Classes de restrições ao lazer:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Classes de restrições ao lazer:"

Transcrição

1 6 Resultados Através das entrevistas, no primeiro momento foram identificadas as restrições ao lazer pelo método da redução de dados por dedução, aonde de acordo com Motta (2008), o pesquisador parte de classes preestabelecidas, como se estivesse em busca de uma resposta para uma pergunta formulada previamente. As seguintes frases foram extraídas das entrevistas com relação às restrições ao lazer: quando eu tenho um tempo, para passear numa praça, para andar... tomar sorvete, ou então ir numa praia sentar e ficar vendo o mar... mas isso quando a gente se encontra os dois em casa... a gente quase não tem tempo... tudo gasta dinheiro... tem que moderar, porque o que a gente ganha, tem que ser pra pagar o arroz, feijão... às vezes a gente quer ate sair, mas muitas vezes não temos condição de pagar 2 conduções pra ir... Minha esposa gosta de passear no shopping, mas aí tem que pagar 4 condução, chega no shopping quer comer alguma coisa é caro pra caramba,não é preço de supermercado...chega na segunda-feira aí falta pra outras necessidades... Tempo livre eu nunca tenho. Quando eu estou em casa eu to lavando roupa, arrumando, passando, cuidando dos netos. Tempo livre eu não tenho... quando eu tenho um tempo vago... E o que a gente ganha dá pra pagar condução?? Tem que ir a pé e ainda dividir a cerveja!!! Eu pago casa de aluguel então não dá. Se eu tivesse condições eu gostaria de ir ao teatro...viajar...conhecer o Brasil...mas eu não posso... O dinheiro não dá. Hoje em dia eu não faço quase nada, até porque com o que a gente ganha é mais difícil, mas gostar eu gosto...

2 44 como o desgaste é grande... a gente se desgasta muito a semana inteira então no sábado eu descanso... É que eu também não conheço muita gente... É falta de dinheiro mesmo. Às vezes tem que comprar uma coisa nova... uma roupa que ficou velha... Falta de companhia. É... eu vou quando dá... eu recebo, pago as contas... dá 10, 15 dias... fico sem nada... aí eu peço emprestado pra algumas pessoas e quando recebo pago de volta.... eu fico muito cansado... Eu não sou muito de sair não Mas eu não tenho muita companhia... sozinho às vezes eu não gosto... É... difícil de eu sair de lá... sair é muito perigoso Violencia impede bastante. Às vezes a gente não tem dinheiro né. A gente sai uma vez por mês quando sai o pagamento. Aí dá pra sair. A gente chega muito cansada da rua. A semana cansa É difícil eu sair sozinha... Cansaço. O corpo fica cansado por causa do trabalho e aí dia de folga tem que relaxar e descansar um pouco. Eu deixo de fazer muita coisa por cansaço. É mais o cansaço, pois eu ainda tenho o curso e às vezes eu acumulo aulas. Após esta primeira etapa, a análise foi feita a partir da redução de dados por indução, um processo que, segundo Motta (2008), vai do específico ao geral, partindo de observações específicas para chegar a padrões gerais. Assim, pelo método de redução de dados por indução estabelecemos as classes de restrições ao lazer apresentadas a seguir:

3 45 Classes de restrições ao lazer: Falta de Motivação: Alguns consumidores não têm motivação para desfrutar das oportunidades de entretenimento e lazer. Cansaço: Muitos preferem dormir e descansar no tempo livre, assim, deixam de ter algum tipo de entretenimento. Falta de Companhia: Foi mencionada como um fator que restringe as pessoas de baixa renda de praticarem atividades de lazer e entretenimento. Dificuldade de sair da Comunidade: A idéia de entretenimentos numa comunidade reduz as barreiras de ambientes desconhecidos ou pouco familiares, porém, alguns têm medo de sair da comunidade devido à violência das comunidades rivais Falta de Recursos Financeiros: Os entrevistados apontaram a falta de dinheiro e as condições financeiras como principal restrição ao lazer. Necessidade de ponderar custos: Devido ao alto custo de alimentação e moradia, os gastos com entretenimento, são freqüentemente substituídos por outros considerados mais importantes. Falta de Tempo: Devido ao longo trajeto que alguns dos entrevistados percorrem para ir e voltar do local de trabalho, o tempo livre para atividades de entretenimento é muito pequeno, pois além do trabalho existem as tarefas domésticas e alguns ainda fazem bicos para complementar a renda. Abaixo as classes também foram classificadas de acordo com o Modelo de Crawford et al (1991), que estabelece um processo dinâmico de como as pessoas negociam suas restrições ao lazer. Barreiras Intrapessoais O modelo propõe que o consumidor define suas preferências ao lazer após confrontá-las inicialmente com suas restrições intrapessoais. Falta de Motivação Alguns consumidores não têm motivação para desfrutar de algumas oportunidades de entretenimento e lazer.

4 46 Isto pode ser percebido nas frases do quadro abaixo: Quadro 1 Restrição Intrapessoal Problemática: Falta de Motivação Entrevista Luis Carlos Entrevista Alessandra É... eu faço alguma coisa quando eu tenho disposição... Eu não faço muita coisa de diversão. Entrevista Carlos Eu não sou muito de sair não. Este quadro é um exemplo de restrição intrapessoal, pois depende do estado psicológico dos consumidores. Cansaço Devido à longa jornada de trabalho, que também proporciona um grande desgaste físico e devido à necessidade de além do trabalho terem que ajudar em atividades domésticas, o cansaço é percebido como uma das principais restrições ao lazer da população de baixa renda. O longo trajeto na condução para o trabalho que muitas vezes não oferece conforto, também ajuda a aumentar o cansaço dos trabalhadores. Desta forma, muitos preferem dormir e descansar no tempo livre, assim, deixam de ter algum tipo de entretenimento. Assim, para a população de baixa renda, o cansaço, também pode ser considerado uma restrição ao lazer. No quadro abaixo estão descritas algumas frases dos entrevistados que mencionam o cansaço como uma restrição.

