CARTA DE SERVIÇOS DA SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA DA UFRN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTA DE SERVIÇOS DA SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA DA UFRN"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA - SINFO CARTA DE SERVIÇOS DA SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA DA UFRN Natal, Março de 2014.

2 Apresentação Como parte da estrutura organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as superintendências caracterizam-se como unidades de gestão intermediárias, direcionadas para articulação e coordenação de atividades ou sistemas afins, de maneira a prestar apoio técnico-operacional às atividades finalísticas da Instituição. Nesta concepção, a Superintendência de Informática (SINFO) foi criada em 1999, mediante resolução 10/1999 do Conselho Universitário (CONSUNI) que extinguiu duas outras unidades organizacionais até então existentes: o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), criado em 1975 e responsável por implantar e manter tecnologias computacionais de apoio às atividades administrativas; e o Núcleo de Computação Científica (NCC), concebido em 1991 e que tinha a missão de prover tecnologias para realização de pesquisas da instituição. Com esta mudança, a SINFO passou a assumir as funções e os recursos humanos destes dois núcleos. Desde então, mediante a visão da UFRN sobre a importância estratégica dos recursos de TI para maior efetividade dos processos organizacionais realizados na instituição, tem crescido o escopo das atividades realizadas pela SINFO. Atualmente, este órgão tem a responsabilidade de coordenar atividades de administração, projeto e desenvolvimento dos sistemas computacionais de natureza corporativa, de gerenciar a infraestrutura de redes de computadores da UFRN e elaborar a política de informática da Instituição. Além disso, busca ainda tornar-se disseminadora de novas tecnologias da informação e comunicação para a comunidade universitária, tanto acadêmica quanto administrativa, com o objetivo de disponibilizar recursos avançados e que atendam às necessidades dos alunos, funcionários e demais pessoas que usufruem da estrutura da Universidade. Neste contexto, a elaboração e disponibilização da carta de serviços é uma importante iniciativa para tornar mais transparente e confiável o relacionamento entre a SINFO e as demais unidades organizacionais da UFRN, aumentando a integração funcional, ao possibilitar que professores, servidores administrativos e alunos possam ter conhecimento sobre quais os serviços de TI são oferecidos por este órgão, como acessá-los e que expectativas ter ao requisitar tais serviços. Com isto, caminha-se para um aumento na qualidade dos serviços públicos de TI prestados pela SINFO. Esta carta de serviço foi elaborada de acordo com as orientações e padrões especificados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPUBLICA do Governo federal, que privilegia os cidadãos como principais interessados nos serviços entregues pela organização

3 pública. Foi adotado como base também as melhores práticas de cartas de serviços identificadas em algumas organizações públicas e órgãos de tecnologia da informação. Para facilitar o acesso rápido e compreensão clara, cada serviço terá uma breve descrição, o público alvo ao qual o serviço se destina, os requisitos (documentais ou informacionais) necessários para se solicitar o serviço, os meios disponíveis para acesso, os horários de atendimento disponíveis e o tempo de resposta ao qual o usuário pode esperar para cada serviço.

4 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Os serviços oferecidos pela SINFO podem ser divididos em duas grandes áreas: serviços de infraestrutura de TI e serviços de atendimento aos usuários dos sistemas institucionais de gestão da UFRN. A figura a seguir exibe os serviços oferecidos e os mesmos são descritos em detalhe logo abaixo. 1. Serviços de Infraestrutura de TI Tratam-se de serviços que compõem a infraestrutura base de TI. Geralmente, são estáveis pois representam o alicerce de execução tecnológico das atividades diárias da instituição, transformados pelos recursos humanos especialistas e capacitados da SINFO, a partir dos ativos de software, hardware e redes. Assim, são serviços essenciais para um efetivo funcionamento dos sistemas de informações mais estratégicos e atividades da UFRN e que estão disponíveis para comunidade acadêmica da UFRN.

5 1.1 Projetos e Configurações de Rede Os projetos de redes são necessários durante o planejamento da implantação de uma nova rede de computadores, em que há a necessidade de se mensurar adequadamente a capacidade que a rede irá oferecer em função da demanda esperada. Evitam-se, com isto, problemas de lentidão e baixo desempenho ocasionado por uma grande demanda futura, assim como desperdícios de recursos pela mensuração de uma capacidade muito superior a demanda real. Além de oferecer projetos para redes locais com ou sem fio, a SINFO ainda realiza serviços de configurações nas redes já existentes, seja para criação de novos pontos de acesso, configurações em serviços básicos e em servidores da rede, bem como configurações nos domínios para agrupamento lógico de um conjunto de computadores em uma rede para facilitar a administração dos usuários. Projeto Lógico de Rede Local (com fio) Desenvolvimento do projeto para a instalação de redes locais com fio. O projeto envolve desde o dimensionamento da capacidade da rede até o a escolha para os melhores locais dos pontos físicos de acesso à rede e materiais necessários. Público Alvo: Gestores de unidades organizacionais da UFRN. Requisitos: Planta baixa do prédio e informações sobre a disposição dos setores. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Memorando direcionado aos gestores da SINFO. Tempo Médio de Resposta: 7 dias úteis entre a solicitação e a primeira visita técnica; 30 dias para elaboração do projeto. Projeto Lógico de Rede Local (sem fio) Desenvolvimento do projeto para a instalação de redes locais sem fio. O projeto envolve desde o dimensionamento da capacidade da rede até o posicionamento dos equipamentos para o melhor aproveitamento da área de cobertura. Público Alvo: Gestores de unidades organizacionais da UFRN. Requisitos: Planta baixa do prédio; informações sobre a disposição dos setores e estimativa de densidade dos usuários nos locais.

6 Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Memorando direcionado aos gestores da SINFO. Tempo Médio de Resposta: 7 dias úteis entre a solicitação e a primeira visita técnica; 30 dias para elaboração do projeto. Detecção/Correção de falhas na rede Analisar o funcionamento de uma rede local de computadores e corrigir possíveis falhas. Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN Requisitos: Relato do problema ocorrido na rede. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Telefone: (ramal 2). Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 01 dia útil para iniciar atendimento (geralmente presencial). Configuração de pontos de rede Pôr em funcionamento um ou mais pontos em uma rede local cabeada. Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: O ponto de rede já deve estar pronto*. Informações sobre os pontos a serem configurados (locais, quantidade e outras observações). *A instalação dos pontos de rede é de competência da superintendência de infraestrutura. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Telefone: (ramal 2). Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 01 dia útil. Configuração de Domínios Criação e atualização de zonas dentro do subdomínio ufrn.br, ufrnet.br. Os subdomínios são ramificações dentro do domínio principal e geralmente são usados para discriminar diferentes conteúdos/páginas ou serviços. Um exemplo de subdomínio é comperve.ufrn.br. Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Justificar o pedido, descrição da finalidade do domínio.

7 Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Telefone: (ramal 2). Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 1 dia útil. Configuração de Servidores de Rede Instalação e configuração de serviços nos servidores de rede. Um servidor de rede é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos, impressão e e- mails. Público Alvo: Gestores e Professores responsáveis por servidores físicos. Requisitos: Descrição da finalidade do servidor. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Telefone: (ramal 2). Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis. 1.2 Segurança da Informação As ameaças intencionais de segurança da informação são diversas e cada vez mais sofisticadas e presentes nas organizações. Tendo em vista que as informações acadêmicas, administrativa e de pessoal representam um ativo importante a ser mantido e trafegado de maneira segura na UFRN, a SINFO oferece serviços de modo que tais ativos não estejam vulneráveis a riscos conhecidos e minimizem o impacto dos riscos desconhecidos. Estes serviços se relacionam a detecção e correção de falhas nas redes e em seus serviços; controle, bloqueio e liberação de tráfego de dados de modo a controlar conteúdo o fluxo de conteúdo lícito e ilícito; e instalação e configuração de softwares de segurança. Oferece ainda perícia forense de modo a encontrar evidências em computadores sob suspeita de ameaça a segurança. Detecção e correção de falhas de segurança Analisar o funcionamento de uma rede local de computadores (com ou sem fio) e corrigir falhas de segurança da informação (vírus ou spam, por exemplo)

8 Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Relato do problema através de memorando. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis. Controle de tráfego de dados na rede Liberação, bloqueio, nas redes da UFRN. Geralmente é bloqueado o tráfego que comprometa o funcionamento da rede originada por ocorrências como DoS, ataques de força bruta, tentativas de invasão, spam, phishing scam, disseminação de vírus, pirataria, dentre outros. A liberação ocorre quando o conteúdo é considerado lícito. Público Alvo: Responsável pelo serviço vítima de um incidente de segurança Requisitos: Acesso irrestrito ao servidor pela equipe SINFO. Detalhamento do problema. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 01 dia útil. Softwares de segurança Instalar e configurar os softwares de segurança na rede da UFRN (firewalls, proxies, IDS, IPS, antispam, antivírus). Vale ressaltar que serviços em desktops e smartphones não estão inclusos neste serviço. Somente servidor. Público Alvo: Professor Responsável pelo servidor e gestores das unidades UFRN. Requisitos: Memorando que informe a necessidade de instalação ou configuração. Meios de Solicitação: Presencial. Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis. Perícia Forense Realizar perícia forense (investigação) em servidores Linux comprometidos ou sob suspeita de invasão. Público Alvo: Professor Responsável pelo servidor Requisitos: Acesso irrestrito ao servidor pela equipe SINFO. Detalhamento do problema. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema.

9 Tempo Médio de Resposta: 5 dias úteis Telefonia e Comunicação Diante dos avanços promovidos pela telefonia que trafega dados sobre IP (protocolo da internet) e maior capacidade de fluxo, processamento e armazenamento de dados possibilitada por investimentos da UFRN e gerenciada pela SINFO, serviços relacionados a instalação e configuração de ramais, centrais de telefonia e menus de atendimento tornaram-se possíveis de serem realizados nas unidades organizacionais da UFRN, promovendo maior confiabilidade de comunicação e nos serviços prestados pela própria SINFO e não fornecedores externos. Além disto, este órgão dispõe ainda de salas de videoconferências que podem ser solicitadas por professores para realização de reuniões e outros eventos não presenciais, provendo economia de deslocamentos desnecessários e maior integração de conhecimento entre pesquisadores da UFRN e outras instituições nacionais e internacionais. Instalações de Ramais Realizar Instalações de ramais em telefones VoIP. Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Existência de ponto de rede disponível para uso de telefone (Memorando quando envolver aquisição de telefones pela unidade organizacional). Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 2 dias úteis para instalação de um ramal. Configuração de telefonia VoIP Configurar centrais de telefonia VoIP permitindo a criação e configuração de menus de atendimento nas centrais de telefonia. Público Alvo: Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Existência de ponto de rede disponível para uso de telefone. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 7 dias úteis para instalação de um ramal.

10 Serviços de Videoconferência Possibilitar a realização de reuniões e outros eventos não presenciais utilizando uma das salas de videoconferências disponíveis na SINFO. Público Alvo: Professores. Requisitos: Informações escritas sobre o objetivo do evento, data, horário e quantidade de participantes na sala de videoconferência. Meios de Solicitação: - secretaria@info.ufrn.br. Tempo Médio de Resposta: 1 dias útil para marcação e retorno e Hospedagem Ter um pertencente ao domínio da UFRN torna mais explícito o vínculo entre o professor, aluno ou servidor administrativo à instituição, provendo maior credibilidade em suas comunicações de natureza profissional e acadêmica. Neste sentido, a SINFO possibilita a criação imediata de uma conta de . Fornece ainda serviços para hospedagem de sites relacionados a alguma atividade de ensino, pesquisa ou extensão da UFRN e um serviço de hospedagem de arquivos, que podem ser acessados em qualquer ponto com internet. Criação de corporativo Criação de uma conta de corporativo vinculada a UFRN nos diversos domínios da UFRN e UFRNET. Público Alvo: Professores, Servidores Administrativos e Alunos de Pós Graduação da UFRN. Requisitos: Comparecer presencialmente ao prédio da SINFO portando documento de comprovação de vínculo com a UFRN e documento pessoal com foto. Meios de Solicitação: Presencial. Tempo Médio de Resposta: Imediato. Hospedagem de Páginas na Internet Armazenamento de sites da internet. Vale ressaltar que este serviço não inclui o desenvolvimento das páginas.

11 Público Alvo: Professores e Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Arquivos da página web, comprovação de vinculação do conteúdo da página com a UFRN e descrição breve do objetivo do site e responsável pela gestão do site. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 2 dias úteis. Hospedagem de Arquivos (mesma coisa do anterior) Armazenamento de arquivos em servidor próprio da SINFO possibilitando acesso remoto a estes arquivos (FTP). Público Alvo: Professores e Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Justificativa formal para armazenamento dos arquivos. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br; Chamados do sistema. Tempo Médio de Resposta: 2 dias úteis Datacenter e Virtualização O advento da nova arquitetura de TI conhecida como computação nas nuvens possibilitou uma maior flexibilidade na maneira com que os recursos computacionais são alocados para necessidades específicas. Alinhada a esta tendência, e tendo em vista a sua estrutura de Datacenter e mecanismos de Virtualização, em que servidores virtuais podem ser criados e configurados dinamicamente, bem como estações de trabalho, a SINFO possibilita uma maior racionalização nos recursos de TI sobre sua gestão. Serviços de backup também são oferecidos em decorrência desta estrutura. Criação e configuração de Máquina Virtual Criação de uma máquina virtual instalada no Datacenter e configuração quanto a alocação de memória, número de processadores, dispositivos de rede, dentre outros. Público Alvo: Professores e Gestores das unidades da UFRN.

12 Requisitos: Memorando com Justificativa formal para o objetivo da máquina virtual, responsável e prazos para desativação do servidor. Meios de Solicitação: Presencial Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis. Configuração de Desktops Virtuais Instalação de uma máquina virtual para ser utilizada como desktop (exige um dispositivo leve na rede). Neste caso, é uma máquina virtual é instalada em uma estação de trabalho. Público Alvo: Professores e Gestores das unidades da UFRN. Requisitos: Memorando com justificativa para o objetivo do desktop virtual, responsável e prazos para desativação deste. Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis. Serviços de Backup Realização de cópias de segurança das máquinas virtuais, seus sistemas de arquivos e bancos de dados. Público Alvo: Professores ou gestores das unidades da UFRN quem possuam um servidor hospedado no datacenter da SINFO. Requisitos: Acesso total ao servidor pela equipe da SINFO. Meios de Solicitação: - redes@info.ufrn.br. Tempo Médio de Resposta: 1 dia útil Suporte de Hardware e Software A SINFO orienta e realiza também serviços de manutenção em equipamentos de hardware (computadores, monitores e impressoras), cuja solução não foi possível de ser dada pelas unidades locais de suporte (a UFRN mantém em grande parte de suas unidades organizacionais um setor local responsável por manter a infraestrutura de TI em funcionamento e realizar pequenas manutenções, além de orientar os usuários).

13 De maneira similar, envolve ainda realizar algumas instalações de softwares como sistemas operacionais, antivírus e alguns pacotes de escritório, desde que sejam distribuídos sobre a licença de software livre. Manutenção de Hardware Realização de manutenção e diagnósticos de correções de computadores, impressoras e monitores, estando ou não na garantia do fabricante. Público Alvo: Professores e servidores administrativos Requisitos: Transporte do equipamento com problemas para a SINFO, setor de suporte técnico. Memorando informando o ocorrido. O documento deve ter tombamento da UFRN e ter sido analisado pelo suporte técnico local da unidade ao qual o solicitante se encontra. Meios de Solicitação: Telefone ou opção 3 ou presencialmente na SINFO. Tempo Médio de Resposta: Para equipamentos em garantia: 30 dias. Para equipamentos fora da garantia: 2 dias úteis para o parecer técnico. Softwares e Sistemas Operacionais Instalação de softwares básicos como sistemas operacionais ou antivírus, desde que seja caracterizado como software livre. Público Alvo: Professores e servidores administrativos Requisitos: Informações sobre o problema ou dúvidas. Meios de Solicitação: Telefone ou opção 3 ou presencialmente na SINFO. Tempo Médio de Resposta: 2 dias úteis Provedor de Internet Para os professores e alunos de pós-graduação que necessitam ter acesso aos sites de pesquisas aos quais acessam no ambiente da UFRN, na própria residência, a SINFO fornece um serviço de provedor de internet próprio, além do suporte às dúvidas, reclamações e problemas que os usuários possam ter com o provedor. Acesso ao Provedor

14 Cadastro de um usuário para o provedor de internet da UFRN. Público Alvo: Professores, servidores administrativos e alunos de pós-graduação Requisitos: Ser cliente Cabo Telecom (parceira da UFRN neste serviço). Ter uma conta de e- mail institucional. Veja aqui como acessar o serviço de institucional ( Meios de Solicitação: Telefone ou opção 3 ou presencialmente na SINFO. Tempo Médio de Resposta: Imediato. Suporte ao Provedor Esclarecimentos de dúvidas e correções de problemas relacionados ao provedor, como por exemplo, problemas de conexão. Público Alvo: Professores, servidores administrativos e alunos de pós-graduação Requisitos: Informações sobre o problema ou dúvida. Meios de Solicitação: Telefone ou opção 3 ou presencialmente na SINFO. Tempo Médio de Resposta: Imediato. Caso seja necessária uma visita técnica, a empresa Cabo Telecom tem até 4h para comparecer na residência do usuário Consultoria e Capacitação Para orientar na aquisição de novos ativos de TI, a SINFO provê um serviço de consultoria na especificação destes ativos, dada as necessidades do usuário. Além disso, fornece alguns treinamentos, capacitações e orientações relacionadas a aspectos técnicos. Aquisição de Ativos de Infraestrutura Consultoria na especificação, quantidade e configuração dos ativos de TI a serem adquiridos por uma unidade da UFRN. Público Alvo: Professores e Gestores de Unidades da UFRN Requisitos: Detalhamento do objetivo da aquisição e opções já levantadas (caso existam). Meios de Solicitação: - diretor@sinfo.ufrn.br. Telefone: , (secretaria). Tempo Médio de Resposta: 1 dia útil.

15 Capacitação e Orientação Capacitações em boas práticas de segurança da informação, administração e configuração de servidores Linux e orientações a usuários que tenham sido vítimas de ataques relacionados a tecnologia da informação. Público Alvo: Professores, servidores administrativos Requisitos: Escolha da capacitação ou orientação. Turmas de no mínimo 3 alunos. Meios de Solicitação: memorando Horário: Segunda a Sexta, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Tempo Médio de Resposta: 3 dias úteis 2. Sistemas Integrados de Gestão Os sistemas integrados institucionais de gestão concebidos, implantados e disseminados a partir da SINFO desde 2004, apoiam as atividades administrativas, acadêmicas e de recursos humanos realizados por professores, servidores administrativos e alunos, totalizando aproximadamente usuários destes sistemas. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) automatiza as atividades da área acadêmica e apoia os gestores desta área em suas decisões, por meio dos módulos de graduação, pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), ensino técnico, médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, bem como de ações de extensão e dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) apoia as operações na gestão das unidades da UFRN responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos, sendo, portanto, um sistema voltado para as atividades meio da instituição. O sistema SIPAC integra a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagem, material informacional, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente. O Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (SIGRH) automatiza os procedimentos de recursos humanos como marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de

16 frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. Outros sistemas criados recentemente são o SIGAdmin, SIGEleição e SIGed Serviços de Atendimento ao Usuário dos Sistemas da UFRN A grande demanda e escopo dos sistemas da UFRN apresentados anteriormente levaram a SINFO a criar mecanismos de atendimento aos Professores, Técnicos Administrativos e Alunos que necessitem de suporte para o melhor aproveitamento do apoio que as funcionalidades dos sistemas SIGs fornecem as suas atividades fins, bem como solicitação de novas funcionalidades para atender suas demandas. Suporte/Help Desk¹ Esclarecimento de dúvidas sobre a realização de alguma operação específica utilizando o sistema. Esta dúvida deve ser estritamente técnica (como encontrar um determinado item de menu, por exemplo). Dúvidas de natureza negocial (qual a regra para realizar uma atividade específica, como marcação de férias, por exemplo) devem ser esclarecidas pela unidade organizacional do usuário. Público Alvo: Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes. Requisitos: Informar sua necessidade de maneira detalhada. Meios de Acesso: suporte@info.ufrn.br; ; ; Chamados realizados nos próprios sistemas (somente disponível para Docentes e Técnicos Administrativos). Horário: Para atendimento telefônico, os serviços estão disponíveis das 08h00 às 12h30 e das 13h00 às 18h00. Tempo Médio de Resposta: 1 dia útil. Correção de erros Correção de funcionalidades dos sistemas que apresentem um comportamento inesperado, que impeça ou dificulte atividade do usuário. Público Alvo: Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes. Requisitos: Informar a funcionalidade exata e descrever o comportamento inesperado. Meios de Acesso: suporte@info.ufrn.br; ; ; Chamados realizados nos próprios sistemas (somente disponível para docentes e Técnicos Administrativos).

17 Horário: Para atendimento telefônico, os serviços estão disponíveis das 08h00 às 12h30 e das 13h00 às 18h00. Tempo Médio de Resposta: 1 dia útil. Aprimoramento de funcionalidades Melhorias e adequações para usuários que necessitam incorporar uma nova operação em um determinado módulo do sistema. Público Alvo: Docentes e Técnicos Administrativos. Requisitos: Informar a funcionalidade exata e descrever o comportamento inesperado. Meios de Acesso: suporte@info.ufrn.br; ; ; Chamados realizados nos próprios sistemas. Horário: Para atendimento telefônico, os serviços estão disponíveis das 08h00 às 12h30 e das 13h00 às 18h00. Tempo Médio de Resposta: Os aprimoramentos não têm um prazo definido de atendimento, já que dependem da complexidade do projeto e outras demandas pendentes. Este prazo é informado em até 10 dias úteis do mês seguinte. Solicitação de novas funcionalidades Implementação para usuários que necessitam incorporar uma nova funcionalidade inexistente no sistema. Público Alvo: Docentes e Técnicos Administrativos. Requisitos: Informar a funcionalidade exata e descrever o comportamento inesperado. Meios de Acesso: suporte@info.ufrn.br; ; ; Chamados realizados nos próprios sistemas (somente disponível para docentes e Técnicos Administrativos). Horário: Para atendimento telefônico, os serviços estão disponíveis das 08h00 às 12h30 e das 13h00 às 18h00. Tempo Médio de Resposta: Este serviço não têm um prazo definido de atendimento, já que dependem da complexidade do projeto e outras demandas pendentes. Este prazo é informado em até 10 dias úteis do mês seguinte.

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011 ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011 I) Arquitetura e segurança de rede 1. Ampliar a Rede UFES a. Elaboração de projeto de ampliação da Rede UFES com vistas à disponibilização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 2011 1 1. APRESENTAÇÃO No momento de sua concepção não haviam informações detalhadas e organizadas sobre os serviços de Tecnologia da

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO CAPÍTULO I 4 DA ORGANIZAÇÃO 4 CAPÍTULO II 5 DOS FUNCIONÁRIOS 5

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO CAPÍTULO I 4 DA ORGANIZAÇÃO 4 CAPÍTULO II 5 DOS FUNCIONÁRIOS 5 SUMÁRIO CAPÍTULO I 4 DA ORGANIZAÇÃO 4 CAPÍTULO II 5 DOS FUNCIONÁRIOS 5 CAPÍTULO III 5 DA INFRAESTRUTURA 5 Seção I 6 Das Dependências 6 Seção II 6 Do Hardware e Software 6 Seção III 7 Das Manutenções 7

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

PORTARIA P N. 422, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

PORTARIA P N. 422, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. PORTARIA P N. 422, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. Revisa o Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI para o período 2013-2018 e dá outras providências. O Presidente do TRE-RS, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Política de uso: serviço fone@rnp. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços

Política de uso: serviço fone@rnp. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Política de uso: serviço fone@rnp DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Sumário 1. Apresentação... 3 2. Glossário... 3 3. Público alvo... 3 4. Agendamento... 4 5. Requisitos... 4 6. Termo de uso...

Leia mais

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL Cenário de TI nas organizações Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Novembro de 2013 Introdução Este documento fornece um resumo de alterações

Leia mais

Soluções em Documentação

Soluções em Documentação Desafios das empresas no que se refere à documentação de infraestrutura de TI Realizar e manter atualizado o inventário de recursos de Hardware e software da empresa, bem como a topologia de rede Possuir

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 Os laboratórios de informática utilizados pelos alunos das Faculdades Integradas Camões se encontram nas duas sedes: Treze de Maio e Muricy, funcionando

Leia mais

D E S P A C H O. Alinhamento Estratégico:

D E S P A C H O. Alinhamento Estratégico: D E S P A C H O Em atendimento ao solicitado às fls. 30 do referido processo, encaminhamos abaixo, as razões comprobatórias de vantajosidade da contratação pretendida. Alinhamento Estratégico: O elevado

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SEJA BEM-VINDO AO SIENGE. PARABÉNS! A partir de agora a sua empresa irá contar com os benefícios do Sienge. Conte conosco para ajudá-lo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB 1 Com finalidade de auxiliar nas respostas às perguntas formuladas ou de esclarecer alguma dúvida sobre questões que não foram expressas

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Termo de Abertura do Projeto TAP PJSETIN2012034 Serviços de Detecção e Remoção de Ameaça de Software Mal Intencionado

Termo de Abertura do Projeto TAP PJSETIN2012034 Serviços de Detecção e Remoção de Ameaça de Software Mal Intencionado de Software Mal Intencionado Versão 1.0 Estado do Ceará Poder Judiciário Tribunal de Justiça Histórico de Revisões Data Versão Descrição Responsável 07/08/12 0.1 Criação do documento Francisco Ednisio

Leia mais

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0 COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso Versão 1.0 Florianopolis, maio de 2014. 1 Apresentação a) A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conforme

Leia mais

ANEXO ATO 131/2012 Cronograma das atividades conduzidas pela equipe do CSJT relacionadas à implantação do 1º Grau (Piedade) e 2º Grau no TRT 15

ANEXO ATO 131/2012 Cronograma das atividades conduzidas pela equipe do CSJT relacionadas à implantação do 1º Grau (Piedade) e 2º Grau no TRT 15 1 Adaptação dos planos de continuidade e backup 1 dia 28/6/12 28/6/12 Servidor de TI - Especialidade Segurança Secretaria de Tecnologia da Informação Email Avaliação e adaptação dos planos de continuidade

Leia mais

UNICEUB OTIMIZA A DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARES EM SEUS LABORATÓRIOS COM VIRTUALIZAÇÃO DE APLICAÇÃO

UNICEUB OTIMIZA A DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARES EM SEUS LABORATÓRIOS COM VIRTUALIZAÇÃO DE APLICAÇÃO Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. UNICEUB OTIMIZA A DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARES EM SEUS LABORATÓRIOS COM VIRTUALIZAÇÃO DE APLICAÇÃO Perfil O UniCEUB é um dos pioneiros de ensino na capital

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 22/2013 ESCLARECIMENTO N. 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 22/2013 ESCLARECIMENTO N. 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento n. 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 22/2013 Data: 23/4/2013 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de Tecnologia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: ANGELO LUIS MEDEIROS MORAIS Data da impressão: 21/11/2013-18:05:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

Política de Segurança Corporativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Política de Segurança Corporativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Política de Segurança Corporativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Agenda Projeto Realizado Política de Segurança da ALCE Próximos passos Projeto realizado Definição/Revisão da Política de

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais ITIL Conteúdo 1. Introdução 2. Suporte de Serviços 3. Entrega de Serviços 4. CobIT X ITIL 5. Considerações Finais Introdução Introdução Information Technology Infrastructure Library O ITIL foi desenvolvido,

Leia mais

HP Installation Service

HP Installation Service HP Installation Service Serviços HP Dados técnicos O HP Installation Service prevê a instalação básica de servidores, estações de trabalho, sistemas desktop, PCs notebooks, thin clients, dispositivos de

Leia mais

SUPLEMENTO Nº 02. O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações:

SUPLEMENTO Nº 02. O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações: SUPLEMENTO Nº 02 O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações: 1. A data limite de acolhimento de propostas fica alterada para 19.02.2008. 2. A CLÁUSULA

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Projeto Básico (pdf) A Gerência de Sistemas GESIS, da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento e Documentação- GGCON, tem como objetivo Implantar

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS Art. 1º A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade Federal

Leia mais

1. Descrição dos Serviços de Implantação da SOLUÇÃO

1. Descrição dos Serviços de Implantação da SOLUÇÃO Este documento descreve os serviços que devem ser realizados para a Implantação da Solução de CRM (Customer Relationship Management), doravante chamada SOLUÇÃO, nos ambientes computacionais de testes,

Leia mais

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa 1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira 3 Gestor (a) 4 Programa Eng. Agr. Flávio Henrique da Costa Bolzan Organização, Normas

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais RNP/DIV/0085 SDP 01/2002 Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA Dezembro de 2006 REGOV 2.0 2-12/2006-2 - Índice 1. Introdução... 3 2. Apresentação ao Programa... 3 3. Atividades a serem desenvolvidas no. 3 3.1. Fase de Implantação

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br 1 Experiência: Sistema de Suprimento de Fundos Instituição: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Coordenação de Orçamento e Finanças Coordenador: Reinaldo Silva Pereira E-mail:

Leia mais

Resumo de alterações da versão 2.0 para a 3.0 do PA-DSS

Resumo de alterações da versão 2.0 para a 3.0 do PA-DSS Indústria de cartões de pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados de formulário de pagamento Resumo de alterações da versão 2.0 para a 3.0 do PA-DSS Novembro de 2013 Introdução Este documento fornece

Leia mais

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Computação Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos 2o. Semestre / 2014 Prof. Jesus Principais questões no projeto de um sistema distribuído (SD) Questão de acesso (como sist. será acessado)

Leia mais

Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação

Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação Marcio Mario Correa da Silva TRT 14ª REGIÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRT-14ª Região 2013 Sumário 1. Descrição: Acesso à Internet... 3 2. Descrição: Acesso

Leia mais

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 01 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 03 à 25 1 A mistura de tecnologias da Internet e preocupações empresariais

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA Núcleo de Real Estate, Mestrado, Mariana

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP. Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa

7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP. Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa 7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa ÍNDICE Definição de PABX e PABX-IP 1ª - Gravação de Chamadas 2ª - URA 3ª - Fila de Atendimento 4ª - Ramal

Leia mais

PERGUNTA: [...] 1. Entendemos que a abrangência do trabalho deve considerar os seguintes órgãos do MEC:

PERGUNTA: [...] 1. Entendemos que a abrangência do trabalho deve considerar os seguintes órgãos do MEC: ESCLARECIMENTO II AOS INTERESSADOS. Brasília, 24 de outubro de 2008. REFERÊNCIA: PREGÃO 45/2008 Proc. nº: 23000.011534/2008-22 ASSUNTO: Respostas aos Questionamentos. Prezados Senhores interessados, Em

Leia mais

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology C O B I T Control Objectives for Information and related Technology Goiânia, 05 de Janeiro de 2009. Agenda Evolução da TI Desafios da TI para o negócio O que é governança Escopo da governança Modelos de

Leia mais

Plano de gestão 2011-2012. Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - UNIRIO

Plano de gestão 2011-2012. Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - UNIRIO Plano de gestão 2011-2012 Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - UNIRIO Sumário Quem somos Como estamos Para onde queremos ir? Como chegaremos lá? Quem somos DTIC Diretoria de Tecnologia

Leia mais

Atendimento de Demandas CTIC

Atendimento de Demandas CTIC Fluxo de Atendimento de Demandas - CTIC Atendimento de Demandas CTIC Coordenação de Sistemas Fluxo de Atendimento de Demandas - CTIC Público Alvo: Áreas Usuárias dos Sistemas da UFOPA e Equipe de Coordenação

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO CONTRATO Nº. 03/2015 Termo de Contrato que entre si celebram, a Câmara Municipal da Estância Climática de São Bento do Sapucaí e Rogério Aparecido Castilho MEI, objetivando a prestação de serviços de consultoria,

Leia mais

..: FormSus :.. http://formsus.datasus.gov.br/site/popup_unidade_detalhe.php?id_aplica...

..: FormSus :.. http://formsus.datasus.gov.br/site/popup_unidade_detalhe.php?id_aplica... 1 de 1 3/1/212 17:2 EGTI 211/212 - Autodiagnostico 21 Imprimir Identificação 1. Qual a identificação do órgão? Agência Nacional de Saúde Suplementar 2. Qual o âmbito de preenchimento do formulário? Órgão

Leia mais

Data Versão Descrição Autor

Data Versão Descrição Autor Sistema de Controle de Pedidos SISCOP Versão 1.0 Termo de Abertura Versão 2.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 16/08/2010 2.0 Desenvolvimento do Termo de Abertura Adriano Marra Brasília,

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Nº 014/2015

CONSULTA PÚBLICA Nº 014/2015 CONSULTA PÚBLICA Nº 014/2015 A Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ realizará oportunamente processo de licitação visando à AQUISIÇÃO DE TI FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.NET MICROSFOT VISUAL

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas

EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Diretoria de Programa de Pesquisa EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas A Universidade Católica de Brasília - UCB, por intermédio do Presidente do Conselho

Leia mais

Implantação do Sistema SIG/UFRN na UNIFESP

Implantação do Sistema SIG/UFRN na UNIFESP Implantação do Sistema SIG/UFRN na UNIFESP Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI Maio/2013 Assessoria de Planejamento - DTI Planejar e gerenciar as atividades de governança

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias

Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias Introdução: Este documento tem por objetivo descrever uma visão geral para o projeto intitulado Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias.

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DA FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DA FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DA FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO 1. INTRODUÇÃO O presente documento define o regulamento para o uso apropriado da rede de computadores da Faculdade Cenecista

Leia mais

SENADO FEDERAL Secretaria Especial do Interlegis - SINTER Subsecretaria de Tecnologia da Informação - SSTIN

SENADO FEDERAL Secretaria Especial do Interlegis - SINTER Subsecretaria de Tecnologia da Informação - SSTIN 1. Função no Projeto EDITAL Nº 06/2013 - FIREWALL PROJETO DE ORGANISMO INTERNACIONAL PNUD BRA/12/007 Elaboração de projeto completo e documentado de sistema de segurança de dados e acesso à RNI para Casas

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013.

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013. 1. INFORMAÇÕES GERAIS Coordenadora do Curso: Lucília Gomes Ribeiro Professora coorientadora:

Leia mais