EDITAL Nº 019/2005-CMF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 019/2005-CMF"

Transcrição

1 1 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EDITAL Nº 019/2005-CMF ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO EM FILOSOFIA, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, PARA O ANO LETIVO DE O Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste, no uso das atribuições estatutárias e regimentais, considerando a Resolução nº132/2004-cepe, de 15 de julho de 2004, que aprovou o Regulamento de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste; considerando o disposto na Resolução nº 323/2004/2004-CEPE, de 20 de dezembro de 2004, que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado em Filosofia; considerando a Resolução nº 071/2004-COU, de 21 de dezembro de 2004, que aprovou a criação, a implantação do Curso de Mestrado em Filosofia; considerando a Resolução nº 072/2004-COU, de 21 de dezembro de 2004, que aprovou o impacto financeiro para a implantação do Curso de Mestrado em Filosofia; considerando o Ofício Of. /CTC/CAPES nº 241/2004, de 12 de novembro de 2004, que recomendou o Programa de Pós-Graduação em Filosofa, com área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, nível de Mestrado, TORNA PÚBLICO: 1. No período de 14 de outubro a 16 de novembro de 2005 estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Filosofia, com área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea para ingresso no ano letivo de Para as inscrições por correio, será considerado o dia 08 de novembro de 2005 como o último dia para postagem via SEDEX.

2 2 1.2 O endereço para envio é o seguinte: Unioeste - Mestrado de Filosofia - Rua da Faculdade, Jardim La Salle, Toledo PR, CEP O Candidato, ou seu representante legal, fará o pedido de inscrição no Programa em requerimento específico junto à Secretaria Acadêmica do Campus de Toledo da UNIOESTE dentro do prazo estipulado neste Edital. 2.1 O horário de atendimento da Secretaria Acadêmica é das 8h às 11h30min; das 13h30min às 17h; e das 18h30min às 22h. 3. Para a inscrição à seleção os candidatos deverão apresentar: a) Requerimento de inscrição preenchido em formulário próprio disponível por ou na página: ; b) Cópia autenticada do RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou de Casamento; c) Curriculum vitae documentado conforme modelo próprio disponível na página ; d) Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação; e) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou do Certificado de Conclusão de Curso Superior, ou Declaração de provável formando; f) Anteprojeto de dissertação, vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, contendo objetivos, justificativa, metodologia, fundamentação teórica do problema, cronograma e bibliografia (primária e secundária) pertinente; g) Uma foto 3X4 recente; h) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição. 3.1 Os diplomas dos candidatos expedidos por Instituições estrangeiras deverão estar devidamente revalidados, conforme regulamenta a Resolução CNE/CES nº 1, de 28 de janeiro de 2002, do Conselho Nacional de Educação. 4. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) e o depósito deverá ser efetuado no Banco Itaú, Agência 0316, conta corrente Não haverá isenção e nem estorno da taxa de inscrição. 5. Serão aceitas inscrições de portadores de diploma de Curso Superior de duração plena; no caso de candidatos graduandos matriculados no último ano do Curso, a inscrição poderá ser efetuada mediante a apresentação de Declaração de Matrícula, na qual conste ser o candidato um provável formando, porém a matrícula somente será efetivada com a apresentação do Certificado de Conclusão de Curso.

3 3 6. O curso de Mestrado em Filosofia, área de concentração Filosofia Moderna e Contemporânea, está organizado em duas linhas de pesquisa: 6.1 Metafísica e Conhecimento; 6.2 Ética e Filosofia Política. 7. No ato da inscrição, o candidato deverá identificar a linha de pesquisa na qual desenvolverá seu trabalho de Dissertação de Mestrado e o idioma em que prestará exame de proficiência. 8. O Curso terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais 12 meses. 9. As disciplinas serão ofertadas semestralmente, sendo o ano letivo composto por dois semestres. 10. Todo o processo de seleção será coordenado por uma Comissão que se responsabilizará pelos editais a serem expedidos e pelos demais trâmites do Processo Seletivo. 11. Para a seleção ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Filosofia, o candidato deve submeter-se a: a) Prova escrita; b) Exame de proficiência em língua estrangeira; c) Entrevista sobre o anteprojeto de dissertação e curriculum vitae. 12. No cômputo final, o peso da prova escrita é de 40 pontos, o peso do exame de proficiência em língua estrangeira é de 20 pontos e o peso da entrevista sobre o anteprojeto de dissertação e curriculum vitae é de 40 pontos A avaliação do curriculum vitae e a entrevista será feita conforme o gabarito do Anexo I do presente Edital O cômputo final dos resultados será efetuado segundo o gabarito do Anexo II do presente Edital. 13. O processo seletivo é constituído por etapas eliminatórias e classificatórias.

4 A prova escrita e o exame de proficiência em língua estrangeira são de caráter eliminatório A nota mínima para aprovação da prova escrita é 70 e a do exame de proficiência é O exame de proficiência em língua estrangeira será realizado no dia 21 de novembro, das 09h30min às 11h30min, e a prova escrita será realizada no mesmo dia no período das 14h às 17h Somente serão corrigidos os exames de proficiência em língua estrangeira dos candidatos aprovados na prova escrita. 15. A prova escrita versará sobre uma obra de um filósofo relacionado à linha de pesquisa à qual está vinculado seu anteprojeto de dissertação, sorteado no dia da prova. 16. Os autores e as obras que serão objeto de exame em cada linha de pesquisa são os seguintes: a) Linha de Pesquisa Metafísica e Conhecimento: - René Descartes: Meditações Metafísicas (I a III) - Immanuel Kant: Prolegômenos a toda Metafísica Futura - Friedrich Nietzsche: Além de Bem e Mal b) Linha de Pesquisa Ética e Filosofia Política: - Nicolau Maquiavel: O Príncipe - Thomas Hobbes: Leviatã (parte I) - Karl-Otto Apel: Teoria da Verdade e Ética do Discurso (parte II) 16.1 Será permitido o uso da obra objeto da avaliação, a qual deverá ser providenciada pelo próprio candidato. 17. O exame de proficiência em língua estrangeira consistirá na tradução e/ou interpretação de texto em um dos seguintes idiomas: inglês, alemão, italiano, francês Será permitido o uso de dicionário, o qual deverá ser providenciado pelo próprio candidato.

5 5 18. Os candidatos aprovados nas duas etapas anteriores serão submetidos à entrevista sobre o anteprojeto de dissertação e curriculum vitae nos dias 25 e 26 de novembro de 2005 em horário e local a ser determinado pela Comissão de Seleção. 19. A Comissão de Seleção divulgará em Edital a relação dos aprovados em cada etapa com o resultado obtido e ao final a relação dos 10 classificados com direito à matrícula no Programa Serão convocados para a matrícula os aprovados na ordem de classificação até o preenchimento das 10 vagas do Programa. 20. O anteprojeto de pesquisa deverá ser entregue obrigatoriamente no ato da inscrição, e elaborado de acordo com as normas da ABNT, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, margens 2,5 cm, devendo constar os seguintes itens: 20.1 Capa com uma página contendo dados de identificação (Título do Projeto, Nome do Candidato, Linha de Pesquisa na qual se insere), e um resumo de até 15 linhas O corpo do anteprojeto de pesquisa deverá ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) laudas (excluídas deste número as páginas dedicadas à indicação bibliográfica), obedecendo à seguinte disposição: - Título do projeto; - Objetivos; - Justificativa; - Metodologia; - Fundamentação teórica do problema; - Cronograma; - Bibliografia (primária e secundária) O anteprojeto de pesquisa e o Curriculum Vitae deverão ser apresentados, obrigatoriamente, em língua portuguesa. 21. Terá direito à matrícula o candidato aprovado nas 3 (três) etapas do processo de seleção, até o limite de 10 (dez) vagas.

6 6 22. O aluno deverá integralizar um mínimo de 42 créditos, distribuídos da seguinte forma: 16 créditos em Tutoria (orientação individual de pesquisa); 04 créditos em disciplinas obrigatórias; 08 créditos em disciplinas optativas da Linha de Pesquisa em que se enquadra a dissertação; 04 créditos em disciplinas optativas de livre escolha; 10 créditos atribuídos à defesa da dissertação. 23. Os créditos obtidos em disciplinas de pós-graduação stricto sensu cursadas pelo candidato em programas reconhecidos pela CAPES de outras instituições poderão ser convalidados pelo Colegiado do Curso até o limite de 30% (trinta por cento) do total de créditos exigidos em disciplinas. 24. O Programa prevê a possibilidade de matrícula de alunos especiais A Inscrição é feita em formulário próprio disponível por ou na página A seleção dos alunos especiais será realizada pelos professores das disciplinas ofertadas; 24.3 A matrícula dos alunos especiais será por disciplina sendo de, no máximo, três em cada disciplina ofertada O candidato poderá inscrever-se em até duas disciplinas, mas a matrícula será autorizada em apenas uma disciplina A chamada para inscrições para alunos especiais será feita por Edital após a publicação dos aprovados para matrícula no Programa O valor da taxa de inscrição para aluno especial para a seleção dos candidatos que ingressarão no primeiro semestre de 2006 será de R$ 40,00 (quarenta reais). 25. O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Filosofia, com área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, obedecerá ao seguinte cronograma:

7 7 Inscrições para Seleção: 14 de outubro a 16 de novembro de 2005; Inscrições por correio, via SEDEX (data final para postagem): 08 de novembro de 2005; Publicação do Edital de Homologação de Inscrições para Seleção: 18 de novembro de 2005; Realização da Prova Escrita: 21 de novembro de 2005; Publicação do Edital com resultado da Prova Escrita: 23 de novembro de 2005; Exame de proficiência em língua estrangeira: 21 de novembro de 2005; Publicação do Edital com o resultado do exame de proficiência em língua estrangeira: 24 de novembro de 2005; Entrevista: 25 e 26 de novembro de 2005; Publicação do Edital dos candidatos classificados: 28 de novembro de 2005; Inscrições para seleção de alunos especiais: 29 e 30 de novembro de 2005; Seleção dos candidatos a aluno especial: 02 de dezembro de 2005; Publicação do Edital dos selecionados para alunos especiais: 05 de dezembro de 2005; Matrícula dos Aprovados: 08 de dezembro de 2005; 26. Não caberá recurso por parte do candidato em nenhuma das etapas do presente processo de seleção. 27. Informações poderão ser obtidas pelo telefone (45) , das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, pela página eletrônica ou pelo Toledo, 01 de julho de PROF. Dr. JOSÉ LUIZ AMES Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Universidade Federal do Ceará Instituto de Cultura e Arte Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado

Leia mais

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO.

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO Edital 002/2015 MESTRADO VAGAS REMANESCENTES O Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. /05 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 06. PREÂMBULO.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 Processo seletivo de candidatos para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Direito,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR E D I T A L EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSal, no uso de suas atribuições,

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM DIREITO TURMA 2016

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM DIREITO TURMA 2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO EM DIREITO S E L E Ç Ã O DA 1ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE

Leia mais

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL.

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. A Universidade Federal do Pará, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO

Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO E DOUTORADO Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO A Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

EDITAL 002/2015 Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu /Mestrado em Produção Vegeta 1- DADOS DO PROGRAMA 1.1- Programa 1.2- Área de Concentração

EDITAL 002/2015 Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu /Mestrado em Produção Vegeta 1- DADOS DO PROGRAMA 1.1- Programa 1.2- Área de Concentração EDITAL 002/2015 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UniRV-Universidade de Rio Verde, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Regimento do Programa, torna público o processo de seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PÓS nº 248/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 A Coordenadora do, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES EDITAL N.º 04/2015 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes das diferentes áreas para atuação no ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul. O Reitor da Universidade

Leia mais

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição.

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 048/2014 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE MESTRADO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

EDITAL Nº 07/2014. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado

EDITAL Nº 07/2014. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado EDITAL Nº 07/2014 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado 2015 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná,

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente.

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S E L E Ç Ã O D A 8 ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE

Leia mais

EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO

EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público o presente edital de seleção de professoras

Leia mais

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma)

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG) da Escola de Farmácia da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 02/2009

UNIVERSIDADE POSITIVO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 02/2009 UNIVERSIDADE POSITIVO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 02/2009 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2015 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente.

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente. EDITAL PROEPE/PROAP 21/2014 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (Tutor

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL Nº 091/2006-GRE

EDITAL Nº 091/2006-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 091/2006-GRE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SE- LEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ZOOTECNIA NÍVEL DE MESTRADO, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Área de Concentração: Física

Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Área de Concentração: Física Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Área de Concentração: Física MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2010 EDITAL 14/2009. Informações adicionais

Leia mais

Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA

Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA VAGAS REMANESCENTES Ano Letivo de 2016 O Programa de Mestrado em Gestão de Negócios torna público o edital de

Leia mais

Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015

Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015 Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA CHAMADA INTERNA N. 01-2009 PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DOCENTES ESTÁVEIS DA UFMA

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ,, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

10. O início do período letivo será no dia 07/02/2008.

10. O início do período letivo será no dia 07/02/2008. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ EDITAL PRPPG Nº 005/2007 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM DENTÍSTICA COM ÊNFASE EM PREVENÇÃO A Reitora da Universidade Norte do Paraná

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL 1. PREÂMBULO 1.1. A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 Dispõe sobre a Seleção de Pessoal, para atuar junto ao quadro de funcionários da UNOESC/Joaçaba. A Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, mantida pela Fundação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL PROPESQ. N.001-10/MARÇO/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL PROPESQ. N.001-10/MARÇO/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU em Educação Matemática: Formação Pedagógica para o Ensino em Matemática EDITAL PROPESQ.

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO N.º / 2015

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO N.º / 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi - 60740-000 Fortaleza-Ceará-Brasil Fone (Fax): (085) 3101-9924

Leia mais

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO 2015 ALUNO REGULAR

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO 2015 ALUNO REGULAR Universidade Federal de Pelotas Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Mestrado EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO 2015

Leia mais

EDITAL Nº 60 /Unoesc/2011

EDITAL Nº 60 /Unoesc/2011 EDITAL Nº 60 /Unoesc/2011 Dispõe sobre processo de seleção externa de funcionários técnico-administrativos para atuarem na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, na Unoesc Campus de Joaçaba.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO

Leia mais

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação.

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação. EDITAL PROEPE/PROAP 18/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014.

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ

E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ De ordem do Sr. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PARA OS CURSOS

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO ACADEMICO E MESTRADO PROFISSIONAL 1º SEMESTRE DE 2016 VAGAS REMANESCENTES Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

I Das Vagas e Bolsas Serão oferecidas 19 vagas distribuídas pelos docentes orientadores do Programa, conforme tabela abaixo:

I Das Vagas e Bolsas Serão oferecidas 19 vagas distribuídas pelos docentes orientadores do Programa, conforme tabela abaixo: Processo Seletivo 1/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica Nível Mestrado Edital Nº 01/2015 - Processo Seletivo 2015 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo:

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo: EDITAL Nº 018/2015 SELEÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES UNICESUMAR/2016 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO - EACH/USP EDITAL EACH/CPG04/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO 1. Da

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen I.P.M.M.I. INSTITUTO DAS PEQUENAS MISSIONÁRIAS DE MARIA IMACULADA Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen EDITAL DE NORMAS DO CONCURSO 2016 DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA Comissão de Residência

Leia mais