ABNT NBR Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga"

Transcrição

1 CEET-00: Comissão de Estudo Especial Temporária de Avaliação da Qualidade do Solo e da Água para Levantamento de Passivo Ambiental e Avaliação de Risco à Saúde Humana ABNT NBR Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga Biol. Ana Paula Queiroz AESAS / Waterloo Brasil Ltda. APRESENTAÇÃO PREPARADA POR ENG. VICENTE AQUINO GERENTE ÁREAS CONTAMINADAS CETESB

2 Amostragem de água subterrânea em poços de Hidrodinâmica esperada em um poço de monitoramento Zona 1: Água Acima da Seção Filtrante Água estagnada no tubo fechado Água exposta à atmosfera Zona 2: Água na Seção Filtrante O fluxo laminar horizontal A água estagnada não se mistura com a água que passa pela seção filtrante. A qualidade da água da seção filtrante está próxima da qualidade da água presente na formação. Zona 3: Água Abaixo da Seção Filtrante (se aplicável) Água estagnada no tubo fechado Sólidos precipitados

3 Amostragem de água subterrânea em poços de

4 Amostragem de água subterrânea em poços de A água existente no poço de monitoramento entre duas campanhas de amostragem sofre várias interferências do meio e não é representativa da água da formação. É necessário a sua renovação previamente à coleta das amostras. Esta renovação é denominada de purga. Vários procedimentos de purga: purga de um volume fixo. purga até a estabilização de parâmetros indicadores. purga até a estabilização de parâmetros indicadores com baixa vazão de bombeamento.

5 Amostragem de água subterrânea em poços de Purga de poços de monitoramento com baixa capacidade hidráulica é uma dificuldade enfrentada em várias áreas onde o monitoramento da qualidade da água subterrânea é necessário. Procedimentos diferenciados devem ser aplicados nestas situações, com o objetivo de diminuir as incertezas associadas a aplicação dos métodos convencionais de Purga.Vários procedimentos de purga: Purga mínima

6 Amostragem de água subterrânea em poços de Purga Pesquisas indicam que a forma como a purga é realizada resulta em um impacto significativo na qualidade das amostras obtidas. Estudo realizado por Barcelona e Helfrich (1986), indicou que as variações de qualidade de amostras coletadas foi mais influenciada pelo método de purga adotado, do que por outros fatores avaliados (equipamento, tubos, materiais construtivos dos poços).

7 Amostragem de água subterrânea em poços de Conceito Coletar amostras representativas alterando o mínimo possível a condição natural de fluxo que ocorre na formação. Isto significa que todo o processo deve procurar minimizar o rebaixamento, a agitação e a mistura da água existente no interior do poço.

8 Amostragem de água subterrânea em poços de Métodos de Purga Purga de volume determinado Purga de baixa-vazão

9 CRITÉRIOS DE REBAIXAMENTO Minimizar o rebaixamento do nível d água durante a purga para evitar uma perda de carga excessiva e o escoamento pronunciado de água pelo topo do tubo filtro; Em nenhuma circunstância os poços de monitoramento devem ser purgados até o seu completo secamento; Para poços com seção filtrante plena: a estabilização do rebaixamento deve ocorrer no máximo a 25cm do nível estático. Para poços com o nível d'água acima do topo do tubo filtro (filtro afogado): preferencialmente, o nível d'água deve se estabilizar acima do topo do tubo filtro ou no máximo a 25cm abaixo do topo do tubo filtro.

10

11

12 CRITÉRIOS DE REBAIXAMENTO Recomendado apenas para poços com boa capacidade hidráulica. Poços construídos e desenvolvidos de acordo com as orientações definidas, respectivamente, nas normas ABNT e Que possibilitam a aplicação dos critérios de rebaixamento definidos quando bombeados a uma vazão de 50ml/minuto ou maior.

13 Amostragem de água subterrânea em poços de Purga de Volume Determinado Aplicável em poços de monitoramento que atendam o critério de rebaixamento. Remoção de determinado volume de água subterrânea do poço antes de se proceder à amostragem. Alguns trabalhos concluíram que não há uma recomendação segura quanto ao número de volume d água que deve ser removido. Pesquisas indicaram a necessidade de se remover em média de 3 a 5 vezes o volume de água presente no poço, critério que consta da maioria dos regulamentos.

14 Amostragem de água subterrânea em poços de Purga de Volume Determinado Poços com filtro afogado, a purga deve ser iniciada à partir da superfície do nível. A vazão de preenchimento dos frascos de coleta nunca deve ser superior a 250 ml/min para substâncias orgânicas e 500 ml/min para substâncias inorgânicas. O equipamento de captação deve ser introduzido e removido de forma lenta e cautelosa no poço.

15 Amostragem de água subterrânea em poços de Volume a ser purgado Volume em litros (V) Área do Tubo (B) Coluna de água no poço (C) V = B x C x 3 Diâmetro Área (B) 1 0, ½ 1, , ½ 3, , ½ 6, , ,2415

16 Purga com baixa vazão Reduzir os distúrbios na coluna d`água do poço e na formação, reduzindo e controlando a turbidez da amostra. O volume de purga é baseado na estabilização hidráulica (rebaixamento) e química (parâmetros de qualidade) da água do poço. Pode reduzir significativamente o volume de água removida do poço (até 95%).

17 Purga com baixa vazão Vazão suficientemente baixas para permitir o bombeamento sem o rebaixamento e sem aumento na turbidez Vazão de Purga < 1 L/min ml/min é comum Os parâmetros indicativos de qualidade de água (ph, Temperatura, Oxigênio Dissolvido, Condutividade, Potencial de Óxido Redução e Turbidez) são monitorados durante a purga.

18 Purga com baixa vazão O objetivo é atingir a estabilização hidráulica (rebaixamento) o mais rápido possível. Isso reduz a mistura de águas em zonas distintas do poço, fazendo com que somente a água da seção filtrante seja bombeada. As vazões são determinadas para cada poço baseadas nos valores de rebaixamento. A vazão não deve exceder 1 L/min para evitar a mobilização de sólidos da formação.

19 Purga com baixa vazão Parâmetros indicativos incluem ph, temperatura, condutividade, oxigênio dissolvido, ORP (redox), OD e Condutividade são os indicadores mais significativos, porém: Normalmente o ph se estabiliza rapidamente e freqüentemente sofre pequenas variações. A temperatura é facilmente afetada pela luz do sol e temperatura do ar.

20 Purga com baixa vazão Os parâmetros indicadores são monitorados durante o bombeamento. A purga estará completa quando esses parâmetros se estabilizarem, indicando que a água coleta é predominantemente da formação. As leituras são obtidas normalmente em intervalos de, no mínimo, 2 a 3 minutos entre as leituras, ou pelo menos a cada 1 volume da célula de fluxo e tubulação. Necessário utilizar célula de fluxo para efetuar as medições na superfície.

21 Célula de Fluxo O uso de uma célula de fluxo em série com o bombeamento elimina o contato da água com a atmosfera, preservando a química da água e permitindo uma medição precisa.

22 Purga com baixa vazão Critérios de Estabilização - 3 leituras consecutivas ph : +/- 0,2 unidades Condutividade : +/- 5% do valor medido Oxigênio Dissolvido : +/- 10% da leitura ou 0,2 mg/l, o que for maior. Potencial de Oxiredução : +/- 20 mv Temperatura: 0,5 0 C

23 Purga com baixa vazão Conhecimento do perfil construtivo do poço para locar a bomba no exato ponto de bombeamento. Descer a bomba lentamente até o ponto onde será realizado o bombeamento. Aguardar algum tempo entre a instalação da bomba no poço e o início do procedimento, com a finalidade de permitir a estabilização da água no poço após a instalação da bomba. Seguir práticas rigorosas de limpeza do equipamento de amostragem.

24 Purga com baixa vazão Instalação do equipamento de amostragem : ideal é que o ponto de bombeamento fique no meio da seção filtrante ou pouco acima dela, considerando-se: Muito perto do fundo do poço aumenta a possibilidade de agitação dos sólidos precipitados e inclusão dos mesmos na amostra coletada. Muito próximo da superfície aumenta-se a possibilidade de que a água estagnada seja incluída na amostra.

25 Correlação entre o Rebaixamento e a Estabilização dos Parâmetros Indicativos Drawdown and Specific Conductance During Purging St. John's Landfill Well D-2A Drawdown Pump Off Drawdown (ft) Specific Conductance (10-minute moving average) Sp. Cond. (us/cm) 2 Casiing :00 14:30 15:00 15:30 16:00 Time A estabilização química da água (parâmetros indicativos) ocorre logo após a estabiliazação hidráulica (rebaixamento) 475

26 Preenchimento dos frascos Vazões menores que 0,5 L/min são apropriadas. (US EPA 1996). Utilize vazões mais baixas (0,1 0,25 L/min) para VOCs e um pouco maiores para metais e outros parâmetros. Coletas a 0,1 L/min para todos os parâmetros pode prolongar o tempo de coleta desnecessariamente

27 Métodos de purga e amostragem para poços com baixa capacidade hidráulica

28 Poços com baixa capacidade hidráulica São considerados poços com baixa capacidade hidráulica, aqueles construídos e desenvolvidos de acordo com as orientações definidas nas normas ABNT e , e que mantém rebaixamento contínuo mesmo quando bombeados a uma vazão de 50ml/min ml/

29 Poços com baixa capacidade hidráulica

30 Esgotamento do poço Tempo de exposição prolongado da água às condições atmosféricas. Perda de gases dissolvidos. Alteração do estado de oxidação. Trapeamento de ar nos espaços porosos do pré-filtro. Elevação da turbidez da amostra. Mistura do volume remanescente de água com a aquela que está entrando no poço durante a recuperação.

31 Procedimento de Purga para Poços com baixa capacidade hidráulica Purga Mínima Amostragem sem Purga

32 Purga Mínima O objetivo da purga mínima é a remoção do menor volume de água possível do poço necessário para a análise química, sem o esgotamento do poço. Assume-se que o volume de água contida no interior do poço é representativo da formação.

33 Procedimento de Purga Mínima Assume-se que o volume de água contida no interior do poço é representativo da formação é aquele existente: entre a captação do equipamento (posicionado acima da base do tubo filtro para evitar suspensão de sedimento que possa existir no seu interior) e o topo da seção filtrante (poços afogados) descartando o volume de água contido no equipamento e na tubulação de descarga; entre a captação do equipamento e o nível estático (poços com seção filtrante não afogada), excluído o volume de água contido no equipamento e na tubulação de descarga.

34

35 Procedimento de Purga Mínima Preferência à utilização de bombas dedicadas ou equipamentos de amostragem passiva. Uma vez utilizadas bombas portáteis ou equipamentos descartáveis, ele deve ser posicionado no interior do poço de monitoramento previamente à coleta, pelo tempo necessário para que ocorra a renovação natural da água na seção filtrante antes da execução da purga (quando necessária) e amostragem.

36 Procedimento de Purga Mínima No posicionamento dos equipamentos deve ser evitada a suspensão de sedimento depositados no fundo do poço; No caso de bombeamento, a vazão de coleta, deve ser menor ou igual a 100 ml/min. Descartado o volume do equipamento e da tubulação, o volume de água contido no poço segundo os critérios definidos é aquele disponível para coleta. Uma vez purgado o volume do equipamento e da tubulação, a coleta deve ser iniciada. Uma vez captado o volume de água necessário e/ou disponível o bombeamento deve ser imediatamente paralisado. O nível da água deve ser continuamente monitorado

37 Procedimento de Purga Mínima A utilização de limitador de fluxo entre uma campanha de amostragem e outra pode minimizar mistura da água do poço e interações com o ar contido no poço, gerando amostras com menor grau de incerteza quanto a sua representatividade. Para a realização de purga mínima, deve haver por parte do técnico responsável um registro da impossibilidade de utilização dos métodos aplicáveis a poço com boa capacidade hidráulica. É recomendável que na aplicação deste método seja minimizado o volume de amostra necessário para análise química

38 Limitador de Fluxo

39 Amostragem Passiva Procedimento para coleta de amostra de água sem a realização da purgante no poço. Equipamento de coleta é posicionado no poço de monitoramento, na profundidade desejada. Fica exposto ao meio por um tempo que permita uma renovação natural da água inicialmente contida na seção filtrante do poço e que a água do poço mantenha equilíbrio natural com o amostrador utilizado.

40 Amostragem Passiva Pode ser aplicada em qualquer tipo de poço de monitoramento observando-se as características do equipamento de amostragem Requer um conhecimento hidrogeológico prévio e detalhado sobre os tempos de equilíbrio necessários para cada poço. Tempo de permanência : recomendações do fabricante condições hidrogeológicas locais características construtivas do poço

41 Amostragem Passiva Utilização de limitador de fluxo pode minimizar a mistura de água dentro do poço e permite em alguns casos uma avaliação vertical da distribuição dos contaminantes na zona filtrante do poço. Em função do tipo de equipamento utilizado pode haver limitações sobre as substâncias a serem avaliadas nas amostras

42 Amostragem Passiva Requer um tempo de equilíbrio que em algumas situações pode ser relativamente longo o qual deve ser previamente definido é necessário a comparação com métodos convencionais previamente a adoção do método de purga passiva para demonstrar a aplicabilidade do método para cada situação específica.

43

44

AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO COM PURGA DE BAIXA VAZÃO

AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO COM PURGA DE BAIXA VAZÃO Página 1 de 10 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a retirada de amostras depende da matriz a ser amostrada e da natureza do ensaio solicitado. Porém, independentemente dessas

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA Investigação de Passivos Ambientais e Descomissionamento

Leia mais

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte Dr. Cristiano Kenji Iwai Belo Horizonte Março/2013 Introdução Condições da disposição de resíduos no Brasil

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre AMOSTRAGEM RETIRADA REPRESENTATIVA DE MATERIAL PARA ANÁLISE E CONTROLE AMOSTRA: Amostragem Ambiental Representação por quantidade, fragmentos

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-F01 FUNDAÇÕES RASAS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO... 3 2. S... 3 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 4. MATERIAIS... 4 5. EXECUÇÃO DA

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET Maick Sousa Almeida (1); Anderson Oliveira de Sousa (1); Ana Paula Araújo Almeida (2) (1) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 Aplicações Água de reuso Sistemas de coleta Pré-tratamento industrial Controle ambiental Águas pluviais A amostragem nunca foi tão fácil. O controlador do amostrador AS950 da

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO Rede de água 1-DETERMINAÇÕES CONSTRUTIVAS A Empresa responsável pela execução das redes

Leia mais

AMOSTRADOR DESCARTÁVEL GEOBAILER

AMOSTRADOR DESCARTÁVEL GEOBAILER GEOESFERA AMBIENTAL EQUIPAMENTOS PARA MONITORAMENTO, AMOSTRAGEM E REMEDIAÇÃO DE SOLO E ÁGUA SUBTERRÂNEA AMOSTRADOR DESCARTÁVEL GEOBAILER FUNCIONAMENTO, DESCRIÇÃO E MELHOR UTILIZAÇÃO ÍNDICE 1 Introdução

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

ANEXO 4.5.: PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM

ANEXO 4.5.: PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ANEXO 4.5.: PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM LAUDO DESCRITIVO DOS TRABALHOS REALIZADOS NO ÂMBITO DA ÁREA DA CONCIMA, EM CAMPINAS SP 13/05/05 ÍNDICE GERAL 1 INTRODUÇÃO...1 2 INFORMAÇÕES SOBRE A ÁREA...1 3 METODOLOGIA

Leia mais

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Identificação do Produto Nome do Produto: 1.2 Usos relevantes identificados da substância ou mistura e usos

Leia mais

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail. Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos de prospecção geotécnica Elementos de prospecção geotécnica Profa.

Leia mais

CURSO AESAS AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO. Fevereiro de 2009 Docente: João Alberto Bottura HORIZONTE NÃO SATURADO

CURSO AESAS AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO. Fevereiro de 2009 Docente: João Alberto Bottura HORIZONTE NÃO SATURADO CURSO AESAS AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO HORIZONTE NÃO SATURADO N.E. AQUÍFERO AQUÍFERO Fevereiro de 2009 Docente: João Alberto Bottura AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS

Leia mais

RESULTADOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE NOVO BIOCIDA PARA SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA

RESULTADOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE NOVO BIOCIDA PARA SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA RESULTADOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE NOVO BIOCIDA PARA SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA Autores*: Antonio R. P. Carvalho Pedro H. B. Moreira Trabalho premiado ABTCP 2014 RESUMO O presente trabalho busca divulgar

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do Produto e da Empresa. Nome comercial: Sal de Cromo Chromacid (BR). Código do produto: 1673923 Atotech do Brasil Galvanotécnica Ltda Rua Maria Patrícia da Silva, 205 - Jardim Isabela

Leia mais

11/12/2012. Coesivos. Não-coesivos

11/12/2012. Coesivos. Não-coesivos X ENES 05 a 07/12/2012, Foz do Iguaçu, PR Minicurso 3: Amostragem de sedimentos em cursos d água e análises sedimentométricas ANDERSON BRAGA MENDES Eng. Civil, MSc. TÓPICOS: 1) Os tipos de sedimentos inorgânicos;

Leia mais

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SOLVEMAX Código interno: SSU 200 Empresa: Sinalmax Comercial e Industrial de Sinalização Ltda. e-mail: contato@sinalmaxsinalizacao.com.br Endereço:

Leia mais

Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados. Capítulo 8. Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados

Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados. Capítulo 8. Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Capítulo 8 Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Adriana M. Moreno Pires, Manoel Dornelas de Souza e Marco Antonio Vieira

Leia mais

Processo de Centrifugação de Cavacos

Processo de Centrifugação de Cavacos Processo de Centrifugação de Cavacos Guarany Ind. e Com. Ltda Melhoria Ambiental e Redução de Custos Objetivo do Trabalho Dar uma Melhor Disposição aos Resíduos e Sucatas Provenientes do Processo de Usinagem.

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000612991 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação

Leia mais

R2200P. Fluidos Dielétricos

R2200P. Fluidos Dielétricos Fluidos Dielétricos Guia para Reparo de Transformadores com Fluido Envirotemp FR3 Informação de Referência R2200P IMPORTANTE: Este guia de referência aplica-se a reparo de transformadores em geral e não

Leia mais

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Belo Horizonte, 26 de novembro de 2015 às 19:30 h. Previsão da turbidez A CPRM está utilizando um modelo simplificado para a previsão de Turbidez na calha do rio

Leia mais

Campanha de medições na várzea de Curuai

Campanha de medições na várzea de Curuai Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Campanha de medições na várzea de Curuai De 18/03/2000 até 20/03/2000 09/08/1999 27/10/1999 Essa campanha foi dedicada a : 1. Recolher os dados das réguas em

Leia mais

GUIA PARA AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EXISTENTES

GUIA PARA AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EXISTENTES GUIA PARA AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EXISTENTES INTRODUÇÃO Este guia pretende estabelecer um padrão para unificar as informações levantadas/obtidas ou amostradas pelos

Leia mais

Código interno de identificação: LG-140 MP-41 MC-41 MP-42 MC-42 MP-43 MC-43 MP-61 MC-61 MP-62 MC-62 MP-63 MC-63

Código interno de identificação: LG-140 MP-41 MC-41 MP-42 MC-42 MP-43 MC-43 MP-61 MC-61 MP-62 MC-62 MP-63 MC-63 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Lã de vidro Código interno de identificação: LG-140 MP-41 MC-41 MP-42 MC-42 MP-43 MC-43 MP-61 MC-61 MP-62 MC-62 MP-63 MC-63 Principais usos recomendados

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS CONDOMINIAIS

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS CONDOMINIAIS TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS RESIDeNCIAIS utilizando SISTEMAS CONDOMINIAIS Deinar Bottamedi 1 Jorge Luís Bonamente 2 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI RESUMO O tratamento dos esgotos

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7519 (12/500 ml) Aplicação: Limpar Carpetes e Tapetes. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110

Leia mais

AMOSTRAGEM DE BTEX EM ÁGUA SUBTERRÂNEA: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS E O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

AMOSTRAGEM DE BTEX EM ÁGUA SUBTERRÂNEA: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS E O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS 247 AMOSTRAGEM DE EM ÁGUA SUBTERRÂNEA: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS E O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS Marlon Pontonico Lima - Engenheiro Ambiental pelo Centro Universitário UniSEB; Engenheiro na Companhia

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos revisão: 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Natureza Química: Desinfetante de uso geral Autorização de Funcionamento / MS Nº: 3.04500.8 Produto Registrado na ANVISA/MS Nº: 3.0453434.6 Publicação

Leia mais

INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ

INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ Página 1 de 7 Prezado Cliente, INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ O laboratório ASL Análises Ambientais fornece aos clientes os frascos para amostragem e uma descrição resumida da técnica de modo a obter

Leia mais

ESTUDO DE CASO: USO DO VALOR DE CAL LIVRE PARA OTIMIZAÇÃO FABRICA SRMG ARIZONA USA

ESTUDO DE CASO: USO DO VALOR DE CAL LIVRE PARA OTIMIZAÇÃO FABRICA SRMG ARIZONA USA ESTUDO DE CASO: USO DO VALOR DE CAL LIVRE PARA OTIMIZAÇÃO FABRICA SRMG ARIZONA USA Eng. Bernard SEEMANN, Gerente comercial Latino América Iteca Socadei Lições aprendidas com a instalação de um analisador

Leia mais

OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU

OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU SEMINÁRIO NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: DESAFIOS FRENTE AO PANORAMA ATUAL OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU Dra. Claudia Varnier Núcleo de

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

A perfuração deverá seguir as normas técnicas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

A perfuração deverá seguir as normas técnicas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. ANEXO I Especificações técnicas para a elaboração do termo de referência para perfuração de poços tubulares e outorga de direito de uso de água subterrânea para irrigação. 1. Objetivo: Estabelecer técnicas

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL SOUZA, Luiz Antonio Farani de 1 ; FUCKS, Patricia Marasca

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml) Maçã: 5005

Leia mais

Selecione o tipo da atividade (ex.: preventiva, preditiva, instalação etc). *As informações dessa coluna vêm da planilha de cadastros auxiliares.

Selecione o tipo da atividade (ex.: preventiva, preditiva, instalação etc). *As informações dessa coluna vêm da planilha de cadastros auxiliares. Abc manutenção e Instalação em Ar Condicionado Relacionar um fornecedor ao plano de Atividades à ser cadastrado. É necessário que o fornecedor já tenha sido cadastrado no Software. Hotel Leankeep Fábrica

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: Dez. 2010 Revisão: 2 Revisado em: 14/05/12 Pagina de 1 a 5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: Dez. 2010 Revisão: 2 Revisado em: 14/05/12 Pagina de 1 a 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: POLIFIX RBE FABRICANTE: POLIPISO DO BRASIL ENDEREÇO: AVENIDA GERALDO ANTÔNIO TRALDI, Nº 400. DISTRITO INDUSTRIAL COSMO FUZARO DESCALVADO SP CEP:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIVATES LABORATÓRIO UNIANÁLISES Sistema de Gestão da Qualidade INSTRUÇÕES PARA AMOSTRAGEM

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIVATES LABORATÓRIO UNIANÁLISES Sistema de Gestão da Qualidade INSTRUÇÕES PARA AMOSTRAGEM Amostras de Efluentes, de Águas Superficiais e de Poços de Monitoramento Para coletar de água ou efluente, usa-se frasco de vidro âmbar ou polietileno com tampa, fornecidos pelo Laboratório UNIANÁLISES,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 12010 (250ml) e 12009 (100ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb INTRODUÇÃO Este artigo pretende criar no leitor uma percepção física do funcionamento de um controle PID, sem grandes análises e rigorismos matemáticos, visando introduzir a técnica aos iniciantes e aprimorar

Leia mais

Por que é importante um relatório técnico das condições da vizinhança? Por que é importante um relatório técnico das condições da vizinhança?

Por que é importante um relatório técnico das condições da vizinhança? Por que é importante um relatório técnico das condições da vizinhança? Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Execução de edificações Serviços preliminares Rebaixamento do lençol freático

Leia mais

gorenje Termoacumuladores TGR, GBFU, GT Manual de Formação

gorenje Termoacumuladores TGR, GBFU, GT Manual de Formação gorenje Termoacumuladores,, GT Manual de Formação MJM passará a comercializar em 2006 novos termoacumuladores com a marca gorenje. Os aparelhos são todos monofásicos (220V) com potência de 2000W. Notizen

Leia mais

INFLUENCIA DA MICROESTRUTURA DE AÇOS API NA FORMAÇÃO DE BIOFILMES

INFLUENCIA DA MICROESTRUTURA DE AÇOS API NA FORMAÇÃO DE BIOFILMES INFLUENCIA DA MICROESTRUTURA DE AÇOS API NA FORMAÇÃO DE BIOFILMES Alunas: Ellen Trindade dos Santos Orientador: Ivani de S. Bott. Introdução A corrosão influenciada por microrganismos (CIM) é atualmente

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Aplicação: Desmoldante líquido a base de óleo vegetal e aditivos. Utilizado na produção de prémoldados, vigas e pilares em concreto aparente Nome da empresa: Avaré Concreto

Leia mais

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo 1- DESCRIÇÃO O SurTec 872 é uma mistura de catalisadores e ácido crômico desenvolvido especialmente, para um processo de cromação decorativa de alto desempenho.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DO REATOR DE LEITO FIXO APLICADA EM CAMPO PARA REPRESENTAR UM SISTEMA ALAGADO CONSTRUÍDO DE ESCOAMENTO HORIZONTAL SUBSUPERFICIAL Gabriel Rodrigues Vasconcellos André Baxter Barreto

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Roberto Soriano Junior 1 ; Fábio Augusto Gomes Vieira Reis 2 RESUMO O monitoramento da qualidade da água subterrânea assume uma importância

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Revisão Produto Data da revisão Página

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Revisão Produto Data da revisão Página 13/02/2014 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome Nº: 000050 SC Códigos / AASC1000V / AASC100V / ICPSC1000V / ICPSC10000V / ICPSC100V / 2. Identificação de perigos CLASSIFICAÇÃO DE

Leia mais

REMOVEDOR CERTIFICADO DE ÁGUA E PARTÍCULAS. Tem água e partículas no seu sistema de ar comprimido? A solução é

REMOVEDOR CERTIFICADO DE ÁGUA E PARTÍCULAS. Tem água e partículas no seu sistema de ar comprimido? A solução é REMOVEDOR CERTIFICADO DE ÁGUA E PARTÍCULAS Tem água e partículas no seu sistema de ar comprimido? A solução é Remove 99.9999% da água em seu sistema de ar comprimido sem a necessidade de peças de reposição.

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 Produto: Utilização: CLORO BECKER SPUMA Desinfetante de uso geral alcalino clorado de alta espuma indicado para a remoção de gordura em paredes pisos

Leia mais

Filtração por Contato

Filtração por Contato Filtração por Contato A construção de grandes tanques de decantação com raspadores de geralmente resultam em investimentos de alto custo. A operação destes decantadores podem ser bastante irregulares,

Leia mais

SANEAMENTO AMBIENTAL EXPERIMENTAL - TH 758

SANEAMENTO AMBIENTAL EXPERIMENTAL - TH 758 Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental Departamento de Hidráulica e Saneamento Universidade Federal do Paraná Profª. Heloise G. Knapik Luciane Prado SANEAMENTO AMBIENTAL

Leia mais

3M TM Petrifilm TM. Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes. Guia de. Interpretação

3M TM Petrifilm TM. Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes. Guia de. Interpretação 3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Placa para Contagem de Coliformes Guia de Interpretação 3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de E.coli e Coliformes Este guia apresenta resultados

Leia mais

V-070 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN

V-070 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN V-7 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN André Luís Calado de Araújo (1) Engenheiro Civil pela UFPA (199). Mestre em Engenharia Civil pela UFPB (1993). PhD em

Leia mais

Causa grave irritação ocular Pode causar irritação respiratória. Ao manipular utilize vestimenta de proteção adequada (EPI)

Causa grave irritação ocular Pode causar irritação respiratória. Ao manipular utilize vestimenta de proteção adequada (EPI) FOLHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do produto: Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955 e-mail:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Fabricante: SUN CHEMICAL CORPORATION Distribuidor no Brasil: COSMOTEC Especialidades Químicas Ltda Rua: João Alfredo, 900 Cid. Ind. Satélite Cumbica.

Leia mais

Descrever o procedimento para realização do monitoramento da ETE no Porto de Itajaí.

Descrever o procedimento para realização do monitoramento da ETE no Porto de Itajaí. 1 Objetivo Descrever o procedimento para realização do monitoramento da ETE no Porto de Itajaí. 2 Abrangência Este procedimento se aplica a todas as áreas e colaboradores enquadrados no perímetro de abrangência

Leia mais

para fluxo laminar, com número de Reynolds N R menor que para fluxo turbulento, com número de Reynolds N vs

para fluxo laminar, com número de Reynolds N R menor que para fluxo turbulento, com número de Reynolds N vs taxa de escoamento superficial, mas também a velocidade de escoamento horizontal em seu interior, para evitar que sejam arrastados os flocos sedimentados. A velocidade máxima de escoamento horizontal segundo

Leia mais

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ANEXO VI DO PDTI-2016 - AÇÕES DE GOVERNANÇA DE TI Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ID- Demanda Status

Leia mais

4 Obtenção da Amostra de Solo Contaminado

4 Obtenção da Amostra de Solo Contaminado 4 Obtenção da Amostra de Solo Contaminado Este capítulo abordará as atividades de investigação que foram conduzidas no intuito de obtenção da amostra de solo contaminado que foi empregada na avaliação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO.

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. Silveira, Priscila Silva; Valner Brusamarello. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Av. Osvaldo Aranha, 103 - CEP: 90035-190 Porto

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 10 Solução Tampão (Buffer) ph 4,00 15/06/2016 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome Solução Tampão (Buffer) ph 4,00 Nº: 000053 PH Códigos / PH400 / PH400B / PH420G / IONSOL-001 /

Leia mais

Aula: Processo de Filtração

Aula: Processo de Filtração Aula: Processo de Filtração Definição: É uma operação unitária que tem por finalidade, a separação de um sólido insolúvel presente em um fluido (líquido ou gás), através da passagem desta mistura sólido-fluido

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-016 ET-65-940-CPG-016 1 / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM

Leia mais

AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POÇOS DE MONITORAMENTO COM PURGA DE VOLUME DETERMINADO

AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POÇOS DE MONITORAMENTO COM PURGA DE VOLUME DETERMINADO Página 1 de 8 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a retirada de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

RAMBOLL ENVIRON BRASIL GERENCIAMENTO DE ÁREA CONTAMINADA POR METAIS

RAMBOLL ENVIRON BRASIL GERENCIAMENTO DE ÁREA CONTAMINADA POR METAIS RAMBOLL ENVIRON BRASIL GERENCIAMENTO DE ÁREA CONTAMINADA POR METAIS SUMÁRIO: 1. Contaminação por Metais 2. Apresentação do Caso 3. Projeto Conceitual 4. Testes de Tratabilidade 5. Ensaio Piloto 6. Conclusões

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá)

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) Página 1 de 6 DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto:detergente Maltex 1.2. Aplicação: Utilizado

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

RESUMO. Andrade, José L. M. 1. Secco, Arnaldo M. R. 2

RESUMO. Andrade, José L. M. 1. Secco, Arnaldo M. R. 2 EMENDAS COM SOLDA Cuidados e procedimentos básicos na confecção de emendas Andrade, José L. M. 1 Secco, Arnaldo M. R. 2 RESUMO A emenda de barras de aço destinadas a concreto armado apresenta grande uso

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DESAGUAMENTO DE LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DESAGUADOS EM BAG S DE MANTA GEOTÊXTIL

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DESAGUAMENTO DE LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DESAGUADOS EM BAG S DE MANTA GEOTÊXTIL ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DESAGUAMENTO DE LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DESAGUADOS EM BAG S DE MANTA GEOTÊXTIL Welliton Leandro de Oliveira Boina (1) Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual

Leia mais

Temos convicção de que estamos plenamente capacitados a atender e superar suas expectativas! VISÃO GERAL DO FORNECIMENTO SISTEMAS DE

Temos convicção de que estamos plenamente capacitados a atender e superar suas expectativas! VISÃO GERAL DO FORNECIMENTO SISTEMAS DE Prezado Cliente, É com grande satisfação que enviamos este material. Nosso intuito é ajudá-lo a compreender melhor as etapas e rotinas necessárias à boa especificação, fabricação e instalação de seu sistema

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente CÂMPUS Florianópolis MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Códigos e Linguagens 40 Estudos

Leia mais

Patologia e recuperação de obras ENG 1690 2016/1

Patologia e recuperação de obras ENG 1690 2016/1 Patologia e recuperação de obras ENG 1690 2016/1 Prof. Marcelo Cândido Principais patologias no concreto Fundações 2/26 Mesmo o leigo sabe que é fundamental uma boa fundação ou alicerce, para evitar sérios

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: PRATICE LIMPADOR Códigos internos: Pratice Limpador Cerâmica e Porcelanato - 07175 Pratice Limpador Laminados - 07176 Pratice Limpador

Leia mais

RESUMO DOS RESULTADOS DA AMOSTRA N / Processo Comercial N 18152/2018-2

RESUMO DOS RESULTADOS DA AMOSTRA N / Processo Comercial N 18152/2018-2 RESUMO DOS RESULTADOS DA AMOSTRA N 262986/2018-1 Data da entrada no laboratório: 22/09/2018 09:50:00 Data de Elaboração do RRA: 08/10/2018 Parâmetros Unidade LQ/ Faixa Resultados analíticos Alcalinidade

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II TIPOS Água Fria Esgoto Águas Pluviais Água Quente Incêndio

Leia mais

23 de outubro de 2012 São Paulo - Brasil CONTROLE DA INTRUSÃO DE GÁS METANO NO SHOPPING CENTER NORTE. Ralf Lattouf

23 de outubro de 2012 São Paulo - Brasil CONTROLE DA INTRUSÃO DE GÁS METANO NO SHOPPING CENTER NORTE. Ralf Lattouf 23 de outubro de 2012 São Paulo - Brasil CONTROLE DA INTRUSÃO DE GÁS METANO NO SHOPPING CENTER NORTE Ralf Lattouf Conteúdo: 1. Introdução 2. Critérios Iniciais de Avaliação do Risco 3. Soluções de Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA. Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS.

AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA. Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS. AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS. São Leopoldo, outubro de 2001. Laudo n 0 0290/2001; Pág.:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR (OBS.: ESTE FORMATO NÃO PODERÁ SER ALTERADO, DEVENDO SER PREENCHIDO À MÃO, COM LETRA LEGÍVEL) 1.1. Representante legal 1. INFORMAÇÕES GERAIS Nome:... Telefone para

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco)

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco) Página 1 de 5 LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto:lava Roupa Maltex 1.2. Aplicação:Lava sem deixar resíduos e com mais maciez, é a solução

Leia mais

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES DAER-RS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS GEOTÉCNICOS IS-101/94 1. OBJETIVO Os Estudos Geotécnicos tem como objetivo a obtenção dos dados geotécnicos do subleito da rodovia projetada, empréstimos

Leia mais

Programas de Ensaios de Proficiência na Área Ambiental. Eng a. Marília Rodrigues, Esp.

Programas de Ensaios de Proficiência na Área Ambiental. Eng a. Marília Rodrigues, Esp. Programas de Ensaios de Proficiência na Área Ambiental Eng a. Marília Rodrigues, Esp. Atuação da Rede: Avaliar e reconhecer competência técnica de laboratórios de calibração e de ensaios pelas normas ISO/IEC

Leia mais

Plano de Investigações e Ações Ambientais na Unidade José Alencar - Complexo Didático do Campus Diadema UNIFESP

Plano de Investigações e Ações Ambientais na Unidade José Alencar - Complexo Didático do Campus Diadema UNIFESP Plano de Investigações e Ações Ambientais na Unidade José Alencar - Complexo Didático do Campus Diadema UNIFESP Equipe: Eng. Maria Fernanda S.S. Mattos Pereira Eng. Vanessa Honda Ogihara Silva Eng. Carlos

Leia mais

TIPO DE REATORES

TIPO DE REATORES TRATAMENTO ANAERÓBIO DE ESGOTOS TIPO DE REATORES FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estágios da Digestão Anaeróbia Bactérias Acidificadoras (Facultativas) Matéria Orgânica Complexa Ácidos Orgânicos Voláteis CH 4 +

Leia mais

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL).

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 686, de 25 de julho de 1985. Publicada no DOERJ de 14 de julho de 1985. 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

reciclagem a frio KMA 220

reciclagem a frio KMA 220 Technische Especificação Daten Técnica Kaltfräse Usina misturadora W 200 móvel de reciclagem a frio KMA 220 Especificação Técnica Usina misturadora móvel de reciclagem a frio KMA 220 Capacidade da usina

Leia mais

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E APLICABILIDADE DA PORTARIA 518 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E APLICABILIDADE DA PORTARIA 518 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E APLICABILIDADE DA PORTARIA 518 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Luiz Fernando Miliorini 1 Vinicius Ishimine 1 Atualmente, a Portaria 518/2.004 do Ministério da Saúde

Leia mais

DESTILAÇÃO A VAPOR DE FILMES ASFÁLTICOS

DESTILAÇÃO A VAPOR DE FILMES ASFÁLTICOS DESTILAÇÃO A VAPOR DE FILMES ASFÁLTICOS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 255-92 09/2014 T 255 pg1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico -ARTERIS

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO SOLUÇÕES PARA CUIDAR DA ÁGUA CAIXA D ÁGUA DE POLIETILENO

GUIA DE INSTALAÇÃO SOLUÇÕES PARA CUIDAR DA ÁGUA CAIXA D ÁGUA DE POLIETILENO GUIA DE INSTALAÇÃO SOLUÇÕES PARA CUIDAR DA ÁGUA CAIXA D ÁGUA DE POLIETILENO CAIXA D ÁGUA EM POLIETILENO Características Função: Armazenar água a temperatura ambiente. Para outras finalidades consulte o

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Limpa Inox Códigos Internos: 14036 (12/300ml) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E

Leia mais

QUI 102 Metodologia Analítica

QUI 102 Metodologia Analítica QUI 102 Metodologia Analítica 1 semestre 2011 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos Prática: DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, ÁCIDO SALICÍLICO, PARACETAMOL E CAFEÍNA EM MEDICAMENTOS POR HPLC DETERMINAÇÃO

Leia mais

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 Periodicidade Tipos de manutenção Equipamentos MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

Leia mais

Filtração do Óleo Lubrificante

Filtração do Óleo Lubrificante Objetivos Analisar as recomendações do fabricante do motor Identificar o intervalo de troca dos filtros do óleo Descrever os procedimentos de inspeção e substituição do filtro do óleo Descrição Neste módulo

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

Decantação. Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade

Decantação. Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade 10.5 - Decantação Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade DECANTAÇÃO Filtração Coagulação Floculação Flotação Filtração Filtração Sedimentação dos flocos

Leia mais

FISPQ- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Imperlider emborrachamento Empresa: LIDERLUX QUIMICA IND E COM LTDA EPP Estrada Municipal Fazenda Itapeva, 155 Distrito Industrial Fone: (019) 3496-1578.

Leia mais