ESP-English for Specific Purpose. Reading Strategies

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESP-English for Specific Purpose. Reading Strategies"

Transcrição

1 ESP-English for Specific Purpose Reading Strategies Adaptated by: teacher Gleice From:

2 1. Skimming O skimming é uma estratégia de leitura que consiste em lançar os olhos rapidamente sobre o texto, numa breve leitura para captar o assunto geral a ser lido no texto.

3 2. Scanning O scanning é uma estratégia de leitura não-linear em que o leitor busca objetivamente localizar as informações em que está interessado. Através do scanning o leitor é objetivo e seletivo e nem sempre precisa ler o texto todo, seu objetivo é identificar, encontrar respostas específicas para determinadas perguntas.

4 3. Cognates Muito comum na língua inglesa, as palavras cognatas são termos de procedência grega ou latina bastante parecidos com o Português tanto na forma escrita como no significado.pode se dizer que, em geral, 45% da língua inglesa é composta por palavras cognatas, e, algumas vezes, nos deparamos com determinados tipos de texto que apresentam até 80% de seu total escrito em palavras cognatas. É interessante observar que as palavras cognatas podem ser: Idênticas: radio, piano, hospital, nuclear, social, etc... Bastante parecidos: gasoline, inflation, intelligent, population, history, etc... Vagamente parecidos electricity, responsible, infalible, explain, activity, etc...

5 4. Repeated words: Muito Geralmente, quando certas palavras se repetem várias vezes no testo, mesmo com formas diferentes (exemplo: socialism, socialist, socialise...), normalmente são palavras importantes para a compreensão do texto. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.

6 5. Typography As marcas tipográficas são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras, como por exemplo : ilustrações, mapas, gravuras, gráficos etc...) Reconhecê-las é um auxílio bastante útil à leitura.

7 6. Key words As palavras-chaves são aquelas que estão mais de perto associadas especificamente ao assunto do texto, podendo aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos. A identificação das key words através do skimming leva-nos a ter uma visão geral do texto.

8 7. Prediction É a atividade pela qual o aluno é levado a predizer, inferir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elemento tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Sendo uma atividade do tipo pré-leitura, a prediction contribui para estimular o interesse e a curiosidade do aluno pelo conteúdo de um texto que o tópico sugere. Quanto mais cultura geral (background knowledge) tiver o leitor, mais fácil será a sua predição

9 8.Nominal group Grupos nominais são expressões de caráter nominal em que prevalecem os substantivos e adjetivos, cuja ordem na frase ordinariamente não corresponde ao português. Por exemplo, o exemplo a seguir, a disposição das palavras na tradução não é correspondente ao inglês: Useless medical research (pesquisa médica inútil); A lot of tragic accidents (muitos acidentes trágicos) Based on comic and ordinary situations (baseados em situações cômicas e comuns), etc.

10 9. Affixation Como se sabe, existem palavras que são derivadas através de afixos, (prefixos e sufixos) e que esses afixos podem alterar a classe gramatical das palavras, ou o seu sentido. Por isso reconhecê-las e saber o seu significado, representa um valioso recurso adicional da compreensão do texto.

11 Vejamos alguns exemplos:sufixos Brazil = Substantivo Brazilian = Adjetivo Quando acrescentamos um sufixo, a palavra geralmente muda sua classe gramatical, sem alterar o significado. General= Adjetivo Generally =advérbio Obs:Grande parte dos afixos em Inglês são semelhantes aos Português devido à sua origem grega ou latina, conforme os exemplos acima. Devemos ter em mente, porém, que muitos outros não possuem a mesma origem e são, por isso, mais difíceis de compreender.

12 Vejamos alguns exemplos:prefixos Unhappy (infeliz) Underground (subsolo) Misunderstanding ( desentendimento) Useful (útil) Useless (inútil) Unforgetable (inesquecível) Os prefixos formam uma nova palavra, porém sem alterar a classe gramatical. Function(subst.) =Disfunction (subst.) Form (verb.) = Reform (verb.)

13 10. Critical Reading Ao final de cada leitura, o bom leitor deveria estar atento para tudo o que lhe foi transmitido através do texto, procurando avaliar o conteúdo do mesmo mediante perguntas tais como: O que é interessante?...por que? A leitura do texto acrescentou algo novo ao meus conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial, profundo, confuso...? Você discorda ou concorda com as idéias do autor? O autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma segunda intenção nas entrelinhas do texto? Você acrescentaria algo que não foi mencionado?

14 11. Contextual Reference Normalmente existem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para interligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente. Esses elementos aparecem na forma de pronomes diversos: Pessoais: he, she, it, they, etc... Demonstativos: this, that, those, such... Relativos: who, whom, whose, that, which... Adjetivos: his, her, our... Ex.: These are the books that I need for the class.

15 Além disso, o próprio conhecimento do aluno sobre o assunto é muito importante no Prediction: a) Contexto Semântico - conjunto de palavras que forma o contexto imediato no qual a palavra desconhecida está inserida. b) Contexto Lingüístico - grupo de pistas que nos dirá se a palavra é um substantivo, um adjetivo ou um verbo. c) Contexto não Lingüístico - conjunto de gravuras, gráficos, tabelas, números, diagramas, etc., que nos ajudará a predizer o conteúdo de um texto. d) Conhecimento sobre a estrutura de textos - título, subtítulo, divisão do texto em parágrafos, numeração de tópicos, etc., poderão ajudar a predizer o conteúdo de um texto.

16 e) Grupo Nominal - Num grupo nominal encontramos a núcleo (headword) e os modificadores (modifiers). A interpretação correta dos grupos nominais é relevante para que o leitor possa entender o texto adequadamente. Por exemplo, sabemos que os adjetivos surgem antes dos substantivos e seguem uma ordem. É necessário, porém, que o leitor fique atento ao fato de que a língua portuguesa e a língua inglesa possuem peculiaridades diferentes na formação estrutural desses grupos nominais. Exemplos: useless medical research (pesquisa médica inútil); a lot of tragic accidents (muitos acidentes trágicos) comic and ordinary situations (situações cômicas e comuns), etc.

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Segurança

Leia mais

Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Diretoria de Ensino de Graduação e Extensão Assessoria Pedagógica

Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Diretoria de Ensino de Graduação e Extensão Assessoria Pedagógica PLANO DE ENSINO - 2006 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Ciências Contábeis HABILITAÇÃO: Bacharelado DISCIPLINA: Inglês Instrumental TURMA: 2CCN1 SEMESTRE: 1º PRÉ-REQUISITO: - C.H. SEMANAL: 3 h/a C.H SEMESTRAL:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Farmácia

Leia mais

PLANO DE ENSINO AGROECOLOGIA EMENTA

PLANO DE ENSINO AGROECOLOGIA EMENTA PLANO DE ENSINO AGROECOLOGIA DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Inglês Instrumental Curso:Agroecologia SÉRIE: Superior Carga Horária: 50 horas Docente Responsável: Ana Angélica de Lucena Taveira Rocha

Leia mais

Aula II: Inglês Instrumental. Estratégias de Leitura: Conscientização; Diferentes Tipos de textos

Aula II: Inglês Instrumental. Estratégias de Leitura: Conscientização; Diferentes Tipos de textos Aula II: Inglês Instrumental Estratégias de Leitura: Conscientização; Diferentes Tipos de textos CONSCIENTIZAÇÃO! Objetivos:! Conscientizar o leitor das estratégias de leitura que inconscientemente já

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Mantenedora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e da Computação Dom Bosco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, da Faculdade de Engenharia

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR:

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Inglês Instrumental CURSO:Técnico em Eletrotécnica PERÍODO: 1º CARGA HORÁRIA: 33h DOCENTE RESPONSÁVEL: Alessandra Meira de Oliveira EMENTA Leitura e compreensão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) EMENTA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) EMENTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS I CURSO: Técnico Integrado em Edificações SÉRIE:

Leia mais

Técnicas de leitura ENGLISH LANGUAGE. Teacher: Daniele Marques

Técnicas de leitura ENGLISH LANGUAGE. Teacher: Daniele Marques Técnicas de leitura ENGLISH LANGUAGE Teacher: Daniele Marques Existem diferentes estilos de leitura para diferentes situações. Website Manual Romances Mailing Magazine Newspaper Técnicas de leitura: Ajudam

Leia mais

Universidade Federal do Piauí Departamento de Letras CCHL Inglês Técnico e Científico Prof. Wellington Borges

Universidade Federal do Piauí Departamento de Letras CCHL Inglês Técnico e Científico Prof. Wellington Borges Universidade Federal do Piauí Departamento de Letras CCHL Inglês Técnico e Científico Prof. Wellington Borges Referências contextuais Observe o exemplo a seguir: Maria casou-se quase criança. Os pais da

Leia mais

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor José Ricardo Moreira Pós graduado em Literatura e autor de literatura para jovens de todas as idades, como prefere classificar as narrativas alinhadas com os grandes temas da atualidade. Em meados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Ensino Técnico Habilitação Profissional: Profissional Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.1 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Inglês Instrumental Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: Optativa Carga Horária total: 50h Pré-requisito: não possui EMENTA Conscientização do processo

Leia mais

Elaboramos períodos compostos ligando períodos simples com um conectivo. Os conectivos que introduzem as orações adjetivas são os Pronomes Relativos.

Elaboramos períodos compostos ligando períodos simples com um conectivo. Os conectivos que introduzem as orações adjetivas são os Pronomes Relativos. RELATIVE PRONOUNS Elaboramos períodos compostos ligando períodos simples com um conectivo. Os conectivos que introduzem as orações adjetivas são os Pronomes Relativos. EXEMPLOS This is the boy. The boy

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS II CURSO: Técnico Integrado em Edificações SÉRIE: 3ª CARGA HORÁRIA: 67 h.r. DOCENTE RESPONSÁVEL: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA:

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORAS: Patrícia e Rose DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: NOME COMPLETO: Coordenação Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO. Resolução CEPEM 125/05 de 01/12/05

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO. Resolução CEPEM 125/05 de 01/12/05 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio PLANO DE ENSINO CURSO Técnico em Mecanica MATRIZ 20 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução CEPEM 125/05 de 01/12/05 DISCIPLINA/UNIDADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec: ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município:São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência Estratégia de Leitura Elementos de Referência Reference devices ou elementos de referência Ao ler textos sobre qualquer assunto, em qualquer área de conhecimento, todo leitor percebe uma relação de REFERÊNCIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia Nome da disciplina: Inglês Instrumental e Técnico Código: TEL014 Carga horária: 67 horas Semestre previsto:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

Súmario. Apresentação da Coleção Sinopses para Carreiras Fiscais...13

Súmario. Apresentação da Coleção Sinopses para Carreiras Fiscais...13 Súmario Apresentação da Coleção Sinopses para Carreiras Fiscais...13 CAPÍTULO 1 ARTIGOS...15 1.1 Artigo definido the...15 1.2 Artigos indefinidos a/an...18 CAPÍTULO 2 PRONOMES...31 2.1 Pronomes pessoais...31

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Autor José Ricardo de Araújo Moreira Licenciado em Letras - Licenciatura Plena LPLB pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional,

Leia mais

PIUDICTiNG GNAHS. loan WOIWS

PIUDICTiNG GNAHS. loan WOIWS PIUDICTiNG Antes iniciar urna leitura, atente para o título e o formato do texto. Observe o título, subas ilustrações, gráficos, figuras acompanham o texto. Uma vez feita essa inspeção anterior à leitura

Leia mais

META Atingir a compreensão de uma leitura rápida e detalhada através das marcas tipográfi cas, (símbolos, negritos, fotos etc.)

META Atingir a compreensão de uma leitura rápida e detalhada através das marcas tipográfi cas, (símbolos, negritos, fotos etc.) LEITURA RÁPIDA / LEITURA DETALHADA SKIMMING / SCANNING Aula 3 META Atingir a compreensão de uma leitura rápida e detalhada através das marcas tipográfi cas, (símbolos, negritos, fotos etc.) OBJETIVOS Ao

Leia mais

Inglês Técnico Unidade 1. Prof Rita de Cassia Chagas

Inglês Técnico Unidade 1. Prof Rita de Cassia Chagas Inglês Técnico Unidade 1 Prof Rita de Cassia Chagas Introdução Porque estudamos inglês Diferentes abordagens no aprendizado de inglês O foco na leitura Estratégias de leitura UNIDADE 1 Estratégias de leitura

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Serviço Público Federal Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias PROEAC Departamento de Extensão - DEX A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Plano de Ensino Componente Curricular: Inglês Instrumental I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 2º ano Carga Horária: 80 h/a - 67 h/r Docente: Adriana Costeira, Cristiane Vieira e Sibéria Farias.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em administração

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 1º ano EF Colors, family, animals, numbers. Introduzir o primeiro contato com a língua inglesa através dos animais da apostila tais como: turtle, butterfly, frog. Identificar cores, animais e membros

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa funções textuais;

ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa funções textuais; ENSINO FUNDAMENTAL II /2015 EDITAL PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Pronomes: classificações e 1. Livro didático Para Viver Portuguesa funções textuais;

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) PROJETO DE EXTENSÃO. Inglês Instrumental - Nível I

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) PROJETO DE EXTENSÃO. Inglês Instrumental - Nível I CENTRO UNIVERITÁRIO DE BRUQUE (UNIFEBE) PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓ-GRADUAÇÃO, PEQUIA E ETENÃO (PROPPE) UPERVIÃO DE ETENÃO PROJETO DE ETENÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGE 1.1. TÍTULO: Inglês Instrumental -

Leia mais

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Curvelo Acesse: pipcbccurvelo.blogspot.com

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Curvelo Acesse: pipcbccurvelo.blogspot.com SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Curvelo Acesse: pipcbccurvelo.blogspot.com Avaliação de Língua Inglesa 8º ano Nome: Data: / / Questão Gabarito Habilidades

Leia mais

Inglês para fins específicos Inglês instrumental. Profa. Ms. Valéria Lopes de Aguiar Bacalá

Inglês para fins específicos Inglês instrumental. Profa. Ms. Valéria Lopes de Aguiar Bacalá Inglês para fins específicos Inglês instrumental Profa. Ms. Valéria Lopes de Aguiar Bacalá Disciplina: Inglês Instrumental Curso: Sistema de Informação Carga horária teórica: 60 horas Carga horária prática:

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 027/2016/DEX/PROEAC/UNIFAP de 29 DE AGOSTO de 2016. EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE EXTENSÃO INGLÊS INSTRUMENTAL: PREPARATÓRIO PARA EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando:

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando: O Básico O exame de leitura IELTS tem 40 perguntas a serem respondidas. Todas as questões são igualmente importantes em termos de pontos que você recebe ao acertá-las. Você recebe um ponto para cada resposta

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Farmácia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec: ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município:São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Controles

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Inglês Instrumental. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Inglês Instrumental. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês Instrumental Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês Instrumental

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernadete Martins Alves 1 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como, de forma

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Etec Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Inglês Instrumental Série:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2017)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2017) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2017) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA INGLÊS INSTRUMENTAL CARGA HORÁRIA 36 CURSO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Extensão Arlindo Bittencourt Código: 091.2 Município: São Carlos-SP

Leia mais

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes chamadas de elementos mórficos. menores,

Leia mais

Incidência e Caracterização Clínica de Pacientes com Cardiopatia Congênita. Fonte Arial, 24, negrito

Incidência e Caracterização Clínica de Pacientes com Cardiopatia Congênita. Fonte Arial, 24, negrito UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE UFCSPA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA Pedro Rosa da Silva (somente iniciais em maiúsculas) Fonte Arial, 14 Incidência e Caracterização Clínica

Leia mais

RELATIVE PRONOUNS. Quando o antecedente for pessoa e o pronome relativo exercer a função de sujeito, usa-se who ou that.

RELATIVE PRONOUNS. Quando o antecedente for pessoa e o pronome relativo exercer a função de sujeito, usa-se who ou that. Observe as frases e responda às questões. a) The girl who played the guitar was a dancer. 1. Qual é a oração principal? _ 2. Qual é a oração subordinada? _ 3. Qual é sujeito da oração principal? _ 4. Qual

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec: ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município:São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio. Professor: Uilson Nunes de Carvalho Júnior

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio. Professor: Uilson Nunes de Carvalho Júnior PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular:

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 Disciplina: Inglês 5.º Ano Unidade Temática e Conteúdos Domínio/Subdomínio Objetivos N.º de Aulas previstas por período Avaliação Diagnóstica UNIT 0 Start up Anglicismos Númerais

Leia mais

Estrutura e Processo de Formação da Palavra

Estrutura e Processo de Formação da Palavra Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel Estrutura e Processo de Formação da Palavra Caicó RN 2018 RADICAL Há um morfema comum a todas as palavras que

Leia mais

ANUALIZAÇÃO 2. o CICLO

ANUALIZAÇÃO 2. o CICLO ANUALIZAÇÃO 2. o CICLO Compreensão do oral Escutar para aprender e construir conhecimento Descritor 5. o 6. o Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: reformular o enunciado ouvido; cumprir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Rosana Alves Simão dos Santos Técnico Integrado em Edificações

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Lesson 42: have to, don t have to. Lição 42: ter que, não ter que

Lesson 42: have to, don t have to. Lição 42: ter que, não ter que Lesson 42: have to, don t have to Lição 42: ter que, não ter que Reading (Leituras) We have to go to school tomorrow. ( Nós temos que ir à escola amanhã. ) I have to get up at 5 am tomorrow. ( Eu tenho

Leia mais

As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS.

As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS. Não se pode confundir MORFEMA e SÍLABA. Morfema é um fragmento significativo da palavra. Sílaba é um

Leia mais

PLANO DE ENSINO Ficha N2. 2 (parte variável)

PLANO DE ENSINO Ficha N2. 2 (parte variável) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PLANO DE ENSINO Ficha N2. 2 (parte variável) Disciplina: Língua Inglesa Instrumental

Leia mais

Review Verb Tenses 2. Relative Pronouns 3. Possessive Case 4. Degrees of Adjectives 5. Text Comprehension

Review Verb Tenses 2. Relative Pronouns 3. Possessive Case 4. Degrees of Adjectives 5. Text Comprehension Review 1 1. Verb Tenses 2. Relative Pronouns 3. Possessive Case 4. Degrees of Adjectives 5. Text Comprehension Tempos verbais Simple Present Present Continuous Simple Past Past Continuous Present Perfect

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Nivelamento de Português

Nivelamento de Português Nivelamento de Português Professora: Ivanilda Bastos Formação das Palavras Formação das Palavras Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA INGLÊS INSTRUMENTAL CARGA HORÁRIA 36 CURSO

Leia mais

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas Lesson 66: Indirect questions Lição 66: Perguntas indiretas Reading (Leitura) Could you tell me where she went? (Você poderia me dizer para onde ela foi?) Do you know how I can get to the hospital? (Você

Leia mais

Aula10 O USO DO DICIONÁRIO. Izabel Silva Souza D Ambrosio. META Conscientizar os alunos do uso apropriado do dicionário

Aula10 O USO DO DICIONÁRIO. Izabel Silva Souza D Ambrosio. META Conscientizar os alunos do uso apropriado do dicionário Aula10 O USO DO DICIONÁRIO META Conscientizar os alunos do uso apropriado do dicionário OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Espero que você saiba quando recorrer ao dicionário e consiga, levando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013. Questão 02 A questão 02 é de vocabulário. Requer a compreensão do sentido da palavra absorta, no texto. O termo absorto, segundo o Dicionário Aurélio (2ª edição, 1999), significa absorvido, concentrado,

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I Bárbara da Silva Português Formação de palavras I Formação das Palavras Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0) ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora,

Leia mais

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe Página1 Curso/Disciplina: Português para Concurso. Aula: Estudo da Sintaxe: Sujeito. Conceito; Classificações: sujeito determinado e indeterminado - 02 Professor (a): Rafael Cunha Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING www.masterjuris.com.br Como ler um texto usando a técnica de SKIMMING: Leia o título. Leia a introdução ou o primeiro parágrafo. Leia a primeira frase de cada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS PLANO DE DISCIPLINA CURSO: DISCIPLINA: INGLÊS INSTRUMENTAL UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X] Optativa [ ] Eletiva [ ] SEMESTRE: 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 HORAS - AULA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 HORAS-

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 1 MOD02_PR02_V01 DATA: Novembro 2015 ELABORADO: Laura Santos APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação dos documentos (word,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 6º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação AnualLÌNGUA INGLESA - TRABALHO 1) Enumere (1) bom ( ) too

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7º Ano Profª: Ludmilla Vilas Boas Disciplina: Inglês. Estudante:. No. "Foco, Força e Fé

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7º Ano Profª: Ludmilla Vilas Boas Disciplina: Inglês. Estudante:. No. Foco, Força e Fé 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 7º Ano Profª: Ludmilla Vilas Boas Disciplina: Inglês Estudante:. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 12,0 NOTA: "Foco, Força e Fé QUESTÃO 01: Responda as perguntas,

Leia mais

Inglês 8 Pronomes Interrogativos.

Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Estes pronomes são freqüentemente usados para formação de perguntas e também podem ser usados na conexão de sentenças. Vejame aprendam a série de exemplos selecionados.

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTE - 6.º ANO 2015

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTE - 6.º ANO 2015 ARTE - 6.º ANO 2015 Temática da Etapa: Profª.: Maycon Batista Conceito de Arte Conceito de Artesanato Pintura em Tela Trabalho (sabão em pedra) Linha e ponto Cores Primárias e secundárias Avaliação 2 08

Leia mais

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Estrutura de palavras A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplo: gatinho gat + inho Infelizmente in + feliz

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho. Qualificação: Sem Certificação Módulo: 1

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho. Qualificação: Sem Certificação Módulo: 1 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Área Profissional: Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 2º Ano Fundamental I 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Greetings, feelings, polite actions and colors. Introduzir o primeiro contato com a língua inglesa através de saudações, cumprimentos

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

Errata nº02 de 15 de junho de 2012 Retificando e Edital nº 4/2012

Errata nº02 de 15 de junho de 2012 Retificando e Edital nº 4/2012 Errata nº02 de 15 de junho de 22 Retificando e Edital nº 4/22 O Presidente da Comissão Permanente de Planejamento e Organização de Concursos Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2014. Ensino Técnico. Professor: ELZA CEDRO DE ANDRADE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2014. Ensino Técnico. Professor: ELZA CEDRO DE ANDRADE PLANO DE TRABALHO DOCENTE º Semestre/04 Ensino Técnico Código: 06 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Inglês Instrumental Eixo Tecnológico: Ambiente, saúde e segurança

Leia mais

6. Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato.

6. Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato. 6. Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato. As mágoas de minha mãe, que sofria em silêncio, jamais foram compreendidas

Leia mais

EDITAL N 02/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO PROFICIÊNCIA LEITORA EM INGLÊS

EDITAL N 02/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO PROFICIÊNCIA LEITORA EM INGLÊS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de 20 candidatos da comunidade externa e da comunidade interna

Leia mais

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir)

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Conteúdos Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Habilidades Usar adequadamente o Imperativo na forma negativa Identificar e utilizar apropriadamente o verbo Have (ter, possuir) PAUTA DO

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO Dinâmica da aula - Apresentação do conceito de produtividade (15 min) -Explicação da dinâmica da aula (5 min) -Acesso ao texto por parte dos Espara leitura (5 min) - Explicação

Leia mais

O GIBI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

O GIBI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA O GIBI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Liliane de Oliveira Florêncio Faculdades Integradas de Patos, florencio.liliane28@gmail.com Verucci Domingos de Almeida

Leia mais

É imprescindível o aprendizado das aulas anteriores. Inglês é uma disciplina lógica onde exige somatório de conhecimentos anteriores

É imprescindível o aprendizado das aulas anteriores. Inglês é uma disciplina lógica onde exige somatório de conhecimentos anteriores GRUPOS NOMINAIS NOMINAL GROUPS META Definir através da teoria e prática as terminologias dos grupos nominais, as quais irão esclarecer cada uso dessas palavras na prática contextual e melhorar ainda mais

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Aula4 TALKING ABOUT GROUPS. Fernanda Gurgel Raposo

Aula4 TALKING ABOUT GROUPS. Fernanda Gurgel Raposo Aula4 TALKING ABOUT GROUPS META Apresentar a estrutura gramatical do presente simples nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, para as pessoas do plural, bem como trabalhar o artigo defi nido,

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA Derivação É o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acréscimo de certos elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou

Leia mais

Your Turn 8º Ano Livro do Aluno Planificação 8º ano 1º Período Número de aulas previstas: 26. Vocabulário - Tópicos/Itens Lexicais Unidade 1

Your Turn 8º Ano Livro do Aluno Planificação 8º ano 1º Período Número de aulas previstas: 26. Vocabulário - Tópicos/Itens Lexicais Unidade 1 Agrupamento de Escolas de Cascais Your Turn 8º Ano Livro do Aluno Planificação 8º ano 1º Período Número de aulas previstas: 26 Interação e produção oral: Objetivos No final deste 1º período, os alunos

Leia mais