EDITAL 01/2016 PPGEO
|
|
|
- Matheus Henrique Klettenberg de Miranda
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGEO MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA - MAG EDITAL 01/2016 PPGEO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em GEOGRAFIA (PPGEO), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do CURSO DE MESTRADO do Programa de Pós-Graduação em Geografia, área de concentração em Paisagens Naturais e Meio Ambiente, em conformidade com as exigências do Regimento deste programa. 1. DAS VAGAS 1.1. Serão oferecidas 08 (oito) vagas de ampla concorrência, 01 (uma) vaga exclusiva para candidatos com deficiência e 01 (uma) vaga exclusiva para servidores efetivos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Não haverá remanejamento de candidatos, mesmo que classificados na seleção, entre as vagas das modalidades do tópico DAS INSCRIÇÕES 2.1. Poderão inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que estejam em situação regular no país, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) (ou documento equivalente para candidatos estrangeiros) ou concluintes de Cursos de Graduação, conforme exigências constantes deste Edital, mediante requerimento, em modelo próprio, dirigido à Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), indicando o nome de 02 (dois) possíveis orientadores, conforme o ANEXO 1, acompanhado dos seguintes documentos:
2 1 - Formulário de Inscrição (ANEXO 2) preenchido e devidamente assinado; 2 - Requerimento de inscrição (ANEXO 3) preenchido e devidamente assinado pelo candidato ou por seu representante legal (mediante apresentação de procuração reconhecida em cartório), dirigido à coordenação, solicitando sua inscrição; 3 - Uma foto 3x4 recente (colada no formulário de inscrição); 4 - Cópia da Carteira de Identidade (RG); 5 - Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); 6 - Cópia do Título de Eleitor e Certidão de Quitação com a justiça eleitoral do país; 7 - Cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou Passaporte para candidatos estrangeiros; 8 - Cópia do Certificado de Quitação com o Serviço Militar (sexo masculino); 9 - Cópia do Diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC (ou documento equivalente para candidatos estrangeiros) ou comprovante que o substitua (concluintes podem apresentar declaração do órgão competente, porém deverão apresentar o Diploma de Graduação no ato da matrícula caso sejam aprovados); 10 - Documento comprobatório de vínculo empregatício efetivo da UERN, expedido pelo órgão competente, para os candidatos à vaga de funcionário. 11 Entregar o ANEXO 04, devidamente preenchido para os casos que se enquadram no item 3.0 desse edital. 12 Currículo lattes ( sendo impresso e numerado, devidamente comprovado com cópia dos documentos originais. Os comprovantes correspondentes a cada item do currículo devem ser anexados seguindo rigorosamente a ordem apresentada no ANEXO 5 e numerados sequencialmente (caso estas condições não sejam atendidas o currículo não será considerado para avaliação). Devem ser anexados somente comprovantes que pontuarão no currículo e referentes aos últimos 5 (cinco) anos, para tanto observar atentamente os itens do ANEXO 5; 13 - Pré-projeto de pesquisa (4 cópias) dentro da área de atuação do possível orientador, conforme modelo (ANEXO 6) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, (NÃO SERÁ ACEITO COMPROVANTE DE DEPÓSITO POR MEIO DE ENVELOPE BANCÁRIO). O candidato doador de sangue poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição caso atenda aos critérios estabelecidos no Requerimento de Isenção (ANEXO 7). Obs.: Será concedida isenção da taxa de inscrição aos servidores integrantes do quadro funcional da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FUERN, nos termos da Resolução N o 5/2008-CD. Para fazer jus a este direito, o candidato deverá anexar comprovante de vínculo com a FUERN (Contracheque ou Declaração emitida pela PRORHAE).
3 2.2. A ausência de quaisquer dos documentos listados implicará no indeferimento da inscrição do candidato Os documentos deverão ter o visto dos originais pelo Secretário da Pós-Graduação. Na inscrição por via SEDEX ou equivalente para estrangeiros, as cópias de diplomas e demais documentos deverão ser autenticadas Será permitida a inscrição por intermédio de mandatário (procurador), através de instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes específicos para atendimento das exigências deste Edital, acompanhado dos documentos indicados no item 2.1 e de cópia do documento de identidade do procurador O candidato se responsabilizará pela veracidade de todas as informações prestadas. 3. DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 3.1. O candidato com deficiência poderá optar por concorrer às vagas em conformidade com este Edital, desde que manifeste esse interesse no ato da inscrição e que, posteriormente, seja comprovada sua deficiência através da Junta Multiprofissional da UERN As pessoas com deficiência, caso necessitem de condições especiais para se submeterem às Provas e às demais etapas de avaliação previstas neste Edital, deverão solicitá-las por escrito, no ato da inscrição, justificando os motivos de sua solicitação (ANEXO 4) As pessoas com deficiência que, no ato da inscrição, não declararem esta condição conforme o item anterior, não poderão recorrer em favor de sua situação As pessoas com deficiência participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de realização de aplicação das provas e à nota mínima exigida para os demais candidatos Para efeito deste edital, são consideradas condições especiais: prova ampliada, prova em Braille, transcritor do Braille para a tinta, fiscal ledor, escriba, auxílio de intérprete/tradutor em libras, sala especial. 4. DO PERÍODO, HORÁRIO, LOCAL E TAXA DE INSCRIÇÃO 4.1. O período de inscrição ocorrerá de 23/05/2016 a 30/06/2016, de segunda-feira a sexta-feira, em dias úteis, no horário de 08h00min as 11h00min e das 13h00min as 16h00min A inscrição deverá ser feita pelo(a) candidato(a) ou pelo seu procurador(a) legalmente constituído, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, situada na Faculdade de
4 Ciências Econômicas (FACEM), no Campus Central da UERN, Rua. Prof. Antônio Campos, s/n, Bairro Costa e Silva, CEP , Mossoró/RN As inscrições através de correspondência só serão aceitas se enviadas por via SEDEX ou equivalente para estrangeiros e postadas até o dia 28/06/2016. Toda a documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM). Mestrado em Geografia (MAG). Rua Professor Antônio Campos, s/n, Bairro Costa e Silva, Campus Central. CEP , Mossoró/RN No ato da inscrição, o candidato deverá comprovar recolhimento da taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), na forma de depósito bancário (direto no caixa ou transferência entre contas), na Caixa Econômica Federal, Agência 2380, Op. 003, Conta Corrente nº , em favor do MESTRADO EM GEOGRAFIA A divulgação das inscrições homologadas estará disponível a partir do dia 06 de julho de 2016, no site do Mestrado em Geografia ( e no mural da Secretaria de Pós-Graduação do Mestrado em Geografia. CRONOGRAMA DA SELEÇÃO Atividade Data Lançamento do Edital 23/05/2016 Período de Inscrições 23/05/2016 a 30/06/2016 Data limite para postagens (inscrições por sedex) 28/06/2016 Homologação das inscrições 06/07/2016 Prova Escrita 11/07/2016 Resultado da prova escrita a partir de 13/07/2016 Divulgação das notas dos projetos dos alunos aprovados 18/07/2016 na prova escrita Início das entrevistas 21/07/2016 Resultado das entrevistas a partir de 22/07/2016 Resultado da análise do currículo 27/07/2016 Resultado final A partir de 29/07/2016 Matrículas dos aprovados 04 e 05/08/ DA SELEÇÃO 5.1. A seleção far-se-á mediante quatro etapas: a) prova escrita, de caráter eliminatório; b) análise do pré-projeto, de caráter eliminatório; c) Entrevista, de caráter eliminatório e d) análise de currículo, de caráter classificatório A prova escrita, versando sobre temas relacionados à área de concentração Paisagens Naturais e Meio Ambiente (referências bibliográficas no ANEXO 8), terá duração de 3 (três) horas.
5 5.3. A prova escrita será realizada no dia 11 de julho de 2016, às 08h00min, nas salas do Departamento de Gestão Ambiental, na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), localizado no Campus Central da UERN, na Rua Prof. Antonio Campos, s/n - Costa e Silva, Mossoró/RN. O Candidato deverá comparecer ao local com 01 (uma) hora de antecedência do início da prova portando documento de identificação com foto e caneta azul ou preta. 5.4 O resultado da prova escrita sairá a partir do dia 13 de julho de Os candidatos aprovados na prova escrita terão seus projetos de pesquisa avaliados, segundo os seguintes critérios: originalidade da proposta e adequação às linhas de pesquisa do PPGEO (2,5 pontos); revisão teórica na formulação da problemática da pesquisa (2,5 pontos); procedimentos metodológicos (2,5 pontos); clareza e correção da linguagem (2,5 pontos). Os resultados serão divulgados a partir de 18 de julho de Na entrevista, o candidato aprovado na prova escrita e na avaliação do projeto de pesquisa, será arguido sobre a sua capacidade de argumentação teórico-metodológica nas linhas de pesquisa do PPGEO e na exequibilidade da proposta de pesquisa considerando a disponibilidade de laboratórios, equipamentos e recursos financeiros A entrevista será feita a partir de 21 de julho de 2016, por ordem de classificação das etapas anteriores. O local e a hora serão divulgados junto com o resultado da análise dos projetos. 5.8 O resultado da entrevista sairá a partir do dia 22 de julho de A análise do Currículo será feita a partir de 22 de julho de 2016, considerando a pontuação dos candidatos e a distância proporcional, sendo que, ao candidato com a maior pontuação será atribuída nota 10,0 e os demais terão sua nota obtida por meio de regra de três simples O resultado da análise do Currículo sairá a partir do dia 27 de julho de Não será permitido o acesso ao recinto de realização da prova escrita e da entrevista ao candidato que, por qualquer motivo, não tenha se apresentado no horário previsto neste Edital ou em comunicação posterior O não comparecimento do candidato, por qualquer motivo, para a realização da prova escrita e da entrevista, à hora marcada, implicará na sua eliminação automática e irrecorrível. 6. DA CLASSIFICAÇÃO 6.1. A classificação dos candidatos será baseada nos seguintes itens: a) O candidato ao Mestrado deverá ter um aproveitamento mínimo de 70% na prova escrita, na análise do projeto e na entrevista, ou seja, serão selecionados para as etapas subsequentes àqueles candidatos que obtiverem nota igual ou maior que 7,0 (sete) em cada etapa.
6 b) Os candidatos aprovados na entrevista terão o currículo lattes avaliado, conforme a pontuação do ANEXO A Nota Final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas na prova escrita, no pré-projeto, na entrevista e na análise do currículo, considerando-se os seguintes pesos: Prova escrita - peso 4 (quatro); Pré-projeto - peso 4 (quatro); Entrevista peso 3 (três) e Análise curricular - peso 2 (dois) Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, respeitada a ordem de classificação e o número de vagas disponíveis em cada modalidade Em caso de empate, será selecionado o candidato que apresentar maior pontuação nos seguintes critérios, em ordem de prioridade: 1) prova escrita, 2) pré-projeto, 3) entrevista e 4) o candidato de maior idade Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas previstas. 7. DA DIVULGAÇÃO 7.1. A divulgação do resultado final será a partir do dia 29 de julho de O resultado será disponibilizado no site do Mestrado em Geografia ( e no mural da Secretaria de Pós-Graduação do Mestrado em Geografia. 7.2 No dia 03 de agosto de 2016 a partir das 18 horas os candidatos aprovados que solicitaram sua inscrição através das vagas destinadas para deficientes deverão se apresentar a Junta Multiprofissional da UERN. 8. DOS RECURSOS 8.1. Poderão ser interpostos recursos em até 48 horas após a divulgação dos resultados de cada etapa. 9. DA MATRÍCULA 9.1. O período de matrícula ocorrerá nos dias 04 e 05 de agosto de 2016, para a primeira chamada e no dia e 11 de agosto de 2016 para segunda chamada A admissão dos candidatos selecionados para o curso de Mestrado em Geografia somente se concretizará pelo seu registro de matrícula na Secretaria de Pós-Graduação Início do semestre letivo: 08 de agosto de 2016.
7 10. DAS BOLSAS A seleção do candidato não implica em compromisso de bolsa por parte do programa. 11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Os documentos dos candidatos não selecionados estarão disponíveis na Secretaria de Pós- Graduação para devolução, até 30 dias após a divulgação do resultado final da seleção. Após este período, os documentos não retirados serão descartados A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, provas e matrícula caso seja verificada a falsidade em qualquer declaração e/ou irregularidade nas provas ou em documentos apresentados Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regimento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve Outras informações estão disponíveis na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, FACEM/UERN, na Rua Professor Antônio Campos, s/n, Bairro Costa e Silva, Campus Central, CEP , Mossoró/RN. [email protected] Fone: (84) Os casos omissos serão julgados, em primeira instância pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geografia e, em instância ulterior, pelos órgãos competentes da Universidade. Mossoró-RN, 23 de maio de Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia Portaria 253/2016 GR/UERN
EDITAL Nº 020 / 2015 PPGSS / UERN
Governo do Estado do Rio Grande do Norte UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEG FACULDADE DE ENFERMAGEM-FAEN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE
EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. EDITAL POSGRAP N o 24/2011
EDITAL POSGRAP N o 24/2011 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (POSGRAP) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso
Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.
EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 01/2016 DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA - MESTRADO ACADÊMICO
EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPGF UERN Campus Universitário Central Rua Prof. Antonio Campus, s/n Br
EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPI JANUÁRIA/MG E SALINAS/MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA Edital Nº 002 / 2012 Edital de Seleção ao Curso de Pós-Graduação
EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTI-INSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/UFRN EDITAL N.
1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTI-INSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/UFRN EDITAL N. 1/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL EDITAL 001/2013 Seleção para o Programa de Pós-Graduação em
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS
EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante
EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO
1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições
Art 1º. Poderá candidatar-se às vagas residuais existentes em cursos de graduação do IF Baiano Campus Uruçuca:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO End.: Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro - CEP: 45.680-000 - Uruçuca-BA
EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL)
EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) A Direção Acadêmica e Administrativada Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições legais, em atendimento ao
I - Das disposições iniciais
EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
AVISO DE EDITAL Nº 001/2010
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA CIVIL - MESTRADO - AVISO DE EDITAL Nº 001/2010 A Coordenadoria do Programa
PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA
PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES O Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições
EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG
EDITAL 01/2016 - PROCESSO SELETIVO PARA FUNÇÃO DE TÉCNICO EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
EDITAL 01/2016 - PROCESSO SELETIVO PARA FUNÇÃO DE TÉCNICO EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA A Fundação Educacional de Fernandópolis FEF localizada no município de Fernandópolis Estado de São Paulo torna pública
Campus Recife e de Núcleos do Centro Acadêmico do Agreste, indicados no
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO EDITAL nº9, de 09 de abril de 202, publicado no D.O.U. nº 69, de 0 de abril de 202, Seção 3, págs. 47-48. De acordo
EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01 DE 2016 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01 DE 2016 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Campus do Ifes ofertante das vagas: Venda Nova do
EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR
EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 036/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,
EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 26/2018 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 26/2018 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Campus ofertante das vagas: Venda Nova do Imigrante
EDITAL - PROCESSO SELETIVO
PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura
EDITAL Nº11 /CSSB, DE 28 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO
EDITAL Nº11 /CSSB, DE 28 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO, nomeado pela Portaria N 1256, de 03 de dezembro
EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL COPPE-PEQ/PÓS nº 02/2009 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EDITAL Nº 127/2017 Referente ao Aviso nº 205/2017, publicado no DOE de 22/12/2017.
EDITAL Nº 127/2017 Referente ao Aviso nº 205/2017, publicado no DOE de 22/12/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura
CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EDITAL Nº 001/2015 UEG/Câmpus Jussara de 30 de Novembro de 2015. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
EDITAL PRODIR / POSGRAP N 02/2016 Programa de Pós-Graduação em Direito Aprovado em reunião do Colegiado, em 8 de maio de 2016 Disciplinas Especiais O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito
a) Primeira Fase, com duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório:
EDITAL PGM - PRODESP 01/2013 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE DIREITO 1 A PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, tendo em vista o disposto no art. 101, e parágrafo único da Lei Complementar Municipal
DO OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO CURSO DE MESTRADO
Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas/Campus V Santo Antonio de Jesus Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local EDITAL Nº. 003/2015 O Reitor da Universidade
1 DO PRÉ-REQUISITO que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, 2 DAS INSCRIÇÕES 2.1 Período: 2.2 Horário: 2.
EDITAL 26/2017, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA OFERTA DE VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
EDITAL Nº 09/2018 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR
EDITAL Nº 09/2018 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015
1 EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no curso de Graduação em Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, no 2º semestre letivo de 2015, na condição de Transferido
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretora da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas - FADILESTE, em conformidade com a Lei nº 9.394/96, em conformidade com o
EDITAL Nº 72, DE 18 DE JULHO DE 2014
EDITAL Nº 72, DE 18 DE JULHO DE 2014 CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI, torna público o presente
INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015.
EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, informam, por meio do presente Edital, que estão abertas as
EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇAO E CONTROLADORIA MAAC - TURMA 2012-2014
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria PPAC EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA
* Caso mais vagas sejam disponibilizadas durante a vigência deste edital, estas serão preenchidas conforme a lista de classificação.
EDITAL Nº 17 IFRS CAMPUS VACARIA, DE 14 DE JULHO, DE 2017 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA INGRESSO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRS CAMPUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas DDP da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de
EDITAL 40/2014-PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014
Edital de Abertura n.º 40/2014 PROPEP/UFAL P á g i n a 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação EDITAL 40/2014-PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO
1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses.
EDITAL Nº 106 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ANO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28)
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES (28) 3520-0600 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
EDITAL N o 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ANO LETIVO 2016
EDITAL N o 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ANO LETIVO 2016 O Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, no uso de suas atribuições legais, torna público
EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/2016 PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREENCHIMENTO
Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN
EDITAL N 004/2015 DAC O Diretor Acadêmico da Faculdade de Agronegócio Paraíso do Norte - FAPAN, no uso de suas atribuições regimentais, considerando o disposto no Inciso II do Artigo 44 da Lei n 9.394,
EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 01 / 2016.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 01 / 2016. A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo e faz saber o número de VAGAS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO PAULO / PIRITUBA
EDITAL Nº 02/20018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA REOPÇÃO DE CURSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO PRIMEIRO
Edital Nº 02/ Processo seletivo agendado
Edital Nº 02/2018 - Processo seletivo agendado A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO - FRT, credenciada pelo parecer CNE/CES nº 537/2017 homologado pela Portaria N o 1.582, de 22 de dezembro de 2017, publicada na
CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO TOCANTINS Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 01/2018 Em 19 de Dezembro de 2018 O Presidente da Comissão
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014
EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO
Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.
Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/1 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM COMISSÃO ORGANIZADORA Solange Fonseca Marquione Gomes Raquel Munis Suelen Gomes 2 SUMÁRIO 1 - CURSOS OFERECIDOS 04 2 - AGENDA
EDITAL Nº 16, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2013
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA
