PESQUISA SOBRE GRAMÁTICA NORMATIVA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM CEGALLA, BECHARA, CELSO CUNHA E ROCHA LIMA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA SOBRE GRAMÁTICA NORMATIVA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM CEGALLA, BECHARA, CELSO CUNHA E ROCHA LIMA."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA FILOLOGIA ROMÂNICA I PROFESSOR: FABRÍCIO BRANDÃO JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com) PESQUISA SOBRE GRAMÁTICA NORMATIVA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM CEGALLA, BECHARA, CELSO CUNHA E ROCHA LIMA. FEIRA DE SANTANA - BAHIA 2008

2 Tentaremos identificar semelhanças e diferenças nos pensamentos dos gramáticos Cegalla, Bechara, Celso Cunha e Rocha Lima, a NGB Nomenclatura Gramatical Brasileira, que divide os vocábulos portugueses em dez classes: Seis variáveis: (substantivos; artigo; adjetivos; numeral; pronome; verbo) e Quatro invariáveis: (advérbio; preposição; conjunção; interjeição). 1. Vejamos aqui algumas definições que são apresentadas nas gramáticas tradicionais. Compare-as, mostrando os seguintes aspectos: Semelhanças; diferenças; pontos falhos e critérios utilizados SUBSTANTIVO: a) São palavras que designam os seres (Cegalla, 1980) b) É o nome com que desugnamos os seres em geral: pessoas, animais e coisas (Bechara, s/d) c) É a palavra que nomeia os seres em geral (...) e serve privativamente de núcleo do sujeito, do objeto direto e do indireto e do agente da passiva (Cunha, 1983) d) É a palavra com que nomeamos os seres em geral e as qualidades, ações, ou estados, considerados em si mesmos, independentemente dos seres com que se relacionam (Rocha Lima, 1976) i) Semelhanças: Todos afirmam que os substantivos nomeiam os seres. ii) diferenças: Cunha já inclui sintaxe na definição. iii) pontos falhos: Cegalla é muito restrito na definição. 1) Cegalla: Semântico 2) Bechara: Semântico 3) Cunha: Semântico e funcional. 4) Rocha Lima: Semântico 1.2. ARTIGO: a) É a palavra que antepomos aos substantivos para determiná-los, indica-lhes, ao mesmo tempo, o gênero e os números (Cegalla, 1980) b) É a palavra que se antepõe aos substantivos que designam seres determinados (o, o, os, as) ou, indeterminados (um, uma, uns, umas). (Bechara, s/d) c) Dá-se este nome às palavras o (com as variações a, os, as) e um (com as variações uma, uns, umas) que se antepõem ao substantivo (Cunha, 1983) d) É a partícula que precede o substantivo; assim a maneira de marca dessa classe gramatical (Rocha Lima, 1976) i) Semelhanças: Bechara e Cunha apresentam definições parecidas. ii) diferenças: Não existem, pois todos versam sobre palavras (ou partícula Lima) que precede o substantivo. iii) pontos falhos: Cegalla afirma que o artigo determina ao mesmo tempo, o gênero e o número, por falha, os demais não frisam esse detalhe. 1) Cegalla: Semântico, Formal e funcional 2) Bechara: Semântico e Funcional 1

3 3) Cunha: Formal. 4) Rocha Lima: Semântico 1.3. ADJETIVO: a) Expressam qualidades ou características dos seres (Cegalla, 1980) b) É a expressão modificadora que denota qualidade, condição ou estado de um ser (Bechara, s/d) c) O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo. Serve para caracterizar os seres, objetos ou as noções nomeadas pelo substantivoindicando-lhes: qualidade (ou defeito), modo de ser, aspectos, aparência ou estado; para estabelecer com o substantivo uma relação de tempo, de espaço, de matéria, de finalidade, de propriedade, de procedência etc. (Cunha, 1983) d) É a palavra que modifica o substantivo exprimindo aparência, modo de ser ou qualidade (Lima, 1976) i) Semelhanças: Bechara e Lima destacam que o adjetivo é modificador e expressa qualidades. Todos destacam o critério semântico. ii) diferenças: Poucas entre as definições, nenhuma digna de nota. iii) pontos falhos: Cunha expande a definição, deixando-a um pouco confusa, acrescentando a relação com o tempo. 1) Cegalla: Semântico. 2) Bechara: Semântico e funcional. 3) Cunha: Semântico e funcional. 4) Rocha Lima: Semântico e funcional NUMERAL: a) É a palavra que exprime número, número de ordem, múltiplo ou fração (Cegalla, 1980) b) É a palavra que denota nome de número (Bechara, s/d) c) Servem para indicar a quantidade exata de coisas ou pessoas, ou para assinalar o lugar que elas ocupam numa série (Cunha, 1983) d) Palavra que designam os números, ou a ordem de sua sucessão: três, terceiro. Podem-se usar individualmente, com o valor de substantivo ou como adjetivos, isto é, junto de um substantivo, ao que acrescentam uma indicação de quantidade ou de ordem (Lima, 1976) i) Semelhanças: A expressão de número nas definições. ii) diferenças: Cunha lembra a possibilidade do uso do numeral com o valor de substantivo ou como adjetivos. Cegalla lembra até da fração como numeral. iii) pontos falhos: Bechara é muito resumido na sua definição. 1) Cegalla: Semântico. 2) Bechara: Semântico. 3) Cunha: Semântico. 4) Rocha Lima: Semântico e funcional PRONOME:

4 a) São palavras que representam os nomes dos seres ou os determinam, indicando a pessoa do discurso (Cegalla, 1980) b) É a expressão que designa os seres sem dar-lhe um nome nem qualidade, indicando-os apenas como pessoa do discurso (Bechara, s/d) c) Os pronomes desempenham na oração as funções equivalentes às exercidas pelos elementos nominais (...). Os pronomes pessoais se caracterizam por denotarem as três pessoas gramaticais. (Cunha, 1983) d) É a palavra que denota o ente ou a ele se refere, considerando-o apenas como pessoa do discurso (Lima, 1976) i) Semelhanças: Cegalla, Bechara e Lima usam a indicação da pessoa do discurso. ii) diferenças: Somente Cunha diz que a caracterização do pronome acontece porque denotam as três pessoas gramaticais (ou pessoas do discurso): 1ª pessoa: a pessoa que fala; Eu, Nós; 2ª pessoa: a pessoa com quem se fala; Tu, Vós; e 3ª pessoa: a pessoa de quem se fala. Ele, Eles, Ela, Elas iii) pontos falhos: Entendemos que Bechara e Lima colocam pronome com uma limitação quando expressam apenas como pessoa de discurso. 1) Cegalla: Semântico e funcional. 2) Bechara: Semântico. 3) Cunha: Funcional. 4) Rocha Lima: Semântico e funcional VERBO: a) É a palavra que exprime ação, fato ou fenômeno (Cegalla, 1980) b) É a palavra que, exprimindo ação ou apresentando estado ou mudança de um estado a outro, pode fazer indicação de pessoa, número, tempo, modo e voz (Bechara, s/d) c) Palavra de forma variável que exprime o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo (...). Sua função é predicado, a única que se desempenha na estrutura oracional (Cunha, 1983) d) denota ação, estado ou fenômeno. É a parte da oração mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais. Estes acidentes gramaticais fazem que ele mude de forma para exprimir cinco idéias: voz, modo, tempo, número e pessoa (Lima, 1976) i) semelhanças: Cegalla, Bechara e Lima dão ao verbo uma expressão de ação. ii) diferenças: Cunha não dá expressão de ação ao verbo. iii) pontos falhos: Cegalla não fala sobre as flexões do verbo. 1) Cegalla: Semântico. 2) Bechara: Semântico e formal. 3) Celso Cunha: Semântico, funcional e formal. 4) Rocha Lima: Semântico e formal ADVÉRBIO: a) É a palavra que modifica o sentido do verbo, adjetivo e do próprio advérbio (Cegalla, 1980) b) É a expressão modificadora que denota uma circunstância (de lugar, tempo, modo, intensidade, condição etc.) (Bechara, s/d)

5 c) Palavra que se junta a verbos, para exprimir circunstâncias em que se desenvolve o processo verbal, e a adjetivos; para intensificar uma qualidade (Cunha, 1983) d) São palavras modificadoras do verbo. Servem para expressar as várias circunstâncias que cercam a sugnificação verbal (Lima, 1976) i) semelhanças: Cegalla, Bechara e Lima dão o advérbio como uma expressão modificadora. ii) diferenças: Cunha não fala da expressão modificadora do verbo e sim da união. iii) pontos falhos: Bechara dá uma definição um tanto quanto vaga. Cegalla não explica em que circunstâncias o advérbio modificaria o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Lima só fala do verbo que pode ser modificado pelo advérbio. 1) Cegalla: Semântico e funcional. 2) Bechara: Semântico. 3) Celso Cunha: Semântico e funcional. 4) Rocha Lima: Semântico e funcional PREPOSIÇÃO: a) Palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal (Cegalla, 1980) b) É a expressão que posta entre duas outras estabelece uma subordinação da segunda à primeira (Bechara, s/d) c) Chamam-se de preposições os vocábulos gramaticais invariáveis que relacionam dois termos de uma oração de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo sentido do segundo (Cunha, 1983) d) São palavras que subordinam um termo da frase a outro, o que vale dizer que tornam o segundo dependente do primeiro (Lima, 1976) i) semelhanças: Todos explicam que a preposição faz ligação e relacionamento entre termos. ii) diferenças: Cunha e Cegalla apresentam os critérios formal e funcional. iii) pontos falhos: Nenhum exemplifica o contato com outras classes gramaticais, especificamente. iv) Critérios utilizados: 1) Cegalla: Formal e funcional. 2) Bechara: Funcional. 3) Celso Cunha: Formal e funcional. 4) Rocha Lima: Funcional. Conclusão: só na sentença uma preposição terá sentido semântico CONJUNÇÃO: a) Palavra invariável que liga orações ou termos da oração (Cegalla, 1980) b) É a expressão que liga orações ou, dentro da mesma oração, palavras que tenham o mesmo valor ou função (Bechara, s/d) c) Os vocábulos gramaticais que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração chamam-se conjunções (Cunha, 1983) d) São palavras que relacionam sentre si: dois elementos da mesma natureza (coordenativas) ou duas orações de natureza diversa, das quais a que começa pela conjunção completa a outra ou lhe junta uma determinação (subordinativas) (Lima, 1976)

