês de Abril de 2011

BOLETIM ECONOMIA & TECNOLOGIA Informativo do Mês de Abril de 2011 O Informativo Mensal de Conjuntura faz parte das publicações e análises efetuadas pela equipe técnica do Boletim Economia & Tecnologia publicado trimestralmente. O Informativo apresenta uma análise rápida

Leia mais

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa?

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa? O estoque de segurança remete a erros de previsão de demanda; Falta de confiança nas entregas devido a atrasos no ressuprimento de materiais; Rendimento da produção abaixo do esperado. Qual é o estoque

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2016. Comissão de Orçamento e Contas, Diretoria e Conselho Secional.

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2016. Comissão de Orçamento e Contas, Diretoria e Conselho Secional. PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2016 Comissão de Orçamento e Contas, Diretoria e Conselho Secional. Tenho a honra de encaminhar a Proposta Orçamentária desta Secional para o exercício de 2016. Ela foi precedida

Leia mais

Engenharia Econômica

Engenharia Econômica UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL Engenharia Econômica Aula I Professora Jocilene Otilia da Costa, Dra Conteúdo Juros Simples Juros

Leia mais