RELATÓRIO PROJETO COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE FASE DE ORIENTAÇÃO (fevereiro 2002 a 2004) MMA/SQA/GTZ/MERCOSUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO PROJETO COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE FASE DE ORIENTAÇÃO (fevereiro 2002 a 2004) MMA/SQA/GTZ/MERCOSUL"

Transcrição

1 RELATÓRIO PROJETO COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE FASE DE ORIENTAÇÃO (fevereiro 2002 a 2004) MMA/SQA/GTZ/MERCOSUL

2 Atividades desenvolvidas em 2002 O Brasil no 2º semestre do ano 2002, exercendo a Presidência pró tempore PPT do SGT6/MERCOSUL, consolidou comentários e sugestões dos demais países partes sobre a proposta inicial do projeto Competitividade e Meio Ambiente, apresentando à GTZ; O MMA celebrou convênio com as Federações de Indústria dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para desenvolvimento de experiências de treinamento em tecnologias limpas no setor de couro; A coordenação do projeto contratou serviços de consultoria com o objetivo de promover uma recopilação e sistematização de informações sobre as condições marco, programas e políticas para fomentar a gestão ambiental e a produção mais limpa no Brasil.Este trabalho foi desenvolvido pelos consultores Haroldo Matos de Lemos e Maria Isabel Castro. O MMA realizou em setembro de 2002 o Seminário Técnico do MERCOSUL(SGT6) sobre estratégias e políticas para fomentar a Gestão Ambiental e Produção mais Limpa no MERCOSUL. Em novembro do mesmo ano, iniciou-se o processo de recrutamento e seleção do consultor de longo prazo (ENLP) para o projeto no Brasil que, que teve suas atividades iniciadas em 01/12/02; Atualmente a equipe da SQA/MMA responsável pelo projeto tem a seguinte constituição:.marília Marreco Cerqueira Coordenadora Nacional Cleuza Gomes Responsável Técnica do Projeto.Sérgio Travassos Técnico.José Alfredo Araújo Experto Nacional de Longo Prazo

3 As atividades desenvolvidas pela SQA no âmbito do projeto CyMA, fazem parte do Plano Operativo do Brasil, apresentado pelo MMA à PPT do MERCOSUL dentro do acordo GTZ/MERCOSUL como segue: Área de Trabalho 01 Bases conceituais para desenhar uma estratégia (sub-)regional para o fomento de GA e P+L Atividade: Elaborar diagnóstico aprofundando as informações sobre instituições e oferta de serviços de GA e P+L no Brasil Em desenvolvimento: cadastro de instituições públicas e privadas, que atuam junto ao universo empresarial brasileiro ofertando serviços nas áreas de gestão ambiental e produção mais limpa, na condição de instituições de pesquisa, de educação, de desenvolvimento de melhoria contínua que visem a ecoeficiência na empresa nacional. Objetivo geral: aprofundar as informações a nível nacional relacionadas às instituições que desenvolvem ações voltadas para Gestão Ambiental e Produção mais Limpa dirigidas ao setor produtivo em geral, como insumo para a formulação de uma política nacional e para a construção da rede de Produção mais Limpa. Termo de Referência, cuja síntese apresentamos a seguir.

4 Objetivos específicos Elaborar um cadastro nacional de instituições que possam apoiar pequenas e médias empresas, PMEs, na melhoria do desempenho ambiental dos seus processos produtivos, através da implantação de Sistemas de Gestão Ambiental - SGA e Produção mais Limpa - P+L. Identificar as respectivas metodologias, técnicas e ferramentas desenvolvidas, utilizadas e disponibilizadas por cada instituição. Apresentar a caracterização das mesmas, especificando a que se destina, tipo de empresa que melhor se aplica, custos e tempo de aplicação. Promover a difusão e discussão dos dados levantados através da realização de Fóruns de discussão público-privado, reunindo instituições que estão envolvidas com questões ambientais relacionadas ao sistema produtivo do país, com o propósito de buscar contribuições para o desenho e implementação de uma estratégia nacional de Fomento á Gestão Ambiental e Produção mais Limpa.

5 Ações estabelecidas no TR para serem desenvolvidas pelo consultor contratado Elaborar diagnóstico levando em conta os seguintes aspectos, fundamentais para o balizamento de uma estratégia de fomento: Universo de instituições atuantes na P+L e sistemas de gestão ambiental; Capacitações disponíveis para superar as barreiras de aplicação existentes; Perfil das instituições por capacitação específicas; Capacitações disponíveis por setores de produção e/ou serviços; Capacitações disponíveis por estratégia de P+L conduzida; Capacitações regionais por setores de produção e/ou serviços; Capacitações requeridas para prover a assistência técnica às PME; Outras.

6 Premissas: ❿ O diagnostico deve identificar não apenas instituições que já prestem a consultoria e apoio, como também aquelas que tenham potencial e possam ser estimuladas para tanto. ❿ O esforço a ser realizado para elaborar o cadastro deve ser aproveitado para serem estabelecidas as bases do sistema que permita orientar as PME no acesso a P+L. ❿ Deve se considerar as possíveis alternativas que contribuam para o objetivo da proposta mesmo que se apresentem estratégias diferenciadas seja na sua abrangência, foco, metodologia ou tipo de instituição. As grandes empresas podem se constituir em unidades de apoio a P+L nas PME vinculadas a sua cadeia produtiva.

7 Universo das Atividades: ❿ As informações obtidas serão usadas para dar suporte à formulação de um Programa Nacional de fomento para implantação de SGA e P+L em pequenas e médias empresas, ou seja, serão utilizadas para conhecimento de nossa capacidade instalada e capacidade de atender às demandas do programa seja no atendimento direto ao cliente final-pmes e/ou à formação de profissionais que atuarão no programa. Metodologia: ❿ Identificação de interlocutores/executores a nível estadual e regional; ❿ Definição de Estados e regiões a serem incluídos; ❿ Nivelamento de conceitos e métodos de P+L com os interlocutores/executores; ❿ Definição detalhada do diagnóstico; ❿ Levantamento de instituições e consultores individuais;

8 Produto ❿ Relatório final do diagnóstico, com a descrição dos resultados previstos conforme descrito no item 03 do Termo de Referência, que será submetido à apreciação da equipe nacional do projeto. ❿ O trabalho está sendo realizado pela Consultora Eng. Ana Maria Evangelho Oestreich, com prestação de serviços prevista para um período de quatro meses, com término previsto para a primeira quinzena de abril 2004.

9 Área de Trabalho 02 Fortalecimento do diálogo entre os países partes e entre setores público e privado. Atividade: Realizar Fóruns regionais de diálogo público-privado Promoção de 5 (cinco) Fóruns regionais de discussão público-privado, reunindo instituições envolvidas com questões ambientais relacionadas ao sistema produtivo do país, focalizando realidades regionais; com o propósito de buscar contribuições para o desenho e implementação de uma estratégia nacional para a Promoção de uma Rede Brasileira de Produção mais Limpa e Ecoeficiência, a partir dos seguintes temas:. Gestão Ambiental e Produção mais Limpa Legislação Ambiental Brasileira e sua aplicação no setor produtivo - implicações nas pequenas e médias empresas Cadeias produtivas e impactos ambientais (seleção regional) Certificação e a competitividade das pequenas e médias empresas com foco nas exportações. Aplicação da Produção mais Limpa em pequenas e médias empresas Casos de sucesso com a implantação de P+L Oferta de serviços em Gestão Ambiental e Produção mais Limpa - uma abordagem regional. O foco das discussões está voltado para os setores da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura, tendo como referência o volume de consumo de energia, água, matéria prima, geração de resíduos, impactos ambientais, entre outros, bem como possíveis ações de Mobilização, Sensibilização, Capacitação e Consultoria, que integrarão a estratégia nacional. Participam representantes de Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Órgãos Ambientais, Secretarias de Indústria e ComérciEstaduais, Federações de Indústria, Comércio e Agricultura, Universidades, Instituições de Pesquisa, Agentes do SEBRAE, Agências de Desenvolvimento Regionais e Bancos Oficiais.

10 Objetivo Promover a discussão entre instituições públicas e o setor privado, orientada para o estabelecimento de um programa nacional que sensibilize e incentive a incorporação de práticas de gestão ambiental e produção mais limpa em setores produtivos selecionados, envolvendo diferentes atores governamentais e não governamentais. Estabelecenr estratégias de abordagem para pequenas e médias empresas. Resultados esperados Propostas para. estabelecer uma rede brasileira de Produção mais Limpa e Ecoeficiência.. estabelecer condições para atuação dos Núcleos de Produção mais Limpa junto às pequenas e médias empresas, seja como prestadores de serviços diretamente junto às empresas ou como base de apoio para atuação de consultores autônomos. Conhecer sobre:. a existência de um mercado de serviços para ações de Gestão Ambiental e Produção mais Limpa.. Se as pequenas e médias empresas se encontram em condições de pagar serviços de GA e P+L ou é necessária a existência de mecanismos econômicos de fomento à utilização de tais serviços.

11 Objetivo Eventos já realizados Região Norte - Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas- Outubro/2003 Região Centro-Oeste SEBRAE/DF -Novembro/2003 Região Sul- CNTL - Centro Nacional de Tecnologias Limpas- Dezembro/2003 Eventos programados Região Sudeste - CETESB Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental- Abril/2004 Região Nordeste CRA - Centro de Recursos Ambientais Março/2004 Área de Trabalho 03 Fortalecimento de uma oferta adequada de serviços em GA e P+L (para PMEs) Atividade: Identificação e Sistematização de oferta de serviços no Brasil para o projeto Competitividade e Meio Ambiente -fomento à Gestão Ambiental e Produção mais Limpa. Realização de programa de visitas técnicas visando a identificação e sistematização de ferramentas de Gestão Ambiental e Produção mais Limpa, existentes em instituições de excelência que atuam nestas modalidades junto às empresas de pequeno porte, levando-se em conta o modelo de sistematização sugerido pela coordenação do CyMA.

12 INSTITUIÇÕES/RESUMO DE AÇÕES : CNTL- Centro Nacional de Tecnologias Limpas Ferramenta (s): Curso de Formação de Consultores em Produção mais Limpa, Consultoria em Produção mais Limpa O CNTL é credenciada pela UNIDO/UNEP para transferência da metodologia e fomento à criação de núcleos de produção mais limpa, capacitando técnicos e consultores para a sua aplicação junto ás empresas do sistema produtivo nacional. Em experiência com o sistema SEBRAE já foram treinados aproximadamente 80 consultores na metodologia de Produção mais Limpa, em 04 Núcleos Estaduais, tendo sido criados mais 10 Núcleos (Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas e Maranhão) totalizando até o final do exercício 14 Núcleos. SEBRAE/DF-Núcleo de Econegócios Ferramenta: Plano de Melhoria Ambiental-PMDA O SEBRAE/DF desenvolve trabalhos voltados para Gestão ambiental, junto às micro e pequenas empresas, através de capacitação para implantação de PMDA-Plano de Melhoria Ambiental com base na ISSO , em empresas de pequeno porte, que posteriormente se tornam Núcleos de Demonstração, realizando ainda, cursos sobre SGA - Sistema de Gestão Ambiental, palestras, produção de materiais instrucionais,etc CETIND-Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro Ferramenta: Sistema de Gestão Integrada - Integração das normas ISSO 9001, Salvador/BA 9002, e OHSAS Para atender a demanda empresarial, o CETIND - Centro de Tecnologia Industrial do SENAI, possui uma equipe capacitada para prestar serviços de consultoria e treinamento nas áreas de Meio Ambiente, Higiene Ocupacional e Segurança

13 CEFETPR-Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Ferramenta: Treinamento Gerencial Ambiental para a Indústria Brasileira Curitiba/PR Tem por objetivo contribuir para a melhoria do desempenho ambiental da indústria brasileira, principalmente pequenas e médias empresas através de elaboração e realização de treinamentos e eventos específicos relacionados á área ambiental.o trabalho é realizado através de grupos de empresas do mesmo setor. Trata-se de uma parceria INWENT/CEFETPR/CITPAR Área de Trabalho 04 Divulgação (e aplicação) de conceitos e instrumentos de GA y P+L para PEMEs Atividade: Difusão das ações voltadas para Produção mais Limpa no âmbito do MMA/SQA

14 I ENCONTRO NACIONAL DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA A Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos/MMA, realizou em 27/11/03 o I Encontro Nacional de Produção mais Limpa, considerado marco político para a Promoção da Rede Brasileira de Produção mais Limpa e Ecoeficiência a partir de 2004, com o propósito de buscar contribuições para o desenho e implementação de uma estratégia nacional de fomento visando o universo empresarial brasileiro com a finalidade de promover o controle ambiental e de processos produtivos, por meio da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, que possibilitem o aumento da competitividade das empresas nacionais. O Encontro reuniu instituições nacionais e internacionais, envolvidas com questões ambientais relacionadas ao sistema produtivo, com exposições de temas voltados para os setores da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura, tendo como referência o volume de consumo de energia, água, matéria prima, geração de resíduos, impactos ambientais, entre outros, bem como possíveis ações de Mobilização, Sensibilização, Capacitação,Consultoria e Financiamento, que integrarão a estratégia nacional. Na ocasião o MMA assinou a Declaração de Produção mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA e criou, através de Portaria, o Comitê Gestor de Produção mais Limpa.

15 3.LIÇÕES APRENDIDAS - A experiência com a realização dos Fóruns regionais, evidenciou a necessidade de considerarmos as diferenças sócio/econômico/ambiental que constitui cada região administrativa brasileira, ao estabelecermos políticas para desenvolvimento sustentável; - A constatação da existência de instituições públicas e privadas que desenvolvem ações voltadas para a gestão ambiental e produção mais limpa, cujos resultados são surpreendentes e que poderão alavancar com o apoio do MMA a democratização de ações voltadas para pequenas e médias empresas; - Ficou claro até o presente momento, a importância e a expectativa demonstrada pelas instituições de atuam na área de gestão ambiental e produção mais limpa, sobre o papel do MMA enquanto centro de referência para a construção e condução da política nacional de produção mais limpa no Brasil.. 4.PERSPECTIVAS E DESAFIOS Desenvolver o Programa Promoção da Rede Brasileira de Produção mais Limpa e Ecoeficiência, articulando ações voltadas para o fomento da Gestão Ambiental e Produção mais Limpa, reunindo instituições que atuam com foco no universo empresarial brasileiro, baseadas na Mobilização, Sensibilização, Implantação e Gestão de Núcleos de Produção mais Limpa, Capacitação, Diagnósticos e Consultorias, Crédito e Financiamento, envolvendo instituições parceiras envolvidas com trabalhos de Gestão Ambiental e Produção mais Limpa, e que atuem com ações voltadas para o setor produtivo nacional, com os seguintes objetivos:

16 GERAL Estimular o setor produtivo nacional para o uso eficiente de técnicas de gestão ambiental e produção mais limpa, gerando ganhos de produtividade e de lucratividade, na perspectiva de desenvolvimento sustentável. ESPECÍFICOS Mobilizar e motivar o empresariado brasileiro, bem como os diversos atores envolvidos, para a importância e necessidade de aplicação de modernas técnicas de produção na perspectiva de uma produção mais limpa ; Capacitar empreendedores tendo em vista a produção e o consumo sustentável; Disponibilizar para as empresas métodos e técnicas de gestão ambiental e produção mais limpa incentivando os empresários para formulação de programas internos; Implementar unidades de demonstração em cadeias produtivas selecionadas sobre o uso eficiente dos insumos de produção, processos produtivos, energia, água, gestão de resíduos,etc; Conhecer e catalogar informações, tecnologias, produtos e experiências de sucesso sobre o tema, disponíveis no país e no exterior, promovendo sua difusão; Propor políticas públicas que estimulem e facilitem o surgimento e a utilização de máquinas e equipamentos, processos, insumos e tecnologias voltadas à ecoeficiência; Capacitar e manter recursos humanos de instituições públicas e privadas que compõem rede articulada de prestadores de serviço de alta capilaridade voltadas para o atendimento ao empresariado nacional nas questões de meio ambiente. O Programa atuará nos setores de Agricultura, Indústria, Comércio e de Serviços, tendo como referência cadeias produtivas previamente selecionadas. As ações prioritárias do Programa são identificadas nas seguintes VERTENTES: Mobilização e sensibilização; Informação; Capacitação; Diagnóstico e consultoria; Legislação Ambiental Ações de acompanhamento e avaliação.

REDE PAULISTA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. O Programa Estadual de APLs. 4ª. Conferência Nacional de APLs

REDE PAULISTA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. O Programa Estadual de APLs. 4ª. Conferência Nacional de APLs REDE PAULISTA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS O Programa Estadual de APLs 4ª. Conferência Nacional de APLs Brasília, 28 de outubro de 2009 A Secretaria de Desenvolvimento Missão Promover o crescimento econômico

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes.

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes. PROGRAMA DE IDENTIFICACAO DE OPORTUNIDADES TÉCNICAS COM OS PAÍSES DO MERCOSUL NA ÁREA DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1. INTRODUCAO A Argentina, o Brasil, o Paraguai

Leia mais

Programas 2014. Março de 2014

Programas 2014. Março de 2014 Programas 2014 Março de 2014 RoteirodestaApresentação 1.Informações gerais sobre a SUDENE 2.Ações da Sudene disponíveis em 2014 para recebimento de propostas 3.Informações para apresentação de propostas

Leia mais

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas

Leia mais

INFORME CyMA BRASIL Abril 2006. PROJETO CyMA COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE. SGT N 6 Meio Ambiente GTZ

INFORME CyMA BRASIL Abril 2006. PROJETO CyMA COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE. SGT N 6 Meio Ambiente GTZ INFORME CyMA BRASIL Abril 2006 PROJETO CyMA COMPETITIVIDADE E MEIO AMBIENTE SGT N 6 Meio Ambiente GTZ SITUAÇA0 A0 INSTITUCIONAL.Coordenação Nacional do CyMA encontra-se na SQA/MMA.Coordenadora Nacional:

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

Durante o curso da apresentação registrou-se os seguintes pontos:

Durante o curso da apresentação registrou-se os seguintes pontos: Ata de Reunião da CSTIC - 04/06/2012 Local : Sebrae/CE Hora: 14:00hs Entidades presentes: Alexandre Menezes (Titan), Francisco Soares (ADECE), Edilson Azim (Sebrae), Marcus Veloso (Fiec), Ângela Moraes

Leia mais

Diretoria de Educação Básica Presencial. dilvo.ristoff@capes.gov.br

Diretoria de Educação Básica Presencial. dilvo.ristoff@capes.gov.br Diretoria de Educação Básica Presencial dilvo.ristoff@capes.gov.br Nossa grande tarefa, agora, é traduzir esse acúmulo de conhecimento para a área do magistério, formando professores para a educação básica.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 24/02/2012-16:58:00 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1.

Leia mais

a) No Projeto d) Em sua residência b) No Escritório da UNESCO e) Outros c) No Escritório Antena

a) No Projeto d) Em sua residência b) No Escritório da UNESCO e) Outros c) No Escritório Antena REQUERIMENTO PARA PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE PESSOA FÍSICA Parte A INSTRUÇÃO PARA PUBLICAÇÃO Preenchimento do Formulário 1. Parte B2 A vaga cuja lotação seja no Escritório UNESCO ou Antena deve ser conduzida

Leia mais

AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade

AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade Goiânia 23/maio/2014 PROJETO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÚBLICO ALVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja Treinamento para acesso e uso do Portal de periódicos da Capes Biblioteca Apparício

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN MCT 1 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN MCT 1 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN 3.1.6 - MCT 1 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Prestação de serviços de pessoa física para a elaboração de documento

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014 XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial 1º de maio de 2014 Humberto Luiz Ribeiro Secretário de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Apresentação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn PLANO DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DESTA UNIVERSIDADE 1. APRESENTAÇÃO O Plano de Cargos e Carreiras do Pessoal Técnico-Administrativo em Educação (PCCTAE) foi implantado

Leia mais

REGIÃO SUDESTE. GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais. Políticas Envolvidas. Segurança Pública.

REGIÃO SUDESTE. GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais. Políticas Envolvidas. Segurança Pública. REGIÃO SUDESTE Eixos de Atuação 1. Informação e Mobilização GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais 1.1 Capacitar permanente os gestores e profissionais envolvidos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Desenvolvimento do curso de formação de consultores

TERMO DE REFERÊNCIA. Desenvolvimento do curso de formação de consultores TERMO DE REFERÊNCIA Instituição Projeto Origem dos recursos Objetivo Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil CACB Empreender Convencional Desenvolvimento do curso de formação de

Leia mais

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Profª. Carla Noli Bisco Flozi Coordenação de Curso Profª. Andresa Canola Coordenação do EMAFAAR ARAÇATUBA, 2016 Introdução Atualmente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS (não alterar os campos em cinza) TR nº MODALIDADE TEMA PROCESSO SELETIVO CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA

TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS (não alterar os campos em cinza) TR nº MODALIDADE TEMA PROCESSO SELETIVO CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS (não alterar os campos em cinza) TR nº MODALIDADE TEMA PROCESSO SELETIVO TR_05_2015_PDHC Produto Mobilização e Gestão Social Parecer Nº 00558/2015/CONJUR-MDA/CGU/AGU,

Leia mais

Estruturação do Núcleo Estadual de APL s no Distrito Federal

Estruturação do Núcleo Estadual de APL s no Distrito Federal Estruturação do Núcleo Estadual de APL s no Distrito Federal Fernando Neves Gerente da Unidade de Gestão Estratégica Novembro/2007 Pelo Termo de Referência elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente para

Leia mais

F.17 Cobertura de redes de abastecimento de água

F.17 Cobertura de redes de abastecimento de água Comentários sobre os Indicadores de Cobertura até 6 F.17 Cobertura de redes de abastecimento de água Limitações: Requer informações adicionais sobre a quantidade per capita, a qualidade da água de abastecimento

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Código: CDH -EC- 009 A presente Consultoria visa contratar serviços profissionais especializados

Leia mais

FLUXO CONSTRUÇÃO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

FLUXO CONSTRUÇÃO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 FLUXO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 29 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 29 FLUXO - OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Área de Insumos Básicos Seminário sobre Petróleo e Gás APIMEC RIO Agosto/2012 BNDES Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral

Leia mais

CULTURA. Reunião do dia 14/08/2014

CULTURA. Reunião do dia 14/08/2014 Reunião do dia 14/08/2014 Coordenador: João Heitor Silva Macedo Visão: Que Santa Maria seja um Polo Cultural, por meio da realização de ações culturais, nos diversos espaços do seu território, e do reconhecimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades 1 Relatório de Atividades 2005 I- Introdução A Fundação Fé e Alegria do Brasil é uma sociedade civil de direito privado, de ação pública e sem fins lucrativos, com sede a Rua Rodrigo Lobato, 141 Bairro

Leia mais

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Estrutura da apresentação: Antecedentes Fórum pela Vida Cenário Atual Rede Fito RS Objetivos Organização Atores participantes

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Constituído pela ABINEE Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Entidade civil

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 2019

TERMO DE REFERÊNCIA 2019 TERMO DE REFERÊNCIA 2019 Projeto: GCF Valorizando as florestas de Mato Grosso Atividade: 3.1 Levantamento socioprodutivo e Ambiental em terras indígenas Código gerencial: 61987 1 CONTEXTO Mato Grosso é

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

Reparação de Veículos

Reparação de Veículos data 2017-02-01 Gestores das Indústrias de Panificação Realizar capacitação empresarial nas panificadoras de Maringá e Região, a fim de fortalecer o segmento e adequá-lo às exigências do mercado em atendimento,

Leia mais

O Papel da Controladoria na Gestão de um Arranjo Produtivo Local:

O Papel da Controladoria na Gestão de um Arranjo Produtivo Local: O Papel da Controladoria na Gestão de um Arranjo Produtivo Local: Uma Proposta Embasada no Termo de Referência do Sistema SEBRAE em Arranjos Produtivos Locais Autores Hugo Macário de Brito Pinheiro (SEBRAE)

Leia mais

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Elzira Leão Trabalho Social/DHAB/DUAP/SNH Ministério

Leia mais

20/03/2018 SENAI SANTO ANDRÉ

20/03/2018 SENAI SANTO ANDRÉ 20/03/2018 SENAI SANTO ANDRÉ O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1928, reúne indústrias, associações ligadas ao setor produtivo e empresas com

Leia mais

Perfil da Oferta de Educação Profissional nas Redes Estaduais. Lavínia Moura Economista e Técnica do DIEESE Brasília 06 e 07 de Junho de 2013

Perfil da Oferta de Educação Profissional nas Redes Estaduais. Lavínia Moura Economista e Técnica do DIEESE Brasília 06 e 07 de Junho de 2013 Perfil da Oferta de Educação Profissional nas Redes Estaduais Lavínia Moura Economista e Técnica do DIEESE Brasília 06 e 07 de Junho de 2013 2 Objetivos Apresentar o perfil e evolução da oferta de educação

Leia mais

6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos

6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos 6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos Brasília, 22 de outubro, 2015 Roteiro I. Atuação da Renai II. Parceria Renai Secretarias Estaduais III. Atividades Previstas Parte I O que é a Renai?

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 24 de abril de 2014.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 24 de abril de 2014. RESOLUÇÃO CAS Nº 04/2014 DISPÕE A CRIAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS VINCULADO AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS 1 Organograma da SEMPTQ Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação SECRETARIO DA SEMPETQ Carolina Soares SECRETARIA EXECUTIVA

Leia mais

SENAI abre vagas em cursos gratuitos e pagos de aprendizagem, técnicos e de graduação

SENAI abre vagas em cursos gratuitos e pagos de aprendizagem, técnicos e de graduação http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 15 MAI 2015 SENAI abre vagas em cursos gratuitos e pagos de aprendizagem, técnicos e de graduação Existem oportunidades em dezenas de cursos diferentes em 12

Leia mais

Franquias e ideias inovadoras podem levar você e a sua empresa a lugares incríveis...

Franquias e ideias inovadoras podem levar você e a sua empresa a lugares incríveis... Franquias e ideias inovadoras podem levar você e a sua empresa a lugares incríveis... ...Deixe-nos mostrar o caminho. Bem-vindo ao mundo de infinitas oportunidades Bem-vindo ao Grupo Alquimia. Em todo

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO DE OPORTUNIDADES Nº 01/2016 SELEÇÃO DE EXPOSITORES PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR NATAL RN

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO DE OPORTUNIDADES Nº 01/2016 SELEÇÃO DE EXPOSITORES PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR NATAL RN EDITAL PARA EXPOSIÇÃO DE OPORTUNIDADES Nº 01/2016 SELEÇÃO DE EXPOSITORES PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2016 - NATAL RN O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

Sumário. Clipping. Data:03/08/05

Sumário. Clipping. Data:03/08/05 Clipping Data:03/08/05 Título: Caminhos para qualificação... 2 Título: Cont. - Caminhos para qualificação... 3 Título: Feira debate rumos do comécio exterior... 4 Título: Snow visita indústria e periferia

Leia mais

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE.

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. INTRODUÇÃO O planejamento e a implementação da política de saúde pressupõe a interface entre governo e sociedade, por meio

Leia mais

ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE

ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE OBJETIVOS GERAIS Fortalecimento do setor produtivo: a) Adequação de procedimentos; b) Aumento da rentabilidade e competitividade; c) Garantia de alimentos

Leia mais

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS OEI/BRA 09/005 - Desenvolvimento da Gestão Estratégica do

Leia mais

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada 10 Diálogos da MEI Agenda MEI de Inovação e Gilberto Peralta - GE Salvador, 04 de abril de 2016 A Economia Digital revolucionará o cotidiano das pessoas e das empresas, transformando nosso dia-a-dia Internet

Leia mais

SESI pratica o que ensina

SESI pratica o que ensina SESI pratica o que ensina Regionais trabalham para ampliar atuação na área de responsabilidade social A marca SESI, associada à saúde, educação, lazer e esporte do trabalhador, começa a tornar-se referência

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS Entidade civil, criada em 1977 para o desenvolvimento do setor de transporte público e trânsito, reunindo gestores, operadores públicos e privados, industria,

Leia mais

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA Disciplina: D.4.6. Gestão, Avaliação e Revisão do PPA (20h) (Caso 2: Piloto do Monitoramento do PPA 2012-2015 - Programa Mudanças Climáticas) Professor:

Leia mais

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS. As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo das Américas nos comprometemos a:

MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS. As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo das Américas nos comprometemos a: SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS OEA/Ser.E 14 a 15 de abril de 2012 CA-VI/doc.6/12 Rev.2 Cartagena das Índias, Colômbia 23 maio 2012 Original: espanhol MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS As Chefes

Leia mais

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 O compromisso do Sebrae com a competitividade das MPEs Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 2 A MICRO E PEQUENA EMPRESA NO BRASIL Alta informalidade: 10,3 milhões de micro negócios informais (2005) 4,9

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento

APLs como Estratégia de Desenvolvimento APLs como Estratégia de Desenvolvimento Os Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais: Estrutura, Parceiros e Compromissos com o Desenvolvimento Fabiany Made e Vellasco Coordenação Geral

Leia mais

Unidade de Prospectiva do Trabalho. ção o de Demanda por Educaçã. Prospecçã. ção o Profissional para a. Novembro de 2009

Unidade de Prospectiva do Trabalho. ção o de Demanda por Educaçã. Prospecçã. ção o Profissional para a. Novembro de 2009 Unidade de Prospectiva do Trabalho Prospecçã ção o de Demanda por Educaçã ção o Profissional para a Indústria Brasília Novembro de 2009 Modelo SENAI de Prospecçã ção Prospecçã ção Tecnológica Prospecçã

Leia mais

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior da República Federativa do Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior da República Federativa do Brasil PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMERCIO EXTERIOR DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REPÚBLICA ITALIANA O Ministério

Leia mais

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o Prezado (a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS COMPRAS PÚBLICAS

SUSTENTABILIDADE NAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTABILIDADE NAS COMPRAS PÚBLICAS As empresas estão preparadas? Duas pesquisas sobre a área ambiental e o mundo corporativo, feitas recentemente, viraram motivo de preocupação. Uma delas, guiada pela

Leia mais

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13 Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL DO EVENTO O SEBRAE/PR foi representado pelas participações de João

Leia mais

CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO 1- OBJETIVO GERAL Capacitar discentes a partir o 5º semestre dos cursos de Administração e áreas afins, assim como

Leia mais

Aumentar a capacidade de reserva de água em mais 500 m³. m³ Disponibilizar água bruta no DISM Viabilidade Econômica

Aumentar a capacidade de reserva de água em mais 500 m³. m³ Disponibilizar água bruta no DISM Viabilidade Econômica PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS GT Indústria A Santa Maria que queremos Visão: Que a indústria de Santa Maria seja reconhecida pela utilização de processos ambientalmente sustentáveis e alcance

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN 1.0 Objetivo Promover o planejamento físico-financeiro, acompanhamento e controle das ações de implantação, ampliação e melhoria

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL O conhecimento como estratégia para o desenvolvimento Realização: INTRODUÇÃO A realidade socioeconômica, que aponta a valorização do capital humano nas

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 016/2017-CONSUNI, de 02 de agosto de 2017. Dispõe sobre alterações ao Regimento Interno do Instituto Metrópole Digital da

Leia mais

INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc

INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc PARTE I - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (CNPq) TÍTULO: INCT de Engenharia

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Biotecnologia PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2016 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO: 2016 COORDENADOR: Odir Antônio Dellagostin COORDENADORA

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA O movimento Constitucional; O processo de discussão que antecedeu a LDB nº9394/96; A concepção de Educação Básica e a universalização do

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral Superintendência de Planejamento Coordenadoria de Avaliação

Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral Superintendência de Planejamento Coordenadoria de Avaliação Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral Superintendência de Planejamento Coordenadoria de Avaliação ET CAV/SP/SEPLAN nº 03/2013 A década virtuosa: pobreza e desigualdade

Leia mais

Tercera Reunión de Expertos de Gobierno sobre Consumo y Producción Sustentables de America Latina y el Caribe

Tercera Reunión de Expertos de Gobierno sobre Consumo y Producción Sustentables de America Latina y el Caribe Tercera Reunión de Expertos de Gobierno sobre Consumo y Producción Sustentables de America Latina y el Caribe Managua, Nicaragua, 3 5 de agosto de 2005 Ministério do Meio ambiente Agosto/2005 helio.lobo@mma.gov.br

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Paraguai. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Paraguai. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Paraguai Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios No Paraguai, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) podem ser classificadas

Leia mais

Lei de Inovação Tecnológica

Lei de Inovação Tecnológica Inovações de Tecnologias nas Organizações Lei de Inovação Tecnológica Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial P&D Invenção Saber C&T Descoberta Conhecimento Um dos maiores problemas para se tratar

Leia mais

Núcleos Setoriais de Automecânicas de Santa Catarina. Manual Orientativo dos Núcleos de. Automecânicas do Estado de. Santa Catarina.

Núcleos Setoriais de Automecânicas de Santa Catarina. Manual Orientativo dos Núcleos de. Automecânicas do Estado de. Santa Catarina. Manual Orientativo dos Núcleos de Automecânicas do Estado de Santa Catarina Março - 2000 Manual Orientativo das Empresas Participantes dos Núcleos de Automecânicas Apresentação Com a estruturação dos Núcleos

Leia mais

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis 3ª Reunião do Comitê Articulador RELATÓRIO Cuiabá, 24 de outubro de 2013 Elaboração do relatório: Irene Duarte (ICV) e Ana Paula G. Valdiones (ICV) SUMÁRIO

Leia mais

Programa Bom Negócio Paraná PBNP Cursos de Capacitação e Consultoria a Micro, Pequeno, Médio e informais Empreendedores- Núcleo UEPG 3ª Edição.

Programa Bom Negócio Paraná PBNP Cursos de Capacitação e Consultoria a Micro, Pequeno, Médio e informais Empreendedores- Núcleo UEPG 3ª Edição. 1 ÁREA TEMÁTICA:(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOSHUMANOSEJUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIOAMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( X) TRABALHO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ-

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário GABINETE DO MINISTRO <!ID1397273-0> PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 2, DE 24 DE SETEMBRO DE 2008 Institui o

Ministério do Desenvolvimento Agrário GABINETE DO MINISTRO <!ID1397273-0> PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 2, DE 24 DE SETEMBRO DE 2008 Institui o Ministério do Desenvolvimento Agrário GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 2, DE 24 DE SETEMBRO DE 2008 Institui o Programa Organização Produtiva de Mulheres Rurais, que visa

Leia mais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais Programa 1374 Desenvolvimento da Educação Especial Ações Orçamentárias Número de Ações 15 05110000 Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Projeto apoiado Unidade de Medida: unidade UO: 26298 FNDE

Leia mais

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO XII BI CIÊNCIAS 1 Caracterização da Proposta O curso de Ciências Biológicas do ILES/ULBRA Itumbiara-GO, iniciou no ano de 2006 a primeira

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade Objetivo do programa Desenvolvimento competitivo e sustentável Produtividade Promoção de parcerias estratégicas Valor agregado Ganho de qualidade Contextualização Os 3 Pilares para o desenvolvimento da

Leia mais

Seminário Espaços Urbanos Seguros

Seminário Espaços Urbanos Seguros Seminário Espaços Urbanos Seguros A atuação da CAIXA e seu impacto no desenvolvimento de cidades sustentáveis Vice-Presidência de Governo Superintendência Nac de Ass Técnica e Desenv Sustentável Jean R.

Leia mais

Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro

Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro Justificativas O Estado contemporâneo busca superar uma parte substantiva dos obstáculos que permeiam as políticas públicas e as ações privadas através

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação Matriz Curricular Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: Diurno Campus: Santa Bárbara d Oeste Modalidade: Título oferecido: Engenheiro de Produção Duração do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA CAPÍTULO I DA INCUBADORA DE EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O Programa de Incubação de Empresas da UniEVANGÉLICA, criado em 23 de outubro de 2008, visa propiciar

Leia mais