6"enhijia. Proposta n. /2014. Considerando que:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "6"enhijia. Proposta n. /2014. Considerando que:"

Transcrição

1 MUNRIPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR Presente à reunião da Câmara Municipal de 6"enhijia Considerando que: Wunicípio de Pouca de ilguiar Proposta n. /2014 O Presidente da Câniara Municipal o o o o o s Regulamentos Geral e Específicos das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Vila Pouca de Aguiar foram aprovados em Reunião Ordinária de Câmara Municipal em 16 de Junho de 2006 e em sessão ordinária de Assembleia Municipal de 30 de Junho do mesmo ano. Com a elaboração dos mencionados regulamentos pretendeu-se organizar e otimizar o espaço público destinado ao parqueamento de viaturas na sede do concelho dada a exiguidade de espaços para esse fim, tendo sido atribuída à VitAguiar, E.M. a função de gestão do estacionamento pago de forma a rentabilizar a sua exploração. A experiência acumulada de sete anos na gestão do estacionamento público urbano pago leva-nos a crer que, apesar de os principais objetivos de organizar e otimizar o espaço público destinado ao parqueamento de viaturas terem sido atingidos, podem ser introduzidas alterações tendo em vista uma melhor prestação do serviço. Estas alterações passam por prever no Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as seguintes situações: - Atualização de alguns artigos relacionados com questões exigidas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária; - A possibilidade de aquisição da avença sem reserva de lugar; - Atualização da toponímia das artérias da sede do concelho. De forma a cumprir com os requisitos exigidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária torna-se necessária a correção de alguns artigos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Vila Pouca de Aguiar, nomeadamente as leis habilitantes descritas no artigo 1, o âmbito de aplicação descrito no artigo 2, a eliminação da categoria de veículos "autocaravanas" do artigo 6, bem como a eliminação do artigo 25 relativo às coimas a aplicar.

2 Município d T2i1j Pouca cle ilguiar o Procurando facilitar a toda a comunidade não residente nas artérias constantes do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Vila Pouca de Aguiar a possibilidade de aquisição mensal de um lugar de estacionamento, é instituída a possibilidade de formalização de Avenças sem Reserva de Lugar, definindo-se e para esta modalidade valores mais vantajosos para os condutores. o Com as alterações efetuadas pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar à nomenclatura das artérias da sede do concelho, também se torna necessária uma atualização das mesmas nos Regulamentos Geral e Específicos das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada. Tenho a honra de submeter, ao abrigo do art da Constituição da Republica Portuguesa, conjugado com a alínea k), do n. 1, do art e a alínea g), do n. 1, do art. 25, ambos da Lei n. 75/2013, de 12 de setembro, a presente proposta de alteração aos Regulamentos Geral e Específicos das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Vila Pouca de Aguiar, à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Por último, caso os presentes projetos de Regulamento, ora propostos, venham a ser acolhidos nos termos anteriormente sugeridos, por parte do órgão executivo do Município, dever-se-á promover a audiência dos interessados, através da abertura do período de apreciação pública. Município de Vila Pouca de Aguiar, 24 de Março de 2014 O Vereador. - (Eng. Duarte Gomes Marques)

3 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Capitulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1 Lei Habilitante O presente Regulamento é elaborado e aprovado ao abrigo das competências conferidas pela alínea u) do n 1 do artigo 64 e alínea a) do n 2 do artigo 53, ambos da Lei 169/99 de 18 de Setembro com a redacção dada pela Lei 5-A/2002 de 11 de Janeiro, em conjugação com o estipulado no artigo 5 n. 1 alínea d) e n 3 alínea c) do Decreto-Lei 44/2005 de 23 de Fevereiro e artigo 70 do Código da Estrada. Artigo 2 Âmbito de Aplicação O presente Regulamento aplica-se a todas as áreas ou eixos viários, seguidamente designados por "zonas", para as quais seja aprovado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, o regime de estacionamento de duração limitada, nos termos do artigo 70 do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei 44/2005 de 23 de Fevereiro, bem como as zonas privadas que a VitAguiar, E.M., seja autorizada a explorar através de protocolo a realizar com as respectivas entidades. Artigo 3 Zonas Especiais de Estacionamento Poderão ser estabelecidos, dentro de cada uma das zonas referidas no artigo anterior, áreas de estacionamento com características de exploração diferenciadas, de acordo com os objectivos específicos como tal considerados e aprovados pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 4 Limites Horários Os limites horários do estacionamento nas zonas serão fixados no respectivo Regulamento Especifico.

4 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Artigo 5 Duração do estacionamento O estacionamento nas zonas referidas nos artigos anteriores ficará sujeito a um período de tempo máximo de permanência de acordo com os limites constantes da tabela geral de taxas. Artigo 6 Classes de Veículos Podem estacionar nas zonas de estacionamento: a) Os veículos automóveis ligeiros, com excepção das autocaravanas; b) Os motociclos, os ciclomotores e os velocípedes, nas áreas que lhes sejam reservadas. Artigo 7 Taxas 1. A ocupação de lugares de estacionamento fica sujeita ao pagamento de uma taxa dentro dos limites horários fixados pelos Regulamentos Específicos para cada zona. 2. A tabela de taxas a aplicar nas zonas de estacionamento consta do Anexo I, que faz parte integrante do presente Regulamento. 3. O pagamento da taxa de ocupação de lugares de estacionamento não constitui o Município de Vila Pouca de Aguiar nem a VitAguiar Apoio ao Desenvolvimento Agro-Industrial, E.M., em qualquer tipo de responsabilidade perante o utilizador e não serão, em caso algum, responsáveis por eventuais furtos, perdas ou deterioração dos veículos parqueados em zonas de estacionamento pago, ou de pessoas e bens que se encontrem no seu interior.

5 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Artigo 8 Aplicação da Tabela de Taxas 1. Compete à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovar a aplicação em cada zona ou área de estacionamento existentes, do escalão ou escalões da tabela geral de taxas que considere mais adequados aos objectivos específicos a prosseguir. 2. Nas zonas ou áreas de estacionamento a tabela de taxas a aplicar constará dos respectivos Regulamentos Específicos. 3. Sempre que a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar considere justificada a introdução de condições diferenciadas de exploração confonne o previsto no artigo 3 de presente Regulamento, poderá ser aprovada uma tabela de taxas específica. 4. O Conselho de Administração da VitAguiar Apoio ao Desenvolvimento Agro- Industrial, E.M. poderá aprovar a venda de cartões que ofereçam um crédito de estacionamento com desconto ao utilizador, tendo em conta o valor aplicado na tabela de taxas do regulamento específico da zona de estacionamento. Capitulo II Das Isenções Artigo 9 Isenção do Pagamento da Taxa 1. Estão isentos do pagamento da taxa referida nos artigos 7 e 8 do presente Regulamento e as previstas nos regulamentos específicos: a) Os veículos dos residentes nos termos do presente Regulamento e Regulamentos específicos das zonas de estacionamento; b) Os veículos em missão urgente de Socorro ou de Polícia, quando em serviço; c) Os veículos devidamente autorizados; d) Os veículos em operações de carga e descarga dentro do horário estabelecido; e) Os veículos dos deficientes motores, motociclos, ciclomotores e velocípedes. 2. Só haverá lugar à isenção quando os veículos referidos nas alíneas d) e e) do número anterior se encontrem estacionados nos locais sinalizados para o efeito.

6 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Capitulo III Do Título Secção I Do Título de Estacionamento Artigo 10 Aquisição e Validade 1. Os utilizadores não isentos só poderão estacionar nas zonas de estacionamento de duração limitada se forem detentores de título de estacionamento válido para a respectiva zona. 2. O título de estacionamento deve ser adquirido nos equipamentos destinados a esse efeito e colocado no interior do veículo junto ao pára-brisas com o rosto para o exterior de modo a serem visíveis as menções dele constantes. 3. Findo o período para o qual é válido o título de estacionamento, o utilizador deverá abandonar o espaço ocupado. 4. O título de estacionamento pode ser substituído por equipamento electrónico ou mecânico individual, devidamente autorizado. 5. O título de estacionamento obtido nos termos dos números anteriores é individual e intransmissível e é válido somente para a viatura para que foi adquirido e aposto na mesma. 6. Os detentores de Cartão de Residente só poderão estacionar nas zonas previstas nos Regulamentos Específicos e assinaladas no respectivo cartão.

7 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Secção II Do Cartão de Residente Artigo 11 Cartão de Residente 1. Serão atribuídos, em cada zona de estacionamento de duração limitada, com excepção das zonas referidas no artigo 3, distintivos especiais designados por Cartão de Residente, que titulam a possibilidade de estacionar em qualquer lugar da respectiva zona, sem limite de tempo e sem pagamento da tarifa horária de estacionamento. 2. O Cartão de residente é propriedade da VitAguiar, E.M., e deve ser colocado no pára-brisas com o rosto para o exterior de modo a serem visíveis as menções dele constantes. Artigo 12 Características 1. Deverão constar do Cartão de Residente: a) A zona a que se refere; b) O prazo de validade; c) A matricula do veículo; 2. O prazo de validade do Cartão de Residente é de 1 ano.

8 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Artigo 13 Atribuição 1. Poderão requerer que lhes seja atribuído o Cartão de Residente as pessoas singulares desde que a habitação onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabilizado o seu centro de vida familiar: a) Seja utilizado para fins habitacionais; b) Se localize dentro de uma zona de estacionamento de duração limitada; c) Não disponha de parqueamento próprio nos termos legais. 2. As pessoas singulares referidas no número anterior devem ainda: a) Ser proprietárias de um veículo automóvel; ou b) Adquirentes com reserva de propriedade de um veículo automóvel; ou c) Locatárias em regime de locação financeira ou aluguer de longa duração de um veículo automóvel; ou d) Não se encontrando em nenhuma das situações descritas nas alíneas anteriores, sejam usufrutuárias de um veículo automóvel associado ao exercício de actividade profissional com vínculo laboral. 3. No caso previsto na alínea d) do número anterior, não haverá lugar à atribuição de mais do que um cartão de residente, devendo o veículo encontrar-se nas condições das alíneas a), b) ou c) do mesmo número relativamente à entidade empregadora. 4. A emissão do Cartão de Residente, terá o seguinte custo: 60,00 para a primeira viatura em nome do respectivo proprietário/requerente; 100,00 para a segunda viatura averbada em nome do mesmo proprietário/requerente; 150,00 para a terceira viatura averbada em nome do mesmo proprietário/requerente; 200,00 para cada viatura adicional além da referida na alínea anterior; A viatura de serviço é considerada como averbada em nome do requerente do cartão de residente para os efeitos das alíneas anteriores; A emissão de uma segunda via do cartão de residente durante o período da sua vigência, terá um custo igual a 10,00.

9 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Artigo 14 Documentos Necessários à Obtenção do Cartão de Residente 1. O pedido de emissão do Cartão de Residente far-se-á através do preenchimento de impresso próprio, devendo os interessados exibir, para conferência, os originais dos seguintes documentos: a) Fotocópia da Certidão do Registo da Conservatória da habitação em que reside ou, b) Fotocópia do contrato de arrendamento; c) Fotocópia de recibo recente de qualquer uma das seguintes entidades: EDP, SMAS, Portugal Telecom, TV Cabo; d) Carta de condução; e) Cartão de eleitor; f) Titulo de Registo de Propriedade do veículo ou nas situações referidas nas alíneas b), c) e d) do n. 2 do artigo anterior; i. O contrato que titula a aquisição com reserva de propriedade; O contrato de locação financeira ou de aluguer de longa duração; Declaração da respectiva entidade empregadora onde conste o nome e morada do usufrutuário, a matricula do veículo automóvel e o respectivo vínculo laboral; 2. Os documentos apresentados deverão estar actualizados e deles constar a morada com base na qual é requerido o cartão de residente. 3. Para correcta apreciação do requerimento poderá ser pedida cópia dos documentos apresentados pelo requerente. 4. Os titulares do Cartão de residente são responsáveis pela sua correcta utilização. Artigo 15 Devolução do Cartão de residente O Cartão de residente deve ser imediatamente devolvido sempre que se alterem os pressupostos sobre os quais assentou a decisão da sua emissão.

10 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duracão Limitada Artigo 16 Roubo, Furto, Extravio e Substituição do Cartão de Residente 1. Em caso de roubo ou extravio do Cartão de Residente, deverá o seu titular comunicar de imediato o facto à VitAguiar, E.M. sob pena de responder pelos prejuízos resultantes da sua utilização indevida. 2. A substituição do Cartão de residente será efectuada de acordo com o preceituado para a emissão de segunda via ou revalidação, de acordo com o regime mais favorável ao cliente. Artigo 17 Revalidação do Cartão de Residente 1. A revalidação do Cartão de Residente é feita a requerimento do seu titular. 2. Para a revalidação do Cartão de Residente deverão ser apresentados os documentos aludidos no n. 1 do artigo O cartão a revalidar deve ser devolvido no acto de entrega do novo Cartão de Residente. 4. Para substituição do Cartão de Residente, por mudança de veículo, apenas são necessários os documentos previstos na alínea d) do n. 1 do artigo 14. Capitulo IV Da Sinalização Artigo 18 Sinalização de Zona As entradas e saídas das zonas de estacionamento de duração limitada serão devidamente sinalizadas nos termos do Código de Estrada e legislação complementar. Artigo 19 Sinalização no Interior das Zonas No interior das zonas, o estacionamento será demarcado com sinalização horizontal e/ou vertical nos termos do Código da Estrada e legislação complementar.

11 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Capitulo V Da Fiscalização Artigo 20 Agentes de Fiscalização A fiscalização do cumprimento das disposições do presente Regulamento será exercida pela VitAguiar, E.M. e seus agentes de fiscalização devidamente identificados, nos termos previstos no artigo 5 0 n. 3 alínea c) do Decreto-Lei 44/2005 de 23 de Fevereiro e no Decreto-Lei 327/98 de 2 de Novembro, bem como no Código da Estrada e legislação complementar e Estatutos de VitAguiar, E.M. Artigo 21 Atribuições Compete especialmente à VitAguiar, E.M. e aos seus agentes de fiscalização, nos parques de estacionamento de duração limitada: a) Esclarecer os utilizadores sobre as normas estabelecidas no presente Regulamento Geral e Regulamento especifico da zona ou outros normativos legais aplicáveis bem como do funcionamento dos equipamentos instalados; b) Promover o correcto estacionamento; c) Zelar pelo cumprimento dos regulamentos específicos em vigor em cada zona; d) Participar às diversas autoridades as situações de incumprimento do Código da Estrada e legislação complementar, que se ache por direito transmitir; e) Desencadear as acções necessárias à eventual imobilização ou remoção dos veículos em transgressão, considerados estacionados indevida ou abusivamente nos termos do Código da Estrada e legislação complementar; Levantar auto de notícia ou denúncia, nos termos do disposto no artigo 170 do Código da Estrada; g) Proceder às notificações previstas no artigo 176 do Código da Estrada.

12 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Capitulo VI Das Infracções É proibido o estacionamento: Artigo 22 Estacionamento Proibido a) De veículos de classe ou tipo diferente daquele para o qual o espaço tenha sido exclusivamente afectado; b) Por tempo superior ao permitido no regulamento especifico da zona; c) De veículo que não exibir o título comprovativo do pagamento da taxa adequada ou o Cartão de Residente da respectiva zona ou de isenção; d) De veículos destinados à venda de quaisquer artigos ou a publicidade de qualquer natureza; e) De veículos utilizados para transportes públicos, fora dos espaços reservados para o efeito. Artigo 23 Estacionamento Indevido ou Abusivo Considera-se estacionamento indevido ou abusivo o disposto nos artigos 163 e 164 do Código da Estrada. Capitulo VII Das Sanções Artigo 24 Regime Aplicável Sem prejuízo da responsabilidade civil e penal que ao caso couber, as infracções ao disposto no presente Regulamento são sancionadas nos tennos do mesmo sem prejuízo do estipulado no Código da Estrada ou legislação complementar.

13 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Artigo 25 Coimas 1. A utilização indevida dos títulos de estacionamento ou dos Cartões de Residente será punida com coima de 30,00 a 150,00 ; 2. Incorre em infracção punível com coima de 30,00 a 150,00, em conformidade com o artigo 71 do Código da Estrada, o proprietário do veículo que se encontre em estacionamento proibido ou não detentor do respectivo título de estacionamento. Artigo 26 Remoção do Veículo 1. Os veículos considerados estacionados indevida ou abusivamente, poderão ser objecto de bloqueamento e remoção nos termos dos artigos 163 e 164 do Código da Estrada. 2. As condições e taxas devidas pelo bloqueamento, remoção e depósito são as fixadas na portaria 1424/2001 de 13 de Dezembro e serão pagas pelo responsável pelo veículo. Capitulo VIII Disposições Finais Artigo 27 Regulamentos Específicos Cada zona de estacionamento é regida por um regulamento específico a aprovar pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, à excepção das zonas privadas em que exista autorização de exploração por parte da VitAguiar, E.M., mediante protocolo estabelecido com o respectivo proprietário.

14 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duraeão Limitada Artigo 28 Competências 1. Compete à VitAguiar Apoio ao Desenvolvimento Agro-Industrial, E.M. fiscalizar o cumprimento do presente Regulamento. 2. Serão exercidas pela VitAguiar Apoio ao Desenvolvimento Agro-Industrial, E.M., as competências relativas à execução do presente Regulamento nas zonas que lhe forem afectas. 3. As dúvidas de interpretação, bem como as lacunas do presente Regulamento serão resolvidas mediante deliberação da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, que poderá delegar esta competência no seu Presidente, autorizando-o a subdelegar em Vereador. Artigo 29 Formulários Os formulários para emissão de Cartões de Residentes e autorizações de estacionamento a que dizem respeito os artigos 8 n. 4 e 14 e o especificado para o efeito nos Regulamentos Específicos das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, é o constante no anexo II, que faz parte integrante deste regulamento. Artigo 30 Norma Revogatória São revogadas todas as normas constantes nos regulamentos, deliberações e despachos que contrariem o preceituado no presente Regulamento. 2. As referências utilizadas em termos do Código da Estrada e legislação complementar, terão a devida correspondência conforme as alterações introduzidas naqueles diplomas legais. Artigo 31 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação.

15 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Anexo I Tabela Geral de Taxas la Hora 0,35 2a Hora 0,45 3 a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante correspondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, confonne a fórmula seguinte: Ta 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1 a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

16 Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Anexo II Requisição Cartão de Residente Nome: Morada: Praça Dr. António Gil, N. 4, 2 Dto./Fte Vila Pouca de Aguiar Tel.: Fax: Código Postal: Catta de Conduçao N. : Local cle Emissao: Validade cla Catta de Conduçao: Data de Nascimento: Eleitor N. : Fre gue sia: N.I.F.: Telefone/Telemóvel: Matrícula: Marca e Modelo: N. de lugares de estcionamento próprio: Código Penal Artigo 256,, r,. tr "Quem, com intenglo de caucar prejofeo a outra peccoa 0000 Ectado, ou de obter para ci ou para outre peccoa benefício Ilegitimor ayabricer doormento felco,falcifloar ou alterer documento, ou, abocar da acolnatura de outra peccoa pera elaborar documento (elco; b) f irrer concter falcamente de docurnento facto Iuridicemente relevante; ou c) ucer d000munbooq0000rob000moo alfneac anterlorec, febricedo ou felcifioado por outra peccoa; punido com perra de pricto eté 3 anoc ou com penz de muita". Declero para co deuidoo e Iegeic efeitoc, cerern correctoc e autvaic rodoc oc elementoc e Informagóec conotantec do precente documento e autoriao expreccemente a VItAgular - Apolo eo Decenvoloimento Agro-InductrIal, EM, o proceder á verificeçáo da cue entenlicidede, utificando para tal oc meloc e ac fontec gue conciderar adeguedeo. Assinatura: Preencher pelo empregador caso o velculo esteja associado à actividade profissional: pessoa colectiva com o capital social de matriculada na C.R.C. de sob O 0. com sede em neste acto representada por titular do B.I. xt. emitido ent / / por na qualidade de declara, pata os devidos e legais efeitos, que o requeiente é seu trabalhador subordinado, com vínculo laboral, e usufmtuirio do veículo antomóvel com a matticula acima indicada, que se encontra associada ao Assinatura e Catimbo: Documentos a apresentar em nome e morada do requerente: Fotocópla da Cettldio do Registo da Conseruatótla ou do contrato de arrendamento da habltagão; Fotocópla de recibo recente de qualquer uma das seguintes entldades:edp, SMAS, Portugal Telecom, etc.; -Carta de Conducão -Cartão de Eleltor ou Atestado de ResIdkcla -Titulo de RegIsto de Propriedade e caso esistm -Cartlo anterlor -Contrato de Fianciamento, leasing, ALD, etc.

17 Regulamento Especifico de Estacionamento de Duração Limitada da Zona A Largo Sousa e Costa/Urbaguiar Artigo 1 Âmbito de Aplicação Nos termos do artigo 27 do regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada o presente Regalamente específico aplica-se à zona A Largo Sousa e Costa/Urbaguiar. Artigo 2 Delimitação de Zona A zona A Largo Sousa e Costa/Urbaguiar é constituída pelas seguintes áreas: Largo Sousa e Costa; Urbaguiar: Zona posterior A (nas traseiras da VitAguiar); Zona posterior B (nas traseiras do Edificio Bolama); Rua Dr. António Gil; Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa (em frente à Biblioteca Municipal); Artigo 3 Limites Horários 1. Os limites horários, dentro dos quais o estacionamento fica sujeito ao pagamento de taxa, são de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas. 2. Fora dos limites horários fixados no número anterior e aos Sábados, Domingos e Feriados o estacionamento não está sujeito ao pagamento de qualquer taxa nem condicionado a qualquer limitação de permanência.

18 Artigo 4 Duração do Estacionamento Nenhum veículo poderá permanecer num espaço da zona de estacionamento por um período de tempo superior ao fixado na Tabela Geral de Taxas aplicável nos termos do n. 1 do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sob pena de ser considerado, nos termos da alínea b) do artigo 22 daquele Regulamento, em estacionamento proibido. Artigo 5 Taxas Nos termos do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as taxas a aplicar são as constantes da Tabela Geral de Taxas constantes do Anexo I. Estão isentos do pagamento de taxas: Artigo 6 Isenção de Taxa Os veículos dos "residentes" conforme referido no corpo do n. 1 do artigo 9 de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos referidos nas alíneas a), b) e c) do n. 1, nas condições definidas pelo n. 2, ambos do artigo 9 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos estacionados em lugares afectos a parques privativos concedidos pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 7 Veículos de Residentes Os veículos referidos na alínea a) do artigo 6 deste Regulamento beneficiam da isenção do pagamento de taxas desde que os seus titulares se encontrem na previsão do artigo 13 e obedeçam ao preceituado no artigo 14 ambos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

19 Artigo 8 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação. Anexo I Tabela Geral de Taxas 1a Hora 0,35 2a Hora 0,45 3a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante correspondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, conforme a fórmula seguinte: Ta 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1 a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

20 Regulamento Especifico de Estacionamento de Duração Limitada da Zona B Mercado Municipal/ Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa / Largo Sousa Teixeira Artigo 1 Âmbito de Aplicação Nos termos do artigo 27 do regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada o presente Regulamente específico aplica-se à Zona B Mercado Municipal/ Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa / Largo Sousa Teixeira. Artigo 2 Delimitação de Zona A zona B Mercado Municipal/ Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa / Largo Sousa Teixeira é constituída pelas seguintes áreas: Mercado Municipal: Lado nascente (Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa); Lado norte (em frente à entrada norte do Mercado Municipal); Lado poente; Lado sul (em frente à entrada Sul do Mercado Municipal); Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa / Largo Sousa Teixeira: A parte superior da Rua Dr. Carlos Alberto Ferreira de Sousa junto ao Largo Sousa Teixeira; Artigo 3 Limites Horários 1. Os limites horários, dentro dos quais o estacionamento fica sujeito ao pagamento de taxa, são de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas. 2. Fora dos limites horários fixados no número anterior e aos Sábados, Domingos e Feriados o estacionamento não está sujeito ao pagamento de qualquer taxa nem condicionado a qualquer limitação de permanência.

21 Artigo 4 Duração do Estacionamento Nenhum veículo poderá permanecer num espaço da zona de estacionamento por um período de tempo superior ao fixado na Tabela Geral de Taxas aplicável nos termos do n. 1 do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sob pena de ser considerado, nos termos da alínea b) do artigo 22 daquele Regulamento, em estacionamento proibido. Artigo 5 Taxas Nos termos do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as taxas a aplicar são as constantes da Tabela Geral de Taxas constantes do Anexo I. Estão isentos do pagamento de taxas: Artigo 6 Isenção de Taxa o o o Os veículos dos "residentes" conforme referido no corpo do n. 1 do artigo 9 de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos referidos nas alíneas a), b) e c) do n. 1, nas condições definidas pelo n. 2, ambos do artigo 9 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos estacionados em lugares afectos a parques privativos concedidos pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 7 Veículos de Residentes Os veículos referidos na alínea a) do artigo 6 deste Regulamento beneficiam da isenção do pagamento de taxas desde que os seus titulares se encontrem na previsão do artigo 13 e obedeçam ao preceituado no artigo 14 ambos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

22 Artigo 8 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação. Anexo Tabela Geral de Taxas 1 a Hora 0,35 2a Hora 0,45 3a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante correspondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, conforme a fórmula seguinte: Ta = 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

23 Regulamento Especifico de Estacionamento de Duração Limitada da Zona C Rua António José D'Ávila Artigo 1 Âmbito de Aplicação Nos termos do artigo 27 do regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada o presente Regulamente específico aplica-se à Zona C Rua António José D'Ávila. Artigo 2 Delimitação de Zona A Zona C Rua António José D'Ávila é constituída pelas seguintes áreas: o Rua António José D'Ávila Artigo 3 Limites Horários 1. Os limites horários, dentro dos quais o estacionamento fica sujeito ao pagamento de taxa, são de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas. 2. Fora dos limites horários fixados no número anterior e aos Sábados, Domingos e Feriados o estacionamento não está sujeito ao pagamento de qualquer taxa nem condicionado a qualquer limitação de permanência. Artigo 4 Duração do Estacionamento Nenhum veículo poderá permanecer num espaço da zona de estacionamento por um período de tempo superior ao fixado na Tabela Geral de Taxas aplicável nos termos do n. 1 do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sob pena de ser considerado, nos termos da alínea b) do artigo 22 daquele Regulamento, em estacionamento proibido.

24 Artigo 5 Taxas Nos termos do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as taxas a aplicar são as constantes da Tabela Geral de Taxas constantes do Anexo I. Estão isentos do pagamento de taxas: Artigo 6 Isenção de Taxa Os veículos dos "residentes" conforme referido no corpo do n. 1 do artigo 9 de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos referidos nas alíneas a), b) e c) do n. 1, nas condições definidas pelo n. 2, ambos do artigo 9 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos estacionados em lugares afectos a parques privativos concedidos pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 7 Veículos de Residentes Os veículos referidos na alínea a) do artigo 6 deste Regulamento beneficiam da isenção do pagamento de taxas desde que os seus titulares se encontrem na previsão do artigo 13 e obedeçam ao preceituado no artigo 14 ambos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada. Artigo 8 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação.

25 Anexo I Tabela Geral de Taxas 1a Hora 0,35 2a Hora 0,45 3a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante correspondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, conforme a fórmula seguinte: Ta = 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1 a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

26 Regulamento Especifíco de Estacionamento de Duração Limitada da Zona D Rua Eng. Fernando Seixas/Praça Luís de Camões/ Rua Dr. Henrique Botelho/Rua Comendador Silva Artigo 1 Âmbito de Aplicação Nos termos do artigo 27 do regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada o presente Regulamente específico aplica-se à Zona D Rua Eng. Femando Seixas/Praça Luís de Camões/Rua Dr. Henrique Botelho/Rua Comendador Silva. Artigo 2 Delimitação de Zona A Zona D Rua Eng. Femando Seixas/Praça Luís de Camões/Rua Dr. Henrique Botelho/Rua Comendador Silva é constituída pelas seguintes áreas: Rua Eng. Femando Seixas e o o o Praça Luís de Camões Rua Dr. Henrique Botelho Rua Comendador Silva Transversal à Rua Comendador Silva (junto à Caixa Geral de Depósitos) Artigo 3 Limites Horários 1. Os limites horários, dentro dos quais o estacionamento fica sujeito ao pagamento de taxa, são de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas. 2. Fora dos limites horários fixados no número anterior e aos Sábados, Domingos e Feriados o estacionamento não está sujeito ao pagamento de qualquer taxa nem condicionado a qualquer limitação de permanência.

27 Artigo 4 Duração do Estacionamento Nenhum veículo poderá permanecer num espaço da zona de estacionamento por um período de tempo superior ao fixado na Tabela Geral de Taxas aplicável nos termos do do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sob pena de ser considerado, nos termos da alínea b) do artigo 22 daquele Regulamento, em estacionamento proibido. Artigo 5 Taxas Nos termos do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as taxas a aplicar são as constantes da Tabela Geral de Taxas constantes do Anexo I. Estão isentos do pagamento de taxas: Artigo 6 Isenção de Taxa o Os veículos dos "residentes" conforme referido no corpo do n. 1 do artigo 9 de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos referidos nas alíneas a), b) e c) do n. 1, nas condições definidas pelo n. 2, ambos do artigo 9 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos estacionados em lugares afectos a parques privativos concedidos pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 7 Veículos de Residentes Os veículos referidos na alínea a) do artigo 6 deste Regulamento beneficiam da isenção do pagamento de taxas desde que os seus titulares se encontrem na previsão do artigo 13 e obedeçam ao preceituado no artigo 14 ambos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

28 Artigo 8 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação. Anexo Tabela Geral de Taxas 1a Hora 0,35 2a Hora 0,45 3a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante correspondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, conforme a fórmula seguinte: Ta = 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

29 Regulamento Especifico de Estacionamento de Duração Limitada da Zona E Avenida General Humberto Delgado Artigo 1 Âmbito de Aplicação Nos termos do artigo 27 do regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada o presente Regulamente específico aplica-se à Zona F Avenida General Humberto Delgado. Artigo 2 Delimitação de Zona Zona E Avenida General Humberto Delgado é constituída pelas seguintes áreas: o Avenida General Humberto Delgado. Artigo 3 Limites Horários 1. Os limites horários, dentro dos quais o estacionamento fica sujeito ao pagamento de taxa, são de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas. 2. Fora dos limites horários fixados no número anterior e aos Sábados, Domingos e Feriados o estacionamento não está sujeito ao pagamento de qualquer taxa nem condicionado a qualquer limitação de permanência. Artigo 4 Duração do Estacionamento Nenhum veículo poderá permanecer num espaço da zona de estacionamento por um período de tempo superior ao fixado na Tabela Geral de Taxas aplicável nos termos do n. 1 do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sob pena de ser considerado, nos termos da alínea b) do artigo 22 daquele Regulamento, em estacionamento proibido.

30 Artigo 5 Taxas Nos termos do artigo 8 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada as taxas a aplicar são as constantes da Tabela Geral de Taxas constantes do Anexo I. Estão isentos do pagamento de taxas: Artigo 6 Isenção de Taxa o o o Os veículos dos "residentes" conforme referido no corpo do n. 1 do artigo 9 de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos referidos nas alíneas a), b) e c) do n. 1, nas condições definidas pelo n. 2, ambos do artigo 9 do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada; Os veículos estacionados em lugares afectos a parques privativos concedidos pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 7 Veículos de Residentes Os veículos referidos na alínea a) do artigo 6 deste Regulamento beneficiam da isenção do pagamento de taxas desde que os seus titulares se encontrem na previsão do artigo 13 e obedeçam ao preceituado no artigo 14 ambos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada. Artigo 8 Entrada em Vigor O presente Regulamento entra em vigor 5 dias após a sua publicação.

31 Anexo I Tabela Geral de Taxas 1a Hora 0,35 2a Hora 0,45 3a Hora 0,55 Avença Anual Lugares de estacionamento com avença anual, sendo esta de montante coltespondente à taxa fixada para a hora de estacionamento, conforme a fórmula seguinte: Ta = 1,5 Td x 245 Ta: Taxa Anual Td: Taxa diária (taxa horária para a 1 a hora multiplicada pelo número de horas diárias, fixadas na tabela anterior)

32 Regulamento Geral de Estacionamento na Via Pública das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Vila Pouca de Aguiar CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1 2 Lei habilitante O presente regulamento é elaborado e aprovado ao abrigo das competências conferidas pela Lei n. 2 75/2013 de 12 de Setembro, em conjugação com o estipulado no artigo 52, n. 2 1, al. d) e n. 2 3, al, c), do Decreto-Lei n. 2 44/05, de 23 de fevereiro, artigo do Código da Estrada, Decreto-Lei n. 2 81/2006, de 20 de abril e artigo da Lei n. 2 50/2012, de 31 de agosto. Artigo Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento aplica-se ao estacionamento na via pública de todas as áreas ou eixos viários das zonas de estacionamento de duração limitada, seguidamente denominados por "zonas" ou "parques", para as quais seja aprovado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar o regime de estacionamento de duração limitada, nos termos do artigo do Código da Estrada, aprovado pelo Lei n. 2 72/2013, de 3 de setembro e artigo 2. 2 do Decreto-Lei n. 2 81/2006, de 20 de abril. 2. O presente regulamento aplica-se ainda ao estacionamento das zonas privadas que a VitAguiar, E.M. seja autorizada a explorar e gerir através de protocolo a realizar com as respetivas entidades, com as devidas adaptações. Artigo 3 2 Zonas Especiais de Estacionamento Poderão ser estabelecidas zonas especiais de estacionamento, com características de exploração diferenciadas, de acordo com objetivos específicos como tal considerados e aprovados pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Artigo 42 Normas aplicáveis

33 Sem prejuízo da aplicação do Código da Estrada e legislação complementar, o estacionamento na via pública nas zonas de estacionamento de duração limitada rege-se pelo presente regulamento. Artigo 5 2 Estacionamento e responsabilidade O Município de Vila Pouca de Aguiar e a VitAguiar, E.M. não são responsáveis por eventuais danos, furtos, perdas, deteriorações dos veículos que se encontrem estacionados nas zonas de estacionamento de duração limitada ou dos bens que se encontrem no interior dos mesmos. Artigo 62 Das condições do estacionamento 1. O estacionamento de veículos nas zonas de estacionamento de duração limitada ficará sujeito a um período de tempo máximo de permanência e ao pagamento de uma tarifa de acordo com as condições fixadas nos regulamentos específicos de cada zona. 2. O estacionamento de veículos deverá ser efetuado nos termos do Código da Estrada e legislação complementar, bem como da forma indicada na sinalização vertical e horizontal. Artigo 7 2 Estacionamento para cargas e descargas 1. O estacionamento destinado a operações de cargas e descargas fica sujeito ao horário fixado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. 2. As bolsas de estacionamento destinadas ao estacionamento de veículos para operações de cargas e descargas ficam condicionadas a um limite temporal de trinta minutos para cada operação de cargas e descargas. Artigo 8 2 Classes de veículos Podem estacionar nas zonas de estacionamento de duração limitada: a) Os veículos automóveis ligeiros e quadriciclos; b) Os motociclos, os ciclomotores, os velocípedes e os triciclos, nas áreas que lhes sejam reservadas mediante sinalização. c) Demais veículos conforme sinalização existente. Artigo 92

34 Preços/Tarifas/Taxas 1. Compete à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, sob proposta da VitAguiar, E.M., aprovar as tabelas de preços, tarifas e taxas sobre o estacionamento na via pública e que devam constar dos regulamentos específicos. 2. As tabelas de preços, tarifas e taxas são fixadas com IVA incluído. Artigo 102 Pagamento do preço/tarifa/taxa do estacionamento 1. O pagamento do preço/tarifa/taxa do estacionamento nas zonas de estacionamento de duração limitada deverá ser liquidado nos parcómetros, obtendo o respetivo talão de estacionamento. 2. Pode ser autorizado pela VitAguiar, E.M. o uso de cartões que concedam crédito de estacionamento ou outros meios tecnológicos de pagamento do estacionamento. 3. Se por qualquer motivo o parcómetro não estiver operacional o utente deverá dirigir-se ao parcómetro mais próximo a fim de obter talão de estacionamento ou usar meio alternativo de pagamento. Artigo 11 9 Das zonas de estacionamento de duração limitada 1. Compete à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, sob proposta da VitAguiar, E.M., aprovar os regulamentos específicos de cada zona de estacionamento de duração limitada e respetiva tabela de preços e tarifas que considere mais adequada aos objetivos específicos a prosseguir. 2. A VitAguiar, E.M. poderá aprovar a venda de cartões e ou autorizações de estacionamento que ofereçam um crédito de estacionamento com desconto ao utilizador, tendo em conta o valor aplicado na tabela de preços e tarifas do regulamento específico da zona de estacionamento. 3. A delimitação das zonas de estacionamento constará dos regulamentos específicos. 4. Podem estar inseridos nos regulamentos específicos das zonas de estacionamento de duração limitada arruamentos que pelas suas condições não sejam sujeitos ao estacionamento limitado no tempo ou ao pagamento de tarifa. Artigo 12 Reserva de lugar de estacionamento

35 1. Podem ser reservados na via pública lugares de estacionamento nas bolsas de estacionamento nas zonas de estacionamento de duração limitada para Entidades Privadas. 2. Deverá a VitAguiar, E.M. reservar na via pública, nas zonas de estacionamento de duração limitada, nos termos legais, lugares para veículos portadores de dístico de estacionamento para pessoas com deficiência condicionada na sua mobilidade emitido pela entidade competente para o efeito. 3. O valor a liquidar pela reserva de lugar de estacionamento aludida no n. 9 1 será fixado por deliberação da VitAguiar, E.M. Artigo 13 2 Da gestão das zonas de estacionamento de duração limitada 1. A gestão das zonas de estacionamento de duração limitada constantes dos regulamentos específicos compete à VitAguiar, E.M. 2. Faz parte da gestão das zonas de estacionamento de duração limitada a implementação de bolsas de estacionamento, a colocação de sinalização vertical e horizontal, bem como marcas rodoviárias necessárias e de acordo com a legislação própria aplicável, bem como a fiscalização do estacionamento. CAPÍTULO II DAS ISENÇÕES Artigo 14 2 Isenção do pagamento da tarifa/taxa de estacionamento 1. Estão isentos do pagamento da tarifa/taxa de estacionamento: a) Os veículos detentores de dístico de residente nos termos do presente regulamento e regulamentos específicos das respetivas zonas de estacionamento de duração limitada; b) Os veículos em missão urgente de socorro ou de Polícia, quando em serviço; c) Os veículos devidamente autorizados pela VitAguiar, E.M.; d) Os veículos da frota da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, devidamente identificados; e) Os veículos da frota das Juntas de Freguesia, devidamente identificados; f) Os veículos da frota da VitAguiar, E.M., devidamente identificados. 2. Podem ainda ficar isentos do pagamento das tarifas e preços para determinada zona de estacionamento de duração limitada, os veículos pertencentes a pessoas coletivas sem fins

36 lucrativos, que prestem um serviço público ou de interesse coletivo para a comunidade, desde que tal facto seja reconhecido pela VitAguiar, E.M. 3. As isenções previstas no número anterior carecem sempre de requerimento e emissão da respetiva autorização de estacionamento ou dístico, à exceção dos aludidos nas alíneas b), d), e), f). CAPÍTULO III DO TÍTULO SECÇÃO I DO TÍTULO DE ESTACIONAMENTO Artigo 15 2 Aquisição e Validade 1. Os utilizadores não isentos só poderão estacionar nas zonas de estacionamento de duração limitada se forem detentores de título de estacionamento válido para a respetiva zona. 2. São considerados títulos de estacionamento: a) Talão de estacionamento; b) Cartão pré-comprado; c) Dístico de residente; d) Dístico de autorização de estacionamento; e) Meio eletrónico de estacionamento. 3. Os detentores de dístico de residente ou de autorização de estacionamento só poderão estacionar nas zonas previstas nos regulamentos específicos e assinaladas no respetivo dístico e o mesmo deverá ser colocado de forma visível e legível do exterior, nomeadamente colocado no para-brisas a fim de se poder efetuar a sua leitura, sob pena de ser considerado estacionamento indevido ou abusivo. 4. O talão de estacionamento deve ser adquirido nos equipamentos destinados a esse efeito e colocado no interior do veículo, junto do para-brisas de forma visível e legível do exterior, bem como cartão pré-comprado, sob pena de se considerar o não pagamento do estacionamento. 5. No cartão pré-comprado, o utente deverá assinalar devidamente a data e hora do início do estacionamento, sob pena de se considerar o não paga mento do estacionamento. 6. Findo o período de tempo para o qual é válido o título de estacionamento o utilizador deverá retirar o veículo do espaço ocupado ou obter outro título de estacionamento, desde que não ultrapasse o limite de tempo máximo permitido no regulamento específico.

37 7. Os títulos de estacionamento obtidos nos termos dos números anteriores são individuais, intransmissíveis e são válidos somente para a viatura para a qual foi adquirido e aposto na mesma. 8. No título de estacionamento poderá ficar impressa a matrícula da viatura a estacionar. SECÇÃO II DO DÍSTICO DE RESIDENTE Artigo 16 9 Dístico de Residente 1. Serão atribuídos, em cada zona de estacionamento de duração limitada, com exceção das zonas específicas referidas no artigo 3 9, distintivos especiais designados por dístico de residente, que titulam a possibilidade de estacionar em qualquer lugar da respetiva zona, sem limite de tempo e sem pagamento da tarifa de estacionamento. 2. O dístico de residente é propriedade da VitAguiar, E.M., e deve ser colocado no para-brisas com o rosto para o exterior de modo a serem visíveis as menções dele constantes, sob pena de se considerar a viatura não isenta do pagamento das tarifas e como tal em estacionamento abusivo. Artigo 17 Características do dístico de residente Deverão constar do dístico de residente: a) A zona de estacionamento a que se refere; b) O prazo de validade; c) A matrícula de veículo. Artigo Atribuição do dístico 1. Poderão requerer que Ihes seja atribuído dístico de residente as pessoas singulares desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabilizado o seu centro de vida familiar: a) Seja utilizado para fins habitacionais; b) Se localize dentro da zona de estacionamento de duração limitada. 2. As pessoas singulares referidas no número anterior devem ainda: a) Ser proprietárias do veículo automóvel para o qual solicitam dístico ou

38 b) Adquirentes com reserva de propriedade do veículo automóvel ou c) Locatárias em regime de locação financeira ou aluguer de longa duração do veículo automóvel ou d) Não se encontrando em nenhuma das situações descritas nas alíneas anteriores, sejam usufrutuárias do veículo automóvel associado ao exercício de atividade profissional com vínculo laboral. 3. No caso previsto na alínea d) do número anterior, só haverá lugar à atribuição de um dístico de residente, devendo o veículo encontrar-se nas condições das alíneas a), b) ou c) do mesmo número relativamente à entidade empregadora. Artigo 19 2 Limite de dísticos por residente 1. Cada residente só pode obter no máximo quatro dísticos de residente. 2. O veículo atribuído nas condições da alínea d) do n. 9 2 do artigo anterior é considerado como dístico de residente. Artigo 202 Validade e custo do dístico de residente 1. A validade do dístico de residente é de 1 (um) ano. 2. O dístico de residente terá o seguinte custo: a) Para a primeira viatura 60,00 (sessenta euros); b) Para a segunda viatura 100,00 (cem euros); c) Para a terceira viatura 150,00 (cento e cinquenta euros); d) Para a quarta viatura 200,00 (duzentos euros). 3. A segunda via do dístico de residente dentro do prazo de validade terá um custo de 10,00 (dez euros). Artigo 21 2 Documentos necessários à obtenção do dístico de residente 1. O pedido de emissão do dístico de residente far-se-á através do preenchimento de impresso próprio, devendo os interessados exibir, para conferência, os originais dos seguintes docu mentos: a) Fotocópia da Certidão do Registo da Conservatória da habitação em que reside, ou b) Fotocópia do Contrato de Arrendamento;

39 c) Cartão de cidadão ou documentos equivalentes nele contidos (bilhete de identidade, cartão de eleitor e domicílio fiscal); d) Documento único do veículo ou equivalente; e) Carta de condução. 2. Os documentos apresentados deverão estar atualizados e deles constar a morada com base na qual é requerido o dístico de residente e podem ser substituídos por outros documentos legais de igual fé pública. 3. As viaturas na vigência do dístico de residente devem possuir seguro automóvel válido e selo de inspeção se aplicável, pelo que pode ser solicitada a sua apresentação, sob pena de ser cancelado ou não atribuído o dístico de residente do veículo em causa. Artigo 22 Devolução e anulação do dístico de residente 1. O dístico de residente deve ser imediatamente devolvido sempre que se alterem os pressupostos sobre os quais assentou a decisão da sua emissão, sob pena do seu titular ser responsável pelo uso indevido do mesmo ou ter esgotado total ou parcialmente a atribuição de dísticos. 2. O dístico de residente é sujeito a cancelamento por parte da VitAguiar, E.M. sempre que as condições de atribuição sejam alteradas e já não preencham os pressupostos para a sua emissão. 3. Do cancelamento aludido no número anterior, é notificado o seu titular para a devolução do dístico, sob pena, se não o fizer, de ser responsável pelo uso indevido do mesmo. Artigo 23 2 Roubo, furto, extravio e substituição do dístico de residente 1. Em caso de roubo ou extravio do dístico de residente, deverá o seu titular comunicar de imediato o facto à VitAguiar, E.M., sob pena de responder pelos prejuízos resultantes da sua utilização indevida. 2. A substituição do dístico de residente será efetuada de acordo com o preceituado para a emissão de segunda via pelo prazo que estava atribuído. 3. A substituição do dístico de residente por motivo de substituição temporária da viatura, tem um custo de uma segunda via, mediante prova da inutilização temporária da viatura a substituir, a requerimento do interessado em tempo útil e deverá ser entregue o dístico a substituir.

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA Praça da República 7150-249 Borba Telf.: 268 891 630 Fax: 268 894 806 balcaounico@cm-borba.pt www.cm-borba.pt Contribuinte n.º 503 956 546 REGULAMENTO

Leia mais

Regulamento Geral. das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada

Regulamento Geral. das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Capitulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1º Lei Habilitante O presente Regulamento é elaborado e aprovado ao abrigo das competências conferidas

Leia mais

Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.

Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1. Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º O presente Regulamento tem como leis habilitantes o Código

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DO MUNÍCIPIO DE VILA NOVA DE GAIA

REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DO MUNÍCIPIO DE VILA NOVA DE GAIA REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DO MUNÍCIPIO DE VILA NOVA DE GAIA 2 Preâmbulo Considerando que o progressivo aumento do parque automóvel e, consequentemente, da procura de estacionamento para satisfação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ZONAS E PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA 1. Preâmbulo

REGULAMENTO DAS ZONAS E PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA 1. Preâmbulo REGULAMENTO DAS ZONAS E PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA 1 Preâmbulo A circulação automóvel está indissociavelmente ligada à questão do estacionamento. A concentração de um conjunto de serviços

Leia mais

Postura Geral das Zonas de Estacionamento Automóvel Reservado. a Moradores no Município do Funchal

Postura Geral das Zonas de Estacionamento Automóvel Reservado. a Moradores no Município do Funchal Postura Geral das Zonas de Estacionamento Automóvel Reservado a Moradores no Município do Funchal Nota Justificativa O Município do Funchal, através do seu órgão executivo, tem progressivamente implementado

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E DAS ZONAS DE ACESSO AUTOMÓVEL CONDICIONADO PREÂMBULO

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E DAS ZONAS DE ACESSO AUTOMÓVEL CONDICIONADO PREÂMBULO REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E DAS ZONAS DE ACESSO AUTOMÓVEL CONDICIONADO PREÂMBULO De acordo com as disposições combinadas previstas na alínea u) do nº1, alínea f)

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS Nota Justificativa A Lei n.º 18/97, de 11 de Junho, concedeu ao Governo autorização para legislar no

Leia mais

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 15 de Junho de 2004

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 15 de Junho de 2004 Edição Especial 15 de Junho de 2004 Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento Tarifado e de Du- ração Limitada da Venteira Alterações (Deliberações da CMA de 3 de Dezembro de 2003 e de 7 de Abril

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Decreto-Lei n.º 128/2006 de 5 de Julho

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Decreto-Lei n.º 128/2006 de 5 de Julho MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Decreto-Lei n.º 128/2006 de 5 de Julho O n.º 1 do artigo 117.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na última redacção que lhe foi

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS PREÂMBULO O regime jurídico geral aplicável aos recintos de espectáculos e divertimentos públicos

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (versão alterada em Dezembro 2011)

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (versão alterada em Dezembro 2011) REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (versão alterada em Dezembro 2011) A Câmara Municipal de Guimarães, no sentido de facilitar a acessibilidade e mobilidade das pessoas com Deficiência

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, constituído pelo recinto de jogos principal, ginásio e sala de musculação, é propriedade da

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA

JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA (CONDEIXA-A-NOVA) REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS Índice CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1.º (Objeto)... 3 Artigo 2.º (Sujeitos)... 3 Artigo 3.º (Isenções)...

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto 1. O Presente Regulamento estabelece as condições

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA Atendendo ao aumento de número de viaturas em circulação, à alteração da circulação em algumas vias e locais, à existência

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal. Capítulo I ASPECTOS GERAIS

Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal. Capítulo I ASPECTOS GERAIS Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal Capítulo I ASPECTOS GERAIS Artigo 1.º Objecto 1. O presente Regulamento estabelece um conjunto de normas a serem observadas e cumpridas pelos

Leia mais

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS.

