Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0"

Transcrição

1 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e o intermediário na disciplina. Idealmente o jogo será jogado por estudantes no meio do curso em Engenharia de Software e que, portanto já tiveram acesso aos conhecimentos básicos. No entanto, algumas cartas do jogo expõem o jogador a conceitos mais avançados. O jogo tem por objetivo ensinar aos jogadores através de uma simulação do processo de desenvolvimento de software; da documentação até a entrega.. Em geral, os jogadores que seguem práticas adequadas de engenharia de software serão recompensados, enquanto aqueles que arriscam e percorrem atalhos serão punidos. A punição vem principalmente das cartas de outros jogadores. Os detalhes do código do sistema são também modelados com base nos efeitos reais da engenharia de software e recompensarão os jogadores inteligentes. No fim de uma série de jogos os jogadores aprenderão que caminhos são eficazes e quais são perigosos. Após o término de vários jogos, os jogadores aprenderão quais ações são efetivas e quais são perigosas. Tais lições serão efetivas no jogo, bem como na realidade. Seu Objetivo O objetivo de Problemas e Programadores é simples, ser o primeiro a terminar o projeto. Cada participante joga como um gerente de projeto, competindo contra seus oponentes a fim de completar o projeto satisfatoriamente em primeiro. No curso do jogo, cada jogador terá um projeto de engenharia de software da concepção ao término, enquanto tenta evitar possíveis armadilhas de programação através de planejamento, preparação e sorte. Configuração No início do jogo, separe cada um dos montes de cartas e tome um tempo para s habituar-se a elas. Há quatro montes de cartas usados no jogo: Monte do Código é o mais fácil de identificar, uma vez que é colorido na parte posterior, metade azul, metade vermelho. Este monte contém todas as cartas de código que os jogadores usarão para completar seus projetos. O Monte de Documentação é um monte menor que contém cartas que são preto e azul, ou vermelhos rotulados por Unclear. Estas cartas são também colocadas entre os jogadores. O Monte de Projeto possui somente 9 cartas (é o menor monte) com figuras idênticas e invertidas lado a lado e que podem efetivamente ser postas de lado depois que um projeto é selecionado. O Monte Principal é o maior. Contém todas os cartas remanescentes, rotuladas por Conceito e Programador, assim como dúzias de cartas coloridas rotuladas por Problema. Coloque este monte entre os jogadores.

2 Coloque os montes de cartas entre os jogadores. Mais tarde no jogo, quando as cartas forem sendo descartadas, coloque-as com a parte posterior para cima, próximo as outras cartas a fim de formar uma pilha de cartas descartadas (se um monte acabar você pode reusar a pilha de cartas descartadas). Início do Jogo A primeira coisa que acontece no início do jogo é a escolha de um projeto, ao acaso, da pilha de projetos. Este projeto será aquele que os jogadores vão concorrer para completar. Coloque esta carta do projeto no meio da área de jogo entre os jogadores. Ass outras cartas de projeto não são mais necessárias depois disso e podem ser colocados à parte. A informação dessa carta está repetida nas duas metades da carta, de maneira a que todos os jogadores tenham acesso às propriedades do projeto. Estas informações são muito importantes para o jogo e incluem: - Complexidade: Quantos pontos de tempo um programador precisa gastar para completar um pedaço de bom código. Há duas possibilidades para esse número: 2 ou 4. - Tamanho: quantas cartas de código devem ser completadas para integrar e terminar o projeto. - Qualidade: Esse número representa o quanto livre de defeitos (bugs) deve estar o produto final. O número indica o total de cartas que você deve ter sem nenhuma marcação de problema. - Orçamento: quantidade de dinheiro que você terá para gastar com o projeto e será uma restrição para contratação de programadores. Na primeira vez que jogar o jogo, recomenda-se o uso de um projeto simples, o Pong Collection é uma boa escolha. Não se preocupe se algumas destas regras não fazem nenhum sentido, elas serão explicadas adiante em mais detalhes. O Monte Principal de Cartas Depois que os jogadores já tem o projeto, cada jogador pega cinco cartas do monte principal (o monte grande com as cartas com a parte posterior em branco). Dê uma olhada nas cartas em sua mão. O monte principal contém três tipos de cartas: programadores, problemas e conceitos. Cada um destes possui características importantes, as quais são descritas abaixo em detalhe. Programadores Programadores são o coração da fase de implementação; são necessários para codificação. Eles possuem 3 atributos que os jogadores deveriam observar antes de decidir sobre contratá-los ou não:

3 1) Salário: quanto será pago ao programador. Os programadores com maiores salários tomarão mais recursos de seu orçamento. 2)Habilidade: É número de pontos de tempo que um programador tem a cada rodada do jogo. Cada ação que o programador toma requer um certo número de pontos de tempo e dessa maneira um programador mais rápido pode fazer mais a cada rodada. Habilidade tem números de 1 a 5, com 5, claro, sendo o melhor. 3) Personalidade: tendência de programadores em serem bons trabalhadores, em uma escala de 1 a 5. Isto inclui companheirismo, profissionalismo, e quão bem eles seguem práticas adequadas de engenharia de software. Quanto menor o valor referente à personalidade, mais vulneráveis às cartas de problema eles serão. Quanta você contrata um programador, coloque-o à direita dos programadores que você já possui na parte inferior da sua área de jogo 1. Antes que você possa adquirir qualquer programador você deve ter certeza de que o orçamento de seu projeto é suficiente para pagar os salários. Problemas Cartas de problema representam as coisas que dão errado durante o projeto de engenharia de software. Elas são jogadas para um oponente durante sua fase de implementação, mas somente se estiverem de acordo com um determinado critério. Jogadores que tomam precauções apropriadas podem se tornar imunes a alguns problemas. As cartas de problema têm 3 partes principais a serem consideradas: 1) Critério: Esta parte diz quais as condições devem ser encontradas para que você esteja apto a jogar a carta para um dado oponente. Este é a maneira da carta dizer, Esta carta só pode ser jogada quando [critério]. 2) Abreviação do Critério: Esta atua como uma referência rápida para o critério da carta. 3) Efeito: Esta é o efeito que o jogador (através de seu programador) sofrerá quando a carta é jogada para ele. A maioria dos problemas é usada e colocada no monte de descarte. Cartas de Problemas persistentes não são descartadas imediatamente; ficam no jogo e continuam perturbar seus receptores. Note também que os problemas são coordenados por cores, do verde para o azul para o vermelho, na ordem crescente de severidade. Você pode jogar uma carta de problema para seus oponentes durante as suas fases de implementação. Mas você só pode fazer isso se os critérios na carta forem 1 Veja apêndice B para comentários sobre isso.

4 atendidos. Quando você joga um problema, se o receptor estiver de acordo com o critério, ele estará sujeito aos efeitos do problema. Por exemplo: Este jogador perde o progresso feito: Você pode escolher algumas das cartas de código deste jogador e descartá-las, dependendo de sua carta de problema. Este jogador pode ter que descartar [algo]: Quando uma carta é descartada, coloque-a na pilha apropriada de descarte. As cartas de documentação devem ser colocadas abaixo das pilhas de onde elas vieram. Este jogador pode ter um programador demitido ou que pede demissão: Este programador é descartado. Qualquer código que ele tenha feito é deixado para trás. Cartas do tipo problemas persistentes são mantidas no tabuleiro do jogador. Cartas do tipo problemas de projeto são colocadas ao lado da carta de projeto virada para aquele jogador e representa os efeitos que só eles devem tratar. Cartas do tipo problemas de programadores devem ser localizadas na área abaixo do programador que eles estão afetando. Para economizar espaço no tabuleiro do jogador, as cartas de problemas podem ser colocadas debaixo de suas vítimas, mas o nome do problema deve estar visível. Conceitos Estas cartas representam decisões opcionais que podem ser feitas durante o processo de produção do software. Todas permanecem no jogo até serem descartadas (colocadas na pilha de descarte) e podem mudar como ou quão rápido você progride. Elas têm duas partes importantes: 1) Efeito: Isto é o que esta carta de conceito faz. 2) Custo: Alguns conceitos têm um custo. Isto é tratado da mesma forma que os salários dos programadores e não podem ser jogadas se excederem o orçamento. Conceitos podem ser colocados em qualquer espaço disponível no tabuleiro do jogador; o lado esquerdo da área de jogo pode ser conveniente. Os conceitos, que têm efeito persistente e que afetam o projeto, devem ser colocados próximos à carta do projeto. Estrutura do jogo Uma vez que os jogadores já estiverem familiarizados com as cartas nas suas mãos, eles podem começar. O jogador mais novo começa. Após cada jogada, o próximo jogador no sentido horário toma a sua vez.

5 O Processo de Desenvolvimento Em Problemas e Programadores, os jogadores seguem o conhecido modelo de cascata para desenvolver seus projetos. O jogo utiliza uma versão em cinco passos do modelo de cascata, dividindo a implementação em dois passos. Cada passo é então representado por uma fase do jogo. O tabuleiro do jogador, isto é o espaço onde coloca as cartas, deve ser organizado de acordo com o modelo de cascata. Sugere-se que se use uma folha de papel e colunas sejam definidas para cada fase. Cada fase determina as ações que o jogador pode realizar. Os jogadores podem mover-se para a próxima fase dentro do ciclo de vida na sua jogada, mas uma vez que se moveu ele não pode voltar atrás. A decisão tomada tem grande efeito para o jogador, assim deve ser tomada com cautela. Em geral, a cada rodada o jogador irá realizar as seguintes ações nesta ordem: 1) Decidir se passa para a próxima fase 2) Puxar cartas 3) Agir baseado na sua fase 4) Jogar cartas de programadores e conceitos 5) Descartar cartas que ele não precisa Vale notar que esta estrutura de rodada pode retardar sua habilidade de demitir e recontratar programadores. Se um programador está sendo demitido com intuito de limpar o orçamento para contratação de novos programadores, essa contratação só poderá ocorrer na rodada seguinte à demissão. Similarmente, o novo programador não estará habilitado a entrar em ação até a rodada seguinte à sua contratação. Isto é intencional, e é usado para ilustrar as dificuldades associadas com a chegada de novos programadores e fazê-los produzir. Todos os jogadores iniciam na fase de requisitos, a primeira fase do ciclo de vida. Os jogadores na fase de requisitos de seus projetos passam pelas seguintes etapas:

6 Fase de Requisitos 1) Decidir: Primeiro você deve decidir se irá mover-se para a fase de projeto. Se você fizer isso, você deve começar seguindo os passos da fase de projeto no lugar dos descritos abaixo. 2) Puxar: Se você tem menos que cinco cartas nas mãos. Você pode puxar cartas até completar as cinco. 3) Trabalhar nos Requisitos: Você pega duas cartas do monte de documentação e as coloca na coluna Requisitos do seu tabuleiro (área vermelha acima). Você pode abrir mão de puxar uma ou duas dessas cartas para substituir uma carta de documentação não clara ( Unclear ). Neste caso você pode substituir uma carta não clara para cada puxada que realizou. A fase continua até que o número de cartas de requisitos que você precisar estiver satisfatório. Um bom máximo é seis. Existem cartas de problemas que visam jogadores com menos de uma carta de requisitos, outras que visam aqueles com menos de duas, e assim por diante. Uma vez que você tem seis cartas de requisitos, você necessita preocupar-se somente com seus requisitos não claros. Falando sobre isso, será frequentemente benéfico substituir a documentação não clara, elas poderão deixá-lo vulnerável a certas cartas de problema. 4) Jogue: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores ou conceitos que tem nas mãos em jogo (contanto que você não exceda seu orçamento). 5) Descarte: Você pode escolher e descartar qualquer número de cartas que tenha nas mãos. Você também pode demitir qualquer número de programadores ou descartar qualquer de seus conceitos. Programadores que são demitidos deixam seus códigos e se outro programador desejar trabalhar sobre os códigos deve pagar uma multa pela ajuda (veja abaixo de implementação). Na próxima rodada, você irá seguir esses passos novamente, iniciando com a decisão de mover-se ou não. Se você decidir ir adiante, passar de fase, seus novos passos estarão na fase de projeto. Fase de Desenho 1) Decidir: Primeiro você escolhe se deseja mover-se para a fase de implementação, se você fizer isso você deve seguir os passos da fase dessa da fase de implementação, em vez de seguir os descritos abaixo. De outra forma: 2) Puxar: Se você possui menos que cinco cartas nas mãos, você pode puxar cartas até completar as cinco. 3) Trabalhe no Desenho: Você pode puxar duas cartas da pilha de documentação e colocar na coluna de Desenho (área vermelha acima). Você pode abrir mão de uma ou duas dessas cartas para substituir uma carta de documentação não clara existente. Neste caso você pode substituir uma carta em cada puxada que você realiza.

7 Novamente, seis cartas de desenho devem ser o bastante para prevenir a maioria das cartas de problemas baseadas em desnho. É benéfico substituir cartas de documentação não clara, já que elas podem deixá-lo vulnerável a problemas. 4) Jogue: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores ou conceitos que tem nas mãos em jogo (contanto que você não exceda seu orçamento). 5) Descarte: você pode escolher e descartar qualquer número de cartas que tem nas mãos. Você também pode demitir qualquer número de programadores ou descartar qualquer de seus conceitos. Fase de Implementação Nesta fase, você está vulnerável a cartas de problemas, então seja cuidadoso. Aqui você pode pagar o preço por ter tomado decisões erradas anteriormente. Isto também significa que quando seu oponente entrar nesta fase, tenha certeza que está pronto para causá-los dificuldades com cartas de problema que você tem em mãos. 1) Problemas: Cada um dos jogadores pode jogar uma carta problema para você, se você atente adequadamente os critérios. 2) Decidir: Se você possuir cartas de código integrados em quantidade igual ou superior ao tamanho de seu projeto, você pode escolher mover-se para a fase de entrega. Note que estas cartas de código podem ou não conter bugs, e não necessitam ser inspecionadas. Mas lembre-se que durante a fase de entrega do produto, estas cartas serão conferidas baseadas na exigência de qualidade de seu projeto, e se qualquer bug for achado haverá conseqüências. 3) Comprar: Se você tem menos de cinco cartas na mão, você deve comprar cartas até atingir cinco cartas. 4) Implementar( ou Intregar): Antes mesmo de você pensar em integração de código, você deve pensar em produzi-lo. No estágio de produção, cada programador que você controla pode tomar diferentes ações. A habilidade do programador determina quantos pontos de tempo ele tem e, portanto, quantas ações ele pode desempenhar. Os programadores têm 4 opções em cada rodada, e cada uma destas opções consome pontos de tempo. Os programadores podem fazer qualquer combinação de ações desde que ele possua pontos de tempo suficientes. As quatro ações que um programador pode desempenhar são: Programar Bom Código (custo = complexidade do projeto) Pega uma carta de código no monte de código e a coloque (com a face para baixo) acima deste programador e acima de todas as outras cartas já colocadas. Uma vez que este é um código bom, deve-se colocar a parte azul da carta o mais longe do programador. Programar Código Ruim (custo = metade da complexidade do projeto) Mesmas atividades de programar bom código, entretanto, colocando a lado vermelho da carta mais longe do programador.

8 Inspeção de Código (custo = 1 ponto de tempo) Desvirar, a sua escolha, uma das cartas do programador que estão com a face virada para baixo. Esteja certo de que cartas (vermelhas ou azuis) viradas com a face para cima já sofreram inspeção. Se a carta é um defeito, esta carta pode potencialmente causar problemas quando o projeto for completado (lembra-se dos requisitos de qualidade?). Qualquer defeito grave encontrado irá causar o descarte da carta de código localizada acima dele e o defeito grave é imediatamente substituído por uma carta de código de mesma qualidade. Corrigir Defeito (custo = 1 ponto de tempo) Este programador pode corrigir um defeito simples por um ponto de tempo, substituindo ele por uma carta de mesma qualidade do monte de código. Um defeito normal, por outro lado, é corrigido pela troca dele com a carta de código exatamente acima, ou se o defeito for a carta mais ao topo, ele pode ser finalmente substituído por uma carta de código do monte de código. Portanto, podem ser necessárias várias ações de corrigir defeito para se livrar de um defeito normal. Defeitos podem ser tratados e resolvidos em qualquer ordem desejada pelo jogador. Corrigir defeitos pode funcionar bem para atingir seus requisitos de qualidade no final do jogo. Desta forma, por exemplo, se um programador tem 4 habilidades e um projeto é de complexidade 2, ele pode: - Programar dois bons códigos (cada um custando 2 pontos de tempo) - Programar um bom código e inspecionar duas cartas de código ( ) - Inspecionar 2 códigos e corrigir dois defeitos simples ( ) - etc... Um programador não precisa usar todos os seus pontos de tempo em todas as rodadas. Finalmente, ao invés de efetuar alguma ação normal, o programador pode ajudar outro. Neste caso, o programador pode trabalhar no código de outro programador como se este fosse o seu próprio código, mas com dois pontos de penalidade pago uma vez para todas as ações tomadas. Portanto, um programador de habilidade 4 poderia desempenhar os dois pontos não penalizados em ações na coluna de outro programador. Estes pontos podem ser combinados para criar cooperativamente uma carta de código, desde que haja pontos suficientes disponíveis entre eles. Note ainda que esta é a única forma de trabalhar no código de um programador que não trabalha mais para você. Então esteja ciente de contratar seus programadores mais produtivos. Se você completou cartas de código em tamanho igual ao do projeto, você pode integrar nesta rodada ao invés de fazer qualquer ação de programação. Neste caso, você leva todas as suas cartas de código para um programador e põe estas cartas em uma coluna separada do lado direito de todos os programadores. Isto representa seu código integrado, que não pode ser mudado nem afetado por nenhum problema de outros programadores. Uma vez tendo o código integrado do tamanho de seu projeto, você pode mover para a fase de entrega do produto. Note: Seja cuidadoso! Não altere o alinhamento das cartas enquanto as move, as cartas serem de código bom ou ruim ainda é importante.

9 5) Jogar: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores e conceitos de sua mão em jogo (desde que estas não excedam o orçamento) 6) Descartar: Você pode escolher e descartar qualquer número de cartas de sua mão. Você pode também demitir qualquer número de programadores ou descartar quaisquer de seus conceitos. Fase de Entrega do Produto Este é o desafio final para o seu projeto; você saberá se seus clientes aprovarão o projeto. 1) Uso do produto: Pegue todos as cartas de código e vire-os com a face para baixo (novamente mantendo-os alinhados da mesma maneira). Você tem que misturar a ordem das cartas e um jogador adversário pode escolher cortar a pilha uma vez. Finalmente, revele as cartas fora do topo da pilha igual aos seus requisitos de qualidade. Se nenhum deles está com defeitos, você vence! Se qualquer das cartas reveladas tem um defeito simples ou um defeito péssimo, você perde o jogo. Estes são defeitos tão severos que o produto não é executado completamente, o cliente fica intimidado e assim é seu chefe. Neste caso o projeto é cancelado e corrigido. Mas se houver algum defeito simples ou normal, o projeto é falho, mas pode ser continuar. Neste caso, você tem que colocar todas as seus cartas de código em cima de um dos seus programadores. Você pode escolher o programador, mas seu oponente escolhe a ordem que as cartas de código são organizadas. Você tem que voltar para a fase de implementação e procede como antes, enquanto tenta terminar o seu projeto mais uma vez. Lembre-se de que você estará mais uma vez vulnerável a problemas, pois, você está sem defeitos no projeto.

10 Um Breve Glossário Descarte - Lugar para descartar as cartas, segundo o tipo do monte. Ajuda - Quando um programador dá os seus pontos tempo a outro, com uma penalidade padrão de dois pontos. Perder X Progresso - Descarte X dos cartas de código dos jogadores marcados de sua escolha. Código Bom - Código que é azul para cima se a face é para baixo ou lado azul para cima se face é para cima. Ações Ações que um jogador executa a cada rodada (Decidir,Puxar, Agir, Jogar, Descartar) Código Ruim - Código que o lado vermelho é para baixo ou lado vermelho para cima se face é para cima. Estágio/fase - Uma das cinco partes do modelo de cascata, e conseqüentemente do jogo.

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software Reuso de Software Aula 12 Motivação Jogos para Simulação em Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 16 Abril 2012 Ensino tradicional de Engenharia

Leia mais

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND ELFENLAND Índice Descrição e Conteúdo... 2 Como Preparar o Jogo... 4 Tabuleiro... 5 Cartas de Viagem... 5 Como Jogar... 6 1. Distribua as Cartas de Viagem... 6 2. Compre uma Ficha de Transporte da Pilha

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 1 MS-Excel Aplicando funções às suas fórmulas de Excel (continuação) Serão vistas, nesta aula as funções de busca e referência

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

Guerra Civil. Variante da Guerra Civil. Resumo do Jogo. George R.R. Martin, O Festim dos Corvos

Guerra Civil. Variante da Guerra Civil. Resumo do Jogo. George R.R. Martin, O Festim dos Corvos Variante da Guerra Civil Guerra Civil E por que não? Favorece-o, sempre foi assim. Ele se parece com você, pensa como você, que pretende lhe dar Dorne, não se incomode em negá-lo. Eu li sua carta. As palavras

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento 2015 Mat Permutação e Arranjo

Exercícios de Aprofundamento 2015 Mat Permutação e Arranjo 1. (Uerj 015) Uma criança ganhou seis picolés de três sabores diferentes: baunilha, morango e chocolate, representados, respectivamente, pelas letras B, M e C. De segunda a sábado, a criança consome um

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

Apresentação da Disciplina Processo de Software

Apresentação da Disciplina Processo de Software Apresentação da Disciplina Processo de Software Prof.ª Dra. Aida Araújo Ferreira aidaferreira@recife.ifpe.edu.br Modelos de Melhoria de Processo de Software Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 -

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 - Sistema para Administração de Condomínios MANUAL DO USUÁRIO Bancos do Condomínio ENG Sistemas - 1 - FUNCIONAMENTO DO MÓDULO... 3 TELA DE EXIBIÇÃO DE BANCOS:... 4 INCLUIR UM NOVO BANCO:... 4 Banco...5 Agência

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Mantis. Solicitando suporte. Manual do Cliente

Mantis. Solicitando suporte. Manual do Cliente Mantis Solicitando suporte Manual do Cliente Telefones: 3355-1594, 3350-6917, 4053 9165 - WWW.intelidata.inf.br Página 1 2012 Sumário USANDO O MANTIS PARA SOLICITAR SUPORTE... 3 Tela de Login... 3 Minha

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Os objetivos descrevem o que se espera alcançar com o projeto; Devem estar alinhados com os objetivos do negócio; Deve seguir a regra SMART:

Os objetivos descrevem o que se espera alcançar com o projeto; Devem estar alinhados com os objetivos do negócio; Deve seguir a regra SMART: 1.1. Objetivos estabelecidos Este é um dos aspectos mais importantes, pois é a partir deles que detalharemos o planejamento do projeto para atingir os objetivos estabelecidos. Ele também é importante para

Leia mais

SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL VERSÃO 359 U N I P A C K NOTA FISCAL ELETRÔNICA CONTENDO ITENS COM CFOP S DISTINTOS RIO DE JANEIRO 25 DE JULHO DE 2013 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 03 2- MOTIVAÇÃO... 03

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES 1. Introdução Esse documento tem por objetivo descrever o funcionamento e formas de utilização do módulo de Requisição de Materiais do Sistema de Controle Patrimonial

Leia mais

Unidade 3: Personalizando o Excel *

Unidade 3: Personalizando o Excel * Unidade 3: Personalizando o Excel * material do 2010* 3.0 Introdução Visto que você está fazendo este curso, você provavelmente passa ou espera passar muito tempo trabalhando com o Excel. Assim, você precisa

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja,

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos Projeto Matemática 5º ano 4ª série Objetivos - Despertar o pensamento, propiciando a troca de experiências e de conhecimentos. - Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Word Professor: Enir da Silva Fonseca Índice Word... 03 Documento... 03 Iniciando o Word... 03 Teclas especiais... 04 Corrigindo Erros... 04 Localizando e Substituindo o Texto... 07

Leia mais

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo.

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo. 41 9 Restaurantes, Pizzarias, Hotéis, Casas Noturnas e similares Aos estabelecimentos como Restaurantes, há os controles de Atendentes, Quartos, Mesas, VIP (Cartões Pessoais de Consumação) e as comissões

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 28 Revisão para a Prova 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 28-28/07/2006 1 Matéria para a Prova 2 Gestão de projetos de software Conceitos (Cap. 21) Métricas (Cap.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3 ADICIONANDO UM PRODUTO CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Para que sua loja funcione você tem de ter algum produto para vender, ou algum serviço para prestar. Como sua loja está na Internet as pessoas não

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

COMO PROGRAMAR SEU TIME

COMO PROGRAMAR SEU TIME COMO PROGRAMAR SEU TIME 1) INSTALAÇÃO: Instale o simulador da categoria SIMUROSOT da FIRA. O simulador é gratuito e está disponível para download no site da FIRA (www.fira.net) ou no site da competição

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais