1Por que o Sistema CNDL está promovendo uma reestruturação no seu modelo de governança?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1Por que o Sistema CNDL está promovendo uma reestruturação no seu modelo de governança?"

Transcrição

1 1Por que o Sistema CNDL está promovendo uma reestruturação no seu modelo de governança? Porque o Sistema CNDL possui uma grande rede de representação do segmento varejista, com limitações que prejudicam o seu crescimento em serviços e sustentabilidade. O modelo atual está, portanto, vencido. Hoje, pelo fato do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) ser uma filial da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), configura-se como uma associação e enfrenta uma série de limitações formais para atuar de forma comercial. Utilizar o mesmo CNPJ que a CNDL, como ocorre hoje, implica em uma série de riscos, como a perda da vantagem de isenção fiscal e autuação por desvirtuamento das atividades fins e também por ausência de padrão nos critérios de reconhecimento de receitas e despesas. A solução apresentada com a restruturação oferece segurança jurídica, com adequação aos requisitos fiscais e operacionais, cujo novo modelo propõe uma mudança na constituição jurídica do SPC Brasil passando de associação para empresa S.A. de capital fechado.

2 2O SPC Brasil está sofrendo algum tipo de pressão por órgãos de fiscalização? A CNDL e o SPC Brasil atualmente passam por fiscalização da Receita Federal, com análises de Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), mantendo plena atenção em se manter regularizado. É importante destacar que o SPC Brasil não está sendo autuado pela Receita Federal. Os riscos mais relevantes são a perda de isenção tributária (imposto de renda, contribuição social, Cofins, ISS) e a acusação de concorrência privilegiada. Como o SPC Brasil formalmente desenvolve atividades sem fins lucrativos, ele não pode distribuir dividendos, mesmo que haja superávit, além de sofrer uma série de restrições para atuar comercialmente.

3 3Como funcionará o novo modelo de governança? Governança é um conjunto de princípios, processos e práticas que regem a tomada de decisão e os mecanismos de gestão. A partir das premissas levantadas com os dirigentes no trabalho de Alinhamento Estratégico realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), do diagnóstico de comunicação realizado pela In Press e do diagnóstico contábil-tributário feito pela KPMG, desenvolvemos solução técnica que destrava as limitações, mitiga os riscos, trata os assuntos com rigor legal e traz as melhores práticas de governança. O novo modelo de governança resulta na criação da empresa SPC Brasil S.A., de capital fechado, viabilizando o crescimento e a expansão dos serviços para clientes e mercados atuais e novos. Além de acordo societário, estatuto, regimento interno, código de conduta e ética, o sistema de governança e suas regras de relacionamento, atribuições, fóruns de tomada de decisões e funcionamentos foram atualizados e redesenhados.

4 4Quais as principais vantagens do novo modelo de governança? As principais vantagens do novo modelo de governança são a segurança jurídica, a oportunidade singular de inserção das Entidades, a potencialização dos negócios e resultados, a adoção de melhores práticas de governança e a aderência aos instrumentos legais. O atual modelo é fusionado, ou seja, mistura associativismo com prestação de serviços. A nova solução passa a se configurar como diferenciada, cujos componentes representatividade e serviços destravam as limitações e potencializam o associativismo como instrumento de rede e oferta de serviços. O SPC Brasil não consegue aproveitar o seu potencial de crescimento na oferta de serviços aos associados e não associados, por ser formalmente uma filial da CNDL. Ao funcionar como uma associação sem fins econômicos, existe uma série de restrições legais que impedem o desenvolvimento e a sustentabilidade econômico-financeira do SPC Brasil. O SPC só pode prestar serviços para seus associados, ou seja, para as CDLs, FCDLs e demais entidades. Como o mercado é dinâmico, é essencial que o SPC Brasil possa diversificar a sua prestação de serviços, e isso só será possível se houver uma alteração na sua forma jurídica para uma empresa S.A. É importante destacar que o SPC não está na ilegalidade, pois há uma tese tributária que nos permite atuar como uma filial, mas impõe obstáculos que limitam o pleno desenvolvimento de suas atividades.

5 5Como será a estrutura societária da nova empresa? Os 24 cotistas que financiaram a criação do SPC Brasil há 16 anos e integram o seu Conselho Deliberativo serão detentores de, no mínimo, 75% das ações da nova empresa SPC Brasil S.A. As demais Entidades do Sistema CNDL serão convidadas a participar da nova empresa na condição de acionistas minoritários, contemplando a CNDL, FCDLs e demais Entidades. O novo modelo de governança contará com Assembleia de Acionistas que é o órgão soberano da sociedade e com direito a voto; Conselho de Acionistas responsável por manter os princípios e propósitos alinhados; Conselho de Administração que promove a interação construtiva para proteger e valorizar o patrimônio; Diretoria Executiva que promove a gestão com alinhamento para elevação dos resultados e geração de valor, com prestação de contas; Conselho Fiscal, Auditoria Externa Independente,Auditoria Interna e, opcionalmente, comitês estratégicos.

6 6 7 Como funcionará a questão dos dividendos? Uma associação, como é o atual regime jurídico do SPC Brasil, não tem capital social e não distribui dividendos. Como uma empresa S.A., no caso de acumulação de superávit, serão distribuídos no mínimo, 25% desses recursos gerando dividendos, representando algo positivo para os seus acionistas. Pode acontecer de um concorrente entrar na empresa? Está previsto que não será admitida a entrada de concorrentes como acionistas da nova empresa. Além disso, há mecanismos adicionais de proteção e equilíbrio societário, garantidos pelo acordo de acionistas e pelo próprio estatuto. Se algum detentor quiser vender suas ações, os acionistas têm a possibilidade de adquiri-las em condições de igualdade. Ou seja, vai existir direito de preferência com igualdade de condições, com teto-limite, além da possibilidade de recompra das ações da empresa, utilizando fundo de liquidez estabelecido.

7 8 9 Como ficam as contribuições que custeiam as Federações? Não haverá mudanças nas contribuições que hoje custeiam as federações, porque o SPC Brasil atuará como um hub, ou seja, permitindo que a empresa tenha uma fonte de dados centralizada e unificada, apoiando a tomada de decisão, sendo um agente de pagamento das Entidades e isso não interfere em seus ordenamentos internos. Como fica o convênio do SPC Brasil com a Serasa? No contrato atual já existe uma cláusula que prevê a criação de uma empresa S.A. pelas entidades do Sistema CNDL. Portanto, a parceria de compartilhamento de base de dados entre as duas empresas não sofrerá qualquer tipo de alterações ou restrições para futura renovação.

8 10 Quais são os mecanismos para evitar que um sócio detenha participação demasiadamente elevada na empresa SPC Brasil S.A.? O fato de haver um Acordo de Acionistas estabelecendo todas as regras de relacionamento entre as partes, assegura que todo acionista tenha direito de preferência na compra das ações que algum acionista deseje vender, inclusive com teto-limite de participação societária, para evitar a concentração. A própria empresa também tem a prioridade nesta aquisição, que neste caso promoveria distribuição das participações preservando a proporcionalidade societária.

9 11 12 Como fica a representatividade a partir do novo modelo? A representatividade atual não muda. A CNDL continuará representando os interesses das lideranças do varejo como uma associação. A diferença é que a prestação de serviços em vez de ser feita por uma filial da CNDL, será feita por uma empresa, o SPC Brasil S.A. O território de atuação para a comercialização dos serviços continua sendo das entidades que compõem o Sistema. A mudança no regime jurídico do SPC Brasil é semelhante ao que houve com a Boa Vista Serviços? Sim. A diferença é que está mais aprimorado. No modelo da concorrência da Boa Vista Serviços uma única entidade detém quase 50% de participação nas ações. É uma divisão acionária desigual. O SPC Brasil propõe um modelo menos concentrado, em que as Entidades maiores detêm uma participação acionária igualmente maior, mas que também permite aos demais acionistas uma participação representativa com direito de subscrição. A ideia é incluir o máximo possível de Entidades.

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa:

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa: 1. Esta Política institucional de governança corporativa: a) é elaborada por proposta da área de Normas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), entidade definida como

Leia mais

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão 2015 2017 Situação Atual - Julho/2017 PALAVRA DO PRESIDENTE Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Construindo

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão 2015 2017 Situação Atual JANEIRO/2017 Palavra do Presidente Construindo um novo sistema Em 2015, no início da nossa gestão tivemos a preocupação de ouvir

Leia mais

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR Capítulo I Da Constituição e Finalidade Art. 1º- A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Salvador é um departamento oriundo e órgão estrutural da Câmara de Dirigentes Lojistas

Leia mais

A Lei das Sociedades por Ações (LSA) é tiete da Constituição Federal (CF). Tenta imitá-la de todas as formas...

A Lei das Sociedades por Ações (LSA) é tiete da Constituição Federal (CF). Tenta imitá-la de todas as formas... Caro aluno, I. A Lei das Sociedades por Ações (LSA) é tiete da Constituição Federal (CF). Tenta imitá-la de todas as formas... Relanceie o índice sistemático da Constituição Federal: TÍTULO II Dos Direitos

Leia mais

Orientação para Conselheiros de Administração

Orientação para Conselheiros de Administração Orientação para Conselheiros de Administração Conceitos a. Missão 1. A missão básica do Conselho de Administração é proteger o patrimônio e maximizar o retorno do investimento dos acionistas. 2. O Conselho

Leia mais

Comunicação Sistema CNDL

Comunicação Sistema CNDL Comunicação Sistema CNDL Objetivos Posicionar a Comunicação do Sistema CNDL de acordo com as diretrizes do planejamento 2015-2017 Alcançar uma comunicação consistente e padronizada para os públicos Gerar

Leia mais

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Interna - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Externa Associados, não associado e comunidade. COMUNICAÇÃO PRESENCIAL: Visitas de

Leia mais

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI Empresa especializada na prestação de serviços ao Terceiro Setor Consultoria Auditoria Cursos Presenciais e à Banco de Dados sobre o Terceiro

Leia mais

Proposta de Fusão de Portfólios

Proposta de Fusão de Portfólios Proposta de Fusão de Portfólios Transação Fusão Incorporação de 100% da BTG-WT Properties através da emissão de novas ações BRPR3; Gestão e Mercado de Capitais Manutenção do Management da BR Properties;

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Tópicos da palestra: 1. O condomínio e seus números; 2. Os problemas da administração de condomínios;

Tópicos da palestra: 1. O condomínio e seus números; 2. Os problemas da administração de condomínios; Tópicos da palestra: 1. O condomínio e seus números; 2. Os problemas da administração de condomínios; 3. Tendências. 1. O condomínio e seus números Brasil: 186.703* Total de Condomínios Prediais, Residenciais

Leia mais

GOVERNANÇA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL 1. INTRODUÇÃO

GOVERNANÇA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL 1. INTRODUÇÃO GOVERNANÇA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL 1. INTRODUÇÃO 1.1 As disposições contidas a seguir foram extraídas de documentos e de deliberações que regulam a atuação da Fundação Banco do Brasil, cuja consulta,

Leia mais

POLÍTICA ENDOWMENT. Aprovada na Reunião nº 417 do Conselho Curador em 17 de outubro de 2016

POLÍTICA ENDOWMENT. Aprovada na Reunião nº 417 do Conselho Curador em 17 de outubro de 2016 POLÍTICA ENDOWMENT Aprovada na Reunião nº 417 do Conselho Curador em 17 de outubro de 2016 Capítulo 1 - Finalidade Artigo 1º - O Endowment da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira - FOSB é um fundo patrimonial,

Leia mais

MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO )

MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO ) MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO ) MAIO 2016 OBJETO O presente documento tem por objetivo estabelecer os princípios,

Leia mais

Em aprovação: [Política] Governança Corporativa - Singulares Segregada Com Delegado]

Em aprovação: [Política] Governança Corporativa - Singulares Segregada Com Delegado] Em aprovação: [Política] Governança Corporativa - Singulares Segregada Com Delegado] Responsável [Clairton Walter] Abrangência [Sistêmico] Cargo [Superintendente Jurídico] Substitui e revoga NA Área [Jurídico]

Leia mais

Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra

Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra ricardo@coutosilva.com.br Av. Ataulfo de Paiva 1.235 > 4º andar > Leblon > 22440-034 > Rio de Janeiro > RJ > Brasil

Leia mais

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS LEGENDA Texto em NEGRITO: Claúsulas que devem necessariamente constar do Estatuto, por força da Lei nº 9.790/99. Texto em Itálico: observações pertinentes ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil

Leia mais

ESTATAIS FEDERAIS ALTERNATIVAS DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA ESTUDO PRELIMINAR DATAPREV SERPRO TELEBRAS

ESTATAIS FEDERAIS ALTERNATIVAS DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA ESTUDO PRELIMINAR DATAPREV SERPRO TELEBRAS ESTATAIS FEDERAIS ALTERNATIVAS DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA ESTUDO PRELIMINAR DATAPREV SERPRO TELEBRAS Serpro é a maior empresa em número de empregados e Ativos. Dataprev apresenta maior lucro e melhores

Leia mais

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUESTIONÁRIO AVALIATIVO * Legenda: - Medidas Obrigatórias (29) - Medidas Desejáveis (36) MEDIDAS DE ÉTICA E CONDUTA 1 - A empresa se encontra em situação regular com a Fazenda Federal? 2 - A empresa se

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do risco de mercado

Estrutura de gerenciamento do risco de mercado 1. Sistema Sicoob Estrutura de gerenciamento do risco de mercado A estrutura de gerenciamento do risco de mercado das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 2. Principais competências dos

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa FACULDADES DE CAMPINAS Administração Gestão de Responsabilidade Social II Governança Corporativa Testes para revisão Prof. Luciel H. de Oliveira luciel@uol.com.br INSTRUÇÕES Avalie o seu aprendizado na

Leia mais

Regimento Interno do Conselho de Administração da Inter Construtora e Incorporadora S.A.

Regimento Interno do Conselho de Administração da Inter Construtora e Incorporadora S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração da Inter Construtora e Incorporadora S.A. 1. Objetivo. 1.1. Este regimento interno ( Regimento Interno ) tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas

Leia mais

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar:

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar: + SIMPLES Nacional Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art. 146. Cabe à lei complementar: ( ) d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

Múltiplas soluções para securitização

Múltiplas soluções para securitização Múltiplas soluções para securitização Uma equipe preparada para cuidar da sua carteira e também do seu cliente. Oferecer alternativas para construir sólidas parcerias. Base consolidada com qualificação

Leia mais

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual;

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual; CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) Consultoria Organizacional Prof. Ms. Carlos William de Carvalho CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR 2.2 FORMA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EMPRESA

Leia mais

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor 13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais e OAB/GO Sonis Henrique Rezende Batista Advogado Membro da Comissão de Direito do 3º Setor

Leia mais

DOU Edição Extra 22/01/2007 pág DECRETO No , DE 22 DE JANEIRO DE 2007

DOU Edição Extra 22/01/2007 pág DECRETO No , DE 22 DE JANEIRO DE 2007 DOU Edição Extra 22/01/2007 pág. 14-15 DECRETO No- 6.021, DE 22 DE JANEIRO DE 2007 Cria a Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União -

Leia mais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais Companhia de Saneamento de Minas Gerais COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG COMPANHIA ABERTA NIRE 313.000.363-75 CNPJ/MF nº 17.281.106/0001-03 ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA MAPA FINAL DE

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA (respectivamente o Conselho e a Companhia ) será assessorado por quatro comitês permanentes: Auditoria; Governança

Leia mais

!" # ) ) * +,-+ #.! 0..1(

! # ) ) * +,-+ #.! 0..1( !" # $%&'( ) ) * +,-+ #. #.! / 0..1( 234 3 5 67 8 09 7 ):+;

Leia mais

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de Ensino - Campus Feliz) Cláudia Lorenzon (RH-Reitoria)

Leia mais

Melhores Práticas de Governança Corporativa

Melhores Práticas de Governança Corporativa Melhores Práticas de Governança Corporativa 27.11.2014 Melhores Práticas de Governança Corporativa A. Propriedade B. Conselho de Administração C. Gestão D. Auditoria Independente E. Conselho Fiscal F.

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA...

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA... ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA... 8 CONHEÇA O PLANO DENTALUNIPREV... 9 PARTICIPANTES...

Leia mais

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes para o modelo de governança corporativa da Petrobras, visando à atuação ativa do Conselho de Administração

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES...

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... ÍNDICE FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... 10 Participante Ativo... 10 Participante Assistido...

Leia mais

Especifica e estabelece padrões para os documentos internos. Aprovado em 12/12/2017, na 269ª reunião do Conselho Deliberativo

Especifica e estabelece padrões para os documentos internos. Aprovado em 12/12/2017, na 269ª reunião do Conselho Deliberativo Título Classificação Assunto Aprovação Documento Operacional Especifica e estabelece padrões para os documentos internos Aprovado em 12/12/2017, na 269ª reunião do Conselho Deliberativo 1 Apresentação

Leia mais

Manual de Governança Corporativa

Manual de Governança Corporativa Documento: Área Emitente: Manual de Governança Corporativa Assessoria de Planejamento, Orçamento, Controle e Regulatório HISTÓRICO DAS REVISÕES Rev. nº. Data Descrição 01 19/12/2012 Segregação do Manual

Leia mais

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA Diretório Nacional

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA Diretório Nacional Resolução Orgânica 001/2017 NORMAS GERAIS DO XIX CONGRESSO DO PPS Art. 1º Fica convocado o 19º Congresso Nacional do PPS, a se realizar nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2017. Art. 2º O Congresso terá

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Mercado de Capitais Ações Prof. Karina Jaques As ações são títulos representativos do capital social de uma sociedade anônima. Diz-se que sociedade anônima é aberta quando seus

Leia mais

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT Na estrutura de governança da companhia, o Fórum de Acionistas é o órgão responsável por consolidar o alinhamento das decisões dentro do grupo controlador. Ele é formado

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL E CONDUTA EMPRESARIAL R WEM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. Página 2 de 9 Ciente de sua responsabilidade como fabricante de produtos médicos, a WEM divulga seu manual de conduta ética e conduta empresarial.

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2015

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2015 CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2015 Regulamento Municipal orçamento participativo de Lagoa NOTA JUSTIFICATIVA A implementação do primeiro orçamento participativo em Lagoa vai buscar

Leia mais

ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. Objetivo. Este regimento interno ( Regimento Interno ) tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas

Leia mais

Petrobras Natureza Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras uma sociedade de economia mista, sob controle da União com prazo

Petrobras Natureza Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras uma sociedade de economia mista, sob controle da União com prazo Petrobras Natureza A Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras é uma sociedade de economia mista, sob controle da União com prazo de duração indeterminado, regida pelas normas da Lei das Sociedades por Ações

Leia mais

POLÍTICA ORGANIZACIONAL

POLÍTICA ORGANIZACIONAL Diretoria Responsável: Diretoria Jurídica Normas vinculadas: Política de Relações Humanas e Remuneração Publicado em: 22/11/2018 Revisão até: 22/11/2020 1. Objetivo Esta política tem por objetivo estabelecer

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 EDITAL DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM

Leia mais

O Projeto BIM Fórum Brasil. Prof. Eduardo Toledo

O Projeto BIM Fórum Brasil. Prof. Eduardo Toledo O Projeto BIM Fórum Brasil Prof. Eduardo Toledo Motivação Macro Componentes de Maturidade BIM: à nível de Mercados/Países; medem a maturidade BIM; 8 componentes:... Champions & Drivers (Líderes e Impulsionadores)...

Leia mais

2º É vedada a constituição de cooperativa mista com seção de crédito.

2º É vedada a constituição de cooperativa mista com seção de crédito. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e revoga dispositivos das Leis 4.595/64 de 31 de dezembro de 1964 e 5.764/71 de 16 de dezembro de 1971. Art. 1º As instituições financeiras constituídas

Leia mais

3º Sgt. QPM 1-0 Edson Silveira Filho Secretário da CEVAN PROCESSO ELEITORAL PARA O BIENIO 2012/2014 CEVAN/PMPR. EDITAL 001/12 1.

3º Sgt. QPM 1-0 Edson Silveira Filho Secretário da CEVAN PROCESSO ELEITORAL PARA O BIENIO 2012/2014 CEVAN/PMPR. EDITAL 001/12 1. A paz do Senhor aos amados irmãos em Cristo Jesus, a Comunidade Evangélica da PMPR torna público o Edital de Eleição para o Biênio 2012/2014, orem e divulguem esta notícia para participação de todos nesse

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Manual de Governança Corporativa

Manual de Governança Corporativa Manual de Governança Corporativa Novembro/2005 SUMÁRIO 1. Objetivo... 03 2. Ideais da Entidade... 03 2.1. Princípios... 03 2.2. Valores de Conduta... 04 2.3. Missão... 04 3. Aparato Legal... 04 4. Partes

Leia mais

Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas

Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas Parabéns! Agora você poderá encantar e conquistar suas clientes com produtos CS Club! Visando um relacionamento duradouro e de sucesso, segue abaixo alguns padrões

Leia mais

Regimento Interno da Diretoria Executiva

Regimento Interno da Diretoria Executiva Regimento Interno da Diretoria Executiva Página 1 de 5 REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA 1. OBJETO Artigo 1º O presente Regimento Interno ( Regimento ) visa disciplinar o funcionamento da Diretoria

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) 20 de julho de 2015 Ref: Resolução BC nº 4327/14 1. ABRANGÊNCIA Esta política orienta o comportamento da Tática S/A D.T.V.M., que pautado

Leia mais

CARTA ANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

CARTA ANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA CARTA ANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Em conformidade com o art. 8º, inciso III e VIII, da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016 e Decreto estadual nº 62.349, de 26 de dezembro de 2016, a Diretoria subscreve

Leia mais

SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES

SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES SLC AGRÍCOLA S.A. POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES 1. Objetivo, Abrangência e Referências 1.1. Esta Política de Indicação de Administradores ( Política ), visa a determinar diretrizes, critérios

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

B2W COMPANHIA DIGITAL POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES

B2W COMPANHIA DIGITAL POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES B2W COMPANHIA DIGITAL POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE ADMINISTRADORES 1. OBJETIVO 1.1. Esta Política de Indicação de Administradores ( Política ) visa estabelecer as diretrizes, critérios e procedimentos para

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1 A presente Política foi elaborada nos termos da Lei 13.303, do Decreto 47.157,

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos 1/7 TÍTULO CLASSIFICAÇÃO REFERENCIAL NORMATIVO ASSUNTO ELABORADOR Regimento Interno do Comitê de Gestão de Risco Documentos Institucionais Resolução CGPC nº 13/2004 Estabelece a composição e atribuições

Leia mais

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes para o modelo de governança corporativa da Petrobras, visando à atuação ativa do Conselho de Administração

Leia mais

Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa

Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - 2006 DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA CRITÉRIO I - PROPRIEDADE INDICADOR 1. PROTEÇÃO AOS MINORITÁRIOS Legenda: Protocolo Documentação PERGUNTA 1 - A companhia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA (respectivamente o Conselho e a Companhia ) será assessorado por quatro comitês permanentes: Auditoria; Governança

Leia mais

NOVO SISTEMA CDL PRODUTO PARA FINANCEIRAS, COMERCIO DE VAREJO, ATACADO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Manual Informativo

NOVO SISTEMA CDL PRODUTO PARA FINANCEIRAS, COMERCIO DE VAREJO, ATACADO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.  Manual Informativo PRODUTO PARA FINANCEIRAS, COMERCIO DE VAREJO, ATACADO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Análise e Concessão de Crédito e Registros de Devedores. Pessoa Física e Jurídica www.cdlsorocaba.com.br/novo Manual Informativo

Leia mais

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA 10 dicas para em 2019 vender mais A expectativa é de que a mudança de governo e a aprovação de reformas impulsionem a economia brasileira; o varejo precisa estar preparado para aproveitar o bom momento

Leia mais

MANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

MANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA FAELCE FUNDAÇÃO COELCE DE SEGURIDADE SOCIAL MANUAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Novembro/ 2005 ÍNDICE 1. Objetivo... 03 2. Ideais da Entidade... 03 2.1. Princípios... 03 2.2. Valores de Conduta... 04 2.3.

Leia mais

A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES

A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES A LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL (LBES) PALAVRAS-CHAVE: Lei de Bases Economia Social Princípios estruturantes - CRP Princípios orientadores - LBES 1. O QUE É UMA LEI DE BASES? Uma lei de bases é uma lei

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2018

GESTÃO DE CAPITAL 2018 GESTÃO DE CAPITAL 2018 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 56, 2º DA RESOLUÇÃO 4.557 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Banco ABC

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Perfil Governança Corporativa Nossas boas práticas de governança corporativa são atestadas pela adesão ao Novo Mercado da B3, listagem que reúne empresas com elevado padrão de governança corporativa 04

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

PROGRAMA DE INTEGRIDADE Pág.: 1 / 7 Controle de Alterações Revisão Data Descrição - 27/09/2018 Lista de Distribuição Conselho de Administração Função Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração Diretoria Estatutária

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 CONHEÇA O PLANO ACPREV... 9 PARTICIPANTES... 10 Participante Ativo...

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE CONTRATO DE GESTÃO IGAM/ABHA N 002/2009 = TERMO DE REFERÊNCIA = REPETIÇÃO DE PROCESSO PROCESSO SELETIVO 004-A/2012 ARAGUARI - MG ABRIL / 2012 1. INTRODUÇÃO 1.1.

Leia mais

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza jurídica, objetivos, área de competência e instrumentos

Leia mais

Conselhos de Administração que Criam Valor

Conselhos de Administração que Criam Valor Conselhos de Administração que Criam Valor Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC Pedro P. Parente Presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA CONSELHOS 30/01/2014 DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A.

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A. 1. OBJETIVO Art. 1º O Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. CELESC será assessorado por quatro comitês: Comitê Jurídico e de Auditoria, Comitê Financeiro, Comitê Estratégico

Leia mais

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras KPMG Risk & Compliance Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras Conteúdo 1. Contexto geral 6. Estrutura e funcionamento do Conselho

Leia mais

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO Garantir a sustentabilidade financeira Assegurar a eficiência

Leia mais

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A.

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2010 Conteúdo Relatório dos Auditores

Leia mais

Art. 5º - São direitos dos membros efetivos:

Art. 5º - São direitos dos membros efetivos: ANTE-PROJETO DO ESTATUTO DA EMPRESA JÚNIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA - 06/04/ Capítulo I - Denominação, Sede, Finalidade e Duração Art. 1º - A empresa Júnior da Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

Regulamento de Funcionamento. da Junta de Freguesia de Arroios, 2015. Preâmbulo

Regulamento de Funcionamento. da Junta de Freguesia de Arroios, 2015. Preâmbulo Regulamento de Funcionamento do Orçamento da Junta de, 2015 Preâmbulo A promove o aprofundamento da democracia participativa, nomeadamente no que concerne na afetação de recursos às políticas públicas

Leia mais

Petrobras Logística de Exploração e Produção S.A. (Subsidiária integral da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras)

Petrobras Logística de Exploração e Produção S.A. (Subsidiária integral da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras) Petrobras Logística de Exploração e Produção S.A. (Subsidiária integral da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras) Relatório da Administração em 31 de Dezembro de 2014 Petrobras Logística de Exploração e

Leia mais

Fundo de Investimento em Ações - FIA

Fundo de Investimento em Ações - FIA Renda Variável Fundo de Investimento em Ações - FIA Fundo de Investimento em Ações O produto O Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um investimento em renda variável que tem como principal fator de risco

Leia mais

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição.

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição. I. OBJETIVO Esta Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), tem como objetivo estabelecer os princípios e as diretrizes compatíveis com a natureza e complexidade das atividades e produtos da Instituição,

Leia mais

REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE

REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS PESSOAS CHAVE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE POLÍTICA DE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1 A presente Política foi elaborada nos termos da Lei 13.303, do Decreto 47.154, da Lei das Sociedades por

Leia mais

COMUNICADO nº 040/2017

COMUNICADO nº 040/2017 COMUNICADO nº 040/2017 Aos: Prefeitos, Secretários (as) Municipais de Assistência Social, Conselheiros Municipais de Assistência Social e Executivos das Associações de Municípios. Referente: Apresentação

Leia mais

GOLDFARB INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES S/A. CNPJ/MF nº / NIRE:

GOLDFARB INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES S/A. CNPJ/MF nº / NIRE: GOLDFARB INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES S/A. CNPJ/MF nº 58.507.286/0001-86 NIRE: 35.300.118.278 ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, REALIZADA EM 19 DE MARÇO DE 2009 1. Data, hora e local: Aos 19 dias

Leia mais

ABEGÁS. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado

ABEGÁS. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado ABEGÁS Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado ABEGÁS - Histórico Associação que representa os interesses do setor de distribuição de gás canalizado, visando garantir o suprimento

Leia mais