LEITES DESIDRATADOS. Farinhas lácteas 3 IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS LÁCTEOS DESIDRATADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEITES DESIDRATADOS. Farinhas lácteas 3 IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS LÁCTEOS DESIDRATADOS"

Transcrição

1 1 1 CONCEITO LEITES DESIDRATADOS Produto resultante da desidratação parcial ou total, em condições adequadas, do leite adicionado ou não de substâncias permitidas pelo D.I.P.O.A. (art. 642, RIISPOA, 1997). 2 TIPOS DE LEITES DESIDRATADOS DESIDRATAÇÃO PARCIAL: Leite concentrado Leite evaporado Leite condensado Doce de leite DESIDRATAÇÃO TOTAL: Leite em pó Farinhas lácteas 3 IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS LÁCTEOS DESIDRATADOS Controle da sazonalidade da produção de leite - permite estocagem de leite da safra, sob a forma de produtos com longa vida de prateleira que podem ser reconstituídos em leite fluido nos períodos de entressafra. Facilidade de transporte e comercialização - geralmente esses produtos são transportados em temperaturas ambientes e há significativa redução de volume quando são desidratados total ou parcialmente. Utilização na indústria alimentícia - leites desidratados tem amplo emprego na culinária e em outros ramos da indústria alimentícia, como padarias e confeitarias. Aumento do período de validade do leite - com a desidratação do leite haverá redução da atividade de água deste produto, reduzindo a proliferação microbiana. Diminuição dos custos com estocagem - devidas à redução do volume e à estocagem em temperatura ambiente.

2 2 4 PROCESSAMENTO BÁSICO DOS LEITES DESIDRATADOS 4.1 SELEÇÃO DE MATÉRIA PRIMA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA Com a desidratação de um produto ácido haverá concentração dessa acidez. Assim sendo, cuidados especiais devem ser tomados com a matéria-prima quanto à acidez (máxima de 18ºD) e à estabilidade do leite (evitar que este fique instável quanto houver a desidratação - utilizar alizarol a 72%, no mínimo). Além disso, os processos de desidratação demandam grande consumo de energia para a retirada da água em excesso, portanto, maior rigor deve existir na pesquisa da aguagem do leite. Paralelamente, seria interessante trabalhar somente com leite de elevado teor de sólidos totais ou desengordurados, visando melhorar o rendimento industrial. QUALIDADE MICROBIOLÓGICA Especial atenção deve ser dada quanto à presença de microrganismos esporulados e termodúricos, que podem sobreviver aos tratamentos térmicos do leite e degradar a qualidade durante o período de validade dos produtos desidratados. Também a presença de enzimas termoestáveis, produzidas quando microrganismos psicrotróficos alcançam contagens superiores a 10 6 ufc/ml no leite, teria esse efeito indesejável. 4.2 TRATAMENTOS PRÉVIOS CLARIFICAÇÃO A eliminação de sujidades do leite auxilia no aumento de sua vida de prateleira. A utilização de centrífugas permite a clarificação associada ao ajuste do teor de gordura do leite, assim como a bactofuga garante a eliminação da quase totalidade dos esporos porventura presentes na matéria-prima. Caso haja maior tempo de estocagem entre a clarificação e o seu tratamento térmico do leite, torna-se mais interessante fazer primeiro a filtração inicial do mesmo, e somente realizar a clarificação quanto o leite estiver prestes a ser desidratado. O objetivo deste cuidado é evitar o aumento da contagem global de microrganismos enquanto o leite aguarda o processamento.

3 PADRONIZAÇÃO DO TEOR DE GORDURA E/OU SÓLIDOS Visam melhorar o rendimento industrial e padronizar a composição dos lotes produzidos. A padronização do teor de gordura pode ser feita a partir da mistura de leite desnatado ao leite integral ou por intermédio das centrífugas padronizadoras. É prática comum entre as empresas que processam leites desidratados, estocar o leite desnatado concentrado, utilizando-o para aumentar o teor de sólidos do leite a ser prontamente desidratado HOMOGENEIZAÇÃO Torna-se importante porquê esses produtos são estocados por longo tempo em temperatura ambiente, o que favoreceria a separação da gordura durante a sua comercialização. Auxilia também na formação da cor branca quando se adiciona café aos produtos concentrados (leite evaporado) TRATAMENTO TÉRMICO O leite destinado à desidratação deve ser previamente pasteurizado ou tratado como UAT, a fim de garantir a segurança alimentar dos produtos. Alguns benefícios desse tratamento podem ser listados, além da destruição microbiana e inativação de enzimas naturais do leite: aquecimento do leite, atingindo as temperaturas usuais de concentração no evaporador e controle da viscosidade e do espessamento do produto final, ao estabilizar as proteínas (desnatura proteínas do soro, que interagem com as caseínas, evitando sua coagulação). Caso seja feito tratamento UAT no produto concentrado, há necessidade de adição de sais estabilizantes no leite ou no produto concentrado (fosfato ou citrato de sódio). Nessa situação, faz-se um tratamento prévio de pasteurização HTST do leite EVAPORAÇÃO OU CONCENTRAÇÃO Consiste na retirada de boa parte da água livre do leite, reduzindo seu volume e aumentando sua viscosidade e densidade. A concentração de sólidos pode chegar a valores de 70% ou mais, dependendo do produto lácteo. Essa evaporação é o processo determinante da produção dos lácteos parcialmente desidratados, representando a fase de concentração de sólidos do leite. Para o leite em pó e farinhas lácteas essa é uma etapa intermediária de desidratação, designada às vezes como pré-secagem, quando há concentração dos sólidos lácteos até níveis ideais para o processo seguinte, que é a secagem propriamente dita.

4 4 A evaporação é feita em equipamentos especiais e deve ser realizada necessariamente em condições de vácuo (exceto para o doce de leite) e de baixa pressão atmosférica. Assim, o leite entrará em ebulição em temperatura inferiores às normais, tão baixas quanto 40 a 70ºC, preservando suas características sensoriais e físico-químicas. O vácuo também favorece a retirada dos vapores desprendidos durante a concentração. Tipos de evaporadores: existem diferentes modelos de equipamentos para a evaporação do leite, que variam quanto a sua forma, ao funcionamento contínuo ou descontínuo, e à capacidade de recuperação de calor (presente em quase todos os modelos para reduzir o custo energético do processo). Quanto à forma existem modelos de evaporadores de circulação natural, geralmente providos de vários efeitos; os evaporadores de película descendente (tipo "falling film" - fig. 1), que são os modelos mais atuais, de maior eficiência; e os evaporados a placas (fig.2), que tem a vantagem de fácil ajuste da capacidade de produção. Fig. 1 Evaporador Falling film em múltiplos efeitos Figura 2. Evaporador a placas 5 PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DOS LEITES DESIDRATADOS 5.1 LEITE EVAPORADO E LEITE CONDENSADO O processamento de leites evaporados e sua comercialização em embalagens seladas data do início da década de Antes disso, na década de 1850, um americano já havia aperfeiçoado a preservação desses leites pela adição de açúcar. A diferença entre o leite evaporado e o leite condensado é bastante significativa. O leite evaporado (condensado sem açúcar) é um produto esterilizado, branco e com a aparência de creme, sendo amplamente utilizado para reconstituição como leite fluido nas regiões onde este é escasso. Constitui-se no creme, do café com creme. No Brasil, seu uso é menos difundido, existindo poucas marcas comerciais. Esse produto é embalado em latas e posteriormente esterilizado ou

5 5 pode receber este tratamento térmico e ser envasado assepticamente, em um sistema UAT. Tem validade média de 8-9 meses no mercado nacional. Por sua vez, o leite condensado (ou evaporado com açúcar) é essencialmente um leite evaporado onde é adicionado esse ingrediente. O produto assume uma coloração mais amarelada, assemelhando-se mais à maionese. A elevada pressão osmótica desse produto faz com que a maioria dos microrganismos presentes sejam destruídos, eliminando a necessidade de um tratamento térmico. Geralmente é comercializado em latas, mas hoje encontra-se disponível também em embalagens cartonadas. As marcas comercializadas no Brasil tem adotado validade de cerca de 15 meses. O processamento inicial desses dois leites é bastante semelhante, até a etapa de evaporação (fig. 3). Deve ser feita a seleção da matéria-prima, com especial cuidado quanto aos fatores listados anteriormente, no item 4. A adição de estabilizantes (citrato ou fosfato de sódio, no máximo a 0,1g%) e de açúcar pode ocorrer no início do processo. Neste caso, adiciona-se açúcar seco, em quantidade previamente calculada, para que no produto final a concentração desse ingrediente não ultrapasse 64%. Essa preocupação justifica-se para evitar a ocorrência de reações de cristalização da lactose em maior escala, tornando os cristais perceptíveis ao nosso tato. Em muitos casos o açúcar é adicionado na forma de xarope (solução de sacarose a 41%) durante a etapa de concentração do leite. Após a adição dos ingredientes o leite deve ter seus teores de gordura e sólidos desengordurados padronizado para 3,0 e 8,5%, em média. Assim, no final, a relação gordura: SNG será de 1: 2,25. Em seguida será feito o tratamento térmico, com uma pasteurização em binômios mais rigorosos ( ºC / 1-3 minutos), que garantam a segurança alimentar, principalmente do leite condensado, devido ao seu amplo uso para crianças. Além disso, com as altas temperatura e tempo de aquecimento, haverá maior insolubilização do cálcio livre do leite e desnaturação das proteínas do soro, tornando o leite evaporado mais estável à esterilização e reduzindo os riscos de coagulação durante a longa estocagem. A evaporação do leite normalmente ocorre em evaporadores de múltiplo efeito, do tipo "falling film". Durante o processo de evaporação a densidade do produto é checada periodicamente a fim de garantir a concentração final, deve ser de 1,070 para leite evaporado e 1,030 a 1,035 para leite condensado. Alguns autores sugerem que a concentração deve ser feita até o leite evaporado apresentar 25 a 33% de matéria seca e até o leite condensado apresentar 72%. A partir desta etapa é que variações irão ocorrer entre os dois produtos. O leite evaporado será, em seguida, submetido à homogeneização, que deve ser cuidadosa para não alterar a estabilidade protéica e aumentar os riscos de coagulação durante a esterilização subseqüente. A seguir, o leite será refrigerado

6 6 a 14ºC, enlatado e esterilizado em autoclaves rotatórias, a ºC / minutos, o que resulta na formação de pigmentos escuros das reações de Maillard e de caramelização. Algumas indústrias adotam uma etapa de "shaking" após o resfriamento do produto esterilizado para temperaturas ambientes, visando romper agregados iniciais de proteínas e gordura láctea, que poderiam desencadear mais rapidamente um processo de espessamento tardio do leite evaporado. Na fabricação do leite condensado, em seguida à evaporação deverá ser feito um resfriamento do produto. Esta etapa é considerada crítica e talvez a mais importante do processo. Com a concentração do leite, somente metade da lactose estará em solução, o que gera a supersaturação do meio, favorecendo a sua precipitação na forma de cristais. Portanto, nesta etapa deve-se tentar controlar o processo de cristalização, criando condições para que sejam formados somente cristais pequenos, menores que 10µm, que são imperceptíveis. Isso será conseguido com o abaixamento da temperatura do leite concentrado para 15-18ºC, de forma rápida, com agitação vigorosa e contínua durante cerca de uma hora em um tanque de cristalização. Durante esta fase, quando o leite atingir 30ºC, cristais de lactose refinada (0,05%) deverão ser semeados para auxiliar na cristalização delicada. Em seguida o leite condensado deverá ser enviado para um tanque de estocagem, onde permanecerá até o dia seguinte, para que o processo de cristalização se complete. Será então envasado em latas previamente esterilizadas, em embalagens cartonadas ou em barris de 300 kg. Figura 3. Fluxograma de produção de leite evaporado e leite condensado

7 7 5.2 LEITE EM PÓ Com a secagem, os alimentos são conservados devido à inibição do crescimento microbiano, já que os microrganismos necessitam de água para sua sobrevivência e multiplicação. A preservação de alimentos pela secagem já é conhecida há séculos, sendo relatada por Marco Polo em suas viagens à Ásia, como a secagem do leite ao sol pelos Mongóis. Os leites em pó tem atualmente ampla produção e consumo em todo o mundo, sendo bastante interessantes devido à significativa redução do volume do leite, facilitando sua estocagem, e também pelo longo período de validade, que pode ser de até três anos para a modalidade desnatada e de seis meses para o tipo integral. Como dito anteriormente, o processo inicial do leite em pó é semelhante ao observado para os outros tipos de leite desidratado (fig. 4), consistindo da seleção da matéria-prima, clarificação, padronização dos teores de gordura e ESD, homogeneização (na modalidade integral), pasteurização e evaporação, que é conhecida também como pré-secagem do leite. Salienta-se o cuidado especial que se deve ter com o leite cru quanto as suas características microbiológicas, já que esse derivado lácteo tem amplo uso para crianças, inclusive recém-nascidos, e para idosos. Figura 4. Fluxograma de produção de leite em pó A pasteurização do leite que será convertido em pó irá determinar a sua qualidade. Caso esta seja feita em elevadas temperaturas poderá haver comprometimento das proteínas lácteas, levando-as a coagular na evaporação, e alteração sensorial significativa, modificando a cor, o aroma e o sabor do leite reconstituído. As temperaturas ideais de pasteurização do leite integral são

8 8 aquelas que garantam a inibição das lipases naturais, sendo que muitas indústrias chegam a adotar binômios (90-95ºC / segundos) que tornam o leite negativo para o teste da peroxidase. Já para o leite desnatado, a temperatura da pasteurização irá determinar sua classificação em três grupos distintos, determinados pela quantidade de proteínas do soro que permanecem sem desnaturar: a) leite em pó de baixo aquecimento (62-65ºC / 30 minutos), com mais de 6,0 mg de proteínas íntegras por grama de pó, apresentando amplo aproveitameto posterior por preservar bastante as propriedades físico-químicas e sensoriais do leite; b) leite em pó de médio aquecimento (72-75ºC / segundos), com 1,5-5,9 mg / g de proteínas íntegras, também de amplo uso industrial; e c) leite em pó de alto aquecimento (90-95ºC / segundos), cujo teor de proteínas do soro íntegras é inferior a 1,5 mg / grama de pó, somente apresentando aplicação na panificação e na fabricação de chocolate, quando torna-se interessante por reduzir a quantidade de cacau utilizada (escurece mais devido a reação de Maillard) e por apresentar melhor capacidade de ligação com a água. No caso da fabricação do leite em pó, a evaporação prévia do leite torna-se interessante (apesar de poder ser dispensada) por reduzir os custos energéticos e a necessidade de grande capacidade na etapa da secagem. Além disso, feita em evaporadores tipo "falling film" sob vácuo, permite um aquecimento mais leve e previne a desnaturação das proteínas, a destruição das vitaminas e a ocorrência da reação de Maillard, já que a temperatura não excede aos 70ºC nessa etapa. A concentração dos sólidos do leite, alcançada pela evaporação, será determinada em função do tipo de secagem que o mesmo vai receber. Para o processo de secagem "Roller drying", o leite será concentrado a 30% de matéria seca, enquanto que, para o sistema "Spray drying", essa concentração será de 45-55%. O sistema Roller drying (figs. 5 e 6) apresenta menor uso industrial nos dias atuais. Neste processo, o leite concentrado será distribuído em cilindros aquecidos internamente por vapor. A água do leite evapora e é retirada por um fluxo de ar quando ele entra em contato com a superfície quente do cilindro. O aquecimento mais intenso converte a proteína para uma forma menos solúvel e promove maior alteração da cor do produto. Entretanto, esse leite em pó terá maior capacidade de ligação com a água, sendo interessante na indústria confeiteira. Figura 5. Roller dryer tipo trough-fed Figura 6. Roller dryer tipo spray-fed

9 9 No sistema Spray drying (fig.7) o leite concentrado é pulverizado em um disco chamado atomizador (5.000 a rpm), como finas gotas, em uma câmara de secagem, onde entra em contato com uma corrente de ar quente ( ºC) para que ocorra a evaporação da água. A qualidade físico-química e sensorial desse leite é bem preservada, já que a temperatura das gotas não excede aos 75ºC (o calor latente de evaporação continuamente esfria sua superfície) e o tempo de residência do leite na câmara é calculado para aproximadamente 25 segundos. Quando as gotas secam, aglomeram-se no fundo cônico da torre de secagem e por corrente de ar frio o pó será enviado para os tanques de estocagem ou para a unidade de empacotamento. Cerca de 30% do pó pode ser carreado junto com a corrente de ar frio, então este deve ser recuperado em estruturas especiais (ciclones), semelhantes a uma torre em miniatura, ou em filtros (filtro de manga), de onde serão desviados para a embalagem. A maioria dos modelos Spray drying tem, acoplado ao final da torre de secagem, um outro equipamento chamado "fluid-bed", que finaliza o processo de secagem do pó, ajustando o teor de umidade deste de cerca de 5-6% para 3%, em média. Figura 7. Modelo de Spray-dryer 1. aquecedor indireto 2. câmara de secagem 3. fluid-bed 4.aquecedor de ar para o fluid-bed 5. ar frio para o fluid-bed 6. desumidificador de ar para o flui-bed 7.peneira Outra etapa comum na fabricação do leite em pó é a sua instantaneização. No "fluid bed" o pó entra primeiro em contato com vapor, para umidificá-lo e aglomerar as partículas, que serão secas com ar quente nas próximas sessões do equipamento, tornando-se mais porosas e de mais fácil dissolução em água fria. A instantaneização também pode ser obtida pelo retorno do pó que sai da torre de secagem ao início desta, quando as partículas secas entram em contato com as gotas aspergidas e ocorre a aglomeração das mesmas. Se for leite em pó integral, para torná-lo instantâneo deve-se adicionar a lecitina (5g / kg), que tem capacidade de ligação com a gordura láctea e a água.

10 10 Em seguida à secagem, o leite em pó será enviado em sistemas pneumáticos para o setor de embalagem. O envase pode ser feito em papel cartão (sacos de 30 kg), em papel aluminizado ou em latas. Principalmente nas embalagens destinadas ao consumidor, faz-se a gasagem, que consiste na retirada de ar de dentro das embalagens e simultânea injeção de gás inerte, como nitrogênio ou gás carbônico. 5.3 DOCE DE LEITE O doce de leite pode ser entendido como o produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor à pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme e adicionado de sacarose (parcialmente substituída ou não por monossacarídeos e/ou outros dissacarídeos) (RIISPOA, art. 659). Este derivado lácteo tem sua origem relatada na região do Rio da Prata, sendo, portanto, um produto típico da Argentina e do Uruguai, além do Brasil. Atualmente a comercialização do doce de leite vêm aumentando, principalmente devido a boa aceitação que esse produto lácteo têm recebido no exterior. Soma-se a isso, o fato de apresentar maior valor agregado e facilidade de estocagem e de diversificação quanto à forma de apresentação. Na maioria dos laticínios de médio e pequeno porte, o doce de leite é elaborado através da cocção do leite, padronizado para cerca de 1,5% de gordura, e ingredientes (bicarbonato de sódio, sal e açúcar), em um tacho de aço inoxidável, com tampa, pá agitadora e exaustor, construído com parede dupla na sua parte inferior, onde circula o vapor para o aquecimento da mistura. O bicarbonato de sódio é essencial para a estabilidade do leite que será superaquecido, devendo o último ter sua acidez reduzida para cerca de 13ºD imediatamente antes da fabricação. Por isso, somente leite com acidez normal (14-19ºD) e seguramente estável deverá ser utilizado. Por sua vez, o excesso de bicarbonato pode levar à alteração do sabor e da cor do doce, tornando-o muito escuro (as reações de escurecimento da lactose acontecem em meio alcalino). É essencial também que esse leite não tenha recebido fraude por adição de água, o que implica em redução do rendimento industrial na produção desse derivado. Um ingrediente opcional na fabricação do doce de leite é a lactase. Essa enzima pode ser adicionada ao leite quando ele alcançar cerca de 65ºC, com o objetivo de hidrolisar a maior parte da lactose, liberando glicose e galactose, na tentativa de controlar o defeito de cristalização desse constituinte ou arenosidade do doce. Conservantes, como o sorbato de potássio (600mg/kg) e a natamicina, também podem ser adicionados para evitar a contaminação do doce, principalmente por fungos. Opcionalmente, também pode-se substituir parte da sacarose a ser

11 11 utilizada no doce pela glicose (2% do volume de leite), para torná-lo mais macio e com maior viscosidade, o que dificulta o defeito de arenosidade. O processamento (fig. 8) consiste, portanto, na cocção do leite e de ingredientes (em temperaturas tão elevadas quanto 150ºC), em especial o açúcar (sacarose em concentração de 18-20% para doce pastoso e 30% para doce em barra, adicionada no leite quente a 70ºC), sob constante agitação (80rpm), de modo que a mistura seja concentrada devido à evaporação da água, até o ponto desejado pela indústria. Figura 8. Fluxograma de processamento de doce de leite O ponto pode ser verificado pela coloração e consistência do doce, associados a alguns testes, tais como: ao pingar gotas do doce em um copo de água fria, estas não podem se desmanchar até alcançarem o fundo - ideal para doce em barras; observar a consistência de uma pequena quantidade de doce depositada em uma superfície fria (doce pastoso); ou, melhor ainda, analisar o ponto de concentração utilizando-se um refratrômetro, que medirá a quantidade de sólidos solúveis no doce. Assim que alcançar o ponto desejado, o doce deve ter sua temperatura abaixada para cerca de 65-70ºC, evitando maior evaporação e escurecimento. Este resfriamento é alcançado pela circulação de água fria nas paredes do tacho, associada à agitação constante.

12 12 Em seguida, o doce deve ser embalado a quente, para evitar o crescimento de microrganismos no interior da lata, que será recravada, a fim de ficarem herméticas e evitar contaminação por fungos e leveduras. É obrigatória a desinfecção prévia das latas com solução sanificante e/ou vapor (cloro ou iodo, dentre outros). No caso de doce em barras, deve-se fazer uma agitação manual (bateção) após o ponto, sendo o doce resfriado a 65-70ºC e vertido em fôrmas previamente envolvidas por plástico para a sua moldagem. 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FERREIRA, L.C. Doce de leite. Apostila do Curso de Doce de Leite. Juiz de Fora: EPAMIG/ILCT. 2p. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO. Secretaria de Defesa Agropecuária. Decreto nº de 04 de junho de Altera o REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Brasília: Ministério da Agricultura, p. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Portaria nº 146, de 07 de março de Aprova os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Produtos Lácteos.(publicados no D.O.U., em 11 de março de 1996). ROSENTHAL, I. Milk and dairy products. Properties and processing. New York: VCH, p. SPREER, E. Lactologia industrial. Zaragoza: Acribia, p. TETRA PAK. Dairy processing handbook. Lund: Tetra Pak Processing Systems AB, (CD ROOM) VARNAM, A.H.; SUTHERLAND, J.P. Milk and milk products. Technology, Chemistry and Microbiology. London : Chapman & Hall Publishers, p. VEISSEYRE, R. Lactología técnica. Zaragoza: Acribia, p.

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Processamento Geral dos Alimentos 2007/2008 Trabalho realizado por: Vanessa Sarmento nº20603003 Sofia Joaquim nº20603008 Liliana nº206030

Leia mais

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante 1 Processos utilizados na indústria alimentar divididos em operações comuns (operações unitárias) operações unitárias incluem diversas actividades operações mais comuns movimentação de materiais limpeza

Leia mais

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução MÉTODOS E CRITÉRIOS PARA SUBSTITUIÇÃO DE FONTES LÁCTEAS EM GELADOS COMESTÍVEIS Introdução O leite pode ser considerado a principal matéria-prima para a indústria de gelados comestíveis em função de ter

Leia mais

Comparação da câmara de secagem spray de 3 estágios com a câmara tradicional de 2 estágios.

Comparação da câmara de secagem spray de 3 estágios com a câmara tradicional de 2 estágios. Relatórios Técnicos TECNOLOGIA DE SECAGEM DE LEITE Av. Pueyrredón 524-6to PISO (C1032ABS) Buenos Aires, Argentina Tel/Fax: (54-11) 4963 8282 / 9577 1 TECNOLOGIA DE SECAGEM DE LEITE. CÂMARA DE SECAGEM SPRAY

Leia mais

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFMG DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS ALM024- Processamento de Alimentos DEFUMAÇÃO Accácia Júlia Guimarães Pereira Messano 2011 Defumação: alimentícios Defumação aplicação da fumaça aos

Leia mais

Tabela 1 - conteúdo de umidade em alguns alimentos:

Tabela 1 - conteúdo de umidade em alguns alimentos: UMIDADE EM ALIMENTOS Umidade, ou teor de água, de um alimento constitui-se em um dos mais importantes e mais avaliados índices em alimentos. É de grande importância econômica por refletir o teor de sólidos

Leia mais

TA 421 CARACTERÍSTICAS E PRÉ PROCESSAMENTO DE LEITE E OVOS 2 o SEMESTRE 2014 Profa. Mirna L. Gigante 1ª AULA PRÁTICA

TA 421 CARACTERÍSTICAS E PRÉ PROCESSAMENTO DE LEITE E OVOS 2 o SEMESTRE 2014 Profa. Mirna L. Gigante 1ª AULA PRÁTICA TA 421 CARACTERÍSTICAS E PRÉ PROCESSAMENTO DE LEITE E OVOS 2 o SEMESTRE 2014 Profa. Mirna L. Gigante 1ª AULA PRÁTICA CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE CRU ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS PED C: Débora Parra Baptista

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CALOR

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CALOR CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CALOR Prof. ª Elessandra da Rosa Zavareze elessandrad@yahoo.com.br 1 Estratégias para controlar os agentes de alteração dos alimentos 2 Conhecimento dos seguintes fatores:

Leia mais

Pesquisa de Fosfatase Alcalina em Leite Fluido por Colorimetria

Pesquisa de Fosfatase Alcalina em Leite Fluido por Colorimetria 1 Escopo MAPA/SDA/CGAL Página 1 de 5 Este método tem como objetivo descrever os procedimentos para o ensaio Pesquisa de Fosfatase Alcalina em Leite Fluido por Colorimetria. 2 Fundamentos O principal objetivo

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

Breve introdução sobre o processo de extração mecânica de óleo e produção de farelo de soja

Breve introdução sobre o processo de extração mecânica de óleo e produção de farelo de soja Breve introdução sobre o processo de extração mecânica de óleo e produção de farelo de soja O farelo integral ou semi integral obtido através do processo de extrusão vem ganhando cada vez mais espaço em

Leia mais

Pecuária. Resfriamento do Leite e Coleta a Granel

Pecuária. Resfriamento do Leite e Coleta a Granel 1 de 5 10/17/aaaa 08:32 Pecuária Resfriamento do Leite e Coleta a Granel Resfriamento do Leite e Nome Coleta a Granel Produto Informação Tecnológica Data Abril - 2000 Preço - Linha Pecuária Informações

Leia mais

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F1 irá complementar os nutrientes

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS Profª Ana Paula F. Bernardes Silva A QUEM COMPETE MINISTÉRIO DA SAÚDE: Produtos de origem animal; Vegetais e cereais (grãos) in natura; Bebidas e vinagre; Mel. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA:

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 9

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 9 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 9 São estratégias de projeto que devem ser adotadas quando não se consegue tirar partido dos recursos naturais. Geralmente são indispensáveis

Leia mais

PAC 11. Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens

PAC 11. Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens PAC 11 Página 1 de 8 PAC 11 Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens PAC 11 Página 2 de 8 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

Agroindústria Processamento Artesanal de Frutas - Compotas (limão, goiaba, manga, figo) Menu Introdução Figo Goiaba Limão Manga. 1.

Agroindústria Processamento Artesanal de Frutas - Compotas (limão, goiaba, manga, figo) Menu Introdução Figo Goiaba Limão Manga. 1. 1 de 5 10/16/aaaa 10:42 Agroindústria Agroindústria: Processamento Artesanal de Frutas - Compotas Processamento artesanal de frutas: Nome compotas de limão, goiaba, manga e figo Produto Informação Tecnológica

Leia mais

Óleo Combustível. Informações Técnicas

Óleo Combustível. Informações Técnicas Informações Técnicas 1. Definição e composição... 3 2. Principais aplicações... 3 2.1. Sistemas de combustão de óleo combustível... 3 3. Tipos de óleos combustíveis... 4 4. Requisitos de qualidade e especificação...

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PAPENBORG LATICÍNIOS LTDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PAPENBORG LATICÍNIOS LTDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO - CTC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS EQA5611 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS I ORIENTADOR: JOÃO BORGES LAURINDO

Leia mais

Controle do crescimento de micro organismos nos alimentos

Controle do crescimento de micro organismos nos alimentos Departamento de Microbiologia Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais Controle do crescimento de micro organismos nos alimentos Introdução Os micro organismos estão diretamente

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CONTROLE DA UMIDADE

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CONTROLE DA UMIDADE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CONTROLE DA UMIDADE 1 Processo no qual a água é removida rápida ou lentamente, envolvendo duas operações fundamentais na indústria de alimentos: transferência de calor e de

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro 1 de 5 10/16/aaaa 10:35 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Processamento artesanal de farinhas e Nome farináceos : fabricação de pão caseiro Produto

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Curso de embalagens. Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP

Curso de embalagens. Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP Curso de embalagens Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP Embalagem cartonada Sistema de Envase Engenharia e tecnologia de embalagem para envase asséptico Sistema

Leia mais

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROCESSAMENTO DE HORTALIÇAS CONGELADAS

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROCESSAMENTO DE HORTALIÇAS CONGELADAS Ministério da Agricultura e do Abastecimento MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROCESSAMENTO DE HORTALIÇAS CONGELADAS Documentos nº 40 ISSN - 1516-8247 julho, 2000

Leia mais

Conservação da Carne Professora: Sandra Carvalho Princípios de Conservação Aplicado a Carne Controle da contaminação por microrganismos. Remoção de microrganismos. Controle do Crescimento e da atividade

Leia mais

Alimentos: diet, light, açúcar e adoçantes

Alimentos: diet, light, açúcar e adoçantes Faculdade de Gastronomia AÇÚCAR Alimentos: diet, light, açúcar e adoçantes No singular açúcar, refere-se à sacarose proveniente da cana-de-açúcar e beterraba No plural açúcares diz respeito aos vários

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Regional do Norte ou Queijo Tropical de Uso Industrial, conforme anexo.

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Regional do Norte ou Queijo Tropical de Uso Industrial, conforme anexo. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 4 DE ABRIL DE 2002 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES IMPORTANTES As instruções de segurança devem sempre ser seguidas para reduzir riscos. É importante ler com cuidado todas as

Leia mais

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS USINAS

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS USINAS HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS USINAS Histórico da evolução das Usinas de Asfalto. USINAS VOLUMÉTRICAS. USINAS BATCH ou GRAVIMÉTRICAS. USINAS DRUM MIX FLUXO PARALELO. USINAS CONTRA FLUXO O processo volumétrico

Leia mais

9/3/2011. Emulsão O/A de cor branca, ligeiramente amarelada, de odor suave e gosto adocicado com ph = 6,8

9/3/2011. Emulsão O/A de cor branca, ligeiramente amarelada, de odor suave e gosto adocicado com ph = 6,8 Tecnologia de leite e derivados Prof Msc Thiago Manzoni Jacintho Departamento da Saúde Curso: Farmácia 2011 Definição Leite = o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene,

Leia mais

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Farmácia COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Integrantes: Paula Floriano da Silva Virgínia Figueira Marques PROTEÍNAS PROTEÍNAS Ponto isoelétrico ou pi,

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

Efeito da embalagem na conservação de produtos minimamente processados Nilda de Fátima Ferreira Soares*

Efeito da embalagem na conservação de produtos minimamente processados Nilda de Fátima Ferreira Soares* Efeito da embalagem na conservação de produtos minimamente processados Nilda de Fátima Ferreira Soares* Os produtos minimamente processados são geralmente reconhecidos como alimentos submetidos a pequenas

Leia mais

Saiba mais sobre Condicionadores de AR.

Saiba mais sobre Condicionadores de AR. Saiba mais sobre Condicionadores de AR. O ar-condicionado está na vida das pessoas: em casa, no carro e no trabalho. Apesar de ser um alívio contra o calor, este equipamento pode ser um meio de disseminação

Leia mais

SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 01: ORGANIZANDO O LABORATÓRIO TÓPICO 03: ORGANIZAÇÃO LABORATORIAL O laboratório, seja de uma indústria, de um centro de pesquisa ou de uma instituição de ensino

Leia mais

IOGURTE, BEBIDAS LÁCTEAS E DOCE DE LEITE

IOGURTE, BEBIDAS LÁCTEAS E DOCE DE LEITE 138 Coleção SENAR Acesse também o portal de educação à distância do SENAR: www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar SGAN Quadra 601, Módulo K Ed. Antônio Ernesto de Salvo - 1º andar Brasília-DF - CEP: 70830-903

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

Oficina Bactérias e Fungos

Oficina Bactérias e Fungos Oficina Bactérias e Fungos Leia todo a material antes de iniciar as atividades. Aproveite esse momento para explorar seus conhecimentos e ter uma aprendizagem significativa. Socialize suas dúvidas e conhecimentos

Leia mais

Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber

Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber Página 1 de 7 1 Escopo Este método tem como objetivo descrever os procedimentos para o ensaio Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber. É aplicável para leite fluido in natura ou

Leia mais

FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA A DETERMINAÇÃO DA FAIXA OU TEMPERATURA DE FUSÃO

FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA A DETERMINAÇÃO DA FAIXA OU TEMPERATURA DE FUSÃO MERCOSUL/XLII SGT Nº 11/P.RES. Nº /14 FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA A DETERMINAÇÃO DA FAIXA OU TEMPERATURA DE FUSÃO TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e a Resolução

Leia mais

VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado

VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA NA PARAÍBA SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem

Leia mais

AS AMASSADORAS / MASSEIRAS (Francisco Tejero)

AS AMASSADORAS / MASSEIRAS (Francisco Tejero) AS AMASSADORAS / MASSEIRAS (Francisco Tejero) A fabricação do pão parece simples a primeira vista, porém ela se encerra em um processo complexo onde ocorrem transformações físico-químicas que vão acontecendo

Leia mais

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento Oilon ChillHeat Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento As bombas de calor oferecem energia econômica e ecologicamente correta Calor residual de baixa temperatura contém energia valiosa A indústria

Leia mais

Resolução DC/ANVISA nº 45, de 19.09.2011 - DOU de 21.09.2011

Resolução DC/ANVISA nº 45, de 19.09.2011 - DOU de 21.09.2011 Resolução DC/ANVISA nº 45, de 19.09.2011 - DOU de 21.09.2011 Dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas infantis para lactentes destinadas a necessidades dietoterápicas específicas e fórmulas infantis

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014. 1 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014.) D.O.U. de 22/09/2011 Dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas

Leia mais

Balanço de Massa e Energia Aula 5

Balanço de Massa e Energia Aula 5 Balanço de Massa e Energia Aula 5 Solubilidade, Saturação e Cristalização. Solubilidade: A solubilidade de um sólido (soluto) em uma solução é a quantidade máxima desta substância que pode ser dissolvida

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Cartelas de Aplicação de Superior Qualidade e Consistência Melhoram os Resultados de Testes de Controle de Qualidade.

Cartelas de Aplicação de Superior Qualidade e Consistência Melhoram os Resultados de Testes de Controle de Qualidade. Relatório de aplicação Nº15 - Os novos byko-chart As novas cartelas de aplicação da BYK-Gardner Cartelas de Aplicação de Superior Qualidade e Consistência Melhoram os Resultados de Testes de Controle de

Leia mais

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Lista de instrução de uso. Painel de controle. Introdução à estrutura. Instrução de Uso. Proteção e Manutenção. Solução de problemas. Referência. Obrigado

Leia mais

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2005. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2005. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Efeitos da composição em temperaturas de fusão e de ebulição Química 12º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Actividades de Projecto Laboratorial Janeiro 2005 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva

Leia mais

Procedimentos de montagem e instalação

Procedimentos de montagem e instalação Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P

Leia mais

CURSO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES EDUCAÇÃO CONTINUADA MÓDULO II E ODONTOLÓGICOS

CURSO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES EDUCAÇÃO CONTINUADA MÓDULO II E ODONTOLÓGICOS CURSO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS EDUCAÇÃO CONTINUADA MÓDULO II Autoclave Vapor saturado sob pressão Denise Demarzo Curitiba, 17 de novembro de 2010-2010 CME Uso Esterilização,

Leia mais

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções 11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome A embalagem cartonada em formato de garrafa. Apresentamos a, a embalagem cartonada com a conveniência de uma garrafa. A está chegando às gôndolas dos supermercados. É algo totalmente diferente de tudo

Leia mais

APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 PARA AUTOMATIZAR A RELAT LATICÍNIOS RENNER S/A

APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 PARA AUTOMATIZAR A RELAT LATICÍNIOS RENNER S/A APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 PARA AUTOMATIZAR A RELAT LATICÍNIOS RENNER S/A Este case apresenta a aplicação da solução Elipse E3 para controlar as diferentes etapas e equipamentos envolvidos no processo

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FADEPE/JF

FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FADEPE/JF Circular nº. 002/2015-DE Juiz de Fora, 11 junho de 2015 Da: Direção Executiva da FADEPE/JF Para: Coordenadores de Projetos geridos pela FADEPE/JF Assunto: Contratação de empresas, por meio de licitação,

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br. Consulta Pública n 15, de 10 de fevereiro de 2015 D.O.U de 11/02/2015

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br. Consulta Pública n 15, de 10 de fevereiro de 2015 D.O.U de 11/02/2015 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 15, de 10 de fevereiro de 2015 D.O.U de 11/02/2015 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 21 Medição e Regulagem do Superaquecimento e Sub-resfriamento 03/05 Neste boletim vamos abordar os procedimentos de verificação e regulagem do Superaquecimento através da válvula

Leia mais

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES INTRODUÇÃO Onaldo Souza 1 Mariah Tenório de Carvalho Souza 2 Izabele Emiliano dos Santos 3 Cereal é a denominação

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR

INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR Importador: Lamedid Comercial e Serviços Ltda. Endereço: Av. Gupê, nº 10767 Galpão 20, Bloco IV Jardim Belval Município: Barueri SP -CEP: 06422-120

Leia mais

Determinação de cloretos em produtos de origem animal por argentometria

Determinação de cloretos em produtos de origem animal por argentometria Página 1 de 9 1 Escopo Este método tem por objetivo determinar o teor de cloretos ou cloretos em NaCl de produtos de origem animal. 2 Fundamentos O ensaio fundamenta-se na reação do nitrato de prata com

Leia mais

Art. l Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Petit Suisse, conforme consta dos Anexos desta Instrução Normativa.

Art. l Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Petit Suisse, conforme consta dos Anexos desta Instrução Normativa. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2000 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer a identidade e a qualidade dos produtos de cervejaria destinados ao consumo humano;

Considerando a necessidade de estabelecer a identidade e a qualidade dos produtos de cervejaria destinados ao consumo humano; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 54, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2001 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO DO MINISTÉRIO DA

Leia mais

lubrificantes e combustíveis

lubrificantes e combustíveis lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem

Leia mais

PAC 01. Manutenção das Instalações e Equipamentos Industriais

PAC 01. Manutenção das Instalações e Equipamentos Industriais PAC 01 Página 1 de 8 PAC 01 Manutenção das Instalações e Equipamentos Industriais PAC 01 Página 2 de 8 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 28 Compressores Octagon Aplicação Sub Crítica com Dióxido de Carbono CO 2 09/08 Nesse boletim vamos abordar as instruções de operação dos compressores Octagon aplicados com o Dióxido

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor -

Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor - Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor - 53 7 - Chillers de Absorção 54 7.1 Descrição da tecnologia Um chiller de água é uma máquina que tem

Leia mais

Módulo 7 Embalagem e rótulo

Módulo 7 Embalagem e rótulo Módulo 7 Embalagem e rótulo Um empresário do mercado editorial comentou certa vez que se pudesse colocaria um pisca pisca nas capas dos livros, para destacá los nas prateleiras das livrarias. Ele como

Leia mais

7º Simpósio de Ensino de Graduação PLANO APPCC PARA O PROCESSO DE OBTENÇÃO DO RAVIÓLI DE CARNE CONGELADO

7º Simpósio de Ensino de Graduação PLANO APPCC PARA O PROCESSO DE OBTENÇÃO DO RAVIÓLI DE CARNE CONGELADO 7º Simpósio de Ensino de Graduação PLANO APPCC PARA O PROCESSO DE OBTENÇÃO DO RAVIÓLI DE CARNE CONGELADO Autor(es) SIMONE RODRIGUES DOS SANTOS Orientador(es) ANGELA DE FÁTIMA K. CORREIA 1. Introdução O

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

10. Principais Defeitos Encontrados na Panificação

10. Principais Defeitos Encontrados na Panificação 10. Principais Defeitos Encontrados na Panificação DEFEITO ASPECTO CAUSA PROCEDIMENTO a) massa dura a) ajustar a consistência da massa b) pouco descanso b) aumentar o tempo de descanso c) massa encascada

Leia mais

COMPRAR GATO POR LEBRE

COMPRAR GATO POR LEBRE PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013 POR JM CAVALO POR VACA É A VERSÃO ATUAL DE COMPRAR GATO POR LEBRE O consumo da carne de cavalo é encarado, ainda, com uma certa conotação

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

a) preparado contendo uva (fruta) correspondente a um ingrediente característico:

a) preparado contendo uva (fruta) correspondente a um ingrediente característico: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições

Leia mais

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor.

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor. Módulo IV Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas Termodinâmicas, Energia Interna, Entalpia, Calores Espercíficos c v

Leia mais

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições: Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml Tylemax Gotas Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10, 15 e 20ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO

Leia mais

MARIOL INDUSTRIAL LTDA.

MARIOL INDUSTRIAL LTDA. PARACETAMOL GOTAS Medicamento genérico Lei n 9.787 de 1999 MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Solução Oral (Gotas) 200 mg/ml PARACETAMOL paracetamol DCB: 06827 FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

USO DE ADITIVOS EMULSIFICANTE E ESTABILIZANTE

USO DE ADITIVOS EMULSIFICANTE E ESTABILIZANTE USO DE ADITIVOS EMULSIFICANTE E ESTABILIZANTE Aditivos alimentares Cerca de 3.500 aditivos estão em uso atualmente. Os aditivos para alimentos são testados e seu uso aprovado por lei (também os naturais).

Leia mais

Processamento da Congelação de Sardinha

Processamento da Congelação de Sardinha Processamento da Congelação de Sardinha 2ºAno LEAL 09/10 Disciplina de PGA Trabalho realizado por: Sara Cipriano nº20803011 Telma Cantante nº 20803047 Soraia Santos nº 20603014 Adriana Calçada nº 20803023

Leia mais

MIXER INOX. Manual de Instruções

MIXER INOX. Manual de Instruções MIXER INOX Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR?

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? ALGUMAS SUGESTÕES CURIOSIDADES: SABIAS QUE A ORIGEM DO IOGURTE No período 10.000

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho DISCIPLINA: HIGIENE OCUPACIONAL IV Aula 60 VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA Parte I da Aula 60

Leia mais