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. REGULAMENTO DA PORTARIA INDICE CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III - DO OBJETIVO. - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. 1. Dos sócios titulares, seus dependentes e acompanhantes

Leia mais

FREGUESIA DE CANAVIAIS Concelho de Évora PROJECTO DE REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CANAVIAIS

FREGUESIA DE CANAVIAIS Concelho de Évora PROJECTO DE REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CANAVIAIS PROJECTO DE REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CANAVIAIS Ao abrigo do disposto no artigo 241º da Constituição da Republica Portuguesas, e dos artigos 114º a 119º do Código do Procedimento

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Índice PREÂMBULO...3

Leia mais

REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Índice Capítulo I Disposições gerais Secção I Noção, âmbito e objectivos Art.º 1 - Noção e âmbito material Art.º 2 - Objectivos

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS DO MUNICÍPIO DE SETÚBAL

REGULAMENTO DA FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS DO MUNICÍPIO DE SETÚBAL REGULAMENTO DA FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS DO MUNICÍPIO DE SETÚBAL 1 Índice PREÂMBULO... 4 CAPÍTULO I... 5 DISPOSIÇÕES GERAIS... 5 Artigo 1.º... 5 (Âmbito)... 5 Artigo 2.º... 5 (Objectivo)... 5 Artigo

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional Cabe ao Estado estabelecer as políticas necessárias para melhorar o desenvolvimento económico

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS. Nota justificativa

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS. Nota justificativa PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS Nota justificativa A prossecução do interesse público municipal nas áreas da cultura, da acção social, das actividades

Leia mais

DECRETO N.º 57/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 57/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 57/X APROVA O REGIME SANCIONATÓRIO APLICÁVEL ÀS TRANSGRESSÕES OCORRIDAS EM MATÉRIA DE INFRA-ESTRUTURAS RODOVIÁRIAS ONDE SEJA DEVIDO O PAGAMENTO DE TAXAS DE PORTAGEM A Assembleia da República

Leia mais

RMABE-Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo

RMABE-Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo RMABE-Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo Os Municípios são as Autarquias Locais que têm como objectivo primordial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos respectivos

Leia mais

AVISO (20/GAOA/2015)

AVISO (20/GAOA/2015) AVISO (20/GAOA/2015) Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, submete a consulta pública, para recolha de sugestões, por um período de 30 dias, a contar

Leia mais

Capítulo 1- Agências de Viagem

Capítulo 1- Agências de Viagem Capítulo 1- Agências de Viagem 1.1- Quadro Sinótico Relativamente ao D.L. n.º 199/2012, de 24 de agosto, transcrito de seguida, os seus artigos n.º s 2, 3, 4, 5 e 6 foram omitidos neste trabalho. Neles

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO (Aprovado na 16.ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal, realizada em 20 de Agosto de 2008) REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE

Leia mais

Município de Valpaços

Município de Valpaços Município de Valpaços Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias Preâmbulo A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de dezembro, alterado pelos Decretos

Leia mais

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1 Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas jurídicas aplicáveis aos atos e formalidades específicas dos

Leia mais

Regulamento. Regulamento e Tabela de Taxas do Mercado da Brandoa

Regulamento. Regulamento e Tabela de Taxas do Mercado da Brandoa Regulamento Nos termos do artigo 118.º do Código do Procedimento Administrativo, publicase o Projecto de Regulamento e Tabela de Taxas do Mercado da Brandoa, aprovado pela Junta de Freguesia da Brandoa

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 O Programa Estagiar, nas suas vertentes L, T e U, dirigido a recém-licenciados e mestres, recém-formados

Leia mais

Estacionamento tem novas regras em vigor

Estacionamento tem novas regras em vigor Estacionamento tem novas regras em vigor A presente edição do Almada Informa contém o Regulamento Geral de Estacionamento e Circulação das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada. O mesmo é complementado

Leia mais

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária PLANOS PRESTACIONAIS - DEC-LEI Nº 124/96 REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS DE MORA VINCENDOS CONSTITUIÇÃO DE GARANTIAS - DEC-LEI

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS. Nota justificativa

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS. Nota justificativa PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS Nota justificativa A criação de novas Zonas e loteamentos Industriais tem como principal finalidade

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA Í N D I C E Preâmbulo Regulamento Capítulo I Disposições Gerais Capítulo II Taxas Capítulo III Liquidação Capítulo IV - Disposições Gerais Anexo

Leia mais

Regulamento geral das zonas de estacionamento privativo para veículos automóveis em domínio público PREÂMBULO

Regulamento geral das zonas de estacionamento privativo para veículos automóveis em domínio público PREÂMBULO Regulamento geral das zonas de estacionamento privativo para veículos automóveis em domínio público PREÂMBULO De acordo com as disposições combinadas previstas na alín. u), do nº1, alín. f), do nº2 e na

Leia mais

FREGUESIA DE Galegos REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS

FREGUESIA DE Galegos REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE Galegos REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS Dezembro de 2015 REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE GALEGOS Em conformidade com o disposto na alínea d) do n.º 1 do artigo 9.º, conjugada

Leia mais

APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 24 DE JUNHO DE

APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 24 DE JUNHO DE REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO DO EXERCÍCIO E DA FISCALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE DE EXPLORAÇÃO DE MÁQUINAS AUTOMÁTICAS, MECÂNICAS, ELÉCTRICAS E ELECTRÓNICAS DE DIVERSÃO NO MUNICÍPIO DE SINTRA ( com as alterações

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CASTELO - SESIMBRA

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CASTELO - SESIMBRA REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE CASTELO - SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do artigo 17.º, conjugada com a alínea b) do n.º 5 do artigo 34.º da Lei

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO UNIDADE DE VALORIZAÇÃO DO TEATRO THALIA. Regulamento de cedência e utilização.

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO UNIDADE DE VALORIZAÇÃO DO TEATRO THALIA. Regulamento de cedência e utilização. DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO UNIDADE DE VALORIZAÇÃO DO TEATRO THALIA Regulamento de cedência e utilização Secção Iª Disposições Gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE MARITIMO TURÍSTICA NA Índice Capitulo I Disposições

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011)

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011) Junta de Freguesia de Guadalupe REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011) PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, aprovou

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

Regulamento Geral de Taxas e Licenças

Regulamento Geral de Taxas e Licenças Regulamento Geral de Taxas e Licenças União das Freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto) Janeiro/ 2014 Junta de Freguesia da União das Freguesias de Braga (São José de São Lázaro

Leia mais

Projeto de Regulamento de Licenciamento de Atividades Diversas

Projeto de Regulamento de Licenciamento de Atividades Diversas Projeto de Regulamento de Licenciamento de Atividades Diversas Nota justificativa Com a publicação da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as Freguesias novas competências, até então

Leia mais

1 Freguesia de Seixas CONCELHO DE CAMINHA

1 Freguesia de Seixas CONCELHO DE CAMINHA 1 Freguesia de Seixas 2 Freguesia de Seixas REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº 2 do artigo 17, conjugada com a alínea b) do nº 5 do artigo nº 34

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O. Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O. Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25 Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25 SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA S U M Á R I O GOVERNO Decreto-Lei nº 6/2010 Que Altera o Decreto Lei n.º 37/2009 Que Institui o Guichet Único. Decreto

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE PALHAÇA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Sujeitos. Artigo 3.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE PALHAÇA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Sujeitos. Artigo 3. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE PALHAÇA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do artigo 17.º, conjugada com a alínea b) do n.º 5 do artigo 34.º da Lei das Autarquias

Leia mais

Regulamento de Actividade de Comércio a Retalho exercida pelos Feirantes na Área do Município do Sabugal

Regulamento de Actividade de Comércio a Retalho exercida pelos Feirantes na Área do Município do Sabugal Regulamento de Actividade de Comércio a Retalho exercida pelos Feirantes na Área do Município do Sabugal Preâmbulo A regulamentação municipal sobre a actividade de comércio a retalho exercida por feirantes

Leia mais

Constituem receitas das freguesias o produto da cobrança de taxas, nomeadamente provenientes da prestação de serviços pelas freguesias;

Constituem receitas das freguesias o produto da cobrança de taxas, nomeadamente provenientes da prestação de serviços pelas freguesias; Considerando que: Se torna necessário aprovar um novo Regulamento das Taxas a aplicar pela Junta de Freguesia pela prestação de serviços administrativos, em ordem à sua harmonização com a recente produção

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE ALMADA

JUNTA DE FREGUESIA DE ALMADA JUNTA DE FREGUESIA DE ALMADA REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE APOIOS A ENTIDADES E ORGANISMOS QUE PROSSIGAM NA FREGUESIA FINS DE INTERESSE PÚBLICO 1 - Nota Justificativa A prossecução do interesse público

Leia mais

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Preâmbulo A Câmara Municipal de Nordeste tem vindo a apoiar ao longo dos anos de forma directa e organizada toda a actividade cultural no concelho

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGANÇA

CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGANÇA Regulamento n.º 324/2007, publicado no Diário da Republica, II série, n.º 233, de 4 de Dezembro. REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONDICIONADO DA CIDADE DE BRAGANÇA Tendo em consideração a necessidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ CAPÍTULO I Disposições Comuns Artigo 1.º Lei Habilitante O presente

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR Entre O Primeiro Outorgante, A Administração Regional de Saúde de. IP, adiante

Leia mais

Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local

Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local Preâmbulo A Portaria nº 138/2012, de 14 de maio, veio proceder à adaptação do regime do alojamento

Leia mais

PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS

PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objeto O presente Procedimento

Leia mais

REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira

REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira REGULAMENTO programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira PG 02 NOTA JUSTIFICATIVA O presente regulamento promove a qualificação das

Leia mais

CONSIDERANDOS PROGRAMA

CONSIDERANDOS PROGRAMA PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ATRIBUIÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO DA EXPLORAÇÃO ECONÓMICA DE UM MÓDULO DE CAFETARIA INSTALADO A SUL DO PARQUE INFANTIL EM FRENTE AO CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO CONSIDERANDOS

Leia mais

Casa Velório. Regulamento de cedência e utilização. Junta de Freguesia da Moita. Nota justificativa

Casa Velório. Regulamento de cedência e utilização. Junta de Freguesia da Moita. Nota justificativa Casa Velório Regulamento de cedência e utilização Junta de Freguesia da Moita Nota justificativa A Casa Velório da Junta de Freguesia da Moita, sendo uma estrutura projetada para proporcionar às famílias

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º Operações imobiliárias - Aplicação do modelo contratual de "Office Centre" Processo: nº 3778, despacho do SDG dos Impostos,

Leia mais

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc Ficha Informativa 3 Março 2015 Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS Quais são os serviços

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1. a série 4765 da CPLP, incluindo a República de Angola, tenham depositado na sede da CPLP, junto ao seu Secretariado Executivo, os respectivos instrumentos de ratificação ou documentos

Leia mais

Regulamento de Taxas da Freguesia de Santo António

Regulamento de Taxas da Freguesia de Santo António PREÂMBULO As taxas das autarquias locais, nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 53 -E/2006, de 29 de dezembro, são tributos que assentam na prestação concreta de um serviço público local, na utilização privada

Leia mais

Projeto de Regulamento Municipal dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços. Nota Justificativa

Projeto de Regulamento Municipal dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços. Nota Justificativa Projeto de Regulamento Municipal dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços Nota Justificativa O Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos

Leia mais

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 Para os efeitos estipulados no artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 305/2009 de 23 de Outubro, torna público que, a Assembleia de Freguesia em reunião

Leia mais

"CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS

CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA CADERNO DE ENCARGOS "CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS ARTIGO 1.º OBJETO O presente Caderno de Encargos diz respeito

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E LICENÇAS

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E LICENÇAS REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, aprovou o regime das taxas das Autarquias Locais e determina que o regulamento de taxas tem obrigatoriamente que

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO MUNICIPAL DO TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS TRANSPORTES EM TÁXI - DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Nota justificativa (artigo 116.º do CPA) Em 22 de Dezembro de 2006,

Leia mais

ANEXO 3 REGULAMENTO MUNICIPAL DA ACTIVIDADE DE TRANSPORTE EM TÁXI ODIVELAS. Ano VI - N.º 4-8 de Março de 2005 - Anexo 3

ANEXO 3 REGULAMENTO MUNICIPAL DA ACTIVIDADE DE TRANSPORTE EM TÁXI ODIVELAS. Ano VI - N.º 4-8 de Março de 2005 - Anexo 3 ANEXO 3 REGULAMENTO MUNICIPAL DA ACTIVIDADE DE TRANSPORTE EM TÁXI Ano VI - N.º 4-8 de Março de 2005 - Anexo 3 REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A ACTIVIDADE DO TRANSPORTE EM TÁXI Capítulo I Disposição Gerais

Leia mais

Junta de Freguesia de Ançã

Junta de Freguesia de Ançã REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS ÀS ACTIVIDADES DAS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS DA FREGUESIA DE ANÇÃ A importância do associativismo para o desenvolvimento harmonioso da freguesia

Leia mais

Projeto de Regulamento de Concessão de Apoios. Freguesia de Fátima

Projeto de Regulamento de Concessão de Apoios. Freguesia de Fátima Projeto de Regulamento de Concessão de Apoios Freguesia de Fátima Índice Nota justificativa... 2 Capítulo I - Disposições gerais... 2 Artigo 1.º Lei habitante... 2 Artigo 2.º Objeto... 3 Artigo 3.º Âmbito

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, aprovou o regime das Taxas das Autarquias Locais e determina que o regulamento de taxas tem obrigatoriamente que conter, sob pena de nulidade, os seguintes

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX

PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX AUTORIZA O GOVERNO A CRIAR REGRAS ESPECÍFICAS SOBRE O ACESSO À PROFISSÃO DE MOTORISTA DE TÁXI, ATRAVÉS DA CONCESSÃO DE UMA AUTORIZAÇÃO EXCEPCIONAL QUE VIGORARÁ POR UM PERÍODO

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO MUNICÍPIO DE S. PEDRO DO SUL GABINETE DE DESPORTO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

Leia mais

REGULAMENTO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO DE EMPREGO Iniciativa Emprego Já

REGULAMENTO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO DE EMPREGO Iniciativa Emprego Já REGULAMENTO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO DE EMPREGO Iniciativa Emprego Já Nota Justificativa O combate ao flagelo do desemprego é uma das preocupações que deve nortear a gestão municipal, uma vez que é na criação

Leia mais

MUNICIPIO DE REDONDO NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

MUNICIPIO DE REDONDO NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente documento tem por objetivo o estabelecimento das regras e condições

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal Divisão Jurídica e Administrativa (DIJA) DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 19 DE ABRIL DE 2016 Serviço responsável pela execução da deliberação Divisão de Desenvolvimento Social Epígrafe 9.2.

Leia mais

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO DEGRADADA PARA ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares

Leia mais

Regulamento relativo ao lançamento, liquidação e cobrança de taxas e tarifas devidas pela realização de serviços prestados na área de saneamento

Regulamento relativo ao lançamento, liquidação e cobrança de taxas e tarifas devidas pela realização de serviços prestados na área de saneamento Regulamento relativo ao lançamento, liquidação e cobrança de taxas e tarifas devidas pela realização de serviços prestados na área de saneamento básico. Nota justificativa O Regulamento de Liquidação e

Leia mais

Junta de Freguesia de Valongo do Vouga -----010119-----

Junta de Freguesia de Valongo do Vouga -----010119----- REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇAS DE TAXAS E LICENÇAS E RESPECTIVA TABELA DA JUNTA DE FREGUESIA DE VALONGO DO VOUGA CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Aprovação 1 - É aprovado o Regulamento de

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DESPACHO Encontra-se previsto no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2010 o projecto da responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes

Leia mais

NORMAS E CONDIÇÕES GERAIS DE FUNCIONAMENTO LOW COST PARKING

NORMAS E CONDIÇÕES GERAIS DE FUNCIONAMENTO LOW COST PARKING NORMAS E CONDIÇÕES GERAIS DE FUNCIONAMENTO LOW COST PARKING 1ª) DEFINIÇÕES 1) Para todos os efeitos as partes acordam as seguintes definições A) Empresa: Low Cost, Estacionamos por Si Lda. B) Parque Low

Leia mais

Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira

Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira 1 de 9 Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira PREÂMBULO O Hospital Vila Franca de

Leia mais

REGULAMENTO TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS FREGUESIA DE PRISCOS

REGULAMENTO TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS FREGUESIA DE PRISCOS REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE PRISCOS Página 1 de 8 REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE PRISCOS PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, aprovou

Leia mais

Porquê as atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? Qual a frequência das atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO?

Porquê as atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? Qual a frequência das atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? orquê as atualizações aos livros da COL. LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas atualizações, a ORTO EDITORA

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO [Aprovado pela Câmara Municipal na sua reunião ordinária realizada a 3 de abril de 2012 e na sessão ordinária da Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL

REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL Os parques de campismo são empreendimentos turísticos definidos no Decreto- lei nº 39/2008, de 7 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 228/2009, de 14

Leia mais

FICHA INFORMATIVA. Regulamento Municipal de Cedência e Utilização dos Espaços e Equipamentos da Fortaleza de Santiago

FICHA INFORMATIVA. Regulamento Municipal de Cedência e Utilização dos Espaços e Equipamentos da Fortaleza de Santiago FICHA INFORMATIVA Regulamento Municipal de Cedência e Utilização dos Espaços e Equipamentos da Fortaleza de Santiago LEGISLAÇÃO HABILITANTE AUDIÊNCIA DE INTERESSADOS Alíneas k) e ee) do n.º 1 do art.º

Leia mais

Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009)

Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009) LEGISLAÇÃO Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009) ( DR N.º 21, Série I 30 Janeiro 2009 30 Janeiro 2009 ) Emissor: Ministério do Trabalho

Leia mais