Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ"

Transcrição

1 Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ Rubenei Novais Souza Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, Tales Cerqueira Pinto Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, Giana Laport Alves de Souza Telsan Engenharia, Rio de Janeiro, Brasil, Andreia dos Santos Soares Consultora, Rio de Janeiro, Brasil, Eduardo Arreguy Viana Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, RESUMO: Este trabalho apresenta sucintamente os resultados da investigação geotécnia realizada na camada de argila muito mole existente na área de implantação da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ, no trecho do município de São Gonçalo. São apresentadas comparações do perfil de resistência não drenada e dos parâmetros de compressibilidade dessa argila com os dados conhecidos de outras argilas moles da região metropolitana do Rio de Janeiro. Apresenta-se também o resultado da retroanálise da ruptura da fundação do aterro em trecho localizado da estrada, na fase inicial da obra, a qual permitiu confirmar o fator de correção a ser aplicado à resistência não drenada obtida através de ensaios de palheta, visando susidiar as análises de estabilidade dos aterros. PALAVRAS-CHAVE: Propriedades Geotécnicas, Argilas Moles, Aterros Sobre Solos Moles. 1 INTRODUÇÃO A montagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado no municipio de Itaboraí, envolverá equipamentos de processamento de petróleo de grande porte, cujo transporte a partir do Porto do Rio de Janeiro, utilizando acessos rodoviários existentes, se mostrou inviável. Como alternativa, foi adotada uma estratégia de transporte maritimo pela Baia de Guanabara até a Praia da Beira no municipio de São Gonçalo, a partir qual o transporte será terrestre através de uma estrada construída para este fim. O traçado da referida estrada, desde a Praia da Beira, no municipio de São Gonçalo, até o COMPERJ, no municipio de Itaboraí, atravessa alguns trechos de ocorrência de argilas muito moles a moles, principalmente nos trechos de travessia de cursos d água. Devido à necessidade da execução de aterro e, principalmente, à elevada carga aplicada pelos veículos especiais de transporte dos equipamentos pesados, a transposição desses trechos de solos moles demandou uma intensa investigação geotécnica e adoção de diferentes soluções construtivas: remoção e substituição do solo mole, utilização de geossintéticos e reforço com colunas de brita e de solo-cimento tipo deep mix. A estrada está atualmente em fase de construção, de modo que uma retroanálise do comportamento previsto, tendo como base a verificação do seu desempenho através da

2 interpretação da instrumentação prevista, será objeto de um trabalho futuro. Neste etapa, o objetivo do presente trabalho é compartilhar a análise da investigação geotécnica realizada, visando complementar conjunto de dados disponíveis sobre os depósitos de solos moles na região metropolitana do Rio de Janeiro. Inicialmente, para posterior comparação dos resultados, é apresentada uma breve revisão bibliográfica mostrando resultados de algumas pesquisas conhecidas sobre parâmetros geotécnicos da argila muito mole do depósito de Sarapuí, também localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Figura 1: Características geotécnicas da argila mole do depósito de Sarapuí. Dados de diversos autores coletados por Almeida et al (2005). 2. PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DA ARGILA MUITO MOLE DO DEPÓSITO DE SARAPUÍ As argilas moles que ocorrem na região metropolitana do Rio de Janeiro são predominantemente de origem fluvio-marinha do período Quaternario, com presença significativa de matéria orgânica. A partir da década de 1970 diveros trabalhos foram publicados relatando estudos do comportamento dessas argilas, baseados em pesquisas acadêmicas utilizando aterros experimentais executados no depósito de Sarapuí ou retroanálises de casos de obras. Entre os trabalhos mais relevantes em termos de apresentação de parâmetros de resistência e compressibilidade desses materiais, podem ser citados os realizados por Coutinho (1976), Sayão (1980), Ortigão e Collet (1986), Oliveira (1989), Almeida (1996), Spotti (2000), Formigheri (2003), Almeida et al (2005) e Jannuzzi (2009). As Figuras 1, 2 e 3 apresentam valores de parâmetros de resistência e compressibilidade da argila muito mole do depósito de Sarapuí, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, os quais usualmente são tomados como referência para estudos iniciais de projetos de aterros sobre solos moles na região. Figura 2: Perfis de tensões e parâmetros de compressibilidade da argila mole do depósito de Sarapuí. Dados de diversos autores coletados por Almeida et al (2005). Figura 3: Resistência não drenada através de diversos tipos de ensaios. Dados de diversos autores coletados por Almeida et al (2005).

3 3. INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA REALIZADA A investigação geotécnica realizada para subsidiar o projeto da estrada contemplou sondagens a percussão de simples reconhecimento dos solos, ensaios de piezocone (CPTU), ensaios de palheta (Vane Test), coletas de amostras indeformadas tipo Shelby e ensaios de laboratório de caracterização, adensamento e triaxiais. As sondagens a percussão foram realizadas regularmente espaçadas nos trechos de ocorrência de argila mole e os demais ensaios de campo e coletas de amostras foram realizados em ilhas de investigação, próximas de sondagens a percussão, em geral junto às travessias sobre cursos d água. Os resultados da investigação geotécnica considerados relevantes para o propósito deste trabalho estão resumidos nas Figuras 5 a 12. A Figura 4 apresenta a curva de compressibilidade de uma amostra indeformada coletada na ilha EEC-05. Como pode ser observado, a tensão de pré-adensamento da argila muito mole local aos cerca de 5m de profundidade é da ordem de 30 kpa e o índice de compressão é cerca de 1,7, valores razoavelmente próximos dos medidos no depósito de Sarapuí. pressão significativa. A Figura 6 apresenta, para o mesmo trecho, o perfil do subsolo em termos de sondagens a percussão e de resistência não drenada medida através do ensaio de palheta (Vane Test). Como pode ser observado, o perfil de resistência não drendada medida através do ensaio de palheta parece incompatível com o perfil de qt, o que implicou na necessidade de realização de novos ensaios de palheta para confirmação do perfil de resistência não drenada do subsolo local. Figura 5: Ensaio de piezocone CPTU ILHA EE-15, estaca aproximada E-868. Figura 6: Perfil do subsolo próximo à estaca E-868. Figura 4: Ensaio de adensamento. Amostra EEC-05, profundidade de 5,00m a 5,66m. A Figura 5 apresenta os resultados do ensaio de piezocone CPTU ILHA EE15, realizado nas proximidades da estaca E-868. Como pode ser observado, entre 5m e 15m de profundidade, ocorre uma camada de argila muito mole, apresentado valores de resistencia de ponta do cone, qt, muito baixos e geração de poro A Figura 7 apresenta o perfil do subsolo em termos de sondagens a percussão na região da estaca E-353, onde ocorre uma camada de argila muito mole até cerca de 3m de espessura. As Figuras 8 e 9 apresentam perfis de resistência não drenada, Su, medida através de dois ensaios de palheta realizados nas proximidades. Como pode ser observado, o valor da resistência não drenada da referida camada de argila mole, medida através do ensaio de palheta, é cerca de 10 kpa constante com a profundiade.

4 toda a obra, como discutido mais adiante neste trabalho. Figura 7: Perfil do subsolo na região da estaca E-353. Figura 10: Ruptura da fundação do aterro no trecho entre as estacas E-353 e E-359, na fase incial da obra. Figura 8: Ensaio de palheta VT-14, estaca E-346. As Figuras 11, 12 e 13 apresentam resultados de ensaios de palheta em outros trechos da estrada. Como pode ser observado, os resultados dos ensaios indicam, de maneira geral, que nos 6m iniciais da camada mole não há uma tendência de crescimento da resistência não drenada com a profundidade. Uma exceção à esta constatação geral foi observada nos resultados do ensaio de palheta VT-18, realizado nas proximidades da estaca E-506, à margem do Rio Guaxindiba, onde se verifica um crecimento da resistência não drenada com a profundidade, cerca de 1,2 kpa por metro, desde a superfície. Figura 9: Ensaio de palheta VT -15, estaca E-351. No trecho entre as estacas E-353 e E-359, durante a fase inicial da obra, tendo aplicado sobre a argila mole existente um colchão de areia com cerca de 50cm de espessura, e sobre este um aterro argilo-arenoso com cerca de 2,00m de altura, houve ruptura da fundação do aterro, conforme pode ser observado na Figura 10. Esta ocorrência possibilitou, através da retroanalise da ruptura, verificar a correção necessária na resistência não drenada medida através dos ensaios de palheta para fins de análise de estabilidade dos aterros ao longo de Figura 11: Ensaio de palheta VT-13, estaca E-290, Rio Alcântara.

5 do aterro em um trecho da estrada na fase incial da obra, foi possível realizar uma retroanálise da ruptura e comparar a resistência não drenada real da camada de argila mole com aquela medida no ensaio de palheta, de modo a verificar a respectiva correção a ser aplicada. A Figura 14 apresenta o resultado da retroanálise, mostrando que o fator de correção a ser aplicado à resistência não drenada medida no ensaio de palheta é cerca de 0,7, confirmando razoavelmente a proposta de Bjerrum (1973). Figura 12: Ensaio de palheta VT-16, estaca E-493, Rio Guaxindiba. Name: Pavimento Model: Mohr-Coulomb Unit Weight: 18 kn/m³ Cohesion: 10 kpa Phi: 30 Name: Argila Mole Model: Undrained (Phi=0) Unit Weight: 15 kn/m³ Cohesion: 7 kpa Piezometric Line: 1 Name: CAMADA DRENAN TE Model: Mohr-Coulomb Unit Weight: 17 kn/m³ Cohesion: 0 kpa Phi: 35 Name: SOLO RESIDU AL Model: Mohr-Coulomb Unit Weight: 19 kn/m³ Cohesion: 20 kpa Phi: Elevation Distance Su = 7 kpa, h=2,5m Figura 14: Retroanálise da ruptura ocorrida na região da estaca E CONCLUSÕES Figura 13: Ensaio de palheta VT-18, estaca E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA REALIZADA COM OS DADOS CONHECIDOS DAS ARGILAS MOLES DO RIO DE JANEIRO Os resultados da investigação geotécnica realizada indicam que, relativamente às argilas moles de comportamento mais conhecido na região metropolitana do Rio de Janeiro, como a que ocorre no depósito de Sarapuí, as argilas moles existentes na região de São Gonçalo apresentam predominantemente, nos primeiros 6m de profundidade, resistência não drenada ligeiramente superior e constante com a profundidade, cerca de 10 kpa a 15 kpa. Os parâmetros de compressibilidade e o histórico de tensões, por outro lado, são praticamente os mesmos. Em função da ruptura ocorrida na fundação Esta trabalho apresentou sucintamente os principais resultados da investigação geotécnica realizada nas argilas muito moles encontradas na área de implantação da estrada de acesso de veículos especiais de transporte de equipamentos pesados para a montagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Com base nesses resultados constatou-se que, relativamente ao comportamento das argilas moles mais conhecidas da região metropolitana do Rio de Janeiro, como a que ocorre no depósito de Sarapuí, as argilas encontradas no referido empreendimento apresentam perfil de resistência não drenada razoavelmente diferente, cerca de 10 a 15 kpa, constante, nos primeiros 6m de profundidade. Os parãmetros de copressibilidade e o histórico de tensãoes, por outro lado, são praticamente os mesmos. A retroanálise da ruptura localizada da fundação do aterro em um trecho da estrada, na fase inicial da obra, mostrou que o fator de correção a ser aplicado à resistência não drenada da argila obtida através de ensaios de palheta, para fins de análise de estabilidade dos

6 aterros é cerca de 0,8. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem à Petrobras pelo constante apoio à geração e disseminação do conhecimento. REFERÊNCIAS Almeida, M.S.S. (1996). Aterros Sobre Solos Moles Da Concepção à Avaliação de Desempenho. Editora UFRJ, Rio de Janeiro. Almeida, M.S.S., Marques, E.S., Lacerda, W.A., Futai, M.M. (2005). Investigações de Campo e de Laboratório na Argila do Sarapuí. Solos e Rochas, Vol. 28, No. 1, p Bressani, L.A. (1983). Contribuição aos Estudos de Tensão-Deformação-Resistência da Argila de Sarapuí. Dissertação de Mestrado, UFRS, Porto Alegre. Coutinho, R.Q. (1976). Características de Adensamento com Drenagem Radial de uma Argila Mole da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. Formigheri, L.E. (2003). Comportamento de um aterro sobre Argila Mole da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado, PUC-RJ, Rio de Janeiro. Jannuzzi, G.M.F. (2009). Caracterização do depósito de solo mole de Sarapuí II através de ensaios de campo. Dissertação de Mestrado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. Lunne, T., T. Berre and S. Strandvik (1997) Sample Disturbance Effects in Soft Low Plastic Norwegian Clay. Conference on Recent Developments in soil and Pavement Mechanics, Rio de Janeiro. Ortigão, J.A.R. e Collet, H.B. (1986). A eliminação de erros de atrito em ensaios de palheta. Solos e Rochas, Vol. 9, No. 2, p Sayão, A.S.F.J. (1980). Ensaios de Laboratório na Argila Mole da Escavação Experimental de Sarapuí. Dissertação de Mestrado, PUC-RJ, Rio de Janeiro.

Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de Itaguaí-RJ

Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de Itaguaí-RJ Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de ItaguaíRJ Rubenei Novais Souza Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, rubenei@petrobras.com.br

Leia mais

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo.

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo. PEF-243 Obras de Terra Coleção 2Q 213/2 Exercício 1 Para executar um aterro sobre solo mole foram realizados os seguintes ensaios de campo: Sondagem (Figura 1) CPTU (Figura 2) Vane Test (Figura 3) Além

Leia mais

6. Análise de Estabilidade

6. Análise de Estabilidade . Análise de Estabilidade As análises de estabilidade de aterros sobre solos moles podem ser realizadas em termos de tensões totais (φ = ) ou em termos de tensões efetivas (c, φ e u ). A condição não drenada

Leia mais

Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN

Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN Alexandre da Costa Pereira 1, Roberto Quental Coutinho 2, Ricardo Flores

Leia mais

Rodovia Não-Convencional para transporte de cargas pesadas para Petroquímica no Rio de Janeiro Soluções Geotécnicas para Transposição de Solos Moles.

Rodovia Não-Convencional para transporte de cargas pesadas para Petroquímica no Rio de Janeiro Soluções Geotécnicas para Transposição de Solos Moles. Rodovia Não-Convencional para transporte de cargas pesadas para Petroquímica no Rio de Janeiro Soluções Geotécnicas para Transposição de Solos Moles. Hélio Vronsky Fonseca Adeodato Planave S.A., Brasil

Leia mais

Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro

Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro Bruno Teixeira Lima Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

4. Análise dos Ensaios de Campo

4. Análise dos Ensaios de Campo . Análise dos Ensaios de Campo Este capítulo apresenta a análise dos ensaios de palheta e de piezocone assim como os parâmetros geotécnicos determinados nestes ensaios. Por se tratar de um aterro com grandes

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2017 Areias Solos muito permeáveis Comportamento controlado pelas forças de gravidade, logo pelo tamanho

Leia mais

Ana Nery de Macedo Cadete UFPE, Recife/PE, Brasil,

Ana Nery de Macedo Cadete UFPE, Recife/PE, Brasil, XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Resistência não Drenada

Leia mais

PERFIS TÍPICOS DO SUBSOLO NA PLANÍCIE DO RECIFE BRASIL: ESTUDO DE CASOS

PERFIS TÍPICOS DO SUBSOLO NA PLANÍCIE DO RECIFE BRASIL: ESTUDO DE CASOS PERFIS TÍPICOS DO SUBSOLO NA PLANÍCIE DO RECIFE BRASIL: ESTUDO DE CASOS TYPICAL PROFILES OF THE SUBSOIL IN THE LOWLAND OF RECIFE - BRAZIL: CASES HISTORY Oliveira, Joaquim Teodoro Romão de, Universidade

Leia mais

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA VANE TEST ENSAIO DE PALHETA Ensaios de Campo e Instrumentação de Obras Normas Vane Test ou Ensaio de Palheta O equipamento Ortigão e Collet (9) Mini vane ensaio em laboratório Tipos de Palheta Palheta

Leia mais

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA 3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA Este capítulo tem o objetivo de apresentar a região estudada, desde a sua localização em relação ao Estado do Rio de Janeiro, como a indicação do perfil que

Leia mais

3. Descrição do local

3. Descrição do local 47 3. Descrição do local 3.1 Histórico O terreno objeto da presente dissertação está localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente na região mostrada na figura 3.1.

Leia mais

Análise do desempenho de aterros rodoviários construídos sobre solos moles tratados com a técnica de Consolidação Profunda Radial (CPR)

Análise do desempenho de aterros rodoviários construídos sobre solos moles tratados com a técnica de Consolidação Profunda Radial (CPR) Análise do desempenho de aterros rodoviários construídos sobre solos moles tratados com a técnica de Consolidação Profunda Radial (CPR) Denise de Almeida Monteiro, Grupo CCR, Jundiaí, Brasil, denise.monteiro@grupoccr.com.br

Leia mais

Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul

Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul Celso Luís da Silva Pedreira FURG/UCPEL, Rio Grande e Pelotas, RS, Brasil, E-mail: celpedreira@uol.com.br Cláudio Renato Rodrigues

Leia mais

Lista de Exercícios de Adensamento

Lista de Exercícios de Adensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil Setor de Geotecnia CIV 333 - Mecânica dos Solos II Prof. Paulo Sérgio de Almeida Barbosa Lista de

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Rigidez RESISTÊNCIA Compressibilidade Permeabilidade Sensibilidade à Água CAPACIDADE

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES AULA 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação Obtenção

Leia mais

USO DE COLUNAS DE BRITA NO PORTO SUDESTE, ITAGUAÍ, RJ

USO DE COLUNAS DE BRITA NO PORTO SUDESTE, ITAGUAÍ, RJ USO DE COLUNAS DE BRITA NO PORTO SUDESTE, ITAGUAÍ, RJ Márcio Almeida, almeida@coc.ufrj.br, Professor Titular COPPE-UFRJ Bruno Lima, brunotlima@yahoo.com.br, Doutorando COPPE-UFRJ, Prof. Assistente UFF

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR s 7181/1984, 6459/1984, 718/1984, 658/1984, 6457/1986, 2887/1988, 3336/199. ADRIANO, M.H. Comunicação pessoal, 26 ALMEIDA,

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações

ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações P R O F. E D G A R O D E B R E C H T U D E S C J O I N V I L L E G E O F O R M A E N G E N H A R I A L T D A Ensaios de Campo Introdução Tipos

Leia mais

Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas?

Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas? Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas? Toda a camada de solo mole. Tensões radiais. Eliminação da compressibilidade, impondo rigidez no solo. Enrijecimento apenas sob o corpo

Leia mais

Caracterização de um Depósito de Argila Mole de Guaratiba Rio de Janeiro RJ

Caracterização de um Depósito de Argila Mole de Guaratiba Rio de Janeiro RJ Caracterização de um Depósito de Argila Mole de Guaratiba Rio de Janeiro RJ Ivânia Silva de Lima PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil, ivaniasilvadelima@hotmail.com Tácio Mauro Pereira de Campos PUC-Rio, Rio

Leia mais

Antigo Empreendimento Imobiliário em Camboinhas, Niterói (RJ)

Antigo Empreendimento Imobiliário em Camboinhas, Niterói (RJ) 1 Introdução 1.1 Contexto O setor da construção civil brasileiro recebeu grande incentivo ao crescimento nos últimos anos, motivo pelo qual surgiram diversos empreendimentos imobiliários e industriais

Leia mais

Em argilas considera-se que a rigidez é constante com a profundidade. Logo o recalque da sapata pode ser calculado com a seguinte equação:

Em argilas considera-se que a rigidez é constante com a profundidade. Logo o recalque da sapata pode ser calculado com a seguinte equação: Questão 1. A partir da prova de carga da Figura 1, realizada numa camada de argila, sobre uma placa de 0,8 m de diâmetro, estime o recalque de uma sapata de 3 m de lado, que será construída no mesmo local

Leia mais

INFLUÊNCIA DE 15 ANOS DE SOBRECARGA DE A- TERRO NA CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM DEPÓSITO DE ARGILA MOLE

INFLUÊNCIA DE 15 ANOS DE SOBRECARGA DE A- TERRO NA CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM DEPÓSITO DE ARGILA MOLE INFLUÊNCIA DE 15 ANOS DE SOBRECARGA DE A- TERRO NA CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM DEPÓSITO DE ARGILA MOLE Bianca da Silva Baldez 1 Denise Maria Soares Gerscovich 2 Bernadete Ragoni Danziger 3 Rachel da

Leia mais

Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE

Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE Maria Isabela Marques da Cunha V. Bello Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco,

Leia mais

Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo

Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo Geraldo Vanzolini Moretti Moretti Engenharia Consultiva,

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação

Leia mais

Análise da eficiência de uma fundação de aterro tratada com injeção de argamassa e drenos verticais (técnica CPR)

Análise da eficiência de uma fundação de aterro tratada com injeção de argamassa e drenos verticais (técnica CPR) XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Análise da eficiência

Leia mais

Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana

Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana Jonatan Garrido Jung MLF Consultoria Geotécnica, Porto Alegre, Brasil, jonatan@mlfgeotecnia.com.br Marciano Lang Fraga MLF Consultoria

Leia mais

REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE COM GEOSSINTÉTICOS: COMPORTAMENTO AO LONGO DO TEMPO

REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE COM GEOSSINTÉTICOS: COMPORTAMENTO AO LONGO DO TEMPO REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE COM GEOSSINTÉTICOS: COMPORTAMENTO AO LONGO DO TEMPO Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2003 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico. 1 DADOS GERAIS

Leia mais

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES DAER-RS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS GEOTÉCNICOS IS-101/94 1. OBJETIVO Os Estudos Geotécnicos tem como objetivo a obtenção dos dados geotécnicos do subleito da rodovia projetada, empréstimos

Leia mais

- TP01/1 - TP01/2 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5. FIGURA 7.27: Teor de Sólidos com a Profundidade da LAMA DE LAVAGEM DE BAUXITA.

- TP01/1 - TP01/2 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5. FIGURA 7.27: Teor de Sólidos com a Profundidade da LAMA DE LAVAGEM DE BAUXITA. 397 0 - TP01/1 1 - TP01/2 Profundidade (m) 2 3 4 5 6 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5 Profundidade (m) 0 1 2 3 4 - SP2-3/1 - SP2-3/2 7 10 20 30 40 50 60 70 80 5 30 40 50 60 70 Teor de Sólidos (%) Teor Índice

Leia mais

COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO

COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO 1. Sobre o maciço representado na Figura 1 vai ser construído um aterro ( at. = kn/m ) com uma altura de 8 m e que ocupará uma área de aproximadamente 10 hectares.,0 m,0

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE

ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE Luciano Vasconcelos Rocha Escola de Engenharia PPGEO/FURG, Rio Grande, Brasil, luciano_vrocha@yahoo.com.br Cláudio

Leia mais

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança.

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança. FUNDAÇÕES e escolha do tipo de fundação Engenharia Civil Prof. Luiz Antonio do Nascimento Investigação para saber o tipo de solo em um terreno, sua resistência, espessura das camadas, profundidade, nível

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 19 Referências Bibliográficas ABOSHI, H. Case records of long-term measurement of consolidation settlement and their predictions, Special Lecture, IS-Hiroshima 95. Compression and consolidation of clayey

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO Rômulo Castello H. Ribeiro SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT - CORREÇÕES Energia no Brasil: 70% da energia

Leia mais

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1. O que significa comportamento não drenado? 2. Porque, no caso de solos argilosos, deve-se estudar a resposta não drenada do solo?

Leia mais

- Divisão de Estruturas. - Divisão de Geotecnia, Mecânica dos Solos e Fundações

- Divisão de Estruturas. - Divisão de Geotecnia, Mecânica dos Solos e Fundações - Divisão de Estruturas - Divisão de Geotecnia, Mecânica dos Solos e Fundações O PROBLEMA SOLOS-MOLES Introdução Hoje em dia, com a grande expansão urbana e a necessidade de grandes áreas industriais,

Leia mais

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado Caderno de questões Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado ORIENTAÇÃO PARA ESSA PROVA Esta prova possui 0 (vinte) questões, todas

Leia mais

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE Marcos Massao Futai Márcio S. S. Almeida Álvaro Maia da Costa Cláudio S. Amaral Resumo Este artigo apresenta dados de ensaios

Leia mais

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Prova de Carga Estática

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES Aula 02 Investigação do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2018/1 AULAS

Leia mais

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1) O que é envoltória de ruptura? 2) Quais os mecanismos que interferem na resistência ao cisalhamento dos solos? 3) Qual critério de

Leia mais

PROVISÓRIO. Aterro de sobrecarga

PROVISÓRIO. Aterro de sobrecarga Epa! Solo mole. Conheça as diferenças entre as técnicas de tratamento de solos moles. Descubra a solução definitiva. Comparativo ATERRO PROVISÓRIO Aterro de sobrecarga Aterro de projeto Solo mole Solo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 12 Exploração do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente

Leia mais

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Capítulo 3-3.1 - Introdução Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. O que difere o solo dos outros materiais é

Leia mais

Aulas práticas. Figura do problema 4.3. Mecânica dos Solos Engª Geológica DEC/FCT/UNL 4.1

Aulas práticas. Figura do problema 4.3. Mecânica dos Solos Engª Geológica DEC/FCT/UNL 4.1 Figura do problema 4.3 Mecânica dos Solos Engª Geológica DEC/FCT/UNL 4.1 4.4 - Sobre o terreno representado pelo perfil geotécnico da figura, pretende-se construir um edifício com uma área de 20x20 m 2,

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu)

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) NORMAS - NBR 12069: Ensaio de penetração de cone (CPT) in situ; - ASTM D-344: Standard test method for

Leia mais

Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht

Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht Objetivo O objetivo desta apresentação é demonstrar a importância do conhecimento da estratigrafia do subsolo na determinação

Leia mais

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Prof. Dr.Antônio Sérgio Damasco Penna DAMASCO PENNA ENGENHARIA GEOTÉCNICA ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Ensaio de penetração de cone estático com medidas

Leia mais

5. Análise dos deslocamentos verticais

5. Análise dos deslocamentos verticais 5. Análise dos deslocamentos verticais Os deslocamentos verticais em aterros fundados em solos altamente compressíveis apresentam-se como uma das principais preocupações do engenheiro projetista. A busca

Leia mais

Análise de Estacas Escavada e Hélice Contínua, Carregadas Transversalmente no Topo, em Solo não Saturado de Diabásio

Análise de Estacas Escavada e Hélice Contínua, Carregadas Transversalmente no Topo, em Solo não Saturado de Diabásio Análise de Estacas Escavada e Hélice Contínua, Carregadas Transversalmente no Topo, em Solo não Saturado de Diabásio Albuquerque, P.J.R. (1) ; Carvalho, D. (2) ; Miranda Jr, G. (3) ; Zammataro, B.B. (4)

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Índices Físico Disciplina: Geotecnia 1 Prof a. : Melina Freitas Rocha O ESTADO DO SOLOS Índices físicos entre as três fases: os solos são constituídos de três

Leia mais

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra 3 Histórico do local 3.1 Descrição da Obra A obra consiste na execução de um extenso aterro para implantação da Indústria Rio Polímeros. A área escolhida localiza-se ao lado da Refinaria Duque de Caxias

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCEITO A capacidade de carga de uma fundação

Leia mais

Projeto de Aterro Para Posto de Pesagem na BR-116-RJ - km131

Projeto de Aterro Para Posto de Pesagem na BR-116-RJ - km131 Projeto de Aterro Para Posto de Pesagem na BR-6-RJ - km3 Carolina de Albuquerque Cardoso e Sílio Carlos Pereira Lima Filho LPS Consultoria e Engenharia Ltda RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento

Leia mais

A MECÂNICA DOS SOLOS NOS CONCURSOS DE ENGENHARIA CIVIL Olá pessoal, meu nome é Alan Barbosa Costa, sou Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal

Leia mais

Relatório de Sondagens

Relatório de Sondagens Cód. Interno: RT-CBT-GET-14077-01-1 Rev.: 0 Cód.: Data de Emissão: 01/09/2014 Emitente: ACCIONA ENGENHARIA LTDA Localização: Ponte Ferroviária sobre o Rio Pirapama Recife/PE. Documentos de Referência:

Leia mais

Luis Eduardo Formigheri. Comportamento de um Aterro Sobre Argila Mole da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado

Luis Eduardo Formigheri. Comportamento de um Aterro Sobre Argila Mole da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado Luis Eduardo Formigheri Comportamento de um Aterro Sobre Argila Mole da Baixada Fluminense Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio como parte dos

Leia mais

Aterros sobre solos moles. Heloisa Helena Silva Gonçalves

Aterros sobre solos moles. Heloisa Helena Silva Gonçalves Aterros sobre solos moles Heloisa Helena Silva Gonçalves Obras em solos moles Curiosidades: No século XIX a ligação entre São Paulo e Cubatão era feita por diligências e de Cubatão para Santos por meio

Leia mais

EQUILÍBRIO LIMITE. Lista de Exercícios

EQUILÍBRIO LIMITE. Lista de Exercícios EQUILÍBRIO LIMITE Lista de Exercícios 1) Pretende-se ampliar um trecho de uma rodovia. As novas pistas irão margear um canal, conforme apresentado no desenho abaixo. Para determinar as propriedades do

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2016 Formação das Argilas Moles Argilas Moles Quaternárias Ambientes de Depoisção Fluvial: várzeas

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. José Carlos Vertematti JUNHO 1993

Leia mais

AUTOR(ES): FELIPE DOS SANTOS GOUVEIA, DEREK TAVARES DA SILVA JARDIM, WILKER DA SILVA MORAIS

AUTOR(ES): FELIPE DOS SANTOS GOUVEIA, DEREK TAVARES DA SILVA JARDIM, WILKER DA SILVA MORAIS TÍTULO: PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES): FELIPE DOS SANTOS GOUVEIA, DEREK TAVARES DA

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DO SOLO MOLE DO CLUSTER/SUAPE-PE

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DO SOLO MOLE DO CLUSTER/SUAPE-PE i CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILIPE CARNIB FREIRE ANÁLISE DAS PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DO SOLO MOLE DO CLUSTER/SUAPE-PE DISSERTAÇÃO DE

Leia mais

4 Resultados dos Ensaios

4 Resultados dos Ensaios 4 Resultados dos Ensaios Para implementar a metodologia desenvolvida na pesquisa e descrita no capítulo 3 foi feita uma campanha de ensaios para conhecer e estudar os resultados que estes ensaios fornecem.

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Mecânica dos Solos Mecânica dos Solos TC-035 Terças-feiras e Quintas-feiras das 7:30 às 9:10 Segundo Semestre

Leia mais

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula GEO-45 Engenharia Geotécnica II Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula Paulo Hemsi 2010 Adensamento de Solos Argilosos Moles Obras Portuárias

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PE-005 RECIFE PE

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PE-005 RECIFE PE UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PE-005 RECIFE PE Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Marçal Brasil A. Souza SETEMBRO

Leia mais

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO Barragens de Rejeitos Método de Montante Barragens de Rejeito Método de Jusante Barragens de Rejeito Método da Linha

Leia mais

ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA

ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA RESUMO: Wanderley Perez Jr Zaclis Falconi e Eng. Assoc. Ltda. Frederico Falconi Zaclis Falconi

Leia mais

Análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole e medidas de melhorias nas condições do solo

Análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole e medidas de melhorias nas condições do solo REVISTA DE ENGENHARIA CIVIL IMED Análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole e medidas de melhorias nas condições do solo Stability analysis of a ground on clay soil and improvement measures in

Leia mais

Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers São Paulo.

Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers São Paulo. Seminário Tecnologia de contenções e fundações com foco em desempenho e produtividade Porto Alegre, 6 de abril de 2017 Palestra: Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers

Leia mais

Faculdade de Engenharia NuGeo/Núcleo de Geotecnia Mecânica dos Solos II RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS

Faculdade de Engenharia NuGeo/Núcleo de Geotecnia Mecânica dos Solos II RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS Unidade 5 Como visto na unidade 04, um carregamento externo aplicado na superfície, ou a própria geometria da superfície da massa de solo, contribui para o desenvolvimento de tensões tangenciais ou de

Leia mais

Região localizada no bairro Barra da Tijuca, zona oeste do RJ; Área com aproximadamente m²; Eventos: Rock in Rio e Olimpíadas de 2016.

