ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares"

Transcrição

1 ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares Prezadas Famílias, É chegada a hora de embarcarmos a plataforma de gestão Mosyle nos ipads que serão utilizados pelos estudantes em Em virtude dos protocolos de segurança da Apple e da plataforma Mosyle, precisamos acrescentar alguns procedimentos para que as instalações sejam realizadas convenientemente. Dessa forma, apresentaremos aos senhores um fluxograma do que será realizado e daremos a opção para que parte dele possa ser executada pelas próprias famílias. Porém, caso a família sinta-se desconfortável para realizá-lo poderá consentir que a própria T.I. do Colégio Stocco os realize. Opção 1 Preparação do device pela família, complementação pela T.I. do Stocco e finalização pela família. Opção 2 Preparação do device pela T.I. do Stocco, complementação pela T.I. do Stocco e finalização pela família. Para essa opção, desabilitar ID Apple e icloud Passo Procedimento Passo Procedimento 1- Família Backup de dados Fotos e Vídeos 1- T.I. ou Backup de dados Fotos e Vídeos. (vide tutorial). Família 2- Família Redefinir ipad (vide tutorial). 2- T.I. Redefinir ipad. 3- T.I. Instalação do módulo de supervisão. 3- T.I. Instalação do módulo de supervisão. 4- T.I. Mosyle: instalação do aplicativo e ativação. 4- T.I. Mosyle: instalação do aplicativo e ativação. 5- Família Recovery dos dados: fotos e vídeos vide tutorial. 5- T.I. Recovery dos dados: fotos e vídeos. 6- Família Recovery dos aplicativos pela AppStore. 6- Família Recovery dos aplicativos pela AppStore. Importante: Ao realizar o passo 2, seja pela própria família ou pela T.I. do Colégio, os históricos (scores) dos aplicativos de jogos poderão ser perdidos e quando reinstalados voltarão à primeira fase. Cronograma de entrega dos ipads no Colégio (opção 1 ou 2) 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano Entrega 23/nov. 23/nov. 16/nov. 16/nov. 9/nov. 9/nov. 3/nov. 3/nov. Devolução 27/nov. 27/nov. 23/nov. 23/nov. 16/nov. 16/nov. 9/nov. 9/nov. Atenção: Caso o ipad seja entregue fora deste cronograma, ele permanecerá no Colégio durante 8 dias corridos.

2 Como serão realizadas a entrega e a devolução dos ipads Os responsáveis pelos estudantes do primeiro ano entregarão, diretamente, o ipad e a ficha de identificação devidamente preenchidas para o funcionário da T.I. que estará de plantão na sala de visita do Stoquinho, no dia 23 de novembro, das 7h às 8h e das 12h15min às 13h15min. A retirada dos tablets será nos mesmos horários no dia 27 de novembro, pelos familiares. Os estudantes do 2º ao 4º ano levarão, diretamente, seus ipads e as fichas de identificação devidamente preenchidas à professora que, por sua vez, organizará a entrega para o funcionário da T.I.. O procedimento inverso será feito para a devolução. Estudantes do 5º ao 8º ano trarão, para o Colégio, no dia determinado, conforme descrito na tabela acima, seus dispositivos e fichas de identificação devidamente preenchidas e aguardarão serem solicitados em sala de aula para que entreguem os ipads ao pessoal da T.I..O procedimento inverso será feito para a devolução. No dia 27 de novembro, realizaremos o ipad Day. Nesse dia, os estudantes poderão trazer seus ipads para o Colégio, a fim de realizarmos simulações de uso. Atenciosamente, A Direção Novembro/2015 Preencher, imprimir e entregar juntamente com o ipad Ficha de identificação do ipad para embarque do Mosyle Estudante: Responsável: ano Telefone: Número de série do ipad: Santo André, de novembro de Assinatura: Protocolo de entega do ipad para embarque do Mosyle: Estudante: ano Número de série do ipad: / / 2015 Funcionário: Assinatura:

3 Tutoriais para uso das famílias caso a escolha seja pela Opção 1. Tutorial para Backup e Redefinição do ipad Este tutorial informa o procedimento para: efetuar o backup do ipad, redefinir para as configurações de fábrica e restaurar as fotos e vídeos após o processo de supervisão que será feito pela T.I. do Colégio. O processo consiste em efetuar apenas o backup de fotos e vídeos, utilizando o itools (MAC), Windows Explorer (Windows) e restaurá-los usando o itunes, conectados a um PC ou Mac via cabo USB. Outros aplicativos instalados no ipad não estão contemplados neste tutorial, porém, em via de regra, estão vinculados ao ID Apple, podendo ser reinstalados após o procedimento. Importante informar que não será possível efetuar e restaurar backups completos via icloud ou itunes, antes de efetuarmos nossos procedimentos, porque o recovery do mesmo anularia o procedimento de supervisão do ipad, porém, os backups efetuados após a supervisão poderão ser restaurados normalmente. Backup do ipad 1 Para computadores Windows: Conecte o ipad ao computador e aguarde aparecer a janela de reprodução automática. Clique tal como está indicado. Este processo salva apenas as fotos e vídeos do Rolo da Câmera e não dos outros álbuns.

4 Clique duas vezes no Internal Storage. Clique 2 vezes no DCIM. Clique 2 vezes em 100APPLE.

5 Selecione todos os itens que estão na pasta. Os arquivos.png e.jpg são as fotos, e os arquivos.mov são os vídeos. Contudo, todos os itens podem ser copiados para a pasta de preferência no seu computador. Após o embarque, o Mosyle poderá devolver a mesma para o ipad. Durante a cópia dos arquivos, mantenha o ipad conectado e pode utilizar o computador normalmente. Após terminada a cópia das fotos e vídeos do ipad, siga para o procedimento de Redefinição do ipad. Garantindo que todos seus dados e contas serão apagados. 2 Para computadores MAC: Baixe o itools no link Aguarde o término do download e execute o arquivo itools2.4.3.dmg. Aguarde abrir a janela abaixo e clique 2 vezes sobre o ícone azul.

6 Esse ícone azul pedirá autorização para abrir, clique em Abrir. Aguarde a instalação e abertura do programa. Após a instalação, o programa pedirá, novamente, autorização para abrir. Clique em Abrir.

7 Após selecionar o Abrir, o programa irá checar por updates. É necessário atualizar a versão do programa, pois a versão baixada é incompatível com o Mac OS X El Capitan (Não testado em versões anteriores), clique em Install Update e aguarde. Irá efetuar o downloadda nova versão do software. Aguarde o término do download. Clique em Install and Relaunch, o programa iniciará.

8 Aguarde aparecer todos os dados do seu ipad. Crie uma pasta para salvar as fotos. Utilize a "Mesa para isso, tal qual a imagem a seguir. Pode-se utilizar o atalho Shift+Command+N. Depois de criada a pasta, voltar ao programa para efetuar o backup. Aqui poderá saber o tamanho de cada item App/Doc, Photo, Audio, Video, Book (podem ser baixados, novamente, no ibook), Storage, Other, Available (Espaço livre). Mas, clicar em Photos para salvar estes itens: fotos e vídeos.

9 Aguarde carregar todos os itens na tela, o que pode variar conforme o tamanho da pasta. Selecione todas as pastas que aparecerem na tela. Isso garantirá que todas as fotos e vídeos serão salvos. Pode utilizar o atalho command+a. Após clique em Export.

10 Abrirá uma janela para escolher a pasta a fim de salvar os arquivos. No exemplo, a pasta Mesa foi criada com o nome de Meu Backup. Após selecionar a pasta desejada, clique em Open. Assim que clicar em Open, a janela da pasta será fechada e a cópia será iniciada. Podemos saber o progresso da mesma, acompanhando a barra que fica na parte inferior da janela com o nome de Overall Process. Durante esse processo, pode-se utilizar o computador normalmente.

11 Terminada a cópia, confira os arquivos copiados na pasta onde foram salvas as fotos e os vídeos. Se estivem corretos, siga para o procedimento de Redefinição do ipad. Redefinição do ipad Para redefinir o ipad, nas configurações de fábrica, efetue os passos abaixo. Abra o Ajustes. Vá em Geral, na opção¹ e desça todo o Menu até encontrar a opção 2 Redefinir.

12 Selecione Redefinir todos os Ajustes. Agora, clique em Redefinir. Aguarde a finalização do processo de Redefinição.

13 Após a redefinição ter sido concluída, inicie o mesmo deixando disponível a tela inicial para acesso. Não digite seu ID Apple ou conta do icloud. Verifique, nos Ajustes, se não tem nenhuma conta iniciada; caso haja, finalize a sessão. Após essa checagem, entregue o ipad no Colégio Stocco ou envie-o por meio do seu filho a fim de que se possa realizar, no ipad, o embarque do Mosyle. Restauração das Fotos Siga os passos abaixo para restaurar as fotos no ipad que foi devolvido com o Mosyle embarcado. O processo é divido para 1-Windows e 2-Mac. 1. Para Computadores com Windows. Para computadores com Windows será preciso ter o itunes instalado; caso não tenha, vá para o site baixe e instale o itunes. Conecte o ipad ao computador e aguarde o itunes inicializar; caso uso não ocorra, abra o mesmo, utilizando o ícone na Área de Trabalho ou Menu Iniciar. Clique no ícone de um celular como representado abaixo.

14 Assim que abrir a janela de Fotos. Selecione a caixa de Sincronizar Fotos e, em seguida, clique em Copiar fotos de: indicado em vermelho.

15 Clique em Escolher pasta para selecionar. Abrirá uma nova janela para selecionar indicar a pasta onde foram salvas as fotos anteriormente. Aqui, no exemplo, utilizou-se a Área de trabalho e a pasta com nome de Meu Backup. Ao localizar a pasta, clique em Selecionar Pasta.

16 Marque a caixa Incluir vídeos e, em seguida, clique em Aplicar. Clique em Remover e Sincronizar, informando que não será apagada nenhuma foto do ipad.

17 Aparecerá, na parte superior central do itunes, o progresso da sincronização. Aguarde ser finalizado. Durante esse tempo, não desconecte o ipad, mas poderá utilizar o computador normalmente. Após ter finalizado a sincronização das fotos e vídeos, voltará a imagem da Maçã.

18 Abra Fotos no ipad. Aparecerá um álbum com o nome da sua pasta; neste caso, o nome é Meu Backup. Isso indicará que as fotos estão de volta ao ipad.

19 2 Para computadores Mac: Conecte o ipad ao Mac e aguarde o itunes iniciar; caso não ocorra, abra o mesmo pelo ícone na Área de Trabalho ou Menu Iniciar. Clique no ícone de um celular como representado abaixo. Uma nova tela será aberta com as informações do seu ipad. Clique em Fotos.

20 Assim que abrir a janela de Fotos. Selecione a caixa de Sincronizar Fotos e, em seguida, clique onde está Copiar fotos de: indicado em vermelho.

21 Clique em Escolher pasta para selecionar a pasta. Abrirá uma nova janela para selecionar indicar a pasta onde foram salvas as fotos anteriormente. Aqui, no exemplo, utilizei a Mesa e a pasta com nome de Meu Backup. Selecione a pasta Meu Backup (por exemplo), verá que dentro dela terá outras pastas. Apenas clique em Abrir.

22 Marque a caixa Incluir vídeos e, em seguida, clique em Aplicar. Aparecerá, na parte superior central do itunes, o progresso da sincronização. Aguarde ser finalizado. Durante esse tempo não desconecte o ipad, poderá utilizar o computador normalmente.

23 tela. Após ter finalizado a sincronização das fotos e vídeos, voltará a imagem da Maçã na parte superior central da Abra o item Fotos no ipad, e verá que estarão todas as pastas que foram selecionadas na tela.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Introdução Os modelos de DVR Stand Alone H.264 da Luxseg são todos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Me chamo Daniel Barros, estarei lhe orientando passo a passo a efetuar a instalação do Android 4.3 Jelly Bean no seu celular.

APRESENTAÇÃO. Me chamo Daniel Barros, estarei lhe orientando passo a passo a efetuar a instalação do Android 4.3 Jelly Bean no seu celular. APRESENTAÇÃO Olá, Me chamo Daniel Barros, estarei lhe orientando passo a passo a efetuar a instalação do Android 4.3 Jelly Bean no seu celular. ITENS NECESSÁRIOS PARA ATUALIZAÇÃO a. "Android 4.3 by Daniel

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 05 setembro/2014 Versão do Firmware: 2.1.8 Versão do software Osciloscópio para Windows: 2.0.19 1. Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

Guia de instalação CF 6031

Guia de instalação CF 6031 Guia de instalação CF 6031 CF 6031 Software de configuração para conexão de dados Windows XP, Windows Vista, Windows Seven, Windows 8 e Windows 10 Este tutorial serve de instrução para configuração do

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS

INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS CELULAR DE MESA ELSYS GSM EPFS12 Passos: ATENÇÃO: Os passos 1, 2 e 3 devem ser realizados com o celular de mesa desconectado do computador. 1 - Efetue o download

Leia mais

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série).

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). www.greatek.com.br Imagens meramente ilustrativas 1- Para realizar o procedimento de atualização de firmware

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio.

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. Tutorial Sensores *Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. *É necessário ter o Microsoft Excel instalado no computador.

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10 Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10 Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Se você

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Windows

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Windows Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R0 Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-R0. Se

Leia mais

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan]

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] Página 1 de 25 [Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] 1. Backup de restauração do Software Magellan. Apresentamos abaixo os passos para realizar o procedimento de backup das pastas

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

ATDM Manual do usuário Web Remote Manager

ATDM Manual do usuário Web Remote Manager ATDM-0604 Manual do usuário Web Remote Manager Web Remote Manager O que é o Web Remote Manager? Este aplicativo é usado para aplicar as configurações do web remote a um ambiente offline. Os dados de ajustes

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Tutorial para atualizar o Winpad 785 do Windows 8.1 para Windows 10

Tutorial para atualizar o Winpad 785 do Windows 8.1 para Windows 10 Tutorial para atualizar o Winpad 785 do Windows 8.1 para Windows 10 Para atualizar o Winpad para o Windows 10, será necessário um pendrive de no mínimo 8GB, um computador para a criação do pendrive de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL As informações contidas neste manual têm caráter técnico/informativo e são de propriedade da CHIPTRONIC Eletrônica do Brasil LTDA. não podendo

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Primeiros Passos Instalação no Servidor... 2 Instalação nos Terminais... 3 Primeiro acesso... 5 Botões... 8 Suporte... 10 Instalação no Servidor 1 - Defina se o sistema será

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação Atualizar o firmware da câmera SLR digital Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente Como educadores, todos na Funcesi estão unidos em torno de um único objetivo ajudar a preparar nossos estudantes para se tornarem o melhor que eles podem ser. Agora, surge um novo e empolgante programa

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N 1- CONFIGURAÇÕES INICIAIS Antes de iniciar o procedimento para atualização, verifique/configure os seguintes itens no computador a ser utilizado: 1) Se o cabo de rede está conectado ao computador e à porta

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-1/WR-R10

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-1/WR-R10 Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-1/WR-R10 Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-1 e WR-R10.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Bem-vindo(a) ao seu MacBook Air Vamos começar. Pressione o botão de força para iniciar o seu Mac e o Assistente de Configuração lhe guiará por alguns passos simples para que você

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Manual AgoraOS System Bridge Milenial Comunicação Visual Ltda

Manual AgoraOS System Bridge Milenial Comunicação Visual Ltda Manual AgoraOS System Bridge Versão 10/02/2017 Contents 3 Introdução 4 Instalação 4 Configuração 7 Java 64 Bits 13 Impressora Não Fiscal Bematech 13 4 1 Manual AgoraOS System Bridge Introdução O AgoraOS

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Bem-vindo(a) ao seu MacBook Pro Vamos começar. Pressione o botão de força para iniciar o seu Mac e o Assistente de Configuração lhe guiará por alguns passos simples para que você

Leia mais

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Elaborado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do IFMT Campus São Vicente Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Sumário de informações do documento Tipo do documento:

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Guia de atualização de DVR

Guia de atualização de DVR MHDX 1000 Passo a passo para atualização via interface local A atualização de firmware do DVR pode ser feita através de interface local, via pen drive, ou através da web, via arquivos no PC local. Atualização

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Bem-vindo(a) ao seu MacBook Air Vamos começar. Pressione o botão de força para iniciar o seu Mac e o Assistente de Configuração lhe guiará por alguns passos simples para que você

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Guia de atualização de DVR

Guia de atualização de DVR MHDX 1100 Passo a passo para atualização na interface local A atualização de firmware do DVR pode ser feita através da interface local, via pen drive ou internet, ou através da interface web, via arquivos

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Seagate Dashboard Manual do usuário

Seagate Dashboard Manual do usuário Seagate Dashboard Manual do usuário Modelo: Clique aqui para acessar uma versão online atualizada desse documento. Você encontrará o conteúdo mais recente, bem como ilustrações expansíveis, navegação mais

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS 1. Efetue o download do Sistema de Digitação de Propostas Orçamentárias através do menu superior Transparência/Licitações vá ao item Arquivos (no final da página, abaixo de rerratificações) clique em Instalador

Leia mais

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Display GS2 1800 Display GS2 2100 Display GS2 2600 Display GS3 2630 Atualizado em julho de 2017 Página 1 Estas instruções

Leia mais

UTILIZANDO ROBÔTICA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES UTILIZAÇÃO DO ROBÔ LEGO MINDSTORMS

UTILIZANDO ROBÔTICA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES UTILIZAÇÃO DO ROBÔ LEGO MINDSTORMS INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO ROBÔTICA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES UTILIZAÇÃO DO ROBÔ LEGO MINDSTORMS ROTEIRO DO CURSO DE PROGRAMAÇÃO Introdução ao ambiente NXT Princípios da programação

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Guia de instalação e configuração. Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202

Guia de instalação e configuração. Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 Guia de instalação e configuração Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 (celulares fixos GSM) Parabéns,

Leia mais

Manual do Usuário - Prestador

Manual do Usuário - Prestador Manual do Usuário - Prestador Agosto/2008 Índice 1. Apresentação e acesso ao sistema 2. Acesso à página de consulta dos relatórios 3. Demonstrativo de Pagamento 4. Demonstrativo de Conta Médica 5. Orientações

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores PARA O BOLETO NÃO É NECESSÁRIO CADASTRAR

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente tem no GPS basta clicar em navegação, clicar em aceito

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE VINCULAÇÃO D-MFE AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE VINCULAÇÃO D-MFE AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação completa do D-MFE, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA

Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA 1 2. CONVERSÃO DO ARQUIVO MULTIMÍDIA PARA EXTENSÃO ASF 2 3. CONFIGURAÇÃO DA SALA DE AUDIÊNCIAS

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Guia de instalação CF 6031

Guia de instalação CF 6031 Guia de instalação CF 6031 CF 6031 Software de configuração para conexão de dados Windows XP, Windows Vista, Windows Seven, Windows 8 e Windows 10 Este tutorial serve de instrução para configuração do

Leia mais