REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar e normatizar a forma de integralização das 600 (seiscentas) horas-aula de Atividades Complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Parágrafo único - As regras definidas são destinadas aos alunos enquadrados no Currículo em implantação progressiva a partir do primeiro semestre de 2009, fazendo parte do Projeto Político Pedagógico do Curso e abrange inclusive as atividades anteriormente classificadas como de extensão. Art. 2º - As Atividades Complementares têm por objetivo: I - flexibilizar o currículo obrigatório, deixando-o aberto para abarcar determinada carga-horária com atividades relevantes para os alunos e para o Curso; II - reconhecer a prática de estudos e atividades independentes dos alunos, no aprofundamento temático e multidisciplinar de suas formações; III - incentivar o envolvimento dos alunos no mundo acadêmico e do trabalho; IV - aproximar o universitário da realidade social e profissional; V - promover a integração entre a Universidade e a sociedade, por meio da participação do universitário em atividades que visem à formação profissional e à cidadania. CAPÍTULO II - DAS ATIVIDADES ABRANGIDAS Art. 3º- Entendem-se como atividades complementares, para os fins deste Regulamento, as atividades integrantes nas práticas pedagógicas previstas nas Disciplinas descritas no Anexo, desde que afins à área de formação humanística e profissional do Curso. 1º Por áreas afins à área de formação humanística e profissional do Curso, entende-se as ligadas às Ciências Jurídicas, Econômicas, Ciência Política, História e Sociologia.

2 2º Não serão aceitas as atividades ligadas a outras áreas que não sejam afins à do Curso ou que não apresentem contribuição inquestionável para formação do aluno. 3º Apresentam contribuição inquestionável à área do Curso, as atividades ligadas a: idiomas estrangeiros e libras, desde que aplicadas em sentido geral ou às áreas afins ao Curso. Art. 4º - As Atividades Complementares abrangem os grupos especificados e delimitados em Anexo. Art. 5º - Somente serão aceitas as atividades realizadas após o ingresso do aluno no Curso de Graduação em Relações Internacionais. 1º Esta disposição de prazo se aplica aos alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2009 (dois mil e nove). 3º O universitário que ingressar no Curso de Graduação oriundo de transferência externa de Curso idêntico poderá solicitar a validação das atividades realizadas a partir do ingresso em seu Curso de origem, mediante comprovação. CAPÍTULO III DO REGISTRO, COMPROVAÇÃO E VALIDAÇÃO Art. 6º - Os alunos deverão remeter ao DAE - Departamento de Administração Escolar os documentos comprobatórios das atividades e este os registrará na forma de processo administrativo que será encaminhado para a Coordenadoria do Curso de Graduação em Relações Internacionais. I - Os documentos deverão ser: originais; ou cópias autenticadas em cartório; ou cópias autenticadas na Coordenação do Curso de Relações Internacionais ou outro setor competente da UFSC, mediante apresentação simultânea do original. II - Os documentos devem ser entregues em mãos no DAE - Departamento de Administração Escolar, dentro de envelope que identifique, em letras legíveis: Nome do Curso e da Instituição; Nome completo do aluno; Número de matrícula do aluno; telefones para contato (celular e fixo); e endereço de correio eletrônico ( ). III - O aluno pode remeter os comprovantes de atividades registradas quando tiver o equivalente de horas da disciplina correspondente, e preferencialmente deve acumular todos os documentos para remeter em bloco, ao invés de remeter poucos documentos por vez. IV - Caso o aluno esteja prestes a se formar, deve priorizar o envio com o máximo de antecedência, em qualquer volume de unidades de comprovantes, e pelo menos dois meses antes do encerramento do semestre letivo de conclusão. Art. 7º - Serão reconhecidos como documentos válidos para fins de comprovação da realização das atividades: certificados, históricos escolares, declarações, certidões, atestados, contratos firmados, carteira de trabalho e outros documentos oficiais, conforme a especificidade que cada atividade requer. 1º Os documentos relacionados no caput deste artigo terão validade se devidamente registrados e assinados pelo representante legal da Instituição que o expediu.

3 2º Os documentos deverão ser apresentados no original, não valendo fotocópias, exceto as autenticadas em cartório ou junto à Coordenação do Curso de Relações Internacionais ou outro setor competente da UFSC. 3º A apresentação de documento falso implicará em penalização do aluno que agir de má fé visando obter vantagem indevida, em conformidade com a Resolução n.º 17/CUn/97 e demais normas aplicáveis. Art. 8º- As atividades registradas cujos comprovantes forem remetidos pelos alunos serão avaliados sob os seguintes aspectos: I - enquadramento da atividade à natureza dentro dos grupos definidos neste regulamento, bem como conforme as especificações do Anexo; II - validade dos documentos comprobatórios fornecidos, conforme as regras deste Regulamento e especificações definidas no Anexo; III - prazo de validade da atividade, conforme as regras deste Regulamento. Art. 9º - Compete ao Coordenador ou ao Sub-Coordenador do Curso esta avaliação descrita, da qual poderá resultar uma das seguintes conclusões: I - validação da atividade: quando houver aparente enquadramento da natureza da atividade, o documento comprobatório for adequado ou entendido como suficiente, e a atividade houver sido realizada dentro do prazo devido; II - rejeição da atividade: quando houver aparente ou evidente descumprimento de qualquer dos aspectos avaliados, sejam eles formais ou substanciais. 1º Em ambos os casos, os documentos serão devolvidos mediante comparecimento do aluno à Coordenação do Curso em horário agendado, ocasião na qual o aluno poderá conhecer o motivo da eventual rejeição da atividade cadastrada. 2º Entende-se como motivos formais para rejeição: erro de digitação, erro de enquadramento da atividade no grupo ou documentação comprobatória insuficiente. 3º Entende-se como motivos substanciais para rejeição: documentação comprobatória não aceita como válida, atividade fora do prazo definido no artigo 5º ou divergente das contempladas na norma. Art. 10º - Da decisão de rejeição da atividade, o aluno poderá: 1º No caso de motivos formais: corrigir os equívocos ou complementar a documentação comprobatória, e tentar nova validação. 2º No caso de motivos substanciais: I - Fornecer outros documentos e tentar nova validação; e/ou II - Solicitar revisão da avaliação à Coordenação do Curso, mediante apresentação de justificativas.

4 3º Em atenção ao pedido justificado, a Coordenação do Curso solicitará à Chefia do Departamento que seja designada uma Banca de Avaliação composta por três Professores do Curso para avaliar o pedido de revisão e realizar nova avaliação a partir dos documentos fornecidos e consideração das justificativas apresentadas pelo aluno. 4º A Banca de Avaliação poderá decidir que a atividade alvo de avaliação seja validada ou rejeitada, com fundamento nas regras deste Regulamento ou em outras que possam ser aplicáveis. CAPÍTULO IV - COMPETÊNCIAS E DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 11º - Compete ao Colegiado do Curso de Relações Internacionais aprovar alterações nos artigos e anexo do presente Regulamento, dirimir dúvidas sobre a sua aplicação e deliberar sobre casos não previstos por este regulamento. Art. 12º - Compete à Coordenação do Curso de Graduação: I - aplicar esta norma para validação e formalização das atividades complementares; II - propor ao Colegiado do Curso de Relações Internacionais aprimoramentos nos artigos e anexos deste Regulamento, mediante iniciativa própria e sugestões recebidas do quadro de Professores do Curso; III - oferecer divulgação deste Regulamento aos alunos por meio da página do Curso na internet; IV - esclarecer dúvidas sobre a aplicação do Regulamento, resguardando a competência do Colegiado do Curso. Art. 13º - As alterações promovidas pelo Colegiado no Regulamento terão aplicação imediata a partir da publicação na página do Curso na internet. Parágrafo único - Apenas as atividades previamente registradas pelos alunos e já validadas pela Coordenação não serão afetadas pelas alterações citadas. Art. 14º - Compete aos alunos do Curso, submetidos a este Regulamento: I - buscar conhecimento desta norma e suas eventuais atualizações na página do Curso na internet; II - procurar esclarecer eventuais dúvidas sobre sua aplicação, de modo tempestivo, junto à Coordenação do Curso; III - encaminhar os documentos comprobatórios fidedignos das atividades de modo ordenado, completo e dentro do prazo e das formalidades estabelecidos. Art. 15º - Este Regulamento entra em vigor após a sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Relações Internacionais, revogando as normas anteriores sobre a mesma matéria, no âmbito deste Curso e currículo a que se refere.

5 Florianópolis, 20 de outubro de ANEXO ESPECIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Nome da disciplina: CNM 7283 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Estágio não obrigatório. a) Estágio não obrigatório Obs. O estágio deve ser cadastrado na Coordenadoria de Estágios do CNM, deve ser aprovado pelo coordenador de estágios e monografia ou coordenador de curso, ser supervisionado por professor responsável e comprovado pela apresentação do Relatório de Atividades de Estágio Curricular Não-Obrigatório (RAENO). para fins de equivalência 8 horas de atividade de estágio equivalem a 1 hora/aula de atividade extraclasse. de 60 horasaula, 180 horas b) Atividade de Bolsa Permanência. 60 por semestre 2 disciplinas de 60 horasaula, 120 horas Nome da disciplina: CNM 7286 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Palestras. a) Palestras/cursos proferidos/ministrados na área de Relações Internacionais e áreas afins. Obs.: certificados que não descriminem o número de horas do evento serão avaliados pela coordenação considerando a qualificação dos palestrantes, a qualificação do organizador do evento, a duração em dias do evento bem como a programação do mesmo para atribuição do horas. N.º que consta no certificado. (ver obs.) de 60 horasaula, 180 horas b) Congressos, conferências, encontros, simpósios, workshops, palestras assistidas, e participação em eventos científicos. Obs.: certificados que não descriminem o número de horas do evento serão avaliados pela coordenação considerando a qualificação dos palestrantes, a qualificação do organizador do evento, a duração em dias do evento bem como a programação do mesmo para atribuição do horas. c) Cursos de curta duração presencial em áreas de Relações Internacionais e afins. N.º que consta no certificado. (ver obs.) N.º que consta no certificado de 60 horasaula, 180 horas 60 horas-aula Nome da disciplina: CNM 7288 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Seminários

6 sendo possível somar a carga horária prevista para todas as atividades seminário até o 180 horas que equivalem a de 60 horas. Descrição e Observações a) Seminários assistidos. Obs.: certificados que não descriminem o número de horas do evento serão avaliados pela coordenação considerando a qualificação dos palestrantes, a qualificação do organizador do evento, a duração em dias do evento bem como a programação do mesmo para atribuição do horas. b) Participação como ouvinte de Bancas de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado em Relações Internacionais ou áreas afins desde que comprovadas com atestado de participação fornecido pelo respectivo curso. Horas-aula N.º que consta no certificado. (ver obs.) 6 bancas de qualificação de mestrado ou 4 de defesa de dissertação/tese equivalem a 20 horas. Obs. Áreas afins são entendidos os cursos de Ciência Política, História, Economia, Direito e Sociologia. c) Participação como ouvinte em apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Relações Internacionais e/ou área afim desde que comprovadas com atestado de participação fornecido pelo respectivo curso. 10 bancas de defesa de monografia equivalem a 20 h Obs. Áreas afins são entendidos os cursos de Ciência Política, História, Economia, Direito e Sociologia. d) Artigos publicados em revistas. Obs. a) Publicação de trabalho considerando-se autoria única, sendo que para o autor/aluno será atribuída a carga de 30 horas/aula, comprovada pela cópia da publicação do trabalho. c) Publicação de trabalho considerando-se 2 autores, sendo que para cada autor/aluno será atribuída a carga de 15 horas/aula, comprovada pela cópia da publicação do trabalho. d) Publicação de trabalho considerando-se 3 autores, sendo que para cada autor/aluno será atribuída a carga de 10 horas/aula, comprovada pela cópia da publicação do trabalho. e) Artigos publicados em anais/apresentados em eventos científicos. Obs. a) Apresentação ou publicação de trabalho considerando-se autoria única, sendo que para o autor/aluno será atribuída a carga de 30 horas/aula, comprovada pelo certificado emitido pelo evento e cópia do trabalho ou cópia da publicação. c) Apresentação ou publicação de trabalho considerando-se 2 autores, sendo que para cada autor/aluno será atribuída a carga de 15 horas/aula, comprovada por certificado emitido pelo evento e cópia do trabalho ou cópia da publicação. d) Apresentação ou publicação de trabalho considerando-se 3 autores, sendo que para cada autor/aluno será atribuída a carga de 10 horas/aula, comprovada por certificado emitido pelo evento e cópia do trabalho ou cópia da publicação. Por artigo /apresentação Por artigo /apresentação Nome da disciplina: CNM 7290 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Intercâmbios e Estágios no Exterior.

7 Carga horária: até 600 horas-aula a) Intercâmbio em Universidade/Instituição brasileira conveniada com a UFSC (mobilidade acadêmica) 1 semestre 300 horasaula Obs. comprovado com apresentação de relatório certificado no local do intercâmbio e aprovado pelo coordenador do curso de graduação. b) Intercâmbio em Universidade/Instituição estrangeira conveniada com a UFSC. Obs. comprovado com apresentação de relatório certificado no local do intercâmbio e aprovado pelo coordenador do curso de graduação. c) Estágio realizado no exterior 1 semestre 600 horasaula 1 semestre 600 horasaula Obs. O estágio deve ser cadastrado na Coordenadoria de Estágios do CNM, deve ser aprovado pelo coordenador de estágios e monografia ou coordenador de curso, ser supervisionado por professor responsável e comprovado pela apresentação do Relatório de Atividades de Estágio Curricular Não-Obrigatório (RAENO). Nome da disciplina: CNM 7289 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Idiomas. a) Declaração do exame de proficiência em língua estrangeira moderna expedida pela UFSC ou por outra instituição de ensino devidamente credenciada e reconhecida pelo MEC; b) Certificado com aprovação em língua alemã, no nível GIII ou superior, expedido pelo Instituto Goethe; c) Certificado de classificação em língua francesa, com o mínimo de 70 pontos, expedido pela Aliança Francesa; d) Certificado de classificação em língua italiana no teste Lato Sensu, com aproveitamento igual ou superior a 50%, expedido pelo Instituto Italiano de Cultura; e) Diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE), nível Intermediário, expedido pelo Instituto Cervantes; f) Certificado de Test of English as Foreign Language (TOEFL), com o mínimo de 213 pontos para o CBT TOEFL, ou de 500 pontos para o TOEFL Tradicional; g) Certificado do International English Language Test (IELTS), com o mínimo de 6,0 pontos. h) Não serão validados certificados na língua nativa do aluno. Carga horária: até 450 horas-aula a) Proficiência em Inglês se for a primeira a ser apresentada (obedecendo a data dos certificados de proficiência). b) Proficiência em idiomas (em inglês se não for a primeira apresentada e em outros idiomas estrangeiros modernos). 300 horas-aula (300) horasaula 150 por cada proficiência apresentada 450 horasaula

8 Nome da disciplina: CNM 7285 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Iniciação Científica. a) Participação em pesquisas e projetos institucionais 1 disciplina por (PET/PIBIC/Funpesquisa), em programa de iniciação científica da UFSC ou semestre ou 60 horas-aula agência externa ou outros projetos de pesquisa, remunerada ou voluntária, comprovado pelo relatório parcial ou final aprovado pelo orientador. Até 5 disciplinas de 60 horas-aula ou 300 horasaula. Nome da disciplina: CNM 7285 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Extensão. a) Participação em eventos acadêmicos. N.º que consta na declaração b) Visitas Técnicas com Orientação de Professor. Obs.: Devidamente comprovada por certificado ou declaração emitida pelo docente da UFSC, independente da vinculação departamental. c) Participação em entidade de representação estudantil específica (Centro Acadêmico de Relações Internacionais e Diretório Central dos Estudantes da UFSC) ou Empresa Júnior e similares. Obs. A participação deverá ser por no mínimo 1 ano. d) Participação em projeto ou ação de extensão registrada na UFSC, comprovada pelo relatório de extensão, aprovado pelo orientador. Obs. Para fins de equivalência, 4 (quatro) horas de atividade de extensão equivalem a 1 (uma) hora-aula de atividade extra-classe. f) Organização de eventos. Obs. Participação, como membro de comitê organizador de evento de Relações Internacionais ou de áreas afins, organizado ou coordenado por professor permanente desta universidade, devendo ser comprovado mediante declaração expedida pelo professor responsável pela atividade. Para fins de equivalência 4 horas de participação em comitê organizador equivalem a 1 hora/aula de atividade complementar. N.º que consta no documento de 60 horasaula 180 horasaula 10 horas-aula 20 horas-aula 20 horas-aula 4 horas de atividade de extensão equivalem a 1 horaaula de atividade extra-classe de 60 horasaula 180 horas 30 horas-aula 2 disciplinas de 60 horasaula 120 horas Nome da disciplina: CNM 7284 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Monitoria. a) Participação em atividades de monitoria comprovada pela apresentação de relatório de cada semestre, aprovado pelo professor da disciplina. 60 por semestre 120 horasaula

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Centro de Ciências da Saúde Coordenação do Curso de Graduação em Fonoaudiologia REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento destina-se a orientar

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO BLUMENAU CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO BLUMENAU CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar e normatizar a forma de integralização da carga horária prevista no PPC

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar e normatizar a forma de integralização da carga

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUÁ RODOVIA GOVERNADOR JORGE LACERDA, nº 3201, JARDIM DAS AVENIDAS ARARANGUÁ.SC CEP: 88900-000 TELEFONES: +55 (48) 3721-2198

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento destina-se a orientar e normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Porto Alegre, Março/2010 Regulamentação das Atividades Complementares A disciplina de Atividades Complementares

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005.

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. Aprova o Regulamento de Estágio dos Cursos do Centro Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO Faculdade de Educação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA Divinópolis-MG, Junho de 2010. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º - O presente

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5ª Edição, de 16 de Abril de 2014.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5ª Edição, de 16 de Abril de 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5ª Edição, de 16 de Abril

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO Faculdade de Educação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

Faculdade Monteiro Lobato

Faculdade Monteiro Lobato REGULAMENTO N º 04/2015 Dispõe sobre a forma e o prazo de integralização das atividades complementares e seminários na Faculdade Monteiro Lobato. Art. 1º - A integralização das atividades complementares/seminários,

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA ANEXO II REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I Das Atividades Artigo 1º As Atividades Complementares estão de acordo com as políticas do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 01/2016 Revoga a Instrução Normativa

Leia mais

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração Faculdades Ibmec-RJ Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art.1 O presente regulamento tem por finalidade estatuir e normatizar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 153/2010/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 153/2010/CONEPE Aprova o Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Campus de Laranjeiras e dá outras providências. O da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas

Leia mais

CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR TÉCNOLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO Nº 5, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CÂMPUS DE COXIM da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENADORIA ESPECIAL DE MUSEOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENADORIA ESPECIAL DE MUSEOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENADORIA ESPECIAL DE MUSEOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO 1 DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE FARMÁCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 01/2015 Revoga a Instrução Normativa 01/2007 e define critérios

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SOBRAL - CE ÍNDICE PÁG. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 01 CAPÍTULO II - DA COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 03 CAPÍTULO III - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. Cria o Núcleo de Educação à Distância na estrutura organizacional da Pró- Reitoria de Graduação da

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTAÇÃO INTERNA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Art. 1.º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar a parte Flexível do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE ROSEIRA FARO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE ROSEIRA FARO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE ROSEIRA FARO 2009 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece critérios para cumprimento pelo discente da carga horária mínima obrigatória

Leia mais

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012 Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS BLUMENAU CENTRO DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS BLUMENAU CENTRO DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS BLUMENAU CENTRO DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (ATCC) DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

EDITAL Nº 066/2015. 1.2 Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital.

EDITAL Nº 066/2015. 1.2 Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 066/2015 SELEÇÃO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos alunos do Curso de Arquitetura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

! "#"# $ % & '! ( ) *! Regulamento das Atividades Curriculares Complementares do Curso de Graduação em Ciências Contábeis matriz 338

! ## $ % & '! ( ) *! Regulamento das Atividades Curriculares Complementares do Curso de Graduação em Ciências Contábeis matriz 338 ! "#"# $ % & '! ( ) *! Regulamento das Atividades Curriculares Complementares do Curso de Graduação em Ciências Contábeis matriz 338 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento destina-se

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 318 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 318 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº. 318 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA UNIVESIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Chapecó SC,

Leia mais

FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs

FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs CLEVELÂNDIA PR 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação.

Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação. 1 COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO RESOLUÇÃO Nº 02 DE 14 DE MARÇO DE 2005. Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

Máximo de Horas. Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Memorando do Diretório Acadêmico contendo período Estudantil

Máximo de Horas. Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Memorando do Diretório Acadêmico contendo período Estudantil Atividade Horas Máximo de Horas Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Equivalentes Categoria (máximo por (até o final do ano) curso) Representação 5 Memorando do Diretório Acadêmico contendo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo Art. 1º O presente Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO I - Composição da CCP Por se tratar de programa único a CCP é a

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013.

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013. COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013. Institui as normas e as atividades de visitas técnicas aprovadas para o aproveitamento

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela Universidade Vila Velha ES (UVV), em caráter de educação continuada,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E PRIMEIRO DE 2010 EDITAL

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades são parte integrante do currículo do Curso de Biomedicina,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Leia mais

EDITAL PRP N o 05/2015

EDITAL PRP N o 05/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL PRP N o 05/2015 EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DO CNPq PIBITI/CNPq

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Enfermagem da Faculdade Educacional de Araucária Facear.

Leia mais

"REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17 "REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de 2017 - Ata Nº 2/17 Art. 1º As atividades complementares compreendem parte da integralização

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2017 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 9/2018 APROVA O REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULOS 0001-B1, 0001-B2, 0004-B1 E 0004-B2, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares na Faculdade do Futuro. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DESIGN ULBRA CARAZINHO

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DESIGN ULBRA CARAZINHO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO ULBRA CARAZINHO ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O ULBRA CARAZINHO As Atividades Complementares compreendem a duração mínima de 238 horas. São compostas por

Leia mais

RESOLUÇÃO No. 04/2016 DE 05 DE SETEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO No. 04/2016 DE 05 DE SETEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO No. 04/2016 DE 05 DE SETEMBRO DE 2016 Dispõe a respeito das Atividades Complementares Geradoras de Crédito (ACGC) no curso de graduação em Medicina da UFMG, conforme o disposto na Lei de Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS S COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no âmbito do Curso de Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina de Jundiaí- FMJ SEÇÃO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO Comissão de Pós-Graduação Faculdade de Odontologia de Bauru/USP Aprovada em 03 de agosto de 2010 I- Auxílio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

Manual do Regulamento das Atividades Complementares Estética

Manual do Regulamento das Atividades Complementares Estética UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR ESTÉTICA ESTÉTICA Manual do Regulamento das Atividades Complementares Estética 2017 2 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES O Coordenador do Curso de Graduação em Nutrição, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou o Colegiado do Curso, em sessão realizada no dia

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT)

DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT) Estabelece o Regulamento de Atividades Complementares do Curso Graduação em Odontologia da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE Este regulamento tem por finalidade complementar as normas das atividades complementares para o Curso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2015/PEQ Dispõe sobre os procedimentos para seleção

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Este regulamento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS Campus Apucarana

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS Campus Apucarana REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS Campus Apucarana Do Objetivo das Atividades Acadêmicas Complementares Art. 1º O objetivo das Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Maio/2011 1

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas obrigatórias

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR (AAC) para os cursos de Letras da UNESPAR / APUCARANA

REGULAMENTO DE ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR (AAC) para os cursos de Letras da UNESPAR / APUCARANA REGULAMENTO DE ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR (AAC) para os cursos de Letras da UNESPAR / APUCARANA Do Objetivo das Atividades Acadêmicas Complementares Art. 1º O objetivo das Atividades Acadêmicas Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA Resolução N. 02/2018 CCG/CCEN/UFPB Esta Resolução revoga a Resolução N. 05/2016 que regulamenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2015 RESOLUÇÃO Nº 08/2015 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Protocolado nº 707.729/2015-16 COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC)

ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC) ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC) RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Estabelece normas específicas relacionadas às Atividades Complementares do Curso de Graduação em Engenharia Civil do Instituto Federal

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO O presente Regulamento revoga os provimentos legais anteriores sobre as Atividades Complementares e dá outras providências. Art. 1.º O presente Regulamento

Leia mais

DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007

DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007 DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007 (Republicação aprovada pela Del. CONSEP Nº 098/2008, de 14/8/2008) Regulamenta os Cursos de Pósgraduação lato sensu na Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE BIBLIOTECONOMIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA outubro/2010

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 E NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES Santa Maria, 2019. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E PRIMEIRO DE 2010 EDITAL

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CAMPUS DE SANTA TERESA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. FUNDAMENTOS LEGAIS 1.1. Diretrizes Curriculares do Ministério da

Leia mais

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares no curso superior

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 0 06/08.

RESOLUÇÃO N. 0 06/08. ANO XXXIX - N 118 21/07/2009 SEÇÃO IV PÁG. 082 RESOLUÇÃO N. 0 06/08. EMENTA: Aprova, no âmbito do Colegiado do Curso de Graduação em Estatística, para expedição de resolução no Conselho de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/203 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação (ACG) constituem

Leia mais

RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Art. 1º. As Atividades Complementares Obrigatórias para o Curso de Graduação em Direito totalizam 240

Leia mais

Parágrafo único os grupos acima numerados e especificados por matéria temática geral poderão ser divididos em sub-grupos temáticos.

Parágrafo único os grupos acima numerados e especificados por matéria temática geral poderão ser divididos em sub-grupos temáticos. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CTDR DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DTA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RESOLUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA 1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR CAMPUS APUCARANA Regulamento das Atividades Complementares do CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais