Estruturas de Gerencimento de Riscos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estruturas de Gerencimento de Riscos"

Transcrição

1 Risco Operacional O Banco CNHI Capital trabalha de forma a atender a Resolução do Conselho Monetário Nacional 3.380, de 29 de junho de 2006, que dispõe sobre a implementação de estrutura para gerenciamento do Risco Operacional, e todas as regulamentações do Banco Central referente ao assunto. O Banco CNHI Capital reconhece e gerencia o Risco Operacional de forma a abranger toda a instituição e colaboradores, considerando seus processos, atividades, sistemas, produtos e estrutura física. O objetivo da gestão de Risco Operacional é a avaliação ponderada e constante da exposição ao risco, sendo de suma importância ser tratada como parte da gestão corporativa. Dentro dos princípios de risco operacional, deve haver o envolvimento dos gestores das áreas em todos os níveis da organização, já que todos são responsáveis por avaliar, mitigar e controlar os riscos. Todos os funcionários do Banco CNHI Capital são responsáveis pela identificação e registro das ocorrências que impliquem em perdas financeiras. Ressalta-se que o Banco CNHI Capital trabalha sempre de forma a garantir o alinhamento de sua estrutura de gerenciamento do risco operacional ao disposto na Resolução CMN Objetivos da área de Risco Operacional A área de Risco Operacional dispõe de ferramentas indispensáveis para os processos de tomada de decisão. O Banco CNHI Capital tem como responsabilidade identificar a exposição ao risco e determinar o nível de tolerância na condução dos seus negócios. Os objetivos da área de Risco Operacional em 2015 foram direcionados à identificação detalhada, avaliação criteriosa dos riscos, revisão, mensuração, consolidação e reporte à Alta Administração, atuando sobre as oportunidades existentes e adotando medidas de controle preventivas, possibilitando mitigar os fatores que direta ou indiretamente venham afetar os negócios do banco. Em 2015 buscou-se novas maneiras de manter reforçada a importância da cultura de riscos e controles para a organização utilizando, entre outras formas, as ferramentas de divulgação interna que abrangessem todos os funcionários em todos os níveis hierárquicos. Percebe-se que as áreas gerenciam com mais eficiência seus riscos e aprimoram o reporte ao longo do ano. O esforço da Área de Risco Operacional persevera em disseminar a importância do gerenciamento de riscos 2.0 Definição e Gestão de Risco Operacional Segundo a Resolução CMN 3380, o Risco Operacional é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Esta definição inclui o Risco Legal associado à inadequação ou

2 deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão do descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição. O Comitê da Basiléia apresenta as principais causas de perdas operacionais: Fraudes internas e externas Demandas trabalhistas e segurança deficiente do local de trabalho Práticas inadequadas relativas a clientes, produtos e serviços Danos a ativos físicos próprios ou em uso pela instituição Eventos que acarretem a interrupção das atividades da instituição Falhas em sistemas de tecnologia da informação Falhas na execução, cumprimentos de prazos e gerenciamento das atividades. O gerenciamento do risco operacional adequado está diretamente relacionado ao conhecimento dos processos existentes na instituição. Todos os processos críticos devem ter seus riscos operacionais identificados, avaliados, monitorados e controlados. O estabelecimento de controles internos é fundamental para a gestão eficiente do risco operacional e é um dos alicerces para a atividade bancária sólida e segura. Quando bem definidos e implementados, os controles internos auxiliam a instituição financeira a resguardar seus recursos, minimizando o risco de grandes perdas operacionais. Além disso, um efetivo sistema de controles reduz a probabilidade de erros humanos e irregularidades em processos e sistemas. 3.0 Política de Risco Operacional A política do Banco CNHI Capital define o conjunto de metodologias, procedimentos e instrumentos aplicados no controle permanente dos processos internos, a fim de garantir o adequado gerenciamento dos riscos de acordo com a complexidade do negócio da instituição. A Política de Risco Operacional, aprovada e revisada anualmente pela Gestão de Controles Internos e Diretoria da instituição visam garantir a efetividade do modelo de gerenciamento. Essas políticas, aderentes ao preconizado no Comitê de Basiléia e aos requisitos da Resolução CMN 3.380, permeiam as atividades relacionadas à gestão do Risco Operacional, com o objetivo de identificar, avaliar, mensurar, mitigar, controlar e monitorar os riscos operacionais inerentes aos produtos, serviços, processos e sistemas do Banco.

3 4.0 Estrutura Organizacional de Gerenciamento de Risco Operacional Em atendimento ao artigo 4º da Resolução CMN 3.380, de , definiu-se que a estrutura de gerenciamento do risco operacional no Banco CNHI Capital é composta pelo Comitê e pela Gestão de Controles Internos, sendo a área de Risco Operacional responsável pelas informações divulgadas bem como pela comunicação dos fatos relevantes aos membros do Conselho e da Alta Administração da instituição. A estrutura de Gestão dos Riscos Operacionais prevê a participação de diferentes agentes os quais possuem funções e responsabilidades conforme abaixo detalhados. 4.1 Comitê de Riscos Operacionais Composição: Diretorias (Presidente e Diretorias Financeira, Operacional, de Crédito e Comercial), responsáveis pela Gestão dos Riscos Operacionais e Reportes Diretos da Presidência (responsáveis por Tecnologia da Informação, Wholesale, Departamento Jurídico e Recursos Humanos). Funções: Aprovar e propor as diretrizes, políticas e procedimentos a serem adotados no Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO). Monitorar, analisar e priorizar ações para a GRO dentro dos impactos verificados ou estabelecidos pelo Banco CNHI Capital. Monitorar desvios, riscos e oportunidades no caso de eventuais rupturas de cenários.

4 Responsabilidades: Assegurar o efetivo funcionamento da gestão dos riscos operacionais do Banco CNHI Capital, garantindo a implantação da função e cumprimento da política estabelecida Aprovar as diretrizes para a política de gestão dos riscos operacionais Garantir a existência dos recursos necessários (físicos e financeiros) para a execução e melhoria contínua do processo de gestão dos riscos operacionais assim como priorizar os riscos críticos identificados Estabelecer o apetite a riscos do Banco CNHI Capital vis-à-vis os objetivos estratégicos, garantindo o alinhamento entre ambos Avaliar e monitorar permanentemente o perfil (mapa) de riscos operacionais do Banco CNHI Capital garantindo alinhamento ao apetite a riscos definido Deliberar sobre os riscos sob sua alçada Aprovar as diretrizes de comunicação sobre as informações relativas às atividades de gestão dos riscos operacionais (por exemplo, comunicados periódicos, andamento dos trabalhos, resultados obtidos, etc) Manter estrutura adequada para garantir a continuidade dos negócios Manter os membros do Conselho da Alta Administração da instituição cientes da Resolução do CMN Gestão dos Riscos Operacionais Composição: responsáveis pela Gestão do Risco Operacional (área de risco operacional) Funções: Promover a operacionalização das diretrizes e decisões emanadas pelo Comitê de Riscos Operacionais do Banco CNHI Capital. Esta função deve se relacionar com todas as dimensões da estrutura definida, possuindo atividades estratégicas, táticas e operacionais. Responsabilidades: Desenvolver e dar manutenção na política de gestão dos riscos operacionais Promover a melhoria contínua neste processo (práticas de mercado, experiência, etc.)

5 Desenvolver programas de comunicação interna relativa às atividades de gestão dos riscos operacionais, disseminando os conceitos, políticas, metodologias e ferramentas adotadas, o estágio dos trabalhos, o resultado esperado e todas as informações julgadas importantes sobre este tema Definir cronograma operacional das revisões periódicas da matriz de riscos operacionais e controles Assessorar os gestores de riscos de macro processos e de processos na atualização periódica das matrizes de riscos operacionais e controles, orientando-os sobre eventuais dúvidas de risco operacional Consolidar os resultados das matrizes de riscos operacionais e controles sob a ótica corporativa Promover discussões com os gestores de riscos de macro processos quanto ao tratamento, definição e decisões calculadas (custo x benefício) de planos de ação para riscos afins, sob a ótica corporativa (consolidação geral de todos os macro - processos) Responsável pela ferramenta de captura dos dados da matriz de riscos operacionais Monitorar o andamento dos planos de ação para subsidiar o acompanhamento destes pelo Comitê de Riscos Operacionais Atender demandas e prestar contas ao Comitê de Risco Operacional Gerenciar políticas de continuidade de negócio Aprofundar o estudo das causas-raiz de perdas operacionais e buscar outras fontes de perdas e riscos operacionais. 4.3 Gestores de riscos de macro-processos e processos Composição: gestores de riscos (todos os diretores, gerentes e coordenadores envolvidos na Gestão do Risco Operacional). Funções: Garantir o adequado cumprimento das atividades de GRO nos macro-processos sob sua responsabilidade. Garantir a execução e disseminação das atividades de GRO no seu processo de atuação. Sua função está relacionada com as atividades operacionais do GRO. Garantir, em conjunto com TI, existência de políticas e ferramentas para continuidade de negócios.

6 Responsabilidades: Assessorar e monitorar a gestão dos riscos operacionais de processos sob sua subordinação Consolidar e analisar os resultados dos processos sob sua responsabilidade, assegurando a qualidade da informação e da matriz de riscos Promover, no âmbito de seu macro-processo, discussões entre as áreas que foram identificadas como responsáveis pelos planos de ação e áreas que sugeriram os respectivos planos de ação, visando obter consenso e comprometimento com relação às ações propostas e prazos estabelecidos Cumprir a política de gestão dos riscos operacionais Executar a revisão periódica dos riscos operacionais e controles sob sua responsabilidade Identificar, avaliar e monitorar os riscos operacionais, bem como definir e acompanhar a execução dos planos de ação Avaliar os riscos operacionais quanto ao impacto e probabilidade de ocorrência Identificar, avaliar e monitorar os KRIs (Indicadores Chave de Riscos) Formalizar a revisão periódica dos riscos operacionais e controles do processo sob sua responsabilidade Comunicar os riscos operacionais identificados ao seu superior imediato e ao gestor de riscos operacionais Atender as demandas e prestar contas ao seu superior imediato Garantir que suas áreas sigam políticas e orientações referentes a procedimentos de continuidade de negócios Para garantir efetividade ao gerenciamento do risco operacional no Banco CNHI Capital e assegurar a realização das funções pelas áreas responsáveis, definiu-se algumas fases para uma melhor gestão deste processo: identificação, avaliação, mensuração dos riscos, respostas, atividades de controle, monitoramento e reporte. As atividades vinculadas a cada fase têm responsabilidades pré-definidas, de forma individual ou conjunta, envolvendo os gestores de produtos e serviços e a Diretoria de Gestão Financeira e Gestão de Controles Internos. Neste sentido, a estrutura de gerenciamento do risco operacional do Banco CNHI Capital vem se

7 capacitando para identificar, avaliar/mensurar, mitigar, controlar e monitorar os riscos associados ao Banco. Risco de Crédito 1.0 Risco de Crédito Para efeitos da resolução 3.721/09, o Conselho Monetário Nacional definiu como risco de crédito, a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento, pelo tomador ou contraparte, de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, à desvalorização de contrato de crédito decorrente da deterioração na classificação de risco do tomador, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação. O Banco CNHI Capital tem a missão de atuar como facilitador nas vendas de equipamentos CNHi Industrial, sendo eles agrícolas, de construção ou de transportes. O banco atua em duas etapas da comercialização dos produtos: financiamento do estoque adquirido pelos concessionários (programa Wholesale) e financiamento do cliente final (Retail), pessoas Física ou Jurídica. As operações de Wholesale possuem risco de perdas mitigado pelo fato de que os concessionários possuem contatos permanentes com a Indústria, o que facilita o acompanhamento periódico de cada Dealer, contribuindo para a manutenção de limites de crédito adequados à estrutura individualizada de cada cliente. 2.0 Risk Analytics Team O Banco CNHI Capital possui uma equipe específica para a gestão do risco de crédito, a qual reporta diretamente para o presidente do banco e é composta por um gestor, três analistas e um estagiário. A equipe é multidisciplinar e abrange conhecimentos relacionados a todo o ciclo do crédito. Missão A equipe Risk Analytics tem como missão, identificar, mitigar, controlar, mensurar e estimar as perdas associadas ao risco de crédito, através de um processo contínuo e evolutivo de mapeamento, aferição e diagnóstico dos modelos, instrumentos e processos vigentes, exigindo disciplina e controle sobre as análises das operações efetuadas, preservando a integridade e a independência dos processos. 3.0 Controle do Risco de Crédito Dentre as atividades atualmente executadas com o intuito de gerir o risco de crédito podemos destacar:

8 O controle e acompanhamento dos procedimentos e relatórios de PDD (Provisão para Devedores Duvidosos), para que permaneçam em conformidade com o estabelecido na Resolução do C.M.N 2.682/99; O cálculo da estimativa de perdas, bem como a validação do resultado realizado frente ao esperado; Validação dos sistemas e procedimentos internos utilizados para gestão do risco de crédito; Análises ad-hoc e formulação de políticas de crédito através de árvores de decisão, visando conhecer o perfil dos clientes e mitigar a perda de crédito; Desenvolvimento e validação de modelos (Escores) de originação e comportamental segmentados conforme especificações e características de cada produto, incluindo documentação minuciosa que permita a um analista com um conhecimento necessário de risco de crédito e informática, a reprodução do modelo desde o inicio até o fim do processo. Todos os processos e controles aqui descritos passam por revisões periódicas e independentes, pela própria equipe e por auditores internos e externos. 4.0 Classificações de Risco de Crédito Para Fins de Provisionamento As políticas de PDD do Banco CNHI Capital foram formuladas com o intuito de administrar os riscos e garantir a integridade dos ativos de crédito a níveis adequados de riscos e perdas. Conforme a Resolução do C.M.N., o Banco CNHI Capital considera um conjunto de fatores para fins de classificação de risco de crédito, sendo que, a classificação final de cada operação será resultante da avaliação conjunta de todos os fatores abaixo mencionados: Inadimplência da operação Grupo Econômico (Pessoa Física ou Jurídica) Contaminação (regra do arrasto) Revisão periódica do rating de crédito Natureza da operação A classificação de cada operação é revisada mensalmente e, após determinada, são aplicadas as regras para estabelecer os níveis de provisionamento adequados às perdas previstas conforme tabela vigente e disponível na política de provisionamento do Banco CNHI Capital.

9 5.0 Processo para a concessão do crédito O processo de concessão do crédito do Banco CNHI Capital engloba uma metodologia rigorosa para efetuar a análise completa de cada proposta, sempre visando mitigar riscos, inclusive o de crédito. O fluxo da proposta está resumido a seguir: O processo de análise e aprovação de crédito inicia-se com o recebimento das informações cadastrais e transacionais da proposta de financiamento; A análise de crédito é feita com base no perfil do cliente Pessoa Física, Pessoa Jurídica e/ou grupo econômico com base em variáveis cadastrais, comportamentais (tanto internas quanto externas), relacionadas à atividade e à capacidade de pagamento: i.e. tipo e experiência na atividade, ramo de atuação, relação patrimônio x dívidas no mercado, geração de caixa, indicadores de desempenho econômico-financeiro, performance interna em financiamentos anteriores, inadimplência e de demonstrações financeiras do cliente (no caso de PJ); No Retail, a operação é apresentada à alçada competente com um resumo das informações acima mencionadas, onde o parecer pode ser: aprovado, pendente ou recusado. No caso de clientes ou grupos econômicos que operem com limites (grandes clientes Retail ou cliente Wholesale) é preparado um documento de aprovação de crédito ( CAD ), o qual é encaminhado para parecer da alçada competente. Tal parecer poderá ser de: aprovado ou recusado As aprovações de operações de crédito têm validade de 180 dias. No caso de clientes com limite a validade é de até um ano, podendo tal limite ser cancelado, bloqueado ou revisado a qualquer momento a critério do Banco CNHI Capital; O retrabalho poderá ocorrer durante o processo de análise das propostas, sendo necessário que o concessionário complemente informações, formulários ou documentos do proponente, ou ainda, que seja necessária a reformulação da proposta, visando sua adequação à política do Banco CNHI Capital; A análise de crédito apenas será considerada quando as informações do proponente forem integralmente submetidas ao departamento de crédito conforme especificado nos manuais de procedimentos de crédito. O conjunto de documentos necessários para a adequada formalização da operação deverá estar disponível antes da liberação da operação. É de responsabilidade do departamento de crédito e de operações, assegurar que a formalização (documentos cadastrais, garantias, instrumento de crédito, poderes de representação e demais cláusulas) da operação/linha de crédito seja efetuada de maneira

10 rápida e segura. Esta documentação deverá estar em posse do Banco CNHI Capital antes da liberação do financiamento. 6.0 Políticas O Banco CNHI Capital possui políticas alinhadas com as normas global do grupo, devidamente documentadas e periodicamente revisadas, sempre visando à contenção dos riscos, sejam eles de mercado, legal ou de crédito. Para ser incluída no sistema, toda a proposta deve estar enquadrada nas políticas internas. As políticas de crédito abrangem, entre outros aspectos: Somente podem ser objetos de financiamento produtos com as marcas Case, New Holland ou IVECO, novos ou usados, ou implementos que não tenham opções similares na própria marca, desde que a operação facilite a venda de um equipamento CNHi Industrial. No Wholesale, são objetos de financiamento as peças e os equipamentos novos das marcas Case, New Holland ou IVECO; Para o Retail, o percentual de entrada mínimo é definido conforme o perfil de risco do cliente e no caso de produtos de repasse, a operação também precisa estar enquadrada nas regras de concessão do BNDES; Restrições financeiras. É vedada a concessão de crédito para proponentes que: Exerçam atividades que apresente restrições legais ou prejudique a imagem do Banco, com má reputação ou falta de integridade; Estejam em litígio com o Banco CNHI Capital; Tenham dado prejuízo anterior e ainda não ressarcido ao Banco CNHI Capital i, salvo se a nova operação visar à recuperação de créditos ou a redução da exposição; Estejam enquadrados nos crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores ou que exerçam qualquer outra atividade ilegal; Ofereçam garantias provenientes, direta ou indiretamente, de atividades ilícitas; Sejam responsáveis por dano doloso ao meio ambiente; Submetam trabalhadores a formas degradantes de trabalho;

11 Pratiquem a exploração sexual de menores; Pratiquem a exploração de mão-de-obra infantil; Inadimplência referente a operações de Retail, em nome de qualquer empresa do grupo; Não formalização das Garantias adicionais no prazo estipulado na renovação do limite; As Garantias adicionais forem insuficientes para garantir as linhas de crédito aprovadas, de acordo com a política de garantia vigente; Constatação de forte deterioração financeira ou entrada em processo de recuperação judicial; Constatação de fraude na remessa de documentação; Não envio de esclarecimento sobre pendências e documentos solicitados para análise de crédito; Ocorrência de fato relevante que possa ocasionar perdas ou redução das garantias adicionais; Ocorrência de violação das regras de concessão do Banco CNHI Capital; Incompatibilidade da aquisição do bem com a atividade econômica exercida; Os Gestores dos segmentos (Agrícola, Construção e Veículos Comerciais) poderão analisar exceções a estas regras, de acordo com a gravidade das ocorrências, desde que haja justificativas consistentes. 7.0 Underwriting As operações de crédito para financiamentos de equipamentos CNHi Industrial, usualmente possuem um alto valor financiado e por isso cada solicitação de crédito passa pela avaliação detalhada de um analista especializado, onde são verificados: A documentação de crédito completa do proponente; A documentação de crédito completa do(s) avalista(s); A comprovação de bens; A necessidade de garantias adicionais, além do próprio objeto de financiamento;

12 A avaliação do comprometimento da estrutura operacional (Patrimônio) e a capacidade de endividamento da empresa; A avaliação do fluxo de caixa do proponente; Se necessário, avaliação financeira do grupo econômico (Pessoa Jurídica) ou grupo familiar (Pessoa Física); Histórico de pagamento de financiamentos pré-existentes (ponderando atrasos, pagamentos e parcelas inadimplentes); Contato com o cliente; Referências (Referências bancárias, principais fornecedores, principais clientes); Credit Score e/ou Behavior Score da Operação/Cliente. Com tal avaliação, o analista toma conhecimento da capacidade de pagamentos dos envolvidos no processo de financiamento. A decisão final é tomada pelo funcionário detentor da alçada competente ou pelo Comitê de Crédito competente, caso o valor financiado supere o valor máximo das alçadas individuais. 8.0 Escore No momento da avaliação da proposta, o analista de operações Retail tem disponível o escore de originação bem como o score comportamental (no caso de clientes com histórico no Banco CNHI Capital) ou ainda, no caso de Wholesale, o rating anual com informações comportamentais e de balanço. Isso lhe permite elevar a qualidade e a padronização da análise através de uma pontuação criada com modernas técnicas estatísticas de combinação simultânea de parâmetros. Devido ao alto valor financiado das operações, aos escores não é atribuída a aprovação automática de qualquer proposta; no entanto, no Retail, a ela é atribuída a rejeição das que não atingirem a pontuação mínima requerida.

13 Risco de Mercado 1.0 Estrutura No Banco CNHI Capital, o risco de mercado é gerenciado por meio de metodologias e modelos consistentes com as práticas de mercado e compatíveis com as atividades da Instituição. Cabe à Fiat Chrysler Finanças Brasil, como unidade de negócio independente, a elaboração de cálculos, métricas e suporte quanto às demandas relacionadas ao assunto. Adicionalmente à estrutura acima, o Banco CNHI Capital optou pela concepção de um Comitê de Risco de Mercado. Esse comitê é composto pela Fiat Chrysler Finanças Brasil, pelo responsável pelo Risco de Mercado e pelo Diretor de Finanças, se integra ao Comitê de Funding e ao Comitê de Risco de Liquidez para deliberações sobre os assuntos pertinentes ao: (i) Risco de Mercado; (ii) captação e (iii) Risco de Liquidez. 2.0 Responsabilidades do Comitê de Gestão de Risco de Mercado: - Revisar e aprovar, com periodicidade mínima anual, a política de Risco de Mercado; - Analisar, avaliar e aprovar os limites de exposição de Risco de Mercado; - Analisar e avaliar os relatórios elaborados, periodicamente, pela Fiat Chrysler Finanças do Brasil; - Propor, eventualmente, planos de ação e medidas corretivas para sanear eventuais deficiências identificadas nos processos de risco de mercado.

14 Risco de Liquidez 1.0 Metodologia de Cálculo da Reserva de Liquidez O Banco CNHI Capital gerencia o Risco de Liquidez através do acompanhamento diário do Fluxo de Caixa planejado da instituição com horizonte de 90 dias. O Banco CNHI Capital realiza cálculo da Reserva de Liquidez, considerada como sendo uma disponibilidade a ser transformada em caixa nas situações de incompatibilidade entre as entradas e as saídas, de forma a garantir a liquidez do Banco. Ver documento relacionado Metodologia de Cálculo da Reserva de Liquidez no qual consta o limite mínimo a ser mantido pelo Banco CNHI Capital e outras informações relevantes. 2.0 Plano de Contingência para Risco de Liquidez O Banco CNHI Capital utiliza um Plano de Contingência, em conformidade com o art. 5º, inciso V, da Resolução 4.090/12. O documento Plano de Contingência para Risco de Liquidez estabelece, entre outras coisas, os procedimentos a serem adotados nas situações de stress no caixa. 3.0 Estrutura de Gerenciamento de Risco de Liquidez Cabe à Fiat Chrysler Finanças Brasil, como unidade de negócio independente, a elaboração de cálculos, métricas e suporte quanto às demandas relacionadas ao assunto. Adicionalmente à estrutura acima, o Banco CNHI Capital possui um comitê de Risco de Liquidez. Este comitê é composto pela Fiat Chrysler Finanças Brasil, pelo diretor responsável pelo Risco de Mercado e Liquidez e pelo Diretor de Finanças, se integrando ao Comitê de Funding e ao Comitê de Risco de

15 Mercado para deliberações sobre os assuntos pertinentes ao: (i) Risco de Mercado; (ii) Captação e (iii) Risco de Liquidez. O Risco de Liquidez é gerenciado por meio de metodologias e modelos consistentes com as práticas de mercado e compatíveis com as atividades da Instituição. Gerenciamento de Capital 1.0 Estrutura Organizacional A estrutura do Banco CNHI Capital responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos itens inerentes à política e ao processo de Gerenciamento de Capital é a seguinte: Diretoria Financeira: Responsável pelos processos e controles relativos à estrutura de Gerenciamento de Capital. FP&A: Responsável pela elaboração de projeções de Resultado e Balanço, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, abrangendo o horizonte mínimo de três anos, bem como sua atualização anual. Monitoramento e divulgação de impactos que possam alterar significativamente os cenários previamente estabelecidos, comunicando à Diretoria Financeira possíveis riscos e/ou necessidade de revisão das estratégias contempladas no referido plano. Comitê de Funding: Além dos assuntos relacionados à Gestão de Risco de Mercado e Liquidez, pelo acompanhamento macroeconômico e de operações financeiras, é responsável também por promover discussões acerca do gerenciamento de capital, bem como aprovar e promover premissas relacionadas ao cenário base e ao teste de stress. Conselho de Administração: Responsável pela divulgação das informações relacionadas ao gerenciamento de capital. 2.0 Estrutura de Capital Para controlar e avaliar as reais necessidades da instituição, foi desenvolvida uma estrutura de capital, bem como o plano de capital, consolidando análises e projeções em conformidade com as metas e premissas da mesma para os próximos anos. Buscando os mecanismos de identificação e avaliação de riscos, o Banco CNHI Capital utiliza-se de procedimentos e métricas já definidas previamente, que fazem parte integral de sua avaliação e gestão

16 de riscos, que interagem diretamente na Gestão de Capital da empresa, assim como o Gerenciamento dos Riscos de Mercado, Operacionais, Crédito e Liquidez. Última atualização: fevereiro/2016

Relatório de Gestão de Riscos - Circular 3477/2009 Dez/12. Aspectos Qualitativos

Relatório de Gestão de Riscos - Circular 3477/2009 Dez/12. Aspectos Qualitativos 1 Relatório de Gestão de Riscos - Circular 3477/2009 Dez/12 Aspectos Qualitativos I - Introdução O objetivo deste relatório é divulgar informações referentes à gestão de risco, ao Patrimônio de Referência

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito, Mercado e Operacional

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito, Mercado e Operacional Crédito, Mercado e em: 30/12/2015 Política de Gerenciamento de Risco de Processos Página 2 de 9 SUMÁRIO 1- Definição... 3 2- Projeções de Perdas... 4 3- Classificação e Mitigação do Risco... 5 4- Estrutura...

Leia mais

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE JULHO/2014 1. Objetivos O gerenciamento de riscos no BRDE tem como objetivo mapear os eventos de riscos, sejam de natureza interna ou externa, que possam afetar

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Crédito -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Crédito - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015 - Risco de Crédito - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Abrangência:... 3 3. Sistemas, Rotinas e Procedimentos:... 4 4. Estrutura de Gerenciamento do Risco de

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONGLOMERADO FINANCEIRO PETRA 1º Tri 2014 gr

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONGLOMERADO FINANCEIRO PETRA 1º Tri 2014 gr 1. Introdução 2. Áreas de Atuação 3. Estrutura de Gerenciamento de Riscos 4. Apetite ao Risco 5. Informações Qualitativas 5.1 Risco de Crédito 5.2 Risco de Mercado 5.3 Risco de Liquidez 5.4 Risco Operacional

Leia mais

RELATÓRIO DE COMPLIANCE E GERENCIAMENTO DE RISCO

RELATÓRIO DE COMPLIANCE E GERENCIAMENTO DE RISCO RELATÓRIO DE COMPLIANCE E GERENCIAMENTO DE RISCO DEZEMBRO/2011 Contexto Operacional A Agiplan Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento ( Agiplan ) é uma instituição financeira privada, com

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Pilar 3

Gerenciamento de Riscos Pilar 3 Gerenciamento de Riscos Pilar 3 4º Trimestre de 2014 ÍNDICE I - INTRODUÇÃO 3 II OBJETIVO 3 III PERFIL CORPORATIVO 3 IV GOVERNANÇA CORPORATIVA 4 V RISCO DE CRÉDITO 4 VI RISCO DE MERCADO 5 VII RISCO DE LIQUIDEZ

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional. Departamento Controles Internos e Risco

Política de Gerenciamento de Risco Operacional. Departamento Controles Internos e Risco Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Risco PROPRIEDADE DA FUTURAINVEST DTVM LTDA. PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO SALVADOR, 31

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Pilar 3

Gerenciamento de Riscos Pilar 3 Gerenciamento de Riscos Pilar 3 3º Trimestre de 2014 ÍNDICE I - INTRODUÇÃO 3 II OBJETIVO 3 III PERFIL CORPORATIVO 3 IV GOVERNANÇA CORPORATIVA 4 V RISCO DE CRÉDITO 4 VI RISCO DE MERCADO 5 VII RISCO DE LIQUIDEZ

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013 1/9 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013 I Apresentação 1. Aprimorando a harmonização, a integração

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Introdução O Gerenciamento do Risco Operacional no Grupo Didier Levy, considerando as empresas BEXS Banco de Câmbio S/A e BEXS Corretora de Câmbio S/A está

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS FINANCEIRAS SCHAHIN

GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS FINANCEIRAS SCHAHIN GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS FINANCEIRAS SCHAHIN 1. Gerenciamento de Riscos Gerenciamento de Riscos no Banco Schahin S.A. é o processo onde: - São identificados os riscos existentes e potenciais de uma

Leia mais

GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL

GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL Definição de Risco Operacional Riscos Operacionais cobrem as instâncias onde a corretora pode sofrer perdas inerentes direta ou indiretamente a processos internos falhos ou

Leia mais

Manual de Risco Operacional

Manual de Risco Operacional Manual de Risco Operacional Atualizado em maio/2014 Índice 1. Definição 3 2. Política e Premissas 4 3. Estrutura de Gestão de Risco Operacional 5 3a. Competências 6 3b. Modelo de Gestão do Risco Operacional

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2015

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2015 1/9 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2015 I Apresentação 1. Aprimorando a harmonização, a integração

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1. OBJETIVO A gestão de risco para a NexFuel é uma ferramenta pela qual são analisados e monitorados os riscos estratégicos, operacionais e financeiros bem como aqueles atrelados

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL PAPÉIS E RESPONSABILIDADES ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL O Conglomerado Prudencial Safra SAFRA, de acordo com as melhores práticas de mercado e integral atendimento à regulamentação, implementou a sua Estrutura

Leia mais

4º Trimestre 2013 1 / 15

4º Trimestre 2013 1 / 15 Divulgação das informações de Gestão de Riscos, Patrimônio de Referência Exigido e Adequação do Patrimônio de Referência. (Circular BACEN nº 3.477/2009) 4º Trimestre 2013 Relatório aprovado na reunião

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL 2015 GERENCIAMENTO DE RISCOS Objetivo Este documento tem como objetivo definir políticas para o gerenciamento de riscos da Agoracred SA SCFI conforme Resoluções

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 3.721/09, do Conselho Monetário Nacional, definiu Risco de Crédito como a possibilidade de ocorrência

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução 1 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ 1 ) Introdução A Diretoria Executiva da Grazziotin Financeira, em atendimento à Resolução CMN 4.090 de maio/2012 implementou sua estrutura de Gerenciamento

Leia mais

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE CRÉDITO

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE CRÉDITO 1 APRESENTAÇÃO As exposições sujeitas ao risco de crédito são grande parte dos ativos da COOPERFEMSA, por isso, o gerenciamento do risco dessas exposições é fundamental para que os objetivos da Cooperativa

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016 Propriedade de Banco do Nordeste do Brasil S.A. Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. I. ESCOPO 1.

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Banco Rodobens. 2º Trimestre 2015

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Banco Rodobens. 2º Trimestre 2015 Relatório de Gerenciamento de Riscos Banco Rodobens 2º Trimestre 2015 INTRODUÇÃO O presente Relatório tem por objetivo apresentar as informações do Banco Rodobens para atendimento aos requerimentos do

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Banco Rodobens. 1º Trimestre 2015

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Banco Rodobens. 1º Trimestre 2015 Relatório de Gerenciamento de Riscos Banco Rodobens 1º Trimestre 2015 INTRODUÇÃO O presente Relatório tem por objetivo apresentar as informações do Banco Rodobens para atendimento aos requerimentos do

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Outubro 2015

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Outubro 2015 Política de Gerenciamento de Risco Operacional Outubro 2015 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Última atualização em: 23/4/2014 Resolução Sicoob Confederação 080. 1ª edição em 14/6/2012 Resolução Sicoob Confederação 031 1/5

Última atualização em: 23/4/2014 Resolução Sicoob Confederação 080. 1ª edição em 14/6/2012 Resolução Sicoob Confederação 031 1/5 1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: a) é elaborada por proposta da área de Controles Internos e Riscos da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob Confederação; b)

Leia mais

Governança Corporativa Gestão de Riscos

Governança Corporativa Gestão de Riscos Governança Corporativa Gestão de Riscos Introdução As constantes mudanças no âmbito global têm fomentado a necessidade do aprimoramento dos controles executados pelas organizações e do ambiente de riscos,

Leia mais

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 1 Trimestre de 2012 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 PERFIL DO BANCO... 3 3 RESUMO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 4 RISCO DE CRÉDITO... 3 5 RISCO DE MERCADO... 8 6

Leia mais

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO -CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1. Sistema Sicoob A Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional abaixo visa dar conformidade ao que dispõe a Resolução n 3.380/2006, do Conselho Monetário

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão 2015.2 Editada em julho de 2015 SUMÁRIO 1. Objetivo da Política...3 2. Abrangência...3 3. Princípios...3 4. Das Diretrizes Estratégicas...4 5. Da Estrutura

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Versão 5.0 dezembro 2010 Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Sumário 1. Objetivos 2. Conceitos 3. Referências 4. Princípios 5. Diretrizes

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Última atualização: Agosto/2014 EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pelas área de Risco Operacional Aprovado e revisado pela Diretoria Executiva A reprodução

Leia mais

Código Revisão Data Emissão Aprovação PPG 1.0 18/02/2016 HS - RC RCA SUMÁRIO

Código Revisão Data Emissão Aprovação PPG 1.0 18/02/2016 HS - RC RCA SUMÁRIO Código Revisão Data Emissão Aprovação PPG 1.0 18/02/2016 HS - RC RCA Título: Política de Controles Internos Riscos Corporativos SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. PRINCÍPIOS... 2 3. ABRANGÊNCIA... 2 4. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll)

Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll) Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll) Índice Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos... 3 Informações Qualitativas... 4 Risco de Crédito... 4 Risco de Mercado... 5 Risco de Liquidez...

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 5.0 06/12/2010 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 6 Responsabilidades... 6 7 Disposições

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Versão Março de 2015 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL (Política e procedimentos relacionados ao gerenciamento de risco operacional da Gávea DTVM nos termos da Resolução BCB no 3.380, de 29

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL Pilar 3 Basileia DATA-BASE: 31/03/2015 (1T2015) Sumário Introdução... 3 Principais Categorias de Risco... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital...

Leia mais

Data da última atualização. Prevenção à Lavagem de Dinheiro 04/02/2015

Data da última atualização. Prevenção à Lavagem de Dinheiro 04/02/2015 Política Prevenção à Lavagem de Dinheiro 04/02/2015 Data da última atualização 1. Objetivo: O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva do Banco Indusval S/A e Guide Investimentos S/A Corretora

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

POLÍTICA RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA RISCO OPERACIONAL POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL 1 POLITICA DE RISCO OPERACIONAL Conceito A definição de Risco Operacional adotada pelo Conglomerado Cruzeiro do Sul, em acordo com a norma vigente, é a seguinte: Risco Operacional

Leia mais

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação 1 Acompanhamento Indireto Tratamento das informações Análise intrínseca, evolutiva e comparativa Processos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão Julho de 2015 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Política e procedimentos relacionados à responsabilidade socioambiental da Gávea DTVM nos termos da Resolução BCB no 4.327, de 25 de abril

Leia mais

RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS

RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS 1 1. ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS 1.1 INTRODUÇÃO O gerenciamento de riscos do Banco Renner é acompanhado constantemente pela Diretoria que é responsável por

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA AGE Nº 01/2015 NORMAS GERAIS DE PROCEDIMENTOS DAS CCIs

ORIENTAÇÃO TÉCNICA AGE Nº 01/2015 NORMAS GERAIS DE PROCEDIMENTOS DAS CCIs Orienta as Coordenações de Controle Interno (CCIs) dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual e demais estruturas de controle existentes nos órgãos e entidades da

Leia mais

BM&FBOVESPA. Política de Risco Operacional. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013.

BM&FBOVESPA. Política de Risco Operacional. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013. BM&FBOVESPA Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo Página 1 Última Revisão: março de 2013 Uso interno Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. CONCEITOS...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional.

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional. RESOLUCAO 3.380 --------------- Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964,

Leia mais

Objetivo: Regular o processo de elaboração e execução de convênios e contratos no âmbito da COPPETEC

Objetivo: Regular o processo de elaboração e execução de convênios e contratos no âmbito da COPPETEC 1 / 5 Objetivo: Regular o processo de elaboração e execução de convênios e contratos no âmbito da COPPETEC Público Alvo: Coordenadores de projeto e órgãos operacionais da Fundação 1. Definições Iniciais

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental 1.0 PROPÓSITO A Política de Responsabilidade Socioambiental ( PRSA ) do Banco CNH Industrial Capital S.A. tem, como finalidade, estabelecer princípios e diretrizes que norteiem as ações da Instituição

Leia mais

Gerenciamento do Risco de Crédito

Gerenciamento do Risco de Crédito Gerenciamento do Risco de Crédito Documento TESTE INTRODUÇÃO O Conselho Monetário Nacional (CMN), por intermédio da Resolução no. 3.721 do Banco Central do Brasil (BACEN), determinou às instituições financeiras

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS 1. INTRODUÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS Em atendimento à Instrução CVM nº 497, de 03 de junho de 2011], o presente Manual dispõe sobre os procedimentos e regras

Leia mais

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ APRESENTAÇÃO O Gerenciamento de Risco de Liquidez tem como principal objetivo manter o equilíbrio entre os recursos capitados pela cooperativa e a concessão de crédito aos associados, considerando políticas

Leia mais

Política de Gerenciamento de Capital

Política de Gerenciamento de Capital 1 / 6 Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. ABREVIATURAS E DEFINIÇÕES GERAIS... 2 4. DESCRIÇÃO... 2 4.1. Conceito... 2 4.2. Politica... 3 4.3. Estrutura... 3 4.4. Responsabilidades... 3 5. ANEXOS...

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 4 Trimestre de 2013 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 PERFIL DO BANCO... 3 3 RESUMO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 4 RISCO DE CRÉDITO... 3 4.1 Definição... 3 4.2 Gestão

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009. 3 Trimestre de 2013 ÍNDICE

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009. 3 Trimestre de 2013 ÍNDICE Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 3 Trimestre de 2013 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 PERFIL DO BANCO... 3 3 RESUMO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 4 RISCO DE CRÉDITO... 3 4.1 Definição... 3 4.2 Gestão

Leia mais

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009

Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 Gestão de Riscos Circular 3.477/2009 1 Trimestre de 2013 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 PERFIL DO BANCO... 3 3 RESUMO DA ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 4 RISCO DE CRÉDITO... 3 4.1 Definição... 3 4.2 Gestão

Leia mais

COMITÊ DE RISCO E AUDITORIA INTERNA VIX LOGÍSTICA S/A

COMITÊ DE RISCO E AUDITORIA INTERNA VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE RISCO E AUDITORIA INTERNA VIX LOGÍSTICA S/A 1 NATUREZA DO COMITÊ E OBJETIVO GERAL O Comitê de Risco e Auditoria Interna é um órgão acessório ao Conselho de Administração (CAD) e tem como objetivo

Leia mais

Ambiente de Controles Internos

Ambiente de Controles Internos Ambiente de Controles Internos Agosto/2012 Gerência de Gestão de Riscos, Compliance e Controles Internos Gestão de Controle Interno Responsabilidades GESTÃO DE RISCOS AUDITORIA INTERNA Mapeamento dos Riscos

Leia mais

1.OBJETIVO 2.APLICAÇÃO 3.ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5.TERMINOLOGIA 6.DESCRIÇÃO DO PROCESSO

1.OBJETIVO 2.APLICAÇÃO 3.ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5.TERMINOLOGIA 6.DESCRIÇÃO DO PROCESSO Aprovado ' Elaborado por Fernando Cianci/BRA/VERITAS em 28/11/2014 Verificado por Jose Eduardo em 28/11/2014 Aprovado por Sandro de Luca/BRA/VERITAS em 04/12/2014 ÁREA GFI Tipo Procedimento Regional Número

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS O ICBC do Brasil Banco Múltiplo S/A considera de suma importância o processo de gerenciamento de riscos, pois utiliza-o para agregar valor aos seus negócios, proporcionar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED VERSÃO 01 MAIO DE 2015 SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 3 Capítulo 2 Público - Alvo / Aplicabilidade... 5 Capitulo 3 Responsabilidades...

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional - 2010

Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional - 2010 Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional - 2010 Sumário 1. Introdução:...3 2. Abrangência:...3 3. Estrutura do Gerenciamento de Risco Operacional:...3 3.1. Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional:...4

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL SUL AMÉRICA INVESTIMENTOS DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Índice: 1 OBJETIVO 2 2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES 2 3

Leia mais

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I Da Apresentação Art. 1º O presente Estatuto orienta a organização, as competências e o funcionamento do da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital RISKS Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital 1º Trimestre 2014 Documento de uso interno RISKS Sumário Introdução... 3 1. Sobre o Gerenciamento de Riscos... 4 2. Patrimônio de Referência... 7 3. Ativos

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO ALIANÇA COOPERNITRO C.N.P.J. n.º 52.935.442/0001-23

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO ALIANÇA COOPERNITRO C.N.P.J. n.º 52.935.442/0001-23 COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO ALIANÇA COOPERNITRO C.N.P.J. n.º 52.935.442/0001-23 ATIVO BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Em Milhares de Reais) CIRCULANTE 2.239 2.629 DISPONIBILIDADES

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais