Prioridades de capacitação em saúde da comunidade nos cuidados de saúde primários: um estudo com os ACES de Almada Seixal e Cascais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prioridades de capacitação em saúde da comunidade nos cuidados de saúde primários: um estudo com os ACES de Almada Seixal e Cascais"

Transcrição

1 Prioridades de capacitação em saúde da comunidade nos cuidados de saúde primários: um estudo com os ACES de Almada Seixal e Cascais

2 Capacitação em saúde como prioridade A capacitação dos cidadãos em saúde tem sido identificada como caminho para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal 1, e tem vindo a assumir uma crescente importância na facilitação do acesso aos cuidados de saúde e na autogestão da doença 2. 1) PORTUGAL, ALTO COMISSARIADO DA SAÚDE Plano Nacional de Saúde Estratégias para a Saúde. Eixos Estratégicos Cidadania em Saúde. Lisboa : ACS, ) NIJLAND, N., et al Evaluation of Internet-based technology for supporting self-care: Problems encountered by patients and caregivers when using self-care applications. JMIR. 10:2 (2008)

3 Origem do estudo Título do estudo: Prioridades de capacitação em saúde da comunidade nos cuidados de saúde primários: um estudo com os ACES Almada e Seixal e ACES de Cascais. Enquadramento: Este projeto enquadra-se na linha de investigação sobre Capacitação do Cidadão em Saúde desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa. Coordenação: Professor Doutor Paulo Sousa Financiamento do Ministério da Saúde através de concurso promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Ética: Comissão Nacional de Proteção de Dados e Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

4 Objetivos do estudo Desenvolver uma metodologia para a priorização das necessidades de capacitação dos cidadãos/utentes dos CSP; Identificar as prioridades de capacitação em saúde dos utentes sob a perspetiva: (i) dos próprios utentes; (ii) dos médicos; e (iii) dos gestores, nos dois ACES identificados.

5 Abordagem metodológica Pesquisa Documental: construir as variáveis e os indicadores para os questionários;

6 Abordagem metodológica 33 indicadores gestão da saúde e bem estar Informação sobre o que fazer em situação de emergência. Informação sobre onde procurar ajuda profissional de saúde em caso de necessidade. Compreensão da bula (folheto na embalagem) dos seus medicamentos. Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. Compreensão das diferentes opções de tratamentos propostos. Compreensão da informação de saúde divulgada pela comunicação social. Informação sobre problemas de saúde mental, como o stress, depressão ou ansiedade. Informação sobre as vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação. Informação sobre vacinação extra Plano Nacional de Vacinação (ex: Gripe, Prevenar, Hepatite A, Varicela, Streptococus pneumoniae). Informação sobre como prevenir ou controlar o excesso de peso. Informação sobre como prevenir ou controlar a pressão arterial alta. Informação sobre como prevenir ou controlar o colesterol alto. Informação sobre como prevenir ou controlar doenças respiratórias (Asma, DPOC). Informação sobre as consequências para a saúde de ser fumador. Informação sobre alternativas para deixar de fumar. Informação sobre as consequências do consumo abusivo de álcool. Informações sobre métodos para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Informação sobre a importância e utilidade dos rastreios. Informação sobre alimentação saudável. Informação sobre a importância da prática de exercício físico. Informação sobre como manter a mente saudável. Informação sobre como melhorar a qualidade do sono. Informação sobre como promover a sua saúde no trabalho. Compreensão das informações nutricionais existentes nas embalagens dos alimentos. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. Informação sobre como cuidar da saúde dos seus filhos. Informação sobre como cuidar da saúde dos seus pais/sogros/avós. Informação sobre alergias, e o que fazer para prevenir possíveis reações alérgicas. Informação sobre os cuidados a ter no Verão. Informação sobre os cuidados a ter no Inverno.

7 Abordagem metodológica 9 indicadores acesso e utilização dos serviços do ACES Informação sobre os diferentes serviços disponíveis na Unidade de Saúde Familiar / Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USF /UCSP). Informação sobre como ter acesso aos serviços da USF /UCSP. Informação sobre horários e o funcionamento geral da USF /UCSP. Compreender as sinaléticas nas unidades de saúde (USF, UCSP, Hospital, etc). Compreender como pode ter acesso a consultas de especialidade. Compreender a que instituições/serviços de saúde a se deve dirigir de acordo com a sua necessidade. Informação sobre apoios do sector social (pensões, isenções, abonos, apoios domiciliares, centros de dia, lares). Informação sobre transporte para o local dos serviços de saúde consoante a situação (INEM, Ambulância, Táxi, Transportes Públicos, etc). Informação que permite gerir da melhor forma os seus gastos em saúde.

8 Abordagem metodológica Pesquisa Documental: construir as variáveis e os indicadores para os questionários; Questionário aos Utentes: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos utentes;

9 Amostra inquirida Amostragem de conveniência. Questionários preenchidos pelos utentes do ACES: Almada/Seixal: 960 (em 22 Unidades) Cascais: 444 (em 13 unidades) Total= 1404

10 Características da Amostra inquirida

11 Características da Amostra inquirida

12 Características da Amostra inquirida Doente Crónico* 70% 30% Sim Não * Diabetes, Hipertensão ou Doença Cardiovascular

13 Abordagem metodológica Pesquisa Documental: construir as variáveis e os indicadores para os questionários; Questionário aos Utentes: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos utentes; Questionário aos Médicos: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos médicos.

14 Amostra inquirida Questionários preenchidos pelos Médicos do ACES Almada/Seixal: 29 Cascais: 50 Total = 79

15 Características do Médicos inquiridos

16 Abordagem metodológica Pesquisa Documental: construir as variáveis e os indicadores para os questionários; Questionário aos Utentes: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos utentes; Questionário aos Médicos: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos médicos. Entrevista semiestruturadas aos diretores executivos e conselhos clínicos: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista da gestão;

17 Abordagem metodológica Pesquisa Documental: construir as variáveis e os indicadores para os questionários; Questionário aos Utentes: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos utentes; Questionário aos Médicos: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista dos médicos. Entrevista semiestruturadas aos diretores executivos e conselhos clínicos: identificar as prioridades de capacitação da comunidade sob o ponto de vista da gestão; Técnica de Grupo Nominal: com o intuito de traduzir os resultados dos questionários, no sentido de chegar a um consenso acerca de recomendações na priorização de necessidades de capacitação dos utentes dos ACES em estudo, integrando as três perspetivas (gestão, médico e utente).

18

19 Gestão da sua saúde e bem-estar (33 alíneas; escala de 1 a 6 valores)

20 O que os utentes valorizam? 1º (5,07 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. 2º (5,06 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 3º (5,02 VALORES) Informação sobre o que fazer em situação de emergência. 4º (5,01 VALORES) Compreensão das diferentes opções de tratamentos propostos. 5º (5,00 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças.

21 O que os médicos valorizam? 1º (5,72 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. 2º (5,53 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 3º (5,52 VALORES) Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. 4º (5,50 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). 5º (5,47 VALORES) Informação sobre alimentação saudável.

22 O que os médicos valorizam vs o que os utentes valorizam? Médicos Utentes 1º (5,72 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. 1º (5,07 VALORES) 2º (5,53 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 2º (5,06 VALORES) 3º (5,52 VALORES) Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. 24º (4,70 VALORES) 4º (5,50 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). 5º e 23º(5,00 e 4,70 VALORES) 5º (5,47 VALORES) Informação sobre alimentação saudável. 28º (4,69 VALORES)

23 O que valorizam os Doentes Crónicos (diabetes, hipertensão e doença cardiovascular / N=422) vs o que valorizam os médicos? Médicos 1º (5,72 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. Utentes 1º 2º (5,53 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 2º 3º (5,52 VALORES) Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. 25º 4º (5,50 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). 6º e 26º 5º (5,47 VALORES) Informação sobre alimentação saudável. 23º

24 O que valorizam os Doentes Crónicos (diabetes, hipertensão e doença cardiovascular / N=422)? 1º (5,05 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 2º (5,02 VALORES) Compreensão das diferentes opções de tratamentos propostos. 3º (5,00 VALORES) Informação sobre o que fazer em situação de emergência. 4º (4,99 VALORES) 5º (4,97 VALORES) Informação sobre onde procurar ajuda profissional de saúde em caso de necessidade. Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre as vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação. Informação sobre problemas de saúde mental, como o stress, depressão ou ansiedade.

25 O que valorizam os médicos vs o que valorizam os utentes com idade igual ou inferior a 40 anos (N=615)? Médicos 1º (5,72 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. Utentes 2º 2º (5,53 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 3º 3º (5,52 VALORES) Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. 20º 4º (5,50 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). 6º e 21º 5º (5,47 VALORES) Informação sobre alimentação saudável. 32º

26 O que valorizam os utentes com idade igual ou inferior a 40 anos (N=615)? 1º (5,09 VALORES) Informação sobre o que fazer em situação de emergência.

27 O que valorizam os médicos vs o que valorizam as mulheres com idade igual ou inferior a 50 anos (N=541)? Médicos 1º (5,72 VALORES) Compreensão das instruções sobre como tomar um medicamento receitado. Utentes 1º 2º (5,53 VALORES) Informação sobre os tratamentos de doenças que lhe dizem respeito. 2º 3º (5,52 VALORES) Informação sobre planeamento familiar e métodos contracetivos. 20º 4º (5,50 VALORES) Informação sobre os seus problemas de saúde e/ou doenças. Informação sobre comportamentos sexuais de risco (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Sida e a Hepatite B). 4º e 23º 5º (5,47 VALORES) Informação sobre alimentação saudável. 28º

28 Acesso e utilização dos serviços do ACES (9 alíneas; escala de 1 a 6 valores)

29 O que os utentes valorizam? 1º (4,75VALORES) 2º (4,74 VALORES) 3º (4,73VALORES) 4º (4,71VALORES) Informação sobre transporte para o local dos serviços de saúde consoante a situação (INEM, Ambulância, Táxi, Transportes Públicos, etc). Informação que permite gerir da melhor forma os seus gastos em saúde. Informação sobre apoios do sector social (pensões, isenções, abonos, apoios domiciliares, centros de dia, lares). Informação sobre os diferentes serviços disponíveis na Unidade de Saúde Familiar / Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USF /UCSP). Compreender como pode ter acesso a consultas de especialidade. Compreender a que instituições/serviços de saúde a se deve dirigir de acordo com a sua necessidade. 5º (4,69VALORES) Informação sobre horários e o funcionamento geral da USF /UCSP.

30 O que os utentes valorizam vs o que os médicos valorizam? Utentes 1º (4,75VALORES) Informação sobre transporte para o local dos serviços de saúde consoante a situação (INEM, Ambulância, Táxi, Transportes Públicos, etc). Médicos 9º 2º (4,74 VALORES) 3º (4,73VALORES) 4º (4,71VALORES) 5º (4,69VALORES) Informação que permite gerir da melhor forma os seus gastos em saúde. Informação sobre apoios do sector social (pensões, isenções, abonos, apoios domiciliares, centros de dia, lares). Informação sobre os diferentes serviços disponíveis na Unidade de Saúde Familiar / Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USF /UCSP). Compreender como pode ter acesso a consultas de especialidade. Compreender a que instituições/serviços de saúde a se deve dirigir de acordo com a sua necessidade. Informação sobre horários e o funcionamento geral da USF /UCSP. 7º 6º 2º, 8º e 4º 1º

31 O que valorizam os utentes quanto a recursos informativos? 1º (4,69 VALORES) Existência de um Jornal no Centro de Saúde. 2º (4,64 VALORES) Entrega de panfletos informativos pelo Centro de Saúde ou pelos profissionais de saúde. 3º (4,59 VALORES) Envio de correio eletrónico com informação relevante, de forma periódica. 4º (4,54 VALORES) Informação acerca de sites de internet fidedignos para o acesso à informação. 5º (4,52 VALORES) Existência de posters / placards de informação no Centro de Saúde.

32

33 Principais Barreiras a um processo de capacitação do cidadão mais efetivo Itens Questão 1 Soma a) Insuficientes competências relacionais e comunicacionais entre os profissionais envolvidos e entre eles e o utente; 35 c) Qualificações e ou literacia dos utentes 29 d) Motivação mútua para uma comunicação efetiva entre os vários agentes 14 b) Falta de entendimento da diversidade de aspectos culturais, dos interesses, expectativas e capacidades dos utentes 13 g) Falta de estratégia integrada e sustentável de intervenções 10 i) Falta de tempo dos profissionais de saúde e dos utentes para o desenvolvimento de estratégias de capacitação 8 h) Falta de informação clara sobre a forma de funcionamento e orientação nos serviços e complexidade e burocratização do sistema 6 n) Falta de cultura no estabelecimento e manutenção de parceias efectivas entre os serviços e saude e as instituições na e da comunidade 6 f) Conteúdo linguísticos e ou gráficos desadequados dos vários suportes informativos em saúde cujo os destinatários são os utentes. 5 4

34 Principais Intervenções para atenuar as barreiras identificadas intervenções concretas para minimizar/atenuar as Barreiras identificadas Itens Questão 1 Soma a) Integração no CV de modulos dedicados a tecnicas de comunicaçao e de relaçao nos cursos de saude 19 d) Envolvimento dos utentes/representantes no planeamento e operacionalização das ações 16 p) Maior e melhor planeamento e organização dos serviços para responder de forma integrada às necessidades da comunidade, que contemple a sua diversidade e a Preparação dos gestores e 15 executivos para as estratégias de capacitação (estratégia integrada) f) Formaçao /definida e avaliada obrigatoria dos profissionais de saude, ao longo da vida, com impacto na avaliação de desempenho dos PS, nos domínios da comunicação para a capacitação. 13 b) Diagnostico e monitorização, do nivel de literacia e segmentação da população, preferencialmente com recurso a software especificos 9 g) Implementar programas especificos/destinadoa a grupos especifcos, com multicanais 9 h) Recurso a guidelines para elaboração de materiais para os utentes (clara e acessível) 9 e) Campanhas publicas e apoiadas nos media para promoçao da literacia de saúde 8 j) Integração das acções em outras instituições junto da comunidade 8 n) Desenvolvimento de estratégias e programas/atividades de educação de saúde de forma concertada entre Inst. Saude e outras inst. Da comunidade parcerias efetivas 7 l) Definição clara e devidamente divulgada, junto dos serviços, das ações para a capacitação incluindo a estruturação e definição de papeis 6 o) Integração de conteudos de promoção da saúde na escola (desde o 1º ciclo) obrigatorio e integrar

35 Grau de Exequibilidade Relação Grau de exequibilidade/custo das intervenções Custo de Concretização intervenções concretas para minimizar/atenuar as Barreiras identificadas Itens Questão 1 Soma a) Integração no CV de modulos dedicados a tecnicas de comunicaçao e de relaçao nos cursos de 19 saude d) Envolvimento dos utentes/representantes no planeamento e operacionalização das ações 16 p) Maior e melhor planeamento e organização dos serviços para responder de forma integrada às necessidades da comunidade, que contemple a sua diversidade e a Preparação dos gestores e 15 executivos para as estratégias de capacitação (estratégia integrada) f) Formaçao /definida e avaliada obrigatoria dos profissionais de saude, ao longo da vida, com impacto na avaliação de desempenho dos PS, nos domínios da comunicação para a capacitação. 13 b) Diagnostico e monitorização, do nivel de literacia e segmentação da população, preferencialmente com recurso a software especificos 9 g) Implementar programas especificos/destinadoa a grupos especifcos, com multicanais 9 h) Recurso a guidelines para elaboração de materiais para os utentes (clara e acessível) 9 e) Campanhas publicas e apoiadas nos media para promoçao da literacia de saúde a d p f b

36 Grau de Exequibilidade Relação Grau de exequibilidade/tempo de Concretização Tempo de Concretização 1 Até 1 ano anos anos anos 5 Mais de 10 anos intervenções concretas para minimizar/atenuar as Barreiras identificadas Itens Questão 1 Soma a) Integração no CV de modulos dedicados a tecnicas de comunicaçao e de relaçao nos cursos de 19 saude d) Envolvimento dos utentes/representantes no planeamento e operacionalização das ações 16 p) Maior e melhor planeamento e organização dos serviços para responder de forma integrada às necessidades da comunidade, que contemple a sua diversidade e a Preparação dos gestores e 15 executivos para as estratégias de capacitação (estratégia integrada) f) Formaçao /definida e avaliada obrigatoria dos profissionais de saude, ao longo da vida, com 13 impacto na avaliação de desempenho dos PS, nos domínios da comunicação para a capacitação. b) Diagnostico e monitorização, do nivel de literacia e segmentação da população, 9 preferencialmente com recurso a software especificos g) Implementar programas especificos/destinadoa a grupos especifcos, com multicanais 9 a d p f b

37 Obrigada!

Literacia em Saúde. Modelos de avaliação: da investigação à ação

Literacia em Saúde. Modelos de avaliação: da investigação à ação Literacia em Saúde Modelos de avaliação: da investigação à ação Literacia em saúde como prioridade A promoção da literacia em saúde dos cidadãos tem sido identificada como caminho para a melhoria dos cuidados

Leia mais

O processo de contratualização nos CSP no Algarve em números

O processo de contratualização nos CSP no Algarve em números 3. as O processo de contratualização nos CSP no Algarve em números Jorge Lami Leal Departamento de Contratualização Tipo UF n.º UF UCC 4 UCSP 7 URAP 1 USF 2 USP 1 Total UF ACeS B 15 N.º Utentes 163.679

Leia mais

Comunicação de Crise na Saúde

Comunicação de Crise na Saúde Comunicação de Crise na Saúde Prevenir para melhorar a sociedade Conceição Martins Diretora de RH & IT Angelini - Hoje O resultado de uma história de sucesso 4ª companhia farmacêutica em Itália (em volume);

Leia mais

Investigação em serviços de saúde

Investigação em serviços de saúde Ministério da Saúde Cuidados de Saúde Primários Portugal Coordenação Estratégica Investigação em serviços de saúde Cuidados de saúde primários 2011-2015 Índice Tópicos Pág. Nota inicial.... 02 Prioridades

Leia mais

Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente - PROQUALIS - ICICT/FIOCRUZ Abril 2011

Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente - PROQUALIS - ICICT/FIOCRUZ Abril 2011 Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente - PROQUALIS - ICICT/FIOCRUZ Abril 2011 PROQUALIS Criado em janeiro e formalizado em abril de 2009, pela Portaria n. o 005/Icict/2009.

Leia mais

Miguel Ângelo Fernando de Castro

Miguel Ângelo Fernando de Castro Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Miguel Ângelo Fernando de Castro [Todos os campos do CV são opcionais. Remova os campos não preenchidos.] Rua Soeiro Pereira Gomes, nº2, 2740-165 Porto Salvo 919173607

Leia mais

Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta. Um Espaço Aberto à Comunidade

Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta. Um Espaço Aberto à Comunidade Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta Um Espaço Aberto à Comunidade Fevereiro / 2015 INDÍCE Semana Aberta Um Espaço Aberto à Comunidade Relatório Anual I. Introdução II. III. IV.

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Gestão de Saúde pelo Cidadão

Gestão de Saúde pelo Cidadão Gestão de Saúde pelo Cidadão O ACES de GONDOMAR Distrito PORTO População 168.027 Nº profissionais 395 Médicos 101, Enfermeiros 111 Internos MGF 59 Plano Local de Saude AVC, DIABETES, DOENÇA ISQUÉMICA CARDÍACA,

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL Em Parceria com: COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL VII Aniversário da ENCONTRAR+SE Porto, 10, 11, 12 e 21 Outubro de 2013 PROGRAMA Alto Patrocínio Parceiros Sponsors Major Minor Apoio Introdução

Leia mais

Serviços Farmacêuticos nas Farmácias Comunitárias Portuguesas Vacinação e Administração de Medicamentos Injectáveis

Serviços Farmacêuticos nas Farmácias Comunitárias Portuguesas Vacinação e Administração de Medicamentos Injectáveis Coloquio Servicio de vacunación en farmacia comunitaria. Experiencia internacional Serviços Farmacêuticos nas Farmácias Comunitárias Portuguesas Vacinação e Administração de Medicamentos Injectáveis Carlos

Leia mais

Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil: A implementação e a sustentabilidade

Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil: A implementação e a sustentabilidade Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil: A implementação e a sustentabilidade Bárbara Menezes Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil Divisão de Saúde Sexual,Reprodutiva, Infantil

Leia mais

USF Villa Longa: Equipa empenhada em «trabalhar na capacitação do doente»

USF Villa Longa: Equipa empenhada em «trabalhar na capacitação do doente» 2016-09-16 12:59:19 http://justnews.pt/noticias/usf-villa-longa-equipa-empenhada-em-trabalhar-na-capacitacao-do-doente USF Villa Longa: Equipa empenhada em «trabalhar na capacitação do doente» É sob o

Leia mais

PISE/PES Projeto de Intervenção de Saúde Escolar PISE Projeto de Educação para a Saúde PES (Lei nº 60/2009 e Portaria nº 196-A/2010)

PISE/PES Projeto de Intervenção de Saúde Escolar PISE Projeto de Educação para a Saúde PES (Lei nº 60/2009 e Portaria nº 196-A/2010) EB 2,3 General Humberto Delgado e ES/3 José Cardoso Pires Projeto de Intervenção e Saúde Escolar (PISE) e Projeto de Educação para a Saúde (PES) Plano Anual de Ano letivo de 2016/2017 PISE/PES Projeto

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

Plano Nacional de Saúde Contributo da Ordem dos Farmacêuticos

Plano Nacional de Saúde Contributo da Ordem dos Farmacêuticos Plano Nacional de Saúde 2011-2016 Contributo da Ordem dos Farmacêuticos A Ordem dos Farmacêuticos reconhece a grande importância que o Plano Nacional de Saúde assume na concretização de uma política de

Leia mais

Melhoria Contínua da Qualidade no ACES Lisboa Norte

Melhoria Contínua da Qualidade no ACES Lisboa Norte Melhoria Contínua da Qualidade no ACES Lisboa Norte Dos registos clínicos: médicos e de enfermagem Qualidade e segurança do doente Lucília Martinho médica, presidente da CQSD Maria Teresa Antunes enfermeira

Leia mais

CARTA DE MISSÃO. Colaborar na elaboração do Plano Nacional de Saúde e acompanhar a respetiva execução a nível regional;

CARTA DE MISSÃO. Colaborar na elaboração do Plano Nacional de Saúde e acompanhar a respetiva execução a nível regional; CARTA DE MISSÃO Ministério da Saúde Serviço/Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte Cargo: Vogal do Conselho Diretivo Período da Comissão de Serviço: 2017-2021 1. Missão do Organismo Garantir

Leia mais

Plataforma / SIARS / 30 de Maio de 2015 Isabel Barbosa

Plataforma  / SIARS / 30 de Maio de 2015 Isabel Barbosa Plataforma SIM@SNS SIM@SNS / SIARS / MIM@UF 30 de Maio de 2015 Isabel Barbosa 1 Agenda Agenda Enquadramento Caraterização (SIM@SNS / SIARS / MIM@UF) Evolução da plataforma SIM@SNS 2 Enquadramento Plataforma

Leia mais

[Diabetes: Factos & Números] [Luís Gardete Correia Director do Observatório Nacional da Diabetes]

[Diabetes: Factos & Números] [Luís Gardete Correia Director do Observatório Nacional da Diabetes] [Diabetes: Factos & Números] [Luís Gardete Correia Director do Observatório Nacional da Diabetes] Diabetes: Factos & Números, 2014 Epidemiologia da Diabetes Controlo e Tratamento da Diabetes Regiões e

Leia mais

Desafio Gulbenkian Não à Diabetes! Enquadramento

Desafio Gulbenkian Não à Diabetes! Enquadramento Breve Apresentação Enquadramento O programa Não à Diabetes promovido pela Fundação Gulbenkian visa responder ao desafio que a Diabetes representa em Portugal e pretende suster o crescimento da incidência

Leia mais

22 de setembro de 2015

22 de setembro de 2015 I FóRum Técnico Contratualização nos CSP para os profissionais, as unidades FUNCIONAIS e os ACES 22 de setembro de 2015 INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL LISBOA 22 de Setembro de 2015 Local: IHMT

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde MISSÃO DO ORGANISMO: Garantir à população, da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde, adequando os recursos disponíveis às necessidades e cumprir e fazer cumprir políticas

Leia mais

Governação dos laboratórios: papel da regulação

Governação dos laboratórios: papel da regulação Governação dos laboratórios: papel da regulação César Carneiro Director do Departamento de Estudos e Regulação Económica Lisboa, 20 de Maio de 2016 Agenda 1. A Entidade Reguladora da Saúde 2. As actividades

Leia mais

O Novo perfil profissional do Técnico de Radiologia dos Cuidados de Saúde Primários CARLOS NUJO ACES FEIRA/AROUCA

O Novo perfil profissional do Técnico de Radiologia dos Cuidados de Saúde Primários CARLOS NUJO ACES FEIRA/AROUCA O Novo perfil profissional do Técnico de Radiologia dos Cuidados de Saúde Primários CARLOS NUJO ACES FEIRA/AROUCA Evolução do T. de Radiologia nos CSP Evolução dos Centros de Saúde Função do T. de Radiologia

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO

PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO 02/03/2018 O que é? Integração de cuidados de saúde Pessoas com múltiplos problemas de saúde Cidadão, percursos de vida

Leia mais

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 O que é a Hipertensão? * A leitura da Tensão Arterial acima de 140/90

Leia mais

nocontexto dasorientaçõesestratégicas Plano Nacional de Saúde (PNS)

nocontexto dasorientaçõesestratégicas Plano Nacional de Saúde (PNS) Mais valor em saúde Cidadania Reforço da Saúde Pública Políticas saudáveis nocontexto dasorientaçõesestratégicas estratégicas Plano Nacional de Saúde 2011 2016 (PNS) Maria do Céu Machado, Paulo Ferrinho,

Leia mais

OFICINAS DE COCRIAÇÃO

OFICINAS DE COCRIAÇÃO Projetos Experimentais de Inovação Sistemas de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP) OFICINAS DE COCRIAÇÃO 01 Quem somos 02 A nossa missão na inovação 03 A nossa abordagem 04 A nossa ação 05

Leia mais

Boletim Estatístico Janeiro Setembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP)

Boletim Estatístico Janeiro Setembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP) Boletim Estatístico Janeiro Setembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP) Fonte - SIARS: Dados extraídos a 21/10/2013, os dados podem estar sujeitos a correção. Glossário Enquadramento - conceitos Cuidados

Leia mais

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios Andreia Jorge Silva Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde 1 PNS/ELS - Obesidade Saúde dos Adolescentes PNS/Saúde dos

Leia mais

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE CAPACITAÇÃO 16 de setembro a 16 de dezembro 2016 O diálogo entre gestores e clínicos é fundamental para a implementação das melhores soluções

Leia mais

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano:

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano: : Exemplo de valorização da sustentabilidade Colóquio A Sustentabilidade do setor vitivínicola: Que desafios? @ Lisboa Instituto da Vinha e do Vinho 31-01-2012 bcaldeira@consulai.com TEMAS A ABORDAR ENQUADRAMENTO

Leia mais

Responsável. USF Monte Caparica Américo Varela. Data Início Actividade CS Costa de Caparica Luís Marquês. ACES Almada

Responsável. USF Monte Caparica Américo Varela. Data Início Actividade CS Costa de Caparica Luís Marquês. ACES Almada Responsável Monte Caparica Américo Varela Data Início Actividade 01-05-2008 CS Costa de Caparica Luís Marquês ACES Almada Data Início Modelo B 01-05-2008 ARS Lisboa e Vale do Tejo Rui Portugal Utentes

Leia mais

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado www.pwc.pt/academy Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado PwC s Academy Formação de profissionais para profissionais, com qualidade e distintiva. Novas tendências

Leia mais

Eficácia Ponderação: 50% Aumentar para 40% o número de utentes inscritos em USF na região Norte até 31 de Dezembro de % 40% 15%

Eficácia Ponderação: 50% Aumentar para 40% o número de utentes inscritos em USF na região Norte até 31 de Dezembro de % 40% 15% Ministério: Ministério da Saúde Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte, IP QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - ANO 2010 MISSÃO: Garantir à população da sua área de influência o acesso

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 Tipologias de Intervenção 3.6, 8.3.6 e 9.3.6 Qualificação dos Profissionais da Saúde I Prioridades a considerar na seleção de candidaturas para 2013 Concurso n.º13/2013

Leia mais

Validação e Controlo de Rotina da Esterilização a Calor Húmido

Validação e Controlo de Rotina da Esterilização a Calor Húmido 1 Validação e Controlo de Rotina da Esterilização a Calor Húmido ACES Alentejo Central e ACES Arco Ribeirinho Évora 10 Maio 2013 Amália Espada Carmen Venturinha Conceição Cortes Pedro Bento Sumário 1.

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: Facebook: apecsp TM:

SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: Facebook: apecsp TM: SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: apecp.geral@gmail.com Facebook: apecsp TM: 967 238 912 5 de Junho de 1991 OBJETIVOS Criar e incentivar o aparecimento de instrumentos que permitam

Leia mais

Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano)

Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano) Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano) 2010-2013 RELATÓRIO DE EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO - 2012 CMC/DIPS Ricardo Caldeira - Coordenador do Grupo de Planeamento da Intervenção com os

Leia mais

Tool Kit TeleConsulta

Tool Kit TeleConsulta Tool Kit TeleConsulta (Abril 2018) Este Tool Kit pretende ser uma ajuda prática na implementação das Teleconsultas na sua instituição recorrendo à Plataforma de Dados da Saúde Live (PDS-Live). O que é?

Leia mais

Inquérito Nacional de Saúde APRESENTAÇÃO DO DES REUNIÃO DA SPES/CSE 28 de junho de 2018

Inquérito Nacional de Saúde APRESENTAÇÃO DO DES REUNIÃO DA SPES/CSE 28 de junho de 2018 Inquérito Nacional de Saúde 2014 APRESENTAÇÃO DO DES REUNIÃO DA SPES/CSE 28 de junho de 2018 ENQUADRAMENTO Regulamento (CE) n.º 1338/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2008,

Leia mais

Relatório do inquérito ao cidadão sobre conhecimentos na utilização de antibióticos

Relatório do inquérito ao cidadão sobre conhecimentos na utilização de antibióticos Relatório do inquérito ao cidadão sobre conhecimentos na utilização de antibióticos Grupo Coordenador Regional de Controlo de Infeção e das Resistências aos Antimicrobianos GCR/PPCIRA A ARS Algarve IP

Leia mais

ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016

ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016 ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016 Índice Pág 1. Plano de Contingência para Vagas de Frio (PCVF)... 4 2. Grupos Vulneráveis. 4 3. Objetivos. 5 3.1 Objetivos gerais.

Leia mais

Estratégias para a Saúde

Estratégias para a Saúde Estratégias para a Saúde V.1) Cadernos do PNS Acções e Recomendações Promoção da Cidadania em Saúde (Versão Discussão) ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE V.1) CADERNOS DO PNS - ACÇÕES E RECOMENDAÇÕES PROMOÇÃO DA

Leia mais

Como aprender através da partilha

Como aprender através da partilha Como aprender através da partilha Como chegámos 2010 2011-2015 2015 Experiência adquirida Reavaliação necessidades 3º Sector 124 voluntários 37 edições 11.240 horas formação 159 organizações 325 participantes

Leia mais

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis Paula Trindade LNEG Conferência Compras Públicas Sustentáveis LNEG, 25 Março 2010 Muitas organizações têm experiências em compras sustentáveis! Mas sem

Leia mais

Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014

Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014 Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014 Augusto Elavai S. P. Estatísticas Sociais (CSE) 28 Junho 2018 INS - Inquérito Nacional de Saúde 2014 1. Estado de Saúde 1. 1 doenças crónicas

Leia mais

Clínica Organizacional. Inovação

Clínica Organizacional. Inovação QUALIDADE Clínica Organizacional e Inovação Anabela Coelho Divisãode Gestão da Qualidade Enquadramento O DOENTE PASSOU A TER O DIREITO RECONHECIDO DE Estar informado sobre os fundamentos das decisões que

Leia mais

Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00

Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00 Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00 Índice 1. Enquadramento 2. Resultados Globais 3. Conclusões Anexo: Ficha Técnica 17.jul.2018 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Plataforma Saúde em Diálogo. Novembro/2016

Plataforma Saúde em Diálogo. Novembro/2016 Plataforma Saúde em Diálogo Novembro/2016 Plataforma Saúde em Diálogo A Plataforma Saúde em Diálogo é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), constituída por 44 entidades Associações

Leia mais

Articulação entre o planeamento regional / local e o Plano Nacional de Saúde. Colo do Útero no Alentejo

Articulação entre o planeamento regional / local e o Plano Nacional de Saúde. Colo do Útero no Alentejo Articulação entre o planeamento regional / local e o Plano Nacional de Saúde Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero no Alentejo Apresentação de caso Grandes Opções do Plano 2004-2010 Estratégias

Leia mais

INDICADORES DE GESTÃO EM ENFERMAGEM

INDICADORES DE GESTÃO EM ENFERMAGEM Fernando Roques 21 Novembro 2014 Évora CCDR Alentejo URAP CARACTERIZAÇÃO DO ACES ALENTEJO CENTRAL O ACES Alentejo Central é um serviço desconcentrado da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP

Leia mais

Orçamento do Estado 2016

Orçamento do Estado 2016 Orçamento do Estado 2016 Programa Orçamental da Saúde 25 de fevereiro de 2016 1 1. Orçamento do Estado 2016 2 ORÇAMENTO DO ESTADO 2016 RESPONSÁVEL CONSTITUCIONAL VALORIZA OS PROFISSIONAIS PROMOVE A EQUIDADE

Leia mais

Formação de recursos humanos

Formação de recursos humanos Formação de recursos humanos (Portugal) 5.º Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde Rio de Janeiro, 24 a 26 de Março de 2010 Vítor Ramos USF Marginal (ACES de Cascais) Escola Nacional de Saúde

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Manual delta.online. Barómetro de Ideias

Manual delta.online. Barómetro de Ideias Página 1 Índice O nome delta.online...1 Login...2 Perfis de utilização...3 Menus...4 Impressão ou exportação...4 Filtros...5 Quadros globais...7 Ordenação de resultados...8 Filtros unidades observação...9

Leia mais

Objetivos. Eixo Nacional. Eixo Regional. Eixo Local. (3 anos) ACES USF/UCSP. 12 Indicadores comuns a todas as UCSP/USF, definidos pela ACSS

Objetivos. Eixo Nacional. Eixo Regional. Eixo Local. (3 anos) ACES USF/UCSP. 12 Indicadores comuns a todas as UCSP/USF, definidos pela ACSS Objetivos (3 anos) Eixo Nacional Eixo Regional Eixo Local 12 Indicadores comuns a todas as UCSP/USF, definidos pela ACSS 4 Indicadores selecionados pela ARS ACES 2 Indicadores selecionados pelo ACES/ULS

Leia mais

Boletim Estatístico Janeiro Dezembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP)

Boletim Estatístico Janeiro Dezembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP) Boletim Estatístico Janeiro Dezembro 2013 Cuidados de Saúde Primários (CSP) Fonte - SIARS: Dados extraídos a 23/01/2014, os dados estão sujeitos a correção. Glossário Enquadramento - conceitos Cuidados

Leia mais

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação Grupo de Trabalho A 01 INTRODUÇÃO Áreas abrangidas Populações-alvo:

Leia mais

Retrato da Saúde em Lisboa

Retrato da Saúde em Lisboa Retrato da Saúde em Lisboa Contributo para um Perfil de Saúde da Cidade SUMÁRIO EXECUTIVO A d m i n i s t r a ç ã o R e g i o n a l d e S a ú d e d e L i s b o a e V a l e d o T e j o, I P J u n h o d

Leia mais

Poder nas Organizações de saúde

Poder nas Organizações de saúde Poder nas Organizações de saúde O Enfermeiro Gestor na Tomada de decisão Politica e estratégica José Ribeiro Pressão para agir... Devido nomeadamente: Aos constrangimentos e centralidade financeira; Falta

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS

INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno GRAÇA FREITAS Direção-Geral da Saúde 17/12/2014 1 INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS Plano de Prevenção e Resposta para o Outono/Inverno Plano:

Leia mais

Avaliação económica e tomada de decisão

Avaliação económica e tomada de decisão Avaliação económica e tomada de decisão A PERSPETIVA DA ECONOMIA DA SAÚDE JOANA ALVES 17 DE JULHO DE 2018 2 de 18 Pertinência Despesa total em saúde em % do PIB 12 Portugal Média OCDE 10 8 6 4 2016 OCDE:

Leia mais

Direito. Lições. Professora Catedrática da Faculdade de Direito de Lisboa e da Faculdade de Direito da Univ. Católica Portuguesa

Direito. Lições. Professora Catedrática da Faculdade de Direito de Lisboa e da Faculdade de Direito da Univ. Católica Portuguesa MARIA JOÃO ESTORNINHO Professora Catedrática da Faculdade de Direito de Lisboa e da Faculdade de Direito da Univ. Católica Portuguesa TIAGO MACIEIRINHA Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito

Leia mais

Uma nova métrica da. lista de utentes baseada em Unidades Ponderadas e Ajustadas (UPA)

Uma nova métrica da. lista de utentes baseada em Unidades Ponderadas e Ajustadas (UPA) Uma nova métrica da lista de utentes baseada em Unidades Ponderadas e Ajustadas (UPA) Adequar a dimensão da lista de utentes para garantir a qualidade dos cuidados e a segurança dos doentes APMGF 2018

Leia mais

CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS

CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS CIRCULAR NORMATIVA CONJUNTA DGS/ACSS/INFARMED/INSA/SPMS Data: 30-04-2018 Assunto: Realização de testes rápidos (testes point of care) de rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB nas farmácias comunitárias

Leia mais

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM AMBIENTE INTERNO 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO FRANCISCO RAMOS Presidente do Conselho de Administração

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

Como realinhar o financiamento para melhorar a resposta aos doentes crónicos?

Como realinhar o financiamento para melhorar a resposta aos doentes crónicos? Como realinhar o financiamento para melhorar a resposta aos doentes crónicos? Financiamento & Contratualização Perspectiva do Financiador/ Comprador Capacidade para pagar Qualidade/ Acesso aos Cuidados

Leia mais

Departamento da Qualidade na Saúd. Segurança do Doente. Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011

Departamento da Qualidade na Saúd. Segurança do Doente. Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011 Segurança do Doente Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011 SEGURANÇA DO DOENTE Na última década registou-se um interesse sem precedentes na qualidade dos cuidados de saúde,

Leia mais

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS GRUPO 2 Áreas Protegidas em processo de adesão à CETS Parques en proceso de adhesion a la CETS Tema I: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO FÓRUM DA CETS Exemplo do Parque Nacional da Peneda-Gerês Carla Rodrigues

Leia mais

REALIZAR MAIS Sustentabilidade

REALIZAR MAIS Sustentabilidade REALIZAR MAIS Sustentabilidade Grupo Banco Espírito Santo Índice Cultura de cidadania empresarial no modelo de : uma visão integrada para a sustentabilidade ADN Realizar Mais: pioneirismo e profundidade

Leia mais

Plano de Contingência Específico da. Unidade de Cuidados Continuados de Longa. Duração e Manutenção da Santa Casa da. Misericórdia de Cinfães

Plano de Contingência Específico da. Unidade de Cuidados Continuados de Longa. Duração e Manutenção da Santa Casa da. Misericórdia de Cinfães Plano de Contingência Específico da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães para Temperaturas Extremas Adversas Módulo Inverno 2016 1 O Plano

Leia mais

Projeto de Integração de Cuidados

Projeto de Integração de Cuidados Projeto de Integração de Cuidados Utilizadores Frequentes SU Gestor de caso como modelo de intervenção novembro de 2016 ULSLA Adelaide Belo Fragmentação dos Cuidados A tradicional dicotomia entre cuidados

Leia mais

Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde

Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde 5ª Edição Coordenação Cientifica e Pedagógica Início 26 Fevereiro de 2016 Limite Inscrições 16 Fevereiro 2016 Sábados das 09h às 18 h MSc Ana Terezinha Rodrigues

Leia mais

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES - JUSTIFICAÇÃO Aumento da Esperança Média de Vida associa-se a: Prevalência de doenças crónicas; Custos na saúde. Inatividade Física

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

A experiência dos Serviços Farmacêuticos da ARSC

A experiência dos Serviços Farmacêuticos da ARSC A experiência dos Serviços Farmacêuticos da ARSC O que fazemos na gestão da medicação nos cuidados de saúde primários (e não só!) Catarina de Oliveira Coelho Serviços Farmacêuticos ARS Centro 19 de abril

Leia mais

Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS

Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS Ricardo Mestre Vogal do Conselho Diretivo da ACSS Missão Assegurar a gestão dos recursos humanos, financeiros e das instalações e equipamentos do SNS, e proceder à definição e implementação de políticas,

Leia mais

Programas Nacionais. Doenças Crónicas

Programas Nacionais. Doenças Crónicas Programas Nacionais Relacionados com a Prevenção e Controlo de Doenças Crónicas 3 de Novembro de 2006 Director de Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde Programas: Porquê? Magnitude epidemiológica

Leia mais

Lisboa, 13 de Novembro de 2012 João Cantiga Esteves

Lisboa, 13 de Novembro de 2012 João Cantiga Esteves As PPP Análise Crítica Irrealismo, Desorçamentação e Má Gestão Lisboa, 13 de Novembro de 2012 João Cantiga Esteves PORTUGAL PPP: Irrealismo, Desorçamentação e Gestão Deficiente DEFINIÇÃO PROBLEMAS EVOLUÇÃO

Leia mais

Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Um ponto de situação. Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha

Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Um ponto de situação. Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha 25.02.2010 Plano da sessão Objectivo: Efectuar um ponto de situação relativamente àelaboração

Leia mais

Práticas Seguras no ACeS

Práticas Seguras no ACeS Práticas Seguras no ACeS Novembro 2014 Qualidade e Segurança andam de mãos dados, podendo dizer-se que mais segurança promove sempre qualidade superior e ainda menores custos. José Fragata (2011) 1 Segurança

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde MISSÃO DO ORGANISMO: Garantir à população de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde e cumprir e fazer

Leia mais

Judite Neves Lisboa, 12 de Maio 2011

Judite Neves Lisboa, 12 de Maio 2011 Encontro Coordenação Estratégica Judite Neves judi.neves@gmail.com Lisboa, 12 de Maio 2011 1 ACES GRANDE PORTO V 2 PÓVOA DE VARZIM / VILA DO CONDE 1 Total de inscritos no ACES 154.774 População residente

Leia mais

PNEUMOLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR

PNEUMOLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR 20 as Jornadas de PNEUMOLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR 9 e 10 de Maio de 2019 Lisboa, Hotel VIP Executive Entrecampos PRESIDENTE Prof. Dr. Raul de Amaral-Marques VICE-PRESIDENTE Dra. Maria da Conceição Gomes

Leia mais

Formação de Fundraisers

Formação de Fundraisers Formação de Fundraisers UMA FORMAÇÃO INOVADORA PARA CAPACITAR O TERCEIRO SECTOR Desenvolvido de acordo com o Modelo de Formação Europeu - EFA Certification Parceria ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDRAISING

Leia mais

I Colóquio Qualidade em Saúde do Alentejo. António Duarte Departamento de Estudos e Planeamento ARS Alentejo

I Colóquio Qualidade em Saúde do Alentejo. António Duarte Departamento de Estudos e Planeamento ARS Alentejo A A avaliação da satisfação dos utentes I Colóquio Qualidade em Saúde do Alentejo António Duarte Departamento de Estudos e Planeamento ARS Alentejo 20/05/2011 Enquadramento Satisfação do utente é um termo

Leia mais

Diagnóstico de Satisfação Hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Apresentação dos Resultados Outubro de 2010

Diagnóstico de Satisfação Hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Apresentação dos Resultados Outubro de 2010 2010 Hospitais do Serviço Nacional de Saúde Apresentação dos Resultados Outubro de 2010 1 Roteiro Metodológico do Diagnóstico Instrumento de inquirição elaborado pela Unidade da Qualidade em conjunto com

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. O IPOL é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no

Leia mais

Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde

Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde CASCAIS SAUDÁVEL 1. Contexto SÓCIO-POLÍTICO: Saúde na ordem do dia Envelhecimento da população Sustentabilidade do SNS Transferência de competências para as Autarquias

Leia mais

Guião para contratualização no âmbito dos cuidados de saúde primários

Guião para contratualização no âmbito dos cuidados de saúde primários Guião para contratualização no âmbito dos cuidados de saúde primários - 19 julho de 18 Termos de Referência para Contratualização de Cuidados de Saúde no SNS para 18 1 Índice Guião para contratualização

Leia mais

RELATÓRIO CANDIDATURAS E CONSTITUIÇÃO DE USF E UCC

RELATÓRIO CANDIDATURAS E CONSTITUIÇÃO DE USF E UCC RELATÓRIO CANDIDATURAS E CONSTITUIÇÃO DE USF E UCC Data de referência da informação: 18 de Novembro de 2016 SUMÁRIO EXECUTIVO Os cuidados de saúde primários (CSP) constituem o primeiro ponto de contacto

Leia mais

NOVASInterações com os Serviços de Saúde 26 de junho de 2015

NOVASInterações com os Serviços de Saúde 26 de junho de 2015 Seminário NOVASInterações com os Serviços de Saúde 26 de junho de 2015..Resultados em Saúde.. O Programa do XVII Governo reconheceu os Cuidados de Saúde Primários como o pilar central do sistema de saúde.

Leia mais