esocial descomplicado Entenda passo a passo como enfrentar essa nova era digital na relação fisco-contribuinte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "esocial descomplicado Entenda passo a passo como enfrentar essa nova era digital na relação fisco-contribuinte"

Transcrição

1 esocial descomplicado Entenda passo a passo como enfrentar essa nova era digital na relação fisco-contribuinte

2 Sumário Quem somos...5 Introdução:...6 Capítulo 1: O que é o esocial?...9 Capítulo 2: Etapas do esocial...11 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO...11 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS...12 Eventos Iniciais...12 Eventos de Tabelas...12 Eventos não Periódicos...13 Eventos Periódicos (mensais)...13 Relação dos eventos que compõem o esocial...14 Capítulo 3: Fluxo das informações...17 INTEGRAÇÃO...17 INSTANTANEIDADE...18 Fluxo de informações do esocial...19 Capítulo 4: O esocial e a mudança de paradigma nas empresas...20 CONCEITO...20 CAPACITAÇÃO...21 INTEGRAÇÃO...21 Capítulo 5: Revisão de processos...22 PLANO DE TRABALHO...22 INTEMPESTIVIDADE...23 Capítulo 6: O esocial e as empresas contábeis...24 DESAFIOS E OPORTUNIDADES...24 Outras dicas:...25 Capítulo 7: Software e hardware...26 QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES...26 CONTROLE E GESTÃO...27 INFRAESTRUTURA...27 Capítulo 8: Soluções e exemplos práticos...28 COMPLETO, ÁGIL E SEGURO...28 SANEAMENTO DOS DADOS CADASTRAIS...29 Assistente de Atualização Cadastral...29 Painel de Diagnóstico Cadastral...29 Atualização de Dados Cadastrais...29 INTEGRAÇÃO ENTRE O ESCRITÓRIO E SEUS CLIENTES...29 Office2 CRM...29 GERAÇÃO E GESTÃO DOS ARQUIVOS DO ESOCIAL...30 Gerenciador de Arquivos do esocial...30 UNIVERSIDADE WOLTERS KLUWER PROSOFT...31 Conclusão...32

3 3 Quem somos Com mais de 36 mil clientes e 150 mil usuários, A Wolters Kluwer Prosoft conta com a experiência que poucas desenvolvedoras de software possuem hoje no mercado. Há mais de 28 anos dedicada a desenvolver as mais completas soluções para a gestão de empresas contábeis, tornou-se líder absoluta no segmento. A Wolters Kluwer Prosoft provê soluções completas de gestão empresarial baseadas em recursos de TI, processos e tratamento da legislação fiscal, trabalhista e tributária, com presença em todo o território nacional, oferecendo segurança e resultados por meio de recursos avançados, ética e respeito às pessoas e empresas.

4 Introdução

5 5 VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O esocial? O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) vem sendo considerado o mais abrangente e ousado projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Não é para menos. Primeiro, pela dimensão: integrará, pela primeira vez, diversos órgãos federais, além de abranger todos os milhões de empresas e trabalhadores brasileiros. O segundo ponto é o tecnológico: um enorme conjunto de informações passará a ser enviado para um único lugar, o Ambiente Nacional do esocial. Tudo de forma online. Em tempo real. Ou seja, formulários e declarações, tais como GFIP, RAIS, CAGED, GPS e DIRF, com seus diversos prazos, modelos e redundâncias, acabam. Imagine: a empresa preenche as informações com base em leiaute predefinido pelos órgãos federais, gera um arquivo eletrônico (XML), assina o documento digitalmente, envia para o Ambiente Nacional do esocial, que emite automaticamente um protocolo de confirmação e pronto! Obrigação cumprida. Simples, não? Por outro lado, a adaptação ao esocial exigirá uma revisão completa dos processos de trabalho nas empresas, capacitação de equipes, maior integração entre as áreas

6 e entre empresas contábeis e clientes. E essa é outra boa notícia. Sim, isso mesmo: acreditamos que o esocial será uma excelente oportunidade para uma (sempre bem-vinda) mudança de paradigmas. Como empresa líder em soluções de gestão empresarial, contábeis, fiscais, trabalhistas e tributárias, a Wolters Kluwer Prosoft vem, através de sua Universidade e rede de franquias, promovendo palestras, seminários e treinamentos e participando de eventos em associações comerciais e industriais, conselhos regionais de contabilidade e sindicatos laborais e patronais. E percebemos que ainda há muitas dúvidas e preocupações sobre o esocial. A nossa principal dica é: comece hoje! Mudar conceitos não é fácil. Exige planejamento, preparação, treinamento. Para isso, desenvolvemos esse ebook. Com uma linguagem simples e objetiva, explicamos passo a passo o que é preciso fazer para atender as exigências do esocial. Aproveite mais essa ferramenta para dominar com tranquilidade a nova revolução digital na relação fisco-contribuinte. Boa leitura!

7 7 Capítulo 1: O que é o esocial? DEFINIÇÃO O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Um dos principais objetivos do sistema é a simplificação do cumprimento de diversas obrigações principais e acessórias. O esocial está sendo desenvolvido, em conjunto, pela Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). O esocial abrangerá todos aqueles que contratam trabalhadores, incluindo empresas de pequeno, médio e grande portes, microempreendedores individuais (MEI), produtores rurais, profissionais liberais e empregadores domésticos, que utilizarão o sistema para registrar os eventos relativos às relações de trabalho.

8 BENEFÍCIOS O governo promete uma série de benefícios com a vigência do esocial. Para as empresas, a principal mudança será o envio de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de forma padronizada e para uma única plataforma online, o chamado Ambiente Nacional do esocial. Quando estiver totalmente implantado, o esocial substituirá a entrega de diversos formulários e declarações, tais como GFIP, RAIS, CAGED, GPS e DIRF. Todos os órgãos continuam com suas respectivas competências e atribuições, porém, compartilhando as informações de uma mesma fonte. A expectativa é que as redundâncias sejam eliminadas. Hoje, uma mesma informação precisa ser enviada a vários órgãos, o que gera aumento de custos e perda de tempo com o retrabalho, além do alto índice de informações divergentes prestadas ao governo. A racionalização no cumprimento de obrigações também trará benefícios para trabalhadores, com a maior agilidade na concessão de direitos trabalhistas e previdenciários; e para o governo, com informações mais transparentes e a ampliação da capacidade de controle e fiscalização sobre as empresas. RAIS GPS CAGED GFIP SEFIP MANAD FICHA DE REGISTRO DIRF FOLHA DE PAGAMENTO

9 Capítulo 2: Etapas do CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO INÍCIO DA CONTAGEM Divulgação da documentação Oficial: Manual de Orientação do esocial e Manual de Especificação Técnica. esocial SEIS MESES As empresas terão seis meses para adequar os seus softwares Após seis meses da publicação da Documentação Oficial, será disponibilizado ambiente de testes Após o período de testes, começa a obrigatoriedade para empresas com faturamento anual superior a R$ ,00 no ano de 2014). SEM PRAZO DEFINIDO Empresas de pequeno porte (o Grupo de Trabalho e o Comitê Gestor terão como atribuição estudar condições diferenciadas para micros e pequenas empresas, dentre as quais, o microempreendedor individual MEI). DESDE JUNHO DE 2013 Empregadores domésticos (opcional)

10 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS Os eventos que compõem esocial devem ser transmitidos por meio de arquivos preparados segundo os leiautes estabelecidos para cada um. Os eventos são classificados, segundo sua natureza, em três tipos: Eventos Iniciais/ Eventos de Tabelas, Eventos não Periódicos e Eventos Periódicos. Evento é qualquer fato jurídico-trabalhista que ocorra na vida laboral do trabalhador. Todos os registros no esocial serão feitos por meio de fatos/ eventos. A partir do momento que o esocial entrar em vigor, as empresas deverão respeitar um sequenciamento lógico de transmissão dos arquivos, com base nos três grupos de eventos. Vale citar que, caso ocorra um mesmo evento para vários funcionários, o arquivo deverá ser remetido de forma individualizada. Conheça cada grupo de eventos e seus respectivos prazos: Eventos Iniciais São os primeiros eventos a serem transmitidos ao esocial. São fornecidos pelo empregador com as informações cadastrais, alíquotas e demais dados necessários ao preenchimento e validação dos demais eventos do esocial, inclusive para apuração das contribuições. Exemplos: Informações do Empregador/Contribuinte e Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil e Cadastramento Inicial dos Vínculos. Esse último evento deve ser informado após terem sido transmitidos os Eventos de Tabelas do empregador (ver item abaixo).

11 11 Eventos de Tabelas São eventos que montam as tabelas do empregador, responsáveis por uma série de informações que validarão os eventos não periódicos e periódicos. Informações que podem ser utilizadas em mais de um arquivo do esocial ou que se repetem em diversas partes do leiaute serão armazenadas em tabelas. Considerando que grande parte dos eventos se utiliza de informações constantes nos Eventos de Tabelas, é obrigatório transmiti-los antes dos eventos periódicos e não periódicos. Aconselha-se transmiti-los logo após o envio do evento de Informações do Empregador. Eventos não Periódicos Os eventos não periódicos alimentarão uma base de dados no ambiente do esocial denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas. Não têm uma data pré-fixada para ocorrer. Dependem dos acontecimentos na relação trabalhista na vida da empresa e do trabalhador. Estes fatos influenciam na concessão de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas, previdenciários e fiscais como, por exemplo, a admissão de um empregado, alteração de salário, exposição do trabalhador a agentes nocivos, desligamento etc. Após confirmada a sua ocorrência, estes fatos/ eventos passam a ter prazo específico de transmissão ao esocial.

12 Eventos Periódicos (mensais) São as informações de Folha de Pagamento, de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias e de retenção do IRRF sobre pagamentos feitos pelo próprio contribuinte. Estes eventos que têm periodicidade previamente definida para sua ocorrência. O prazo de transmissão é até o dia 07 do mês subsequente. Relação dos eventos que compõem o esocial Eventos iniciais/tabelas S Informações do Empregador/Contribuinte S Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil S Tabela de Rubricas S Tabela de Lotações Tributárias S Tabela de Cargos S Tabela de Funções S Tabela de Horários/Turnos de Trabalho S Tabela de Ambientes de Trabalho S Tabela de Processos Administrativos/Judiciais S Tabela de Operadores Portuários S Cadastramento Inicial do Vínculo

13 13 Eventos Periódicos S Remuneração do Trabalhador S Pagamentos de Rendimentos do Trabalho S Pagamentos a Beneficiários Não Identificados S Aquisição de Produção Rural S Comercialização da Produção Rural S Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários S Informações Complementares aos Eventos Periódicos S Reabertura dos Eventos Periódicos - Remuneração S Fechamento dos Eventos Periódicos - Remuneração S Contribuição Sindical Eventos não periódicos S Informação Parcial de Admissão S Admissão de Trabalhador S Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador S Alteração de Contrato de Trabalho S Comunicação de Acidente de Trabalho S Monitoração da Saúde do Trabalhador S Afastamento Temporário S Condições Ambientais do Trabalho - Fator de Risco

14 S Aviso Prévio S Reintegração S Desligamento S Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Início S Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Alteração Contratual S Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Término S Exclusão de Eventos S Solicitação de totalização de eventos, Bases e Contribuições

15 15 Capítulo 3: Fluxo das informações INTEGRAÇÃO A integração dos sistemas informatizados das empresas com o Ambiente Nacional do esocial funcionará da seguinte maneira: o empregador gera um arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes, assina-o digitalmente, por meio do certificado digital (veja boxe), transformando-o em um documento eletrônico. O arquivo, em formato XML, é transmitido pela Internet para o Ambiente Nacional do esocial, que fará a validação online, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador. As empresas optantes pelo Simples Nacional, o pequeno produtor rural e o contribuinte individual equiparado à empresa (todos com até sete empregados), além do MEI e do empregador doméstico poderão optar pela geração dos eventos, preenchendo os campos de forma manual, diretamente no Portal do esocial na Internet, utilizando um código de acesso.

16 INSTANTANEIDADE Diferentemente dos modelos atuais do SPED, o esocial não funcionará por meio de um Programa offline Gerador de Declaração (PGD) ou Validador e Assinador (PVA), em que o empregador prepara um arquivo e aplica as validações na sua própria máquina antes de transmitir. As validações do esocial serão feitas online, por evento, no momento da transmissão. Havendo alguma divergência, a resposta será retornada automaticamente pela Receita. Neste caso, o usuário deverá ajustar a ocorrência e proceder um novo envio. Enquanto não for atribuída total integridade aos dados enviados, o comprovante não será emitido, havendo somente uma comunicação do motivo de rejeição. PARA SABER MAIS: assinatura digital é o processo eletrônico de assinatura, baseado em sistema criptográfico assimétrico, que permite ao usuário usar sua chave privada para declarar a autoria de documento eletrônico, garantindo a integridade de seu conteúdo.

17 17 Fluxo de informações do esocial Eventos Iniciais/ Tabelas SISTEMAS INTERNOS CORPORATIVOS 3. O ambiente Nacional do esocial fará a validação online, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador. Eventos Não Periódicos Eventos Periódicos Folha Integração via webservice* AMBIENTE NACIONAL DO esocial CPF/NIS 1. O empregador gera o arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes e assina-o digitalmente, por meio do certificado digital. Cadastro/ Tabelas RET Arquivos XML PARA SABER MAIS: *web service é uma solução para a integração de aplicações. Por meio dele, qualquer sistema, escrito em qualquer linguagem, pode conectar-se para consulta ou inserção de dados. É um padrão de interconexão entre sistemas heterogêneos, que usa a web e o XML como linguagem para troca de informações. 2. O arquivo, em formato XML (o mesmo utilizado para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas - NFe), é transmitido pela Internet para o Ambiente Nacional do esocial. Folha de Pagamento Com o esocial, os entes do governo continuam com suas respectivas competências e atribuições, porém, compartilhando as informações de uma mesma fonte.

18 Capítulo 4: O esocial e a mudança de paradigma nas empresas

19 19 CONCEITO Vimos, nos primeiros capítulos, o que é e como funcionará o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Agora, neste e nos próximos capítulos, entenderemos, passo a passo, o que é preciso fazer para atender as exigências do esocial sem atropelos ou surpresas indesejáveis. Um ponto importante a ser observado é que, muito mais do que uma nova obrigação, o esocial trará um profunda mudança de conceito na relação fiscocontribuinte. Ou seja, o esocial não traz nenhuma alteração na lei trabalhista. A CLT continua intacta. A novidade estará na forma de fazer. É certo que o esocial integra o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que não é novo (foi instituído pelo governo federal em 2007). Mas a questão é que nenhum dos projetos SPED, tais como Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e NF-e - Ambiente Nacional alcançaram a dimensão e a complexidade do que será o esocial. CAPACITAÇÃO O primeiro passo para enfrentar esse novo desafio deve ser a conscientização, a preparação e o treinamento das equipes. A capacitação passa pelo conhecimento dos aspectos conceituais e legais do esocial e deve envolver praticamente todos os departamentos. Evidentemente, o mais impactado será o RH, mas este não detém todas as informações da empresa. Não há como atender ao esocial sem integração e envolvimento entre as áreas. Profissionais dos departamentos Jurídico, Compliance, Engenharia, Medicina e Segurança do Trabalho, Fiscal e Tributário, Contabilidade, Finanças, Operações, Compras, TI e, principalmente, a alta cúpula de gestão e decisão deverão trabalhar conjuntamente com o RH, posto que o esocial trará grandes mudança nos processos e rotinas das empresas. A dica é: procure treinamentos, seminários, palestras etc sobre o esocial; nos eventos, não deixe de trocar ideias e experiências com outros empresários e profissionais sobre as práticas que estão sendo adotadas nessa fase de preparação. E acredite, conhecer e anteciparse ao esocial é a melhor forma de entrar nessa nova fase digital com segurança e tranquilidade.

20 Capítulo 5: Revisão de processos PLANO DE TRABALHO Equipes mobilizadas, o próximo passo será a preparação de um plano de trabalho para mapear todas as adequações e investimentos necessários. Os processos internos das empresas deverão ser revistos, principalmente em relação a aspectos como fluxo e confiabilidade das informações. Vale lembrar que essa etapa de trabalho tem valor preventivo. Aguardar o cronograma final para começar a agir pode ser um grande erro. Afinal, mudar a cultura de uma empresa, ou seja, as práticas consolidadas leva tempo. Comece atentando-se para os pontos abaixo que vão mudar o como fazer na sua empresa. O esocial exige, em sua primeira fase, o envio de informações cadastrais de empregados e empregadores. A questão é que muitas dessas informações podem estar desatualizadas. Além disso, um grande número de novos campos foi criado com o esocial. Isso obrigará a uma ampla revitalização cadastral, assim como o cuidado com a atualização permanente das informações.

21 21 Etapas preparatórias para a implantação do esocial Identifique as exigências do esocial; Identifique os departamentos envolvidos com o envio de informações e suas responsabilidades; Mapeie o perfil das empresas e identifique quais são os registros necessários; Identifique as informações de funcionários que passam a ser obrigatórias; Analise os impactos no planejamento e gestão de atividades do RH defina as regras para cada situação. Verifique também a correta informação da natureza da rubrica (código de identificação de cada evento) nos eventos das tabelas. Isso evitará problemas futuros, posto que as empresas estarão sujeitas às multas por erros ou atrasos já previstas na legislação previdenciária, fiscal, trabalhista e do FGTS. INTEMPESTIVIDADE Outro aspecto impactante será a instantaneidade dos eventos não periódicos. Talvez essa seja a novidade do esocial que obrigará à maior mudança interna nas empresas. Por exemplo: as admissões por meio do registro de evento pre-liminar deverão ser enviadas até o dia anterior. Imagine se esse evento não for informado no prazo. Todas as ocorrências subsequentes ficarão inconsistentes. E cuidado com a retroatividade e o retrabalho. Retificar informações passadas poderá ser custoso, reabrindo folhas que já estavam fechadas, em meses posteriores. Por exemplo: o esquecimento de uma alteração de cargo com direito a insalubridade no início do ano provocará retificação de todas as folhas posteriores. Com as informações sendo transmitidas em tempo real, será necessário acompanhar a rotina de envio e de retornos de inconsistências dos arquivos enviados diariamente ou por mês, além das retificações e cancelamentos de envios. Esse trabalho será ainda mais intenso, visto que o esocial prevê um maior detalhamento das informações em relação às que são prestadas hoje.

22 Capítulo 6: O esocial e as empresas contábeis DESAFIOS E OPORTUNIDADES O esocial será um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para as empresas contábeis. Estas terão que assumir boa parte das mudanças relacionadas ao projeto, readequando seus procedimentos internos para o recebimento, a análise, a geração e a transmissão das informações dos clientes para o Ambiente Nacional do esocial. Neste contexto, o profissional da contabilidade assume papel de protagonista no sentido de auxiliar, orientar e conduzir os clientes para o cumprimento dessa nova obrigação seja em relação ao calendário, aos aspectos legais, à integração entre os sistemas de informações ou ao treinamento de funcionários. Com o esocial, as responsabilidades pela qualidade das informações das empresas contábeis e de seus clientes também ficam mais evidentes. Uma dica: adote um contrato de prestação de serviços. Além de uma obrigatoriedade imposta pelo Conselho Federal de Contabilidade (resolução CFC nº 1457, de 11/12/2013), o documento é importante para a clareza na divisão de tarefas.

23 23 Outras dicas: Estreite o relacionamento com seus clientes; Conscientize-os sobre a importância do esocial; Promova reuniões para esclarecer as exigências do esocial; Faça parcerias com empresas capacitadas para treinar os profissionais envolvidos no processo; Avalie a perfeita integração dos softwares entre departamentos e entre as empresas contábeis e empresas-cliente.

24 Capítulo 7: Software e hardware QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES Sem Internet não existe esocial! Então, podemos afirmar que sem softwares e hardwares adequados também não. Equipes treinadas, processos readequados é hora de preparar ferramentas para enfrentar o esocial. Vamos avaliar nesse capítulo as soluções tecnológicas necessárias para cada etapa e exigência do projeto. Como vimos no capítulo 2 Etapas do esocial, a primeira fase do projeto será o envio dos Eventos Iniciais e dos Eventos de Tabela. O grande desafio em relação ao cumprimento dessa fase é que o esocial traz uma grande quantidade de novos campos. O chamado Saneamento Cadastral é, portanto, o primeiro passo e também uma fundamental etapa para o sucesso da implantação do e-social. Lembre-se que não basta apenas a implementação de novos campos nos sistemas internos das empresas. É preciso que os sistemas contem com ferramentas de apoio que garantam a qualidade das informações.

25 CONTROLE E GESTÃO A segunda e a terceira fases do projeto consistem no envio dos eventos periódicos e não periódicos. Nessas etapas é fundamental que os softwares atendam a alguns pré-requisitos. Mais do que enviar as informações para o Ambiente Nacional do esocial, os sistemas deverão integrar ferramentas capazes de administrar a geração e a entrega dos arquivos para o esocial. Isso inclui soluções tais como alertas para a inconsistência de informações, validação prévia de conteúdo, regras de negócio e status de entrega e armazenamento de arquivos e protocolos, de forma automatizada e visando simplificar os processos internos das empresas. INFRAESTRUTURA A adequação das plataformas tecnológicas também merece planejamento. Verifique se computadores, servidores, banco de dados, rede interna e conexão (Internet em alta velocidade) estão compatíveis com as demandas do esocial. Priorize itens como segurança e eficiência do hardware. E atenção para a integração e respectivas estruturas de software e hardware de matriz e filiais. Neste caso, haverá uma divisão de responsabilidades. A matriz ficará responsável pelos arquivos de Abertura e Encerramento. Os demais eventos da Folha de Pagamento serão descentralizados e enviados pelos estabelecimentos.

26 Capítulo 8: Soluções e exemplos práticos COMPLETO, ÁGIL E SEGURO A Wolters Kluwer Prosoft, atenta às exigências legais relacionadas ao esocial, vem desenvolvendo produtos e serviços visando atender todas as necessidades de negócios dos seus clientes. O objetivo é que as soluções minimizem o impacto do projeto no dia a dia das empresas, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O esocial traz uma série de novas informações que deverão ser preenchidas em diversos cadastros, novas tabelas de referência que precisarão ser conciliadas com as já existentes e muitos dados cadastrais a serem atualizados e/ou complementados. Apenas incluir novos campos no sistema não é o suficiente. Para isso, disponibilizamos uma solução completa de saneamento cadastral e gestão das informações. O trabalho de adequação dos sistemas foi dividido em três fases (destaque abaixo). Veja, na sequência, como nossas soluções podem ajudar as empresas a atenderem cada etapa do esocial de forma completa, ágil e segura. Saneamento dos dados cadastrais Integração entre o escritório e seus clientes Geração e gestão dos arquivos do esocial

27 27 SANEAMENTO DOS DADOS CADASTRAIS Nessa primeira etapa, o pacote de aplicações da Wolters Kluwer Prosoft para o esocial inclui diversos facilitadores. Em virtude da grande quantidade de dados cadastrais que devem ser informados no esocial, a ideia é obter o máximo de aproveitamento das informações existentes no programa e facilitar o processo de manutenção. Veja abaixo: Assistente de Atualização Cadastral A funcionalidade visa otimizar o processo de atualização cadastral. Tem o objetivo de centralizar todos os campos que devem ser informados ao esocial em única rotina. Cadastros envolvidos: Funcionários, Sócios, Autônomos, Empresa, Divisão de RH, Tabela de Eventos e Tabela de Motivo de Desligamento. Painel de Diagnóstico Cadastral Tem o objetivo de apresentar a situação cadastral das empresas. O programa fará uma varredura entre todos os cadastros que serão utilizados pelo esocial e irá apresentar no painel a sinalização de cadastros que contêm informações inválidas ou não preenchidas, permitindo a correção por meio da própria rotina. Cadastros envolvidos: Funcionários, Sócios e Autônomos. Atualização de Dados Cadastrais Permite que o escritório contábil possa delegar a responsabilidade do preenchimento dos dados cadastrais ao empregador que, por sua vez, também poderá encaminhar o preenchimento do formulário para o próprio trabalhador. Serão enviados para manutenção os dados de funcionários, sócios e autônomos que possuem incorreção. INTEGRAÇÃO ENTRE O ESCRITÓRIO E SEUS CLIENTES O Office2 CRM é um sistema integrante do Conceito GID - Gestão da Informação Digital, responsável pelo relacionamento seguro entre o escritório de contabilidade e seus clientes. A tecnologia, usabilidade e segurança garantem redução de custos, eliminação de retrabalho, rapidez na execução de serviços e disponibilização de informações aos clientes em tempo real. Veja como esse sistema será essencial no contexto do esocial.

28 Office2 CRM O esocial exige um processo eficiente de interação entre o escritório e seus clientes para que seja possível atender o imediatismo e a veracidade das informações que devem ser prestadas ao governo. O Office2 CRM faz essa ponte facilitando o processo de comunicação e eliminando qualquer tipo de barreira na transmissão de informações entre escritório contábil e clientes. O Office2 CRM está sendo totalmente reestruturado para atender ao esocial. Inicialmente, a Wolters Kluwer Prosoft irá liberar essa rotina para os dados cadastrais e, gradativamente, ela será implementada para outros arquivos não periódicos, tais como afastamento temporário e aviso prévio. O sistema web da Wolters Kluwer Prosoft oferece diversas vantagens, tais como: Consistência no recebimento de arquivos; Garantia do envio e recebimento de informações; Garantia da rastreabilidade do que foi enviado e recebido; O escritório define o que cada pessoa pode acessar; Toda a comunicação é criptografada e autenticada; O processo de transmissão e recepção será feito da seguinte maneira: o empregador é comunicado por /painel de alertas sobre os cadastros que devem ser atualizados. As informações são enviadas ao operador do escritório contábil que, por meio da própria notificação, pode acessar os dados cadastrais que estão sendo retornados pelo cliente. Após a validação dos campos, poderá ser iniciado o processo de gravação dos arquivos direto na base de dados. Todas as operações serão registradas por meio de LOGs objetivando a rastreabilidade das informações. GERAÇÃO E GESTÃO DOS ARQUIVOS DO ESOCIAL Para as próximas etapas do esocial, a Wolters Kluwer Prosoft também vem desenvolvendo várias aplicações que irão automatizar e simplificar o processo de gestão e transmissão dos dados aos órgãos oficiais.

29 Gerenciador de Arquivos do esocial A rotina irá centralizar e gerenciar a entrega dos eventos do esocial para cada empresa, desde a geração dos eventos iniciais até os eventos de movimentações (periódicos e não periódicos), gerenciando prazos e status de cada evento entregue, bem como gerando notificações de acompanhamento para o usuário. Veja as principais ferramentas da rotina: Controle da transmissão dos arquivos; Controle de alterações; Controle de status dos eventos entregues; Geração de alertas; Consulta do conteúdo presente no evento (XML); Regras de negócios dos arquivos importados; Gerenciamento dos eventos iniciais; Gerenciamento dos eventos não periódicos; Gerenciamento dos eventos periódicos.

30 Conclusão Esperamos ter contribuído para melhor compreensão em relação às etapas de implantação do esocial e as ações necessárias para o cumprimento dessa nova forma de relacionamento com o governo. Há quase 30 anos no mercado, a Wolters Kluwer Prosoft vem oferecendo soluções de TI que tornam os processos das empresas mais ágeis e eficientes. Com o esocial não é diferente. Mais uma vez estamos nos antecipando e trabalhando para que esse seja um momento de grandes oportunidades, inovação e excelentes negócios. Acompanhe-nos pelos nossos canais de comunicação e saiba mais sobre nossos cursos, produtos e serviços. Conte conosco nesse novo desafio. Estamos aguardamos seu contato!

31 [+55 11] São Paulo - Capital e Região Metropolitana (demais cidades) prosoft@prosoft.com.br Rua Bela Cintra, do 7º ao 11º andades, Consolação, São Paulo, SP, Brasil Horário de Funcionamento Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 18h

e-social Alexandre Corrêa

e-social Alexandre Corrêa e-social Alexandre Corrêa e-social O e-social consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Permitirá uma fiscalização muito mais eficaz,

Leia mais

Rio de Janeiro, 17/09/2013

Rio de Janeiro, 17/09/2013 Rio de Janeiro, 17/09/2013 Daniel Belmiro Fontes José Alberto Maia Cenário atual Os empregadores são obrigados a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Termo de

Leia mais

Desvendando o esocial

Desvendando o esocial Desvendando o esocial O que é o esocial? O esocial é um dos componentes do SPED e visa formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores,

Leia mais

Assunto. esocial. Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

Assunto. esocial. Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 34/2013 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

esocial A TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO DE TRABALHO E DE ARRECAÇÃO SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO

esocial A TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO DE TRABALHO E DE ARRECAÇÃO SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO esocial A TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO DE TRABALHO E DE ARRECAÇÃO SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO CENÁRIO ATUAL EMARANHADO DE NORMAS E LEIS INÚMERAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS INFORMAÇÕES NÃO CONSOLIDADAS E DE MÁ QUALIDADE

Leia mais

Não muda legislação, muda procedimentos.

Não muda legislação, muda procedimentos. Versão 1.1 esocial Não muda legislação, muda procedimentos. esocial = Transparência Fiscal Circular n. 642, de 06/01/2014 Aprova e divulga o leiaute do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das obrigações

Leia mais

esocial Abril 2014 Equipe de Legislação

esocial Abril 2014 Equipe de Legislação esocial Abril 2014 Equipe de Legislação O que é o esocial? É um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Está sendo desenvolvido,

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. FIESP, 23/10/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. FIESP, 23/10/2013 FIESP, 23/10/2013 O que é o esocial? Cenário atual Os empregadores são obrigados a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Termo de Rescisão Seguro Desemprego Consequências

Leia mais

VISÃO GERAL DO E-SOCIAL

VISÃO GERAL DO E-SOCIAL VISÃO GERAL DO E-SOCIAL 1 VISÃO GERAL DO E-SOCIAL SUMÁRIO 1.0 Introdução......03 2.0 Considerações Iniciais......03 2.1 Objeto do esocial......03 2.2 Conceito do esocial......03 2.3 Objetivos do projeto......03

Leia mais

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

e-social - (ex-efd Social)

e-social - (ex-efd Social) Relações do Trabalho, Folha de Pagamento e Obrigações á partir de JANEIRO-2014! O QUE VAI MUDAR? NOVO MODELO OPERACIONAL? POR ONDE COMEÇAR? E - SOCIAL e-social - (ex-efd Social) Projeto e-social Com a

Leia mais

Adequação ao esocial Como se preparar?

Adequação ao esocial Como se preparar? www.pwc.com.br/esocial Adequação ao esocial Como se preparar? Agenda 1 2 3 4 5 Introdução O que é o esocial? Pesquisa Como as empresas estão se preparando? Impactos Mudanças no manual e seus impactos Discussão

Leia mais

O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED

O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED Transmissão única Informações de folha de pagamento e de outras obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias pelo empregador em relação aos seus

Leia mais

Evento esocial. Prof. Edison Garcia Junior

Evento esocial. Prof. Edison Garcia Junior Evento esocial Prof. Edison Garcia Junior INTRODUÇÃO PROJETO SPED (esocial 2009): AD EXECUTIVO SUFIS Nº 05, DE 17/07/2013 INTRODUÇÃO esocial: Preparado para ter uma DR com seus terceiros?? INTRODUÇÃO esocial:

Leia mais

O que é o esocial? Empregado

O que é o esocial? Empregado CICLO DE PALESTRAS O que é o esocial? É uma nova forma de registro de informações, também conhecida como folha de pagamento digital que unificará todos os sistemas. Empregado O Ato Declaratório Executivo

Leia mais

As novas obrigações trabalhistas e previdenciárias

As novas obrigações trabalhistas e previdenciárias As novas obrigações trabalhistas e previdenciárias JOHNATAN ABREU Janeiro de 2014 O que é o esocial? De acordo com o art. 2º da minuta da Portaria interministerial que regulamenta a ferramenta, é um instrumento

Leia mais

Agora começa a ser implementado o esocial, que constituirá a maior e mais complexa parte do Sped.

Agora começa a ser implementado o esocial, que constituirá a maior e mais complexa parte do Sped. Introdução O que é esocial? Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais das empresas

Leia mais

3ª Pesquisa. 3ª Pesquisa. IOB SPED NF-e. Mais informações sobre SPED e NF-e, acesse www.iobsolucoes.com.br www.iobsolucoes.com.

3ª Pesquisa. 3ª Pesquisa. IOB SPED NF-e. Mais informações sobre SPED e NF-e, acesse www.iobsolucoes.com.br www.iobsolucoes.com. 3ª Pesquisa /iobprimeo 1 A PESQUISA Estamos acompanhando o projeto SPED desde seu início, e sabemos que a crença de várias empresas quanto à adequação a esse sistema era de que poderia não perdurar. Entretanto,

Leia mais

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL 2014 APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL I S O esocial está causando arrepios, mas pouca gente já sabe exatamente o que é. Em poucas palavras, o esocial é um programa do governo federal que tenta consolidar

Leia mais

Soft Trade, desenvolvendo soluções para RH há 26 anos. WORKSHOP esocial. www.esocial.gov.br www.softtrade.com.br 14/02/2014

Soft Trade, desenvolvendo soluções para RH há 26 anos. WORKSHOP esocial. www.esocial.gov.br www.softtrade.com.br 14/02/2014 Soft Trade, desenvolvendo soluções para RH há 26 anos WORKSHOP esocial www.esocial.gov.br www.softtrade.com.br 14/02/2014 E agora, José?? Carlos Drummond de Andrade Solução? Problema? Afinal é bom para

Leia mais

esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas esocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas 1 Conhecendo e-social O e-social é um projeto do governo federal que vai coletar informações trabalhistas,

Leia mais

Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo

Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo CONSTRUÇÃO CONJUNTA Receita Federal do Brasil; Caixa; Instituto Nacional do Seguro Social INSS; Ministério da Previdência Social MPS;

Leia mais

esocial 2.0: Nova realidade para Escritórios Contábeis e seus Clientes Cátia Maria Soares Medeiros 19/05/2015 Vitória - ES

esocial 2.0: Nova realidade para Escritórios Contábeis e seus Clientes Cátia Maria Soares Medeiros 19/05/2015 Vitória - ES esocial 2.0: Nova realidade para Escritórios Contábeis e seus Clientes Cátia Maria Soares Medeiros 19/05/2015 Vitória - ES Regulamentação O que existia: Ato Declaratório SUFIS 05/2013 de 17 de julho de

Leia mais

Dicas de importação na RAIS. Neste bip. Você Sabia? edição 30 Fevereiro de 2013

Dicas de importação na RAIS. Neste bip. Você Sabia? edição 30 Fevereiro de 2013 Neste bip Dicas sobre RAIS... 1 Contribuição Patronal para RAIS... 2 Rumodoc - Ajuda no sistema Rumo... 2 Fechamento contábil... 2 Dispensa da entrega da DACON... 3 Dicas de importação na RAIS Já era um

Leia mais

Uma marca global, para uma empresa com serviços globais!

Uma marca global, para uma empresa com serviços globais! Uma marca global, para uma empresa com serviços globais! Quem somos? Fundada em 1998 em Curitiba, a Executiva é focada em soluções na área de Recursos Humanos, mais especificamente em Outsourcing de Processos

Leia mais

O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED. MTE, CAIXA, RFB, Previdência, outros

O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED. MTE, CAIXA, RFB, Previdência, outros O que é o esocial? esocial subprojeto do SPED Transmissão única Informações de folha de pagamento e de outras obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias pelo empregador em relação aos seus

Leia mais

Andrezza Célia Moreira

Andrezza Célia Moreira Andrezza Célia Moreira Contadora e Perita Sócia da JANIR MOREIRA & CONTADORES ASSOCIADOS Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais CRC-MG O esocial é um projeto do governo federal

Leia mais

e-social Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013

e-social Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013 Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013 Conceito de EFD-Social O (EFD-Social) é um projeto do governo federal que visa a unificação das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ABEMI Associação Brasileira de Engenharia Industrial São Paulo, 03/12/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ABEMI Associação Brasileira de Engenharia Industrial São Paulo, 03/12/2013 ABEMI Associação Brasileira de Engenharia Industrial São Paulo, 03/12/2013 Jeziel Tadeu Fior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações

Leia mais

Palestrantes: Reginaldo da Silva dos Santos, André Bocchi e. Luis Antônio dos Santos

Palestrantes: Reginaldo da Silva dos Santos, André Bocchi e. Luis Antônio dos Santos esocial SEMINÁRIO Uma realidade RETENÇÕES a ser DE enfrentada IMPOSTOS pelos E CONTRIBUIÇÕES profissionais de RH, Contabilidade e de Gestão Administrativa Palestrantes: André Bocchi da Silva Reginaldo

Leia mais

14/11/2013. Centralização do FGTS. Surgimento do REMAG. Surgimento da GFIP. Surgimento do SPED. Histórico das Obrigações JOHNATAN ABREU

14/11/2013. Centralização do FGTS. Surgimento do REMAG. Surgimento da GFIP. Surgimento do SPED. Histórico das Obrigações JOHNATAN ABREU JOHNATAN ABREU Histórico das Obrigações Centralização do FGTS Surgimento do REMAG Surgimento da GFIP Surgimento do SPED 1 Objetivos do Projeto OBJETIVO: O esocial tem por objeto, informações trabalhistas,

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

Breve contextualização

Breve contextualização Breve contextualização O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar

Leia mais

Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil

Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil Oportunidade para os escritórios contábeis Pagga Domésticos é um serviço inovador, lançado em 2013, desenvolvido especialmente

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

E-SOCIAL. Comunicamos que entrará em vigor, a partir de Abril de 2014, o novo projeto do governo, denominado E-Social.

E-SOCIAL. Comunicamos que entrará em vigor, a partir de Abril de 2014, o novo projeto do governo, denominado E-Social. E-SOCIAL Comunicamos que entrará em vigor, a partir de Abril de 2014, o novo projeto do governo, denominado E-Social. O E-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações

Leia mais

Neste bip. Como lançar FUNRURAL no Rumo. Você sabia? edição 24 Agosto de 2012

Neste bip. Como lançar FUNRURAL no Rumo. Você sabia? edição 24 Agosto de 2012 Neste bip Como lançar FUNRURAL no Rumo... 1 Férias Proporcionais na Rescisão... 2 Direito de férias regime parcial... 2 Prorrogação da EFD Contribuições para Empresas do Lucro Presumido e Arbitrado...

Leia mais

esocial Bom para todos!

esocial Bom para todos! esocial Bom para todos! Werinton Garcia dos Santos Outubro de 2015 Werinton Garcia dos Santos, contador especializado em direito tributário, com MBA em finanças, controladoria e auditoria pela Fundação

Leia mais

expert PDF Trial Escrituração Contábil Digital Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

expert PDF Trial Escrituração Contábil Digital Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Quais são os objetivos?

Quais são os objetivos? O que é EFD-Social EFD é a sigla para Escrituração Fiscal Digital. É o nome dado ao sistema que vai unificar o registro de escrituração das empresas em um único cadastro a ser compartilhado por diversos

Leia mais

esocial EFD FOLHA DE PAGAMENTO

esocial EFD FOLHA DE PAGAMENTO Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção.

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01 OS IMPACTOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO

Leia mais

esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento)

esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento) esocial - EFD Social (Obrigações Trabalhista e Previdenciária na Folha de Pagamento) Vagas Limitadas Cód. do Curso: 0052014 06 e 07.05.2014 O EFD Social ou SPED Folha como já se tornou conhecido, terá

Leia mais

Point of View. Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial

Point of View. Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial Point of View Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial C o n t e ú d o Sumário Executivo 4 Cenário Atual 5 Nosso entendimento 6 A Solução SAP 8 Benefícios para o negócio 16 Por

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS INTRADER DTVM LTDA. MANUAL DE CONTROLES INTERNOS VERSÃO 2013 Controle Interno Esse manual define as ações tomadas pela Administração dessa instituição para atingir suas metas e objetivos estratégicos,

Leia mais

DIRF 2012 (Ano base 2012) Entrega e Prazo. Da Obrigatoriedade de Entrega

DIRF 2012 (Ano base 2012) Entrega e Prazo. Da Obrigatoriedade de Entrega DIRF 2012 (Ano base 2012) A RFB (Receita Federal do Brasil) divulgou as regras para o preenchimento e o envio da Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) 2013. A Instrução Normativa nº 1.297/2012

Leia mais

esocial e PUC Programa de Unificação do Crédito e PUC

esocial e PUC Programa de Unificação do Crédito e PUC esocial e PUC Programa de Unificação do Crédito VI Fórum Interestadual de Regularidade 9 de outubro de 2014 Frederico Faber Coordenador de Cobrança Cenário Atual Os empregadores são obrigados a preencher

Leia mais

Escrituração Fiscal da Folha de Pagamento e das Obrigações Previdenciárias (EFD-Social) esocial

Escrituração Fiscal da Folha de Pagamento e das Obrigações Previdenciárias (EFD-Social) esocial Escrituração Fiscal da Folha de Pagamento e das Obrigações Previdenciárias (EFD-Social) esocial O esocialvisa a unificação do envio de informações pelo EMPREGADOR em relação aos seus EMPREGADOS.Este processo

Leia mais

08/11/2012 Brasília DF - CURSO: ESOCIAL - AS NOVAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

08/11/2012 Brasília DF - CURSO: ESOCIAL - AS NOVAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS Apresentação A EFD-Social consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil.

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. esocial - FECON 19/02/2014

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. esocial - FECON 19/02/2014 esocial - FECON 19/02/2014 Contextualização - Objetivo do Projeto OBJETIVOS - O que é o esocial Conceitos básicos - Qualificação cadastral - Povoamento da base - Eventos Não periódicos - Eventos periódicos

Leia mais

Cenário Atual. Os empregadores devem preencher inúmeras declarações e documentos que possuem as mesmas informações.

Cenário Atual. Os empregadores devem preencher inúmeras declarações e documentos que possuem as mesmas informações. índice O que é o esocial?...03 Cenário Atual...04 Cenário Ideal...05 Abrangência...06 Identificadores das Empresas...07 Identificadores...08 Módulo Consulta Cadastral...09 Órgãos envolvidos no Projeto...11

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

O esocial e os desafios trabalhistas. A mudança na rotina de pessoal.

O esocial e os desafios trabalhistas. A mudança na rotina de pessoal. O esocial e os desafios trabalhistas. A mudança na rotina de pessoal. esocial -É o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (esocial); -Trata-se de um projeto

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Decreto 6.022 de 22/01/2007 Procedimentos para Janeiro de 2014

Decreto 6.022 de 22/01/2007 Procedimentos para Janeiro de 2014 Decreto 6.022 de 22/01/2007 Procedimentos para Janeiro de 2014 ...Art. 2º O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital SPED

Sistema Público de Escrituração Digital SPED Sistema Público de Escrituração Digital SPED NF-e NFS-e ECD Contábil F-cont EFD - Folha EFD ICMS CT-e e-lalur EFD PIS/Cofins Contribuições Contribuinte RFB SEFAZ Leiaute Banco de Dados Procuração Eletrônica

Leia mais

Dra. Valéria de Souza Telles. esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1

Dra. Valéria de Souza Telles. esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1 Dra. Valéria de Souza Telles esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1 Manual de Orientação do e - Social Versão 1.0 (Ato Declaratório Executivo SUFIS nº 5/13 DOU de 18/07/2013) Manual de Orientação do

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 01/2016

Trabalhista/Previdenciária Mês: 01/2016 Trabalhista/Previdenciária Mês: 01/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

Gerenciamento de Mensagens e Tarefas / NT Editora. -- Brasília: 2013. 80p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Gerenciamento de Mensagens e Tarefas / NT Editora. -- Brasília: 2013. 80p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Silvone Assis Mestre e Engenheiro Elétricista pela UnB, MBA em Gestão de Empresas pela FGV, Especialista em Sistemas Multimídia para Ensino e Treinamento pela IBM/TTI. Foi professor dos Departamentos

Leia mais

Auditoria e Consultoria para seu Negócio.

Auditoria e Consultoria para seu Negócio. Auditoria e Consultoria para seu Negócio. Apresentação do EFD Social O, também conhecido como EFD-Social ou Sped Folha é um dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em vigor há

Leia mais

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Sumário: 1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EFD 1. 1 APRESENTAÇÃO 1. 2 LEGISLAÇÃO 1. 3 DA APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO DA EFD 1. 4

Leia mais

WK Sped Contábil WK Sistemas

WK Sped Contábil WK Sistemas WK Sped Contábil Rua Alm. Barroso, 730 Vila Nova Blumenau SC 1 SPED O que é: Sistema Público de Escrituração Digital, instituido pelo Decreto nº. 6.022, de 22 de janeiro de 2007. Faz parte do Programa

Leia mais

Projeto esocial Aspectos Legais

Projeto esocial Aspectos Legais Projeto esocial Aspectos Legais ÍNDICE O que é o esocial Cenários e Leiaute Cronograma do Governo Fiscalização e Penalidades ÍNDICE O que é o esocial? O esocial é um projeto do Governo Federal, com implantação

Leia mais

e-social expert PDF Trial Outubro 2013 Apoio O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade da Lefisc.

e-social expert PDF Trial Outubro 2013 Apoio O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade da Lefisc. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Indenização adicional a data base da categoria. Neste bip. Você Sabia? Geração do arquivo Homolognet. Edição 58 Junho de 2015

Indenização adicional a data base da categoria. Neste bip. Você Sabia? Geração do arquivo Homolognet. Edição 58 Junho de 2015 Neste bip Indenização Artigo 9º, Lei n.º 7.238/84... 1 Geração do arquivo Homolognet... 1 Escrituração Contábil Digital... 2 Você Sabia? Que no sistema rumo é possível emitir o recibo de devolução e entrega

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Instruções para prestação de informações pelo empregador, relativas a movimentações de empregados - Portaria

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Instruções para prestação de informações pelo empregador, relativas a movimentações de empregados - Portaria empregador, relativas a movimentações de 03/10/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Orientações Publicadas no Portal

Leia mais

Pilares do SPED EFD ICMS/IPI EFD IRPJ. esocial ECF ECD. EFD Contribuições. (NF-e, NFS-e, CT-e) Doc. Fiscais Eletrônicos

Pilares do SPED EFD ICMS/IPI EFD IRPJ. esocial ECF ECD. EFD Contribuições. (NF-e, NFS-e, CT-e) Doc. Fiscais Eletrônicos Nossa trajetória... Doc. Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFS-e, CT-e) ECD EFD ICMS/IPI EFD Contribuições EFD IRPJ Pilares do SPED esocial ECF Perfil 21 anos de atuação com dedicação exclusiva em projetos da

Leia mais

Nota Técnica Atuarial de Carteira

Nota Técnica Atuarial de Carteira Nota Técnica Atuarial de Carteira Circular SUSEP 362/2008 Resolução CNSP 163/2007 Quadros Estatísticos 270, 271 e 272 Carlos Augusto Pinto César da Rocha Neves Eduardo Fraga Lima de Melo São Paulo 29 de

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Projeto de Desenvolvimento de Software. Apresentação (Ementa) e Introdução

Projeto de Desenvolvimento de Software. Apresentação (Ementa) e Introdução Projeto de Desenvolvimento de Software Apresentação (Ementa) e Introdução Msc. Eliezio Soares Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFRN Mestrado em Sistemas e Computação - DIMAp / UFRN Experiência

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a

Leia mais

INFORMATIVO VSM. Setembro/2015 1

INFORMATIVO VSM. Setembro/2015 1 1 NOTA PARANAENSE A fim de sanar possíveis dúvidas referente à Nota Paranaense, segue abaixo o procedimento a ser realizado pelos estabelecimentos que atuam no varejo no Estado do Paraná: 1 PERGUNTE SE

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1. Sage Alerta NCM Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 1.1. O que é NCM... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Cadastro NCM... 3 Destino NCM... 5 NCMs Monitoradas... 6 Painel de

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Navegação em Nuvem. Abrangência Atual

Navegação em Nuvem. Abrangência Atual SPED Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC

Leia mais

Resultado da Fiscalização

Resultado da Fiscalização Resultado da Fiscalização Premissas do SPED Redução do Custo de Conformidade Redução do Custo de Conformidade Produtos do EDF Social (1) Bem simples!!!! Produtos do EDF Social (2) E tem muito mais: COAF

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

1. Conhecendo a GissOnline

1. Conhecendo a GissOnline 1. Conhecendo a GissOnline 1.01 Quem deve utilizar a ferramenta Gissonline? Todos os prestadores e tomadores de serviço sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas, estabelecidas ou sediadas

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

C A R T I L H A D E O R I E N T A Ç Ã O A O C L I E N T E

C A R T I L H A D E O R I E N T A Ç Ã O A O C L I E N T E C A R T I L H A D E O R I E N T A Ç Ã O A O C L I E N T E Missão A Contágil Serviços Contábeis tem a missão de oferecer serviços contábeis de ótima qualidade, proporcionando aos clientes economia e confiança

Leia mais

esocial Informações e Orientações Atualizadas

esocial Informações e Orientações Atualizadas esocial Informações e Orientações Atualizadas Conceito e Objetivos do esocial O esocial é uma ação conjunta destes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal Instituto Nacional do Seguro

Leia mais