4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL"

Transcrição

1 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

2

3 Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades de Língua Portuguesa e Matemática que o(a) ajudará na consolidação dos conhecimentos necessários ao seu bom desempenho escolar e à sua vida. Terá também a possibilidade de produzir textos usando a sua criatividade e verá que, quando juntamos esta experiência com o hábito da leitura, tudo fica mais fácil e vem a sensação gratificante de perceber que suas ideias foram passadas para o papel, de forma compreensiva. Esperamos que você o utilize de forma responsável e prazerosa, pois, somente assim, ele atingirá os objetivos aos quais se propõe. Bom proveito!

4 Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Secretário Adjunto Maurício Holanda Maia Coordenadora de Cooperação com os Municípios Márcia Oliveira Cavalcante Campos Orientadora da Célula de Programas e Projetos Estaduais Lucidalva Pereira Bacelar Equipe Eixo Alfabetização Aparecida Tavares de Figueirêdo (coordenadora) Rosalynny da Cruz Mesquita Maria Valdenice de Sousa Maria Esmelinda Capistrano de Sousa Mirtes Moreira da Costa Gleisiane Ferreira de Oliveira Instituição Parceira: Escola de Formação Permanente do Magistério ESFAPEM Ana Rosa de Andrade Parente Direção Cristiane Coelho Ferreira Gomes Coordenação dos Programas de Formação Artais Pinheiro de Andrade Cunha Acompanhamento dos Programas de Formação Samara Mesquita Lucas Acompanhamento dos Programas de Formação Maria Wanderliza Dias Angelim Assistente Técnica Wilson Linhares Assistente Técnico Colaboradores: Professores formadores de Língua Portuguesa: - Ana Fábia Cruz Barbosa - Francisca Elizabeth de Andrade Lima - Francisco Jackson Moreira de Sampaio - Francisca Lucélia Pereira Saldanha - Iana Mamede Accioly - Kátia Cristina Gomes Lino - Luidmila Tomaz de Sá - Marieta Parente Sobreira Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz Diagramacão Jozias Rodrigues Revisão Escola de Formação Permanente do Magistério ESFAPEM

5 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE

6 SUMÁRIO 3 o Bimestre Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto

7 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 7 PRODUÇÃO DE TEXTO 01 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. O roteiro nos ajuda a organizar melhor as ideias. - Quem eram? Como eles eram? O que eles faziam? - O que vai acontecer? - Como a história vai terminar?

8 8 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

9 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 9 PRODUÇÃO DE TEXTO 02 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. O roteiro nos ajuda a organizar melhor as ideias. - Quem eram? Como eles eram? O que eles faziam? - O que vai acontecer? - Como a história vai terminar?

10 10 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

11 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 11 PRODUÇÃO DE TEXTO 03 DATA: / / Escreva uma história bem engraçada. Não esqueça o título

12 12 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

13 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 13 PRODUÇÃO DE TEXTO 04 DATA: / / Escreva uma história bem engraçada. Não esqueça o título

14 14 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

15 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 15 PRODUÇÃO DE TEXTO 05 DATA: / /

16 16 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

17 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 17 PRODUÇÃO DE TEXTO 06 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? Como ele era? Quando e onde? - O que aconteceu? Quem aparece na história? - O que aconteceu depois?

18 18 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

19 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 19 PRODUÇÃO DE TEXTO 07 DATA: / /

20 20 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

21 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 21 PRODUÇÃO DE TEXTO 08 DATA: / / Vamos contar esta história. Toda história tem um começo, um meio e um final

22 22 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

23 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 23 PRODUÇÃO DE TEXTO 09 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Onde a cena acontece? - O que aconteceu? - O que aparece na história? - O que aconteceu depois?

24 24 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

25 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 25 PRODUÇÃO DE TEXTO 10 DATA: / / Vamos contar esta história. Toda história tem um começo, um meio e um final

26 26 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

27 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 27 PRODUÇÃO DE TEXTO 11 DATA: / /

28 28 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

29 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 29 PRODUÇÃO DE TEXTO 12 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que o menino estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

30 30 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

31 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 31 PRODUÇÃO DE TEXTO 13 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. -Quem eram? O que os meninos estavam fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

32 32 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

33 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 33 PRODUÇÃO DE TEXTO 14 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que a menina estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

34 34 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

35 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 35 PRODUÇÃO DE TEXTO 15 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que vai aconteceu depois?

36 36 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

37 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 37 PRODUÇÃO DE TEXTO 16 DATA: / /

38 38 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

39 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 39 PRODUÇÃO DE TEXTO 17 DATA: / /

40 40 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

41 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 41 PRODUÇÃO DE TEXTO 18 DATA: / /

42 42 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

43 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 43 PRODUÇÃO DE TEXTO 19 DATA: / /

44 44 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

45 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 45 PRODUÇÃO DE TEXTO 20 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? Quando e onde? - O que aconteceu? - Como terminou?

46 46 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

47 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 47 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o BIMESTRE

48 48 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO SUMÁRIO 4 o Bimestre Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto

49 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 49 PRODUÇÃO DE TEXTO 01 DATA: / / Biografia O texto que você leu na atividade 01 do seu caderno de atividades é uma biografia. A biografia é um texto que conta a história de vida de uma pessoa. Que tal escrever a biografia de um amigo seu? Lembre-se que na biografia temos: * Nome completo * Nome dos pais * Local e data de nascimento * O que gosta de fazer, dentre outras informações. TÍTULO:

50 50 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 02 DATA: / / Tirinha Você conhece a Mafalda? A Mafalda é esta menininha que foi criada por um escritor argentino. Ela é engraçada, mas também fala de assuntos interessantes. Leia a tirinha da Mafalda e crie outras. Ah! Pode ter mais de um personagem. OLHA, ESTE É O MUNDO. ESTÁ VENDO? SABE POR QUE ESTE MUNDO É BONITO? PORQUE É UM MODELO REDUZIDO O ORIGINAL É UM DESASTE!

51 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 51 TÍTULO TÍTULO

52 52 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 03 DATA: / / Poema Vamos produzir um poema? O poema tem palavras que rimam. Observe este trecho da música O caderno, que é um poema musicado. As palavras em negrito são as que rimam. Inspire-se na gravura e produza seu poema. Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel.

53 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 53 TÍTULO:

54 54 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 04 DATA: / / Charge

55 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 55 Você lembra o que é uma charge? É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual, com uma ou mais personagem. Use sua imaginação e crie uma charge sobre o cuidado que devemos ter com o lixo.

56 56 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 05 DATA: / / Fábula Você lembra o que é uma fábula? É uma história que no final tem uma moral. Que tal criar uma fábula com a seguinte moral: QUEM MUITO QUER, COM POUCO FICA. Ah! Desta vez você será o autor e ilustrador da história.

57 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 57 TÍTULO:

58 58 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 06 DATA: / / Poema No caderno de atividades você leu o poema sobre o JORNAL, que é um meio de comunicação. Escolha um dos meios de comunicação abaixo, inspire-se e crie um poema sobre ele.

59 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 59 PRODUÇÃO DE TEXTO 07 DATA: / / História em quadrinhos Luluzinha e Bolinha são personagens de histórias em quadrinho. Nas histórias a Luluzinha criou o clube das meninas e o Bolinha o clube dos meninos. Use sua imaginação e crie uma história em quadrinhos onde acontece um campeonato de bola de gude entre os dois clubes.

60 60 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO Lembre-se que os quadrinhos tem desenhos e o texto fica nos balões.

61 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 61 PRODUÇÃO DE TEXTO 08 DATA: / / Piada O texto da atividade 8 de seu caderno é chamado de piada. A piada tem como principal função divertir as pessoas, isto é, fazê-las rir. Você conhece alguma piada? Escreva-a abaixo. TÍTULO:

62 62 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 09 DATA: / / Livro infantil Observe as capas dos livros infantis, escolha a que você mais gosta e escreva a história. TÍTULO:

63 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

64 64 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 10 DATA: / / Tirinha Você lembra da Mafalda? Observe a tirinha e crie o texto para ela. Leia a tirinha abaixo e escreva o que você compreendeu. MÃE, PRA QUE A GENTE ESTÁ NO MUNDO? MÃE, PRA QUE A GENTE ESTÁ NO MUNDO? PARA TRABALHAR, PARA NOS AMAR, PARA FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO MELHOR PARA TRABALHAR, PARA NOS AMAR, PARA FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO MELHOR SUA DANADA! VOCÊ NUNCA DISSE QUE TINHA TANTO SENSO DE HUMOR! SUA DANADA! VOCÊ NUNCA DISSE QUE TINHA TANTO SENSO DE HUMOR!

65 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 65 PRODUÇÃO DE TEXTO 11 DATA: / / Poema O texto 11 do caderno de atividades é um poema musicado. Uma das características do poema é a rima. Seja o autor ou autora de um belo poema sobre a imagem abaixo.

66 66 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 12 DATA: / / História Você já ouviu falar no Pequeno Príncipe? Era um menino de outro planeta que visitou a Terra e fez amizade com uma raposa. Leia a frase do livro O Pequeno Príncipe e escreva o que você compreendeu sobre ela. SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS

67 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 67

68 68 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 13 DATA: / / Poema Você leu no caderno de atividade o poema BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO. Você tem um bichinho de estimação? Imagine que o animalzinho abaixo é seu bichinho de estimação e crie um poema para ele.

69 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 69

70 70 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 14 DATA: / / Informativo Imagine que na sua cidade está chegando um grande circo para fazer uma temporada de apresentações. Imagine que você é um jornalista e escreva um texto informativo sobre o circo que está chegando. Lembre-se de criar um nome para o circo, dizer quem são os profissionais, como serão os espetáculos. Ah! Nesse circo não tem animais.

71 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 71 TÍTULO:

72 72 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 15 DATA: / / Bula No caderno de atividades você viu uma bula de remédio. Você já tomou algum remédio? Use a sua imaginação! Crie um nome para o remédio abaixo e complete a bula.

73 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 73 NOME DO REMÉDIO COMPOSIÇÃO (vitaminas, cálcio,etc e lembre-se de colocar as miligramas) INFORMAÇÕES AO PACIENTE INDICAÇÕES CONTRAINDICAÇÕES EFEITOS COLATERAIS POSOLOGIA LABORATÓRIO FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL

74 74 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 16 DATA: / / Informativo Na atividade 16 de seu caderno, você leu um texto informativo sobre o planeta Vênus. Que informações você tem sobre o nosso planeta Terra? Escreva um texto informativo sobre ele.

75 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 75

76 76 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 17 DATA: / / Fábula Você conhece a fábula da Cigarra e da Formiga? Caso não conheça, sua professora vai ler. Depois você reescreve a fábula. Use a imaginação!

77 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 77 TÍTULO:

78 78 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 18 DATA: / / Carta Você já recebeu ou mandou alguma carta? Releia a carta da atividade 18 de seu caderno. Agora, escreva uma carta para um amigo ou uma amiga contando como são as aulas na sua escola.

79 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 79 PRODUÇÃO DE TEXTO 19 DATA: / / Conto Você conhece algum conto de fadas? Observe as gravuras abaixo e, na página seguinte, crie uma história com as personagens.

80 80 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO TÍTULO:

81 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 81 PRODUÇÃO DE TEXTO 20 DATA: / / Fábula Você lembra da fábula A raposa e as uvas? Lembra qual a característica de uma fábula? Veja os animais abaixo e invente uma fábula com eles.

82 82 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO A TARTARUGA E A ONÇA PINTADA

83

84 84 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO Apoio Realização

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME II 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

5 o ANO LÍNGUA PORTUGUESA CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I

5 o ANO LÍNGUA PORTUGUESA CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 1 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz. Esta história vem do mar...

Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz. Esta história vem do mar... Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz Esta história vem do mar... Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Dione Morais Ilustrador: Daniel Diaz Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 1.º ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL AUERBACH, Patrícia. Direitos do pequeno leitor. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007 PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 3º ANO Durante este ano, aconteceram muitas coisas com você. Escreva uma história

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ALUNO (A): Prezado Aluno, Prezada Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Prezado Aluno, Prezada Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira organizada, os textos

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Quem tem boca vai a Roma

Quem tem boca vai a Roma Quem tem boca vai a Roma AUUL AL A MÓDULO 14 Na aula passada, nós vimos como as informações constituem mapas que nos ajudam no dia-a-dia. É só saber buscá-las, isto é, quem tem boca vai a Roma. Hoje, nós

Leia mais

2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA. 1. Você está recebendo uma prova de Matemática e Língua Portuguesa.

2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA. 1. Você está recebendo uma prova de Matemática e Língua Portuguesa. FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI VESTIBULINHO 2018 NOME: Barueri, 26 de novembro de 2017. Nº DE INSCRIÇÃO 2º Ano do Ensino Fundamental INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Você está recebendo

Leia mais

GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018

GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018 GABARITO VESTIBULINHO 2º ANO/2018 QUESTÕES RESPOSTA 1 A)5 B)24 2 C 3 A 4 A 5 C 6 A)4,5,6 B)MAGALI C)CEBOLINHA D)1 7 A) R$87,00 B) R$57,00 C) R$50,00 D) R$30,00 8 MARCAR CORRETO 02 DEZENAS D) 9 D 10 C 11

Leia mais

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura História de um primeiro amor Sugestão de Leitura Convidamos você e seus alunos adolescentes a conhecerem mais uma história de amor comovente: História de um primeiro amor, do escritor Drummond Amorim.

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II

5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME II 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista:

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Consciência Negra Proclamação da República Desenhos brasileiros Semana de Arte Moderna Simbolismo na

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

TWO ONE THREE FIVE - FOUR

TWO ONE THREE FIVE - FOUR PLANO DE ESTUDO TESTE 03 PROF. INGLÊS / 1º ANO 3º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Complete the song with the numbers. TWO ONE THREE FIVE - FOUR FIVE LITTLE MONKEYS ( 5 ) little monkeys jumping on the

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados (Artes) Volume I 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes (Caderno do aluno) Volume I 1º ano Projeto editorial,

Leia mais

Coordenação Editorial Kelsen Bravos da Silva Preparação de Originais e Revisão Kelsen Bravos Túlio Monteiro Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz

Coordenação Editorial Kelsen Bravos da Silva Preparação de Originais e Revisão Kelsen Bravos Túlio Monteiro Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz Texto: Luciano Sousa Ilustrações: Guabiras O calango Lango Tango queria ser jacaré Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Luciano Sousa Ilustrador: Guabiras Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 23 Leitura e Mediação Pedagógica S. Pesquisador: Helen Danyane Soares Caetano de Souza 04-set-10 Dentro de casa tem Transcrição (1) P: Bom dia S.? (2) C: Bom dia. (3) P: Tudo bem?

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a)

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Copyright 2012 by Secretaria da Educação do Estado do Ceará Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Presidente do Conselho

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. IV

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. IV 3 Educação Infantil Daniela Macambira Gilvanira Freitas LIVRO DO ALUNO Vol. IV Copyright 2014 by, Daniela Macambira / Gilvanira Freitas Ilustrador: Flávio Filho Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Odete De Bona Giacomelli NOME DO LIVRO: CHAPEUZINHO VERMELHO AUTOR: JÚLIO EMÍLIO BRAZ Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências

Leia mais

MATEMÁTICA. 1. Recorte e cole o anexo 1 em seu caderno de Matemática, em seguida, faça as operações com capricho e atenção. Não se esqueça do Q.V.L.

MATEMÁTICA. 1. Recorte e cole o anexo 1 em seu caderno de Matemática, em seguida, faça as operações com capricho e atenção. Não se esqueça do Q.V.L. 10- Roteiro de tarefas- semana de 11 a 22 de abril -4º ANO COLÉGIO EXTERNATO SÃO JOSÉ Goiânia, de de 2016. Nome: nº: Turma: Professor (a): ROTEIRO DE TAREFAS SEMANA DE 11 A 22 DE ABRIL ACESSO AO ROTEIRO

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL www.freepik.com.br PRODUÇÃO TEXTUAL 3. BIMESTRE / 2018 3º ANO Escreva uma

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 4º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 4º Bimestre Disciplina: Interdisciplinar TRABALHO BIMESTRAL 4º Bimestre Data: Professor(a): Gisele e Michelle Série: 2º ano Turma: Aluno(a): Nº NOTA Neste bimestre faremos uma apresentação para o Sarau, cujo tema

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 3 a ETAPA - CONTEÚDO: Fluência

Leia mais

Caderno de atividades

Caderno de atividades Caderno de atividades Cad Atividades_4 Ano.indd 1 23/05/2012 17:19:03 Olinda Evangelista Capítulo 1 A infância no Brasil Página 09 EU DESENHO NO MEU CADERNO A história da minha infância sob a forma de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 8. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia História Informática Inglês Língua Portuguesa Matemática A nota da PIC é a média

Leia mais

Proposta de redação Carta para o papai noel

Proposta de redação Carta para o papai noel Proposta de redação Carta para o papai noel Proposta de redação Carta para o papai noel O tema fica a sua escolha para para a proposta de redação com o tema: Uma carta para o papai noel e faça a criação

Leia mais

3. Pesquise em livros ou internet, procurando identificar em mapas onde está localizado o estado de Goiás. CIÊNCIAS ATIVIDADE 1

3. Pesquise em livros ou internet, procurando identificar em mapas onde está localizado o estado de Goiás. CIÊNCIAS ATIVIDADE 1 02- Roteiro de tarefas semana de 01 a 12 de fevereiro COLÉGIO EXTERNATO SÃO JOSÉ Goiânia, de de 2016. Nome: nº: Turma: Professor (a): 4º Ano ROTEIRO DE TAREFAS SEMANA DE 01 A 12 DE FEVEREIRO ACESSO AO

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Observe a obra

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Antes de você iniciar a leitura do livro

Antes de você iniciar a leitura do livro PROJETO DE LEITURA PARTE 1 PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE A HISTÓRIA, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO. Antes de você iniciar a leitura

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano

ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano Tarefa Querida criança, ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano Escrevemos esta tarefa pensando em você. Para fazer isso, lembramos como é bom ser criança com vontade de aprender, m não esquecemos que criança gosta

Leia mais

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color the head using a green colored pencil. My Body QUESTÃO 02 Circle the mouth using a blue colored pencil. QUESTÃO

Leia mais

Ana Paula Hoppe Rafael Tiltscher

Ana Paula Hoppe Rafael Tiltscher #eusoubaleiarosa Publisher anderson cavalcante Editora simone paulino Projeto gráfico estúdio grifo Assistentes de design lais ikoma e stephanie y. shu Você está Dados Internacionais de Catalogação na

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Sumário 1 VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Para ler e conversar... 8 Texto 1 Problemas com o português, Mauricio de Sousa... 9 Pensando sobre o gênero: história em quadrinhos... 14 Língua: reflexão

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 1. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA E UM SORRISO QUE NÃO FECHA... MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO VOCÊ NUNCA VAI ACHAR (NÃO ADIANTA PROCURAR...) ESTAS

Leia mais

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Texto 1 A Porta Eu sou feita de madeira

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre.

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 3ª ETAPA 4º ANO EFI PROFESSORA : FLÁVIA LETÍCIA ALUNO(A): 1) Leias as frases a seguir.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina. Lancelote e Canarinho

Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina. Lancelote e Canarinho Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina Lancelote e Canarinho Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Katiana Queiroz Ilustrador: Sara Nina Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR SECRETÁRIA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO MÁRCIA OLIVEIRA CAVALCANTE

Leia mais

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR 301-27/03/ Professoras: Elizabeth e Disciplina: CIÊNCIAS Projeto Dengue Descrição: Ler e completar o livrinho sobre a dengue em casa e trazer na data marcada (1,0 pt). Thatiane 3º Ano 302-26/03/ 303-27/03/

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013 FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

- Conhecer elementos folclóricos nacionais; - Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; - Estimular e desenvolver a imaginação e criação;

- Conhecer elementos folclóricos nacionais; - Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; - Estimular e desenvolver a imaginação e criação; Planejamento (Parlenda) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia PARLENDA Competências Objetivo Geral Leitura, oralidade, ritmo, produção textual. Compreender que parlenda são versos infantis com rimas,

Leia mais

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa. OFICINA SOBRE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS Caro aluno, Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Leia mais

Ensino Médio 6º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No.

Ensino Médio 6º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 6º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Valor: 30 pts Nota: RECUPERAÇÃO SEMESTRAL QUESTÃO 1 O livro O Pequeno Príncipe,

Leia mais

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde Use-se Post (0043) No que se referem os adultos, todo mundo sabe mais ou menos onde está se metendo, ninguém é totalmente inocente. Se nos usam, algum consentimento a gente deu, mesmo sem termos assinado

Leia mais

PORTUGUÊS ABC. Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC.

PORTUGUÊS ABC. Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC. 2º ANO Nome : Data : / / PORTUGUÊS INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. ABC Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC. Agora já sabe as letras Todas

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I 3 Educação Infantil Daniela Macambira Gilvanira Freitas LIVRO DO ALUNO Vol. I Copyright 2014 by, Daniela Macambira / Gilvanira Freitas Ilustrador: Flávio Filho Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa

Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2. Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais CADERNO 2 Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora 1ª Edição Acerta Brasil

Leia mais

4 o ANO LÍNGUA PORTUGUESA CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I

4 o ANO LÍNGUA PORTUGUESA CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME I 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 1 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013 Ficha da semana 4º Ano A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a Professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais