EDITAL DE ABERTURA 07/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM POLITICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE ABERTURA 07/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM POLITICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL"

Transcrição

1 EDITAL DE ABERTURA 07/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM POLITICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL 1. DA REALIZAÇÃO A Rede Escola de Governo (REG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, de acordo com o Contrato de Número 0108/2014 de 03/03/2014, vem a público divulgar a abertura do processo de inscrição para o curso de extensão em Politicas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável, ação educativa que faz parte do Programa de Formação Continuada Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Inovação e Pesquisa. 2. DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA 2.1. JUSTIFICATIVA Justifica-se a oferta do curso de extensão em Politicas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável, apostando para novas formas de gestão do trabalho, as quais exigem tanto no ambiente público, quanto no privado, novas habilidades sejam na tomada de decisões, na prevenção de problemas, na busca permanente da qualidade em sua área de atuação, já que se entende que a busca pelo atendimento ao princípio da eficiência acabou exigindo a capacitação dos servidores públicos, que deverão, nesse contexto, entender a importância da visão e do raciocínio estratégico a serem aplicadas às gestões de entidades públicas; realizar atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos organizacionais; criar, inovar e promover a produtividade e qualidade destes entes públicos e da sociedade na qual está inserido.

2 Nesses termos, a relevância desta capacitação está embasada, sobretudo, na necessidade de modernização do serviço público, tendo em vista as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do país. Esse processo de evolução é amplo, porém, a qualificação dos servidores públicos, configura-se como um dos aspectos essenciais, tendo em vista o fato de que o servidor público é um dos agentes para a busca concreta do desenvolvimento sustentável DOS OBJETIVOS Objetivo Geral O oferecimento deste Curso objetiva contemplar ações de qualificação das políticas públicas, gestão e controle organizacional para a Gestão Pública dentro de suas especificidades com vistas à formação, qualificação e atendimento das demandas e necessidades do mercado e da sociedade Objetivos Específicos Qualificar os servidores para a realização de tarefas atinentes ao ambiente público, desenvolvendo fluxos e rotinas mais eficientes de trabalho; Desenvolver competências para gestão de entidades públicas; Desenvolver a capacidade empreendedora, notadamente em ações voltadas à gestão pública. Compreender os processos das políticas públicas; Desenvolver conhecimentos necessários, buscando atualização na gestão pública; Interpretar dados sobre as diferentes atividades a serem desenvolvidas na gestão pública; Saber gerir as atividades do setor público no qual está vinculado; Saber utilizar as novas tecnologias disponíveis no mercado, visando à melhoria do desempenho; Analisar fundamentos, normas, políticas e sua utilidade para executores e usuários; Significar o papel dos servidores como entes públicos responsáveis pelo processo de efetivação das políticas públicas.

3 2.3. EMENTA Fundamentos da administração Pública no Brasil. Noções de organização do Estado. Estudo de casos de estratégias bem sucedidas na gestão pública. Aplicação da contabilidade pública. O processo orçamentário como instrumento de planejamento. Gestão das finanças públicas. Administração de Recursos Materiais no Serviço Público. Princípios da licitação. Fiscalização orçamentária, financeira e patrimonial pública. Auditoria. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Motivação Humana. Abordagem histórica da Saúde Pública. Gestão da Educação. Planejamento urbano e territorial. Estruturação de projetos de políticas econômicas e sociais CONTEÚDO PROGRAMÁTICO HORAS MODULO DE ABERTURA Seminário de Desenvolvimento Local e Regional 8h Seminário de abertura, tratando efetivamente de questões como PPA, dinâmica e perfil sócio-econômico regional, atualização do Plano Estratégico Regional dos Coredes. Este seminário seria ministrado pelos profissionais da SEPLAG (Secretaria de Planejamento do Estado), e poderá trazer subsídios para serem aproveitados ao longo do curso e motivar os alunos para uma intervenção mais prática e concreta para depois de concluída a formação. Para a mobilização do público estariam envolvidas, SEPLAG e suas estruturas regionais, Associações de Municípios, Escola de Governo e a Universidade. MODULO I Administração da Gestão Pública 4h Fundamentos da administração Pública no Brasil. A crise dos modelos organizacionais. Novas Formas de Gestão. Os limites dos paradigmas: Estado e Mercado. Aspectos da administração pública nos países em desenvolvimento. Direito Aplicado à Gestão Pública 4h Noções de organização do Estado na CF/88: competências da União, dos Estadosmembros e dos Municípios. Atividade administrativa do Estado brasileiro. Princípios constitucionais da administração pública e dos servidores públicos. Controle de legalidade dos atos da Administração.

4 Normas gerais de Direito Tributário. Impostos municipais. Repartição das Receitas Tributárias. O Processo Tributário Administrativo. O Processo Tributário Judicial. Planejamento Estratégico e Políticas Públicas 8h Estudo de casos de estratégias bem sucedidas na gestão pública, caracterizando: evolução, tecnologia, fatores do competitividade, estratégias e suas inferências no desenvolvimento local e regional. Análise de modelos de integração: Cadeias produtivas Redes de empresas. Processo de Planejamento estratégico e o Rejuvenescimento das Organizações. Planejamento e Administração Estratégica no ambiente público. Caracterização da Administração Estratégica. Institucionalização do processo de Gestão Estratégica. Gerenciamento Estratégico e sinergia organizacional. Orientações para a realização do diagnóstico. Definição das vocações para o desenvolvimento local. Definição dos objetivos estratégicos e específicos. MODULO II Contabilidade Pública 8h Campo de aplicação da contabilidade pública. Receita pública. Despesa pública. Execução orçamentária e controles contábeis. Plano de contas. Sistema de contas. Contabilidade analítica. Contabilidade sintética. Lançamentos especiais. Patrimônio e inventário na administração pública. Controles e avaliação. Lei da responsabilidade fiscal. Orçamento Público 8h O processo orçamentário como instrumento de planejamento: relação entre Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Princípios orçamentários e concepção orçamentária. A Execução Orçamentária e Financeira e o Cumprimento das Metas: Fase da Execução do Orçamento; Metas Bimestrais de Receita; Audiência Pública sobre as Metas Fiscais. Renúncia de Receitas. Instrumentos de controle. Finanças e Controladoria Pública 4h Gestão das finanças públicas, passando por todo o ciclo de gestão dos recursos públicos (PPA, LDO, LOA, Receita, Despesa, Programação Financeira e Encerramento do Exercício) e do controle orçamentário financeiro e modelos de gestão e novos indicadores empresariais.

5 MODULO III Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais 4h Secretaria A dosr ecursos H Administração de Recursos Materiais no Serviço Público. Identificação, codificação, classificação e catalogação de material. Dimensionamento e controle de estoques. Administração de Recursos Patrimoniais. Compras e Licitação 8h Conceito. Fontes normativas. Competência legislativa. Princípios da licitação. Objeto da licitação. Compras. Contratação direta. Modalidades. Procedimentos. Anulação e revogação da licitação. Recursos administrativos. Controle Interno 4h Controle Interno e externo, Fiscalização orçamentária, financeira e patrimonial pública. Relatórios, Metodologias para a realização de Controles Internos. Indicadores de performance. Resultados do Controle Interno. Auditoria na Gestão Pública 4h Procedimentos na análise de documentos. Investigação preliminar. Identificação de assuntos relevantes. Planos de auditoria. Programas de auditoria. Etapas do trabalho de auditoria. Auditoria por áreas. Controles Internos. Procedimentos de controle da qualidade nas atividades de gestão de políticas públicas. Ética em Auditoria Independente: MODULO IV Gestão de Pessoas 4h Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Modelos de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Recrutamento e Seleção em Órgãos Públicos. Integração/ Socialização do Novo Colaborador. Desafios da Gestão de Pessoas. Manutenção de Recursos Humanos. Capacitação de Recursos Humanos. Comportamento Organizacional 4h Motivação Humana. O Comportamento humano. A condição social da vida humana. Vida política. A noção de cidadania. A noção de poder. Organizações servis, totalitárias, burocráticas e democráticas. Trabalho e cidadania. Conceito de grupo. As influências interpessoais. Processos e dinâmica grupais. Liderança e gerenciamento: como articulação de processos grupais; como exercício permanente da liderança; desenvolvimento e obstáculos ao exercício da liderança gerencial. Congruência entre

6 objetivos pessoais e institucionais. Entendimento da essência sobre a forma. Conceito e diferenciação entre clima e cultura organizacional. Processo de mudança e a cultura organizacional. Conceito de poder: relação entre poder e cultura nas organizações. A influência do clima e cultura das organizações na satisfação e motivação (atitude e postura) para trabalho. Clima, cultura e planejamento estratégico em R.H. Gestão da Saúde 4h Abordagem histórica da Saúde Pública. História da Saúde Pública Brasileira; conceitos em saúde pública e saúde coletiva; reforma sanitária e criação do SUS, legislação do SUS (Constituição e leis complementares); SUS: doutrinas e princípios; análise crítica da condição sanitária brasileira; sistema de informação ambulatorial e hospitalar; noções gerais de administração pública direcionada, à área da saúde; educação para a cidadania; informação como direito. Programas e serviços de saúde pública: programa nacional e estadual de atenção à saúde da mulher, criança, idoso, trabalhador. Saúde mental. Serviço de dermatologia sanitária. Da tisiopneumologia. Das crônico-degenerativas. Programa nacional de imunizações. Educação em saúde. Vigilância sanitária e epidemiológica. Programa dos agentes comunitários de saúde e programa da saúde da família. Gestão da Educação 4h Análise histórico-crítica das características, funções e evolução da prática educativa, da organização escolar e das doutrinas pedagógicas, relativamente aos seus respectivos projetos econômicos, políticos e sociais. A organização do sistema educacional: aspectos formais e não formais do sistema escolar - níveis e modalidades de ensino. A legislação do ensino: histórico, políticas e perspectivas. Paradigmas da educação e da gestão educacional. MODULO V Planejamento Urbano e Territorial 8h Planejamento urbano e territorial: conceitos, histórico e perspectivas. Cidade e Meio- Ambiente. Desenvolvimento urbano sustentável. Instrumentos do planejamento urbano. Estatuto das Cidades: Plano Diretor Participativo. Zoneamento e Parcelamento do solo. Divisão Político-Administrativa (DPA).

7 Projetos Elaboração, aprovação, execução e prestação de contas (siconv) 8h Estruturação de projetos de políticas econômicas e sociais, relacionando os meios e os fins, tanto na lógica do planejamento, quanto da produtividade, de processos e de resultados. Elaboração, aprovação, execução, controle e análise de projetos econômicos e sociais. Prestação de Contas Siconv. MODULO VI Seminário de Desenvolvimento Local e Regional (Encerramento) 4h Vivência e discussão acerca das práticas de gestão pública, políticas governamentais e estratégias de desenvolvimento regional e local. Políticas Públicas para o desenvolvimento regional e local. Apresentação de Trabalhos de intervenção realizados pelos alunos, com a presença da Universidade, representantes dos locais de estágio, representantes da Rede Escola de Governo, Entidades representativas dos Municípios, lideranças locais e regionais AVALIAÇÃO Todos os momentos do curso serão registrados por meio de relatórios, diários, fotos, vídeos e outros, além de auto avaliações e avaliações em grupo DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS a) Nome do Programa: Programa de Formação Continuada em Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Inovação e Pesquisa. b) IES responsável: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI. c) Ação Educativa ofertada: Extensão Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional Sustentável. d) Municípios envolvidos: Frederico Westphalen e Erechim e) Carga horária: 100 horas. f) Dias das aulas: Cronograma de acordo com cada município. g) Horário das aulas: Cronograma de acordo com cada município. h) Aula Inaugural: 08/04/2014 em Frederico Westphalen e 09/04/2014 em Erechim. i) Início das aulas: 24 de abril de j) Término das aulas: Agosto de 2014.

8 k) Local das aulas: De acordo com cada município Secretaria A dosr ecursos H l) Frequência mínima obrigatória para emissão de certificados: no mínimo 75% de presença DAS VAGAS Turma Frederico Westphalen estão disponíveis cinquenta (50) vagas, dessas vinte e cinco (25) vagas preferencialmente para os municípios de Cerro Grande, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Sagrada Família, São José das Missões e São Pedro das Missões as vinte e cinco (25) restantes distribuídas nos municípios vizinhos. Turma Erechim estão disponíveis cinquenta (50) vagas para Erechim e municípios vizinhos DO PÚBLICO ALVO a) SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS atuantes na temática do curso. b) SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS OU FEDERAIS. c) AGENTES SOCIAIS: Pessoas vinculadas à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e sem fins lucrativos. * Servidor Público é aquele ocupante de cargo público efetivo e de livre nomeação e exoneração, bem como o contratado sob regime da legislação trabalhista, ocupante de emprego. * Agentes Sociais são aqueles indivíduos ou grupos que interagem com o Estado na condução, controle e execução de propostas de políticas públicas e de projetos sociais, bem como que atuem em instâncias de participação e discussão da sociedade com a Administração Pública. * Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, cujo Estatuto atenda a Lei Nacional de Nº 9.790/99, comprove no mínimo dois anos de atividade e parceria direta ou indireta com o Estado na elaboração, acompanhamento ou execução, direta ou indireta, de programas sociais.

9 3. DA INSCRIÇÃO Secretaria A dosr ecursos H Os interessados deverão cadastrar-se no site da Rede Escola de Governo ( no portal do aluno, após isso devem inscrever-se no curso, na aba Inscrições abertas. Realizada a inscrição será gerada uma ficha e esta deve ser impressa para que a chefia direta ou superior autorize, pela assinatura e carimbo, a participação do candidato no curso. A inscrição no curso implica a aceitação plena, pelo candidato, das normas do presente Edital, bem como da programação do curso e dos critérios de avaliação e frequência estipulados pela Instituição PERÍODO DE INSCRIÇÃO Os interessados deverão realizar sua inscrição entre os dias 24 de março de 2014 e 28 de março de DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO: Cópia do RG Cópia do CPF Se servidor público estadual além dos documentos acima: Ficha de Inscrição devidamente preenchida, com autorização da chefia direta ou superior e respectivo carimbo. Se Agente Social além dos documentos acima: Ficha de Inscrição devidamente preenchida, com autorização da direção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e sem fins lucrativos, anexando os seguintes comprovantes: a) Cópia da Ata de Eleição da atual diretoria b) Termo de Parceria com o Setor Público: Apresentar declaração por escrito, devidamente identificada e assinada por um membro da diretoria, indicando o tipo de parceria realizada com o Estado. A seguir, a FDRH/AJUR analisará caso a caso.

10 3.3. FORMAS DE ENVIO DA FICHA DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO Após imprimir a ficha de inscrição os candidatos deverão enviá-la junto com os documentos, somente via Sedex ou pessoalmente no endereço: Escola de Governo - FDRH Avenida Praia de Belas, Sala 1202, das 8h30min às 12h das 13h30min às 18h, considerando como data limite da postagem, via sedex, o dia 28 de Março de 2014, às 18h. Caso sedex, a ficha de inscrição deverá ser envelopada e com identificação em letra de forma (nome completo, curso pleiteado, instituição promotora). A ficha e os documentos serão aceitos se entregues apenas no local acima descrito, durante o horário especificado DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas será realizada na página da Rede Escola de Governo - FDRH ( bem como na central do aluno, mediante login e senha do candidato, até às 18h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital RECURSO DA INSCRIÇÃO INDEFERIDA Em caso de inscrição indeferida o candidato terá que verificar o motivo do indeferimento, na central do aluno, mediante login e senha, após visto o motivo o candidato pode entrar com recurso através do endereço eletrônico redeescoladegoverno@fdrh.rs.gov.br ou pelo telefone (51) ramal 276 e retificá-la na DSO (Divisão de Suporte Operacional) pessoalmente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h conforme cronograma de execução deste edital (item 4) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO O resultado final será divulgado na página da Rede Escola de Governo - FDRH ( até às 18h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital.

11 4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO PROCEDIMENTO DATA Publicação do Edital 24/03/2014 Período de Inscrições 24/03/2014 a 28/03/2014 Divulgação dos Inscritos 04/04/2014 Aula Inaugural Frederico Westphalen* 08/04/2014 Aula Inaugural Erechim* 09/04/2014 Período de Análise dos documentos 11/04/2014 Divulgação da Lista de Inscrições Deferidas e 15/04/2014 Indeferidas Recurso 16/04/2014 Divulgação dos Selecionados 17/04/2014 Início das Aulas 24/04/2014 * Aula inaugural com carga horária de 8h está inserida na carga horária total do curso, assim a presença será contada como frequência no curso. *Caso sedex a data limite de postagem é dia 28 de março de 2014, a inscrição não será aceita após essa data. 5. DESISTÊNCIA Em caso de desistência, interrupção ou cancelamento o aluno deverá formalizar a situação por escrito e encaminhar à Comissão de Seleção a qual avaliará a solicitação conforme Art.42 do Decreto de 23 de maio de No documento encaminhado, deverá constar a ciência da chefia direta sobre a desistência. Art. 42. O aluno da Escola de Governo firmará Termo de Compromisso, ficando sujeito a ressarcir ao Estado o valor atualizado dos serviços escolares recebidos, nas seguintes hipóteses: I - abandonar o curso, por motivo injustificado; II - ser desligado da atividade promovida pela Escola de Governo, pelo não atendimento a dispositivo previsto em regimento próprio; III - desligamento do serviço público antes de completar o período mínimo de duas vezes o tempo dispendido para realização do curso Eventuais suplentes serão chamados para as vagas abertas por alunos desistentes, mediante prévia análise da comissão de avaliação sobre a frequência de cada módulo.

12 6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Secretaria A dosr ecursos H 6.1. Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão da Rede Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Porto Alegre, 14 de março de 2014.

EDITAL DE ABERTURA 17/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS E SICONV

EDITAL DE ABERTURA 17/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS E SICONV EDITAL DE ABERTURA 17/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS E SICONV 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 010/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS TURMA 1 (VAGAS RESTRITAS)

EDITAL DE ABERTURA 010/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS TURMA 1 (VAGAS RESTRITAS) EDITAL DE ABERTURA 010/2015 PARA INSCRIÇÕES NO CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS TURMA 1 (VAGAS RESTRITAS) 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

2. DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA 2.1 JUSTIFICATIVA

2. DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA 2.1 JUSTIFICATIVA EDITAL DE ABERTURA 13/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS E AGENTES SOCIAIS 1. DA REALIZAÇÃO A Rede Escola de Governo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 16/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL DE ABERTURA 16/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EDITAL DE ABERTURA 16/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. DA REALIZAÇÃO A Rede Escola de Governo (REG), através

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 02/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE IDIOMAS NA MODALIDADE EAD - 2ª EDIÇÃO

EDITAL DE ABERTURA 02/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE IDIOMAS NA MODALIDADE EAD - 2ª EDIÇÃO EDITAL DE ABERTURA 02/2014 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE IDIOMAS NA MODALIDADE EAD - 2ª EDIÇÃO 1. DA REALIZAÇÃO A Rede Escola de Governo (REG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

3.1 Anexo I: Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde em Saúde; 3.2 Anexo II: Vigilância Sanitária.

3.1 Anexo I: Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde em Saúde; 3.2 Anexo II: Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2009 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES DE CURSOS DA EAD/ENSP/FIOCRUZ INSERIDOS NO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC) A Educação

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 008/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

EDITAL DE ABERTURA 008/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ecretaria da dministração e dos ecursos umanos EDITAL DE ABERTURA 008/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 1. DA REALIZAÇÃO A Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 2009. CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. EDITAL ESMPU n. 198/2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. EDITAL ESMPU n. 198/2008 ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EDITAL ESMPU n. 198/2008 A Escola Superior do Ministério Público da União ESMPU comunica que estão abertas as inscrições no período de 3 a 10 de dezembro

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos sociais. O edital destina-se às organizações

Leia mais

INFORMATIVO CURSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTÁBIL NO SIAFE-RIO (EXOFIC-01 E EXOFIC-02)

INFORMATIVO CURSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTÁBIL NO SIAFE-RIO (EXOFIC-01 E EXOFIC-02) GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA INFORMATIVO CURSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTÁBIL NO SIAFE-RIO (EXOFIC-01 E EXOFIC-02) 1. OBJETIVO Atualizar, aperfeiçoar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS - EDITAL EGP Nº 003/2016 A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 O Instituto Aliança com o Adolescente, associação civil sem fins lucrativos e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP, MJ nº 08015.013735/2002-16,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DOS CURSOS DE ORÇAMENTO PÚBLICO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DOS CURSOS DE ORÇAMENTO PÚBLICO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES DOS CURSOS DE ORÇAMENTO PÚBLICO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EDITAL Nº 06 DDG/CGPROG/2013 O Presidente da FUNDAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 190/UFFS/2012 ABRE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO

Leia mais

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL CATEGORIA Desenho TEMA: As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo. O concurso é dirigido aos alunos com necessidades

Leia mais

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE A UNIÃO NACIONAL DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA (Unicafes), inscrita no CNPJ sob o n. 07.738.836/0001-37 torna público a abertura de inscrições

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS PROJETO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE MEDIADORES PARA O CURSO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL

PROCESSO DE SELEÇÃO DE MEDIADORES PARA O CURSO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL EDITAL Nº. 003/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO DE MEDIADORES PARA O CURSO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO A Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL N.º 010/2014 PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1. APRESENTAÇÃO A Escola Estadual de Saúde Pública Professor

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

2.3 O Mapeamento dos Clubes Sociais Negros deverá conter, minimamente, as seguintes informações:

2.3 O Mapeamento dos Clubes Sociais Negros deverá conter, minimamente, as seguintes informações: CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2011 PARA SELEÇÃO DE PROJETOS QUE VISEM A EXECUÇÃO DE MAPEAMENTO DOS CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL POR MEIO DE CONVÊNIO OU TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, A SER FIRMADO PELA SECRETARIA

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N. 001/2016 SEST-SUS/SES-GO.

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N. 001/2016 SEST-SUS/SES-GO. EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N. 001/2016 SEST-SUS/SES-GO. A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS torna público o presente Edital de Chamada Pública e CONVIDA servidores públicos do

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (CEES)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (CEES) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS, AMBIENTES E SERVIÇOS VINCULADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ingresso para o ano de 2014 O Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CHAMADA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSISTAS 03/2015 A Escola de Administração da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DO PROCESSO

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa )

Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa ) Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa ) 1 - ESCOPO O Instituto Unibanco ( Instituto ) acredita na importância do desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 024 PROGRAD/UFSM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 024 PROGRAD/UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 024 PROGRAD/UFSM EDITAL DE SELEÇÃO INGRESSO E REIGRESSO - 2º SEMESTRE DE 2015 A Pró-Reitora de Graduação, o Coordenador

Leia mais

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/14 OFERTA DE VAGAS

Leia mais

Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva

Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Apoio a Projetos de Tecnologias Social e Assistiva Documento de Referência para Apresentação, Habilitação

Leia mais

AVISO DE INSCRIÇÃO. Matemática 200 Biologia 150 Química 90 Física 60 Total 500

AVISO DE INSCRIÇÃO. Matemática 200 Biologia 150 Química 90 Física 60 Total 500 AVISO DE INSCRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA (Física, Química e Biologia), MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU) A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) por meio da Escola

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

CURSO DE LÍNGUA INGLESA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL N. 011/2014 EAGU

CURSO DE LÍNGUA INGLESA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL N. 011/2014 EAGU CURSO DE LÍNGUA INGLESA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL N. 011/2014 EAGU A DIREÇÃO DA ESCOLA DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO MINISTRO VICTOR NUNES LEAL, no uso das atribuições de que tratam os incisos I e III

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA Convênio n 07/2014/MPGO CONVÊNIO CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS E O CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE BRASÍLIA UNICEUB, POR INTERMÉDIO DA, VISANDO A CONCESSÃO DE ESTÁGIO

Leia mais

EDITAL Nº 01 DDG/CGPROG/2013

EDITAL Nº 01 DDG/CGPROG/2013 PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CADASTRO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS E MÓDULO 3 GESTÃO DE PROCESSOS (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GERENTES OPERACIONAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

EDITAL Nº.10 /2015. 1.5. As contratações decorrentes deste processo seletivo obedecerão ao que determina a Lei Municipal nº 2011/2012.

EDITAL Nº.10 /2015. 1.5. As contratações decorrentes deste processo seletivo obedecerão ao que determina a Lei Municipal nº 2011/2012. EDITAL Nº.10 /2015 O MUNICÍPIO DE JOÃO MONLEVADE, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado visando a formação

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 EDITAL Nº 81/2014 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 02/2014

CHAMADA PÚBLICA 02/2014 CHAMADA PÚBLICA 02/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA O (IFG) faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão abertas no período de 06 a 20 de agosto de 2014, as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DI T A L N. 04/2016 - PR O GEP SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS A Pró-Reitoria de Gestão de

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

EDITAL Nº 27/2013 1 DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 27/2013 1 DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL Nº 27/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, INTERESSADOS EM PARTICIPAR COMO PESQUISADOR NO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

b) Descrição, objetivo e justificativa do projeto, apresentando detalhadamente o conjunto de ações a ser realizado e cronograma físico-financeiro;

b) Descrição, objetivo e justificativa do projeto, apresentando detalhadamente o conjunto de ações a ser realizado e cronograma físico-financeiro; EDITAL DE OCUPAÇÃO DA CASA DA LEITURA / 2015 Dúvidas frequentes: 1) Quem pode participar? Resposta: Estão habilitadas a participar do EDITAL DE OCUPAÇÃO DA CASA DA LEITURA 2015, empresas de produções artísticas,

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CRITERIOS PARA SELEÇÃO DE PARTICIPANTES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NA SAÚDE A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas SESAU em parceria com o Hospital Sírio Libanês HSL, Ministério

Leia mais

EDITAL PARA ORGANIZAÇÃO DA II FEIRA DE ESTÁGIOS DO IFPR EDITAL N.º 04/2014 DEMPI-PROEPI / IFPR

EDITAL PARA ORGANIZAÇÃO DA II FEIRA DE ESTÁGIOS DO IFPR EDITAL N.º 04/2014 DEMPI-PROEPI / IFPR EDITAL PARA ORGANIZAÇÃO DA II FEIRA DE ESTÁGIOS DO IFPR EDITAL N.º 04/2014 DEMPI-PROEPI / IFPR A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio da Diretoria

Leia mais

ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013

ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013 ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013 Ato Instrucional dispõe sobre Processo Seletivo Simplificado de atribuição de classes e/ou aulas de Professores, bem como de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, Assistentes

Leia mais

Secretaria Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor SUPERINTENDÊNCIA DE JUVENTUDE

Secretaria Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor SUPERINTENDÊNCIA DE JUVENTUDE EDITAL 002/2016 DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS NO PROJETO DE INSERÇÃO SOCIAL PALMAS QUE TE ACOLHE, A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Integração

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016. 1º ano do Ensino Fundamental

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016. 1º ano do Ensino Fundamental EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 1º ano do Ensino Fundamental O Diretor Geral do Colégio Santo Inácio, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor,

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, nomeado pela

Leia mais

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma)

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS EM PARCERIA COM O SENAI CRICIÚMA DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE: Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE

Leia mais

EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013

EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS NucLi EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM),

Leia mais

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL

CURSISTAS A ESCOLA E A CIDADE: EDUCAÇÃO INTEGRAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EDITAL ESTABELECE NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016 O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública EDITAL Nº 003/2015 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2015/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013.

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. Seleção de Projetos ou Programas para concessão de bolsas do Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROBEXT-UFCSPA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/PRH Nº 005/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/PRH Nº 005/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/PRH Nº 005/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE GESTÃO DE

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 022/2014 Curso de Qualificação para Conselheiros Municipais e Distritais de Saúde e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL Nº 68/2014//IFTO, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014. SELEÇÃO DE PROFESSOR/INSTRUTOR DE LIBRAS PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. O REITOR

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

1. DO OBJETO: 2. DO OBJETIVO:

1. DO OBJETO: 2. DO OBJETIVO: 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE E GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E TECNOLÓGICOS EM SAÚDE DA EAD/ENSP/FIOCRUZ EM PARCERIA COM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 006/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA INGRESSO DE VAGAS DESTINADAS

Leia mais

Edital de Seleção para o Curso de Mobilizadores Sociais Locais para a Reestruturação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Edital de Seleção para o Curso de Mobilizadores Sociais Locais para a Reestruturação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe Página 1 de 6 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE CRIAÇÃO E MANEJO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL CR9 PARQUE NACIONAL DA LAGOA

Leia mais

MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015

MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015 MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015 PORTARIA Nº..., de...de...de 2015 Dispõe sobre a participação complementar da iniciativa privada na execução de ações e serviços de saúde, e o credenciamento de prestadores

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico torna público, para conhecimento

Leia mais

* Serão destinadas 02 (duas) vagas para pessoas com necessidades educacionais especiais, conforme Decreto Nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

* Serão destinadas 02 (duas) vagas para pessoas com necessidades educacionais especiais, conforme Decreto Nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI EDITAL Nº 004, DE 07 DE MAIO DE 2012. Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

Edital Proppex n 10/2016

Edital Proppex n 10/2016 Edital Proppex n 10/2016 Bolsas de Educação BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A CONVÊNIO DE APOIO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO CHAMADA PARA PROJETOS DE ESTUDO VOLTADOS À PESQUISA DE GRUPOS DE PESQUISA DA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE A Gerente Substituta de Administração e Desenvolvimento de Pessoas da Anatel - AFPE, no uso de suas

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN)

EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN) EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN) A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR),

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO PÚBLICA

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO PÚBLICA Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO PÚBLICA ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Empresarial. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Gestão Pública.

Leia mais

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3 EDITAL 50/2012 O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições legais, com base na Resolução n.º 933/2010, e considerando a necessidade de contratar professores para atuarem

Leia mais

EDITAL Nº 004/2015-PPA

EDITAL Nº 004/2015-PPA 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr.

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015 PROGRAMA DE INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL Nº 05/2015 PROGRAMA DE INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 05/2015 PROGRAMA DE INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Coordenação de Pesquisa e Extensão - COPEX torna público, no âmbito interno da Faculdade Leão

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais