Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Quais as medidas para uma mobilidade sustentável?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Quais as medidas para uma mobilidade sustentável?"

Transcrição

1 Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Quais as medidas para uma mobilidade sustentável? MIEC Porto Novembro 2013 Grupo: 11MC01_1 Supervisor: Sara Ferreira Monitores: André Lopes Christopher Ribeiro Delcio Costa (miec ) Francisco Silva (up ) Hélder Laureano (up ) José Lourenço (ec12312) Pedro M. Gomes (ec12305) Pedro S. Silva (up )

2 A mobilidade sustentável é a capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, aceder, comunicar, negociar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos hoje ou no futuro. Fonte: World Business Council for Sustainable Development

3 Caracterização da Mobilidade Urbana em Portugal

4 Nas últimas décadas e em particular nos últimos 20 anos ( ), as necessidades e características da mobilidade urbana em Portugal e na Europa, alteraram-se de forma bastante profunda. A transformação foi originada, principalmente, pelo significativo desenvolvimento socioeconómico nos estados membros da União Europeia. Embora as mudanças no setor da mobilidade tenham sido sentidas na generalidade do território europeu, fruto dos fundos europeus que foram disponibilizados para serem investidos na construção e/ou melhoria das infraestruturas de apoio a mobilidade, como autoestradas, ferrovias, aeroportos, entre outras, esta alteração verificou-se sobretudo nos grandes centros urbanos e populacionais, no caso particular de Portugal, nas áreas metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP).

5 Nas duas áreas metropolitanas portuguesas, o desenvolvimento económico e social foi responsável por uma descentralização dos serviços do centro da cidade para zonas periféricas, mas também por uma dispersão urbanística, através da criação de novas áreas residenciais nos concelhos vizinhos ao concelho núcleo das áreas metropolitanas, que apresentavam melhor relação qualidade-preço quando comparadas com as existentes nos centros das cidades. Estas zonas residenciais acolheram população migrante das áreas metropolitanas, mas também população de outros locais do país, em particular do interior. Esta dispersão é apontada como uma das principais causas da quebra da utilização dos transportes públicos em benefício do transporte particular, uma vez que estas novas zonas das cidades não eram servidas pelas redes de transportes existentes, ou a rede que existia não era eficiente. Pelo contrário a construção de novas vias-rápidas, estradas e pontes fomentou o crescimento da utilização do veículo próprio.

6 Segundo dados da Galp Energia (Mobilidade Sustentável; Relatório de Sustentabilidade 2009), em Lisboa entram todos os dias 450 mil veículos e no Porto cerca de 300 mil, sendo 130 mil entram na cidade apenas na hora de ponta da manhã, entre as 7h30 e as 9h mil veículos 450 mil LISBOA 300 mil PORTO Diagrama com a indicação da quantidade de veículos que circulam em Portugal apenas, nos dois maiores centros urbanos do país. Fonte: Galp Energia

7 Deslocações no concelho do Porto, por meio de transporte, fonte: INE

8 A importância de uma mobilidade sustentável Promover uma mobilidade sustentável, é de acordo com a União Europeia, uma das principais formas para reduzir o peso do setor dos transportes no consumo de energia e, consequentemente, diminuir a emissão de gases com efeito de estufa. Ora, dados Eurostat revelam que 40% da energia de toda a UE é consumida pelo setor dos transportes sendo que 97% dessa energia é obtida através da utilização de combustíveis fosseis. Em Portugal, os transportes representam 27% da energia consumida no país.

9 Estes dados mostram a importância de se conseguir uma mobilidade sustentável, mais ainda quando existem metas de redução das emissões de dióxido de carbono a ser cumpridas nos próximos anos: gco 2 /Km 160 Metas de Redução de emissões de dióxido de carbono Fonte: Comissão Europeia

10 Soluções para uma Mobilidade Sustentável

11 Car-Sharing

12 Car-Sharing Esta solução consiste no aluguer de carros por um determinado tempo. O interessado adere ao serviço pela internet ou por telefone, faz a reserva de um veículo, desbloqueia o veículo no local e de seguida passa a ter total controlo e responsabilidade sobre a viatura podendo usufruir do veículo pelo tempo desejável a 100%. Esta forma de aluguer de carros tem sofrido um grande desenvolvimento nos últimos anos não só pelas vantagens que trás a nível económico como também pelos benefícios que trás a nível ambiental, a longo prazo. O car-sharing espalha-se por vários pontos nas zonas urbanas de Porto e Lisboa. Vários projetos têm sido desenvolvidos de modo a melhorar cada vez a sustentabilidade ambiental e económica deste serviço.

13 Vantagens/Desvantagens do Car-Sharing Vantagens: Custo de aluguer relativamente acessível; Baixo nível de emissões de CO2. Desvantagens: Número de veículos e de parques bastante reduzidos; Apenas existente nas cidades do Porto e Lisboa.

14 Metro do Porto

15 Pertence ao sistema de transportes públicos da AMP, traduzindo-se numa rede ferroviária eletrificada subterrânea no centro do Porto e à superfície na periferia; A rede de metropolitano do Porto, composta por 6 linhas, não serve única e exclusivamente o concelho do Porto, estando também presente nos concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia. Possui, ao todo, 81 estações (14 delas subterrâneas) numa extensão de 67km (sendo 7,7km a extensão total de rede subterrânea). Sendo um modelo de sustentabilidade energética e ambiental, o metro constitui-se como uma resposta para os objetivos de reduzir a dependência do setor dos transportes em relação aos combustíveis fósseis, de diminuir as emissões de GEE e de reduzir os níveis de ruído, melhorando a qualidade do ar e do ambiente nas cidades.

16 Segundo dados do metro do Porto: 23,6% dos clientes do Metro foram captados ao transporte individual (TI); 65,4% foram captados ao transporte coletivo (TC) (inclui deslocações de comboio e autocarro); 11% foram captados ao transporte não motorizado (TNM) (inclui deslocações a pé e de bicicleta, por exemplo). Emissões evitadas a nível nacional, fonte: Metro do Porto

17 Vantagens: Vantagens/Desvantagens do Metro Transporta um elevado número de passageiros; Não poluente; Seguro; Independente do restante tráfego (circulação em sítio próprio), permite um deslocamento rápido; Frequente, ou seja, com tempo de espera reduzido. Desvantagens: Elevado custo de implantação e manutenção; Elevado custo da renovação da frota; Custo dos bilhetes elevado em viagens mais longas; Dificuldade em situações de evacuação; Horários limitados.

18 Ciclovias

19 O uso de bicicletas como meio de transporte enquadra-se na mobilidade não motorizada. Este método para desenvolver a mobilidade sustentável permite uma deslocação mais rápida do que a deslocação a pé e sem qualquer impacto ambiental. Para além de existirem locais de aluguer de bicicletas, não obrigando ninguém a comprar o meio de transporte, o desenvolvimento de ciclovias é cada vais mais frequente, fazendo com que para além de uma deslocação mais segura possamos ter uma viagem bastante mais agradável graças às paisagens que observamos durante a viagem, como ótimo exemplo encontramos a cicloria em Aveiro.

20 Vantagens/Desvantagens das Ciclovias Vantagens: As ciclovias permitem aos ciclistas ter pistas para se deslocarem, não tendo que se desviarem dos automóveis permitindo uma viagem mais tranquila; Não existem emissões de CO 2 para o ambiente o que torna esta forma de deslocação 100% sustentável; Permite a quem se desloca uma viagem cómoda e desfrutar da paisagem. Desvantagens: Pouco seguras, uma vez que as pistas são definidas por linhas pintadas no chão; Grande influência das condições climatéricas, uma vez que se tornam difíceis de usar em dias de chuva; Atualmente têm pouca adesão devido à pouca quantidade de faixas existentes no nosso país nas zonas interiores.

21 Andar a pé

22 Caminhar foi, durante muito tempo, a primeira e a única forma que o homem possuía para se movimentar. Ao longo do tempo o homem, com a sua capacidade racional e criativa, desenvolveu novos e mais rápidos meios de transporte para atender as suas necessidades de trabalho e lazer. Nos dias de hoje, devido à contínua emissão de diversos tipos de gases, que contribuem para vários problemas ecológicos na sociedade moderna (como aquecimento global, etc.), o ato de caminhar ganha cada vez mais importância em sociedades com um grau de desenvolvimento bastante elevado. Este método, para além de ser saudável, é cada vez mais defendido por estudantes, urbanistas e arquitetos que referem que é necessário tratar este meio de mobilidade como eficaz e sustentável a todos os níveis. Na cidade do Porto, este tipo de mobilidade é mais fácil de se verificar nas zonas próximas aos campos universitários, hospitais, centros comerciais e praças públicas.

23 Vantagens/Desvantagens de Andar a pé Vantagens Reduz o índice de stress, devido a ausência de congestionamento nas ruas, o ganho de tempo no trânsito e na procura de locais para estacionar; Redução nos custos de transporte, (riscos de acidentes, poluição e outros); Aproveitamento das áreas reservadas ao estacionamento dando-se uso para outras finalidades; Reduz o custo de saúde por estimular a atividade física; Menos poluição sonora. Desvantagens Inadequado em cidades com superfícies pouco planas; Inadequado em dias muito quente, Frios ou com chuva; O facto de ter que se percorrer grandes distâncias; Problemas de segurança rodoviária, existindo inúmeros acidentes todos dias ligado a atropelamentos.

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Quais as medidas para uma mobilidade sustentável? Amando Sousa Projeto FEUP 1ºANO MIEC: Francisco Piqueiro Equipa

Leia mais

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano

Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Mobilidade Sustentável em Meio Urbano Curso: MIEC Grupo: Rita Martins Daniela Mortinho Francisco Oliveira Pedro Gonçalves Tânia Marinho Tiago Neves Introdução O aumento do número de automóveis em circulação

Leia mais

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra WORKSHOP Combustíveis e veículos alternativos Práticas correntes e futuras linhas de orientação política para o transporte de passageiros (Projecto Alter-Motive) Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Leia mais

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Workshop Projecto Alter-Motive Centro de Informação Urbana de Lisboa 27 de Outubro de 2010 Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Francisco Ferreira franciscoferreira@quercus.pt

Leia mais

Custos e externalidades da mobilidade

Custos e externalidades da mobilidade SEMINÁRIO OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO Universidade de Aveiro, 7 de Março de 2008 Custos e externalidades da mobilidade H. Martins 1, M. Lopes 1, P.Gomes 2 e J. Silva 1 1 Departamento de Ambiente

Leia mais

Comportamentos saudáveis de mobilidade a bicicleta

Comportamentos saudáveis de mobilidade a bicicleta Comportamentos saudáveis de mobilidade a bicicleta A presente proposta de trabalho integra-se no projeto Mochila Verde, implementado pela Agência de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7 1 BoPS Matosinhos ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 Governância... 5 Pacto de Autarcas... 5 Referências de Excelência... 6 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS...

Leia mais

Acessibilidade e Mobilidade ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE

Acessibilidade e Mobilidade ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE O Transporte começa quando você sai de Casa A Acessibilidade começa em Casa E o Transporte e a Acessibilidade se encontram ao sair de Casa BARREIRAS URBANAS Calçadas Ruas Passarelas

Leia mais

Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros

Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros Que políticas para o Sector? Seminário Transporte Rodoviário Transportes & Negócios Sumário O sector dos transportes Principais problemas do sector Conclusões

Leia mais

GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES

GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES Medidas Propostas Impacto no Município Plano de mobilidade sustentável para os funcionários da autarquia Formação em eco-condução para os gestores de frotas, motoristas

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Acessos Físicos à FEUP: Avaliação dos melhores acessos

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Acessos Físicos à FEUP: Avaliação dos melhores acessos Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Acessos Físicos à FEUP: Avaliação dos melhores acessos António Coelho... Eduardo Moreira... Pedro Gonçalves... Ricardo Chaves... Relatório do Trabalho realizado

Leia mais

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-06-2018-24 (19/12/2018) PRIORIDADE

Leia mais

MOVIMENTOS PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO Deslocações entre o local de residência e o local de trabalho / estudo

MOVIMENTOS PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO Deslocações entre o local de residência e o local de trabalho / estudo Informação à Comunicação Social 27 de Fevereiro de 2003 MOVIMENTOS PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO 1991-2001 Deslocações entre o local de residência e o local de trabalho / estudo PORTUGAL MINISTÉRIO

Leia mais

Mobilidade Sustentável

Mobilidade Sustentável 2013 Projeto FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Civil Mobilidade Sustentável Armando Sousa Francisco Piqueiro Supervisor: Sara Ferreira Monitores: André Lopes e Christopher Ribeiro Autores: Diogo Miguel

Leia mais

Bicicleta nas cidades. Carsten Wass

Bicicleta nas cidades. Carsten Wass Bicicleta nas cidades Carsten Wass AGOSTO - 2014 Experiência da Dinamarca Bicicletas na Dinamarca Percentual de viagens de bicicleta Bicicleta Outros EUA 1 99 Dinamarca 18 82 Holanda 27 73 Cultura ciclista

Leia mais

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a).

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Anexo A 96 DIRECTIVIDADE ATRATIVIDADE CONFORTO COERÊNCIA SEGURANÇA Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Nível de segurança social do entorno

Leia mais

Transportes Que presente?

Transportes Que presente? : Transportes Que presente? Autores: Abel Santos Luís Rodrigues Nuno Paiva Paulo Morais Ricardo Oliveira Grupo: MEC613 Docente: Prof. José Duarte Monitor: Rafael Correia Outubro 2011 Resumo Este relatório

Leia mais

Governação e Território: Conflitualidades e disfunções vistas através da imaginação do TGV

Governação e Território: Conflitualidades e disfunções vistas através da imaginação do TGV IV JornadaS A coerência entre as várias políticas e instrumentos e o seu contributo para a coesão territorial Governação e Território: Conflitualidades e disfunções vistas através da imaginação do TGV

Leia mais

O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes

O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE Emissões de Poluentes

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico Projecto Mobilidade Sustentável Tiago Farias 20 de Junho de 2007 DTEA Transportes,

Leia mais

O Veículo Eléctrico na perspectiva da mobilidade

O Veículo Eléctrico na perspectiva da mobilidade MOBILIDADE ELÉCTRICA ambição e riscos O Veículo Eléctrico na perspectiva da mobilidade CIM CÁVADO MINHO LIMA OURENSE Braga, 6 Abril 2011 António Pérez Babo 1 Infraestrutura rodoviária (AE) 2007 Nos 24

Leia mais

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Áreas metropolitanas Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Cenário metropolitano espaço de análise Amostras representativas das

Leia mais

1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3. 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4. 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6

1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3. 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4. 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6 RELATÓRIO FINAL Índice Pág. 1. Exposição SEM - Edições 2007/2013 3 2. III Caminhada Solidária Caminhar Por Uma Causa 4 3. Dia Europeu Sem Carros - DESC 6 4. Campanha Eco Condução Informação e Sensibilização

Leia mais

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL.

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL. ATUALIDADE S Prof. Roberto Um desafio ATUAL. MOBILIDADE URBANA Todas as atividades dependem de um bom deslocamento na cidade! Ir a escola; Ir ao Trabalho; Frequentar uma academia; Usar um posto de saúde;

Leia mais

ECOXXI 2011/2012 Indicador Mobilidade Sustentável

ECOXXI 2011/2012 Indicador Mobilidade Sustentável ECOXXI 2011/2012 Indicador Mobilidade Sustentável Gabinete de Planeamento Inovação e Avaliação Catarina Marcelino (cmarcelino@imtt.pt) http://www.imtt.pt APA, 14 de Fevereiro de 2012 Índice 1. Conceito

Leia mais

Sustainable Mobility

Sustainable Mobility Sustainable Mobility Sustainable Mobility A mobilidade é um dos maiores desafios das cidades. Simultaneamente é também uma oportunidade para combinar uma resposta eficiente aos desafios colocados pelas

Leia mais

Os Desafios da Mobilidade e a Resposta Intermodal

Os Desafios da Mobilidade e a Resposta Intermodal 1 Os Desafios da Mobilidade e a Resposta Intermodal TIP Transportes Intermodais do Porto, ACE Mário Coutinho dos Santos msantos@metro-porto.pt Porto de 2 de Junho de 2006 2 Estrutura da apresentação Desafios

Leia mais

Carpooling. Caracterização e utilização na FEUP. Autores

Carpooling. Caracterização e utilização na FEUP. Autores Carpooling Autores Paulo Mendes Filipe Carvalho Pedro Teles Paulo Cardoso Natanael Vieira João Bernardino João Cabral Caracterização e utilização na FEUP Coordenadores: Prof. Nuno Flores, Prof. Pedro Amorim

Leia mais

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017 MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE 2014 2020 19 DE ABRIL DE2017 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1 - ROTEIRO PARA UM ESPAÇO COMUM EUROPEU DOS TRANSPORTES 2 - ESTRATÉGIA EUROPA 2020 3 QUADROESTRATÉGICOCOMUM2014-2020

Leia mais

Autárquicas Leiria. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 19

Autárquicas Leiria. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 19 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 19 Leiria Participantes no inquérito: Não responderam: PS PSD.MPT CDU CDS BE PNR 1.1. Apoia

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO

ANEXO REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 31.5.2017 C(2017) 3574 final ANNEX 1 ANEXO do REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO que complementa a Diretiva 2010/40/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito

Leia mais

Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional

Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional Ciclo de Seminários para o Enem: Mobilidade Urbana e Nacional Diamantina, Outubro de 2016 Mobilidade Urbana 2 Histórico Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM 1 Republica (1989

Leia mais

Elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia

Elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia www.dhv.pt Elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia Julho /2013 E14198 Fase 1 Relatório de Caraterização e Diagnóstico DHV, S.A. Estrada de Alfragide, nº 92 2610-164 Amadora -

Leia mais

AUTOCARROS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 84 MILHÕES CONTATOS/SEMANA OS NOSSOS AUTOCARROS NAMORAM AS CIDADES

AUTOCARROS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 84 MILHÕES CONTATOS/SEMANA OS NOSSOS AUTOCARROS NAMORAM AS CIDADES PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 84 MILHÕES CONTATOS/SEMANA OS NOSSOS AUTOCARROS NAMORAM AS CIDADES CIRCULAM CERCA DE 1 MILHÃO E 600 MIL KM/SEMANA CERCA DE 1.300 PASSAGENS DIÁRIAS PELA AV. DA REPÚBLICA E AV.

Leia mais

ENERGIA -OPORTUNIDADES PARA PORTUGAL

ENERGIA -OPORTUNIDADES PARA PORTUGAL Afirmar o Futuro Políticas Públicas para Portugal ENERGIA -OPORTUNIDADES PARA PORTUGAL Eduardo de Oliveira Fernandes Carlos A. M. Pimenta Fundação Calouste Gulbenkian 1. Energia e sustentabilidade Condicionantes

Leia mais

SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE SETEMBRO 2017

SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE SETEMBRO 2017 PROGRAMA DA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2017 Sessão de Abertura da Adesão à SEM 2017 A Câmara Municipal da Maia promove no dia 16 de setembro, pelas 15:00 horas, na Sala D. Pedro IV, da Câmara Municipal,

Leia mais

CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009

CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009 CONCLUSÕES E CONTRIBUTOS DOS PARTICIPANTES NO WORKSHOP SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 28-01-2009 Aos alunos participantes foram colocadas de forma informal, um conjunto de questões: 1- Qual o meio de transporte

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE Os transportes evoluíram com o processo de desenvolvimento económico e a sua utilização é fundamental para a economia mundial, para o desenvolvimento de todas

Leia mais

Autárquicas Vila Franca de Xira. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 49

Autárquicas Vila Franca de Xira. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 49 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 49 Vila Franca de Xira Participantes no inquérito: Não responderam: PS PSD.CDS.MPT.PPM CDU BE 1.1. Apoia

Leia mais

II Seminário dos Estudantes de Pós- Graduação

II Seminário dos Estudantes de Pós- Graduação O potencial do uso de bicicletas em governos locais como forma de mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) - Estudo de caso do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim. Leonardo

Leia mais

Planeamento da Mobilidade Sustentável: rumo às cidades inovadoras e saudáveis

Planeamento da Mobilidade Sustentável: rumo às cidades inovadoras e saudáveis Planeamento da Mobilidade Sustentável: rumo às cidades inovadoras e saudáveis Elisabete ARSENIO, Ph.D. (ITS, UK) Mesa1: Ordenamento, ambiente e habitabilidade LNEC, 18 de Junho de 2012 1. Enquadramento

Leia mais

Atrasos e nervos sobre rodas

Atrasos e nervos sobre rodas Transporte Atrasos e nervos sobre rodas Atrasos, estado dos veículos e paragens a melhorar. s recebem críticas por não cumprirem horários. Quase sempre a horas, o metro deixa satisfeito quem viaja todos

Leia mais

Ambiente. permitem reduzir 79 mil toneladas de dióxido de carbono. Novos passes -P.16

Ambiente. permitem reduzir 79 mil toneladas de dióxido de carbono. Novos passes -P.16 Ambiente Novos passes permitem reduzir 79 mil toneladas de dióxido de carbono -P.16 CARLOS FERRO Em 28 dias foram pedidos 30 mil novos cartões Lisboa Viva. É o primeiro indicador da adesão ao programa

Leia mais

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-06-2018-20 (10/12/2018) PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: 4.5 (4e) PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Leia mais

O que é uma Energia Renovável?

O que é uma Energia Renovável? Energias Renováveis O que é uma Energia Renovável? São as energias que provêm dos recursos naturais, tais como o sol, o vento, as marés e o calor e que nunca se esgotam ao contrário dos recursos fósseis

Leia mais

Como ficará a Lei 14.266/07 com as modificações do Substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça para o PL 655/09

Como ficará a Lei 14.266/07 com as modificações do Substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça para o PL 655/09 Como ficará a Lei 14.266/07 com as modificações do Substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça para o PL 655/09 Texto em letra Arial Narrow: texto da lei 14.266/07 que não foi alterado Texto em

Leia mais

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades Fernando Gomes CCDR-N Porto, 19 de abril de 2017 norte2020.pt Sumário Enquadramento 1. Objetivos 2. Ações 3. Modelo de Governação 4. Cronograma Enquadramento

Leia mais

Transportes e Mobilidade Sustentável

Transportes e Mobilidade Sustentável Estratégia e Desenvolvimento Oficina 31 de Maio de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro População e Cidade 19 de Maio / 21:00 H Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro Modernização

Leia mais

PAINEL 1 GERENCIAMENTO DA DEMANDA NO TRANSPORTE. Jilmar Tatto. Secretário municipal de transportes

PAINEL 1 GERENCIAMENTO DA DEMANDA NO TRANSPORTE. Jilmar Tatto. Secretário municipal de transportes PAINEL 1 GERENCIAMENTO DA DEMANDA NO TRANSPORTE Jilmar Tatto Secretário municipal de transportes GERENCIAMENTO DA DEMANDA DIRETRIZES DA POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO SÃO PAULO

Leia mais

Alterações. Climáticas e. Mobilidade. 4º Encontro de Educação Ambiental LIPOR

Alterações. Climáticas e. Mobilidade. 4º Encontro de Educação Ambiental LIPOR Alterações Climáticas e Mobilidade 4º Encontro de Educação Ambiental LIPOR ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO 2. AVALIAÇÃO DE IMPACTES - DPSIR - FACTORES CONDICIONANTES - PRESSÕES - ESTADO - IMPACTE - RESPOSTA 3.

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 53 DEZ 2017 JAN CASCAIS MobiCascais

BOLETIM MENSAL Nº 53 DEZ 2017 JAN CASCAIS MobiCascais BOLETIM MENSAL Nº 53 DEZ 2017 JAN 2018 CASCAIS MobiCascais BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Benefícios da Mobilidade

Benefícios da Mobilidade EMEL todos os direitos reservados Maio 2016 PATRIMÓNIO Benefícios da Mobilidade Gerar tráfego segmentado. Desenvolvimento económico. Melhoria contínua das condições de deslocação. Ambiente mais saudável.

Leia mais

A mobilidade de Cascais integrada num só Sistema.

A mobilidade de Cascais integrada num só Sistema. A mobilidade de Cascais integrada num só Sistema. POPULAÇÃO DE CASCAIS EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DO CONCELHO DE CASCAIS 1970-2011 206479 141498 153294 170683 92630 1970 1981 1991 2001 2011 Fronteira de Freguesias

Leia mais

mobilidade sustentável

mobilidade sustentável GALARDÃO eco XXI Cantanhede, 19 de Setembro de 2014 mobilidade sustentável requalificação urbana/mobilidade/ambiente/trânsito/sustentabilidade Micael Sousa PRINCÍPIOS E OBJECTIVOS PRINCÍPIOS GERAIS Redução

Leia mais

O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP

O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP Transportes & Negócios 9.º ciclo de Seminários Alargar os horizontes Transporte de passageiros 31 de Maio de 2007 Luís Cabaço Martins

Leia mais

A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão. Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S.

A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão. Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S. A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S. Duarte Objeto da pesquisa Relação entre adensamento, multifuncionalidade

Leia mais

Conceito e principais questões em torno de um esquema de Créditos de Mobilidade

Conceito e principais questões em torno de um esquema de Créditos de Mobilidade José Manuel Viegas Instituto Superior Técnico; e TIS.pt, consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, s.a. Lisboa, Portugal Workshop Políticas de Permissão de Mobilidade Urbana Lisboa e-nova & TIS.pt

Leia mais

ALGUNS DADOS SOBRE DESLOCAÇÕES PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

ALGUNS DADOS SOBRE DESLOCAÇÕES PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO ALGUNS DADOS SOBRE DESLOCAÇÕES PENDULARES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO ANTÓNIO EDUARDO PEREIRA* O estudo das deslocações pendulares revela-se altamente esclarecedor sob múltiplos pontos de vista. Por

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 22.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 22. Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2017 Aula 22 Mobilidade urbana 22. Mobilidade urbana assuntos da aula a mobilidade urbana atualmente

Leia mais

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIARIA AEAMESP

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIARIA AEAMESP 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIARIA AEAMESP METRO DO PORTO UM CASO DE SUCESSO JORGE DELGADO - CEO Área Metropolitana do Porto Póvoa de Varzim Vila do Conde Maia Valongo Matosinhos METRO DO PORTO,

Leia mais

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL MOBILIDADE SUSTENTÁVEL Workshop Regional U.M. BRAGA 10 ABRIL 2012 SUMÁRIO Compromissos Estudos e avaliação Intervenções Financiamento e Cooperação Institucional Desafios para Municípios COMPROMISSOS A

Leia mais

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa.

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. Novidade: TEMA TRANSPORTES NA PORDATA EUROPA Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. A Pordata Europa passa, assim, a contar com 12 temas e mais de 650 quadros estatísticos, sempre baseados

Leia mais

Autárquicas Vila Nova de Famalicão. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 50

Autárquicas Vila Nova de Famalicão. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 50 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Participantes no inquérito: Município: 5 Não responderam: PS Vila Nova de Famalicão PSD.CDS CDU 1.1. Apoia o objetivo

Leia mais

Probabilidade de morte (%) <5% Velocidade do veículo na colisão (km/h)

Probabilidade de morte (%) <5% Velocidade do veículo na colisão (km/h) 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 98 76 54 32 1 30 Probabilidade de morte (%) 1 0.8 0.6 0.4 0.2

Leia mais

DIRETRIZES PARA A BICICLETA NO PLANO DE GOVERNO DE FERNANDO HADDAD PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO

DIRETRIZES PARA A BICICLETA NO PLANO DE GOVERNO DE FERNANDO HADDAD PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO Promover a sustentabilidade com a melhoria da qualidade de vida e do ar, reduzir os congestionamentos, democratizar o uso do espaço viário, a acessibilidade aos bens e serviços e ampliar a inserção social

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA

PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 638/X AFIRMA OS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES NO CÓDIGO DA ESTRADA Exposição de motivos: Portugal assistiu nas últimas décadas a um crescimento significativo das

Leia mais

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA A LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela gestão, valorização e

Leia mais

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Comparativo Setembro de 2010

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Comparativo Setembro de 2010 Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Comparativo 2003-2009 Setembro de 2010 Relatório comparativo 2003/2009 Dados sócio-econômicos O conjunto de municípios que integram o sistema de informações

Leia mais

Promoção da Mobilidade, Transportes e Logística na Região do Norte CONCRETA REABILITAR/ HABITAR EXPONOR 21 OUT 2009 ANTÓNIO PÉREZ BABO

Promoção da Mobilidade, Transportes e Logística na Região do Norte CONCRETA REABILITAR/ HABITAR EXPONOR 21 OUT 2009 ANTÓNIO PÉREZ BABO Promoção da Mobilidade, Transportes e Logística na Região do Norte Nº Viagens / pessoa. dia INDICADORES 1 padrão de mobilidade RN antes do metro na AMP Repartição das Viagens Diárias por Modo de Transporte

Leia mais

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente Perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente Perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente Perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais ANA MORGADO DE BRITO NEVES Orientador: Mestre José Carlos Ribeiro Ferreira

Leia mais

BRUNO BATISTA. Diretor Executivo da CNT

BRUNO BATISTA. Diretor Executivo da CNT BRUNO BATISTA Diretor Executivo da CNT Painel 1 Painel 1: Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos Mobilidade urbana O transporte sobre trilhos e a mobilidade urbana

Leia mais

Seminário de Transporte Ferroviário Transportes e Negócios

Seminário de Transporte Ferroviário Transportes e Negócios Seminário de Transporte Ferroviário Transportes e Negócios Ana Cristina Dourado > 1 de Outubro de 2009 > A FERTAGUS, empresa do GRUPO BARRAQUEIRO, venceu o concurso internacional para a exploração Ferroviária

Leia mais

Mobilidade e Meio Ambiente. 3ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

Mobilidade e Meio Ambiente. 3ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Mobilidade e Meio Ambiente 3ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte DESAFIO FOMENTAR O DEBATE SOBRE A TEMÁTICA MOBILIDADE E MEIO AMBIENTE A PARTIR DE ALGUMAS PERGUNTAS Plano Diretor

Leia mais

SEMANA. De 18 a 25 de setembro DA MOBILIDADE

SEMANA. De 18 a 25 de setembro DA MOBILIDADE SEMANA De 18 a 25 de setembro DA MOBILIDADE Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre. A escolha do tema da Semana da Mobilidade

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico Projecto Mobilidade Sustentável Tiago Farias 28 de Setembro de 2007 DTEA

Leia mais

EMTA Barometer Nome da Região e Cidade: Organismos responsáveis pelo preenchimento: Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa)

EMTA Barometer Nome da Região e Cidade: Organismos responsáveis pelo preenchimento: Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa) Nome da Região e Cidade: Organismos responsáveis pelo preenchimento: AML, GPERI, IMTT* * (IMTT) Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, (GPERI) Gabinete de Planeamento Estratégico e Relações

Leia mais

O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS

O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS DE TRANSPORTES Carlos Correia Sem uma política coerente de ordenamento do território que evite a ocupação dispersa do território o automóvel será a 1ª opção 1ª Opção

Leia mais

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios Eficiência Energética e Certificação de Edifícios DIA DA ENERGIA Energias Renováveis e Eficiência Energética nos Edifícios Instituto Universitário da Maia 29 de Maio de 2015 FRANCISCO PASSOS DIREÇÃO DE

Leia mais

Mobilidade Urbana Problema ou Solução?

Mobilidade Urbana Problema ou Solução? PROPOSTA POLÍTICA SECTORIAL AO 25º CONGRESSO NACIONAL DA JSD 13 a 15 DE ABRIL PÓVOA DE VARZIM 1º Subscritor: Gonçalo Filipe Fernandes Pereira, nº 233045 (Concelhia da JSD Sintra) Mobilidade Urbana Problema

Leia mais

Autárquicas Matosinhos. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 29

Autárquicas Matosinhos. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 29 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 29 Matosinhos Participantes no inquérito: Não responderam: PS PSD Narciso Miranda António

Leia mais

Evolução das emissões de CO 2. nos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal. PCEEE 22 de Junho 2012

Evolução das emissões de CO 2. nos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal. PCEEE 22 de Junho 2012 PCEEE 22 de Junho 2012 Evolução das emissões de CO 2 nos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal Mafalda Sousa - Quercus A.N.C.N. Laura Carvalho, Ana Rita Antunes - Quercus A.N.C.N. Francisco Ferreira

Leia mais

Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios:

Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios: Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios: Partilha de veículos Serviço para membros Sistema de aluguer à hora Pagamento em função do tempo e espaço percorrido Alternativa ao Transporte Individual

Leia mais

UTOPIA OU REALIDADE? Por:

UTOPIA OU REALIDADE? Por: UTOPIA OU REALIDADE? Por: Manuel de Araujo, PhD Presidente/Prefeito Municipio de Quelimane Co-Presidente, Portifolio Global sobre Cidades Resilientes, ICLEI Vice-Presidente para Africa, ICLEI LOCALIZACAO

Leia mais

Autárquicas Coimbra. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 16

Autárquicas Coimbra. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 16 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 16 Coimbra Participantes no inquérito: Não responderam: PS CDU PAN PNR Somos Coimbra 1.1.

Leia mais

Lógica do sistema de informação da mobilidade

Lógica do sistema de informação da mobilidade Estructura del análisis de movilidad Lógica do sistema de informação da mobilidade Condicionantes Mobilidade real Consumos/ impactos Análise Pessoas e suas características sociais e econômicas Distribuição

Leia mais

Mais Bicicletas, Melhores Cidades A Promoção do Uso da Bicicleta no âmbito do PAMUS A Mobilidade Urbana Sustentável no NORTE 2020

Mais Bicicletas, Melhores Cidades A Promoção do Uso da Bicicleta no âmbito do PAMUS A Mobilidade Urbana Sustentável no NORTE 2020 Mais Bicicletas, Melhores Cidades A Mobilidade Urbana Sustentável no NORTE 2020 O Município da Maia Divisão de Planeamento Territorial e Projetos Câmara Municipal da Maia Mais Bicicletas, Melhores Cidades

Leia mais

Ano-Alvo: Após modernização de sistemas de mobilidade urbana. Ano-Alvo: Ano Conclusão da operação. Ano-Alvo: Ano Conclusão da operação

Ano-Alvo: Após modernização de sistemas de mobilidade urbana. Ano-Alvo: Ano Conclusão da operação. Ano-Alvo: Ano Conclusão da operação ID Indicador Tipo Indicador Designação do Indicador Unidade Contratualização de resultados e realizações Sim /Não Metodologia de apuramento Tipologia de Operação Apoio a investimentos infraestruturais

Leia mais

Município de Cantanhede

Município de Cantanhede Caracterização Geral Geografia Município Distrito de Coimbra NUT III do Baixo Mondego Maior município do distrito (385,00 km²) Cidade Coimbra 25 km (E.N. 234-1) Figueira da Foz 40 km (E.N. 335 e A 14)

Leia mais

MEIOS DE TRANSPORTE E DURAÇÕES DOS PERCURSOS CASA-TRABALHO

MEIOS DE TRANSPORTE E DURAÇÕES DOS PERCURSOS CASA-TRABALHO Meios de Transporte e Durações dos Percursos Casa - Trabalho MEIOS DE TRANSPORTE E DURAÇÕES DOS PERCURSOS CASA-TRABALHO Deslocações pendulares de activos empregados residentes na Região Norte EDUARDO PEREIRA

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

Pamella Vale Valdicleia

Pamella Vale Valdicleia Orientadores: Maria Clara Santos Sálvio Macedo Orientandos: Ana Cláudia Jéssica Moraes Pamella Vale Valdicleia INDICADORES AMBIENTAIS O IBGE (2008) define indicador como uma ferramenta constituída por

Leia mais

Autárquicas Almada. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 2

Autárquicas Almada. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 2 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 2 Almada Participantes no inquérito: Não responderam: PS CDU CDS BE PNR PCTP-MRPP 1.1.

Leia mais

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Railroute 2050: Para um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente XI Congresso ADFERSIT 17-18 outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Agenda

Leia mais

O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética

O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética Sessão 2: PENSAR O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética Carla Malta Pires www.gaiurb.pt cpires@gaiurb.pt 4ª Conferência Passivhaus Portugal 2016 Centro

Leia mais

O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis?

O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis? 10/11/2017 O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis? Com início em 2013, o projeto europeu FREVUE Freight Electric Vehicles in Urban Europe tem como objetivo

Leia mais

Autárquicas Cascais. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 11

Autárquicas Cascais. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 11 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 11 Cascais Participantes no inquérito: Não responderam: PSD.CDS.PPM CDU PCTP-MRPP 1.1.

Leia mais

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Comparativo

Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Comparativo Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Comparativo 2003-2014 Julho de 2016 Relatório comparativo 2003/2014 Dados socioeconômicos O conjunto de municípios que integram o sistema de informações

Leia mais

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Situação Energética nacional Entre 1990 e 2005, o Consumo Energia Primária aumentou 54%, situando-se hoje nos 30% face a 1990 (igual a 1998). Em 2010 o

Leia mais

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM GIPP,Lda ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM PMUS_Setembro 2015 GIPP,Lda ANEXO 1: FICHAS DAS AÇÕES (MODELO REFERIDO NO AVISO EIDT 00 2015-03 PARA AS COMPONENTES DO

Leia mais