Nº. 27/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE DEZEMBRO DO ANO DOIS MIL E DEZ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº. 27/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE DEZEMBRO DO ANO DOIS MIL E DEZ."

Transcrição

1 Nº. 27/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE DEZEMBRO DO ANO DOIS MIL E DEZ. No dia vinte e dois de Dezembro do ano dois mil e dez, nesta cidade de Vila Nova de Famalicão e Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, reuniu a Câmara Municipal, sob a Presidência do Senhor Arq. Armindo Borges Alves da Costa, com a presença da Chefe de Divisão Municipal Administrativa, Maria Manuela Marques Brandão Rua Cardoso, que secretariou e os Vereadores Senhores Prof. Dr. José Carlos Reis Campos, Dr. Paulo Alexandre Matos Cunha, Dr. Ricardo Jorge Costa Mendes, Dr. António Alberto Brandão Gomes Barbosa, Eng. José Manuel Leitão dos Santos, Dr. Leonel Agostinho Azevedo Rocha, Dr. Mário da Costa Martins, Dr. Mário de Sousa Passos, Eng. José Pedro Carvalho de Macedo Ferreira Sena e Dr. Joaquim Orlando Marques Oliveira. Eram quinze horas e trinta minutos, quando pelo Senhor Presidente, foi declarada aberta a reunião. Submetida a aprovação, a acta da reunião de Câmara do dia 9 de Dezembro de 2010, cuja leitura foi dispensada em virtude dos seus textos terem sido previamente distribuídos nos termos do artigo quarto do Decreto-Lei número quarenta e cinco mil, trezentos e sessenta e dois, de vinte e um de Novembro de mil novecentos e sessenta e três, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. - ANTES DA ORDEM DO DIA: -O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL INFORMOU O ÓRGÃO EXECUTIVO, DO CALENDÁRIO DAS REUNIÕES A REALIZAR NO MÊS DE JANEIRO DE 2011, PARA OS DIAS 12 E 26. -LEMBROU OS SENHORES VEREADORES QUE, HOJE ÀS 19H00, HAVIA A CEIA DE NATAL DOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO.

2 ASSUNTOS INSCRITOS NA AGENDA DE TRABALHOS E DELIBERAÇÕES PROFERIDAS: DA PRESIDÊNCIA: 1 6ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL Do Senhor Presidente da Câmara Municipal cujo teor se transcreve: Considerando a necessidade de se proceder a reajustamentos nas dotações do Plano de Actividades e Orçamento. Proponho que a Câmara Municipal aprove, ao abrigo do ponto e do POCAL, publicado no Decreto-Lei nº. 54-A/99, de 22 de Fevereiro, as modificações às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010, discriminadas nos termos dos quadros em anexo à proposta. DELIBERADO POR MAIORIA, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -APROVAR A SEXTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL DE ACORDO COM OS QUADROS APRESENTADOS, CUJO TEOR FICA A FAZER PARTE INTEGRANTE DA ACTA POR APENSO AO RESPECTIVO LIVRO. -ABSTIVERAM-SE OS SENHORES VEREADORES ELEITOS PELO PARTIDO SOCIALISTA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 2 IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL

3 Do Senhor Presidente da Câmara Municipal cujo teor se transcreve: O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) é o mecanismo estratégico para o período , que enquadra a concretização em Portugal de políticas de desenvolvimento económico, social e territorial, através dos fundos estruturais associados à política de coesão da União Europeia. Considerando a relevância do investimento público para a promoção do desenvolvimento territorialmente equilibrado do País e as responsabilidades que os Municípios detêm na gestão e execução de uma importante parte dos fundos comunitários disponíveis no âmbito do QREN, estes apresentaram projectos de candidatura no valor de milhões de euros, a que correspondem 945 milhões de euros de co-financiamento comunitário. É importante ter em conta que a implementação do QREN tem decorrido num contexto particularmente adverso a nível económico e social, resultante de uma crise internacional sem precedentes nas últimas décadas. A crise tem apresentado diversas facetas que se foram sucedendo, e, por vezes, acumulando: desde uma faceta inicial da crise financeira, caracterizada por problemas, sobretudo, ao nível da estabilidade do sistema financeiro com repercussões na liquidez das economias; derivando para uma crise económica e social, com impactos fortes na retracção da actividade económica e no aumento do desemprego; até à faceta mais recente, a da crise orçamental, com as análises negativas dos mercados financeiros sobre a sustentabilidade das finanças públicas dos diversos Estados a colocarem sérios problemas ao financiamento das respectivas economias e, em consequência disso, levando-os a adoptar planos de austeridade orçamental como forma de credibilizar os seus compromissos com politicas de finanças públicas mais sustentáveis.

4 Considerando que o QREN constitui uma oportunidade privilegiada para que o nosso concelho possa aceder a níveis mais elevados e sustentáveis de desenvolvimento, a Câmara Municipal definiu como prioridade estratégica da sua actuação a apresentação de projectos estruturantes passíveis de ser objecto de candidatura. No âmbito do QREN, o Município tem privilegiado, sempre que possível, o desenvolvimento de parcerias e incentivado a cooperação interinstitucional e a actuação em rede. Neste sentido, a Câmara Municipal tem promovido a apresentação de candidaturas conjuntas com Municípios vizinhos e com diversas instituições públicas e privadas. Até ao início do presente mês, foram apresentados projectos de candidatura no valor elegível de ,51 euros, a que corresponderam ,67 euros de cofinanciamento. Para a concretização dos projectos, tem contribuído o facto do Município dispor de uma situação financeira estabilizada, resultado de uma gestão criteriosa e rigorosa dos recursos públicos. Neste contexto, é nosso entendimento que o empenho do Município na implementação do QREN representará um contributo valioso para legarmos às gerações vindouras um concelho mais moderno, coeso e sustentável, que se projecta a nível nacional e global. _ Pelo exposto, e para conhecimento da Câmara Municipal, apresento a presente informação relativa à implementação do Quadro de Referência Estratégico Nacional pelo Município de Vila Nova de Famalicão. A CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO DA PRESENTE INFORMAÇÃO.

5 DA ACÇÃO SOCIAL: 1 - TRANSPORTE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Do Senhor Presidente da Câmara Municipal cujo teor se transcreve: A Constituição da República Portuguesa consagra o principio da igualdade de todos os cidadãos e afirma que os cidadãos com deficiência gozam plenamente dos direitos fundamentais e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição, com ressalva do exercício ou do cumprimento daqueles para os quais se encontram incapacitados. Neste sentido, os poderes públicos têm a responsabilidade de assegurar a efectivação dos direitos fundamentais de cidadania das pessoas com deficiência, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, de forma a permitir a sua plena participação na vida colectiva, através de politicas inclusivas. Partindo destes pressupostos, a Câmara Municipal tem apoiado o transporte de pessoas com deficiência para a frequência das estruturas de apoio social. Pelo exposto proponho, que a Câmara Municipal delibere: 1. Proceder ao pagamento do transporte especial aos transportadores, que apresentaram o orçamento mais baixo, referente a pessoas com deficiência, até ao montante previsto de 3.522, Pagar o previsto no número 1, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 0102/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, RETIRAR ESTA PROPOSTA DA AGENDA.

6 DO URBANISMO: 1 - DESPACHOS PROFERIDOS NO ÂMBITO DA GESTÃO URBANÍSTICA ENTRE OS DIAS 30 DE NOVEMBRO A 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Do Senhor Presidente da Câmara Municipal cujo teor se transcreve: Informa-se o executivo camarário que, entre os dias 30 de Novembro a 15 de Dezembro de 2010, ao abrigo das competências próprias e delegadas, foram proferidos os despachos constantes da listagem anexa, no total de 380, nas condições, pareceres e informações técnicas dos serviços, cujo teor fica a fazer parte integrante da acta por apenso ao respectivo livro. A CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO DA PRESENTE INFORMAÇÃO. -AUSENTOU-SE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL POR IMPEDIMENTO LEGAL. -ASSUME A COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS O SENHOR VICE-PRESIDENTE DR. PAULO CUNHA. DA CULTURA: 1 - GRUPOS E RANCHOS FOLCLÓRICOS ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO Do Senhor vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Vila Nova de Famalicão tem assumido um papel preponderante em termos de dinâmica Cultural.

7 Os Grupos e Ranchos Folclóricos são associações constituídas por homens e mulheres que, apesar da modernidade, apesar dos contratempos, continuam o seu trabalho de pesquisa, promoção e divulgação dos usos e costumes da nossa terra valorizando, desse modo, a nossa tradição e identidade cultural. Assim sendo, considerando a importância do trabalho cultural que tem vindo a ser desenvolvido pelas associações de folclore do concelho, proponho que a Câmara Municipal delibere: 1. Atribuir aos Grupos e Ranchos Folclóricos, de acordo com a Tabela I e II em anexo, o subsídio no valor global de ,00 euros (Trinta e quatro mil quatrocentos e vinte e cinco euros); 2. Que, no âmbito deste apoio, o Grupo/Rancho realize até três espectáculos em datas e locais a definir pela Câmara Municipal, mediante a assinatura de um Protocolo de Cooperação, cuja minuta segue em anexo para aprovação: 3. Que sejam concedidos poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar o referido Protocolo de Cooperação; 4. Pagar o previsto no n.º 1, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município. TABELA I 1. Grupos Federados ou em vias de Federação: Denominação NPC Subsídio (EUR) Rancho Folclórico de São Julião Vila Nova Famalicão ,00 Rancho Folclórico Flor do Monte S. Tiago da Carreira ,00 Rancho Folclórico de S. Miguel-O-Anjo ,00

8 Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege Associação ,00 Rancho Folclórico S. Tiago da Cruz ,00 Grupo Etnográfico Rusga de Joane ,00 Grupo Folclórico de Nine ,00 Rancho Regional de Fradelos ,00 Rancho Etnográfico de Ribeirão Associação Cultural ,00 Recreativa e Social de Ribeirão Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Joane ,00 Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário ,00 Associação Recreativa e Cultural Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria ,00 Sub-Total: ,00 TABELA II 2. Grupos não Federados: Denominação NPC Subsídio (EUR) Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião ,00 Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Desportiva S ,00 Martinho de Brufe Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães ,00 Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro ,00 Rancho Folclórico de Sta. Marinha de Lousado ,00 Grupo Folclórico de Santa Leocádia de Fradelos ,00 Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos ,00

9 Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães ,00 Grupo Infantil de Danças e Cantares de Joane Coral ,00 Divino Salvador de Joane Sub-Total: ,00 TOTAL ,00 EUR Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 0102/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR AOS GRUPOS E RANCHOS FOLCLÓRICOS CONSTANTES NA TABELA I E II ANEXA, O SUBSÍDIO NO VALOR GLOBAL DE (TRINTA E QUATRO MIL QUATROCENTOS E VINTE E CINCO EUROS), O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO. -QUE NO ÂMBITO DESTE APOIO, O GRUPO/RANCHO REALIZE ATÉ TRÊS ESPECTÁCULOS EM DATAS E LOCAIS A DEFINIR PELA CÂMARA MUNICIPAL, MEDIANTE A ASSINATURA DE UM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO, DE ACORDO COM A MINUTA ANEXA, CUJO TEOR FICA A FAZER PARTE INTEGRANTE DA ACTA POR APENSO AO RESPECTIVO LIVRO. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O REFERIDO PROTOCOLO.

10 -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. -RETOMOU A COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL. -AUSENTOU-SE O SENHOR VEREADOR DR. ORLANDO OLIVEIRA POR IMPEDIMENTO LEGAL. 2 PÓLOS DA BIBLIOTECA DE POUSADA DE SARAMAGOS E JOANE PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO COM AS JUNTAS DE FREGUESIA Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Fundada em 18 de Março de 1911, e inaugurada oficialmente a 13 de Outubro de 1913, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco é o serviço público municipal mais antigo na área cultural. Desde então, a Biblioteca Municipal tornou-se uma instituição de referência na vida cultural famalicense, o que levou ilustres figuras da cultura local e nacional a confiarem-lhe os seus espólios bibliográficos, como foi o caso do Visconde de Pindela, Senador Sousa Fernandes, Júlio Brandão, Nuno Simões, Vasco de Carvalho, Armando Bacelar e, mais recentemente, o ensaísta Eduardo Prado Coelho. A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Pólos Rede Municipal de Leitura Pública implementaram-se junto da comunidade como equipamentos de grande dinamismo cultural, que possibilitam o aceso livre e gratuito à informação, educação, cultura e lazer. As actividades desenvolvidas pelas bibliotecas têm procurado promover o desenvolvimento cultural da população, sensibilizando-a para a utilização do livro e do audiovisual, como forma de desenvolver a consciência crítica dos seus utilizadores. _

11 A criação de hábitos de leitura e pesquisa bibliográfica junto dos mais jovens tem sido outra linha de acção, concretizada através da ligação aos diversos estabelecimentos de ensino do concelho com propostas concretas de trabalho e animação, que estimulam a utilização regular das Bibliotecas. Saliente-se, ainda, o reconhecido trabalho da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares que tem levado a uma exemplar prática de boa cooperação e dinamismo. A utilização diária da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e dos diversos Pólos, por centenas de utilizadores, demonstra a importância e boa receptividade que estes equipamentos culturais têm junto da população, dando um contributo essencial ao seu desenvolvimento. Todas as actividades a desenvolver pela Rede Municipal de Leitura Pública pretendem melhorar hábitos de leitura, sendo o objectivo final a promoção da mesma e a complementar difusão do livro. Para este efeito as acções de promoção da leitura e do livro deverão ser estimuladas assiduamente pelo Município. Tendo em conta o exposto, proponho que a Câmara Municipal delibere: 1. Celebrar novos Protocolos de Cooperação com a Freguesia de Pousada de Saramagos e a Associação Teatro Construção, substituindo os celebrados em 2006, de acordo com a Minutas em anexo ao processo. 2. Transferir para a Freguesia de Pousada de Saramagos, NPC , o montante anual de 4.000,00 (Quatro mil euros), para pagamento de despesas de manutenção do espaço, nomeadamente água, electricidade, limpeza e bom estado de conservação do edifício; 3. Transferir para a Associação Teatro Construção, NPC , o montante anual de 7.500,00 (Sete mil e quinhentos euros), para pagamento de despesas de manutenção

12 do espaço, nomeadamente água, electricidade, limpeza, ar condicionado e bom estado de conservação do edifício; 4. Os Protocolos apresentados são válidos nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013; 5. Conferir poderes ao Sr. Presidente da Câmara para outorgar os Protocolos anexos à Proposta; 6. Pagar o previsto nos nºs 2 e 3, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 0102/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -CELEBRAR NOVOS PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO, COM A FREGUESIA DE POUSADA DE SARAMAGOS E A ASSOCIAÇÃO TEATRO E CONSTRUÇÃO, VÁLIDOS PARA OS ANOS DE 2010, 2011, 2012 E 2013, DE ACORDO COM AS MINUTAS ANEXAS, CUJO TEOR FICA A FAZER PARTE INTEGRANTE DA ACTA POR APENSO AO RESPECTIVO LIVRO, SUBSTITUINDO OS CELEBRADOS EM TRANSFERIR PARA A CITADA FREGUESIA O MONTANTE DE (QUATRO MIL EUROS), E PARA A REFERIDA ASSOCIAÇÃO O VALOR DE (SETE MIL E QUINHENTOS EUROS), DESTINADOS AO PAGAMENTO DE DESPESAS DE MANUTENÇÃO DO ESPAÇO E BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO EDIFÍCIO, OS QUAIS SERÃO PAGOS DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO.

13 -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, PARA OUTORGAR OS REFERIDOS PROTOCOLOS. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. -APRESENTOU-SE DE NOVO O SENHOR VEREADOR DR. ORLANDO OLIVEIRA._ DAS FREGUESIAS: 1 - JUNTA DE FREGUESIA DE ANTAS/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS PAVIMENTAÇÃO DA RUA JOAQUIM DE SÁ LEONARDO E ALARGAMENTO DAS RUAS CONDE DE ARNOSO E TAPADA DA FONTE Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos;

14 Considerando que a Junta de Antas veio solicitar um apoio financeiro para a pavimentação da Rua Joaquim de Sá Leonardo e alargamento das Ruas Conde de Arnoso e Tapada da Fonte; Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,60 euros mais IVA, de acordo com os orçamentos apresentados pela Junta de Freguesia e estando as mesmas inseridas nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Antas, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE ANTAS O SUBSÍDIO NO VALOR DE (QUINZE MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS

15 DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 2 - JUNTA DE FREGUESIA DE ARNOSO SANTA MARIA/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -OUTRAS ZONAS ENVOLVENTES ÀS IGREJAS, MOSTEIROS, CAPELAS E CEMITÉRIOS ADRO DA IGREJA (2ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio;

16 Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Arnoso Santa Maria veio solicitar um apoio financeiro para a realização de obras no Adro da Igreja (2ª Fase); Considerando que o custo dessas obras situar-se-á em ,40 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 57/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Arnoso Santa Maria, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/

17 DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE ARNOSO SANTA MARIA O SUBSÍDIO NO VALOR DE (DEZ MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 3 JUNTA DE FREGUESIA DE CABEÇUDOS/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS REQUALIFICAÇÃO DA ALAMEDA DR. ALBERTO SAMPAIO (2ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista

18 delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Cabeçudos veio solicitar um apoio financeiro para a requalificação da Alameda Dr. Alberto Sampaio (2ª Fase); Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,51 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Cabeçudos, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/

19 DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE CABEÇUDOS O SUBSÍDIO NO VALOR DE (TRINTA MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 4 JUNTA DE FREGUESIA DA CARREIRA/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS PAVIMENTAÇÃO DA RUA DA ALDEIA Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos

20 termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta da Carreira veio solicitar um apoio financeiro para a pavimentação da Rua da Aldeia; Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,50 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia da Carreira, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade.

21 A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE CARREIRA O SUBSÍDIO NO VALOR DE (QUINZE MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 5 JUNTA DE FREGUESIA DE JESUFREI/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS RUA DA ESCOLA E RUA DOS CODEÇOS (2ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias;

22 Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Jesufrei veio solicitar um apoio financeiro para a execução de obras na Rua da Escola e Rua dos Codeços (2ª Fase); Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em 8.308,00 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de 5.000,00 euros à Junta de Freguesia de Jesufrei, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira.

23 Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE JESUFREI O SUBSÍDIO NO VALOR DE (CINCO MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 6 JUNTA DE FREGUESIA DE LAGOA/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS ALARGAMENTO E PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA PADRE JOSÉ AZEVEDO MENDES DE CARVALHO (1ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve:

24 Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; _ Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Lagoa veio solicitar um apoio financeiro para efectuar obras de alargamento e pavimentação da Avenida Padre José Azevedo Mendes de Carvalho (1ª Fase); Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,30 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Lagoa, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após

25 verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE LAGOA O SUBSÍDIO NO VALOR DE (SETENTA MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 7 JUNTA DE FREGUESIA DE LANDIM/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO

26 -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS REQUALIFICAÇÃO DA RUA PONTE PEDRINHA E DA ZONA ENVOLVENTE _ Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; _ Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Landim veio solicitar um apoio financeiro para efectuar obras de requalificação da Rua Ponte Pedrinha e da zona envolvente; Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,00 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE:

27 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Landim, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE LANDIM O SUBSÍDIO NO VALOR DE (DEZ MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA.

28 8 JUNTA DE FREGUESIA DE RIBEIRÃO/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -REPARAÇÕES E RECTIFICAÇÕES EM VIAS NAS FREGUESIAS PAVIMENTAÇÃO DA RUA DO XISTO (2ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; _ Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Ribeirão veio solicitar um apoio financeiro para a pavimentação da Rua do Xisto (2ª Fase) Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,00 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 109/2010;

29 Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Ribeirão, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1503/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE RIBEIRÃO O SUBSÍDIO NO VALOR DE (VINTE E SETE MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA.

30 -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 9 JUNTA DE FREGUESIA DE SEIDE S. PAIO/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -PEQUENOS TROÇOS DE AMPLIAÇÃO DAS REDES EXISTENTES RUA DA ALDEIA NOVA Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; _ Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos; Considerando que a Junta de Seide S. Paio veio solicitar um apoio financeiro para a colocação de saneamento de águas pluviais na Rua da Aldeia Nova

31 Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,00 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 61/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Seide S. Paio, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1502/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE SEIDE S. PAIO O SUBSÍDIO NO VALOR DE (DEZ MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS

32 EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. 10 JUNTA DE FREGUESIA DE VERMOIM/ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO -AMPLIAÇÃO E MELHORAMENTOS VÁRIOS CEMITÉRIO DE VERMOIM (2ª FASE) Do Senhor Vereador Dr. Paulo Cunha cujo teor se transcreve: Considerando que, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, as Câmaras Municipais têm competência para deliberar formas de apoio às Freguesias; _ Considerando que essas formas de apoio podem consistir na celebração de protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal nas Juntas de Freguesia, nos termos estipulados no artigo 66º do mesmo diploma legal, ou quando não exista delegação de competências, pode passar pela atribuição de subsídios financeiros, pelo apoio técnico ou de pessoal especializado ou outro tipo de apoio; Considerando que as Juntas de Freguesia, no âmbito das suas atribuições e competências, podem intervir em domínios como o desenvolvimento, o ordenamento e o equipamento rural e urbano, procedendo ao planeamento, à gestão e à realização de investimentos em espaços públicos, equipamentos, ruas e arruamentos;

33 Considerando que a Junta de Vermoim veio solicitar um apoio financeiro para a realização de obras no Cemitério (2ª Fase); Considerando que o custo dessa obra situar-se-á em ,25 euros mais IVA, de acordo com o orçamento apresentado pela Junta de Freguesia e estando a mesma inserida nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2010 do Município de Vila Nova de Famalicão, com o projecto de acção n.º 73/2010; Propõe-se, nos termos da alínea b), do n.º 6, do artigo 64º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, QUE A CÂMARA MUNICIPAL DELIBERE: 1. Conceder um subsídio de ,00 euros à Junta de Freguesia de Vermoim, destinado a comparticipar nas despesas da execução da obra mencionada no corpo da presente proposta, de acordo com as disponibilidades financeiras do Município e após verificação das obras efectuadas, mediante a celebração de um protocolo de cooperação financeira. 2. Conceder poderes ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para outorgar e assinar o referido protocolo de cooperação financeira. Informam os Serviços de Contabilidade. A verba em epígrafe tem cabimento orçamental a qual ficou cativa na rubrica 1504/ DELIBERADO POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA: -ATRIBUIR À FREGUESIA DE VERMOIM O SUBSÍDIO NO VALOR DE (SETENTA MIL EUROS), DESTINADO A COMPARTICIPAR NAS DESPESAS DA EXECUÇÃO DAS OBRAS MENCIONADAS NA PROPOSTA, O

34 QUAL SERÁ PAGO DE ACORDO COM AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO E APÓS VERIFICAÇÃO DAS OBRAS EFECTUADAS, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DO RESPECTIVO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONCEDER PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA OUTORGAR O PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA. -CONFORME DELIBERAÇÃO TOMADA EM CINCO DE NOVEMBRO DE 2009, A ACTA É APROVADA EM MINUTA. DO JURÍDICO E CONTENCIOSO: 1 INDEMNIZAÇÃO POR BENFEITORIAS AO MUNÍCIPE JOSÉ MONTEIRO SOARES Do Senhor Vereador Dr. Ricardo Mendes cujo teor se transcreve: Considerando que todas as pessoas têm direito a um nível de vida condigno e que o acesso a uma habitação condigna é essencial para se alcançar esse nível de vida e consequente realização da vida humana para lá da simples sobrevivência. A habitação preenche as necessidades físicas ao proporcionar segurança e abrigo face às condições climatéricas; as necessidades psicológicas ao permitir um sentido de espaço pessoal e privado; as necessidades sociais, na medida em que proporciona uma área e um espaço comum para a família humana, a unidade base da sociedade. Em muitas sociedades, preenche igualmente as necessidades económicas ao funcionar como um centro de produção comercial.

35 O direito do ser humano a uma habitação condigna é um direito que assiste toda a mulher, homem, jovem e criança a adquirir e sustentar uma casa e uma comunidade seguras onde possam viver em paz e dignidade. Aliás, o direito à habitação é reconhecido como um direito humano na Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade". (Artigo 25º, nº 1) O crescimento populacional, a migração para as áreas urbanas, as necessidades contraditórias pelas terras existentes e os recursos naturais e financeiros insuficientes resultam no aumento dos sem-abrigo e de habitações inadequadas. Em todos os países homens, mulheres e crianças dormem nos passeios, debaixo de pontes, em carros, estações de metro, parques públicos, guetos e barracas ou ocupam edifícios abandonados. Segundo as estimativas das Nações Unidas, mais de 100 milhões de semabrigo e mais de mil milhões de pessoas no mundo inteiro vivem em habitações inadequadas. Considerando que estas estatísticas provam a dificuldade que os governos têm em garantir aos seus cidadãos o acesso à habitação, mas também levantam questões complexas sobre até onde deve ir esta obrigação governamental. O facto do alojamento ser considerado uma necessidade humana não significa que os governos devam proporcionar a todo o seu cidadão terra, quatro paredes e um telhado. A controvérsia pode portanto emergir a partir do que os governos devem fazer para ajudar os indivíduos a exercerem os seus direitos e obterem uma habitação. De uma forma geral, a

36 actuação de um governo é específica ao seu país e depende de inúmeros factores económicos, culturais e sociais. Em alguns casos, aumentar o acesso à educação ou ao mercado de trabalho é a melhor maneira para assegurar o direito à habitação visto que a realização desses direitos conduz geralmente a um maior acesso à habitação. Noutros casos, é necessário que os governos forneçam directamente alojamentos materiais. Mas se não tivermos em conta as acções já realizadas pelos governos, em todos os países existem pessoas que, devido a questões pessoais, nomeadamente incapacidades físicas ou emocionais, questões ambientais, tais como desastres naturais ou fome, ou questões sociais como a guerra e a instabilidade política, são incapazes de arranjar habitação. Nestas situações, os governos são obrigados a facilitar o acesso à habitação. Os governos são obrigados a funcionar como sistemas justos e estáveis através dos quais os seus cidadãos podem alcançar a satisfação dos seus direitos. São igualmente obrigados a proporcionar os meios para a realização do direito a um nível de vida condigno, ao qual os seus cidadãos podem aceder livremente. O direito à habitação está incluído em diversos documentos internacionais vinculativos. Entre os mais significativos destaca-se o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (Artigo 11º, nº 1) que determina o seguinte: "Os Estados-Signatários no presente Pacto reconhecem o direito de toda a pessoa a um nível de vida adequado para si e para a sua família, incluindo alimentação, vestuário e habitação adequados e a uma melhoria contínua das suas condições de vida". Com o objectivo de clarificar o sentido e a esfera de acção do direito à habitação tal como vem expresso no Pacto, em 1991, o Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (CDESC), o órgão que supervisiona a aplicação do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, apresentou a Observação-Geral nº 4.

AN-------- Aos sete dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e onze, reuniu no Salão Nobre dos Paços do Município, a Câmara Municipal de Vila

AN-------- Aos sete dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e onze, reuniu no Salão Nobre dos Paços do Município, a Câmara Municipal de Vila AN-------- Aos sete dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e onze, reuniu no Salão Nobre dos Paços do Município, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, em reunião ordinária para apreciação e

Leia mais

Nº. 18/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TREZE DE AGOSTO DO ANO DOIS MIL E DEZ.

Nº. 18/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TREZE DE AGOSTO DO ANO DOIS MIL E DEZ. Nº. 18/2010 ACTA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TREZE DE AGOSTO DO ANO DOIS MIL E DEZ. No dia treze de Agosto do ano dois mil e dez, nesta cidade de Vila Nova de Famalicão e Salão Nobre do Edifício

Leia mais

Ponto 6.1. 1.ª Revisão ao Orçamento de 2015 e às Grandes Opções do Plano 2015-2018

Ponto 6.1. 1.ª Revisão ao Orçamento de 2015 e às Grandes Opções do Plano 2015-2018 MUNICÍPIO DE POMBAL Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0003/cmp/15, celebrada em 5 de Fevereiro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 20 de janeiro de 2015. Série. Número 11

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 20 de janeiro de 2015. Série. Número 11 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de janeiro de 2015 Série Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução n.º 37/2015 Aprova a proposta de Decreto Legislativo Regional que altera

Leia mais

M U N I C Í P I O D E C Â M A R A D E L O B O S C Â M A R A M U N I C I P A L

M U N I C Í P I O D E C Â M A R A D E L O B O S C Â M A R A M U N I C I P A L 75 54 M U N I C Í P I O D E C Â M A R A D E L O B O S ---------------------------- ACTA NÚMERO 24/2011 --------------------------- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS REALIZADA

Leia mais

2. ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PROPOSTA N.º 04/2010. (Ponto 3 da Ordem do Dia)

2. ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PROPOSTA N.º 04/2010. (Ponto 3 da Ordem do Dia) ---------------------ACTA N..º 10--------------------- REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 4 DE MARÇO DE 2010: ------------------------------------------------ ---------- No dia quatro de

Leia mais

MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2004/02/23 ACTA N.º 4/2004

MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2004/02/23 ACTA N.º 4/2004 MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2004/02/23 ACTA N.º 4/2004 Presenças:------------------------------------------------------------------------------------------------- José

Leia mais

MINUTA DA ACTA n.º 19/2011

MINUTA DA ACTA n.º 19/2011 MINUTA DA ACTA n.º 19/2011 Minuta da Acta da reunião ordinária da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, realizada no dia 16 DE AGOSTO DE 2011. Aos dezasseis dias do mês de Agosto de 2011, em

Leia mais

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS (Nos termos do nº3 do artº 92º do Decreto-Lei nº 169/99, de 18/09) --------- Reunião de 24 de Julho de 2007 -------- --- PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 11/2008

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 11/2008 ACTA Nº 11/2008 --------Aos vinte e nove dias do mês de Maio do ano de dois mil e oito, nesta Vila de Ferreira do Zêzere, no Edifício dos Paços do Concelho e sala de reuniões, realizou-se a reunião pública

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA CONTRATO N. 12/2015 REFORÇO DO ESPORÃO DA PRAIA DO SUL - ERICEIRA

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA CONTRATO N. 12/2015 REFORÇO DO ESPORÃO DA PRAIA DO SUL - ERICEIRA Aos dez dias do mês de Março do ano dois mil e quinze, no edifício dos Paços do Município de Mafra, perante mim, Ana Maria Ferreira Loureiro Pereira Viana Taborda Barata, Licenciada em Direito, Directora

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE (MANDATO 2013-2017)

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE (MANDATO 2013-2017) (MANDATO 20132017) ATA DA QUARTA REUNIÃO DE 2014 Aos treze dias do mês de fevereiro do ano dois mil e catorze, pelas dez horas, em cumprimento de convocatória emanada nos termos do disposto no n.º 3 do

Leia mais

ACTA Nº 6/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 04 DE MARÇO DE 2011

ACTA Nº 6/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 04 DE MARÇO DE 2011 ACTA Nº 6/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 04 DE MARÇO DE 2011 ------ Aos quatro dias do mês de Março do ano de dois mil e onze, no Edifício dos Paços do Município, Provisórios, sito na

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO MAIOR

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO MAIOR JUNTA DE FREGUESIA DE RIO MAIOR A C T A -----Aos trinta e um dias do mês de Maio de dois mil e seis, reuniu extraordinariamente a Junta de Freguesia de Rio Maior, sob a presidência da Senhora Dra. Isaura

Leia mais

17 AGOSTO A T A Nº 18/2011 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA REALIZADA NO DIA 17 DE AGOSTO DE 2011.

17 AGOSTO A T A Nº 18/2011 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA REALIZADA NO DIA 17 DE AGOSTO DE 2011. ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA REALIZADA NO DIA 17 DE AGOSTO DE 2011. ---------------- - - - Aos dezassete dias do mês de Agosto do ano dois mil e onze, nesta cidade de Valença

Leia mais

ACTA Nº 10 Reunião Ordinária de Fls.01

ACTA Nº 10 Reunião Ordinária de Fls.01 Fls.01 REUNIÃO ORDINÁRIA EFECTUADA EM 22 DE MAIO DE 2002 Fls.02 ACTA Nº 10 REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA REALIZADA NOS PAÇOS DO CONCELHO provisórios DA TROFA EM 22.05.2002 PRESIDIU: Dr. Bernardino Manuel

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/01/04 Nº 01/06 Fls.

CÂMARA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/01/04 Nº 01/06 Fls. Aos quatro dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e seis, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços do Concelho, sob a Presidência do Sr. Dr. Albertino Teixeira da Mota e Silva, Presidente

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 56/2007

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 56/2007 ACTA Nº 56/2007 --------Aos vinte e sete dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e sete, nesta Vila de Ferreira do Zêzere, no Edifício dos Paços do Concelho e sala de reuniões, realizou-se a reunião

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 09

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 09 DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 09 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17/04/2002 (Contém folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: Hermano Manuel Gonçalves Nunes de Almeida (PSD)

Leia mais

ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 07 DE OUTUBRO DE 2010 Nº 20/2010

ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 07 DE OUTUBRO DE 2010 Nº 20/2010 ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 07 DE OUTUBRO DE 2010 Nº 20/2010 PRESIDENTE: Nuno Manuel Sousa Pinto de Carvalho Gonçalves. VEREADORES PRESENTES: José Manuel Gonçalves, Vice Presidente, Mário

Leia mais

MUNICÍPIO DAS VELAS A T A Nº 19/13

MUNICÍPIO DAS VELAS A T A Nº 19/13 1 MUNICÍPIO DAS VELAS A T A Nº 19/13 Ata da reunião extraordinária da Câmara Municipal das Velas, realizada no dia 27 de agosto do ano 2013:-------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

VACINAÇÃO DOS CANÍDEOS NAS FREGUESIAS de Julho, Segunda-feira

VACINAÇÃO DOS CANÍDEOS NAS FREGUESIAS de Julho, Segunda-feira VACINAÇÃO DOS CANÍDEOS NAS FREGUESIAS - 2011 11 de Julho, Segunda-feira Nine Sto. António Casa do Povo 08h30 Quintães Quintães 09h00 Coura Largo de Coura 10h00 Lemenhe Campo de Futebol Campo de Futebol

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENEDONO

CÂMARA MUNICIPAL DE PENEDONO ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA REALIZADA EM DOIS DE AGOSTO DE DOIS MIL E DEZ ---------------Aos dois dias do mês de Agosto de dois mil e dez reuniu ordinariamente, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do

Leia mais

ACTA N.º 05 Reunião Ordinária de Fls.01

ACTA N.º 05 Reunião Ordinária de Fls.01 Fls.01 REUNIÃO ORDINÁRIA EFECTUADA EM 14 DE MARÇO DE 2003 Fls.02 REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA REALIZADA NOS PAÇOS DO CONCELHO provisórios DA TROFA EM 14.03.2003 PRESIDIU: Dr. Bernardino Vasconcelos, Presidente

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 1/2016 -

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 1/2016 - - ATA N.º 1/2016 - ---------- Aos seis dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezasseis, na Sala de Sessões do Edifício dos Paços do Concelho, reuniu ordinariamente a Câmara Municipal de Aljustrel,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM DEZOITO DE AGOSTO DO ANO ATA N.º 17/17

CÂMARA MUNICIPAL ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM DEZOITO DE AGOSTO DO ANO ATA N.º 17/17 Fl.57 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM DEZOITO DE AGOSTO DO ANO DE DOIS MIL E DEZASSETE ============================================ ATA N.º 17/17 ========== Aos dezoito dias do mês de agosto do ano

Leia mais

I PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA 1 - JUSTIFICAÇÃO DA AUSÊNCIA DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DR. FERNANDO RODRIGUES.

I PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA 1 - JUSTIFICAÇÃO DA AUSÊNCIA DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DR. FERNANDO RODRIGUES. Folha n.º 1 ACTA N.º 11 Reunião ordinária da Câmara Municipal de Montalegre, realizada no dia 5 de Junho de 2006. No dia cinco de Junho de dois mil e seis, nesta Vila de Montalegre, no Salão Nobre do Edifício

Leia mais

ATA N.º 02/ Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de dois mil e treze, pelas dez

ATA N.º 02/ Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de dois mil e treze, pelas dez ATA N.º 02/2013 --- Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de dois mil e treze, pelas dez horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reuniu o Executivo Municipal para proceder à reunião ordinária,

Leia mais

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 14/ DE JULHO DE 2017 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2013/2017) (Contém 06 páginas)

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 14/ DE JULHO DE 2017 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2013/2017) (Contém 06 páginas) MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 14/2017 10 DE JULHO DE 2017 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2013/2017) (Contém 06 páginas) Estiveram presentes os seguintes membros: Vereador: Tiago

Leia mais

RESUMO DA ACTA Nº 17/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JULHO DE 2011

RESUMO DA ACTA Nº 17/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JULHO DE 2011 RESUMO DA ACTA Nº 17/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JULHO DE 2011 ------ PRESENÇAS ----------------------------------------------------------------------------------------------------- ------ Presidência

Leia mais

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA NÚMERO VINTE E DOIS DA CÂMARA MUNICIPAL REALIZADA EM

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA NÚMERO VINTE E DOIS DA CÂMARA MUNICIPAL REALIZADA EM 1 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA NÚMERO VINTE E DOIS DA CÂMARA MUNICIPAL REALIZADA EM 20.10.05 ---------- Aos vinte dias do mês de Outubro de dois mil e cinco, nesta cidade de Águeda, realizou-se uma reunião

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 19/2013 -

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 19/2013 - - ATA N.º 19/2013 - ---------- Aos dezoito dias do mês de Setembro do ano de dois mil e treze, na Sala de Sessões do Edifício dos Paços do Concelho, reuniu ordinariamente a Câmara Municipal de Aljustrel,

Leia mais

Nº. 10/2012 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA NOVE DE. Alberto Brandão Gomes Barbosa, Eng. José Manuel Leitão dos Santos, Dra.

Nº. 10/2012 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA NOVE DE. Alberto Brandão Gomes Barbosa, Eng. José Manuel Leitão dos Santos, Dra. Nº. 10/2012 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA NOVE DE MAIO DO ANO DOIS MIL E DOZE. No dia nove de maio do ano dois mil e doze, nesta cidade de Vila Nova de Famalicão e Salão Nobre do Edifício dos

Leia mais

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 23/2017 Reunião de 21/11/2017

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 23/2017 Reunião de 21/11/2017 Pág. 1 REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REALIZADA NO DIA VINTE E UM DE NOVEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZASSETE. ------- No dia vinte e um de novembro do ano dois mil e

Leia mais

----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE DOZE DE SETEMBRO DO ANO DOIS MIL E OITO:

----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE DOZE DE SETEMBRO DO ANO DOIS MIL E OITO: ACTA Nº 19/2008 ----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE DOZE DE SETEMBRO DO ANO DOIS MIL E OITO:-------------------------------------- ----- Aos 12 dias do mês de Setembro de 2008, nesta

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCOCHETE CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE ALCOCHETE CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE ALCOCHETE CÂMARA MUNICIPAL N.º 1 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 4 DE JANEIRO DE 2012 ÍNDICE RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA... 3 PAGAMENTOS... 3 ATA... 4 RECURSOS FINANCEIROS RATIFICAÇÃO

Leia mais

MUNICIPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 04/ DE FEVEREIRO DE 2018 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2017/2021) (Contém 06 páginas)

MUNICIPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 04/ DE FEVEREIRO DE 2018 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2017/2021) (Contém 06 páginas) MUNICIPIO DE PAREDES DE COURA ATA N.º 04/2018 20 DE FEVEREIRO DE 2018 DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL (MANDATO 2017/2021) (Contém 06 páginas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente:

Leia mais

Câmara Municipal. Ata nº 29/16. A reunião foi secretariada pelo Chefe de Divisão Administrativa e de Recursos Humanos, José da Silva Gregório

Câmara Municipal. Ata nº 29/16. A reunião foi secretariada pelo Chefe de Divisão Administrativa e de Recursos Humanos, José da Silva Gregório M U N I CÍPIO DE ALJEZUR Câmara Municipal Ata nº 29/16 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA LOCAL: Salão Nobre dos Paços do Concelho DATA: 31 de outubro de 2016 INICIO: 10.00 horas ENCERRAMENTO: 11.45 horas APROVADA

Leia mais

RESUMO DA ACTA Nº 2/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JANEIRO DE 2010

RESUMO DA ACTA Nº 2/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JANEIRO DE 2010 RESUMO DA ACTA Nº 2/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE JANEIRO DE 2010 -- PRESENÇAS --- -- Presidência da reunião: ---Dr. João Nuno Ferreira Gonçalves de Azevedo.-- -- Vereadores presentes: --- ---Eng.º.

Leia mais

Acta n.º 10/Minuta. Reunião Ordinária, realizada em 29 de Maio de 2008, pelas 16,15 horas.

Acta n.º 10/Minuta. Reunião Ordinária, realizada em 29 de Maio de 2008, pelas 16,15 horas. A Câmara Municipal de Soure deliberou, nos termos do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, aprovar em minuta o texto das seguintes deliberações Ponto 3.. Apreciação das Propostas de Acta de

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2006/06/27 Nº 16/06 Fls. 160

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2006/06/27 Nº 16/06 Fls. 160 MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2006/06/27 Nº 16/06 Fls. 160 Aos vinte e sete de Junho de dois mil e seis, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços do Concelho,

Leia mais

M U N I C Í P I O D E O U R I Q U E REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2013 ACTA N.º 17

M U N I C Í P I O D E O U R I Q U E REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2013 ACTA N.º 17 Fls. 277 - V.º REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2013 ACTA N.º 17 Aos cinco dias do mês de setembro do ano de dois mil e treze, nesta Vila de Ourique, no Salão Nobre, no Edifício

Leia mais

(R ) 1 FREGUESIA DE FAZENDAS DE ALMEIRIM ACTA NÚMERO NOVENTA E NOVE DE DOIS MIL E NOVE

(R ) 1 FREGUESIA DE FAZENDAS DE ALMEIRIM ACTA NÚMERO NOVENTA E NOVE DE DOIS MIL E NOVE (R.2009.12.11) 1 FREGUESIA DE FAZENDAS DE ALMEIRIM --------ACTA NÚMERO NOVENTA E NOVE DE DOIS MIL E NOVE--------- --------Aos onze dias do mês de Novembro do ano de dois mil e nove, pelas dezanove horas,

Leia mais

FL 75 ATA DE 29/07/2016

FL 75 ATA DE 29/07/2016 FL 75 Ata da reunião ordinária da Câmara Municipal do Concelho de Vila Velha de Ródão levada a efeito em vinte e nove de julho de dois mil e dezasseis Ata º16 Aos vinte e nove dias do mês de julho de dois

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PROENÇA-A-NOVA

CÂMARA MUNICIPAL DE PROENÇA-A-NOVA CÂMARA MUNICIPAL DE PROENÇA-A-NOVA Reunião ordinária realizada no dia 06/02/2017 Deliberações Aprovadas em Minuta Na reunião do órgão executivo, realizada no dia 06/02/2017, com a presença dos membros

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 22

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 22 DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 22 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 28/10/2008 (Contém folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: José Alberto Pacheco Brito Dias (PSD) Vice-Presidente:

Leia mais

E D I T A L AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO

E D I T A L AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO E D I T A L HORTÊNSIA DOS ANJOS CHEGADO MENINO, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, faz saber, através do presente Edital, que nos termos do nº. 1, do artº. 56º. da Lei nº. 75/2013, de 12

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE, REALIZADA EM

CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE, REALIZADA EM Acta nº. 23/2008 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE, REALIZADA EM 18.11.2008 LOCAL: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 06 DE FEVEREIRO DO ANO 2009:

----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 06 DE FEVEREIRO DO ANO 2009: ACTA Nº 3/2009 ----- ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 06 DE FEVEREIRO DO ANO 2009:--------------------------------------------------------------- ----- Aos 06 dias do mês de Fevereiro

Leia mais

1 - APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO DE 04.04.19 -----------------------------------------------------------------------

1 - APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO DE 04.04.19 ----------------------------------------------------------------------- ACTA N.º 09/04 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM DE 03 DE MAIO DE 2004 Aos três dias do mês de Maio do ano dois mil e quatro, pelas dezoito horas, na Sala de Sessões dos

Leia mais

M U N I C Í P I O D E O U R I Q U E REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2016 ATA N.º 25

M U N I C Í P I O D E O U R I Q U E REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2016 ATA N.º 25 Fls. 340 REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2016 ATA N.º 25 Aos vinte e oito dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezasseis, nesta Vila de Ourique, no Salão Nobre, no Edifício

Leia mais

ACTA N.º 48 Mandato Data da reunião privada extraordinária: Local da reunião: Sala das Reuniões da Câmara Municipal de Santarém

ACTA N.º 48 Mandato Data da reunião privada extraordinária: Local da reunião: Sala das Reuniões da Câmara Municipal de Santarém REUNIÃO DO EXECUTIVO MANDATO 2009-2013 DE 28-06-2011 1 Data da reunião privada extraordinária: 28-06-2011 Local da reunião: Sala das Reuniões da Câmara Municipal de Santarém Início da reunião: 09,00 horas

Leia mais

----- ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 16 DE AGOSTO DO ANO DE

----- ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 16 DE AGOSTO DO ANO DE ACTA Nº 18/2010 ----- ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DESTA CÂMARA MUNICIPAL DE 16 DE AGOSTO DO ANO DE 2010.------------------------------------------------------- ----- Aos 16 dias do mês de Agosto do

Leia mais

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo REDE SOCIAL Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo Regulamento Interno [9/04/2014] REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS

CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS ---------------------------- ACTA NÚMERO 24/2004---------------------------- Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, realizada em vinte e cinco de Novembro de dois mil e quatro. --- Aos

Leia mais

MUNICÍPIO DAS VELAS. Rua de São João Velas (Açores) Telefs. (295) / (295) / Fax (295) Contribuinte n.

MUNICÍPIO DAS VELAS. Rua de São João Velas (Açores) Telefs. (295) / (295) / Fax (295) Contribuinte n. 1 A C T A Nº 1/11 Acta da reunião ordinária da Câmara Municipal das Velas, realizada no dia 03 de Janeiro do ano 2011:--------------------------------------------------------------------------------- -------Aos

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO 1 Acta nº 04/2007 JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO Acta da Reunião ordinária de 28 de Março de 2007 -------No dia vinte e oito de Março de dois mil e sete, nesta freguesia de São Jacinto, edifício da

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR PREÂMBULO A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, diploma que estabelece, entre outros, o regime jurídico das autarquias locais, veio atribuir, no

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/02/02 N.º 3/10 Fls.

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/02/02 N.º 3/10 Fls. MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/02/02 N.º 3/10 Fls. Aos dois dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e dez, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO 1 Acta nº 06/2007 JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO Acta da Reunião ordinária de 26 de Abril de 2007 -------No dia vinte e seis de Abril de dois mil e sete, nesta freguesia de São Jacinto, edifício da

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/09/21 N.º 18/10 Fls.

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/09/21 N.º 18/10 Fls. Aos vinte e um dias do mês de Setembro de dois mil e dez, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços do Concelho, sob a Presidência do Sr. Dr. Joaquim Monteiro da Mota e Silva, Presidente da

Leia mais

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS

DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA E PARA EFEITOS IMEDIATOS (Nos termos do nº3 do artº 92º do Decreto-Lei nº 169/99, de 18/09) ------- Reunião de 15 de Setembro de 2009 ------- --- FIXAÇÃO ANUAL DA TAXA

Leia mais

ACTA N.º 02/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 21 DE JANEIRO DE 2011

ACTA N.º 02/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 21 DE JANEIRO DE 2011 ACTA N.º 02/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA REALIZADA NO DIA 21 DE JANEIRO DE 2011 ------ Aos vinte e um dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e onze, no Edifício dos Paços do Município, Provisórios,

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS)

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 09 de Outubro de 2006. Aos nove de Outubro de dois mil e seis, pelas dezasseis horas e trinta minutos,

Leia mais

Comunidade Intermunicipal do Oeste

Comunidade Intermunicipal do Oeste -------------------------------------------------ATA Nº 11------------------------------------------------- ------- Aos dezanove dias do mês de junho de dois mil e catorze, pelas 15H30, reuniu na sua sede

Leia mais

Nº. 13/2017 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE JUNHO DO ANO DOIS MIL E DEZASSETE. -ANTES DA ORDEM DO DIA:

Nº. 13/2017 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE JUNHO DO ANO DOIS MIL E DEZASSETE. -ANTES DA ORDEM DO DIA: Nº. 13/2017 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA VINTE E DOIS DE JUNHO DO ANO DOIS MIL E DEZASSETE. -ANTES DA ORDEM DO DIA: 1 - VOTO DE PESAR PELO INCÊNDIO EM PEDRÓGÃO GRANDE DELIBERADO POR UNANIMIDADE APROVAR

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2007/05/15 Nº 12/07 Fls.

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2007/05/15 Nº 12/07 Fls. Aos quinze dias do mês de Maio de dois mil e sete, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços do Concelho, sob a Presidência do Sr. Eng.º Inácio Da Cunha Gonçalves Da Silva, e com a presença

Leia mais

A Câmara, depois de analisar a proposta, deliberou a sua aprovação por unanimidade de

A Câmara, depois de analisar a proposta, deliberou a sua aprovação por unanimidade de Acta da Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal do Concelho de Figueira Castelo Rodrigo, realizada no dia vinte de Fevereiro de dois mil e seis. ------ Aos vinte dias do mês de Fevereiro do ano de

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2011/10/03 N.º 22/11 Fls.

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2011/10/03 N.º 22/11 Fls. Aos três dias do mês de Outubro do ano de dois mil e onze, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços do Concelho, sob a Presidência do Sr. Dr. Joaquim Monteiro da Mota e Silva, Presidente da

Leia mais

FL 119 ACTA DE / /20

FL 119 ACTA DE / /20 FL 119 ACTA DE / /20 Acta da reunião ordinária da Câmara Municipal do Concelho de Vila Velha de Ródão levada a efeito a dezanove de Dezembro de dois mil e um. Acta º26 --------Aos dezanove dias do mês

Leia mais

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ATA N.º 24

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ATA N.º 24 Fls. 272 REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ATA N.º 24 Aos vinte e nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e catorze, nesta Vila de Ourique, no Salão Nobre do Edifício dos

Leia mais

RESUMO DA ACTA Nº 12/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 23 DE MAIO DE 2011

RESUMO DA ACTA Nº 12/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 23 DE MAIO DE 2011 RESUMO DA ACTA Nº 12/2011 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 23 DE MAIO DE 2011 ------ PRESENÇAS ----------------------------------------------------------------------------------------------------- ------ Presidência

Leia mais

Nº. 14/2013 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TRINTA E. Passos, Profª. Dra. Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins, José Pedro

Nº. 14/2013 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TRINTA E. Passos, Profª. Dra. Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins, José Pedro Nº. 14/2013 ATA DA REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DO DIA TRINTA E UM DE JULHO DO ANO DOIS MIL E TREZE. No dia trinta e um de julho do ano dois mil e treze, nesta cidade de Vila Nova de Famalicão e Salão Nobre

Leia mais

ATA N.º 17/ Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez

ATA N.º 17/ Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez ATA N.º 17/2013 --- Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reuniu o Executivo Municipal para proceder à reunião ordinária,

Leia mais

ACTA N.º 19/2014 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE

ACTA N.º 19/2014 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE INÍCIO: 18,30 HORAS ENCERRAMENTO:19,45 HORAS No dia nove de Setembro de dois mil e catorze, na Sala de Reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito horas e

Leia mais

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA CÂMARA MUNICIPAL ATA N.º 6/2014 DO MANDATO 2013/2017, REALIZADA NO DIA 26 DE MARÇO DE 2014, INICIADA ÀS 16.30 HORAS E CONCLUÍDA ÀS 17.30 HORAS SUMARIO ABERTURA... 2 ORDEM DO DIA... 2 ÓRGÃO EXECUTIVO...2 (01) APROVAÇÃO

Leia mais

ACTA N.º 6/2008 Reunião ordinária da Câmara Municipal de Gouveia, realizada no dia vinte e quatro de Março de dois mil e oito.

ACTA N.º 6/2008 Reunião ordinária da Câmara Municipal de Gouveia, realizada no dia vinte e quatro de Março de dois mil e oito. - - - - ACTA N.º 6/2008 Reunião ordinária da Câmara Municipal de Gouveia, realizada no dia vinte e quatro de Março de dois mil e oito. - - - - Aos vinte e quatro dias do mês de Março do ano de dois mil

Leia mais

ATA N.º 25/2015 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE

ATA N.º 25/2015 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE INÍCIO: 18,30 HORAS ENCERRAMENTO:19,30 HORAS No dia quinze de Dezembro dois mil e quinze, na sala de reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito horas e trinta

Leia mais

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2013 ATA N.º 27

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2013 ATA N.º 27 Fls. 362 REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2013 ATA N.º 27 Aos trinta dias do mês de dezembro do ano de dois mil e treze, nesta Vila de Ourique, no Salão Nobre do Edifício dos Paços

Leia mais

ACTA N.º 25/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE

ACTA N.º 25/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE INÍCIO: 18,30 HORAS ENCERRAMENTO: 20,30 HORAS No dia vinte e oito de Novembro de dois mil e dezassete, na sala de reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 015/ Aos dezoito dias do mês de Maio do ano de dois mil e seis, nesta Vila de

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 015/ Aos dezoito dias do mês de Maio do ano de dois mil e seis, nesta Vila de ACTA Nº 015/2006 ------ Aos dezoito dias do mês de Maio do ano de dois mil e seis, nesta Vila de Ferreira do Zêzere, no edifício dos Paços do Concelho e Sala de Reuniões, realizou-se a reunião pública

Leia mais

RESUMO DA ACTA Nº 06/ HORA DE ABERTURA

RESUMO DA ACTA Nº 06/ HORA DE ABERTURA RESUMO DA ACTA Nº 06/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 15 DE MARÇO DE 2010 ------ PRESENÇAS --- ------ Presidência da reunião: -------------------- -------Dr. João Nuno Ferreira Gonçalves de Azevedo.---- ------

Leia mais

CPCJ P E N A C O V A C O M I S S Ã O D E P R O T E C Ç Ã O D E C R I A N Ç A S E J O V E N S REGULAMENTO INTERNO

CPCJ P E N A C O V A C O M I S S Ã O D E P R O T E C Ç Ã O D E C R I A N Ç A S E J O V E N S REGULAMENTO INTERNO Aprovado em: 24-11-2006 Alterado em: 04-12-2007 (Introduzidas alterações alínea e), artigo 9º) REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º 1. A Lei de Protecção de Crianças e Jovens em

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 13/2009

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE ACTA Nº 13/2009 ACTA Nº 13/2009 -------- Aos nove dias do mês de Junho do ano de dois mil e nove, nesta Vila de Ferreira do Zêzere, no Edifício dos Paços do Concelho e sala de reuniões, realizouse a reunião pública ordinária

Leia mais

Deliberações tomadas em reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada em 19 de janeiro de 2017

Deliberações tomadas em reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada em 19 de janeiro de 2017 Deliberações tomadas em reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada em 19 de janeiro de 2017 ----- 1 - Aprovação da Ata n. º 01/2017 da reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 05 de

Leia mais

MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2005/02/28 ACTA N.º 5/2005

MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2005/02/28 ACTA N.º 5/2005 MUNICÍPIO DE VINHAIS CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DATA: 2005/02/28 ACTA N.º 5/2005 Presenças:------------------------------------------------------------------------------------------------- José

Leia mais

Aos doze dias do mês de março de dois mil e dezanove, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões dos

Aos doze dias do mês de março de dois mil e dezanove, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões dos Fl. ATA N.º 05/19 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM DE 12 DE MARÇO DE 2019 Aos doze dias do mês de março de dois mil e dezanove, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões dos

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA Considerando - Que a Educação é um direito de todos, cabendo ao Estado promover a sua democratização, bem como as condições

Leia mais

Aos dezassete dias do mês de Setembro de dois mil e sete, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões dos

Aos dezassete dias do mês de Setembro de dois mil e sete, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões dos ACTA N.º 19/07 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM DE 17 DE SETEMBRO DE 2007 Aos dezassete dias do mês de Setembro de dois mil e sete, pelas dezoito horas, na Sala de Reuniões

Leia mais

ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 31 DE DEZEMBRO DE 2009 Nº 25/2009

ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 31 DE DEZEMBRO DE 2009 Nº 25/2009 ACTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 31 DE DEZEMBRO DE 2009 Nº 25/2009 PRESIDENTE: Nuno Manuel Sousa Pinto de Carvalho Gonçalves. VEREADORES PRESENTES: Mário Francisco Cancela Mesquita Montes,

Leia mais

ACTA N.º 27/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE

ACTA N.º 27/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE INÍCIO:18.30 HORAS ENCERRAMENTO: 20.00 HORAS No dia vinte e oito de Dezembro de dois mil e dezassete, na sala de reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito

Leia mais

A reunião foi secretariada por Rui Manuel Moutinho Ferreira, Licenciado e Director do Departamento de Administração Geral da Câmara Municipal.

A reunião foi secretariada por Rui Manuel Moutinho Ferreira, Licenciado e Director do Departamento de Administração Geral da Câmara Municipal. ACTA Nº 01/2001 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, REALIZADA EM 04 DE JANEIRO DE 2001: Aos quatro dias do mês de Janeiro do ano dois mil e um, nesta cidade de Esposende, no Salão Nobre dos

Leia mais

MUNICÍPIO DA MURTOSA

MUNICÍPIO DA MURTOSA 1 Acta n.º 1/2010 MUNICÍPIO DA MURTOSA ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 07 DE JANEIRO DE 2010 -------No dia sete de Janeiro de dois mil e dez, nesta Vila da Murtosa, edifício dos Paços do Município e sala

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO 1 Acta nº 07/2005 JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JACINTO Acta da Reunião extraordinária de 13 de Maio de 2005 -------No dia 13 de Maio de dois mil e cinco, nesta freguesia de São Jacinto, edifício da Junta

Leia mais

ACTA NÚMERO 48/

ACTA NÚMERO 48/ CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS -------------------------- ACTA NÚMERO 48/2002 ------------------------------ Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, realizada em 19 de Dezembro de

Leia mais

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/10/19 N.º 20/10 Fls.

MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/10/19 N.º 20/10 Fls. MUNICIPIO DE CELORICO DE BASTO CÂMARA MUNICIPAL REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/10/19 N.º 20/10 Fls. Aos dezanove dias do mês de Outubro de dois mil e dez, na sala de reuniões do 2º piso do Edifício dos Paços

Leia mais

Comunidade Intermunicipal do Oeste. Conselho Executivo. Acta nº 21/ 2009 Reunião de

Comunidade Intermunicipal do Oeste. Conselho Executivo. Acta nº 21/ 2009 Reunião de Fl.124 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO EXECUTIVO DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO OESTE, REALIZADA NO DIA DEZ DE DEZEMBRO DE DOIS MIL E NOVE -----Aos dez dias do mês de Dezembro de dois mil e nove,

Leia mais

Município de Santarém

Município de Santarém Município de Santarém CÂMARA MUNICIPAL Minuta da Ata nº 24 Data da Reunião Ordinária 26-10-2015 Início da Reunião 15:30 horas Termo da Reunião 19:25 horas Membros da Câmara Municipal que compareceram à

Leia mais

ACTA N.º 03/2014 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE

ACTA N.º 03/2014 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENAVENTE INÍCIO: 18,30 HORAS ENCERRAMENTO 19.30 HORAS No dia nove de Julho de dois mil e catorze, na Sala de Reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito horas e trinta

Leia mais

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA DOZE DE AGOSTO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA DOZE DE AGOSTO Acta n.º 16 ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA DOZE DE AGOSTO DE DOIS MIL E QUINZE. -------------- ------- Aos doze dias de mês de Agosto do ano de dois mil e quinze, na Sala de Sessões da Câmara

Leia mais