SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL"

Transcrição

1 1 INFORMAÇÃO N.º 06/2012 Trabalho Extraordinário Médico. Regime Remuneratório 1. O regime remuneratório do trabalho extraordinário médico, por referência à área hospitalar, consta, desde há muito, do Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março 1 (artigo 7.º). 2. O Acordo Colectivo da Carreira Especial Médica (ACCE) 2, por via da sua cláusula 45.ª, preservou o citado regime remuneratório, determinando a sua aplicação a todos os trabalhadores médicos sindicalizados, integrados na carreira especial médica que, independentemente da área profissional, exercem a sua actividade profissional, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, nas entidades empregadoras públicas inseridas no Serviço Nacional de Saúde O mesmo sucedeu com o Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) publicado no Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 41, de 8 de Novembro de 2009, que, por via da sua cláusula 47.ª, determinou a aplicação do mencionado regime remuneratório a todos os trabalhadores médicos sindicalizados que, em regime de contrato individual de trabalho, exercem a sua actividade profissional nas entidades públicas empresariais que subscreveram aquele instrumento de regulamentação colectiva de trabalho. 4. O regime remuneratório consagrado no artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março, prevê três modalidades distintas de trabalho extraordinário médico 4 : a) O prestado em dias úteis: 1 Este diploma aprovou o regime de trabalho do pessoal hospitalar. 2 Publicado, sob a designação de Acordo Colectivo de Trabalho n.º 2/2009, no Diário da República, 2.ª série, n.º 198, de 13 de Outubro de Incluindo nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, em regime de gestão e financiamento privados. 4 O trabalho extraordinário ou suplementar médico é, genericamente, todo aquele que é prestado fora do horário normal de trabalho (cláusulas 42.ª, n.º 1, do ACCE e 43.ª, n.º 1, do ACT). É, ainda, trabalho extraordinário ou suplementar médico, no âmbito específico do serviço de urgência, das unidades de cuidados intensivos e das unidades de cuidados intermédios, todo aquele que ultrapasse as 12 horas semanais (cláusulas 43.ª, n.º 5, do ACCE e 44.ª, n.º 5, do ACT).

2 2 - Em horário diurno: confere o direito a um suplemento remuneratório de 25% na primeira hora e de 50% nas horas seguintes, por referência ao valor da hora de trabalho normal diurno (n.º 3); - Em horário nocturno: confere o direito a um suplemento remuneratório de 75% na primeira hora e de 100% nas horas seguintes, por referência ao valor da hora de trabalho normal diurno (n.º 4); b) O prestado aos sábados depois das 13 horas, domingos, feriados e dias de descanso semanal, em horário diurno: confere o direito a um suplemento remuneratório de 75% na primeira hora e de 100% nas horas seguintes, por referência ao valor da hora de trabalho normal diurno (n.º 5); c) O prestado aos sábados depois das 20 horas, domingos, feriados e dias de descanso semanal, em horário nocturno: confere o direito a um suplemento remuneratório de 125% na primeira hora e de 150.º nas horas seguintes, por referência ao valor da hora de trabalho normal diurno (n.º 6). 5. A base de cálculo dos suplementos remuneratórios vindos de enunciar, em qualquer uma das três modalidades de trabalho extraordinário acima referidas é, sempre, o valor da correspondente hora de trabalho normal diurno. 6. Para o efeito há, pois, que ter em conta as seguintes disposições do Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março: a) O artigo 5.º, n.º 1, relativo à prestação de trabalho normal nocturno em dias úteis, cuja remuneração é superior em 50% à remuneração devida por trabalho equivalente prestado durante o dia; b) O artigo 6.º, n.º 1, relativo à prestação de trabalho normal diurno aos sábados depois das 13 horas, domingos e feriados, cuja remuneração é superior em 50% à remuneração devida por trabalho equivalente prestado em dias úteis; c) O artigo 6.º, n.º 2, relativo à prestação de trabalho normal nocturno aos sábados depois das 20 horas, domingos e feriados, cuja remuneração é superior em 100% à remuneração devida por igual tempo de trabalho normal diurno prestado em dias úteis. 7. Era este, assim, o regime remuneratório especial, muito detalhado, aplicável à prestação de trabalho extraordinário médico quando, em 1 de Janeiro de 2012, entrou em vigor a Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2012.

3 3 8. De entre as várias disposições aplicáveis aos trabalhadores do sector público (Capítulo III da citada lei orçamental) sobressaem, para o que aqui importa, as constantes do artigo 32.º que, sob a epígrafe Pagamento do trabalho extraordinário, estatui o seguinte: 1 Durante a vigência do PAEF [Programa de Assistência Económica e Financeira], como medida excepcional de estabilidade orçamental, todos os acréscimos ao valor da retribuição horária referentes a pagamento de trabalho extraordinário prestado em dia normal de trabalho pelas pessoas a que se refere o n.º 9 do artigo 19.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, alterada pelas Leis n.ºs. 48/2011, de 26 de Agosto, e 60-A/2011, de 30 de Novembro, são realizados nos seguintes termos: a) 25% da remuneração na primeira hora; b) 37,5% da remuneração nas horas ou fracções subsequentes. 2 O trabalho extraordinário prestado em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, e em dia feriado confere às pessoas a que se refere o n.º 9 do artigo 19.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, alterada pelas Leis n.ºs. 48/2011, de 26 de Agosto, e 60-A/2011, de 30 de Novembro, o direito a um acréscimo de 50% da remuneração por cada hora de trabalho efectuado. 3 O regime fixado no presente artigo tem natureza imperativa, prevalecendo sobre quaisquer outras normas, especiais ou excepcionais, em contrário e sobre instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho e contratos de trabalho, não podendo ser afastado ou modificado pelos mesmos Face à referência ao universo pessoal previsto no artigo 19.º, n.º 9, da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro de , não subsistem dúvidas quanto à aplicabilidade transversal do preceito transcrito a todos os trabalhadores do sector público. 10. Incluindo, portanto, ao universo global dos trabalhadores médicos, em regime de contrato de trabalho em funções públicas e em regime de contrato individual de trabalho ao serviço de todas as entidades empregadoras públicas inseridas no Serviço Nacional de Saúde, incluindo nas entidades públicas empresariais e nas parecerias em saúde, em regime de gestão e financiamento privados. 11. No tocante à descodificação do âmbito material do preceito em apreço, cumpre assinalar, desde logo, que a letra do mesmo apenas abrange e atinge os valores percentuais dos suplementos ou acréscimos remuneratórios devidos pela prestação de trabalho extraordinário em dia normal de trabalho, em dia de descanso semanal e em dia feriado. 5 Sublinhados meus. 6 Diploma que aprovou o Orçamento do Estado para 2011.

4 4 Com efeito, 12. O legislador orçamental, através do citado artigo 32.º, procedeu a uma drástica redução da retribuição do trabalho extraordinário no âmbito do sector público, por via de uma expressiva diminuição do valor pecuniário dos respectivos suplementos remuneratórios, cujos valores percentuais, por referência ao valor da hora normal de trabalho, sofreram uma forte compressão Tal redução remuneratória afecta, fatalmente, o trabalho extraordinário médico. 14. Mas, apenas, na parte respeitante ao valor pecuniário de cada um dos suplementos remuneratórios previstos nos n.ºs. 3, 4, 5 e 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março, por força da natureza absolutamente imperativa e prevalecente da norma constante do n.º 3 do artigo 32.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro. 15. A base e modo de cálculo da retribuição do trabalho extraordinário médico, isto é, o critério material de referência para a liquidação da remuneração devida por aquela prestação de trabalho, nas suas diferentes modalidades, permanece intacto. Na verdade, 16. A Lei do Orçamento do Estado para 2012 não revogou o Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março. 17. Pelo que as normas constantes dos seus artigos 5.º, n.º 1 e 6.º, que fixam a base de cálculo da retribuição do trabalho extraordinário médico, permanecem em vigor, uma vez que não foram atingidas pelo artigo 32.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro. 18. A aplicação do disposto nos n.ºs. 1 e 2 deste preceito da lei orçamental não pode, assim, deixar de ser efectuada em articulação com os citados normativos do Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março, como bem se consignou na Circular Informativa n.º 08/2012/UORPRT, de 30 de Janeiro de 2012, da Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS). Todavia, 7 Tal opção político-legislativa é apresentada, sem mais, como uma medida excepcional de estabilidade orçamental. Existiam, porém, outras medidas de contenção da despesa pública, não restritivas de direitos fundamentais, que poderiam ter sido adoptadas tendo em vista a redução do défice orçamental do Estado, o qual, aliás, não foi causado, de todo, pelos trabalhadores do sector público.

5 5 19. E salvo melhor opinião, cremos que a ACSS, ao elaborar o quadro incorporado na referida Circular Informativa, incorreu em erro, por referência à retribuição devida pelo trabalho extraordinário diurno prestado aos sábados depois das 13 horas, domingos, feriados e dias de descanso semanal, bem como por referência à retribuição devida pelo trabalho extraordinário nocturno prestado aos sábados depois das 20 horas, domingos, feriados e dias de descanso semanal. Com efeito, 20. O acréscimo remuneratório devido pela prestação de trabalho extraordinário em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, e em dia feriado, nos termos do n.º 2 do artigo 32.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, é, sempre, de 50% por referência ao valor da hora normal de trabalho aplicável, tanto na primeira hora como nas horas seguintes. 21. Pelo que não há lugar à diferenciação remuneratória constante do quadro inserido na mencionada Circular Informativa da ACSS, por referência às citadas modalidades de trabalho extraordinário médico. 22. Bem andou, pois, a Federação Nacional dos Médicos ao remeter ontem, dia 1, para o Presidente do Conselho Directivo da ACSS, o pedido de correcção relativo a esta matéria, parecendo-nos que o quadro constante do ofício enviado é legalmente conforme. Este é, salvo melhor juízo, o meu parecer. Lisboa, 2 de Fevereiro de 2012 Jorge Mata

6 6

7 7

SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL

SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL 1 SM/2012/17.JMC.0223 (CJ) INFORMAÇÃO N.º 12/2012 29 DE FEVEREIRO DE 2012 Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, EPE. Nota de Serviço Interna n.º 02/2012, de 17 de Fevereiro. Indicações

Leia mais

Internato Médico. Trabalho Extraordinário. Limite Máximo Anual

Internato Médico. Trabalho Extraordinário. Limite Máximo Anual 1 PARECER N.º 07/2015 SM/2015/22 Internato Médico. Trabalho Extraordinário. Limite Máximo Anual SUMÁRIO I Os trabalhadores médicos internos estão sujeitos, em matéria de prestação de trabalho extraordinário,

Leia mais

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte:

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte: ASSUNTO: Do acréscimo remuneratório devido por prestação de trabalho suplementar em dia de descanso semanal e da possibilidade da sua fixação por instrumento de regulamentação coletiva Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_4174/2018

Leia mais

FNAM FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS COORDENAÇÃO JURÍDICA PARECER N.º 13/2014. Trabalho Médico Noturno. Descanso Compensatório. Comissão Tripartida

FNAM FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS COORDENAÇÃO JURÍDICA PARECER N.º 13/2014. Trabalho Médico Noturno. Descanso Compensatório. Comissão Tripartida PARECER N.º 13/2014 Trabalho Médico Noturno. Descanso Compensatório. Comissão Tripartida Sumário: I Os médicos sindicalizados da carreira especial médica, em regime de contrato de trabalho em funções públicas

Leia mais

NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO

NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO O corpo da Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro, que aprovou o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, aplicável também ao pessoal docente da

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 18/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 18/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 18/XII Exposição de Motivos Nos últimos anos, os serviços e órgãos da administração directa e indirecta do Estado, bem como as Regiões Autónomas e as autarquias locais, têm, no âmbito

Leia mais

Pretende se com o presente memorando identificar quais as normas aplicáveis à carreira Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT).

Pretende se com o presente memorando identificar quais as normas aplicáveis à carreira Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT). Memorando Pretende se com o presente memorando identificar quais as normas aplicáveis à carreira Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT). 1. O estatuto legal da carreira dos TDT encontra se estabelecido

Leia mais

10. Nem pode modificar princípios ou definições, 2

10. Nem pode modificar princípios ou definições, 2 SINDICATO DOS ENFERMEIROS DA R.A.M. RUA SANTA MARIA N.º 90- TELEF. 291 22 49 42 291 22 51 15 9060-291 FUNCHAL www.seram.pt seram.sede@hotmail.com EXMª. SR.ª PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO SESARAM

Leia mais

Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª Altera a Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, que aprova o Código do Trabalho e a Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho, que aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas,

Leia mais

NEWSLETTER I LABORAL. NEWSLETTER LABORAL I Agosto, 2014. I Legislação em Destaque 2. II Legislação 4. III Jurisprudência 5

NEWSLETTER I LABORAL. NEWSLETTER LABORAL I Agosto, 2014. I Legislação em Destaque 2. II Legislação 4. III Jurisprudência 5 NEWSLETTER I LABORAL NEWSLETTER LABORAL I Agosto, 2014 I Legislação em Destaque 2 II Legislação 4 III Jurisprudência 5 NEWSLETTER LABORAL I LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE Portaria n.º 149-A/2014. D.R. n.º 141,

Leia mais

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal Orçamento Rectificativo Lei n.º 20/2012, DE 14 DE MAIO No âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira foi publicada, no passado dia 14 de Maio a Lei n.º 20/2012 (Lei 20/2012) que entrou

Leia mais

Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março

Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março A legislação sobre o regime de trabalho do pessoal dos estabelecimentos hospitalares, que tem, em grande parte, carácter avulso, é, com frequência, diversamente interpretada,

Leia mais

SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL

SINDICATO DOS MÉDICOS DA ZONA SUL PARECER N.º 11/2018 Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal. Atendimento Complementar. Médicas e Médicos da Unidade de Saúde Familiar Amora Saudável. Organização do Tempo de Trabalho. Regime de Prestação

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5 Recomendação Técnica n.º 5 Revisão de Demonstrações Financeiras Intercalares Janeiro de 1988 Índice Julho de 1993 (1ª Revisão) Parágrafos Introdução 1-3 Justificação 4-5 Objectivos 6-8 Recomendações 9-17

Leia mais

Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais. (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n.

Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais. (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n. Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n.º 59/96) CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1º (Âmbito de Aplicação)

Leia mais

Portaria n.º 1323-B/2001

Portaria n.º 1323-B/2001 Portaria n.º 1323-B/2001 Actualiza as prestações de invalidez e de velhice, bem como as de sobrevivência, e as pensões de doença profissional dos regimes de segurança social. Revoga a Portaria n.º 1141-A/2000,

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA O Tribunal de Relação de Lisboa, remeteu a este Conselho uma cópia do ofício n.º 48486, de 20-04-04, da ADSE, referente à deliberação da Junta Médica, a que tinha sido submetido o DR. (...). É do seguinte

Leia mais

Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001

Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001 Nº. Pauta 202.16 RECURSOS HUMANOS Assunto: ESCALAS DE SERVIÇO Referência: Distribuição: todas as unidades de estrutura Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001 Entrada em vigor: 15/06/2005

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES APOIO À REDUÇÃO DA PRECARIEDADE NO EMPREGO DOS JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL,

Leia mais

Câ mârâ Municipâl Lâjes dâs Flores Bâlânço Sociâl

Câ mârâ Municipâl Lâjes dâs Flores Bâlânço Sociâl Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Categoria Homem Mulher 3 0 3 1 3 4 CTFP por tempo indeterminado 3 3 6 29 4 33-36 11 46 Contagem dos trabalhadores

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Art. 12º; D. L. 21/2007. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Art. 12º; D. L. 21/2007. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA Art. 12º; D. L. 21/2007. Renuncia à Isenção Operações Imobiliárias - Leasing imobiliário. Processo: nº 655, por despacho do Director Geral dos Impostos,

Leia mais

PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011

PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011 PAGAMENTO DE IMPOSTOS - 2011 JANEIRO / 2011 tesourarias de finanças ou dos CTT ou ainda (para importâncias não superiores a 99 999,99), através do multibanco, correspondente ao imposto apurado na declaração

Leia mais

Vossa Referência Vossa Comunicação Nossa Referência Proc. R-1387/11 (A4)

Vossa Referência Vossa Comunicação Nossa Referência Proc. R-1387/11 (A4) Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Valença Praça da República 4930-702 Valença Vossa Referência Vossa Comunicação Nossa Referência Proc. R-1387/11 (A4) Assunto: Reclamação apresentada pelo

Leia mais

PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1 DE JANEIRO DE 2009 E 31 DE DEZEMBRO DE

PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1 DE JANEIRO DE 2009 E 31 DE DEZEMBRO DE NOTA INFORMATIVA SOBRE AS CONCLUSÕES DO COMITÉ EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS RELATIVAS À APLICAÇÃO DA CARTA SOCIAL EUROPEIA REVISTA JANEIRO 2015 (PORTUGAL 2009-2012) I. INTRODUÇÃO A Carta Social Europeia

Leia mais

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I INTRODUÇÃO 1. O Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro e republicado

Leia mais

ANEXO 1 QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 QUESTIONÁRIO ANEXOS ANEXO 1 QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO GRUPO I - Dados pessoais 1 - Idade: anos 2 - Género: Masculino Feminino 3 - Ano de conclusão da formação em Serviço Social: 4 - Habilitações Literárias: 4.1 - Serviço

Leia mais

Sistema Nacional de Compras Públicas e Centrais de compras

Sistema Nacional de Compras Públicas e Centrais de compras 17 de Novembro de 2008 Sistema Nacional de Compras Públicas e Centrais de compras Gisela Xavier Martins Gisela.martins@mirandalawfirm.com SNCP e ANCP Decreto-Lei n.º 37/2007, de 19 de Fevereiro O Sistema

Leia mais

Briefing Laboral # 18 1

Briefing Laboral # 18 1 Briefing Laboral # 18 1 CRIAÇÃO DA MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO E ALTERAÇÃO ÀS MEDIDAS ESTÁGIO EMPREGO Portaria n.º 149-A/2014, de 24 de Julho Concessão de Apoio Financeiro à celebração de contrato de Trabalho

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA FINANÇAS E TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. 1112 Diário da República, 1.ª série N.º 64 1 de abril de 2016

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA FINANÇAS E TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. 1112 Diário da República, 1.ª série N.º 64 1 de abril de 2016 1112 Diário da República, 1.ª série N.º 64 1 de abril de 2016 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 8/2016 Procede à décima alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro,

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto-Lei n.º 237/2007 de 19 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/15/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março, relativa à organização do tempo de trabalho

Leia mais

A Certificação (Legal) das Contas

A Certificação (Legal) das Contas N.º de caracteres:9942 A Certificação (Legal) das Contas Por Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Agosto de 2005 Revista de Contabilidade e Finanças da APPC A Certificação (Legal) das Contas, adiante designada

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 5 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA

PARECER JURÍDICO N.º 5 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO ELEITOS LOCAIS QUESTÃO O Diretor Delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, atento o disposto no n.º 9 da Portaria n.º 1553-C/2008,

Leia mais

Cumpre, pois, informar:

Cumpre, pois, informar: ASSUNTO: Da possibilidade de redução do período experimental Parecer n.º: Data: Pelo Exº Senhor Presidente de Câmara Municipal foi solicitado parecer acerca da duração do período experimental nas carreiras

Leia mais

Joana de Almeida Neves Advogada

Joana de Almeida Neves Advogada Adaptabilidade na Relação Laboral A Flexibilidade Temporal, os Horários Concentrados e os Bancos de Horas Joana de Almeida Neves Advogada PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO INTERVENÇÃO DO LEGISLADOR

Leia mais

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO ( Versão Final ) 2013 IMPACTO NA AREA DE VENCIMENTOS 1. INTRODUÇÃO Após a entrega na Assembleia da República da PLOE2013, importa fazer uma breve análise da mesma

Leia mais

Outras Alterações ao Código do Trabalho

Outras Alterações ao Código do Trabalho Outras Alterações ao Código do Trabalho CLÁUDIA DO CARMO SANTOS de de 2012 ÍNDICE CONTRATO DE TRABALHO DE MUITO CURTA DURAÇÃO COMISSÃO DE SERVIÇO TRABALHO SUPLEMENTAR OBRIGAÇÕES DE COMUNICAÇÃO À ACT RENOVAÇÃO

Leia mais

O IRC no Orçamento do Estado para 2012. Audit Tax Advisory Consulting

O IRC no Orçamento do Estado para 2012. Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Opção por período de tributação distinto do ano civil Período mínimo de vigência da opção: 5 anos Período mínimo poderá ser < 5 anos, se o s.p. passar a integrar grupo obrigado

Leia mais

C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017

C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A.S.P.A.S C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro aprovou o Orçamento do Estado para 2017. A partir de 1 de janeiro de 2017, deve ter atenção às seguintes

Leia mais

Portaria n.º 1458/2009. de 31 de Dezembro

Portaria n.º 1458/2009. de 31 de Dezembro Portaria n.º 1458/2009 de 31 de Dezembro O Governo suspendeu, durante o ano de 2010, o mecanismo de actualização do indexante dos apoios sociais (IAS), das prestações sociais e da revalorização das remunerações

Leia mais

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Proposta de Alteração PROPOSTA DE LEI N.º 103/XII ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013 Capítulo I Aprovação do Orçamento Artigo 7.º Transferências orçamentais

Leia mais

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações NOTA INFORMATIVA ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações Considerando o disposto na Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro, diploma que aprova o Orçamento de Estado para 2014, cumpre

Leia mais

Decreto-Lei n.º 154/2003 de 15 de Julho

Decreto-Lei n.º 154/2003 de 15 de Julho Decreto-Lei n.º 154/2003 de 15 de Julho O Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000, aprovado,

Leia mais

Custos do Mercado. Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série

Custos do Mercado. Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série Custos do Mercado Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série Regulamento n.º 2/2006, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série Rectificação do Regulamento n.º 2/2006, de 5

Leia mais

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014)

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo Primeiro A Fundação dos Lions de Portugal é uma

Leia mais

REGULAMENTO DO AUTOCARRO E CARRINHA

REGULAMENTO DO AUTOCARRO E CARRINHA REGULAMENTO DO AUTOCARRO E CARRINHA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO AUTOCARRO E CARRINHA DE NOVE LUGARES Preâmbulo Tendo em conta a nova realidade politica administrativa existente no território da União

Leia mais

DECRETO N.º 264/XII. Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos

DECRETO N.º 264/XII. Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos DECRETO N.º 264/XII Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 62 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA

PARECER JURÍDICO N.º 62 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO ELEITOS LOCAIS QUESTÃO A Câmara Municipal é um serviço processador de senhas de presença aos membros da Assembleia Municipal, sendo estas funções

Leia mais

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO Posted on 23 Outubro, 2016 Page: 1 Entidades privadas e de âmbito social: Misericórdias, IPSS, Hospitais e Clínicas Privadas. Aos enfermeiros do setor

Leia mais

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé Fundado em 01 de março de 1996 Entidade reconhecida no Arquivo de Entidades Sindicais do MTE sob o nº 46000-006947/96

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO, I.P.

MINISTÉRIO DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO, I.P. MINISTÉRIO DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO, I.P. 0 0 ÍNDICE Introdução. 3 Quem somos. 5 I Recursos Humanos. 6 1. Efetivos 6 2. Efetivos por escalão

Leia mais

Informação aos Associados nº 13.V3

Informação aos Associados nº 13.V3 Data 15 de setembro de 2006 atualizada em 22 de outubro de 2012 Assunto: Horário de Trabalho Tema: Laboral 1. Definição de Horário de Trabalho O horário de trabalho é o período de tempo durante o qual

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO O ABSENTISMO LABORAL. AEP Associação Empresarial de Portugal

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO O ABSENTISMO LABORAL. AEP Associação Empresarial de Portugal O ABSENTISMO LABORAL Matosinhos, 21 de Julho 2009 Princípios Gerais em Matéria de Segurança e Saúde no Trabalho: Art.º 281.º n.ºs 1 e 2 do CT O trabalhador tem direito a prestar trabalho em condições de

Leia mais

«Publicação da lista definitiva» Quando é publicada a lista definitiva?

«Publicação da lista definitiva» Quando é publicada a lista definitiva? Concurso centralizado, de ingresso externo, para lugares vagos de técnico superior de 1.ª classe, 1.º escalão, da carreira de técnico superior, área jurídica (ref.: concurso n. 006-2015-TS-05) «e respostas

Leia mais

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP)

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP) Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha (Recomendação CRUP) Na sequência da Recomendação do CRUP relativa à aquisição do grau de mestre pelos licenciados Pré-Bolonha,

Leia mais

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo REDE SOCIAL Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo Regulamento Interno [9/04/2014] REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Leia mais

Nº DO CONTRATO PLANO Nº REGISTRO ANS

Nº DO CONTRATO PLANO Nº REGISTRO ANS Divulgação do Reajuste para o Agrupamento de Contratos Coletivos com menos de 30 beneficiários. RN nº 309 de 24/10/2012. A Unimed do Guarujá Cooperativa de Trabalho Médico com registro ANS nº 30666-5,

Leia mais

Circular 2012 / 05 01/08/2012

Circular 2012 / 05 01/08/2012 Circular 2012 / 05 01/08/2012 Estimado Cliente, Na sequência das alterações ao Código do Trabalho, entretanto publicadas, e que hoje entram em vigor, as quais resultaram do Compromisso para o Crescimento,

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 304/1. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial da União Europeia L 304/1. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 23.11.2005 Jornal Oficial da União Europeia L 304/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 1905/2005 DO CONSELHO de 14 de Novembro de 2005 que altera o Regulamento

Leia mais

CONCESSÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS-SC

CONCESSÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS-SC CONCESSÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS-SC PLANO DE OUTORGA ANEXO IV INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO SER ENVIADAS AO ÓRGÃO GESTOR DO SERVIÇO Abril/2014

Leia mais

Regime de isenção de horário Faltas Subsídio de refeição Férias: meio-dia

Regime de isenção de horário Faltas Subsídio de refeição Férias: meio-dia Parecer n.º DAJ 179/18 Data 18 de junho de 2018 Autor José Manuel Lima Temáticas abordadas Regime de isenção de horário Faltas Subsídio de refeição Férias: meio-dia Notas 1 5 Tendo em atenção o exposto

Leia mais

Separata BTE, n.º 14, 21/8/2015 SEPARATA. N. o 14 21 agosto 2015

Separata BTE, n.º 14, 21/8/2015 SEPARATA. N. o 14 21 agosto 2015 SEPARATA N. o 14 21 agosto 2015 Propriedade Ministério d Edição Gabinete de Estratégia e Planeamento Direção de Serviços de Apoio Técnico e Documentação ESPECIAL DE FARMACÊUTICO COM VÍNCULO JURÍDICO DE

Leia mais

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Transportes e do Turismo 17.12.2010 2009/0018(NLE) *** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO sobre a proposta de decisão do Conselho relativa à celebração do Acordo de transporte

Leia mais

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto:

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto: Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 21/2002-R Data: 28/11/2002 Assunto: POLÍTICA DE INVESTIMENTO DOS FUNDOS DE PENSÕES - REGRAS DE COMPOSIÇÃO DO PATRIMÓNIO E MECANISMOS DE DEFINIÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão

Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º

Leia mais

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda.

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda. CONTABILIDADE FISCALIDADE APOIO À GESTÃO RECURSOS HUMANOS PROJECTOS EMPRESARIAIS ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO CONTACTOS: Praça Machado dos Santos, nº 113 1º Sala 1 4440 511 Valongo Tel: (+351) 224224060

Leia mais

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO* Li que se preveem mais alterações ao Código de Trabalho. É verdade? Se sim, o que irá mudar?

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO* Li que se preveem mais alterações ao Código de Trabalho. É verdade? Se sim, o que irá mudar? AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO* Li que se preveem mais alterações ao Código de Trabalho. É verdade? Se sim, o que irá mudar? Esta semana foi promulgado pelo Presidente da República o novo pacote de

Leia mais

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DATA: Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 NÚMERO: 178 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DIPLOMA: Portaria n.º 286-A/2013 SUMÁRIO: Cria a medida Incentivo

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2014/ Janeiro / 28 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2014

Leia mais

PARECER I. INTRODUÇÃO

PARECER I. INTRODUÇÃO PARECER I. INTRODUÇÃO 1. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu várias exposições e pedidos de informação, referentes à forma de tratamento de utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Leia mais

Instruções para os trabalhadores a recibo verde da. Câmara Municipal de Lisboa

Instruções para os trabalhadores a recibo verde da. Câmara Municipal de Lisboa Instruções para os trabalhadores a recibo verde da Câmara Municipal de Lisboa Os trabalhadores a recibo verde que configuram verdadeiros contratos de trabalho deverão proceder da seguinte forma: 1- Elaborar

Leia mais

MUNICIPIO DO CRATO. São alterados os artigos 2º; 4º; 5º; 7º; 9º; 11º; 19º; 20º; 21º; 22º e 40º, que passam a ter as seguinte redacção: «Artigo 2º

MUNICIPIO DO CRATO. São alterados os artigos 2º; 4º; 5º; 7º; 9º; 11º; 19º; 20º; 21º; 22º e 40º, que passam a ter as seguinte redacção: «Artigo 2º Proposta de Alteração ao Regulamento do Transporte Publico de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros Transportes em Táxis O Decreto-Lei nº 251/98 de 11 de Agosto, transferiu para os municípios

Leia mais

Estatuto dos Beneficios Fiscais

Estatuto dos Beneficios Fiscais Dedução ao rendimento Majoração à criação emprego para Jovens e empregados de longa duração Artº19º 14 x retribuição minima mensal garantida Valor = 14 x 485 eur = 6.790 eur 150% Este beneficio passa a

Leia mais

RELATÓRIOS DO ACTUÁRIO RESPONSÁVEL NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES

RELATÓRIOS DO ACTUÁRIO RESPONSÁVEL NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar n.º 06/2004-R Data: 20/09/2004 Assunto: RELATÓRIOS DO ACTUÁRIO RESPONSÁVEL NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES Considerando que, de acordo com o n.º 7 do artigo

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE BALANÇO SOCIAL

MINISTÉRIO DA SAÚDE BALANÇO SOCIAL MINISTÉRIO DA SAÚDE BALANÇO SOCIAL Decreto-Lei nº 190/96, de 9 de Outubro 2015 IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO / ENTIDADE Código Serviço / Entidade: Nota: Em caso de processo de fusão/reestruturação da entidade

Leia mais

Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber!

Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber! Ato Isolado - Tudo o que precisa de saber! Conceito de Ato Isolado Enquadramento Fiscal (IRS e IVA) Obrigações Fiscais e Legais Emissão Fatura-Recibo (Portal das Finanças) Pedro Moura Webinar - Ato Isolado

Leia mais

Nota: não se aplicam e/ou encontram-se a zeros.

Nota: não se aplicam e/ou encontram-se a zeros. Câ mârâ Municipâl Lâjes dâs Flores Balanço 2018 Social O Balanço Social, instrumento privilegiado de planeamento e de gestão dos recursos humanos das organizações, incluído no respetivo ciclo anual de

Leia mais

Decreto-Lei n.º 137/2010. de 28 de Dezembro

Decreto-Lei n.º 137/2010. de 28 de Dezembro Decreto-Lei n.º 137/2010 de 28 de Dezembro No quadro de uma política comum adoptada na zona euro com vista a devolver a confiança aos mercados financeiros e aos seus agentes e fazer face ao ataque especulativo

Leia mais

DATA : Quarta-feira, 29 de Novembro de 1995 NÚMERO : 276/95 SÉRIE I-A. EMISSOR : Ministério do Emprego e da Segurança Social

DATA : Quarta-feira, 29 de Novembro de 1995 NÚMERO : 276/95 SÉRIE I-A. EMISSOR : Ministério do Emprego e da Segurança Social DATA : Quarta-feira, 29 de Novembro de 1995 NÚMERO : 276/95 SÉRIE I-A EMISSOR : Ministério do Emprego e da Segurança Social DIPLOMA/ACTO : Decreto-Lei n.º 324/95 SUMÁRIO : Transpõe para a ordem jurídica

Leia mais

RELAÇÃO JURÍDICA CONTRIBUTIVA

RELAÇÃO JURÍDICA CONTRIBUTIVA Delimitação da base de incidência contributiva Despesasresultantes da utilização pessoal pelo Trabalhador, de viatura automóvel que gere encargos para a entidade empregadora, previsto em acordo escrito

Leia mais

GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Dispensa de Pagamento de Contribuições 1º

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 47 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

PARECER JURÍDICO N.º 47 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS QUESTÃO A Junta de Freguesia pretende saber o seguinte: 1. O regime de incompatibilidades do art. 78.º do Estatuto da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010.

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece e regulamenta a atribuição de adicionais e a concessão de gratificações gerais aos servidores públicos da Administração Direta, Autárquica

Leia mais

Quadro 1: Contagem dos trabalhadores por grupo/cargo/carreira, segundo a modalidade de vinculação e género, em 31 de dezembro

Quadro 1: Contagem dos trabalhadores por grupo/cargo/carreira, segundo a modalidade de vinculação e género, em 31 de dezembro Quadro 1: Contagem dos trabalhadores por grupo/cargo/carreira, segundo a modalidade de vinculação e género, em 31 de dezembro Cargo Politico/Mandato Grupo/cargo/carreiral / Modalidades de vinculação Nomeação

Leia mais

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA Nota justificativa A Câmara Municipal de Vidigueira assume o papel de agente fundamental na aplicação de políticas de protecção social,

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 1. INTRODUÇÃO Foi publicada no Diário da República em 25 de Junho de 2012 a Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código

Leia mais

Do direito à compensação dos encargos resultantes das dispensas dos eleitos locais e das faltas dadas ao abrigo do Estatuto do Dirigente Associativo

Do direito à compensação dos encargos resultantes das dispensas dos eleitos locais e das faltas dadas ao abrigo do Estatuto do Dirigente Associativo ASSUNTO: Do direito à compensação dos encargos resultantes das dispensas dos eleitos locais e das faltas dadas ao abrigo do Estatuto do Dirigente Associativo Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_5833/2019 Data:

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA PROC. 0092/03 1ª Sec. - 3ª Sub. Acção de reconhecimento de direito Ex.mo Senhor Dr. Juiz de Direito: Contestando acção

Leia mais

REGULAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS - TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO

REGULAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS - TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO REGULAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS - TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO Preâmbulo Em 28 de Novembro de 1995 foi publicado o Decreto-Lei

Leia mais

Mobilidade Geral no âmbito das autarquias locais. Pedro Madeira de Brito

Mobilidade Geral no âmbito das autarquias locais. Pedro Madeira de Brito Mobilidade Geral no âmbito das autarquias locais Pedro Madeira de Brito 1 Conceito de Mobilidade Mobilidade em sentido amplo designa qualquer alteração na situação jurídico funcional do trabalhador. A

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR PREÂMBULO A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, diploma que estabelece, entre outros, o regime jurídico das autarquias locais, veio atribuir, no

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRABALHO DE 40 HORAS SEMANAIS

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRABALHO DE 40 HORAS SEMANAIS FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS FAQs PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRABALHO DE 40 HORAS SEMANAIS VERSÃO Nº1 DE OUTUBRO DE 2013 S I N D I C A T O D O S M É D I C O S D A Z O N A C E N T R O INTRODUÇÃO

Leia mais

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro Riscos de exposição a agentes químicos O presente diploma consolida as prescrições mínimas em matéria de protecção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança

Leia mais

AV ANA SEQUEIRA VAREJÃO

AV ANA SEQUEIRA VAREJÃO Exmo. Senhor Secretário Geral do Sindicato dos Meios Audiovisuais O Gabinete Jurídico do SMAV foi incumbido de emitir parecer sobre o conceito de trabalho nocturno, nomeadamente sobre a posição assumida

Leia mais

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal CAPÍTULO I Disposições Gerais (Artigo 1º) Definição O Departamento

Leia mais

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema:

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema: Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Tema: Laboral O tema «Férias» suscita sempre muitas dúvidas e questões aos nossos associados. Por isso procuramos reunir

Leia mais

Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer acerca da seguinte situação:

Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer acerca da seguinte situação: ASSUNTO: Subsídio de turno. Trabalhador. Ausência. Substituto. Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_5692/2017 Data: 30.06.2017 Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer

Leia mais

ACORDO ENTRE O REINO DA BÉLGICA E A REPÚBLICA PORTUGUESA SOBRE A SEGURANÇA SOCIAL DOS EMPREGADOS DO CONGO E DO RUANDA-URUNDI.

ACORDO ENTRE O REINO DA BÉLGICA E A REPÚBLICA PORTUGUESA SOBRE A SEGURANÇA SOCIAL DOS EMPREGADOS DO CONGO E DO RUANDA-URUNDI. Decreto-Lei n.º 46279 Acordo entre Portugal e a Bélgica sobre a segurança social dos empregados do Congo e do Ruanda-Urundi, assinado em Bruxelas a 13 de Janeiro de 1965 Usando da faculdade conferida pela

Leia mais