(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: APLICAÇÃO COMPUTORIZADA PARA O CONTROLO DE ROBOTS INDUSTRIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: APLICAÇÃO COMPUTORIZADA PARA O CONTROLO DE ROBOTS INDUSTRIAIS"

Transcrição

1 (11) Número de Publicação: PT A (51) Classificação Internacional: G05B 19/18 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: (30) Prioridade(s): (73) Titular(es): ANTÓNIO PEDRO DE CAMPOS RUÃO CUNHA RUA DA MÓ, Nº MADALENA PT (43) Data de publicação do pedido: (45) Data e BPI da concessão: / (72) Inventor(es): ANTÓNIO PEDRO DE CAMPOS RUÃO CUNHA JOSÉ CARLOS PINTO DE ALMEIDA FREITAS VITOR MANUEL BRANCO MARTINS AUGUSTO (74) Mandatário: PT PT PT (54) Epígrafe: APLICAÇÃO COMPUTORIZADA PARA O CONTROLO DE ROBOTS INDUSTRIAIS (57) Resumo: O PRESENTE INVENTO REFERE SE A UM MÉTODO INOVADOR PARA O CONTROLO DE ROBOTS INDUSTRIAIS PARTINDO DE LINGUAGEM MÁQUINA PROVENIENTE DE SOFTWARES CAD/CAM DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR/MANUFACTURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR COM FORMATO GENÉRICO, COORDENADA XYZ (1) E ORIENTAÇÃO DADA POR VECTOR DIRECTOR IJK (2). ESTA APLICAÇÃO PODE SER USADA PARA CONTROLAR MÁQUINAS EM DIVERSAS ÁREAS INDUSTRIAIS COMO A DA MANUFACTURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL, NÁUTICA OU ENERGIA ASSIM COMO SOLDADURA OU PINTURA. O PRESENTE INVENTO, ANULA A NECESSIDADE DA PROGRAMAÇÃO MANUAL, DISPENDIOSA EM TEMPO, ABRINDO TAMBÉM NOVAS FRONTEIRAS PARA APLICAÇÕES QUE USUALMENTE NÃO ERAM EXECUTADAS POR ESTE TIPO DE MÁQUINAS, RESOLVENDO DESTE MODO O PRESENTE PROBLEMA TÉCNICO DE NÃO SER POSSÍVEL GERAR EM APLICAÇÕES CAM CORRENTES OS PERCURSOS NC PARA ROBOTS.

2 RESUMO Processo para controlo de robots industriais utilizando tecnologia CAD/CAM O presente invento refere-se a um método inovador para o controlo de Robots industriais partindo de linguagem máquina proveniente de softwares CAD/CAM "Desenho assistido por computador/manufactura assistida por computador" com formato genérico, coordenada XYZ (1) e orientação dada por vector director IJK (2). Esta aplicação pode ser usada para controlar máquinas em diversas áreas industriais como a da manufactura assistida por computador na industria automóvel, náutica ou energia assim como soldadura ou pintura. O presente invento, anula a necessidade da programação manual, dispendiosa em tempo, abrindo também novas fronteiras para aplicações que usualmente não eram executadas por este tipo de máquinas, resolvendo deste modo o presente problema técnico de não ser possível gerar em aplicações CAM correntes os percursos NC para robots.

3 DESCRIÇÃO Processo para controlo de robots industriais utilizando tecnologia CAD/CAM Actualmente os Robots industriais são programados maioritariamente por instruções "teach and learn" manuais para desenvolverem tarefas repetitivas com interacção sempre no mesmo cenário. Com o passar dos anos e a evolução destes Robots industriais, estes tornaram-se bastante fiáveis e com e valores repetibilidade bastante satisfatórios na casa dos mm. O custo destes Robots industriais são também uma grande vantagem visto a sua grande implementação na ultima década em toda a industria, apresentando agora um custo reduzido. Conteúdo a linguagem para a programação destas maquinas acenta no principio da movimentação de objectos tridimensionais, o que não acontece com os Softwares CAD/CAM "Desenho assistido por computador/manufactura assistida por computador" havendo assim falta de informação para que se pude-se usar os dados directamente. Não existindo informação suficiente, existem infinitas soluções para uma dada posição. O presente invento refere-se a um método inovador para que Robots industriais sejam plenamente controlados de uma forma mais avançada e rápida em que a tradução de linguagem máquina proveniente de softwares CAD/CAM "Desenho assistido por computador/manufactura assistida por computador" com formato genérico, coordenada XYZ e orientação dada por vector director IJK, para linguagem Robótica que genericamente funciona por coordenada XYZ e a orientação por representação matemática de objecto tridimensional, podem ser representadas de várias formas matemáticas (Matriz, Quaterniões, Ângulos Euler, Ângulos de Eixo) que são usadas em diferentes marcas de Robots. Esta tradução é executada por extrapolação de 2 eixos adicionais XX e YY não presentes nos dados originais vindos do Software CAD/CAM "Desenho assistido por computador/manufactura assistida por computador" de uma forma que a solução da orientação se traduza num movimento fiável e lógico. O algoritmo computurizado por de trás desta aplicação é feito de modo a que o Robot não tenha um comportamento errático e exceda com facilidade o limite dos seus 5,6 ou mais eixos. Deste modo consegue-se simular previamente os seus movimentos no software de geração de percursos tridimensionais e com isso evitar colisões e optimizar os seus movimentos assim como o posicionamento das peças.

4 Esta aplicação permite que os calculos sejam efectuados muito mais rápidos (aproximadamente 10 vezes) do que com outro tipo de abordagem existente. Esta aplicação pode ser usada para controlar máquinas em diversas áreas industriais como a da manufactura assistida por computador na industria automóvel, náutica ou energia. O presente invento, anula a necessidade de horas de programação (on-line) para uma nova peça assim como abre novas fronteiras para aplicações que usualmente não eram executadas por este tipo de máquinas. Com o uso desta invenção a programação destes robots poderá ser efectuada (Off-line) sem a necessidade de objectos fisicos( Robot e peça com que o robot interactua). Este procedimento facilita muito a geração de novos programas com uma velocidade execução muito rápida. Este invento é passivel de ser expandido para o uso de Robot industrial sincronizado com eixos externos adicionais como por exemplo:mesa posicionadora; carril, aumentando assim radicalmente a sua aplicação industrial. Por exemplo, um robot instalado num carril poderá cortar o exesso de fibra resultante do processo de fabrico das pás de aerogeradores de grandes dimensões. Não existindo assim limite para o seu comprimento. A aplicação computorizada de acordo com o presente invento compreende uma interface com o utilizador com com a função de "ler" o ficheiro proveniente da aplicação CAD/CAM "Desenho assistido por computador / Manufactura assistida por computador" e traduzir directamente para a linguagem robótica que em cada marca tem uma representação matemática diferente. A aplicação apresenta também algumas optimizações para o robot, como a introdução de pontos de orientação quando os provenientes da aplicação CAD/CAM não são suficientes para a correcta movimentação (movimentos rápidos por exemplo). Apresenta também a característica de dividir os programas em vários quando estes excedem a capacidade do controlador do Robot, chamando o próximo no final de cada programa até ao ultimo a ser executado. A fig. 1 é uma representação simplificada dos dados de entrada provenientes dos softwares CAD/CAM "Desenho assistido por computador / Manufactura assistida por computador". A fig. 2 é uma representação simplificada dos dados de saída da aplicação computorizada para os controladores roboticos.

5 O presente invento é seguidamente descrito em pormenor, sem carácter limitativo e a título exemplificativo, por meio de uma sua forma de realização preferida. O código proveniente do software CAD/CAM "Desenho assistido por computador / Manufactura assistida por computador" com o formato para a coordenadas XYZ (1) e para o vector director IJK (2) é lido pela aplicação computorizada. As coordenadas XYZ são directamente traduzidas para o controlador do Robot (3). O vector director IJK é usado para o calculo matemático do seu plano normal. A equação matemática desse plano normal ao vector IJK (2) é usada para calcular um vector nele presente de modo a que esse novo vector seja paralelo ao plano Z igual a 0. Esse novo vector é assumido como o eixo YY (5) ou XX (6). O produto vectorial entre esse novo vector e o vector IJK ou seu inverso formam um sistema de 3 eixos XX (5), YY (6), ZZ (4) onde o eixo ZZ é definido pelo inverso do vector IJK (2). Os vectores XX (5), YY (6) e ZZ (4) são notados em forma de matriz e deste modo são convertidos para a representação matemática de Ângulos de Euler, com a ordem de rotação X,Y,Z. Para aplicações com ferramentas cilíndricas o valor predefinido para a notação dos Ângulos de Euler na rotação Z é de 0. Se o utilizador desejar introduzir um diferente ataque no robot ou seja, mantendo a mesma orientação na cabeça mas efectuando uma rotação do corpo do Robot para a direita ou para a esquerda, será introduzido um valor de Z no interface com o utilizador inicial. Com este valor de Z, os angulos Euler seram convertidos para matriz com a ordem YXZ e daí obter o ataque correcto do Robot. Os dados seram então finalmente convertidos para a liguagem que cada fabricante de Robot usa, como por exemplo as representações: Eixo e Ângulo, Quaterniões, Matrizes ou ângulos Euler. Um código matemático é também usado para confirmar a distancia entre pontos. Quando essa distancia é considerada demasiado elevada são adicionados pontos de orientação nesse segmento de recta para garantir a correcta orientação do robot durante o percursos a executar. Porto, 17 de Dezembro de 2009

6 REIVINDICAÇÕES 1- Processo para controlo de robots industriais utilizando tecnologia CAD/CAM caracterizada por compreender uma aplicação computorizada que adquire a informação proveniente do CAD/CAM (desenho assistido por computador ou manufactura assistida por computador) processando os dados de modo a que o codigo final enviado para o Robot se traduza em movimentos e orientações correctas. 2- Processo para controlo de robots industriais com tecnologia CAD/CAM de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por ser usada com qualquer aplicação de CAD/CAM (desenho assistido por computador ou manufactura assistida por computador) que exporte com o formato genérico NC (controlo numérico) contendo a informação das coordenadas XYZ (1) e vector director IJK (2). 3- Processo para controlo de robots industriais utilizando tecnologia CAD/CAM de acordo com a reivindicação 1 e 2 caracterizada por ser aplicável a qualquer marca de Robot industrial que use para a movimentação das suas maquinas a representação tridimensional dos movimentos contendo uma coordenada XYZ (3) e vectores directores(4,5, 6)podendo estes dados estarem sob a forma de varias representações matemáticas como por exemplo os quaterniões ou ângulos Euler. 4- Processo para controlo de robots industriais utilizando tecnologia CAD/CAM de acordo com a reivindicação 1, 2 e 3 caracterizada por ser passivel de ser usada para o controlo de eixos externos em sincronia com o robot. Porto, 17 de Dezembro de 2009

7 Fig. 1

8

5838 Maquinação Introdução ao CNC

5838 Maquinação Introdução ao CNC 5838 Maquinação Introdução ao CNC Formador: Hélder Nunes 13 Valores Formanda: Ana Pernas Índice Introdução... 3 Enquadramento... 4 Vantagens vs Desvantagens do CNC... 5 Características de um sistema CNC...

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10580 T (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.05.31 (30) Prioridade(s): 2008.04.25 ES P200801244

Leia mais

Concepção e Fabrico Assistido por Computador

Concepção e Fabrico Assistido por Computador Concepção e Fabrico Assistido por Computador João Pedro Amorim Lobato: gei00017@fe.up.pt Turma: LGEI Trabalho sobre Regressões em Visual Basic Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL (11) Número de Publicação: PT 105554 (51) Classificação Internacional: B60T 7/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.03.03 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104945 (51) Classificação Internacional: B23Q 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.01.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10817 (51) Classificação Internacional: D06F 57/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.04.15 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Robótica. Acetatos de Apoio às Aulas. Programação de sistemas robóticos. Paulo Augusto Ferreira de Abreu. Elaborados por: (Professor Auxiliar)

Robótica. Acetatos de Apoio às Aulas. Programação de sistemas robóticos. Paulo Augusto Ferreira de Abreu. Elaborados por: (Professor Auxiliar) Robótica Acetatos de Apoio às Aulas Programação de sistemas robóticos Elaborados por: Paulo Augusto Ferreira de Abreu (Professor Auxiliar) 2000/2001 Linguagens de programação em Robótica Programação de

Leia mais

Lista 6: transformações lineares.

Lista 6: transformações lineares. Lista 6: transformações lineares. 1) Diga, justificando, quais das seguintes funções constituem transformações lineares. a) T : R 2 R 2 tal que T (x 1, x 2 ) = (x 1 + x 2, 3x 1 x 2 ) b) T : R 2 R 2 tal

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 106034 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT 104687 A. (51) Classificação Internacional: E04G 3/32 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT 104687 A. (51) Classificação Internacional: E04G 3/32 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104687 A (51) Classificação Internacional: E04G 3/32 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10957 (51) Classificação Internacional: G02B 6/36 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.01 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. Transformações 2D

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. Transformações 2D Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Transformações 2D Computação Visual Beatriz Sousa Santos, Joaquim Madeira Transformações 2D Posicionar, orientar e escalar

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106426 (51) Classificação Internacional: B29C 45/02 (2006) B29C 45/17 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.06.29 (30) Prioridade(s): 2012.10.22

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10586 T (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.06.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10672 (51) Classificação Internacional: G09F 27/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.03.02 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica Plano Director Municipal Tecnologias de Informação Geográfica munwebgis Com o objectivo de difundir a utilização da informação geográfica, agilizar e simplificar os processos administrativos dentro dos

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10624 (51) Classificação Internacional: G09F 15/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.10.08 (30) Prioridade(s): 2009.10.26 U200930572 ES

Leia mais

Software Form Control

Software Form Control Medição pelo clique do mouse. É fácil assim que e a inspeção da peça no centro de usinagem com a ajuda do software de medição FormControl. Não faz diferença se a peça tem uma superfície de forma livre

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 106067 (51) Classificação Internacional: B29C 45/16 (2006) B65D 43/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.12.15 (30) Prioridade(s): 2012.12.12

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 10976 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução No contexto da programação CNC é benéfica a possibilidade de trabalhar com programas

Leia mais

Análise Matemática 2 - Semana 2: 8 de Março, 2010

Análise Matemática 2 - Semana 2: 8 de Março, 2010 Análise Matemática 2 - Semana 2: 8 de Março, 200 Superfícies Identifique os seguintes conjuntos: (a) V = {(x,y,z) R 3 : x 2 + 2x + + (y ) 2 + z 2 = } Res: (x + ) 2 + (y ) 2 + z 2 = é a equação de uma esfera

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Introdução à Computação Gráfica Desenho de Construção Naval Manuel Ventura Instituto Superior Técnico Secção Autónoma de Engenharia Naval 27 Sumário Entidades Geométricas Transformações Geométricas 2D

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106103 (51) Classificação Internacional: A47J 27/09 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.01.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104055 A (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2008.05.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT 104681 A. (51) Classificação Internacional: H04L 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT 104681 A. (51) Classificação Internacional: H04L 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104681 A (51) Classificação Internacional: H04L 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

para implantes gama completa de soluções fixas e removíveis.

para implantes gama completa de soluções fixas e removíveis. Barras de Sobredentadura NobelProcera para implantes TM CONHEÇA O NOVO MUNDO DA DENTISTERIA CAD/CAM 2 Barras de Sobredentadura NobelProcera para implantes Barras de Sobredentadura NobelProcera TM para

Leia mais

(73) Requerente(s): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Requerente(s): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 109231 A (51) Classificação Internacional: C03B 15/00 (2006) C03B 37/00 (2006) B32B 17/00 (2006) (12) PEDIDO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2016.03.11 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Procalc v1.0. Versão Utilizador (Manual de Utilizador)

Procalc v1.0. Versão Utilizador (Manual de Utilizador) Procalc v1.0 Versão Utilizador (Manual de Utilizador) Conteúdo Procalc... 4 Botões Numéricos... 5 Funções Básicas... 6 Funções avançadas... 7 Logaritmo... 7 Logaritmo Natural... 7 Expoente... 7 Factorial...

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10962 (51) Classificação Internacional: B08B 1/02 (2006) F24J 2/46 (2006) B25J 9/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.08 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Ficha de Trabalho 06 e 07

Ficha de Trabalho 06 e 07 Ficha de rabalho 06 e 07 Produto Interno. (Aulas 1 a 18). Produto interno em R n. Vectores livres: Ângulo de dois vectores. Vectores ortogonais. Vectores em R n : Produto interno. Norma. Desigualdade de

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10858 (51) Classificação Internacional: F16L 3/08 (2006) H02G 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.09.19 (30) Prioridade(s): 2012.05.31

Leia mais

SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS

SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS GLOBALLY INNOVATIVE SOLUTIONS PROJETOS IMPOSSÍVEIS SÃO O NOSSO DIA A DIA O nosso percurso de 30 anos posiciona-nos na liderança do mercado na área da automação

Leia mais

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares Introdução à Programação João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Introdução à Arquitectura de Computadores Instituto Superior Técnico Lisboa, Setembro de 2013 O Simulador Lógico Logisim 1 Introdução... 2 2 Exemplo de projecto... 3 2.1 Especificação do sistema... 3 2.2

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104763 (51) Classificação Internacional: B23D 47/00 (2006) B23D 61/02 (2006) B24B 23/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.09.25 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Animação comportamental. Controlo de grupos de objectos. Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos

Animação comportamental. Controlo de grupos de objectos. Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos Controlo de grupos de objectos Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos Controlo de grupos de objectos Considera-se um número moderado de membros (muito

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Program João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de um programa.

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10618 (51) Classificação Internacional: E04B 1/24 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.09.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

4 - APLICAÇÕES DE PROGRAMAÇÃO CNC/ISO COM MICROCOMPUTADOR

4 - APLICAÇÕES DE PROGRAMAÇÃO CNC/ISO COM MICROCOMPUTADOR 4 - APLICAÇÕES DE PROGRAMAÇÃO CNC/ISO COM MICROCOMPUTADOR Do que já foi exposto, tem-se a impressão de que seria benéfico para todos a possibilidade de se trabalhar com programas que, dentro do possível,

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104677 A (51) Classificação Internacional: B65F 1/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES (11) Número de Publicação: PT 10767 (51) Classificação Internacional: A61G 1/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.11.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Apresentação. Informação geral + Conceitos iniciais

Apresentação. Informação geral + Conceitos iniciais Apresentação Informação geral + Informação geral Página da cadeira Objectivos principais Compreender a importância dos algoritmos e dos programas de computador para a resolução de problemas em engenharia.

Leia mais

1º Teste de Computação Gráfica 3º Ano

1º Teste de Computação Gráfica 3º Ano 1º Teste de omputação Gráfica 3º no Licenciatura em Eng. Informática e de omputadores Prof. responsável risson Lopes 5 de Maio de 2000 Nº «Número» Nome: «Nome» Sala: «Sala» Responda às questões seguintes

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105836 (51) Classificação Internacional: F16B 7/04 (2006) H02G 3/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.07.27 (30) Prioridade(s): 2010.08.03

Leia mais

Aula de Problemas 1. Problema 1. Demonstre o teorema de Pitágoras (geometria euclidiana):

Aula de Problemas 1. Problema 1. Demonstre o teorema de Pitágoras (geometria euclidiana): Aula de Problemas 1 Problema 1 Demonstre o teorema de Pitágoras (geometria euclidiana): sin cos 1. Mostre que outra forma de exprimir este teorema é a seguinte: ab ab a b, em que ab, 3. Faz-se a a e b

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivo do Curso Apresentar os conceitos básicos de informática, de software e de hardware. Introduzir os conceitos relativos à representação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10730 (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.08.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Questões de Provas Antigas (P2)

Questões de Provas Antigas (P2) Questões de Provas Antigas (P2) CNC (1-15) ROBÓTICA (16-18) TECNOLOGIA DE GRUPO (19-23) CNC Questão 1 (P2 214.1 B1) Explique em poucas palavras como um software de CAM poderia ser usado para aproveitar

Leia mais

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS (11) Número de Publicação: PT 104668 A (51) Classificação Internacional: F03B 17/04 (2006.01) F03G 3/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.13 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado. O software

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

Desenvolvimento de um Protótipo e de Metodologias de Controlo de uma Cadeira de Rodas Inteligente

Desenvolvimento de um Protótipo e de Metodologias de Controlo de uma Cadeira de Rodas Inteligente Desenvolvimento de um Protótipo e de Metodologias de Controlo de uma Cadeira de Rodas Inteligente Discente: Marcelo Roberto Petry Orientador: Professor Doutor Luís Paulo Reis Co-orientador: Mestre Rodrigo

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Taxa de Variação e Derivada TPC nº 9 (entregar em 11-03-011)

Leia mais

Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta

Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUTRIAL Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta Concepção e Fabrico Assistido

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10657 (51) Classificação Internacional: E04B 2/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.01.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Geometria Analítica 89. Geometria Analítica

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Geometria Analítica 89. Geometria Analítica ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 011/01 - Geometria Analítica 9 Geometria Analítica A noção de recta em R e R ; tal como a noção de plano em R já foram abordados no ensino secundário. Neste

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106255 (51) Classificação Internacional: B65H 81/06 (2006) E01D 11/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.04.16 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

Nova versão da Plataforma dmis Para visualização e impressões de imagens médicas em papel

Nova versão da Plataforma dmis Para visualização e impressões de imagens médicas em papel Nova versão da Plataforma dmis Para visualização e impressões de imagens médicas em papel Caldas da Rainha, powered by A nossa proposta para fornecimento de Solução de Visualização e Impressão de Imagiologia

Leia mais

(54) Epígrafe: MESA QUE PODE SER ESCONDIDA NUM MÓVEL, EM PARTICULAR NO BRAÇO DE UM SOFÁ OU DE UMA POLTRONA

(54) Epígrafe: MESA QUE PODE SER ESCONDIDA NUM MÓVEL, EM PARTICULAR NO BRAÇO DE UM SOFÁ OU DE UMA POLTRONA (11) Número de Publicação: PT 10598 T (51) Classificação Internacional: A47C 17/04 (2006.01) A47C 17/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.07.08 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Manual do Nero DriveSpeed

Manual do Nero DriveSpeed Manual do Nero DriveSpeed Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero DriveSpeed e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade da Nero

Leia mais

Apresentação de uma Plataforma Computacional para a Reconstrução e Caracterização da Forma 3D de Objectos

Apresentação de uma Plataforma Computacional para a Reconstrução e Caracterização da Forma 3D de Objectos Teresa Azevedo, João Manuel R. S. Tavares, Mário Vaz FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LOME - Laboratório de Óptica e Mecânica Experimental Índice: I. Visão 3D; II. Computacional

Leia mais

MENU INOPLAN OPÇÕES DE CONFIGURAÇÃO, ALARMES E RELATÓRIOS. Zona de Mapa ou de Configuração dos parâmetros (período, veículos, etc.) do Relatório.

MENU INOPLAN OPÇÕES DE CONFIGURAÇÃO, ALARMES E RELATÓRIOS. Zona de Mapa ou de Configuração dos parâmetros (período, veículos, etc.) do Relatório. MENU INOPLAN. Com o Inoplan da Inosat poderá planear mais eficazmente a atribuição de tarefas / serviços para as suas equipas de distribuição / assistência. Indique os clientes a visitar e o InoPlan calculará

Leia mais

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS (11) Número de Publicação: PT 104678 A (51) Classificação Internacional: A47B 85/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10941 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada.

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada. Sistema de Controle O sistema de controle de qualquer robô é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado.

Leia mais

NOVA TABELA DE TAXAS Quadros com notas explicativas

NOVA TABELA DE TAXAS Quadros com notas explicativas NOVA TABELA DE TAXAS Quadros com notas explicativas A nova tabela de taxas procede a uma profunda reformulação da política de preços até aqui seguida pelo INPI, de modo a tornar Portugal num dos países

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106328 (51) Classificação Internacional: A47K 13/30 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.05.22 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

1) Em relação a figura abaixo relativa a um sistema de controle em malha fechada responda:

1) Em relação a figura abaixo relativa a um sistema de controle em malha fechada responda: 1) Em relação a figura abaixo relativa a um sistema de controle em malha fechada responda: 2 o motor Posição desejada da junta = 45 o Avalia o sinal de entrada e envia um sinal ao atuador ENCODER 43 o

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Apresentação. LGSoft SettlementAnalysis. LGSoft

Apresentação. LGSoft SettlementAnalysis. LGSoft LGSoft SettlementAnalysis Apresentação O programa SettlementAnalysis foi desenvolvido pela LGSoft para possibilitar o ajuste de curvas a dados provenientes da instrumentação de túneis. O programa disponibiliza

Leia mais

Manual do Utilizador do Connection Manager

Manual do Utilizador do Connection Manager Manual do Utilizador do Connection Manager Edição 1.0 2 Índice Sobre a aplicação Gestor de ligações 3 Actualizar a aplicação Gestor de ligações 9 Resolução de problemas de ligação 10 Como começar 3 Abrir

Leia mais

Projeto e computação gráfica I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3

Projeto e computação gráfica I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Projeto e computação gráfica I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Projeções Aulas 3, 4 e 10 da apostila Telecurso 2000 Capítulos 1 e 2 do livro Desenho técnico

Leia mais

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA Objectivos 1 2 Objectivos Caracterizar os diferentes tipos de media existentes Definir o conceito de multimédia Diferenciar o conceito de multimédia Diferenciar

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106562 (51) Classificação Internacional: E01D 21/10 (2006) E01D 11/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.03 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10848 (51) Classificação Internacional: E01C 5/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.07.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Animação por Computador. Sólidos Transformações lineares Hierarquia de movimento Parametrização da orientação Interpolação da orientação

Animação por Computador. Sólidos Transformações lineares Hierarquia de movimento Parametrização da orientação Interpolação da orientação Sólidos Transformações lineares Hierarquia de movimento Parametrização da orientação Interpolação da orientação 1 Considera-se sólido como conjunto de pontos com posições fixas em relação a um sistema

Leia mais

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO 1 RESUMO Na sociedade moderna se tornou cada vez mais presente e necessário meios de controlar dispositivos levando em consideração precisões maiores e perdas menores. Em diversos cenários o controle de

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105915 (51) Classificação Internacional: H02K 17/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.10.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

ALGA /09 - Geometria Analítica 78. Geometria Analítica

ALGA /09 - Geometria Analítica 78. Geometria Analítica ALGA - 00/09 - Geometria Analítica 7 Geometria Analítica A noção de recta em R e R ; tal como a noção de plano em R já foram abordados no ensino secundário. Neste capítulo faz-se um revisão desses conceitos

Leia mais

Ficha de Exercícios nº 3

Ficha de Exercícios nº 3 Nova School of Business and Economics Álgebra Linear Ficha de Exercícios nº 3 Transformações Lineares, Valores e Vectores Próprios e Formas Quadráticas 1 Qual das seguintes aplicações não é uma transformação

Leia mais

Grupo I. e ( 10,α ) sejam as coordenadas, num referencial o.n. (C) 6 (D) 8

Grupo I. e ( 10,α ) sejam as coordenadas, num referencial o.n. (C) 6 (D) 8 Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Taxa de Variação e Derivada 4º Teste de avaliação Grupo I As

Leia mais

Prova de Aferição de. Matemática. Critérios de Classificação. 2.º Ciclo do Ensino Básico

Prova de Aferição de. Matemática. Critérios de Classificação. 2.º Ciclo do Ensino Básico 2006 Prova de Aferição de Matemática Critérios de Classificação 2.º Ciclo do Ensino Básico Critérios Gerais de Classificação A prova de aferição de Matemática é constituída por diversos tipos de itens,

Leia mais

Roteamento e Roteadores. Conceitos Diversos

Roteamento e Roteadores. Conceitos Diversos e Roteadores Conceitos Diversos Um roteador é um dispositivo que provê a comunicação entre duas ou mais LAN s, gerencia o tráfego de uma rede local e controla o acesso aos seus dados, de acordo com as

Leia mais

JUMBO. a solução para construções em aço PORT

JUMBO. a solução para construções em aço PORT JUMBO a solução para construções em aço PORT Lasertube JUMBO Processo laser para tubos e perfis estruturais de médias e grande dimensões Lasertube JUMBO é o sistema mais inovador presente no mercado,

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL (11) Número de Publicação: PT 105081 (51) Classificação Internacional: F21W 111/023 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.04.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO

SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO Gabriel Manoel da Silva Orientador: Prof. Dr. Fernando Rangel de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina 25 de Março de 2015 Sumário 1.

Leia mais

S I S T E M A A V A N Ç A D O D E M E D I Ç Ã O E M O N I T O R I Z A Ç Ã O D E F E R R O V I A S 3 D certificado Nº A-94

S I S T E M A A V A N Ç A D O D E M E D I Ç Ã O E M O N I T O R I Z A Ç Ã O D E F E R R O V I A S 3 D certificado Nº A-94 certificado nº a-94 S I S T E M A A V A N Ç A D O D E M E D I Ç Ã O E M O N I T O R I Z A Ç Ã O D E F E R R O V I A S 3 D Sistema avançado de medição e monitorização de ferrovias 3D MODO DE TRABALHO ABSOLUTO:

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10606 T (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.08.06 (30) Prioridade(s): 2009.08.06 ES 200901017

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS CONCEITOS BÁSICOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS CONCEITOS BÁSICOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite um rápido e fácil acesso aos dados; Acelera os processos de

Leia mais

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame 5 CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES Neste capítulo iremos aprender os diferentes tipos de animações que podemos criar no Flash; para facilitar a sua aprendizagem serão acompanhados de exercícios. 5.1 Tipos de animação

Leia mais

Concepção e Fabrico Assistido por Computador. Diferencial AUTODESK INVENTOR

Concepção e Fabrico Assistido por Computador. Diferencial AUTODESK INVENTOR Licenciatura em Engenharia Mecânica 3ºAno / 1º Semestre Concepção e Fabrico Assistido por Computador AUTODESK INVENTOR Trabalho Realizado por: Carlos Filipe Costa Pinto Novais 020504044 Turma: 3M2 Índice

Leia mais

Ficha de Trabalho 08 Transformações Lineares. (Aulas 19 a 22).

Ficha de Trabalho 08 Transformações Lineares. (Aulas 19 a 22). F I C H A D E R A B A L H O 0 8 Ficha de rabalho 08 ransformações Lineares. (Aulas 19 a ). Produto interno em R n. Vectores livres: Ângulo de dois vectores. Vectores ortogonais. Vectores em R n : Produto

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10807 (51) Classificação Internacional: A61F 5/48 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.02.25 (30) Prioridade(s): 2009.01.30 200900279 ES

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação: Técnicas de Representação Digital I Área Científica: Desenho (DES) Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 3º

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de o Teste A Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de 2005 2 o Teste A Número: Nome: Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL REGIME NOCTURNO - º SEMESTRE - º ANO - 7 / 8 ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA º FREQUÊNCIA de Janeiro de 8 Duração:

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE /11 - Geometria Analítica 88. Geometria Analítica

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE /11 - Geometria Analítica 88. Geometria Analítica ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 010/ - Geometria Analítica Geometria Analítica A noção de recta em R e R ; tal como a noção de plano em R já foram abordados no ensino secundário. Neste capítulo

Leia mais

Manufatura Assistida por Computador

Manufatura Assistida por Computador Manufatura Assistida por Computador Programação CNC Aula 2 Prof. Associado Mário Luiz Tronco Avanço Rápido, com a maior velocidade fornecida pela máquina Avanço Rápido,

Leia mais