Curso Temático Intensivo 1 - Gestão da qualidade nos sistemas de formação profissional e de desenvolvimento de competências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Temático Intensivo 1 - Gestão da qualidade nos sistemas de formação profissional e de desenvolvimento de competências"

Transcrição

1 Curso Temático Intensivo 1 - Gestão da qualidade nos sistemas de formação profissional e de desenvolvimento de competências O programa do curso sobre a qualidade no desenvolvimento de competências irá analisar os desafios associados com a definição, acompanhamento e manutenção da qualidade em sistemas, programas e instituições de EFTP e de desenvolvimento de competências. Dentro de um âmbito tão amplo, o programa irá analisar a forma como a qualidade é definida, por que razão a qualidade é importante nos sistemas de competências e que estratégias podem ser implementadas para assegurar e, em última instância, melhorar a qualidade. O programa irá igualmente considerar vários indicadores usados para medir a qualidade a nível do sistema e das instituições, e irá rever os principais elementos das disposições institucionais e de governança usadas no monitoramento e controlo da qualidade. O programa irá analisar exemplos de países desenvolvidos e em desenvolvimento e irá fornecer panoramas detalhados de vários sistemas nacionais. O programa contará com os conhecimentos individuais dos participantes que têm uma vasta experiência em matéria de garantia de qualidade em vários países do mundo.

2 Curso Temático Intensivo 2 - Orientação Profissional Existe atualmente uma procura crescente para maior acesso à orientação profissional. Tal resulta do facto de que muitos países enfrentam desafios relacionados com disparidades, reais ou apercebidas, entre a oferta e a procura no mercado de trabalho e em termos de prestação de apoio adequado ao emprego para os trabalhadores confrontados com mudanças a meio do seu percurso profissional. Este curso temático intensivo oferece a oportunidade de analisar as abordagens atuais em termos de orientação profissional, assim como o potencial papel das instituições de ensino e dos serviços públicos de emprego e as ligações existentes entre eles. Através de uma combinação de breves apresentações técnicas, trabalho e discussão interativa em grupo, serão ponderadas as seguintes questões: ajudar o indivíduo a desenvolver competências para que possa fazer escolhas de carreira mediadas por ele próprio, implicações ao nível das políticas, vários modelos de prestação de apoio, e a importância de uma informação sólida sobre o mercado de trabalho e o emprego. No final do curso, os participantes terão adquirido uma maior compreensão sobre: O que entendemos por Orientação Profissional? Por que é importante? O novo paradigma de Orientação Profissional Elementos fundamentais da Orientação Profissional A relação entre Orientação Profissional e a Formação e Educação Técnica e Profissional (EFTP) O papel dos Serviços Públicos de Emprego (SPE) na Orientação Profissional / aconselhamento Como a orientação profissional contribui para a aprendizagem ao longo da vida Os modelos de prestação de serviços de apoio para o aconselhamento profissional através de SPE na gestão da transição para o trabalho Este curso irá igualmente analisar as implicações a nível das políticas, relacionadas com a prestação de serviços de Orientação Profissional, traduzidas em termos práticos através de um pequeno exercício em grupo.

3 Curso Temático Intensivo 3 - Competências para a economia rural O objetivo deste curso é analisar as características do emprego e da aquisição de competências no contexto rural, assim como os constrangimentos ao desenvolvimento de competências e do emprego rural, e a forma de os ultrapassar. O curso representa igualmente uma oportunidade para os participantes e os facilitadores partilharem boas práticas em termos de apoio ao desenvolvimento de competências e do trabalho digno nas comunidades rurais, contribuindo igualmente para uma maior geração de rendimentos e para o uso de práticas de desenvolvimento sustentáveis a nível ambiental. Este curso irá examinar os desafios e as oportunidades de promoção das competências das populações rurais, de modo a melhorar o seu acesso ao emprego e a rendimentos mais elevados. A qualidade da formação atualmente disponível para as populações rurais é, muitas vezes, inadequada. As raparigas e as mulheres das zonas rurais enfrentam desafios particulares em termos de acesso à educação e à formação: ausência de qualificação dos professores e formadores, desatualização do equipamento e da tecnologia, desadequação dos métodos de ensino relativamente aos contextos rurais. A formação levada a cabo fora do sistema formal de formação é frequentemente a fonte de formação mais importante em termos de aquisição de competências. As populações rurais enfrentam grandes desafios para conseguirem obter formação que seja relevante para as condições da economia local. Este curso irá debruçar-se sobre como levar formação de qualidade junto das comunidades rurais, procurando ajudá-las a sair de uma agricultura de subsistência em direção a atividades, ligadas ou não ao trabalho agrícola, que geram rendimentos mais elevados. No início deste curso será realizada uma análise dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais na procura de emprego remunerado e dos constrangimentos relacionados com a aprendizagem das competências. Após esta análise, será efetuado um trabalho de grupo interativo para avaliar estes desafios e constrangimentos. O programa da OIT Formação para o Empoderamento Económico Rural (Training for Rural Economic Empowerment TREE) será apresentado e discutido como um método para promover a aprendizagem das competências nas comunidades rurais e para estabelecer a ligação entre esta formação e as cadeias de valor rurais, de forma a alcançar um emprego mais produtivo. A experiência da AFD em matéria de competências para a economia rural será destacada através de diferentes tipos de estudos sobre países.

4 Curso Temático Intensivo 4 Experiências na conceção e implementação dos Sistemas Nacionais de Qualificações Nas últimas décadas, os responsáveis pela área da Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) e do emprego em cada país assinalaram questões muito semelhantes relativas a: Inadequação entre a oferta e a demanda de competências; Melhoria da coordenação entre os vários subsistemas de formação; Como assegurar mecanismos de aprendizagem ao longo da vida; ou Mobilidade dos cidadãos, trabalhadores e estudantes para além das fronteiras nacionais. Estas questões ou desafios foram apresentados de forma recorrente nas reflexões feitas pelas autoridades públicas, trabalhadores sociais e meios de comunicação. Cada país procurou dar a melhor resposta possível partindo dos seus recursos, das suas possibilidades, do seu contexto de desenvolvimento e estratégias específicas. A criação programada ou espontânea de um Sistema Nacional de Qualificações deu resposta a uma grande parte destes desafios, transcendendo as respostas tradicionais para os subsistemas de EFTP. No curso temático intensivo, tentaremos analisar, com base na experiência prática de diferentes países e regiões, a conceção e construção de um sistema nacional de qualificações em resposta às questões e aos desafios mencionados anteriormente. Iremos analisar os processos conduzidos para identificar as melhores práticas que podem ajudar atores e implementadores de sistemas de EFTP e de emprego a melhorar as respostas aos seus desafios, recorrendo a uma abordagem prática e a um espírito de crítica e análise construtivas.

5 Curso Temático Intensivo 5 Desenvolvimento de Competências para o empreendedorismo O principal objetivo deste curso é apoiar a criação de emprego para os jovens, apoiando o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo jovem. Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de explicar melhor as razões pelas quais o empreendedorismo jovem deve ser tido em consideração enquanto componente dos programas de emprego jovem, e descrever as principais opções políticas para a conceção das componentes em termos de competências no âmbito dos programas de apoio ao empreendedorismo jovem. O curso irá debruçar-se sobre como integrar competências para o empreendedorismo jovem num Programa de Emprego Jovem. Há um reconhecimento crescente da parte dos governos de que, em muitos países, os empregos para os jovens são escassos e que o empreendedorismo jovem se revela uma estratégia importante para a integração de mulheres e homens jovens nos mercados de trabalho. No entanto, o empreendedorismo jovem tem suas próprias dimensões específicas quando comparado ao empreendedorismo em geral. Devido à limitação de recursos, à pouca experiência de vida e de trabalho, entre outros desafios, as mulheres e os homens jovens enfrentam mais barreiras na implementação de empresas start-up do que os empreendedores mais velhos. Este ano, o curso sobre empreendedorismo jovem irá abordar alguns dos diferentes desafios enfrentados por jovens mulheres e homens empreendedores e olhar para a importância de desenvolver competências relevantes para o empreendedorismo jovem. O curso irá também olhar para o papel da educação para o empreendedorismo na criação da próxima geração de jovens empreendedores, recorrendo ao pacote da OIT Know About Business e a exemplos da sua implementação em curso em vários países. Serão feitos esforços junto dos governos e do setor privado no sentido de apoiar o empreendedorismo jovem através de uma combinação de serviços de formação, aconselhamento, coaching e mentoring. Este curso contará com uma série de métodos, incluindo apresentações, estudos de caso, exercícios em grupo e outras metodologias participativas.

6 Curso Temático Intensivo 6 - Gestão de instituições de formação Introdução: O papel fundamental desempenhado pelas instituições de formação no processo de desenvolvimento da economia e dos indivíduos exige que os responsáveis pela implementação da formação procurem constantemente identificar os desafios consideráveis existentes. Gerir uma instituição de formação não se limita unicamente à gestão diária das tarefas correntes; implica ter de se confrontar, mais do que qualquer outra instituição educacional, com as tendências gerais que caracterizam a formação de adultos no país, e implica também dominar um conjunto de elementos que estão em permanente reação entre si, para fazer face às constantes mudanças internas e externas e adaptar-se a elas. Os diretores e dirigentes responsáveis por estas instituições devem conciliar estes problemas contraditórios: - Satisfazer as necessidades e expectativas dos ambientes económicos e políticos; - Satisfazer as exigências crescentes do público; - Adaptar as propostas e os conteúdos de formação às exigências locais; - Obter recursos financeiros para atender a todas essas expectativas. Será também necessário ter em consideração que as instituições de formação profissional dão o seu contributo em função: - do nível dos seus alunos; - das suas qualificações, que dependem consideravelmente do conteúdo dos programas de formação; - da capacidade dos quadros da instituição de formação, dos quais depende a qualidade dos programas. Os principais eixos: Uma abordagem concreta dos problemas enfrentados pelos dirigentes da instituição, em particular no que diz respeito: - aos desafios da formação e os seus impactos; - às respostas práticas para assegurar o desenvolvimento das estruturas e das pessoas; - os desafios de autonomia dos centros e o seu financiamento. As ferramentas a serem implementadas para fazer face às necessidades e às mudanças e, em particular, os instrumentos de avaliação para: - monitorizar as atividades de gestão e formação; - monitorizar a qualidade e eficiência; - a inovação, enquanto fonte de desenvolvimento e de progresso em direção ao futuro. Objetivo do curso: - Desenvolver reflexões sobre questões estruturantes; - Ter um feedback das experiências sobre realizações locais; - Analisar as boas práticas. O curso de formação visa primeiramente contribuir para o enriquecimento da reflexão sobre questões relacionadas com a formação e, mais especificamente, sobre questões

7 relativas à forma como a formação é realizada e, sobretudo, enquanto forma de reforçar as competências do pessoal envolvido na gestão das instituições de formação. Conteúdo de base: - Educação e formação: alguns objetivos - Rentabilidade interna e externa de uma instituição de formação profissional e adaptabilidade da formação profissional às necessidades do mercado de trabalho - Importância da política pública - Melhoria da gestão dos centros de formação - Identificação e resolução de problemas relevantes - Tornar os sistemas de formação bem-sucedidos - Reforçar a eficiência dos sistemas de formação Módulos de formação: - Desafios internos e externos dos centros de formação - Planeamento: antecipar a mudança - Organizar as estruturas de formação - Gestão dos recursos humanos - Monitoramento e avaliação dos desempenhos - Qualidade e melhoria contínua nos centros de formação

8 Curso Temático Intensivo 7 - Formação com base nas competências e Formação com base nos processos de trabalho O objetivo do Curso Temático Intensivo 7 é oferecer formação relevante para as necessidades do mercado de trabalho, sendo que a participação dos empregadores no desenvolvimento de conteúdos de formação é extremamente importante. A apresentação sobre formação baseada nas competências incidirá sobre os fatores que influenciam as metas curriculares nacionais de Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) em termos de políticas nacionais de EFTP, das decisões tomadas sobre o planeamento da formação, da recolha e análise de dados relacionados com a formação, da recolha e análise de dados relacionados com a comunidade (informações sobre o mercado de trabalho), da participação das partes interessadas, das parcerias a nível do comércio e indústria e da definição dos conteúdos dos curricula usando o processo DACUM. A discussão irá envolver exercícios sobre o desenvolvimento de conteúdos para cursos de formação usando o processo DACUM, através da análise de deveres e de tarefas. A apresentação sobre formação baseada na atividade profissional incidirá sobre o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem de qualidade através do desenvolvimento sistemático de ferramentas de formação baseada na atividade profissional. O grupo de trabalho irá incluir exercícios sobre o desenvolvimento de conteúdos de formação para promover aprendizagens de qualidade, utilizando ferramentas de análise ligadas à atividade profissional e empresarial num exemplo prático relativo a uma situação de aprendizagem em marketing.

9 Curso Temático Intensivo 8 - Monitoramento e avaliação da formação O principal objetivo deste curso é apreender as principais questões e metodologias para a elaboração de um mecanismo de avaliação de resultados, impactos e efeitos dos mecanismos de formação. Em segundo lugar, procura-se esclarecer um conjunto de conceitos e definições para torná-los operacionais dentro de um coletivo de trabalho. No final deste curso, os participantes serão capazes de: 1. Identificar os desafios de um mecanismo de avaliação. 2. Identificar as partes interessadas. 3. Identificar os atores da avaliação. 4. Situar a avaliação dentro do ciclo de um projeto. 5. Definir a função de avaliação no âmbito da cadeia de criação de valor. 6. Conceber as suas linhas gerais e organizar as suas fases de implementação. 7. Seguir as metodologias mais adequadas à situação. Matriz das metodologias: Domínios 4 níveis de avaliação O formando A ação O mecanis mo A política de formação Documentos Provas e testes 1 Porquê avaliar, com que consequências? Por observação 2 Quem será avaliado? e medida 3 Qual a concertação? Por resultado* 4 Quem será o avaliador? Por efeito* 5 Quando e como? (nomeadamente 6 Com que metodologia: quantitativa, qualitativa, o desempenho) participativa ou diretiva, por simulação ou em situação real, Por impacto* aferida ou não Lições aprendidas * Sobre a pessoa, o trabalho, a empresa, a comunidade, a sociedade O curso irá abordar: As questões relativas à avaliação e aos seus atores As fases e os tempos de avaliação As técnicas e metodologias As ligações com os mecanismos de qualidade e os modelos de monitorização e avaliação A medição dos resultados, efeitos e impactos A apreciação da eficiência e da eficácia.

10 Curso Temático Intensivo 9 Promover sistemas de aprendizagem dual de qualidade Depois de um período de interesse decrescente em relação aos sistemas de aprendizagem a nível internacional, a crise agravada mundial do emprego jovem trouxe a aprendizagem de volta à agenda política. Reconhece-se que os países com sistemas de aprendizagem bem implementados tendem a gerir melhor as transições dos jovens da escola para o trabalho, e apresentam rácios mais baixos da taxa de desemprego jovem e da taxa de desemprego adulto. No entanto, a "exportação" dos sistemas de aprendizagem para os países em desenvolvimento não foi, em muitos casos, bemsucedida e, assim, as dúvidas sobre a possibilidade de transferência dos sistemas de aprendizagem de sucesso persistem na comunidade internacional que se dedica ao desenvolvimento de competências. Por essa razão, serão apresentados, discutidos e postos em prática neste curso os elementos-chave para a conceção de aprendizagem de qualidade, de modo que, no final do curso, os participantes terão um conjunto de ferramentas práticas que poderão usar posteriormente. O Curso Temático Intensivo 9, de dois dias, sobre a promoção de sistemas de aprendizagem de qualidade irá fornecer definições, possibilitar discussões, apresentar estudos de caso e envolver os participantes em dramatizações e exercícios sobre como desenhar sistemas de aprendizagem de qualidade através do diálogo social, como dar sugestões para uma clara divisão de papéis e responsabilidades para os diferentes atores, como financiar sistemas de aprendizagem e como estabelecer um quadro jurídico para a aprendizagem de qualidade. Tal será feito com base na Recomendação 195 da OIT, no Relatório V da CIT: Competências para a melhoria da produtividade, o crescimento do emprego e o desenvolvimento, e na Estratégia de Formação do G20 para uma força de trabalho qualificada para um crescimento forte, sustentável e equilibrado, elaborada pela OIT.

11 Curso Temático Intensivo 10 - Financiamento da formação O financiamento da educação e formação técnico-profissional é de capital intensivo; como tal, na maioria dos países em desenvolvimento, o financiamento tem sido em grande medida da responsabilidade do governo, com o recurso a acordos de financiamento partilhado realizados com outras partes interessadas a um custo mínimo. Enquanto o custo com a provisão de uma educação e formação de qualidade continua a aumentar, a alocação orçamental em alguns países tem vindo a diminuir devido a outras prioridades concorrentes. O Curso Temático Intensivo, de dois dias, sobre financiamento da formação envolverá discussão, estudos de caso e exercícios sobre quem deve pagar a formação nos respetivos países de origem dos participantes, as fontes únicas e múltiplas de financiamento, as suas vantagens e desvantagens, a prestação de contas relativamente aos fundos, a gestão e a governança, e as implicações políticas de financiar a formação em conformidade com a Recomendação 195 e o Relatório V: Competências para a melhoria da produtividade, o crescimento do emprego e o desenvolvimento, ambos da OIT.

12 Curso Temático Intensivo 11 - Antecipação das necessidades de formação O principal objetivo deste Curso Temático Intensivo de dois dias é ajudar os participantes a compreender a importância central de identificar as necessidades atuais e futuras em matéria de competências e os desequilíbrios do mercado de trabalho num quadro político mais abrangente, bem como a adquirir conhecimentos básicos sobre como abordar esta temática. Após a conclusão do curso, os participantes terão uma boa compreensão dos fatores de mudança que produzem impacto na procura em termos de competências, e irão perceber por que razão ocorrem desequilíbrios no mercado de trabalho e quais são as suas consequências (o Porquê?). O curso irá ajudar a compreender os marcos fundamentais, as perguntas, os objetivos, os beneficiários e grupos-alvo relativamente à antecipação das necessidades de competências para o mercado de trabalho (O quê? e Quem?). Os participantes irão adquirir conhecimentos sobre métodos quantitativos e qualitativos, e sobre as ferramentas da OIT que podem ser usadas na antecipação das necessidades de competências e a sua adequação entre a oferta e a procura no mercado de trabalho (o Como?). O sistema de identificação precoce das necessidades de competências será tratado num contexto mais amplo de recolha de informações sobre o mercado de trabalho, e os quadros institucionais relacionados. Os participantes serão incentivados a refletir sobre a situação nos seus próprios países e a discuti-la com os outros participantes. O curso abordará: as principais questões conceptuais relativas à antecipação das necessidades de competências para o mercado de trabalho e como parte das estratégias nacionais e/ou setoriais; métodos de antecipação das necessidades de competências a nível nacional, subnacional e setorial, uso de informações sobre o mercado de trabalho para a antecipação e adequação das competências; abordagens institucionais propícias à antecipação e adequação das competências, incluindo as abordagens setoriais. O curso contará com uma variedade de métodos, incluindo apresentações, exemplos de países, estudos de caso, ferramentas de partilha, trabalho em grupo e outras metodologias participativas.

13 Curso Temático Intensivo 12 - Governança e coordenação no desenvolvimento de competências O desenvolvimento de competências é fundamental, tanto para as pessoas como para a economia. No entanto, ele apenas funcionará de forma eficiente se o sistema de competências for gerido de forma adequada. Este curso interessante, moderado pelo mesmo tutor nos últimos 4 anos, vai ajudar todos os decisores políticos e profissionais que desejem assegurar uma abordagem coerente e articulada relativa às competências, de forma a garantir melhores resultados para as pessoas e para a economia. O curso irá conjugar apresentações, discussões e ações de aprendizagem. Irá fornecer materiais, ideias, estudos de caso, referências e discussões novas e úteis. O curso começará por explicar a necessidade e os benefícios de adotar uma abordagem estratégica e integrada para a agenda de desenvolvimento de competências, chamando a atenção para as várias abordagens seguidas por organizações internacionais como a OIT, a Fundação Europeia para a Formação (FEF), o Banco Mundial e a OCDE. O curso irá propor um quadro/agenda para fazer o sistema de competências funcionar melhor e estabelecer a forma como a governança a nível da Educação e Formação Técnica e Profissional pode ser melhorada. Esta parte do curso inclui uma apresentação, uma discussão em grupo e um exercício de grupo. O curso irá depois passar em revista o processo de elaboração de políticas e o modo como a coordenação pode ser melhorada indo além dos silos políticos. O curso analisará tanto a Organização como as Ferramentas que podem promover uma coordenação mais eficaz. Após a realização de uma apresentação, haverá um exercício de grupo partindo das experiências dos países presentes na sala. A parte final do curso analisará primeiro a necessidade de melhorar a implementação e a adequação do desenvolvimento de competências no terreno, aos níveis setoriais e locais, e o que é necessário fazer para promover melhorias neste âmbito. O curso prosseguirá com uma reflexão sobre como o trabalho de parceria pode melhorar a governança das competências. Um exercício final de grupo tentará identificar o top 3 de cada participante em termos de conclusões do curso (o que aprenderam) e o que cada participante pretende fazer de diferente quando regressar ao seu país para ajudar a melhorar o desenvolvimento de competências.

14 Curso Temático Intensivo 13 - Sair da informalidade? Desenvolvimento de competências e reconhecimento da aprendizagem anterior (RAA) O objetivo deste curso é analisar as características da aquisição e reconhecimento de competências na economia informal, e como este processo pode ser melhorado de forma a promover empregos melhores. O curso será também uma oportunidade para os participantes e os facilitadores partilharem boas práticas relativamente ao apoio ao desenvolvimento de competências e ao trabalho digno na economia informal, ao reconhecimento de aprendizagem não formal e informal, bem como à saída da informalidade. No início do curso serão analisadas as características e a "importância" da economia informal, os desafios enfrentados por mulheres e homens na aquisição de melhores competências, e a questão de saber se o desenvolvimento de competências pode facilitar a transição para a formalização. Após esta análise será realizado um trabalho interativo em grupo para examinar estas questões. A metodologia da OIT sobre a Atualização da Aprendizagem Informal e as lições aprendidas com a implementação desta metodologia serão apresentadas e discutidas. Os participantes irão partilhar as suas experiências nacionais e discutir como a metodologia da OIT poderá ser adaptada ao contexto dos seus respetivos países. Por último, serão discutidas as metodologias de "Reconhecimento da Aprendizagem Anterior (RAA)" e os desafios que os países enfrentam na sua implementação. Em conjunto com os participantes, serão igualmente identificadas abordagens práticas para o RAA. Os participantes são convidados a trazer informação sobre políticas e programas nacionais relacionados com o desenvolvimento e reconhecimento de competências para a economia informal, incluindo políticas e programas destinadas à aprendizagem informal e ao RAA. A metodologia do curso será baseada no envolvimento ativo dos participantes e na partilha das suas experiências, recorrendo a uma variedade de métodos, incluindo apresentações, estudos de caso, exercícios em grupo e outras metodologias participativas.

15 Curso Temático Intensivo 14 - Parcerias público-privadas (PPP) e desenvolvimento de competências O principal objetivo deste curso temático intensivo é compreender os princípios e as oportunidades das PPP relacionadas com o desenvolvimento de competências. Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de melhor: definir e delimitar as Parcerias Público-Privadas (PPP) no ambiente de EFTP, compreender como as Parcerias Público-Privadas contribuem para o desenvolvimento de competências, ver as PPP como uma Abordagem Baseada em Competências, conhecer os diferentes tipos de Parcerias Público-Privadas, de acordo com o modelo e contexto de EFTP: Quadro legal e institucional das PPP, Custo e financiamento: partindo da perspetiva das partes interessadas (setores público e privado, empresas, PTF). O curso irá abordar: Contexto ou antecedentes de PPP de sucesso em países em desenvolvimento Abordagem setorial Papel do setor privado e o papel da administração Riscos de gestão das PPP Estatuto legal possível para a concretização de estruturas de PPP Base do modelo económico das PPP no ambiente de EFTP Questões e Opções do: Mecanismo de PPP da AFD e o seu processo de implementação Mecanismo de PPP do BMZ e o seu processo de implementação Mecanismos de PPP da ONUDI e o seu processo de implementação orientados para o desenvolvimento de competências industriais (projetos LKDF)

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva Preâmbulo A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e as práticas são concebidas para promover, tanto quanto possível, a aprendizagem de todos os alunos.

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS ENTER TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO

APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS ENTER TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO ENTER APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO Esta publicação foi adaptada pelo parceiro BEST Institut für berufsbezogene Weiterbildung

Leia mais

A PLATAFORMA PORTUGUESA PARA OS DIREITOS DAS MULHERES E A RELAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES MEMBRO REFLEXÕES E PLANEAMENTO ESTRATÉGICO - 06/12/2014

A PLATAFORMA PORTUGUESA PARA OS DIREITOS DAS MULHERES E A RELAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES MEMBRO REFLEXÕES E PLANEAMENTO ESTRATÉGICO - 06/12/2014 Construção/clarificação da IDENTIDADE DA PPDM Planeamento conjunto e definição de uma afirmação e defesa dos direitos das mulheres/humanos o Promoção da literacia sobre instrumentos internacionais dos

Leia mais

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais com Prof. Lucas Henrique da Luz Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 O que

Leia mais

SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL

SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL Workshop de Formação Marta Pinto MentorTec Escola de Comércio do Porto, 17 março 2015 O Sistema Dual na Alemanha e Áustria O fenómeno do desemprego jovem Cerca de um

Leia mais

PROJECTO DE RELATÓRIO

PROJECTO DE RELATÓRIO ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio ACP-EU/101.516/B/13 18.08.2013 PROJECTO DE RELATÓRIO sobre a cooperação Sul-Sul e a cooperação

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO Ano letivo 2013-2014 Programa de Apoio à Avaliação do Sucesso Académico DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO (Avaliação Formativa) REFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Leia mais

Apresentação do Manual de Gestão de IDI

Apresentação do Manual de Gestão de IDI Seminário Final do Projeto IDI&DNP Coimbra 31 de março Miguel Carnide - SPI Conteúdos. 1. O CONCEITO DE IDI (INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO) 2. OVERVIEW DO MANUAL 3. A NORMA NP 4457:2007 4. A

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

DESCRITOR DA PRÁTICA Sistema de Reconhecimento e Referenciação de Processos de Qualificação e de Profissionais para Entidades da Economia Social

DESCRITOR DA PRÁTICA Sistema de Reconhecimento e Referenciação de Processos de Qualificação e de Profissionais para Entidades da Economia Social ANEXO 1 - DESCRITOR DA PRÁTICA PRÁTICA para Reconhecimento e/ou referenciação Quer? Reconhecer Referenciar X É da Rede Animar? Sim Não X Entidade Responsável pela Prática: Pessoa de Contato na Entidade:

Leia mais

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A Conselho da União Europeia Bruxelas, 7 de dezembro de 2015 15071/15 SOC 711 EMPL 464 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado Geral do Conselho data: 7 de dezembro de 2015 para: Delegações n.º doc. ant.:

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes COMISSÃO EUROPEIA NOTA INFORMATIVA Estrasburgo/Bruxelas, 19 de novembro de 2013 «Erasmus+» - Perguntas mais frequentes (ver também IP/13/1110) O que é o «Erasmus+»? O «Erasmus+» é o novo programa da União

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Medida 2 CONHECIMENTO Ação 2.2 ACONSELHAMENTO Enquadramento Regulamentar Artigos do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Conselho e do Parlamento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria 2015l2017 ÍNDICE ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 ÁREAS DE AÇÃO DE MELHORIA.... 4 PLANOS DE AÇÃO DE MELHORIA.. 5 CONCLUSÃO...

Leia mais

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizou, de 30 de outubro a 1 de novembro de 2015, em Cascais, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o

Leia mais

Resumo Objetivo e Definição do problema

Resumo Objetivo e Definição do problema 1 Resumo Objetivo e Definição do problema O presente trabalho estuda o uso potencial de instrumentos que utilizam uma interação próxima entre os setores público, privado e o terceiro setor, visando aumentar

Leia mais

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Maria de Lurdes Rodrigues Em matéria de educação, em quase todo o mundo, foram definidas regras que consagram o objetivo de proporcionar a todas as crianças

Leia mais

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR Aprovado, por maioria com alterações, na Assembleia Geral Extraordinária de 12 de dezembro de 2014, após aprovação pelo Conselho Diretivo a 1

Leia mais

Together We Create Value

Together We Create Value Together We Create Value APRESENTAÇÃO DA MUNDISERVIÇOS LISBOA 2015 A história da MundiServiços carateriza-se por um percurso de inovação e de investimento na excelência dos seus serviços, assim como por

Leia mais

i9social Social Innovation Management Sobre

i9social Social Innovation Management Sobre i9social Social Innovation Management A inovação social é uma solução inovadora para um problema social, que é mais eficaz, eficiente e sustentável do que as soluções existentes, e a qual incrementa a

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Prof. Msc Milene Silva Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e críticas. Função

Leia mais

A ADEQUAÇÃO DO ENSINO ACADÉMICO ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS: O CASO DA SIMULAÇÃO EMPRESARIAL EM FINANÇAS NO ISCA-UA

A ADEQUAÇÃO DO ENSINO ACADÉMICO ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS: O CASO DA SIMULAÇÃO EMPRESARIAL EM FINANÇAS NO ISCA-UA A ADEQUAÇÃO DO ENSINO ACADÉMICO ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS: O CASO DA SIMULAÇÃO EMPRESARIAL EM FINANÇAS NO ISCA-UA Amândio Antunes Fernando Costa Joaquim Neiva Santos Apresentação 2 1. Introdução 2.

Leia mais

ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

Belém/PA, 28 de novembro de 2015.

Belém/PA, 28 de novembro de 2015. CARTA DE BELÉM Reuniram-se em Belém, Conselheiros de Educação de 24 Unidades da Federação, formando a plenária do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, que ocorreu no período de 25 a 28 de

Leia mais

Conferência Prós e Contras sobre o Setor da Construção Civil e Obras Públicas na unidade curricular de Economia e Gestão

Conferência Prós e Contras sobre o Setor da Construção Civil e Obras Públicas na unidade curricular de Economia e Gestão Conferência Prós e Contras sobre o Setor da Construção Civil e Obras Públicas na unidade curricular de Economia e Gestão Emília Malcata Rebelo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Resumo Apresentação

Leia mais

ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE

ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Fundação Minerva - Cultura - Ensino E Investigação

Leia mais

ACEF/1112/14972 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/14972 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/14972 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Leiria A.1.a. Identificação

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

PERFIL DO JOVEM EMPREENDEDOR

PERFIL DO JOVEM EMPREENDEDOR DESCRIÇÃO DOS MÓDULOS E UNIDADES DE PERFIL DO JOVEM EMPREENDEDOR UNIDADES FUNDAMENTAIS QEQ NÍVEL QNQ parceiros HORAS DE PONTOS ECVET UNIDADES GENÉRICAS NÍVEL QEQ QNQ HORAS DE APRENDIZAG EM PONTOS ECVET

Leia mais

Gabinete de Apoio à Família

Gabinete de Apoio à Família Gabinete de Apoio à Família 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do Tojal, no concelho de Loures, é caracterizada por uma complexidade de problemas inerentes ao funcionamento da família.

Leia mais

A Declaração Política de Recife sobre Recursos Humanos para a Saúde: compromissos renovados para a cobertura universal de saúde

A Declaração Política de Recife sobre Recursos Humanos para a Saúde: compromissos renovados para a cobertura universal de saúde A Declaração Política de Recife sobre Recursos Humanos para a Saúde: compromissos renovados para a cobertura universal de saúde 1. Nós, representantes dos governos que se reuniram no Recife, Brasil, de

Leia mais

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL AUTORES Andy Sutton BRE, Reino Unido TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO PARA A VERSÃO PORTUGUESA Carlos Laia CONTACTO Carlos Laia CEEETA ECO, Consultores em Energia,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Resposta à nova ambição económica Resposta à nova ambição económica 02-07-2012 Novo Modelo para o Ecossistema

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

Relatório de Investigação da Escola julho 2015

Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Microsoft Partners in Learning Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Elaborado para julho 2015 Relatório do Estudo de Este relatório apresenta os resultados dos inquéritos à equipa diretiva e

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470 ENVIO DE TEXTO de: Conselho (Emprego e Política Social) para: Conselho Europeu de Nice Nº doc. ant.:

Leia mais

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a Objetivo Planejamento do CBN 2008 Propor a Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas Antecedentes Normas nacionais devem ser: necessárias e demandadas utilizadas acordadas o mais

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E/OU INCAPACIDADES NO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAIS SÍNTESE

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E/OU INCAPACIDADES NO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAIS SÍNTESE PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E/OU INCAPACIDADES NO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAIS Contexto político SÍNTESE Os dados internacionais mostram que as pessoas com incapacidades

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Plano de ação da biblioteca escolar

Plano de ação da biblioteca escolar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA DA ENCARNÇÃO Plano de ação da biblioteca escolar 2013-2017 O plano de ação constitui-se como um documento orientador de linhas de ação estratégicas, a desenvolver num

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Boletim de notícias URBACT. Outubro - Novembro de 2011

Boletim de notícias URBACT. Outubro - Novembro de 2011 Boletim de notícias URBACT Outubro - Novembro de 2011 2 BOLETIM DE NOTÍCIAS URBACT POPULAÇÃO ENVELHECIDA, Artigo de fundo: População envelhecida: desafios para as cidades a nível dos cuidados de saúde

Leia mais

Resolução de Vilnius: melhores escolas, escolas mais saudáveis - 17 de Junho de 2009

Resolução de Vilnius: melhores escolas, escolas mais saudáveis - 17 de Junho de 2009 Resolução de Vilnius: melhores escolas, escolas mais saudáveis - 17 de Junho de 2009 Introdução Educação e Saúde partilham os mesmos objectivos. Objectivos comuns permitem que as escolas se transformem

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015 Escola EB1 João de Deus CÓD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende CÓD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 Plano de Melhoria Biénio 2013/2015 Agrupamento de Escolas de Clara

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de julho de 2013, na 1176.ª reunião dos Delegados dos Ministros)

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana

Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana Março 2015 (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP) DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

Leia mais

TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR

TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR TAFCITY Guia do Professor PAG. 1 Introdução Este guia foi concebido para ajudar os professores a utilizar o curso, planeando a sua lecionação e o modo

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO Indicações para Operacionalização 2012-2015 O Plano Anual de Atividades do Agrupamento é relevante para toda a Comunidade Educativa. Por ele se operacionalizam

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO Plano Estratégico de Melhoria 2014/2017 O Plano de Melhoria da Escola é um instrumento fundamental para potenciar o desempenho

Leia mais

O Poder das Exposições no século XXI

O Poder das Exposições no século XXI O Poder das Exposições no século XXI Identificar, descobrir e agarrar a mudança do ponto de vista dos jovens profissionais Identificar, Descobrir e agarrar a Mudança do Ponto de Vista dos Jovens Profissionais

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

Como é que os locais e os territórios podem contribuir para o estímulo à Inovação Social? Pedro Saraiva - TAGUS - Ribatejo Interior

Como é que os locais e os territórios podem contribuir para o estímulo à Inovação Social? Pedro Saraiva - TAGUS - Ribatejo Interior Como é que os locais e os territórios podem contribuir para o estímulo à Inovação Social? O que é inovação social? Podemos referir que é o desenvolvimento e implementação de novas ideias (produtos, serviços

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Indicadores de qualidade I Introdução Baseado em investigação anterior e na recolha de informação

Leia mais

Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020)

Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020) Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020) PDR 2014-2020 do Continente Eduardo Diniz Diretor do Gabinete de Planeamento e Políticas AJAP / ANPEMA

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SEÇÃO IV. MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO CAPÍTULO 33

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SEÇÃO IV. MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO CAPÍTULO 33 CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SEÇÃO IV. MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO CAPÍTULO 33 RECURSOS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO INTRODUÇÃO 33.1. A Assembléia Geral, em sua resolução

Leia mais

Referenciais da Qualidade

Referenciais da Qualidade 2008 Universidade da Madeira Grupo de Trabalho nº 4 Controlo da Qualidade Referenciais da Qualidade Raquel Sousa Vânia Joaquim Daniel Teixeira António Pedro Nunes 1 Índice 2 Introdução... 3 3 Referenciais

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Plano de Atividades 2014

Plano de Atividades 2014 ADRA PORTUGAL Plano de Atividades 2014 Rua Ilha Terceira, 3 3º 100-171 LISBOA Telefone: 213580535 Fax: 213580536 E-Mail: info@adra.org.pt Internet: www.adra.org.pt Introdução A ADRA (Associação Adventista

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA Depois da sua segunda edição em 2015, o Fórum da Cidadania está de volta no dia 28 de Maio de 2016, em local a anunciar. Esta iniciativa, promovida pelo Pelouro dos Direitos

Leia mais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais SGDP sistema de gestão do desempenho e potencial :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais ÍNDICE Competências Inovação e Criatividade

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA PROJETO APRESENTAÇÃO O projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, através do e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende possibilitar a inclusão social de jovens

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 30.4.2009 C(2009) 3177 RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO que complementa as Recomendações 2004/913/CE e 2005/162/CE no que respeita ao regime de remuneração

Leia mais

Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407

Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407 Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407 Informações sobre a Organização ARCAFAR/PA - Associação Regional das Casas Familiares Rurais

Leia mais

Linhas Gerais do Processo de Atualização do EDIC DE CABO VERDE

Linhas Gerais do Processo de Atualização do EDIC DE CABO VERDE Linhas Gerais do Processo de Atualização do EDIC DE CABO VERDE ATUALIZAÇÃO DO EDIC - ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE A INTEGRAÇÃO DO COMÉRCIO DE CABO VERDE CONVITE / CONCURSO I. ENQUADRAMENTO Cabo Verde é beneficiário

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 REDE RURAL NACIONAL

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 REDE RURAL NACIONAL Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 REDE RURAL NACIONAL Rede Rural Nacional 1. Procedimento e Cronograma A RRN foi criada em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 66/2009, de 20 de Março.

Leia mais

NCE/09/02087 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/02087 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/02087 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Santarém 1.a. Descrição

Leia mais

Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI

Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI Projecto GAPI 2.0 Universidade de Aveiro, 19 de Fevereiro de 2010 João M. Alves da Cunha Introdução Modelo de Interacções em cadeia Innovation

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PROGRAMA OPERACIONAL DA 2014-2020 (MADEIRA 14-20) EIXO PRIORITÁRIO 3 Reforçar a Competitividade das Empresas PRIORIDADE DE INVESTIMENTO (PI) 3.b Desenvolvimento

Leia mais

Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais

Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais Estudo 2015 Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais OPBPL Novembro de 2009 e Março de 2015 http://opbpl.cies.iscte-iul.pt O OPBPL

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24 CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24 AÇÃO MUNDIAL PELA MULHER, COM VISTAS A UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EQÜITATIVO Base para a ação ÁREA DE PROGRAMAS 24.1.

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 Bureau Internacional do Trabalho 1 Ratificação Como são utilizadas as Normas Internacionais do Trabalho?

Leia mais