INTERAÇÃO AMBIENTE- HOMEM-ANIMAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERAÇÃO AMBIENTE- HOMEM-ANIMAL"

Transcrição

1 INTERAÇÃO AMBIENTE- HOMEM-ANIMAL

2 O MEIO AMBIENTE O ambiente é caracterizado por um conjunto de fatores climáticos que, atuando simultaneamente, exercem influência sobre os animais, afetando seu desenvolvimento biológico, desempenho produtivo e reprodutivo ( CURTIS, 1983) O desempenho animal está condicionado às influências do ambiente.

3 QUAIS AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA A CRIAÇÃO DOS ANIMAIS? ZONA DE CONFORTO TÉRMICO PRINCIPAIS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS

4 Animais x meio ambiente Vento UR Radiação direta + indireta Precipitação Temperatura ambiente Adaptação, sanidade, nutrição, estado fisiológico.

5 Animais x meio ambiente Vento UR Radiação direta + indireta Precipitação Temperatura ambiente Adaptação, sanidade, nutrição, estado fisiológico. Estresse??? Conforto???

6

7

8

9 Considerando-se que em climas tropicais e subtropicais, a exemplo do Brasil, os elevados valores de temperatura e umidade relativa do ar, especialmente no verão, incluem-se entre os principais fatores que afetam negativamente o desempenho dos animais domésticos.

10 Informações precisas sobre o clima e animais, abrangendo o conhecimento dos elementos meteorológicos, das respostas fisiológicas e comportamentais dos animais, visando sempre a garantia do bem-estar animal e aumento de sua produtividade.

11 Ação do elementos climáticos Elementos Solos Plantas Homem e animais Temperatura Umidade Vento Radiação solar Chuva Decomposição das MO. Aumenta a solubilidade dos minerais e substâncias nitrogenadas Retarda o secamento. Decomposição das MO. Favorece os microorganismos Erosão dos terrenos, deposita terra em outras áreas. Seca Eleva a temperatura da superfície Erosão, lixiviação. Produz lama Crescimento e maturação. Perda de água e a tendência à secagem Favorece o crescimento. Limita a perda de água Aumenta a perda de água e tendência a seca. Polinização da semente. Prejuízos físicos Determina a fotossíntese. Eleva a temperatura das folhas Suprimento de água. Danos físicos Perda de calor Perda de calor. Favorece distúrbios da pele. Desconforto Perda de calor, a menos que muito quente e seco. Desagradável Queima a pele. Eleva a temperatura externa Substitutos da transpiração, desagradável. Enchentes poeira Pode depositar-se Danos físicos Estado físico desagradável

12 Qual o papel do homem?

13 Estresse por calor Respostas fisiológicas e Produção Efeitos da sombra e da aspersão de água na produção de leite de vacas da raça Holandesa durante o verão Orlando Rus Barbosa, Priscila Ribeiro Boza, Geraldo Tadeu dos Santos, Eduardo Shiguero Sakagushi e Newton Pohl Ribas Acta Scientiarum. Animal Sciences Maringá, v. 26, no. 1, p , 2004

14 A FR, a PL e a CCS foram influenciadas pela velocidade do vento, temperatura e umidade relativa, temperatura do globo-negro. A TR não sofreu influência da sombra ou sol. O fornecimento de sombra e a aspersão de água mostraram ser benéficas às vacas.

15 Estresse por calor e reprodução Figure 1. Conception rates for United States dairy cows in Florida (subtropical), Arizona (desert southwest) and Minnesota (Temperate). Adapted from Hansen, 1997.

16 Estresse por calor e reprodução Figure 2. Pregnancy rates for cattle with different rectal temperatures at the time of breeding (Ulberg and Burfening, 1967).

17 Estresse por calor Respostas fisiológicas e de produção em caprinos Efeitos do Estresse Térmico Sobre a Produção, Composição Química do Leite e Respostas Termorreguladoras de Cabras da Raça Alpina Lúcia Helena de Albuquerque Brasil, Francisco Stefano Wechesler, Flávio Baccari Júnior, Heraldo Cesar Gonçalves, Ismael Antônio Bonassi Rev. bras. zootec., 29(6): , 2000

18 Concluíram as cabras mobilizaram o sistema respiratório e sudoríparo para perder calor e manter a homeotermia. A alta temperatura ambiente efetiva reduziu a produção e os teores de alguns componentes do leite.

19 Estresse pelo calor Respostas fisiológicas em poedeiras Faria et al. (2001) Avaliaram o desempenho, temperatura corporal e qualidade dos ovos de poedeiras (31 semanas) alimentadas com vitaminas D e C em três temperaturas ambientes. A dieta basal continha 2950kcal EM/kg, 18%PB e 3,8% Ca.

20 Faria et al. (2001) As poedeiras foram submetidas a um programa de iluminação com 17h/luz/dia. Em cada temperatura ambiente (termoneutra, estresse pelo calor cíclico e estresse pelo calor constante), as aves foram submetidas a 1 semana de adaptação e 2 semanas de experimentação.

21 Faria et al. (2001) Temperatura termoneutra entre 24,8 a 27 C Estresse pelo calor cíclico 26 C por 16h e 32 C por 8h Estresse pelo calor constante entre 30 e 32 C

22

23

24

25 Estresse calórico e utilização do cálcio Odom et al. (1986) Verificaram que poedeiras submetidas a estresse calórico desenvolveram alcalose respiratória (aumento do ph sanguíneo) com conseqüente decréscimo na concentração plasmática de cálcio ionizado.

26 Estresse por calor e respostas fisiológicas nos suínos

27 Efeitos da tropicalidade sobre a reprodução animal

28 O estresse térmico afeta principalmente a reprodução, mais até do que o ganho de peso. Efeitos sobre os machos X Efeitos sobre as fêmeas Nos machos, a alta temperatura ambiental provoca diminuição da libido, da qualidade do sêmen e queda geral na fertilidade. Nas fêmeas, há prejuízos na produção de óvulos, na fecundação e no desenvolvimento embrionário. Os efeitos do estresse calórico estendem-se à inseminação artificial e ao transplante de embriões e manifestam-se até meses depois da exposição ao calor.

29 Efeitos da tropicalidade sobre a produção animal

30 O calor provoca redução do crescimento redução da atividade tireoidiana; estimulação do centro hipotalâmico da saciedade; diminuição da quantidade de nitrogênio incorporado; redução do glicogênio hepático; efeito lipolítico; aumento da perda de sais via suor e urina; maior freqüência respiratória eleva o ph do sangue e aumenta a excreção de bicarbonatos.

31 Efeitos sobre a produção de leite Altas temperaturas deprimem a produção de leite. Temperaturas de 29ºC ou mais, associadas à umidade relativa alta, reduzem ainda mais a produção de leite. Cada raça bovina tem uma temperatura ótima para a produção de leite: holandesa - até 24ºC; suíça e jersey - até 27ºC; raças zebuínas - até 32ºC.

32 A Ecologia Animal é a ciência que explica a interação entre o animal e seu ambiente total. Interação entre o animal e seu ambiente fatores que compõem o meio ambiente Para entender e apreciar a influência das regiões climáticas do mundo e sua interação sobre o animal, é essencial estudar o animal em seu habitat natural.

33 Avaliar os fenômenos de adaptabilidade Adaptação animal refere-se a mudanças genéticas e fisiológicas que ocorrem em animais, em resposta a um estímulo interno e/ou externo. A adaptação genética refere-se a uma seleção natural ou pelo homem, ao passo que a adaptação fisiológica ocorre em um indivíduo dentro de um curto ou longo prazo (adaptação somática).

34 O que diferencia o animal adaptado e o não adaptado? tipo de animal adequado habilidade para conservar a produção de calor permitindo que os processos produtivos ocorram em um nível normal, mesmo quando a temperatura do ar é alta. Quatro regras ecológicas

35 a) Animais que habitam regiões quentes e úmidas possuem mais melanina do que as espécies que habitam regiões frias. b) As partes protuberantes do corpo (cauda, orelhas, extremidades, etc.) são menores em raças que habitam regiões frias. c) As raças menores de uma certa espécie habitam regiões mais quentes e as raças maiores, as regiões mais frias. d) A insolação do corpo, baseada no comprimento dos pêlos e espessura do tecido adiposo, estão altamente relacionados com o clima.

36 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS

FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO / ESCOLA: FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS Ecossistemas: níveis de interação biológica; interações seres vivos-ambiente NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / 1. Lê o texto. A savana africana

Leia mais

EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA. Em que devemos pensar???

EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA. Em que devemos pensar??? EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA Em que devemos pensar??? Clima Instalação Manejo Animal Foto: Internet 1 REGIÃO INTERTROPICAL Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio

Leia mais

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA Antunes, Fernanda 1 ; Neves, Leonardo 2 ; Huntemann, Célito 1 1 Instituto Federal de

Leia mais

EFEITO DO CONFORTO TÉRMICO SOBRE A ESTIMATIVA DA TAXA DE CONCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS

EFEITO DO CONFORTO TÉRMICO SOBRE A ESTIMATIVA DA TAXA DE CONCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS EFEITO DO CONFORTO TÉRMICO SOBRE A ESTIMATIVA DA TAXA DE CONCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS Eudo Barreto de Sá TELES¹, Silas Alves SOUZA 1, Charles Cardoso SANTANA 1, Marcos Antônio Vanderlei

Leia mais

EFEITO DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ANIMAIS NOS TRÓPICOS

EFEITO DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ANIMAIS NOS TRÓPICOS EFEITO DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ANIMAIS NOS TRÓPICOS Fabíola Franklin de Medeiros (1); Bonifácio Benicio de Souza (2) 1, 2 Universidade Federal de Campina Grande, vet.fabiolafranklin@gmail.com,

Leia mais

RAÇAS CAPRINAS E CRUZAMENTOS PARA O NORDESTE DO BRASIL

RAÇAS CAPRINAS E CRUZAMENTOS PARA O NORDESTE DO BRASIL RAÇAS CAPRINAS E CRUZAMENTOS PARA O NORDESTE DO BRASIL Airton Alencar de Araújo 1 Maria Gorete Flores Salles 2 Priscila Teixeira de Souza 3 David Ramos da Rocha 4 Erica Araújo 5 1 Universidade Estadual

Leia mais

Ambiência na produção de suínos 1/9. Produção de suínos. Eduardo Viola. Qualyfoco Consultoria Ltda.

Ambiência na produção de suínos 1/9. Produção de suínos. Eduardo Viola. Qualyfoco Consultoria Ltda. 1/9 Produção de suínos Eduardo Viola Qualyfoco Consultoria Ltda. eviola@terra.com.br 2/9 O que é a bioclimatologia animal Ciência que aplica os conhecimentos básicos de clima e conforto térmico às relações

Leia mais

Com relação ao desempenho reprodutivo, a fertilidade e a manifestação do cio podem ser afetadas em vacas em lactação sob estresse térmico.

Com relação ao desempenho reprodutivo, a fertilidade e a manifestação do cio podem ser afetadas em vacas em lactação sob estresse térmico. PRODUÇÃO DE LEITE EM AMBIENTE TROPICAL Maria da Graça Pinheiro Zoot., Dr., PqC do Polo Regional Centro Leste/APTA mgpinheiro@apta.sp.gov.br 1. Introdução O Brasil possui cerca de dois terços de seu território

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA AS DIFERENTES FASES DE PRODUÇÃO DE AVES DE CORTE NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA AS DIFERENTES FASES DE PRODUÇÃO DE AVES DE CORTE NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA AS DIFERENTES FASES DE PRODUÇÃO DE AVES DE CORTE NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG Jaqueline de Oliveira Castro 1, Graciene Conceição dos Santos 1, Édina

Leia mais

Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas

Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Bruno Henrique Leite Silva¹(IC), Diogo Alves da Costa Ferro²(PQ), Izabelle Ribeiro da Silva¹(IC), Jefter

Leia mais

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: FAEMV 32601 COMPONENTE CURRICULAR: BIOMETEOROLOGIA ZOOTÉCNICA UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA SIGLA:

Leia mais

Índices de tolerância ao calor de vacas leiteiras no período chuvoso e seco no Ceará

Índices de tolerância ao calor de vacas leiteiras no período chuvoso e seco no Ceará Índices de tolerância ao calor de vacas leiteiras no período chuvoso e seco no Ceará David Ramos da Rocha [a], Maria Gorete Flores Salles [b], Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura [c], Airton Alencar

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Centro de ciências agrárias de Dom Pedrito Curso de Zootecnia MECANISMOS DE REGULAÇÃO TÉRMICA DOS ANIMAIS - SISTEMAS

Universidade Federal do Pampa Centro de ciências agrárias de Dom Pedrito Curso de Zootecnia MECANISMOS DE REGULAÇÃO TÉRMICA DOS ANIMAIS - SISTEMAS Universidade Federal do Pampa Centro de ciências agrárias de Dom Pedrito Curso de Zootecnia Bioclimatologia MECANISMOS DE REGULAÇÃO TÉRMICA DOS ANIMAIS - SISTEMAS Capítulo 3 TERMOREGULAÇÃO Todos os processos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL Código da Disciplina: VET237 Curso: MEDICINA VETERINÁRIA Semestre de oferta da disciplina: 2018/1 Faculdade responsável: MEDICINA VETERINÁRIA Programa

Leia mais

DISCIPLINA CIÊNCIAS AMBIENTAIS E BIOCLIMATOLOGIA TEMA: CLIMA, MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ANIMAL. PROF. Ms. HENRI BENTUBO

DISCIPLINA CIÊNCIAS AMBIENTAIS E BIOCLIMATOLOGIA TEMA: CLIMA, MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ANIMAL. PROF. Ms. HENRI BENTUBO DISCIPLINA CIÊNCIAS AMBIENTAIS E BIOCLIMATOLOGIA TEMA: CLIMA, MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ANIMAL PROF. Ms. HENRI BENTUBO Países tropicais: visão equivocada!? Idade Média = terror, pestes, fome, florestas

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL vbeloti@uel.br lipoa.uel@gmail.com 13 de Dezembro de 2016 Leite Produto

Leia mais

Leite de cabra: raças utilizadas e sistemas de alimentação utilizados no Cariri paraibano

Leite de cabra: raças utilizadas e sistemas de alimentação utilizados no Cariri paraibano Página 1 de 5 Caso tenha algum problema na impressão deste artigo tecle Ctrl+P. [15/03/2011] Leite de cabra: raças utilizadas e sistemas de alimentação utilizados no Cariri paraibano O Brasil possui de

Leia mais

Características termorreguladoras em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas

Características termorreguladoras em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Características termorreguladoras em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Jefter Macedo Ferreira¹(IC), Diogo Alves da Costa Ferro²(PQ), Izabelle Ribeiro da Silva³(IC), Bruno

Leia mais

TAXA DE SUDAÇÃO EM CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO*

TAXA DE SUDAÇÃO EM CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO* TAXA DE SUDAÇÃO EM CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO* Nágela Maria Henrique Mascarenhas 1, Maycon Rodrigues da Silva 2, Luanna Figueirêdo Batista, Mateus Freitas de Souza 4, Bonifácio

Leia mais

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto A produção de leite no Brasil está baseada principalmente em sistemas que exploram pastagens tropicais ao longo da maior parte do ano. Quando essas

Leia mais

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Gado de Leite 1/29 NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Antonio Ferriani Branco 2/29 Fatores que afetam as exigências de energia para mantença Peso da vaca; Peso do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL Código da Disciplina: VET237 Curso: MEDICINA VETERINÁRIA Semestre de oferta da disciplina: Optativa Faculdade responsável: MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR E SUA CORRELAÇÃO COM VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS EM BOVINOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL 1

TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR E SUA CORRELAÇÃO COM VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS EM BOVINOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL 1 TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR E SUA CORRELAÇÃO COM VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS EM BOVINOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL 1 BARROS, Bruno de Carvalho 2 ; MACENA, Tânia Cristina 3 ; JACINTO, Renato Jesus 4 ;

Leia mais

EFEITOS DO AMBIENTE CLIMÁTICO SOBRE AS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DO ANIMAL

EFEITOS DO AMBIENTE CLIMÁTICO SOBRE AS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DO ANIMAL EFEITOS DO AMBIENTE CLIMÁTICO SOBRE AS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DO ANIMAL SCHMITT, Clederson Idenio 1 ; RICKES, Rutiele Nolaco 2 ; DE MATTOS, Raine Fonseca 3 ; SILVEIRA, Isabella Dias Barbosa da Silveira

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado momento ou lugar: * Tempo frio, quente, chuvoso, seco...

Leia mais

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia Domesticação E Cultivo Plantas Medicinais e Fitoterapia A domesticação de espécies silvestres é um compromisso com a preservação da biodiversidade regional, com a saúde do ser humano e com a estabilidade

Leia mais

5Cs. Criação de Bezerras. do sucesso para AGRIPOINT. por: Carla Maris Machado Bittar. agripoint.com.br/curso CURSOS ONLINE

5Cs. Criação de Bezerras. do sucesso para AGRIPOINT. por: Carla Maris Machado Bittar. agripoint.com.br/curso CURSOS ONLINE 5Cs do sucesso para por: Carla Maris Machado Bittar agripoint.com.br/curso Você sabia que muitas propriedades de sucesso na criação de bezerras utilizam protocolos baseados nos 5 Cs da criação? Para auxiliar

Leia mais

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Gabriel Borges Pacheco¹; Laís Cristine Costa¹; Gian Carlos Nascimento¹; Camila Alves Romualdo¹; Marco Antônio Faria¹;

Leia mais

ACONDICIONAMENTO TÉRMICO NATURAL E ARTIFICIAL

ACONDICIONAMENTO TÉRMICO NATURAL E ARTIFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL ACONDICIONAMENTO TÉRMICO NATURAL E ARTIFICIAL Caio Baptista Graça - 2013204244 Cassia Barreto

Leia mais

TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR EM BOVINOS LEITEIROS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR EM BOVINOS LEITEIROS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL TESTE DE TOLERÂNCIA AO CALOR EM BOVINOS LEITEIROS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL MACENA, Tânia Cristina 1 ; BARROS, Bruno de Carvalho 2 ; JACINTO, Renato Jesus 3 ; RABELO, Leonardo Silva 3 ; PASSINI,

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA Estratégias por TRY e Normais Climatológicas M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira CARTA PSICROMÉTRICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

ESTRESSE CALÓRICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DO LEITE REVISÃO DE LITERATURA 1

ESTRESSE CALÓRICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DO LEITE REVISÃO DE LITERATURA 1 ESTRESSE CALÓRICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DO LEITE REVISÃO DE LITERATURA 1 Emanuelle Bortolotto Degregori 2, Denize Da Rosa Fraga 3, Lisandre De Oliveira 4. 1 Revisão de literatura realizada no curso

Leia mais

AVALIAÇAO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE VACAS DA RAÇA GIROLANDO SUBMETIDAS À ORDENHA MECÂNICA

AVALIAÇAO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE VACAS DA RAÇA GIROLANDO SUBMETIDAS À ORDENHA MECÂNICA AVALIAÇAO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE VACAS DA RAÇA GIROLANDO SUBMETIDAS À ORDENHA MECÂNICA Izabelle Ribeiro da SILVA * 1, Rodrigo Zaiden TAVEIRA 2, Filipe Araújo Canêdo MEDONÇA 1, Felipe Augusto Pessoa

Leia mais

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Gado de Leite /27 NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Antonio Ferriani Branco 2/27 3/27 Fatores que influenciam o consumo de matéria seca Qualidade da forragem; Balanço

Leia mais

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal.

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. REPETIBILIDADE O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. Produção de leite e gordura, produção de lã, comprimento da lã, peso e forma do ovo,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO GRADIENTE TÉRMICO DE CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO*

DETERMINAÇÃO DO GRADIENTE TÉRMICO DE CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO* DETERMINAÇÃO DO GRADIENTE TÉRMICO DE CAPRINOS E OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO* Nágela Maria Henrique Mascarenhas 2, Bonifácio Benicio de Souza 1, Luanna Figueirêdo Batista 3, João Paulo

Leia mais

3. Fisiologia da Homeotermia

3. Fisiologia da Homeotermia 1 Conforto Térmico das Construções - Edmundo Rodrigues 3. Fisiologia da Homeotermia 3.1. Homeotermia O homem, as aves e os animais mamíferos de uma forma geral são seres homeotérmicos, isto é, capazes

Leia mais

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva

NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Gado de Leite 1/21 NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Antonio Ferriani Branco 2/21 Mineral requirements - macro-minerals Exigência de macro minerais gerado pelo NRC

Leia mais

Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento e função imunológica de bezerros leiteiros

Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento e função imunológica de bezerros leiteiros Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento

Leia mais

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas MÓDULO 04 PARTE II LOCALIZAÇÃO RELEVO PREDOMINANTE Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA Planícies e baixos planaltos HIDROGRAFIA SOLO CLIMA VEGETAÇÃO Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Leia mais

PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO

PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO Luiz Carlos Roma Júnior Eng. Agr., Dr., PqC do Polo Regional Centro Leste/APTA lcroma@apta.sp.gov.br Priscilla Ayleen Bustos Mac-Lean

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes Conteúdo: Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 1 forma alimento revestimento morfológicas adaptações ambientes comportamento fatores abióticos migração Os fatores dos e a temperatura, designados por determinam

Leia mais

Fatores de Formação do Solo

Fatores de Formação do Solo Clima Forma ativa e diferencial de atuação na formação do solo; Rochas iguais + condições climáticas diferentes = solos diferentes Rochas diferentes + condições climáticas iguais = solos iguais Sheila

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. GR - 2018 BIOMAS 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. Furacão Katrina USA - Agosto de 2005. Tempo Clima Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE OVINOS SANTA INÊS PERANTE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE OVINOS SANTA INÊS PERANTE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM 1 AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE OVINOS SANTA INÊS PERANTE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM BRENDA JULIANE SILVA DOS SANTOS¹, ANA LÍDIA DE BRITO OLIVEIRA¹, SILAS SANTIAGO

Leia mais

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Multidisciplinar 1/23 Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Antonio Ferriani Branco 2/23 Urolitíase Razão Ca: P da dieta < 1 Estresse: Animais transportados: distúrbios alimentares,

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA EM RIO DO SUL, SC.

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA EM RIO DO SUL, SC. AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA EM RIO DO SUL, SC Leonardo de Oliveira NEVES 1, Evandro Chaves de OLIVEIRA 2, Katiani ELI 3, Sabrina Rohdt da Rosa 4

Leia mais

Gado de Leite. NRC Gado Leiteiro. Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva. Antonio Ferriani Branco

Gado de Leite. NRC Gado Leiteiro. Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva. Antonio Ferriani Branco Gado de Leite NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Antonio Ferriani Branco C A P Í T U L O 4 Exigências de minerais e vitaminas para bovinos leiteiros Na maioria dos

Leia mais

Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS

Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS Temperatura corporal varia com a temperatura ambiente. Ex: crocodilo, répteis, anfíbios. HOMEOTÉRMICOS Têm

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente

Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2, Belo Horizonte 1 Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente Carlos Henrique

Leia mais

Planeta Terra 8.º ano

Planeta Terra 8.º ano Unidade 1 Os seres vivos e o ambiente O que é uma espécie? Serão estes animais pertencentes à mesma espécie? O que é uma espécie? Apesar de serem muito semelhantes, estas borboletas são de espécies diferentes.

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Produção de leite e duração da lactação de cabras da raça Pardo-alpina no município de Amélia Rodrigues BA Charles Muller Silva dos Santos¹ e Adelmo

Leia mais

e ecofisiologia Edson Eduardo Melo Passos Bruno Trindade Cardoso Fernando Luis Dultra Cintra

e ecofisiologia Edson Eduardo Melo Passos Bruno Trindade Cardoso Fernando Luis Dultra Cintra 1 Clima e ecofisiologia Edson Eduardo Melo Passos Bruno Trindade Cardoso Fernando Luis Dultra Cintra 1 As variedades de coqueiro se adaptam a todos os climas em que são cultivadas no Brasil? Há diferenças

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 17 CLIMOGRAMAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 17 CLIMOGRAMAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 17 CLIMOGRAMAS mm de chuva ºC 2 2 15 15 1 1 5 5 J F M A M J J A S O N D mm 35 3 2 15 1 3 ºC 4 3 2 1-1 -2 J F M A M J J A S O N D mm 35 3 2 15 1 3 ºC 4 3 2 1-1 -2 J F M A M J

Leia mais

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES Elisa Furian elisafurian@outlook.com ÁREA DO TERRENO: A área total do terreno ou lote. ÁREA ÚTIL: Área utilizável de uma edificação ou cômodo excluindo paredes e pilares. ÁREA

Leia mais

ÁGUA. 97% água salgada - ± 3% se restringe a água doce; Perda de toda gordura corporal, metade PTN s e 40% peso vivo Perda 10% - morte.

ÁGUA. 97% água salgada - ± 3% se restringe a água doce; Perda de toda gordura corporal, metade PTN s e 40% peso vivo Perda 10% - morte. ÁGUA 97% água salgada - ± 3% se restringe a água doce; Perda de toda gordura corporal, metade PTN s e 40% peso vivo Perda 10% - morte. PROPRIEDADES E FUNÇÕES Constituinte ativo e estrutural; 70% da carcaça

Leia mais

RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE VACAS HOLANDESAS FRENTE A RECURSO DE VENTILAÇÃO EM ESTABULAÇÃO LIVRE 1

RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE VACAS HOLANDESAS FRENTE A RECURSO DE VENTILAÇÃO EM ESTABULAÇÃO LIVRE 1 RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE VACAS HOLANDESAS FRENTE A RECURSO DE VENTILAÇÃO EM ESTABULAÇÃO LIVRE 1 PHYSIOLOGICAL RESPONSES OF HOLSTEIN COW S FACE TO RESOURCE OF FAN IN FREE-STALL REÍSSA ALVES VILELA 2,6

Leia mais

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Rochas, solo e vida no meio terrestre CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam

Leia mais

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes.

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada onde quase não há vapor

Leia mais

Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira. Departamento de Zootecnia. Água. É o constituinte mais abundante nos seres vivos 50 80% corpo

Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira. Departamento de Zootecnia. Água. É o constituinte mais abundante nos seres vivos 50 80% corpo Água Funções, digestão, absorção e metabolismo Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira Departamento de Zootecnia Água É o constituinte mais abundante nos seres vivos 50 80% corpo Essencial para

Leia mais

PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO DE MINNESOTA

PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO DE MINNESOTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE CLÍNICAS VETERINÁRIA www.ufpel.edu.br/nupeec PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

Efeitos do Stress Térmico em Vacas Leiteiras

Efeitos do Stress Térmico em Vacas Leiteiras Efeitos do Stress Térmico em Vacas Leiteiras GEA Farm Technologies 2º Simpósio de Bovinocultura de Leite Unesp Campus de Dracena Stress Térmico 2 Stress Térmico- Animais de alto metabolismo Estudos provam

Leia mais

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 20 Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que são fatores do clima? Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um

Leia mais

Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semi-pesadas e seus efeitos sobre a qualidade externa dos ovos 1.

Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semi-pesadas e seus efeitos sobre a qualidade externa dos ovos 1. Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semi-pesadas e seus efeitos sobre a qualidade externa dos ovos 1. Tiago Antônio dos SANTOS 2 ; Adriano GERALDO 3 ; Edgar Issamu ISHIKAWA 5 ; Eduardo

Leia mais

COMPORTAMENTO HIGROTÉRMICO DO CORPO HUMANO

COMPORTAMENTO HIGROTÉRMICO DO CORPO HUMANO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO "Escola Professor Edgar Albuquerque Greaff" COMPORTAMENTO HIGROTÉRMICO DO CORPO HUMANO António Manuel

Leia mais

Unidade de pressão 1 atm = 760 mmhg = 1013,3 mb = 1013,3 hpa = 101,33 kpa

Unidade de pressão 1 atm = 760 mmhg = 1013,3 mb = 1013,3 hpa = 101,33 kpa Umidade do ar O ar atmosférico é composto de constituintes não variáveis e variáveis dentre eles destacamos o água na forma de vapor. A presença de água na forma de vapor d água na atmosfera além de atuar

Leia mais

Teorias de Consumo Voluntário em Ruminantes

Teorias de Consumo Voluntário em Ruminantes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO/ CAMPUS DE SINOP CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS Teorias de Consumo Voluntário em Ruminantes Douglas dos Santos Pina Introdução A maioria do animais de interesse

Leia mais

3º TESTE DE AVALIAÇÃO SUMATIVA CIÊNCIAS NATURAIS 6 Páginas. 8º ANO DE ESCOLARIDADE DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos. Grupo I

3º TESTE DE AVALIAÇÃO SUMATIVA CIÊNCIAS NATURAIS 6 Páginas. 8º ANO DE ESCOLARIDADE DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos. Grupo I 3º TESTE DE AVALIAÇÃO SUMATIVA CIÊNCIAS NATURAIS 6 Páginas 8º ANO DE ESCOLARIDADE DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos Grupo I A figura 1 apresenta uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas,

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA O MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS

FUNDAMENTOS PARA O MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS FUNDAMENTOS UNIVERSIDADE PARA O MANEJO FEDERAL DE PELOTAS PLANTAS FORRAGEIRAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DISCIPLINA: Agrostologia

Leia mais

SECAGEM. Profa. Marianne Ayumi Shirai. Secagem

SECAGEM. Profa. Marianne Ayumi Shirai. Secagem Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Departamento Acadêmico de Alimentos SECAGEM Profa. Marianne Ayumi Shirai Secagem Aplicação de calor sob condições controladas para remover, por

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS Fatores que determinam o sistema de produção de leite Terra área/limitações Capital investimento/tecnologia Mão de obra capacitação/tecnologia

Leia mais

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas ECOLOGIA Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas Ecologia É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS CHAVES: avicultura, simulação, conforto térmico.

RESUMO. PALAVRAS CHAVES: avicultura, simulação, conforto térmico. DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA PREDIÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO, RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E DESEMPENHO PRODUTIVO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS EM GALPÕES EM MODO TÚNEL DE VENTO RESUMO VALCIMAR FERREIRA DE

Leia mais

OS FATORES DO CLIMA. Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura.

OS FATORES DO CLIMA. Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura. Os climas do Brasil OS FATORES DO CLIMA LATITUDE quanto mais nos distanciamos do Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura. BRASIL 93% zona Intertropical e

Leia mais

QUALIDADE DO AR X ENERGIA. Edison Tito Guimarães

QUALIDADE DO AR X ENERGIA. Edison Tito Guimarães QUALIDADE DO AR X ENERGIA Edison Tito Guimarães 1 Datum Consultoria e Projetos Ltda Fundada em 1978 (40 anos) Liderança tecnológica e inovações no Brasil em Projetos de Ar Condicionado / Conservação de

Leia mais

O PROBLEMA CONFORTO TÉRMICO AMBIENTAL O PROBLEMA. TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO ANIMAL (Parte I) GESTÃO DE QUALIDADE DO AMBIENTE

O PROBLEMA CONFORTO TÉRMICO AMBIENTAL O PROBLEMA. TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO ANIMAL (Parte I) GESTÃO DE QUALIDADE DO AMBIENTE Tempeatura, C. TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO CONFORTO ANIMAL (Parte I) CONFORTO TÉRMICO AMBIENTAL Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva RELAÇÃO DO MICRO E MACROCLIMA COM A ADAPATAÇÃO DO CLIENTE AO MEIO, VISANDO

Leia mais

AMBIÊNCIA E PRODUÇÃO DE LEITE

AMBIÊNCIA E PRODUÇÃO DE LEITE AMBIÊNCIA E PRODUÇÃO DE LEITE DAVID RAMOS DA ROCHA Zootecnista AIRTON ALENCAR DE ARAÚJO Médico veterinário rio NOV/2006 INTRODUÇÃO Brasil: 23 bilhões de litros de leite/ano; Estado do Ceará: 363 milhões

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia AGRICULTURA I Téc. Agroecologia CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO Etapas de desenvolvimento: 1.Germinação e emergência: Semeadura até o efetivo aparecimento da plântula, Duração pode

Leia mais

Ciclo do Carbono. Lediane Chagas Marques

Ciclo do Carbono. Lediane Chagas Marques Ciclo do Carbono Lediane Chagas Marques Carbono É o quarto elemento mais abundante do universo, depois do Hidrogênio, Hélio e Oxigênio; Fundamental para a Vida; No planeta o carbono circula através dos

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios AGRICULTURA I Téc. Agronegócios CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO INTRODUÇÃO: Ciclo vegetativo variado Evidencia cultivares desde extremamente precoces, cuja polinização pode ocorrer

Leia mais

CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS

CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS PROFESSOR: JOÃO CLÁUDIO ALCANTARA DOS SANTOS A atmosfera A atmosfera constitui uma transição gradual entre o ambiente em que vivemos e o restante do

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Modulo 4 Produção Animal Secção 1 A produção animal em explorações biológicas www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria BI63B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria pclfaria@uol.com.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.portalescolar.net http://exame.abril.com.br/mundo/noticias /fotografa-retrata-urso-polar-no-articoem-pele-e-osso

Leia mais

Paulo Giovanni de Abreu

Paulo Giovanni de Abreu Paulo Giovanni de Abreu Paulo.g.abreu@embrapa.br https://www.embrapa.br/suinos-e-aves Homeotermia Energia utilizada pelos homeotermos 20% 80% Produção homeotermia Morte por frio HIPOTERMIA ZONA DE CONFORTO

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS PERÍODOS SECO E CHUVOSO SOBRE OS NÍVEIS DE GLICOSE CIRCULANTE EM CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

INFLUÊNCIA DOS PERÍODOS SECO E CHUVOSO SOBRE OS NÍVEIS DE GLICOSE CIRCULANTE EM CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO INFLUÊNCIA DOS PERÍODOS SECO E CHUVOSO SOBRE OS NÍVEIS DE GLICOSE CIRCULANTE EM CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Fábio Santos do Nascimento 1, Luanna Figueirêdo Batista 2, Nágela Maria Henrique

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

A CIÊNCIA BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL. Eduardo Brum Schwengber

A CIÊNCIA BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL. Eduardo Brum Schwengber A CIÊNCIA BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL Eduardo Brum Schwengber eduardoschwengber@unipampa.edu.br A todo momento Novos conhecimentos Novos ingredientes Dinamismo Conceitos com caráter de transitoriedade Efeitos

Leia mais

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO O SOLO E OS SERES HUMANOS O solo é formado pelo desgaste de rochas formadas a milhões de anos; O solo é responsável pela moradia fixa do ser humano, pois, é dele que é produzido

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos Prof. Claudimar Fontinele Latitude É a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 10

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 10 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 10 PSICROMETRIA PSICROMETRIA PSICROMETRIA CARTA PSICROMÉTRICA ESTUDOS CLÁSSICOS Olgyay Givoni, Fanger PREOCUPAÇÃO COM O EDIFÍCIO E SEU DESEMPENHO

Leia mais