03 - (Fuvest SP/2007) A figura mostra modelos de algumas moléculas com ligações covalentes entre seus átomos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "03 - (Fuvest SP/2007) A figura mostra modelos de algumas moléculas com ligações covalentes entre seus átomos."

Transcrição

1 0 - (Uem PR/007) Assinale a alternativa correta. a) A molécula C 4 é apolar e formada por ligações apolares. b) Toda molécula polar é formada por ligações apolares. c) A molécula B 3 possui geometria piramidal e é polar. d) A molécula C 3 tem a forma de um tetraedro irregular e é polar. e) As moléculas S e O são angulares e possuem o mesmo valor de momento dipolar. 0 - (Uepg PR/007) Sobre a estrutura eletrônica e propriedades da molécula de tetracloreto de carbono (C 4 ), assinale o que for correto. 0. Na molécula de C 4 os átomos se ligam através de ligações covalentes. 0. A geometria da molécula de C 4 é tetraédrica. 04. O C 4 é uma molécula apolar. 08. Nas ligações entre o C e o no C 4, o é o elemento mais eletronegativo e exerce maior atração sobre o par eletrônico compartilhado. 6. As moléculas de C 4 interagem entre si através de ligações ou pontes de hidrogênio. Gab: (uvest SP/007) A figura mostra modelos de algumas moléculas com ligações covalentes entre seus átomos. Analise a polaridade dessas moléculas, sabendo que tal propriedade depende da Diferença de eletronegatividade entre os átomos que estão diretamente ligados. (Nas moléculas apresentadas, átomos de elementos diferentes têm eletronegatividades diferentes.) orma geométrica das moléculas. Observação: Eletronegatividade é a capacidade de um átomo para atrair os elétrons da ligação covalente. Dentre essas moléculas, pode-se afirmar que são polares apenas a) A e B b) A e C c) A, C e D d) B, C e D e) C e D Gab:E 04 - (Ufmg MG/007) Algumas propriedades físicas são características do conjunto das moléculas de uma substância, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais.

2 Assim sendo, é CORRETO afirmar que uma propriedade intrínseca de uma molécula de água é a a) densidade. b) polaridade. c) pressão de vapor. d) temperatura de ebulição (Unesp SP/007) O efeito estufa resulta principalmente da absorção da radiação infravermelha, proveniente da radiação solar, por moléculas presentes na atmosfera terrestre. A energia absorvida é armazenada na forma de energia de vibração das moléculas. Uma das condições para que uma molécula seja capaz de absorver radiação infravermelha é que ela seja polar. Com base apenas neste critério, dentre as moléculas O, N e O, geralmente presentes na atmosfera terrestre, contribuem para o efeito estufa: a) O, apenas. b) O, apenas. c) O e N, apenas. d) O e N, apenas. e) N, apenas. Gab:B 06 - (Unifei MG/007) A respeito do momento de dipolo das moléculas S, S 6, NO, C e SO, pode-se afirmar que: a) Todas são polares uma vez que possuem momento de dipolo diferente de zero. b) Nenhuma é polar uma vez que todas são simétricas. c) S 6 é apolar e apresenta momento de dipolo nulo. d) Somente S e SO são polares (Ueg GO/006) Em condições ambientes, só os gases nobres são formados por átomos isolados, sendo assim considerados estáveis (pouco reativos). Os átomos dos demais elementos químicos, pelo contrário, não só se atraem mutuamente como também atraem átomos de outros elementos, originando assim substâncias compostas. Tendo como referência as informações contidas no texto acima, julgue os itens abaixo: I. B 3 e CS são moléculas apolares de ligações polares. II. C 4 e N 4 apresentam geometria tetraédrica. III. B 3 e BaS são compostos iônicos. Assinale a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

3 Gab: A 08 - (Unifor CE/006) Considere amostras de 00 g de cada um dos seguintes combustíveis: São constituídas por moléculas polares SOMENTE as substâncias a) I e II. b) II e IV. c) II e V. d) III e IV. e) III e V (Uem PR/006) Assinale a alternativa incorreta. a) Ligação covalente dativa é a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons que são cedidos apenas por um dos átomos. b) Na molécula do tetracloreto de carbono, existem quatro ligações apolares, mas os vetores se anulam. Conseqüentemente a molécula é polar. c) Potencial de ionização ou energia de ionização é a energia necessária para retirar um elétron de uma substância no estado gasoso. d) O elemento de número atômico 84 e o elemento com distribuição eletrônica s s p 6 3s pertencem às famílias dos calcogênios e dos metais alcalinos, respectivamente. e) As propriedades ductibilidade, maleabilidade, brilho e condutividade elétrica caracterizam o cobre e a prata. 0 - (Ufc CE/006) O CC 4 e o SiC 4, apesar de serem compostos com semelhanças em suas geometrias e na hibridação do átomo central, possuem reatividades bastante diferentes. Um deles, por exemplo, reage com água enquanto que o outro não reage. A primeira etapa dessa reação é a formação de uma espécie na qual o oxigênio da água se liga ao átomo central através de uma ligação coordenada. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. a) O CC 4, por ser uma espécie bastante polar, reage com a molécula de água, enquanto que o SiC 4, apolar, não reage. b) A maior eletronegatividade do átomo de silício, em relação ao carbono, faz com que o SiC 4 não reaja com água. c) A presença de orbitais d vazios na camada de valência do Si faz com que o SiC 4 reaja com a molécula de O. d) Como o átomo de carbono no CC 4 não obedece à regra do octeto, o mesmo pode receber elétrons da água em sua camada de valência. e) As ligações apolares na molécula de SiC 4 fazem com que a mesma reaja com a água formando uma espécie intermediária com geometria octaédrica.

4 - (Ufu MG/006) A molécula apolar que possui ligações polares é a) C 3. b) C 3. c). d) C 4. - (Ufpb PB/006) É importante ressaltar que, em alguns casos, uma mesma fórmula molecular pode corresponder a dois compostos diferentes. Por exemplo, na fórmula molecular [ Pt (N 3 ) ], representada abaixo pelos compostos A e B, apenas o composto A possui atividade anticancerígena. 3 N 3 N Pt 3 N Pt N 3 A B Os elementos químicos constituintes dos compostos A e B e os valores de eletronegatividade desses elementos são apresentados na tabela a seguir: Elemento Pt N Eletronegativi,0,8 3,04 3,9 dade Considerando a eletronegatividade de cada elemento dos compostos A e B, é correto afirmar: a) O composto A é polar e o composto B é apolar. b) O composto B é polar. c) O composto A é apolar. d) O par de elétrons, nas ligações Pt, encontra-se mais próximo da platina. e) O par de elétrons, nas ligações N dos grupos N 3, encontra-se mais próximo do hidrogênio. Gab: A 3 - (Ufrn RN/006) A atmosfera terrestre é uma mistura de gases. Uns presentes naturalmente nela e outros resultantes da ação do homem. Alguns gases, tais como N O, S 6, C 4, CO e O, absorvem radiação infravermelha, acentuando o efeito estufa, que tem como conseqüência o aquecimento global do planeta. Em relação às moléculas que formam esses gases do efeito estufa, atenda às seguintes solicitações. a) Apresente a estrutura de Lewis dessas moléculas e indique a que não segue a regra do octeto.

5 b) Indique as que são polares. Justifique. Gab: a) S C O C O O o S 6 não segue a regra do octeto b) o N O e O são moléculas polares 4 - (Ucg GO/005) A reação que se segue representa a oxidação do íon oxalato por íons permanganato. Sobre esse processo, pode-se afirmar que: MnO C O 4 - CO + O + Mn + ( ) Os compostos CO e O apresentam ligações covalentes polares, portanto, suas moléculas também são polares. Gab: 5 - (epcs D/003) As ligações interatômicas, a análise da geometria molecular associada à eletronegatividade de seus elementos e as ligações intermoleculares que ocorrem nas substâncias são instrumentos de base para a explicação do comportamento das moléculas quanto à solubilidade e ao ponto de ebulição. Observe a tabela a seguir, na qual são indicadas a estrutura e a geometria de algumas moléculas.

6 Sûbstância Estrutura Geometria dióxido de carbono Metóxi-metano Metanol Amônia Tetracloreto de carbono (tetracloro-metano) O C O O C 3 C 3 C 3 O 3 N C Linear Angular Angular Piramidal Tetraédrica Água O Angular Com base no exposto, são feitas algumas afirmações: I. as ligações que ocorrem na moléculas de dióxido de carbono são todas covalentes polares; II. o metóxi-metano é uma molécula polar; III. o metanol realiza pontes de hidrogênio entre suas moléculas no estado líquido; IV. o tetracloreto de carbono apresenta solubilidade infinita em água. V. a amônia é apolar São corretas: a) III e V, apenas b) I, II e III, apenas c) II, IV e V, apenas d) I, II, III e IV, apenas e) I, II, III, IV e V 6 - (Ufv MG/003) A olha de S. Paulo (03/03/00) informou-nos que o monóxido de carbono (CO), produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio (O 3 ) são responsáveis pelo florescimento excessivo das quaresmeiras na cidade de São Paulo. As afirmativas abaixo referem-se ao ozônio (O 3 ) e ao monóxido de carbono (CO). I. O monóxido de carbono pode ser produzido a partir da combustão incompleta dos combustíveis dos veículos. II. As ligações químicas entre os átomos de oxigênio na molécula de ozônio são iônicas. III. O ozônio é isômero do oxigênio molecular. IV. A molécula de monóxido de carbono é polar. As afirmativas CORRETAS são: a) II e IV. b) I e II. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 7 - (Acafe SC/00)

7 O gás dióxido de carbono (CO ), principal responsável pelo efeito estufa, apresenta quatro ligações covalentes e uma. Assinale a alternativa que completa, corretamente, o enunciado acima. a) polares e molécula polar b) polares e molécula apolar c) apolares e molécula polar d) apolares e molécula apolar e) coordenadas e molécula apolar 8 - (ITA SP/00) Considere as seguintes espécies no estado gasoso: N 3, Be, B 3, 3, Kr 4 e SeO 4 Quais delas apresentam momento de dipolo elétrico? a) Apenas N 3 e SeO 4 b) Apenas Be, 3 e Kr 4. c) Apenas B 3, SeO 4 e Kr 4. d) Apenas N 3 e 3. e) Apenas Be, B 3 e SeO - 4. Resolução Para determinação do momento de dipolo elétrico de uma molécula é necessário conhecer sua geometria. Para a determinação da geometria do 3, é importante considerar que a repulsão entre os pares de elétrons é menor quando os cinco pares eletrônicos ocupam os vértices de uma bipirâmide trigonal. Como a molécula possui dois pares não-compartilhados,.... existem três possíveis orientações. I II III.. Repulsão em ângulos de 90 o I II III Par solitário par solitário 0 0 Par solitário par compartilhado A estrutura II pode ser rejeitada, pois as estruturas I e III possuem menos repulsão entre pares solitários em ângulo de 90. A estrutura III é favorecida em relação à I, porque apresenta menor repulsão entre os pares solitários e pares compartilhados a 90. Portanto podemos prever que a estrutura III, em forma de T, é a que melhor representa a forma do (Uff RJ/00) A capacidade que um átomo tem de atrair eletrons de outro átomo, quando os dois formam uma ligação química, é denominada eletronegatividade. Esta é uma das propriedades químicas consideradas no estudo da polaridade das ligações. Consulte a Tabela Periódica e assinale a opção que apresenta, corretamente, os compostos O, S e Se em ordem crescente de polaridade. a) Se < O < S b) S < Se < O c) S < O < Se d) O < Se < S e) Se < S < O Gab: E 0 - (Ufscar SP/00) É molécula polar: a) C 6.

8 b),-dicloroetano. c) C 3. d) p-diclorobenzeno. e) ciclopropano - (Puc MG/00) Sejam dadas as seguintes moléculas: O, Be, B 3 e C 4. As configurações espaciais dessas moléculas são, respectivamente: a) angular, linear, trigonal, tetraédrica b) angular, trigonal, linear, tetraédrica c) angular, linear, piramidal, tetraédrica d) trigonal, linear, angular, tetraédrica Gab: A - (Puc MG/00) Relacione a fórmula, forma geométrica e polaridade a seguir, assinalando a opção CORRETA: órmula orma Geométrica Polaridade a) CO linear polar b) C 4 tetraédrica polar c) N 3 piramidal apolar d) Be linear apolar 3 - (Unitins TO/00) Uma substância sólida X, de alto ponto de fusão é bastante solúvel em um solvente Y. O solvente Y não é miscível com C 4. Pode se concluir que X e Y são respectivamente, uma substância e um solvente. a) iônica polar b) molecular e apolar c) iônica apolar d) molecular polar e) apolar apolar Gab: A 4 - (IME RJ/00) Analise as afirmativas abaixo e indique se as mesmas são falsas ou verdadeiras, justificando cada caso. a) Sólidos iônicos são bons condutores de eletricidade. b) Compostos apolares são solúveis em água. c) Caso não sofresse hibridização, o boro formaria a molécula B. d) A estrutura geométrica da molécula de hexafluoreto de enxofre é tetraédrica. Gab: a) alsa. Os compostos orgânicos são bons condutores de eletricidade quando fundidos. b) alsa. Compostos apolares são insolúveis em água, pois esta é um solvente polar. c) Verdadeira. O boro tem um elétron desemparelhado no subnível p da última camada que seria utilizado para a formação de uma ligação com o flúor. d) alsa. Bipiramidal quadrática. 5 - (Ufrs RS/000) Uma substância sólida X, de alto ponto de fusão, é muito solúvel em um solvente Z. O solvente Z não é miscível com o C 4. Uma conclusão lógica, com respeito a X e Z, é que são, respectivamente, uma substância e um solvente. a) molecular apolar

9 b) iônica apolar c) molecular polar d) iônica polar e) apolar apolar 6 - (ITA SP/000) A opção que contém a espécie, no estado gasoso, com MAIOR momento de dipolo elétrico é: a) o-luortolueno. b) m-luortolueno c) p-luortolueno d) Tolueno e) p-xileno RESOLUÇÃO - O grupo metil é causador de efeito indutivo positivo ( cedendo elétrons para o anel benzênico ). - O grupo flúor é causador de efeito eletrônico do tipo indutivo negativo ( retirando elétrons do núcleo benzênico ). Assim temos: O-luortolueno C P-luortolueno C M-luortolueno C 3 3 R 3 R R Como o Resultante é dado pela fórmula: R cos Podemos afirmar que o maior dipolo elétrico é o do p-fluortolueno. 7 - (Uerj RJ/999) O experimento abaixo mostra o desvio ocorrido em um filete de água quando esta é escoada através de um tubo capilar Considerando suas ligações interatômicas e suas forças intermoleculares, a propriedade da água que justifica a ocorrência do fenômeno consiste em:

10 a) ser um composto iônico b) possuir moléculas polares c) ter ligações covalentes apolares d) apresentar interações de Van der Waals 8 - (urg RS/999) Assinale a alternativa onde só aparecem moléculas apolares. a) B 3, Se, CO e ; b) N 3, C 4, C 4 e ; c) C 4, B 4, CO e Be ; d), N, S e O 3 ; e) B 3, Be, CO e O 9 - (Ufrs RS/999) O momento dipolar é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero. Entre as substâncias covalentes abaixo I. C 4 II. CS III. Br IV. N quais as que apresentam a resultante do momento dipolar igual a zero? a) apenas I e II b) apenas II e III c) apenas I, II e III d) apenas I, II e IV e) I, II, III e IV 30 - (uc MT/998) A ligação, covalente de maior polaridade ocorre entre e átomos de: a). b). c) Br. d) I. e) At. Gab: A 3 -. (uvest SP/998) Na escala de eletrônegatividade, tem Li Br N O,0,,8 3,0 3,5

11 Esses dados permitem afirmar que, entre as moléculas a seguir, a mais polar é: a) O (g). b) LiBr (g) c) NO (g) d) Br (g) e) Li (g). 3 - (Uefs BA/998) Considerando-se as moléculas de C C, CO e Podemos afirmar que elas são, respectivamente: a) polar, polar, apolar e apolar b) apolar, polar, apolar e apolar c) apolar, polar, polar e apolar d) apolar, polar, apolar e polar e) polar, polar, polar e apolar 33 - (ITA SP/997) Ainda sobre os óxidos de nitrogênio, NO, N O e NO, considere as afirmações: I. Sabendo-se que o N O é linear e apolar, segue que a seqüência de átomos nesta molécula é NON e não NNO. II. Sabendo-se que o NO é polar, o ângulo entre as ligações N - O é diferente de 80º. III. Sabendo-se que o NO é polar, segue que o íon (NO )g deve necessariamente ter geometria linear. Está(ão) CORRETA(S): a) Todas. b) Apenas I e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II. e) Apenas I. RESOLUÇÃO I also. Estrutura N N O II Verdadeiro.. Pois sua estrutura geométrica é: Ṅ.... O.. O III- also 34 - (UNova Iguaçu RJ/997) Indique a molécula apolar com ligações polares: a) O b) c) O d) C 4 e) C (Mackenzie SP/997)

12 _ O aumento de diferença de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no caráter das ligações: a) covalente polar, covalente apolar, iônica. b) iônica, covalente polar, covalente apolar. c) covalente apolar, iônica, covalente polar. d) covalente apolar, covalente polar, iônica. e) iônica, covalente apolar, covalente polar (ITA SP/997) Qual das moléculas abaixo, todas no estado gasoso, apresenta um momento de dipolo elétrico permanente igual a zero? a) Metanol b) Metanal c),3,5-tricloro-benzeno d),,3-tricloro-benzeno e) Diclorometano RESOLUÇÃO Trata-se de uma molécula simétrica, com momento dipolar igual a zero, em relação aos ligantes de cloro (uvest SP/997) O carbono e o silício pertencem à mesma família da tabela periódica. a) Qual o tipo de ligação existente no composto Si 4? b) Embora a eletronegatividade do silício seja,7 e a do hidrogênio, a molécula do Si 4 é apolar. Por quê? Gab: a) ligação covalente polar b) moléculas simétrica 38 - (Puc MG/996) As moléculas apolares de ligações polares são: a) C 4 e N 3. b) O e N. c) B 3 e CS. d) CO e. e) C 3 e NO (Puc camp SP/996) A formação de íons hidratados, como por exemplo Na +. x O e -. y O, quando se dissolvem sais em água, é devida: a) ao fato de a água ser covalente; b) à existência de apenas ligações simples na água; c) à polaridade da água; d) ao fato de a água ionizar-se; e) à baixa condutividade elétrica da água (ITA SP/996) Assinale a opção que contém a afirmação ERRADA a respeito das seguintes espécies químicas, todas no estado gasoso:

13 ; ; ; P 3 ; P 5 a) A ligação no é a mais covalente e a no é a mais iônica. b) O e o são, ambos, diamagnéticos. c) O P 5 tem um momento de dipolo elétrico maior do que o P 3. d) O e o P 5 não possuem momento de dipolo elétrico permanente. e) O pode ter momento de dipolo elétrico induzido. RESOLUÇÃO Obs.: Deveria usar o termo menos covalente para o no item a. 4 - (ei SP/996) Sejam as substâncias: I. água ( O) II. álcool metílico ( 3 CO 4 ) III. Sulfeto de carbono (CS ) IV. Tetracloreto de carbono (CCI 4 ) Orientam-se sob influência de um campo elétrico externo as moléculas: a) apenas II e IV b) nenhuma c) somente I e II d) todas. e) apenas I. 4 - (Unip SP/996) Dadas as moléculas: I- II- O III- N 3 IV- B 3 V- C 4 são polares: a) somente I e II. b) somente III, IV e V. c) somente I, II e III. d) somente I, II, III e IV. e) todas (ITA SP/995) Assinale a opção que contém a afirmação ALSA: a) N 3 tem três momentos de dipolo elétrico cujo somatório não é nulo. b) C 4 tem quatro momentos de dipolo elétrico cujo somatório é nulo. c) CO tem dois momentos de dipolo elétrico cujo somatório é nulo. d) O momento de dipolo elétrico total do acetileno é zero. e) A ligação C = C tem momento de dipolo elétrico menor do que a ligação C C. Gab: E RESOLUÇÃO

14 a) Verdadeiro geometria piramidal T 0 b) Verdadeiro geometria tetraédrica T = 0 c) Verdadeiro geometria plana linear T = 0 d) Verdadeiro geometria plana linear T = 0 e) also não há diferença entre os momentos de dipolo, ambos são nulos T = (Ufrs RS/995) A molécula apolar que apresenta ligações covalentes polares é: a) b) CO c) N 3 d) O 3 e) C 4 Gab: E (uvest SP/995) Considere as moléculas de,, O,, O e C 4. a) assifique essas moléculas em dois grupos: polares e apolares. b) Qual a propriedade referente ao átomo e qual a referente à molécula em que se baseou para classificálas? Gab: a) polares:,, O; aporlares:, O, C 4. b) átomo: eletronegatividade; molécula: geometria e simetria 46 - (ITA SP/994) Considere as substâncias seguintes: I. Li(g) II. (g) III. (g) IV. C 4 (g) A opção que apresenta a COMPARAÇÃO CORRETA do dipolo elétrico () das substâncias é: a) I > II > III > IV b) I II > III > IV c) I > II > III IV d) I > II > IV > III e) I II > III IV 47 - (atec SP/994) Indique o par em que ambas as substâncias sejam polares: a) O e CO. b) C 4 e C 4 c) SO e C 4 d) O e C 3 e) C 4 e O 48 - (Mackenzie SP/994) No CO, a geometria da molécula, a polaridade da molécula e a polaridade das ligações são respectivamente: Dados: 6 C, 8 O 6 a) trigonal, apolar e polares b) linear, apolar e apolares c) angular, polar e apolares

15 d) linear, apolar e polares e) angular, polar e polares 49 - (Puc MG/994) Dentre as afirmativas a seguir, a incorreta é: a) O composto formado entre um metal alcalino-terroso e um halogênio é covalente. b) O composto covalente é polar, devido à diferença de eletronegatividade existente entre os átomos de hidrogênio e cloro. c) O composto de fórmula KI é iônico. d) A substancia de fórmula é apolar. e) Ligação covalente é aquela que se dá pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Gab: A 50 - (Ufrj RJ/994) O dióxido de carbono solidificado, o "gelo seco", é usado como agente refrigerante para temperaturas da ordem de -78ºC. a) Qual o estado físico do dióxido de carbono a 5ºC e atm? b) O dióxido de carbono é uma molécula apolar, apesar de ser constituído por ligações covalentes polares. Justifique a afirmativa. Gab: a) Estado gasoso b) O = C = O. A moléculas de dióxido de carbono é apolar porque sendo apolar possue momento dipolar nulo (ITA SP/993) Qual (quais) das afirmações abaixo está (estão) ERRADA(S)? I. O trans - dicloroeteno tem momento de dipolo nulo. II. A hidrólise de proteínas fornece aminoácidos. III. Ácidos monocarboxílicos são, em geral, fracos. IV. A hidrólise de amido fornece sacarose. V. Dodecil benzeno sulfonatos de sódio são surfactantes. VI. Nylon é um polímero com grupos funcionais amida. VII. Derivados simultaneamente clorados e fluorados de hidrocarbonetos alifáticos leves (divulgados como CC) são muito pouco relativos na troposfera. a) Nenhuma. b) Apenas IV c) Apenas I, II, III d) Apenas V, VI, VII e) Apenas I, IV, V, VI, VII PERGUNTA O módulo do momento de dipolo elétrico do orto-diclorobenzeno vale, enquanto o do meta - diclorobenzeno vale. Deduza uma relação quantitativa entre e RESOLUÇÃO I- Verdadeiro; II- Verdadeiro; III- Verdadeiro; IV- also; V- Verdadeiro; VI- Verdadeiro; VII- Verdadeiro;

16 PERGUNTA orto-diclorobenzeno meta-diclorobenzeno = V + V + V. V. cos = 60 = V + V + V. V. = V + V + V. V o Para o Orto-diclorobenzeno: Para o Meta-diclorobenzeno Chamando: V + V = a = V + V + V. V. cos = 0 = V + V + V. V. (-) = V + V - V. V o = a + V. V = Temos: Logo: > a - V. V 5 - (Mackenzie SP/993) São polares as seguintes moléculas: a) e CO b) O e C 3 c) O e N 3 d) C 4 e SO 4 e) C 4 e P (ur RN/993) O gás carbônico (CO ) apresenta: a) quatro ligações covalentes comuns polares e molécula apolar. b) quatro ligações covalentes comuns polares e molécula polar. c) quatro ligações covalentes comuns apolares e molécula apolar. d) quatro ligações covalentes comuns apolares e molécula polar. e) quatro ligações covalentes dativas e molécula apolar. Gab: A 54 - (Cesgranrio RJ/993) Assinale a opção em que os compostos: NO, BaO, CO, MnO e O estão em ordem crescente de polaridade: a) BaO < MnO < CO < NO < O

17 b) BaO < MnO < CO < O < NO c) CO < NO < MnO < BaO < O d) O < NO < CO < MnO < BaO e) O < BaO < MnO < NO < CO 55 - (Ufg GO/99) Dados os compostos: I. O II. C 8 8 III. C 5 O IV. 3 C COO Tem-se: 0. II é pouco reativo; 0. I e II são polares; 04. I e IV são solventes orgânicos; 08. III pode ser obtido a partir do petróleo; 6. IV pode formar pontes de hidrogênio; 3. II, III e IV são orgânicos e apolares. Gab: 0-V; 0-; 04-; 08-V; 6-V; (Unip SP/99) Considere as moléculas: III. N I. C C plana Piramidal IV. II. B C plana Tetraédrica VI. C N Linear São polares: a) todas b) somente III c) somente I, III e V d) somente II e IV e) somente III e V Gab: E 57 - (esp PE/99) As ligações químicas existentes na formação das substâncias K, e, são respectivamente: (Dados os números atômicos: = ; = 7; K = 9) a) covalente polar, iônica e covalente apolar. b) covalente polar, covalente apolar e iônica. c) covalente apolar, covalente polar e iônica. d) iônica, covalente apolar e covalente polar e) iônica, covalente polar e covalente apolar. Gab: E

18 58 - (Ufes ES/99) A molécula O é polar e a molécula Be apolar. Isso ocorre em decorrência: a) da diferença de eletronegatividade entre os átomos nas respectivas moléculas. b) da geometria molecular. c) do tamanho dos átomos ligados ao flúor. d) da grande reatividade do oxigênio em relação ao flúor. e) do fato de oxigênio e flúor serem gases 59 - (ITA SP/99) Considere os momentos de dipolo elétrico () das seguintes moléculas no estado gasoso: O 3 ( ) ; CO ( ); O( 3 ); Br O( 4 ) Pensando na geometria destas moléculas e na eletronegatividade dos átomos envolvidos, podemos prever que: a) = < 3 < 4 b) = < 4 < 3 c) = = 3 = 4 d) < 3 < 4 < e) < 4 < 3 < Gab: A 60 - (Mackenzie SP/99) Dados:, 7 35, 8 O 6, 6 C e 7 N 4 com eletronegatividades: =,; = 3,0; O = 3,5; C =,5; N = 3,0; a molécula apolar que apresenta ligações polares é: a) b) O c) CO d) N 3 e) 6 - (Vunesp SP/99) Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contém a afirmação incorreta: a) Ligação covalente é aquela que se dá pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. b) O composto covalente é polar, devido à diferença de eletronegatividade existente entre os átomos de hidrogênio e cloro c) O composto formado entre um metal alcalino e um halogênio é covalente. d) A substância de fórmula Br é apolar. e) A substância de fórmula Cal é iônica. 6 - (CChagas BA/990) Para explicar moléculas polares foram citadas as de I. metano C 4 II. monoclorometano C 3 III. diclorometano C IV. triclorometano C 3 V. tretraclorometano C 4 Na realidade, são polares apenas as molécula designadas por: a) I e IV

19 b) II e IV c) III e V d) I, II e V e) II, III e IV Gab: E 63 - (Puc camp SP/990) Considere as seguintes estruturas: I- II- III- IV- S N S C N S Correspondem a moléculas polares: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 64 - (Uel PR/990) Dentre as seguintes substâncias, a que apresenta molécula polar é o: a) N b) CO c) O d) S e) C (uvest SP/990) Qual das moléculas tem maior momento dipolar? a) O ou S b) C 4 ou N 3 justifique. Gab: a) O maior diferença de eletronegatividade b) N 3 geometria piramidal (C 4 é apolar) (uvest SP/989) Dentre as fórmulas seguintes quais representam substâncias polares? a- CO f- b- CO c- g- C C d- h- C e- i- O Gab: b, d, e, h, i

20 67 - (ITA SP/988) Qual das moléculas abaixo deve possuir maior momento de dipolo elétrico permanente enquanto no estado gasoso? a) Tetracloreto de carbono. b) Trans-dicloro-eteno. c) exabromo-benzeno. d) Para-dicloro-benzeno. e) Cis-dicloro-eteno. Gab: E 68 - (Vunesp SP/988) Dados os compostos no estado líquido: O, C 4 e C 6 6 ; a) representar a estrutura de Lewis (fórmula eletrônica) da O e do C 4. b) são miscíveis as misturas de partes iguais de C 6 6 e O? E de C 6 6 e C 4? Justificar a resposta e classificar as dus misturas. Gab: a) Água Tetraclorometano O C b) C 6 6 é apolar e O é polar portanto são líquidos imiscíveis (mistura heterogênea). C 6 6 é apolar e C 4 é apolar portanto são líquidos miscíveis (mistura homogênea) (uvest SP/987) Sabendo que tanto o carbono quanto o nitrogênio têm eletronegatividades diferentes daquela do oxigênio, explique por que o CO é apolar enquanto que o NO é polar. Gab: CO é molécula linear e NO é molécula angular 70 - (Uni-Rio RJ) Uma substância polar tende a se dissolver em outra substância polar. Com base nesta regra, indique como será a mistura resultante após a adição de bromo (Br ) à mistura inicial de tetracloreto de carbono (C 4 ) e água ( O). a) omogênea, com o bromo se dissolvendo completamente na mistura. b) omogênea, com o bromo se dissolvendo apenas no C 4. c) omogênea, com o bromo se dissolvendo apenas na O. d) eterogênea, com o bromo se dissolvendo principalmente no C 4. e) eterogênea, com o bromo se dissolvendo principalmente na O (Unifor CE) Dadas as fórmulas P 4, K, N, e Se, representam substância de molécula apolar: a) P 4 e b) N e P 4 c) K e P 4 d) e Se e) K e Se 7 -. (Unifor CE) Dentre as substâcias abaixo, indique aquela que apresenta molécula mais polar. a) b)

21 c) d) Br e) I TEXTO: - Comum à questão: 73 Xisto betuminoso é uma rocha impregnada de material oleoso (5 a 0%) semelhante ao petróleo. Ele é abundante na natureza, contudo sua extração é muito difícil. Para isso a rocha deve ser escavada, moída e aquecida a cerca de 500 C para que o óleo bruto seja liberado, o qual deve ser refinado, como ocorre com o petróleo. Esse processo todo encarece o produto obtido. Do processamento de toneladas do minério (rocha) resultam barris de óleo, 890 toneladas de enxofre, 450 toneladas de GLP e,8 milhão de metros cúbicos de gás combustível leve (metano e etano). As equações termoquímicas da combustão das substâncias componentes do GLP e do gás combustível são: ) C4(g) O(g) CO(g) O( ),8 kcal/ mol 7 ) C6(g) O(g) CO(g) 3 O ( ) 37,8 kcal/mol 3 ) C38(g) 5 O(g) 3CO(g) 4 O( ) 530,6 kcal/ mol 4 ) C 3 4 0(g) O(g) 4 CO(g) 5 O ( ) 688kcal/ mol 73 - (Ufpel RS/007) O gás carbônico e a água resultantes na reação de combustão têm, respectivamente, fórmulas estruturais planas O C O e O, as quais permitem o entendimento de que, de acordo com o modelo atual, em suas moléculas existem a) 6 ligações covalentes polares, sendo pi ( ) e 4 sigma ( ). b) 6 ligações covalentes polares, sendo 4 pi ( ) e sigma ( ). c) 4 ligações covalentes apolares sigma ( ). d) 4 ligações covalentes apolares pi ( ). e) 4 ligações covalentes polares, sendo pi ( ) e sigma ( ). f) I.R. Gab: A

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal LIGAÇÃ QUÍMICA Introdução: s átomos, ao se unirem, procuram perder ou ganhar elétrons na última camada até atingirem a configuração eletrônica de um gás nobre. Teoria do octeto: s átomos dos elementos

Leia mais

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R Lista de Exercícios de Geometria e Ligações 1) Numere a segunda coluna (estruturas geométricas) de acordo com a primeira coluna (compostos químicos). 1. NH 3 ( ) linear 2. CO 2 ( ) angular 3. H 2 O ( )

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEXTO:

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEXTO: LIGAÇÕES QUÍMICAS TEXT: 1 - Comum à questão: 1 Esferas minúsculas podem se tornar uma arma contra a leishmaniose viceral, doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi que, sem tratamento, é fatal

Leia mais

Cadex Pré-vestibular Química Volume I Série 4 Geometria molecular; polaridade; forças intermoleculares

Cadex Pré-vestibular Química Volume I Série 4 Geometria molecular; polaridade; forças intermoleculares 01 I. H 2, linear (a) II. O 2, linear (a) III. H 2 O, angular (b) IV. NH 3, piramidal (c) V. CH 4, tetraédrica (e) VI. CO 2, linear (a) VII. BF 3, trigonal (d) VIII. H 2 S, angular (b) IX. CCl 4, tetraédrica

Leia mais

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Dados: 01. (Ufrj - adaptado) A caiação é um processo tradicionalmente utilizado na pintura de casas. Uma das maneiras de se preparar o pigmento consiste em misturar cal

Leia mais

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda. 1. (G1 - ifba 2014) A respeito da geometria, polaridade e ligações químicas das moléculas dos compostos, previstas por suas estruturas de Lewis, pode-se afirmar corretamente que a) a molécula do PC 3 é

Leia mais

e hexafluoreto de enxofre

e hexafluoreto de enxofre 4. (Mackenzie 05) Os gases do efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação

Leia mais

1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)?

1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)? EXERCÍCIOS REVISÃO 1ª série 1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)? 2. Qual a fórmula do composto formado entre o potássio, K (Z = 19) e o enxofre, S (Z =

Leia mais

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS Respostas dos Exercícios 1 RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1 1. a) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 1 b) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 c) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 1 d) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 2 e) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2

Leia mais

Respostas da terceira lista de exercícios de química. Prof a. Marcia M. Meier

Respostas da terceira lista de exercícios de química. Prof a. Marcia M. Meier Respostas da terceira lista de exercícios de química Prof a. Marcia M. Meier 1) O íon brometo não aceita mais de um elétron, pois este segundo elétron ocupará numeros quânticos maiores quando comparado

Leia mais

LIGAÇÃO COVALENTE APOLAR ELEMENTOS COM MESMA ELETRONEGATIVIDADE

LIGAÇÃO COVALENTE APOLAR ELEMENTOS COM MESMA ELETRONEGATIVIDADE LIGAÇÃO COVALENTE APOLAR ELEMENTOS COM MESMA ELETRONEGATIVIDADE LIGAÇÃO COVALENTE POLAR ELEMENTOS COM ELETRONEGATIVIDADES DIFERENTES MOLÉCULA APOLAR VETORES SE ANULAM ///// µ R = 0 MOLÉCULA APOLAR VETORES

Leia mais

QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA

QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA Hibridização Revisão - Química Orgânica Básica 1 Tabela Periódica 2 Moléculas Diatômicas 3 Moléculas Poliatômicas 4 Eletronegatividade 5 A interação da luz e a matéria 6 Hibridização

Leia mais

EXERCÍCIOS DO ITA (1980-1999)

EXERCÍCIOS DO ITA (1980-1999) EXERCÍCIOS DO ITA (1980-1999) 1- (ITA-1980) Um ânion mononuclear bivalente com 10 elétrons apresenta: a) 10 prótons nucleares b) a mesma estrutura eletrônica que a do Mg 2+. c) número de massa igual a

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas Resolução das atividades complementares 4 Química Q49 Polaridade das moléculas p 7 1 Em relação à polaridade das moléculas, responda: a) Quais as condições para que uma molécula seja polar? b) Uma molécula

Leia mais

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2.

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2. QUÍMICA 37 B Sabendo-se que a amônia (N 3 ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água o diclorometano (C Cl ) não possui isômeros Sua molécula apresenta polaridade, devido

Leia mais

Lista de exercícios 11 Classificação periódica

Lista de exercícios 11 Classificação periódica Lista de exercícios 11 Classificação periódica 01. (UNESP) Associar os números das regiões da tabela periódica esquematizada a seguir com: a) os metais alcalinos, b) os não-metais, c) os gases nobres,

Leia mais

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 / Nome: nº 1. Atualmente, a troposfera é constituída por espécies maioritárias, como o azoto, N 2, o oxigénio,

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula

Leia mais

de comportamento entre o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Números atômicos: C = 6; N = 7; O = 8.

de comportamento entre o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Números atômicos: C = 6; N = 7; O = 8. Geometria Molecular 1) (ITA) Considere as seguintes espécies no estado gasoso: NF, BeF, BCl, ClF, KrF4 e SeO4. Quais delas apresentam momento de dipolo elétrico? A) Apenas NF e SeO4. B) Apenas BeF, ClF

Leia mais

Departamento de Química ICEx UFMG Exercícios de Fixação LIGAÇÃO COVALENTE

Departamento de Química ICEx UFMG Exercícios de Fixação LIGAÇÃO COVALENTE Departamento de Química ICEx UFMG Exercícios de Fixação LIGAÇÃO COVALENTE Questão 1 Considerando os íons NO 2+ e NO 2-, faça o que se pede: a. Represente cada um dos íons através de um número adequado

Leia mais

QUÍMICA 2C2H2 5O2 4CO2 2H2O. Prof. Rodolfo

QUÍMICA 2C2H2 5O2 4CO2 2H2O. Prof. Rodolfo QUÍMICA Prof. Rodolfo 1. Considere a tabela abaixo, em que H c representa a entalpia de combustão para os compostos listados, a 25 C: Nome IUPAC Nome usual Estado físico (25 C) ΔHc kj/mol Etanol Álcool

Leia mais

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Carbono é um elemento cujos átomos podem se organizar sob a forma de diferentes alótropos. Alótropos H de combustão a 25

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO ADMISSÃO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO EDITAL Nº 15/ 2012/ SED PARECER DOS RECURSOS CARGO: Professor de Química 11) Com

Leia mais

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess 01. (Unesp - adaptada) Definir, ou conceituar, e discutir, usando exemplos quando julgar conveniente: a) entalpia molar padrão de formação de uma substância;

Leia mais

UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNULLI CLÉGI E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 A glicose, C 6 6, é uma das fontes de energia mais importantes para os organismos vivos. A levedura, por exemplo, responsável

Leia mais

L I G A Ç Õ E S Q U Í M I C A S

L I G A Ç Õ E S Q U Í M I C A S L I G A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PR. AGAMENN RBERT < 2010 Prof. Agamenon Roberto LIGAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS 1. INTRDUÇÃ Existe uma grande quantidade de substâncias na

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA 33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2

Leia mais

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações.

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. Questão 01 - (UFPel RS/2009) De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. I. A equação de estado de um gás ideal, pv = nrt, determina que a pressão, o volume, a massa e a temperatura podem

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014 União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Ligações Químicas Profª. Drª Narlize Silva Lira Agosto /2014 A Química Orgânica e a Vida A química orgânica

Leia mais

Polaridade de moléculas

Polaridade de moléculas Polaridade de moléculas 01. (Ufscar) É molécula polar: a) C 2 H 6. b) 1,2-dicloroetano. c) CH 3 Cl. d) p-diclorobenzeno. e) ciclopropano. 02. (Mackenzie) As fórmulas eletrônicas 1, 2 e 3 a seguir, representam,

Leia mais

Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral Cursinho Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de São José do Rio Preto Apostila de Química Geral Período noturno Ligações químicas interatômicas Vanessa R.

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Química Ligações Químicas

Exercícios com Gabarito de Química Ligações Químicas Exercícios com Gabarito de Química Ligações Químicas 1) (FATEC-2009) Considere as seguintes informações sobre os elementos X e. Elemento N de elétrons na última camada Período 0 6 2 X 4 2 A combinação

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H

Leia mais

OS EFEITOS DA POLARIDADE DAS LIGAÇÕES NAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS HALOGENETOS DE ALQUILA

OS EFEITOS DA POLARIDADE DAS LIGAÇÕES NAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS HALOGENETOS DE ALQUILA OS EFEITOS DA POLARIDADE DAS LIGAÇÕES NAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS HALOGENETOS DE ALQUILA Natalia Soares Quinete Bolsista de Inic. Científica, Eng. Química, UFF Peter Rudolf Seidl Orientador, Químico industrial,

Leia mais

MOLÉCULAS NA TROPOSFERA. Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais

MOLÉCULAS NA TROPOSFERA. Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais MOLÉCULAS NA TROPOSFERA Espécies Maioritárias e Espécies Vestigiais 18-01-2013 Dulce Campos 2 Estudo da molécula de oxigénio A atmosfera é constituída maioritariamente por moléculas. Os átomos ligam-se,

Leia mais

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 Questão 2: O grafite e o diamante são substâncias simples e naturais do elemento carbono. Outras estruturas de substâncias simples do carbono, como o fulereno-60, fulereno-70 e nanotubos de carbono, são

Leia mais

Aulas 13 e 14. Soluções

Aulas 13 e 14. Soluções Aulas 13 e 14 Soluções Definição Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas. Exemplos Dissolvendo-se

Leia mais

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS RESUMO. ΔH: variação de entalpia da reação H R: entalpia dos reagentes H P: entalpia dos produtos

EXERCÍCIOS PROPOSTOS RESUMO. ΔH: variação de entalpia da reação H R: entalpia dos reagentes H P: entalpia dos produtos Química Frente IV Físico-química Prof. Vitor Terra Lista 04 Termoquímica Entalpia (H) e Fatores que Alteram o ΔH RESUMO Entalpia (H) é a quantidade total de energia de um sistema que pode ser trocada na

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

Orbitais híbridos sp 2

Orbitais híbridos sp 2 Hibridização Para entendermos o que é hibridização (também chamada de hibridação) ou um orbital híbrido nós estudaremos a molécula do metano (CH 4). A estrutura do metano experimentalmente é tetraédrica.

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA QUÍMICA. Unidade III. Ligações químicas e funções inorgânicas.

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA QUÍMICA. Unidade III. Ligações químicas e funções inorgânicas. Unidade III Ligações químicas e funções inorgânicas. 2 Aula 12.1 Conteúdo: Geometria molecular Polaridade das moléculas 3 Habilidades: Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Energia de Ligação 01 (Fuvest-SP) om base nos dados da tabela, EXERÍIOS DE APLIAÇÃO pode-se estimar que o da reação representada por 2(g) + l 2(g) 2 l(g), dado em kj por mol de l(g), é igual a: a) - 92,5

Leia mais

ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos

ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos Nova Friburgo, de de 2014. Aluno (a): Gabarito Professor(a): ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos Nº: Turma:100 Assuntos: Estrutura atômica; Tabela Periódica; Propriedades periódicas;

Leia mais

c) diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas. d) diretamente proporcional à distância entre as partículas.

c) diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas. d) diretamente proporcional à distância entre as partículas. LISTA 0 ELETOSTÁTICA POFESSO MÁCIO 01 - (UFJ ) Três cargas q 1, q e q 3 ocupam três vértices de um quadrado, como mostra a figura a seguir. Sabendo que q 1 e q têm o mesmo módulo e que a força que q 1

Leia mais

Professora Sonia Exercícios sobre Cinética gasosa

Professora Sonia Exercícios sobre Cinética gasosa Exercícios sobre Cinética gasosa O próximo enunciado se refere às questões de 01 a 09. Coloque V (verdadeiro) e F (falso) para as questões a seguir. 01. ( ) As partículas que formam um gás (que podem ser

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - Janeiro 2004-2ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 32

Processo Seletivo/UFU - Janeiro 2004-2ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 32 QUÍMICA QUESTÃO 31 Considerando a Tabela Periódica e as propriedades dos elementos químicos, assinale a alternativa correta A) Um metal é uma substância dúctil e maleável que conduz calor e corrente elétrica

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Química - 2009

Olimpíada Brasileira de Química - 2009 A Olimpíada Brasileira de Química - 2009 MODALIDADE A ( 1º e 2º anos ) PARTE A - QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA 01. O gás SO 2 é formado na queima de combustíveis fósseis. Sua liberação na atmosfera é um grave

Leia mais

Questão 13. Questão 15. Questão 14. alternativa C. alternativa E

Questão 13. Questão 15. Questão 14. alternativa C. alternativa E Questão 13 As três substâncias indicadas abaixo são usadas em remédios para gripe, devido a sua ação como descongestionantes nasais: neo-sinefrina propadrina benzedrex Essas três substâncias apresentam

Leia mais

Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia

Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia 01. (Cesgranrio) Quando se adiciona cal viva (CaO) à água, há uma liberação de calor devida à seguinte reação química: CaO + H 2O Ca(OH) 2 + X kcal/mol

Leia mais

CPV o cursinho que mais aprova na fgv Fgv - 05/12/2004

CPV o cursinho que mais aprova na fgv Fgv - 05/12/2004 37 QUÍMICA 31. s irradiadores de alimentos representam hoje uma opção interessante na sua preservação. alimento irradiado, ao contrário do que se imagina, não se torna radioativo, uma vez que a radiação

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

Introdução à Química. Profº André Montillo www.montillo.com.br

Introdução à Química. Profº André Montillo www.montillo.com.br Introdução à Química Profº André Montillo www.montillo.com.br Química Átomo Ligações Químicas Química Definição: Química - do egípcio kēme (chem) que significa "terra. É a ciência que estuda as substâncias

Leia mais

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos 1. (Uepg 2013) Quanto às características das substâncias puras e das misturas, assinale o que for correto. 01) Misturas sólidas homogêneas não podem ser

Leia mais

9- (UFC) O número de átomos de H, em 2,02 g de H 2, é: A) 12,046 x 10 23 B) 18,069 x 10 23 C) 6,023 x 10 23 D) 3,012 x 10 23 E) 24,092 x 10 23

9- (UFC) O número de átomos de H, em 2,02 g de H 2, é: A) 12,046 x 10 23 B) 18,069 x 10 23 C) 6,023 x 10 23 D) 3,012 x 10 23 E) 24,092 x 10 23 CÁLCULOS QUÍMICOS 1- (CESGRANRIO) Sabendo-se que: X ++ íon isoeletrônico do gás nobre do 3º período da tabela periódica Q halogênio mais eletronegativo O número de mols contido em 3,90g do composto XQ

Leia mais

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE 1-O iodo-132, devido à sua emissão de partículas beta e radiação gama, tem sido muito empregado no tratamento de problemas na tireoide. A curva abaixo ilustra o decaimento

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica Resolução das atividades complementares 3 Química Q42 Ligação metálica p. 59 1 (Cefet-PR) Analise as afirmações a seguir: I. O metal X é leve, sofre pouca corrosão e é bastante utilizado na construção

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: Célio Normando

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: Célio Normando Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: Célio Normando 1 ) (U.F. Lavras-MG) No modelo atômico atual, o nêutron tem a composição (u, d, d), no qual (u)

Leia mais

Água e Soluções Biológicas

Água e Soluções Biológicas Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Disciplina de Biofísica Água e Soluções Biológicas 1. Introdução 2. A estrutura da molécula de água 2.1.

Leia mais

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 CATEGORIA EM-2 Nº INSCRIÇÃO: Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 Questão 3: O chamado soro caseiro é uma tecnologia social que consiste na preparação e administração de uma mistura de água,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa 2013. Ano: 1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa 2013. Ano: 1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 1ª Etapa 2013 Disciplina: Química Professora: Maria Luiza Ano: 1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista de

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2015 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (C) Assunto: Propriedades físicas das substâncias densidade Os materiais apresentam diferentes densidades e mesma massa envolvida logo,

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEORIA CORPUSCULAR

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEORIA CORPUSCULAR LIGAÇÕES QUÍMICAS 5 TEORIA CORPUSCULAR 1 INTRODUÇÃO O fato de os gases nobres existirem na natureza como átomos isolados, levou os cientistas KOSSEL e LEWIS a elaborar um modelo para as ligações químicas.

Leia mais

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA QUÍMICA AVALIAÇÃO Claudi Cândia /Sara Regina Aluno(a): PROVA COMENTADA III UNIDADE Nota: Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 14/08/2015 1. A prova é composta de 07 questões abertas e 03

Leia mais

LIGAÇÃO QUÍMICA NO CARBONO GEOMETRIA MOLECULAR HIBRIDAÇÃO. 06-11-2006 Maria da Conceição Paiva 1

LIGAÇÃO QUÍMICA NO CARBONO GEOMETRIA MOLECULAR HIBRIDAÇÃO. 06-11-2006 Maria da Conceição Paiva 1 LIGAÇÃO QUÍMICA NO CARBONO GEOMETRIA MOLECULAR IBRIDAÇÃO 06-11-2006 Maria da Conceição Paiva 1 Geometria molecular O arranjo tri-dimensional dos átomos numa molécula geometria molecular A teoria da repulsão

Leia mais

Educação Química CINÉTICA QUÍMICA

Educação Química CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a rapidez ou taxa de variação das reações e os fatores que nela influem. - Antigamente denominada de velocidade 1, é uma medida da rapidez com que são consumidos

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia.

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia. TERMOQUÍMICA 1 Introdução A sociedade moderna depende das mais diversas formas de energia para sua existência. Quase toda a energia de que dependemos é obtida a partir de reações químicas, como a queima

Leia mais

As cargas elétricas escoam do metal para o corpo humano e depois para o solo, pois todos são bons condutores --- R- C

As cargas elétricas escoam do metal para o corpo humano e depois para o solo, pois todos são bons condutores --- R- C 01-(UFPE-PE) Condutores são os materiais que permitem que as cargas (elétrons livres) se movimentem com facilidade no seu interior --- os metais, de uma maneira em geral, são bons condutores -- - assim,

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof a. Dr a. Carolina Fortes Rigos

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof a. Dr a. Carolina Fortes Rigos LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof a. Dr a. Carolina Fortes Rigos INTRODUÇÃO O QUE DETERMINA O TIPO DE LIGAÇÃO EM CADA SUBSTÂNCIA E SUAS DIFERENTES PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS? ESTRUTURA ELETRÔNICA FORÇAS DAS

Leia mais

Tecnologia Mecânica MATERIAIS. Roda de aço. Mapa do Brasil em cobre. Prof. Marcio Gomes

Tecnologia Mecânica MATERIAIS. Roda de aço. Mapa do Brasil em cobre. Prof. Marcio Gomes Alumínio Tecnologia Mecânica Ferro fundido MATERIAIS Roda de aço Mapa do Brasil em cobre Introdução Átomo: modelo de Bohr Tecnologia Mecânica O átomo, que não dá para a gente ver nem com um microscópio,

Leia mais

GEOMETRIA MOLECULAR E INTERAÇÕES QUÍMICAS MOLECULARES. Professor Cristiano

GEOMETRIA MOLECULAR E INTERAÇÕES QUÍMICAS MOLECULARES. Professor Cristiano GEOMETRIA MOLECULAR E INTERAÇÕES QUÍMICAS MOLECULARES Professor Cristiano GEOMETRIA MOLECULAR É o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Dependendo dos átomos que a

Leia mais

SISTEMAS MATERIAIS - 2012

SISTEMAS MATERIAIS - 2012 SISTEMAS MATERIAIS - 2012 1- (UFV) A obtenção de gasolina a partir do petróleo é feita por: A) destilação fracionada; B) destilação simples; C) filtração simples; D) filtração sob pressão reduzida; E)

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO Química orgânica I) BREVE HISTÓRICO: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO 1777 Bergman Primeira separação da Química Orgânica e Inorgânica. Química Inorgânica: estuda os compostos

Leia mais

LIGAÇÕES INTERATÔMICAS

LIGAÇÕES INTERATÔMICAS UNIDADE 2 - LIGAÇÕES INTERATÔMICAS 2.1. FORÇAS DE LIGAÇÃO FORTES Importante conhecer-se as atrações que mantêm os átomos unidos formando os materiais sólidos. Por exemplo, uma peça de cobre contém 8,4x10

Leia mais

P R O V A D E Q UÍMICA I. A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes.

P R O V A D E Q UÍMICA I. A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes. 17 P R O V A D E Q UÍMICA I QUESTÃO 46 A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes. Composto Pe ( o C) Solubilidade em água CH 3 CH 2

Leia mais

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos.

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos. Química Profª SIMONE MORGADO Aula 1 Elemento, substância e mistura 1. Conceito de Química A Química é uma ciência que busca compreender os mistérios da matéria, sua organização e transformações, bem como

Leia mais

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS -GEOMETRIA e POLARIDADE MOLECULAR - HIBRIDIZAÇÃO - FORÇAS INTERMOLECULARES - PIRES

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS -GEOMETRIA e POLARIDADE MOLECULAR - HIBRIDIZAÇÃO - FORÇAS INTERMOLECULARES - PIRES QUÍMICA Prof. Daniel Pires LIGAÇÕES QUÍMICAS -GEOMETRIA e POLARIDADE MOLECULAR - HIBRIDIZAÇÃO - FORÇAS INTERMOLECULARES - PIRES 1. Considere as seguintes moléculas: H O; PC؃; BHƒ; SF e CO. a) Indique

Leia mais

QUÍMICA COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA

QUÍMICA COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA CMENTÁRI DA PRVA DE QUÍMICA que se espera de uma boa prova de vestibular é que seja seletiva. Para tanto, ela deve conter questões fáceis, médias e difíceis. Nesse sentido, a prova foi boa. Algumas ressalvas,

Leia mais

POLARIDADE DE LIGAÇÕES E POLARIDADE DE MOLÉCULAS POLARIDADE DE MOLÉCULAS. Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.

POLARIDADE DE LIGAÇÕES E POLARIDADE DE MOLÉCULAS POLARIDADE DE MOLÉCULAS. Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com. POLARIDADE DE LIGAÇÕES E POLARIDADE DE MOLÉCULAS POLARIDADE DE MOLÉCULAS Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 01 (UFSCAR-SP) É molécula polar: a) C 2H 6 b) 1,2-dicloroetano c)

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS 2012

LIGAÇÕES QUÍMICAS 2012 LIGAÇÕES QUÍMICAS 2012 1- Dois elementos químicos X e Y combinam-se formando uma substância molecular XY 3. X e Y podem ter números atômicos, respectivamente: A)1 e 7 B) 2 e 9 C) 13 e 16 D) 15 e 35 E)

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE QUÍMICA 2016

FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE QUÍMICA 2016 FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE QUÍMICA 2016 NOME: INSCRIÇÃO: RG: E-MAIL: TEL: INSTRUÇÕES Verifique se este caderno corresponde a sua opção

Leia mais

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Física Questão 1 (Unirio 2000) Um aluno pegou um fina placa metálica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel também de raio r com um fio

Leia mais

PROFESSOR LOURIVAL NETO

PROFESSOR LOURIVAL NETO QUÍMICA EM 1 DIA PROFESSOR LOURIVAL NETO UBERLÂNDIA LIGAÇÕES QUÍMICAS Iônica: Ocorre devido a transferência de elétrons! Ìons mantêmse em um cristal Retículo cristalino. A força eletrostática mantém os

Leia mais

Professores: Moysés/Abud

Professores: Moysés/Abud LISTA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1 a UNIDADE FÍSICA Professores: Moysés/Abud 01. Se dois corpos, A e B, estão em equilíbrio térmico, então: a) as massas de A e B são iguais. b) as capacidades térmicas de

Leia mais

Reações orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Reações orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Reações orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Introdução Quase todos os compostos orgânicos tem moléculas apolares ou com baixa polaridade; Essa característica é um fator

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15 PROVA DE QUÍMCA 01. A concentração de um gás poluente na atmosfera, medida a 1 atm e 27ºC, é de 1 ppm. A concentração desse poluente, em moléculas/cm 3 de ar, é igual a Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N =

Leia mais

Deverão ser apresentados os cálculos e/ou as justificativas das respostas.

Deverão ser apresentados os cálculos e/ou as justificativas das respostas. Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Pedro Paulo Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA I Deverão ser apresentados os cálculos e/ou as justificativas das respostas. 1) (FAMERP

Leia mais

Sabendo-se que a substancia em questão é composta de apenas Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, podemos esquematizar a seguinte equação:

Sabendo-se que a substancia em questão é composta de apenas Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, podemos esquematizar a seguinte equação: QUíMICA Alan, Kaires e Neuzimar Dados que poderão ser utilizados nas questões da prova de Química: Número atômico: H = 1; C = 6; N = 7; 0= 8; F = 9; Na :: 11; Si = 14; S = 16 e Ca :: 20. Massa atômica:

Leia mais

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais Alcalinos e) Gases Nobres 02) (UFF-RJ)

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: Célio Normando

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: Célio Normando primorando os onhecimentos de Eletricidade Lista 1 Processos de Eletrização I e II Prof.: élio Normando 1) (U.F. Lavras-MG) No modelo atômico atual, o nêutron tem a composição (u, d, d), no qual (u) representa

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

QUÍMICA. Resolução: a) CH 4 b) Ligações de Hidrogênio. c) 3,3 10 16 L

QUÍMICA. Resolução: a) CH 4 b) Ligações de Hidrogênio. c) 3,3 10 16 L QUÍMICA ª QUESTÃO O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos

Leia mais

Ligações Químicas. Profa. Daniela Becker

Ligações Químicas. Profa. Daniela Becker Ligações Químicas Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 2, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos Materiais, Pearson Prentice

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº

Ensino Médio. Aluno(a): Nº Ensino Médio Professor: Alexandre erreira Costa Disciplina: Química Geral Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /20 Polaridade das Moleculas LISTA Q-1 Instruções: 1. Respostas e cálculos somente à caneta

Leia mais

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES Ligações Intermoleculares 1 LIGAÇÕES INTERMOLECULARES Introdução O que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido? Que força faz a água, contrariando a gravidade, subir por um capilar? Como

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q9 Classificação de substâncias

Química. Resolução das atividades complementares. Q9 Classificação de substâncias Resolução das atividades complementares Química Q9 Classificação de substâncias p. 54 O sulfato de magnésio é um sal inorgânico de caráter neutro. A solução aquosa de sulfato de magnésio é um medicamento

Leia mais

EX Y > EX=Y > EX Y Etripla > Edupla > Esimples RESUMO EXERCÍCIO RESOLVIDO

EX Y > EX=Y > EX Y Etripla > Edupla > Esimples RESUMO EXERCÍCIO RESOLVIDO Química Frente IV Físico-química Prof. Vitor Terra Lista 06 Termoquímica Outros Tipos de ΔH e Energia de Ligação RESUMO ΔH nas mudanças de estado: o ΔH quando 1 mol de substância muda de estado físico

Leia mais