8 -SISTEMA DE PROJEÇÃO UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR - UTM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8 -SISTEMA DE PROJEÇÃO UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR - UTM"

Transcrição

1 8 -SISTEMA DE PROJEÇÃO UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR - UTM

2 Introdução: histórico; definições O Sistema de Projeção UTM é resultado de modificação da projeção Transversa de Mercator (TM) que também é conhecida como projeção de Gauss-Kruger. Inicialmente este sistema foi concebido por Gauss, e foi reestudado pelo geodesista Kruger que estabeleceu o sistema de fusos. Objetivando a aplicação mundial, desenvolveu-se o sistema UTM procurando atender a critérios básicos especificados pelos militares para um sistema de coordenadas planas. Os critérios exigidos são: 1. Conformidade, afim de minimizar erros direcionais. 2. Continuidade nas áreas cobertas, com um número mínimo de zonas.

3 Introdução: histórico; definições 3. Erros de escala causados pela projeção não exceder uma tolerância especificada. 4. Referência única num sistema de coordenadas planorretangular para todas as zonas. 5. Fórmula de transformação de uma zona para outra ser uniforme por todo o sistema, assumindo um elipsóide de referência. 6. Convergência meridiana não exceder a cinco graus (5º).

4 Introdução: histórico; definições A Associação Geodésia e Geofísica Internacional (AGGI) em 1935 sugeriu a adoção de um sistema único para o continente africano, porém, só em 1951, recomendou em caráter mais amplo o sistema UTM para o mundo inteiro. No Brasil este sistema vem sendo adotado pela Diretoria do Serviço Geográfico (DSG) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1955 para o mapeamento sistemático do país.

5 Imagem geométrica No sistema UTM, os pontos supostos sobre o elipsóide, são projetados para um cilindro posicionado transversalmente em relação ao eixo de rotação da terra. O meridiano central e o equador são representados ortogonalmente segundo linhas retas.

6 Imagem geométrica FIGURA Cilindro transverso e secante ao elipsoide.

7 Imagem geométrica As linhas de contato do cilindro com o elipsoide são paralelas a um meridiano central, e ao longo das quais a projeção é equidistante, sendo que no meridiano central e outros meridianos esta propriedade não é válida. Observa-se que nas regiões compreendidas entre os meridianos extremos e as linhas de secâncias ocorre ampliação, e entre as duas linhas de secâncias redução.

8 Sistema de fusos (zones) O elipsoide é dividido em 60 fusos de 6º, estabelecendo em cada fuso um sistema parcial. Cada fuso terá um meridiano central que na interseção com o equador será a origem do sistema. Os fusos são limitados por duas longitudes múltiplas de seis e os limites das latitudes vão de 84º N a 80º S. Com esses limites de latitude, nota-se que o sistema não é utilizado para representar regiões polares.

9 Sistema de fusos (zones) Os fusos do sistema são numerados de 1 a 60 contados a partir do antimeridiano de Greenwich no sentido antihorário.

10 Sistema de fusos (zones)

11 Sistema de fusos (zones)

12 Sistema de fusos (zones) O número do fuso pode ser obtido pelas equações: N = 30 + int [λ/6]; λ=longitude (-) para W (hemisfério ocidental); N = 31 + int [λ/6]; λ=longitude (+) para E (hemisfério oriental); Se se conhece a longitude do Meridiano Central o número do fuso pode ser obtido pela seguinte equação: N = (183 + λ MC )/6; onde: λ MC =longitude do Meridiano Central; Se se conhece o número do fuso, a longitude do Meridiano Central pode ser obtida pela seguinte equação: λ MC = x N; onde: λ MC =longitude do Mer. Central;

13 Sistema de coordenadas planas Tendo como origem do sistema o cruzamento do meridiano central do fuso com o equador, o sistema terá abcissas e ordenadas representadas convencionalmente por E e N respectivamente. Para não haver o caso de coordenadas negativas é atribuído na origem ,000 m para a abcissa E e ,000 m para a ordenada N (no caso do hemisfério Sul) Quando representando o hemisfério Norte o N é zero na origem.

14 Sistema de coordenadas planas FIGURA Eixos coordenados do sistema UTM.

15 Características técnicas 1. Projeção conforme - Transversa de Mercator (Gauss- Kruger). 2. Fusos de 6º de amplitude, limitados por meridianos nas longitudes múltiplas deste valor, desta forma coincidindo com fusos de carta internacional ao milionésimo (CIM).

16 Características técnicas FIGURA O Brasil dividido em fusos de 6º e faixas de 4º (CIM).

17 Características técnicas 3. Cada zona (ou fuso) é dividida em bandas a cada 8º de Latitude; 4. As bandas são nomeadas de C até X, começando na Latitude 80º S; 5. A banda X tem 12º;

18 Características técnicas

19 Características técnicas

20 Características técnicas

21 Características técnicas FIGURA O Brasil dividido em fusos de 6º e bandas de 8º (Grade UTM).

22 Características técnicas 6. Limitações do sistema até a latitude de 80º para sul e 84º para norte. 7. Coeficiente de deformação linear no meridiano central Ko = 0,9996 = 1-1/2500. Utilizar o coeficiente de deformação linear no meridiano central Ko = 0,9996, significa limitar o erro de escala à 1/ O sistema UTM apresenta reduções e ampliações, sendo as reduções máximas no meridiano central (0,9996) e as ampliações máximas nas bordas do fuso (1,001).

23 Características técnicas Utilizar o coeficiente de deformação linear nos meridianos extremos K = 1,001, significa limitar o erro de escala à 1/1000.

24 Características técnicas FIGURA Ampliação e redução no sistema UTM.

25 Características técnicas 9. Em consequência da deformação linear causada pelo posicionamento do cilindro secante ao elipsoide, a carta UTM não possui escala única. A variação de escala é lenta e uniforme em torno de um mesmo ponto.

26 Características técnicas FIGURA Ampliação e redução no sistema UTM.

27 Características técnicas 10. O meridiano central e o equador são representados por linhas retas. Os demais paralelos e meridianos são linhas curvas.

28 Características técnicas

29 Características técnicas FIGURA Equador e meridianos principais.

30 Norte de quadrícula e convergência meridiana Enquanto as direções Norte e Sul geodésicas convergem para os polos, na carta UTM, as direções são representadas paralelamente ao meridiano central e representam as direções norte-sul na quadrícula. A diferença angular entre a direção norte-sul geodésica (Ng) resultante da transformada de um meridiano e a direção norte-sul da quadrícula (NQ), caracteriza a convergência meridiana. No meridiano central e no equador as duas direções coincidem e o Ng = NQ.

31 Norte de quadrícula e convergência meridiana FIGURA Norte de Quadrícula e norte geodésico.

32 Utilização da convergência meridiana A convergência meridiana é utilizada para transformar azimute verdadeiro, determinado via astronomia, em azimute plano que é referido ao norte de quadrícula e viceversa. O azimute plano é utilizado em geodésia para cálculo das coordenadas planas (N, E) do sistema UTM. O azimute verdadeiro é utilizado em topografia para cálculo de coordenadas em sistemas locais (X, Y).

33 Utilização da convergência meridiana O azimute elipsóidico (geodésico) é referido à superfície elipsoidal, enquanto o azimute verdadeiro (astronômico) é referido a superfície real da terra. A pequena diferença existente entre ambos pode ser negligenciada sem prejuízo na precisão de levantamentos topográficos.

34 Mapeamento de regiões polares Nas regiões de latitudes superiores a 80º Sul ou 80º Norte, outro sistema de projeção deverá ser utilizado, sendo que a projeção plana polar conforme (estereográfica) (denominada em equipamentos GNSS de UPS) é a de maior uso. Deverá haver uma sobreposição de 30' entre projeções, isto é, à partir de 79º 30' de latitude (sul ou norte) emprega-se a projeção estereográfica polar.

35 Deformação linear numa região qualquer Para encontrar a deformação linear em uma posição qualquer, pode-se fazer uso da seguinte equação, simplificada, recomendada por Richardus: [ K p =k 1+ ( 0 Sendo: Ko = 0,9996 = coeficiente de deformação no meridiano central. E' = distância sobre a projeção (no cilindro) do ponto P ao meridiano central. R = MN = raio médio da terra. ( E 2)] )2 2 R

36 Deformação linear numa região qualquer M = raio de curvatura de seção meridiana no ponto P de latitude geodésica e que pode ser calculado por: M a(1 e 2 (1 e sen 2 2 ) ) 3/ 2 N = raio de curvatura da seção 1.º vertical no ponto P, que pode ser calculado por: N (1 e 2 a sen 2 ) 1/ 2

37 Deformação linear numa região qualquer onde : a = semieixo maior do elipsoide e = primeira excentricidade do elipsoide e 2 = (a 2 - b 2 )/a 2

38 Operações envolvendo coordenadas UTM Algumas operações principais envolvendo coordenadas planas no sistema UTM devem ser perfeitamente dominadas pelos agrimensores, cartógrafos e profissionais de área afins. Estas operações principais são: 1. Transformação de coordenadas geodésicas em coordenadas planas no sistema UTM. 2. Transformação de coordenadas planas no sistema UTM em coordenadas geodésicas. 3. Transformações de distâncias geodésicas em distâncias planas no sistema UTM e vice-versa. 4. Transformação de azimutes planos UTM em azimutes geodésicos.

39 Operações envolvendo coordenadas UTM 5. Transformação de coordenadas planas no sistema UTM em coordenadas locais XY. 6. Transformação de coordenadas locais XY em coordenadas planas no sistema UTM. 7. Transporte de coordenadas planas no sistema UTM.

40 Outros Sistemas TM A seguir seguem algumas projeções que também são baseadas na Projeção TM: Gauss-Krugüer Fusos de 3 de amplitude em longitude; Coeficiente de deformação de escala no meridiano central, ko = 1; Origem das coordenadas planorretangulares na interseção do equador com o meridiano central do fuso, acrescidas das constantes m (para hemisfério sul) e m para as coordenadas Norte (N) e Este (E) respectivamente.

41 Outros Sistemas TM Gauss-Tardi Fusos de 6 de amplitude em longitude; Coeficiente de deformação de escala no meridiano central, ko = 0,999333; Origem das coordenadas planorretangulares na interseção do equador com o meridiano central do fuso, acrescidas das constantes m (para o hemisfério sul) e m para as coordenadas Norte (N) e Este (E) respectivamente.

42 Outros Sistemas TM RTM - Regional Transverso de Mercator, também conhecido como SPC - State Plane Coordinate System Fusos de 2 de amplitude em longitude; Meridianos centrais nas longitudes de grau ímpar; Coeficiente de deformação de escala no meridiano central, ko = 0,999995; Origem das coordenadas planorretangulares na interseção do equador com o meridiano central do fuso, acrescidas das constantes m (para o hemisfério sul) e m para as coordenadas Norte (N) e Este (E) respectivamente.

43 Outros Sistemas TM LTM - Local Transverso de Mercator Fusos de 1 de amplitude em longitude; Meridianos centrais a cada 30'; Coeficiente de deformação de escala no meridiano central, ko = 0,999995; Origem das coordenadas planorretangulares na interseção do equador com o meridiano central do fuso, acrescidas das constantes m (para o hemisfério sul) e m para as coordenadas Norte (N) e Este (E) respectivamente.

OS SISTEMAS UTM, RTM, LTM, GAUSS-KRÜGER E PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL

OS SISTEMAS UTM, RTM, LTM, GAUSS-KRÜGER E PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA OS SISTEMAS UTM, RTM, LTM, GAUSS-KRÜGER E PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br O

Leia mais

O Sistema de Projeção UTM

O Sistema de Projeção UTM Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes O Sistema de Projeção UTM Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges 1 Segundo LIBAULT (1975),

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes PTR Laboratório de Topografia e Geodésia LTG 1 2 O que é a Projeção UTM? É a projeção Universal Transversa de Mercator.

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Projeção UTM. Cartograa II. Marcos Aurélio Basso. IFSULDEMINAS - Campus Incondentes

Projeção UTM. Cartograa II. Marcos Aurélio Basso. IFSULDEMINAS - Campus Incondentes Projeção UTM Cartograa II Marcos Aurélio Basso IFSULDEMINAS - Campus Incondentes Objetivos A projeção UTM. Qual sua importância na engenharia? Especicações da projeção UTM Características da UTM. A projeção

Leia mais

Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM

Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando Introdução Existem muitas e

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE RS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Cartografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM Prof. Renato Beppler Spohr PROJECÕES CARTOGRÁFICAS

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

Aula 2 Sistemas de Coordenadas & Projeções Cartográficas. Flávia F. Feitosa

Aula 2 Sistemas de Coordenadas & Projeções Cartográficas. Flávia F. Feitosa Aula 2 Sistemas de Coordenadas & Projeções Cartográficas Flávia F. Feitosa Disciplina PGT 035 Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento e Gestão do Território Junho de 2015 Dados Espaciais são Especiais!

Leia mais

Sistemas de Coordenadas:

Sistemas de Coordenadas: Necessários para expressar a posição de pontos sobre a superfície (elipsóide, esfera, plano). Î Para o Elipsóide, empregamos o Sistema de Coordenadas Cartesiano e Curvilíneo: PARALELOS E MERIDIANOS. Î

Leia mais

Coordenadas Geográficas e Projeção UTM. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Coordenadas Geográficas e Projeção UTM. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Coordenadas Geográficas e Projeção UTM Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Introdução Com o intuito de determinar a localização precisa de pontos na superfície terrestre e ultrapassar as limitações

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

Projeções Cartográficas: UTM. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas: UTM. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas: UTM Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Propriedades da Projeção UTM Fusos do Brasil Deformações advindas da projeção Problemas

Leia mais

Representações Cartográficas. O sistema UTM. Joel Gripp Junior

Representações Cartográficas. O sistema UTM. Joel Gripp Junior Representações Cartográficas O sistema UTM Joel Gripp Junior A confecção de um mapa normalmente começa(*) a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho, como é o caso de um globo. A transformação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA MARIA APARECIDA ZEHNPFENNIG ZANETTI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA MARIA APARECIDA ZEHNPFENNIG ZANETTI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA MARIA APARECIDA ZEHNPFENNIG ZANETTI SISTEMA DE COORDENADAS UNIVERSAL TRANSVERSO DE MERCATOR - SISTEMA UTM - CURITIBA 2017 3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

O que é a Projeção UTM?

O que é a Projeção UTM? 1 1 O que é a Projeção UTM? É a projeção Universal Transversa de Mercator. Assim como a Projeção de Mercator, é uma projeção cilíndrica. Como foi visto na aula de projeções, uma projeção transversa é aquela

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA

CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA PROJEÇÃO Universal Transversa de Mercator (UTM) COORDENADAS UTM Elaborado por: Andréia Medinilha Pancher e Maria Isabel Castreghini de Freitas SISTEMA DE PROJEÇÃO UNIVERSAL TRANSVERSA

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Projeção cartográfica Quanto as propriedades espaciais Conformes os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. Sistemas de Coordenadas Equivalentes quando as áreas

Leia mais

FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA

FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG aplicado ao Meio Ambiente 2011 Por que é preciso ter conhecimento a respeito de cartografia

Leia mais

ESCALAS ESCALAS. Cartografia conceitos básicos. Prof. Luciene Delazari. l E L E N

ESCALAS ESCALAS. Cartografia conceitos básicos. Prof. Luciene Delazari. l E L E N Cartografia conceitos básicos Prof. Luciene Delazari Introdução ao SIG Agronomia ESCALAS ESCALA é a relação entre o comprimento na representação e o comprimento horizontal correspondente no terreno. As

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas UTM

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas UTM UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas UTM Recife, 2014 Modelo Plano Considera a porção da Terra em estudo com sendo plana. É a simplificação

Leia mais

Universidade Federal do Ma Pós-Graduação em Eng. Elétrica

Universidade Federal do Ma Pós-Graduação em Eng. Elétrica Universidade Federal do Ma Pós-Graduação em Eng. Elétrica Sistemas de Informação Geográfica Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática Georeferenciamento 1. Conceitos Básicos 2. Georeferências Nomes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br As projeções cartográficas nasceram

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz de um rio, ou o pico de uma montanha, somente poderá ser localizado se for possível descrevê-lo em relação a outros objetos

Leia mais

Projeção Transversa de Mercator ou Projeção de Gauss

Projeção Transversa de Mercator ou Projeção de Gauss Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica Disciplina de Projeções Cartográficas Prof. Henrique Firkowski Subsídio para aulas teóricas

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA CONCEITOS DE CARTOGRAFIA XIV CURSO DE USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE Julio Cesar de Oliveira Julho 2011 SUMÁRIO 1 Introdução 2 Tipos de Representações Cartográficas 3 -

Leia mais

MÓDULO I CARTOGRAFIA E GEODÉSIA

MÓDULO I CARTOGRAFIA E GEODÉSIA PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco/PR Departamento Acadêmico de Agrimensura 0 CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE CADASTRO

Leia mais

Projeções Cartográficas. Profa. Ligia

Projeções Cartográficas. Profa. Ligia Projeções Cartográficas Profa. Ligia Introdução Como representar uma superfície curva em um plano? Projeção: estabelecimento de um método, segundo o qual, a cada ponto da superfície da Terra corresponda

Leia mais

Geomática/SIGDR 22 de Março de Sistemas de Referência: projecções

Geomática/SIGDR 22 de Março de Sistemas de Referência: projecções Geomática/SIGDR 22 de Março de 2013 Sistemas de Referência: projecções Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática/SIGDR 2012 2013 22 de Março de 2013 1 / 16 1 Sistemas de referência espaciais

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

Projeções Cartográficas. Profa. Ligia

Projeções Cartográficas. Profa. Ligia Projeções Cartográficas Profa. Ligia Introdução Como representar uma superfície curva em um plano? Projeção: estabelecimento de um método, segundo o qual, a cada ponto da superfície da Terra corresponda

Leia mais

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1 E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1 IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Topografia Semestre: 3º Créditos: 2.0.0.2.0 Carga Horária: 60 h Período Letivo: 2015/2 Docente Responsável: VINICIUS MELO NOGUEIRA SILVA Contato:

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta CARTOGRAFIA Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Rotta SISTEMA DE COORDENADAS Por que os sistemas de coordenadas são necessários? Para expressar a posição de pontos sobre uma superfície É com base em sistemas

Leia mais

Informe A: Carta Geográfica Georeferenciada do Jardim Botânico de Cubatão

Informe A: Carta Geográfica Georeferenciada do Jardim Botânico de Cubatão CONSULTORIA (EQUIPE 3) JARDIM BOTÂNICO DE CUBATÃO Atendendo ao Termo de Referência BR-T1117/BID Desenvolvimento de métodos e modelos de manejo e recuperação ambiental em áreas degradadas por reassentamento

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Geoprocessamento Aplicado Semestre: 5º Créditos: 2.0.2.0 Carga Horária: 60h Período Letivo: 2015/1 Docente Responsável: Vinicius

Leia mais

Cartografia Básica B Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior

Cartografia Básica B Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Geomática Aplicada à Engenharia Civil Fundamentos Teóricos e Práticos Cartografia Básica B Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior 1 - Introdução DIFERENÇAS ENTRE PANTA,, CARTA E MAPA Planta: é uma carta

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução Geografia Capítulo 2 Cartografia Introdução Cartografia é a ciência voltada para o estudo da construção e interpretação de mapas. Nesta ciência estuda-se como representar uma área geográfica em uma superfície

Leia mais

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de Projeções Deformações advindas das projeções Projeções: cônicas, cilíndricas

Leia mais

Geomática Aplicada à Engenharia Civil Fundamentos Teóricos e Práticos. Cartografia Básica e Fotogrametria

Geomática Aplicada à Engenharia Civil Fundamentos Teóricos e Práticos. Cartografia Básica e Fotogrametria Geomática Aplicada à Engenharia Civil Fundamentos Teóricos e Práticos Cartografia Básica e Fotogrametria Definição Cartografia preocupa-se em apresentar um modelo de representação de dados para os processos

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia Conhecer

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS GEODÉSICAS EM TOPOGRÁFICAS E VICE- VERSA

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS GEODÉSICAS EM TOPOGRÁFICAS E VICE- VERSA TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS GEODÉSICAS EM TOPOGRÁFICAS E VICE- VERSA Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal Transformação do Sistema Geodésico OXYZ para o Sistema Geodésico local oxyz u Z n e o Sistema geodésico

Leia mais

Sistemas de Projeções Cartográficas:

Sistemas de Projeções Cartográficas: Sistemas de Projeções Cartográficas: Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre. Isto ocorre porque não se pode passar de uma superfície curva para uma superfície plana sem que

Leia mais

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Campus Universitário do Araguaia CUA Curso de Bacharelado em Ciência da Computação SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Introdução

Leia mais

Geometria do Elipsoide. FGL João F Galera Monico PPGCC Abril 2018

Geometria do Elipsoide. FGL João F Galera Monico PPGCC Abril 2018 Geometria do Elipsoide FGL João F Galera Monico PPGCC Abril 2018 Elipsoide de Revolução Rotação de uma elipse sobre um de seus eixos! Neste caso: eixo Z Elipse no plano YZ com X = 0 Z Elipse no plano XY

Leia mais

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Projeções Cartográficas Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado O que são projeções cartográficas? Podemos definir um projeção como sendo um sistema plano de meridianos e paralelos,

Leia mais

ANÁLISES DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PARA GRANDES ESCALAS

ANÁLISES DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PARA GRANDES ESCALAS p.1-9 ANÁLISES DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PARA GRANDES ESCALAS WANESSA DE OLIVEIRA SOUZA SILVIO JACKS DOS ANJOS GARNÉS Universidade Federal de Pernambuco UFPE Centro de Tecnologia e Geociências - CTG Departamento

Leia mais

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas:

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: ESCALAS Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: 1. A necessidade de reduzir as proporções dos acidentes à representar,

Leia mais

Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica

Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Leitura e Interpretação de Cartas Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica Prof. Dr.

Leia mais

Projeções cartográficas

Projeções cartográficas Projeções cartográficas - Não há como transformar uma superfície esférica em um mapa plano sem que ocorram distorções. - Cada projeção é adequada a um tipo de aplicação -Na impossibilidade de se desenvolver

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA Curitiba 01 de abril de 2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA Transporte de na Projeção Universal Transversa de Mercator Transporte de coordenadas na

Leia mais

Sistemas de projeção derivados da Projeção Transversa de Mercator: conceitos básicos e formulação

Sistemas de projeção derivados da Projeção Transversa de Mercator: conceitos básicos e formulação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Departamento de Cartografia Sumário Sistemas de projeção derivados da Projeção Transversa de Mercator: conceitos básicos e formulação. Introdução..

Leia mais

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Topografia e Geomática Fundamentos Teóricos e Práticos AULA 02 Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Características Gerais da Terra A Terra gira em torno de seu eixo vertical

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE CARTOGRAFÍA BÁSICA

PRINCÍPIOS DE CARTOGRAFÍA BÁSICA PRINCÍPIOS DE CARTOGRAFÍA BÁSICA VOLUME No. 1 (Capitulos 1 a 7) da Série PRINCÍPIOS DE CARTOGRAFÍA Editor Coordenador: Paul S. Anderson Incluindo Capítulos Traduzidos do Livro Maps, Distortion and Meaning

Leia mais

Noções de Cartografia

Noções de Cartografia Noções de Cartografia Conteúdo Conceitos de Cartografia Definição de Mapa Datum Sistema de Referência Coordenadas Geográficas Sistema de Projeção Classificação das Projeções O Sistema de Projeção UTM Mapeamento

Leia mais

SISTEMAS DE COORDENADAS E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. M.Sc. César Vinícius Mendes Nery Email: vinicius.nery@ifnmg.edu.br Skipe: vinicius_nery

SISTEMAS DE COORDENADAS E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. M.Sc. César Vinícius Mendes Nery Email: vinicius.nery@ifnmg.edu.br Skipe: vinicius_nery SISTEMAS DE COORDENADAS E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. M.Sc. César Vinícius Mendes Nery Email: vinicius.nery@ifnmg.edu.br Skipe: vinicius_nery Objetivos Ao final da aula o aluno deve: Comparar os modelos

Leia mais

Breve Introdução à Informação Geográfica. João Carreiras Geo-DES jmbcarreiras@iict.pt

Breve Introdução à Informação Geográfica. João Carreiras Geo-DES jmbcarreiras@iict.pt Breve Introdução à Informação Geográfica João Carreiras Geo-DES jmbcarreiras@iict.pt Resumo 1 Informação Geográfica 2 Características da Informação Geográfica 3 Conceito de Escala 4 Coordenadas, Projecções

Leia mais

Noções Básicas de Cartografia

Noções Básicas de Cartografia Noções Básicas de Cartografia 1. Introdução O conceito de Cartografia foi estabelecido em 1966 pela Associação Cartográfica Internacional (ACI), e ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: "A Cartografia apresenta-se

Leia mais

Questões de concursos

Questões de concursos Questões de concursos 2 O Brasil adota um sistema de projeção baseado na Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM), que é constituído por fusos. Quantos fusos existem e a partir de que meridiano

Leia mais

Sistemas de posicionamento

Sistemas de posicionamento Sistemas de posicionamento Sistemas de Posicionamento Directo ou de Referência por Coordenadas.Propriedades das projecções.transformações entre sistemas de coordenadas (Molodensky, Bursa-Wolf). Qual é

Leia mais

Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG. Mobilização e Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica

Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG. Mobilização e Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG Mapa Mapa - Representação, geralmente em escala e em meio plano, de uma relação de feições materiais ou abstratas da superfície da terra Mapa - Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: CARTOGRAFIA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: CARTOGRAFIA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: CARTOGRAFIA II ÂNGULO, AZIMUTE E DISTÂNCIA SOBRE O PLANO DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Prof. Leonard Niero da Silveira

Leia mais

CÁLCULO DE FATOR DE ESCALA UTM PARA MEDIÇÕES COM ESTAÇÕES TOTAIS

CÁLCULO DE FATOR DE ESCALA UTM PARA MEDIÇÕES COM ESTAÇÕES TOTAIS CÁLCULO DE FATOR DE ESCALA UTM PARA MEDIÇÕES COM ESTAÇÕES TOTAIS DANIEL CARNEIRO DA SILVA 1 LILIAN NINA SILVA FREDERICO 2 Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Tecnologia e Geociências -

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil. Cartografia. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil. Cartografia. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil Cartografia Profa. Adriana Goulart dos Santos Geoprocessamento e Mapa Cartografia para Geoprocessamento Cartografia preocupa-se

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CAMPO LARGO, 15 DE ABRIL DE 2013 Cartografia Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

GEODÉSIA BÁSICA. Noções de Coordenadas Geodésicas e UTM. Prof.Diogo Maia Prof.Fernando Botelho

GEODÉSIA BÁSICA. Noções de Coordenadas Geodésicas e UTM. Prof.Diogo Maia Prof.Fernando Botelho GEODÉSIA BÁSICA Noções de Coordenadas Geodésicas e UTM Prof.Diogo Maia Prof.Fernando Botelho GEODÉSIA BÁSICA??? Um mapa e especificamente uma planta topográfica é uma representação plana da superfície

Leia mais

Topografia e Cartografia

Topografia e Cartografia Engenharia Ambiental Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, segundo Carlos Lopes Topografia e Cartografia Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, Segundo Carlos

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br COORDENADAS GEODÉSICAS

Leia mais

1. Introdução à Topografia

1. Introdução à Topografia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Itacoatiara 1. Introdução à Topografia Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Topografia é a ciência que

Leia mais

4 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 4.1 INTRODUÇÃO

4 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 4.1 INTRODUÇÃO 4 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 4.1 INTRODUÇÃO A Cartografia se constitui numa ferramenta aplicável a qualquer das atividades humanas que requeiram conhecimento acerca do seu ambiente ou de relacionamentos ocorridos

Leia mais

ENGENHARIA DE DUTOS. Tópicos em Projetos de Dutos. Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos

ENGENHARIA DE DUTOS. Tópicos em Projetos de Dutos. Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos ENGENHARIA DE DUTOS Tópicos em Projetos de Dutos Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos Tales Simões Mattos tales@petrobras.com.br Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres

Leia mais

Geografia. Aula 02. Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas. 2. Projeções cartográficas

Geografia. Aula 02. Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas. 2. Projeções cartográficas Geografia. Aula 02 Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO NATUREZA DOS DADOS ESPACIAIS Julio Cesar Lima d Alge z Introdução z Conceitos de Geodésia z Sistemas de coordenadas z Projeções cartográficas z Transformações

Leia mais

CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS

CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS Elaboração e Organização: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher COORDENADAS GEOGRÁFICAS Elaboração e Organização: Profa. Dra. Andréia Medinilha

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

CARTOGRAFIA. Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) Índice de nomenclatura e articulação de folhas. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) Índice de nomenclatura e articulação de folhas. Prof. Luiz Rotta CARTOGRAFIA Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) Índice de nomenclatura e articulação de folhas Prof. Luiz Rotta CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONÉSIMO Fornece subsídios para a execução

Leia mais

Conceitos de Cartografia e GPS em Celular

Conceitos de Cartografia e GPS em Celular XVIII Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente Conceitos de Cartografia e GPS em Celular Laércio Massaru Namikawa Mapa e Geoprocessamento Necessidade de compartilhar informações

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

Elementos de Cartografia

Elementos de Cartografia Elementos de Cartografia Marcos A. Timbó Departamento de Cartografia 2001 OBJETIVOS O objetivo das presentes notas é apresentar os conhecimentos básicos de Cartografia que são indispensáveis para pesquisadores

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

Aula 00. Geoprocessamento para Analista do IBGE. GEOPROCESSAMENTO PARA ANALISTA DO IBGE Noções Básicas de Cartografia. Professor: Giancarlo Chelotti

Aula 00. Geoprocessamento para Analista do IBGE. GEOPROCESSAMENTO PARA ANALISTA DO IBGE Noções Básicas de Cartografia. Professor: Giancarlo Chelotti Aula 00 GEOPROCESSAMENTO PARA ANALISTA DO IBGE Noções Básicas de Cartografia Professor: Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 Noções

Leia mais

Geomática. Cartografia para Engenharia Ambiental. As Projeções Cartográficas Classificação das Projeções. O problema da representação

Geomática. Cartografia para Engenharia Ambiental. As Projeções Cartográficas Classificação das Projeções. O problema da representação Geomática Cartografia para Engenharia Ambiental Prof. Alex Mota dos Santos Castro (2004) O problema da representação Em síntese, a Cartografia trata das normas para representação dos elementos da superfície

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Fundamentos de Cartografia para o Geoprocessamento 2 1 Geoprocessamento Área do conhecimento

Leia mais

Projeções Cartográficas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Projeções Cartográficas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Projeções Cartográficas Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia SEMINÁRIO 20 min cada DIA 24/11/2017 4 grupos (5 alunos) + TRABALHO ESCRITO (resumo crítico de 1 artigo com 4 a 5 páginas, escrito com

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

Lista de Exercício de Cartografia. 1. Determine as coordenadas planas nas cartas abaixo:

Lista de Exercício de Cartografia. 1. Determine as coordenadas planas nas cartas abaixo: Lista de Exercício de Cartografia 1. Determine as coordenadas planas nas cartas abaixo: 2. Determine a cota dos pontos demarcados na carta abaixo: 3. Desenhe o Perfil Topográficos dos alinhamentos P1,

Leia mais

Mapas são representações totais ou parciais da superfície terrestre em um plano, em uma determinada escala.

Mapas são representações totais ou parciais da superfície terrestre em um plano, em uma determinada escala. 1 1 Projeção Cartográfica é a técnica de projetar a superfície da Terra, admitida como esférica ou elipsóidica, em um plano. A projeção cartográfica é definida por um Modelo da Superfície Terrestre e pelo

Leia mais

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando Conteúdo

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA Prof. Carlos A. Vettorazzi

Leia mais

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/24 Qual a Forma da Durante muito tempo adotou-se a com a forma plana, onde em qualquer momento se chegaria ao fim do oceano, em um grande

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello Forma da Terra Superfície Topográfica Forma verdadeira

Leia mais

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Sumário A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Grupo de Pesquisa em Matemática para o Ensino Médio GPMatEM Prof Luciana Martino: lulismartino@gmail.com Prof Marcos: profmarcosjose@gmail.com Prof Maria Helena:

Leia mais