6 i) semelhanças: Todos falam de ligação e relação entre entre orações e apontam o critério funcional. ii) diferenças: Só Cegalla trata conjunção como invariável e critério formal (além do funcional). iii) pontos falhos: Nenhum exemplifica o contato com outras classes gramaticais, especificamente. iv) Critérios utilizados: 1) Cegalla: Formal e funcional 2) Bechara: Funcional 3) Celso Cunha: Funcional 4) Rocha Lima: Funcional INTERJEIÇÃO: a) É uma palavra ou locução que exprime um estado emotivo (Cegalla, 1980) b) É a expressão com que traduzimos os nossos estados emotivos (Bechara, s/d) c) É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nosssas emoções (Cunha, 1983) d) É a palavra que exprime emoção (Rocha Lima, 1976) i) semelhanças: Todos utilizaram o critério semântico e concordam que reflete uma emoção. ii) diferenças: Cegalla foi mais completo e acrescentou locução na sua definição. iii) pontos falhos: Nada a registrar. 1) Cegalla: Semântico. 2) Bechara: Semântico. 3) Celso Cunha: Semântico. 4) Rocha Lima: Semântico. 2. A GT (Gramática Tradicional) fala de adjetivos e substantivos como classes. Em seguida, classifica os pronomes e numerais em adjetivos e substantivos. 2.1 Que critério ela utiliza para definir substantivos e adjetivos? É o critério semântico, onde substantivo serve para designar nomes de seres e adjetivos para caracterizar os seres e objetos nomeados pelos substantivos Que argumentos usa para subdividir os pronomes (e numerais) em pronomes adjetivos e pronomes substantivos? Comente: É uma mistura de critérios Semântico, Formal e Funcional. Em momentos são classes e em outros são subclasses, quando são vistos sob o aspecto sintático. Nada fica explicado. 3. Categoria gramatical e categoria nocional não se confundem. Comente esta assertiva, fazendo um paralelo entre os dois termos: A categoria gramatical é vasta no que se refere à linguagem humana. Na categoria exclusivamente gramatical apenas a forma permanece, sem valor semântico (Exemplo: os morfemas do gênero masculino ou feminino gata, porco). Na morfologia, morfema é a menor unidade significativa que compõe o vocábulo, ou seja é o elemento lingüístico que exprime as relações entre as idéias, compreendendo os afixos, as desinências e o radical.

7 A vogal temática ocorre quando, por exemplo, não existe a hipótese da palavra em dois gêneros (masculino/feminino) Ex: terra, Letra, Folha, Guerra, cabelo. As preposições e conjunções são categorias gramaticais. A categoria nocional faz com que as classes possam melhor refletir a funcionalidade lógica da sentença (semântica). Pelos radicais se sabe a palavra, já que os Lexemas são os responsáveis pela significação dos vocábulos não gramaticais, contidos na raiz ou radical primário do vocábulo. Dizem respeito ao léxico ou aos vocábulos de um idioma. Exemplo: terra, mundo. a) Exclusivamente semânticos: só existe a noção, sem manifestação em desinências (ocorre nos números chineses língua que praticamente não existe desinências) b) Semântico-gramatical: a desinência corresponde a uma noção. É o caso dos números no Português. (exemplo: duas meninas, O s é a desinência) 4. Examine uma gramática normativa e mostre como é tratada cada uma das categorias gramaticais, apontando os critérios utilizados, os pontos positivos e falhos neste tratamento. A) Definição de gramática normativa: É um conjunto sistematizado de regras (normas) e orientação para se escrever e falar de acordo com o padrão culto da língua 1- Fonologia: phoné (som) + logia ( estudo) = Analisa as palavras sob o ponto de vista sonoro; 2- Morfologia: morphé (forma) + logia (estudo) a) seus elementos formadores (morfema) b) os processos de formação das palavras c) suas classes e flexões 3- Sintaxe: sintaxis (grego) significa arranjo, ordem, disposição: a) análise sintática b) sintaxe de regência (verbal e nominal) c) sintaxe de concordância (verbal e nominal) d) sintaxe de colocação As classes gramaticais são dez, sendo seis variáveis: (substantivos; artigo; adjetivos; numeral; pronome; verbo) e quatro invariáveis: (advérbio; preposição; conjunção; interjeição) 5 ANÁLISE GRAMATICAL DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS: Julgamos por bem, dado o vasto material e opiniões de diversos autores sobre categorias gramáticas, decidimos versar sobre a análise de Ernani Terra, no seu Livro Curso Prático de Gramática, enfocando a sua definição em relação aos demais gramáticos já analisados neste trabalho: 5.1 SUBSTANTIVO: É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral, sejam eles animados ou inanimados. (Ernani, 2007)

8 i) Semelhanças: Ernani também afirma que os substantivos nomeiam os seres. ii) Diferenças: Especifica os seres como animados e inanimados. iii) Pontos falhos: Nada a registrar. Ernani: Semântico e formal. 5.2 ARTIGO: Artigo é uma palavra gramatical, isto é, isoladamente não possui significado. Sempre está ligado a um substantivo do qual depende e com qual concorda em gênero e número, formando um grupo nominal cujo núcleo será o substantivo. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani apresenta critério semântico igual a Bechara e Rocha Lima. Funcional igual a Bechara e Formal igual a Cunha. ii) diferenças: Ernani amplia a definição tratando o artigo como uma palavra gramatical. Rocha Lima chama de partícula, que precede o substantivo. iii) pontos falhos: Nada a registrar. Ernani: Semântico, formal e funcional 5.3 ADJETIVO: É a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo ou qualquer palavra com valor de substantivo, indicando-lhe atributo, propriedade, estado, modo de ser ou aspecto. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também destaca o critério semântico. ii) diferenças: Ernani é o único que expressa o critério formal. iii) pontos falhos: Ernani não destaca o aspecto modificador do adjetivo. Ernani: Semântico e formal. 5.4 NUMERAL: É a palavra que indica a quantidade exata de seres, ou a posição que um ser ocupa numa determinada série. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também expressa quantidade na sua definição. ii) diferenças: Nada a registrar. iii) pontos falhos: Nada a registrar. Ernani: Semântico. 5.5 PRONOME: É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Assim como Cegalla, Bechara e Lima, Ernani também usa a expressão pessoa do discurso. ii) diferenças: Ernani destaca o pronome como palavra variável em gênero, número e pessoa.

9 . iii) pontos falhos: Entendemos que faltou a Ernani se referir às três pessoas gramaticais Ernani: Semântico e funcional VERBO: É a palavra variável que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também dá ao verbo uma expressão de ação no tempo. ii) diferenças: Nada a registrar. iii) pontos falhos: Ernani não define o processo que se passa no tempo e nem as flexões do verbo. Ernani: Formal, Semântico e formal ADVÉRBIO: É a palavra invariável que, fundamentalmente, modifica o verbo, exprimindo determinada circunstância (tempo, lugar, modo, causa, dúvida etc.) (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também fala da condição que o advérbio tem de modificar o verbo. ii) diferenças: Nada a registrar. iii) pontos falhos: Nada a registrar. Ernani: Semântico, formal e funcional PREPOSIÇÃO: É a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também explica que a preposição faz ligação entre termos. ii) Diferenças: Ernani foi sintético na definição. iii) Pontos falhos: Não exemplifica o contato com outras classes gramaticais, especificamente. iv) Critérios utilizados: Ernani: Formal e funcional CONJUNÇÃO: É a palavra invariável que liga palavras, grupos de palavras, orações, frases, exprimindo relações de sentido entre as unidades ligadas. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Ernani também fala da ligação entre orações. ii) Diferenças: Assim como Cegalla, Ernani também define conjunção nos três critérios. iii) Pontos falhos: Não exemplifica o contato da conunção com outras classes gramaticais, especificamente. iv) Critérios utilizados: Ernani: Semântico, formal e funcional

10 5.10. INTERJEIÇÃO: É a palavra invariável com a qual exprimimos sentimentos e emoções súbitos. (Ernani, 2007) i) Semelhanças: Além do critério semântico, Ernani concorda que interjeição reflete uma emoção. ii) diferenças: Ernani define a interjeição com critério formal. iii) pontos falhos: Nada a registrar. Ernani: Semântico, formal. Resumindo: No contexto das definições de Ernani Terra, pode-se fazer essa tabela sobre as Classes Gramaticais, suas funções e flexões: São seis variáveis: (substantivos; artigo; adjetivos; numeral; pronome; verbo) e Quatro invariáveis: (advérbio; preposição; conjunção; interjeição). CLASSE FUNÇÃO FLEXÃO 1. VARIÁVEL Substantivo Nomear os seres em geral Varia em gênero, número e grau. Artigo Determinar o substantivo de modo vago Varia em gênero e número. Adjetivo ou preciso. Caracterizar o substantivo ou qualquer palavra com valor de substantivo, indicando-lhe um atributo. Numeral Indicar a quantidade ou posição dos seres numa série. Pronome Representar ou acompanhar os substantivos. Verbo Exprimir um processo, situando-o no tempo. 2. INVARIÁVEL Advérbio Modificar o verbo, indicando uma Não varia. circunstância. Preposição Ligar dois termos da oração, Não varia. subordinando um ao outro. Conjunção Ligar duas orações ou dois termos da Não varia. oração. Interjeição Exprimir sentimentos e emoções. Não varia. Varia em gênero, número e grau. Varia em gênero e número. Varia em gênero, número e pessoa. Varia em gênero, pessoa, tempo e modo.

11 REFERÊNCIAS: BECHARA, Ivanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira e LIMA, Maria Claudete.Classes e categoria em Português. Fortaleza: Edições UFC, CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Teoria da análise léxica. Rio de Janeiro: s/ ed CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis, RJ: Vozes, CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Cia Editora Nacional, CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Fronteira,1985. Rio de Janeiro: Nova LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. São Paulo: Scipione, 5ª ed

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

Gramática Eletrônica

Gramática Eletrônica Lição 5 Classes de palavras Na elaboração de um texto escrito, utilizamos palavras para exprimirem nossas idéias. De acordo com a idéia que expressam, as palavras são agrupadas, na nossa língua, em dez

Leia mais

Análise do adjetivo no livro didático

Análise do adjetivo no livro didático Estudo do adjetivo quanto ao gênero Viviane Izabel da Silva 1 Cristina Maria de Oliveira 2 Resumo: O presente ensaio analisa enfoques de três gramáticas da língua portuguesa em relação ao adjetivo; observa

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal.

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal. O que e Morfologia? Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere

Leia mais

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Vocativo Tipos de predicado COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ensino Básico PLNM A2-2º Ciclo Turmas 3º Período Total 5º3 37 75 44 156 6º1 37 75 39 151 - Verbos (modo indicativo Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito); - Advérbios e locuções adverbiais;

Leia mais

Lógica Gramatical. Morfologia 1. Gramática. Aula 02. Noções Básicas

Lógica Gramatical. Morfologia 1. Gramática. Aula 02. Noções Básicas Lógica Gramatical Morfologia 1 Noções Básicas Gramática 1 Aula 02 Olá, aluno. Espero que tenha sido proveitosa a nossa primeira aula. Agora sabemos como funcionam as referências de acessório e essencial.

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

Professor Paulo Alexandre

Professor Paulo Alexandre Professor Paulo Alexandre O conteúdo dos slides a seguir foi baseado em um percurso didático para dinamizar o processo de explicação do conteúdo em sala de aula. Trata-se de um recorte teórico e aprofundado

Leia mais

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Português 7ºano Ano Letivo 2015/2016 1º Período Conteúdos Programados Aulas Previstas Texto Narrativo: Categorias da narrativa (ação, narrador, tempo, espaço e personagens); Modos de

Leia mais

GÊNERO DO SUBSTANTIVO: FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? FLÁVIA LANNES VIEIRA DE AGUIAR

GÊNERO DO SUBSTANTIVO: FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? FLÁVIA LANNES VIEIRA DE AGUIAR GÊNERO DO SUBSTANTIVO: FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? FLÁVIA LANNES VIEIRA DE AGUIAR Este trabalho tem por objetivo confrontar a visão gramatical quanto ao gênero do substantivo, com outras correntes teóricas que

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Aula ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL META Explicar a função adjetiva do adjunto adnominal, um acessório do núcleo do sujeito e de outros núcleos, mostrando as classes adjuntas. Apresentar a importância

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA FICHA INFORMATIVA FRASE SIMPLES/FRASE COMPLEXA COORDENAÇÃO/SUBORDINAÇÃO A frase pode conter uma ou mais orações. A cada oração corresponde uma forma verbal expressa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN I CFD

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN I CFD Área: Língua Portuguesa I CFD Série: 6º ano Conteúdos Estruturantes GRAMÁTICA Comunicação, língua e linguagem. Variedade linguística. Letras e fonemas. Substantivos. Adjetivos. Artigos. Numerais. Pronomes.

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia Pronomes Relativos Gramatica Morfologia Definição São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 1. Introdução... 23 2. Regras de acentuação gráfica... 23 2.1. Proparoxítonas... 23 2.2. Paroxítonas... 23 2.2.1. Observações... 24 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Pronomes: as pessoas do discurso

Pronomes: as pessoas do discurso I. Introdução A. As classes de palavras 1. Substantivo 2. Adjetivo 3. Verbo 4. Advérbio 5. Pronome 6. Artigo 7. Numeral 8. Conjunção 9. Preposição 10. Interjeição B. Tipos de pronomes 1. Pronome pessoal

Leia mais

PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SUB Hamburg PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Ataliba T. de Castilho Vanda Maria Elias v Ê2> editoracontexto mt SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 13 1. O QUE SE ENTENDE POR LÍNGUA Estudando a língua portuguesa

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Plano de Ensino 2014

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Plano de Ensino 2014 FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Plano de Ensino 2014 Professor: Carlos de Almeida Departamento: Ciências Complementares Disciplina: LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA Série: 1. ª Turmas: A e B Turno: [ D

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Estrutura das Palavras Estudar a estrutura das palavras é, basicamente,

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

SINTAXE PERÍODO SIMPLES

SINTAXE PERÍODO SIMPLES SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES A N Á L I S E S I N T Á T I C A Sujeito: é o termo da oração com o qual o verbo concorda em pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e número (singular, plural). O sujeito comanda a concordância

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos

Prova de Conhecimentos Específicos Prova de Conhecimentos Específicos Leia o texto e responda às perguntas que se seguem: Texto 5 10 15 O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua

Leia mais

ESTRUTURA DA ORAÇÃO Luci Mary (UERJ)

ESTRUTURA DA ORAÇÃO Luci Mary (UERJ) ESTRUTURA DA ORAÇÃO Luci Mary (UERJ) Silvio Elia em seu artigo intitulado Para uma teoria sintática da Revista Confluência afirma que oração é a frase sintaticamente articulada e continua: as orações são

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação Capítulo 4 Capítulo 2 Capítulo 3

parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação Capítulo 4 Capítulo 2 Capítulo 3 parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação 1. Comunicação e enunciação 11 1.1. Acto de comunicação/enunciação 11 1.2. Sujeitos do acto de comunicação/enunciação 11 1.3. Enunciado

Leia mais

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar Revisão sujeito e predicado Prof.ª Lucimar Tipos de sujeito Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem escrito. Exemplos: - Deus é perfeito! Sujeito simples Deus Núcleo do sujeito simples Deus

Leia mais

UM ESTUDO DA TRANSITIVIDADE DO VERBO SER A STUDY OF THE TRANSITIVITY OF THE VERB "TO BE"

UM ESTUDO DA TRANSITIVIDADE DO VERBO SER A STUDY OF THE TRANSITIVITY OF THE VERB TO BE UM ESTUDO DA TRANSITIVIDADE DO VERBO SER A STUDY OF THE TRANSITIVITY OF THE VERB "TO BE" Alcebíades Fernandes Jr. 1 RESUMO: Em análise de estruturas sintagmáticas através de descrições linguísticas e semânticas

Leia mais

Quadro de conteúdos. Apoema GRAMÁTICA. Projeto

Quadro de conteúdos. Apoema GRAMÁTICA. Projeto Quadro de conteúdos Projeto Apoema GRAMÁTICA 1 Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 6 o ano A COMUNICAÇÃO Linguagem e língua Tipos de linguagem Gênero de texto: notícia e reportagem Gênero de texto: HQ e tirinha

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase.

SINTAXE DA ORAÇÃO. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos de uma oração (sujeito,

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

Orações subordinadas adjetivas: fim de traumas

Orações subordinadas adjetivas: fim de traumas Orações subordinadas adjetivas: fim de traumas 115 Marcela Moura * Resumo: Este trabalho trata das orações subordinadas adjetivas na perspectiva de gramáticos normativos -como Bechara (1977), Melo (1968)

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

Termos acessórios: adjunto adnominal

Termos acessórios: adjunto adnominal Termos acessórios: adjunto adnominal Começamos este capítulo com a discussão acerca do que é um termo acessório, sua definição e papel na hierarquia oracional. Com base nessa reflexão, destacamos o adjunto

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO LÍNGUA PORTUGUESA Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser Volta e meia retorno ao tema da origem de tudo, que inevitavelmente leva a reflexões em

Leia mais

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Os interrogativos introduzem frases interrogativas directas e indirectas. Servem para formular perguntas sobre a identidade, a qualidade ou a quantidade

Leia mais

Conteúdos: Funções do QUE e SE I

Conteúdos: Funções do QUE e SE I Conteúdos: Funções do QUE e SE I Habilidades: Conhecer a partícula QUE a qual pertence a diferentes classes gramaticais e funções sintáticas Habilidades: Saber empregar as funções do SE como partícula

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO OSORIO PROFESSORA: REGINA CÉLIA DA SILVA ANDRADE ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 TEXTO TEATRAL Características: Texto escrito para ser representado Escrito

Leia mais

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

Língua Portuguesa 7º ano

Língua Portuguesa 7º ano Escutar para Aprender e Construir Conhecimento Audição orientada. Ouvinte. Discurso; universo de discurso (assunto). Língua Portuguesa 7º ano Conteúdos 1º Período Comunicação Oral Falar para Construir

Leia mais

Lógica Gramatical. Introdução à Lógica Gramatical. Gramática. Aula 01. Entendendo o Mecanismo

Lógica Gramatical. Introdução à Lógica Gramatical. Gramática. Aula 01. Entendendo o Mecanismo Lógica Gramatical Introdução à Lógica Gramatical Entendendo o Mecanismo Gramática 1 Aula 01 Olá, aluno. Aqui iniciamos o nosso Curso Lógica Gramatical. Seja bem vindo. Primeiramente, faremos uma pequena

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO LABORATÓRIOS MISTOS DE PESQUISA E EXTENSÃO, LINGUAGEM CULTURA E COGNIÇÃO LINC-COGNITION PORTUGUÊS PARA CONCURSO Profa. Magarete Alfreta TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO Para haver uma comunicação entre os personagens

Leia mais

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408)

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Pronomes Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Professora Simone 2 O bundão Joaquim foi a um psicólogo porque a mulher batia nele e toda a vizinhança lá do prédio o via como um frouxo.

Leia mais

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas. OITAVA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adjetivas. 2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos

Leia mais

3 DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA E CONVERSÃO CATEGORIAL

3 DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA E CONVERSÃO CATEGORIAL 3 DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA E CONVERSÃO CATEGORIAL A mudança categorial de palavras pode acontecer sem a adição de um afixo. Tradicionalmente este processo é chamado de derivação imprópria. No entanto, na Teoria

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA Resposta aos Recursos contra a Prova Objetiva Cargo: S01 - P.E.B. - E. F. (6º AO 9º ANO) E MÉDIO - ARTE Disciplina: LINGUA PORTUGUESA Questão Resposta

Leia mais

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração.

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. SINTAXE Período Composto Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. O período composto pode ser período composto por coordenação ou subordinação. Período composto por subordinação No período

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

4 As concepções de objeto direto

4 As concepções de objeto direto 4 As concepções de objeto direto Assim como se fez necessário para meu trabalho investigar as noções de sujeito, faz-se importante um capítulo sobre o objeto direto que, sendo de natureza nominal, constituindo

Leia mais

Roteiro de recuperação - Gramática

Roteiro de recuperação - Gramática Roteiro de recuperação - Gramática Professor da Disciplina:Cássio Data: / / 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: Ano 1º Ensino Médio Período: Matutino Valor da avaliação: 10,0 Conteúdo 1º ano: Pronomes, conjunção,

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO O nosso estudo OnLine contempla as disciplinas de Gramática, Interpretação de textos, Matemática, Arquivologia, Relacionamento

Leia mais

ANALISE MORFOLÓGICA ESTUDANDO AS PALAVRAS DA LÍNGUA¹

ANALISE MORFOLÓGICA ESTUDANDO AS PALAVRAS DA LÍNGUA¹ ANALISE MORFOLÓGICA ESTUDANDO AS PALAVRAS DA LÍNGUA¹ Mara Lucia Chamorro da Silva de CARVALHO² RESUMO: Estudo comparado a respeito da temática: principais pontos quanto à definição, dos termos das dez

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos BREVES NOÇÕES DA SINTAXE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS O VERBO EM ENFOQUE Sizenana Maria da Silva (UEMS) suzi2010.maria@hotmail.com Magno Pinheiro de Almeida RESUMO O presente trabalho tem por objetivo

Leia mais

Pronomes e determinantes demonstrativos

Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos - formas Masculino Feminino Formas variáveis Singular este esse aquele esta essa aquela Formas invariáveis (neutras) isto

Leia mais

Este trabalho teve por objetivo específico verificar a validade da

Este trabalho teve por objetivo específico verificar a validade da O emprego do infinitivo pessoal Renata Rodrigues Viegas 1 Resumo: O infinitivo, uma das três formas verbo-nominais, apresenta um emprego mal regulamentado pela disciplina gramatical. Isso acentua-se no

Leia mais

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os.

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. * Objeto direto preposicionado: aquele cuja preposição não é exigência

Leia mais

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa Gestão da Aprendizagem Escolar II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa (Entrada) Gabaritos e Ensino Fundamental 5 a à 8 a série (6 o ao 9 o ano) 5 a Série (6 o ano) - Ensino Fundamental Leitura e

Leia mais

^SABER ESCREVER SABER FALAR

^SABER ESCREVER SABER FALAR Edite Estrela A 376533^ Maria Almira Soares I» fio rw Maria José Leitão / / iòí r ^SABER ESCREVER SABER FALAR Um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa 4. a edição DOM OU I XOTE ÍNDICE

Leia mais

ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número.

ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Classes Gramaticais Artigos ARTIGO É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Os artigos são: o, a, os, as, um,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2013

PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2013 BIMESTRAL E ANUAL 2º ANO ENSINO MÉDIO TURMAS: 2221 E 2222 PROFESSOR MsC. PATRÍCIA CUNHA PLANO DE ENSINO 1 BIMESTRE DISCIPLINA Série Turma (s) ANO LETIVO Gramática

Leia mais

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417)

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Pronomes Parte II Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Professora Simone 2 Pronomes Indefinidos São aqueles que se referem à terceira pessoa gramatical (aquele/aquilo de quem se fala)

Leia mais

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES Maria Luiza Casado Silva casadoluiza01@gmail.com Luana Lima Cabral da Silva luannnalima78@gmail.com Universidade

Leia mais

Gramática Tradicional Sintaxe I termos essenciais da oração

Gramática Tradicional Sintaxe I termos essenciais da oração Gramática Tradicional Sintaxe I termos essenciais da oração Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Tutora: Thais Torres Guimarães thaistorresg@gmail.com O que é SINTAXE? Parte da gramática que se ocupa da combinação

Leia mais

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in + feliz

Leia mais

PREDICATIVO INTEGRANTE OU ACESSÓRIO?

PREDICATIVO INTEGRANTE OU ACESSÓRIO? PREDICATIVO INTEGRANTE OU ACESSÓRIO? Gabriela Soares Castilhos Gabriel de Ávila Othero¹ Resumo: O artigo a seguir questiona o posicionamento do termo oracional - predicativo, sendo do sujeito ou do objeto,

Leia mais

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO DIRETO Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO INDIRETO Precisa de um complemento

Leia mais

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Redação 5 Série/ 6 Ano - I - Fábula - Interpretação textual II - Diferenças entre Poesia e Poema III - Bilhete - Produção textual IV - "Terra dos Meninos

Leia mais

3 A Problemática Classe dos Advérbios

3 A Problemática Classe dos Advérbios 3 A Problemática Classe dos Advérbios Devido à carga semântica muito variável e à extrema mobilidade funcional que possuem os advérbios, torna-se difícil estabelecer uma definição clara e coerente para

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais

Antes de iniciarmos o trabalho sobre sintaxe de termos, convém distinguir classe gramatical de função sintática.

Antes de iniciarmos o trabalho sobre sintaxe de termos, convém distinguir classe gramatical de função sintática. PROJETO DOMINGÃO SINTAXE DE TERMOS prof. ROBSON MORAES 1 A Análise Sintática possui cinco (5) divisões: 1 sintaxe de termos; 2 sintaxe de orações; 3 sintaxe de concordância (verbal e nominal); 4 sintaxe

Leia mais

Aula ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (II)

Aula ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (II) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (II) META Rever o conceito de oração subordinada substantiva. Discorrer sobre os quatro últimos tipos de orações subordinadas substantivas. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano 1º Período UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva - memória - texto narrativo - narrador - argumentação Regulamento A visita de estudo -narrativa Fotografia

Leia mais

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 6º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português CONTEÚDOS 1º PERÍODO Leitura Texto poético. Compreensão. Texto narrativo. Narrador.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLASSE DE PALAVRAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLASSE DE PALAVRAS CLASSE DE PALAVRAS a) Variáveis Substantivo Adjetivo Artigo Numeral Pronome Verbos b) Invariáveis Interjeição Advérbio Preposição Conjunção Na Língua Portuguesa, temos 10 classes de palavras: SUBSTANTIVO

Leia mais

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística.

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Linguagem figurada É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Serve, assim, para atribuir novo tom ao pensamento, dando-lhe mais vigor, trazendo mais colorido e graça à nossa

Leia mais

META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações.

META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (I) Aula 3 META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: terminada

Leia mais

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321)

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Orações Subordinadas d Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Professora Simone 2 Período Composto por Subordinação É aquele formado por uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas;

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa objetivam verificar as competências e habilidades do candidato no que se refere à capacidade de analisar situações problemáticas,

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira 1 Prova: CESPE - 2013 - UNB - Vestibular - Prova 2 Julgue os itens a seguir, relativos às ideias desenvolvidas no texto acima. No 2.º parágrafo, o autor do texto

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09 DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Edital 006/2012 SELEÇÃO INTERNA O Presidente da FUNEPU, no uso de suas atribuições normais, de acordo com a Portaria nº04 de 09 de fevereiro de 2010, torna público que

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Em 1991, por ocasião da visita

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 2 São Paulo FCC (prova aplicada em 2014)... 24 3.2. TRF

Leia mais

UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 4- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 4- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 4- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 No português 4 trabalham-se os vários níveis da linguagem, desde o bem

Leia mais

PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS ORTOGRÁFICAS ENTRE AS NORMAS PORTUGUESA E BRASILEIRA 26

PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS ORTOGRÁFICAS ENTRE AS NORMAS PORTUGUESA E BRASILEIRA 26 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO... 17 A. CONVENÇÕES E ACORDOS ORTOGRÁFICOS....................... 21 PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS ORTOGRÁFICAS ENTRE AS NORMAS PORTUGUESA E BRASILEIRA 26 B. ORTOGRAFIA 27 1. ALFABETO

Leia mais

Processamento Estatístico da Linguagem Natural

Processamento Estatístico da Linguagem Natural Processamento Estatístico da Linguagem Natural Aula 18 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/peln/ Aula 18-13/11/2008 1 Aula de Hoje Cap. 12 Jurafsky & Martin

Leia mais

Gramática Tradicional Morfologia

Gramática Tradicional Morfologia Gramática Tradicional Morfologia Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Tutora: Thais Torres Guimarães thaistorresg@gmail.com O que é MORFOLOGIA? FORMA ESTUDO Aspecto lexical: origem; formação e estrutura Aspecto

Leia mais

Período simples: conceitos e exemplos

Período simples: conceitos e exemplos Período simples: conceitos e exemplos Frase é todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) que apresente sentido completo. Ei! Olá! Até logo. Oração é a frase ou fragmento de frase que contém um verbo

Leia mais