Região localizada no bairro Barra da Tijuca, zona oeste do RJ; Área com aproximadamente m²; Eventos: Rock in Rio e Olimpíadas de 2016. Cidade do Rock Região localizada no bairro Barra da Tijuca, zona oeste do RJ; Área com aproximadamente 250.000 m²; Eventos: Rock in Rio e Olimpíadas de 2016. Caracterização do Solo Tabela 1 - Descrição

Leia mais

5 Modelo em Elementos Finitos

5 Modelo em Elementos Finitos 5 Modelo em Elementos Finitos A maneira clássica de avaliar problemas de fluxo é através do traçado de redes de fluxo. Contudo, segundo Victor de Mello, citado por Cruz (1996), Traçar redes de fluxo em

Leia mais

Pequenas Construções e Grandes Recalques em Região Lagunar de Maceió-Al

Pequenas Construções e Grandes Recalques em Região Lagunar de Maceió-Al COBRAMSEG 010: ENGENHARIA GEOTÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 010 ABMS. Pequenas Construções e Grandes Recalques em Região Lagunar de Maceió-Al Juliane Andréia Figueiredo Marques

Leia mais

Profa. Dra. Lizandra Nogami

Profa. Dra. Lizandra Nogami Universidade de Cuiabá Campus Barão Curso de Engenharia Civil Profa. Dra. Lizandra Nogami Agradecimentos: Prof. Dr. Jefferson Lins Profa. Msc. Rafaela Faciola Teoria do Livro: PINTO, Carlos de Sousa. Curso

Leia mais

EDIFÍCIO COM TRÊS SUBSOLOS EM SANTOS CRITÉRIOS DE PROJETO

EDIFÍCIO COM TRÊS SUBSOLOS EM SANTOS CRITÉRIOS DE PROJETO EDIFÍCIO COM TRÊS SUBSOLOS EM SANTOS CRITÉRIOS DE PROJETO Eng. Luciana M. B. Rocha Zaclis Falconi e Engenheiros Associados s/s ltda. Eng. Renata Tossunian - Zaclis Falconi e Engenheiros Associados s/s

Leia mais

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. CAPACIDADE DE CARGA Fundações Diretas rasas e profundas Tipos de sapatas

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. CAPACIDADE DE CARGA Fundações Diretas rasas e profundas Tipos de sapatas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 6a Aula CAPACIDADE DE CARGA Fundações Diretas rasas e profundas Tipos de sapatas Vista artística

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES AULA 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

GEOSUL/ III Simpósio de Engenharia Geotécnica da Região Sul- ABMS Núcleo Regional de Santa Catarina

GEOSUL/ III Simpósio de Engenharia Geotécnica da Região Sul- ABMS Núcleo Regional de Santa Catarina GEOSUL/2002 - III Simpósio de Engenharia Geotécnica da Região Sul- ABMS Núcleo Regional de Santa Catarina PROJETO DE ATERROS SOBRE SOLOS MOLES - CASO DO CONJUNTO HABITACIONAL SÃO VICENTE H Eng CARLOS WILLIAMS

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2018 Reforço de Aterros com Geossintéticos A força de tração no geossintético deve ser pequena, para

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Ensaios de piezocone

Ensaios de piezocone Ensaios de piezocone Procedimentos e equipamentos Agosto 2007 Av Érico Veríssimo, 901 / 302, 22621-180 Rio de Janeiro, Brasil Tel +55-21-2486 3386, Fax +55-21-2491 8974 www.terratek.com.br, terratek@terratek.com.br

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista

Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista Atilio Oliveira Moretti Moretti Engenharia Consultiva Ltda., São Paulo, Brasil, atilio@morettiengenharia.com.br Geraldo Vanzolini Moretti Moretti

Leia mais

Instrumentadas no Estado do Ceará: Estudo de Caso da Barragem Olho d'água.

Instrumentadas no Estado do Ceará: Estudo de Caso da Barragem Olho d'água. Avaliação do Risco em Barragens de Terra Instrumentadas no Estado do Ceará: Estudo de Caso da Barragem Olho d'água. Prof. Dr. Silvrano Adonias Dantas Neto Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-graduação

Leia mais

7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO

7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO 7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO Neste capítulo serão apresentados e discutidos os resultados obtidos dos ensaios de adensamento. 7.1. Ensaios de Adensamento Edométrico Foram realizados seis ensaios de adensamento

Leia mais

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 8.1 RECALQUES DEVIDOS A CARREGAMENTOS NA SUPERFÍCIE As deformações ocorridas na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE UM ATERRO SOBRE SOLO MOLE ALUNO(A): Priscila de Almeida Cardoso ORIENTADORES:

Leia mais

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM ARGILAS ORGÂNICAS MUITO COMPRESSÍVEIS EM DEPÓSITOS DA BARRA DA TIJUCA. Magnos Baroni

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM ARGILAS ORGÂNICAS MUITO COMPRESSÍVEIS EM DEPÓSITOS DA BARRA DA TIJUCA. Magnos Baroni COPPE/UFRJ INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM ARGILAS ORGÂNICAS MUITO COMPRESSÍVEIS EM DEPÓSITOS DA BARRA DA TIJUCA Magnos Baroni Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO Cezar Augusto Burkert Bastos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Brasil,

Leia mais