5 47 Quadro 2 Frases dos entrevistados que mencionam o cansaço como uma restrição. Problemática: Cansaço Entrevista Carlos Entrevista Luzia Entrevista Atila... como o desgaste é grande... a gente se desgasta muito a semana inteira então no sábado eu descanso. Mas é que sábado eu fico muito cansado e quero descansar... A gente chega muito cansada da rua. A semana cansa. O corpo fica cansado por causa do trabalho e aí dia de folga tem que relaxar e descansar um pouco. Eu deixo de fazer muita coisa por cansaço. Barreiras Interpessoais O nível interpessoal exige do consumidor negociação com uma outra parte qualquer, apesar da preferência pelo item de lazer já estar estabelecida. Neste item serão classificadas algumas frases mencionadas pelos entrevistados que podem ser classificadas como barreiras interpessoais. Falta de Companhia A falta de companhia foi mencionada como um fator que restringe as pessoas de baixa renda de praticarem atividades de lazer e entretenimento. Quadro 3 Falta de Companhia Problemática: Falta de Companhia Entrevista Luis Carlos Entrevista Carlos Entrevista Rosemberg Entrevista Luzia... mas isso quando a gente se encontra os dois em casa..." É que eu também não conheço muita gente... Mas eu não tenho muito amigo lá... É deixo (de sair por não ter companhia), com companhia é melhor... Deixo sim. (sobre deixar de sair por falta de companhia) Não. É difícil eu sair sozinha.

6 48 Esta restrição, demonstrada no quadro acima, pode ser diminuída com o uso dos entretenimentos móveis, pois grande parte das ofertas, são de entretenimentos individuais, que não requerem companhia. Dificuldade de sair da Comunidade A idéia de entretenimentos numa comunidade reduz as barreiras de ambientes desconhecidos ou pouco familiares, porém, alguns têm medo de sair da comunidade devido à violência das comunidades rivais. Desta forma, a dificuldade de sair da comunidade, pode ser considerada uma restrição ao entretenimento. Abaixo, frases que exemplificam esta restrição: Quadro 4 Dificuldade de Sair da Comunidade Problemática: Dificuldade de sair da comunidade Entrevista Luis Carlos Entrevista Rosemberg Entrevista Luzia Eu moro num bairro. tem uma comunidade. é um bairro bom... É uma comunidade boa, não é de alto risco... é uma comunidade legal. Aonde eu moro tem bastante coisa. Eu moro na Rocinha Eu me sinto mais seguro lá dentro... sair é muito perigoso Violência impede bastante. A rocinha parece um vulcão. Fica muito tempo calmo, mas quando dá confusão sai de baixo e isso atrapalha muito a vida dos moradores lá. É... difícil de eu sair de lá... Barreiras Estruturais Uma vez ultrapassadas as barreiras intrapessoais e interpessoais, o modelo de Crawford et al (1991) diz que o consumidor se defronta com as barreiras estruturais. Essas parecem prevalecer particularmente no que tange aos entretenimentos conhecidos e cuja preferência se manifesta.

7 49 Falta de Recursos Financeiros De acordo com as entrevistas podemos classificar os entrevistados com relação à renda familiar. Os entrevistados com renda domiciliar entre 1 e 3 salários mínimos, apontaram a falta de dinheiro e as condições financeiras como principal restrição ao lazer. Abaixo, estão exemplificadas, algumas destas frases: Quadro 5 Falta de Recursos Financeiro Problemática: Falta de Recursos Financeiros Entrevista Benedita "Quando eu tenho dinheiro eu vou pra casa dos meus familiares em Angra" Entrevista Luis Carlos Entrevista Lucia Entrevista Maria Entrevista Rosa...porque tudo gasta dinheiro...tem que moderar, porque o que a gente ganha, tem que ser pra pagar o arroz, feijão......às vezes a gente quer ate sair,mas muitas vezes não temos condição de pagar 2 conduções pra ir. E o que a gente ganha dá pra pagar condução? Tem que ir a pé e ainda dividir a cerveja! Eu comprei um celular pro meu filho, tentei comprar um pra mim, mas não deu ainda não. Eu pago casa de aluguel então não dá. O dinheiro não dá. Ah... se eu tivesse condições eu gostaria de ir ao teatro... viajar... conhecer o Brasil... mas eu não posso... Entrevista Carlos Entrevista Luzia Hoje em dia eu não faço quase nada, até porque com o que a gente ganha é mais difícil, mas gostar eu gosto... É falta de dinheiro mesmo. Às vezes a gente não tem dinheiro. A gente sai uma vez por mês quando sai o pagamento. Aí dá pra sair. Porém, os entrevistados que se enquadram na faixa de renda domiciliar entre 3 e 6 salários mínimos, nem mencionaram a falta de dinheiro como restrição ao lazer. Quando perguntados, eles disseram que não deixam de fazer nada por falta de dinheiro.

8 50 Dinheiro é importante, mas... não deixo de fazer nada por dinheiro não. Não impede muito não. (sobre se a falta de dinheiro impede algum tipo de entretenimento). Muito pouco (sobre se a falta de dinheiro impede algum tipo de entretenimento). Necessidade de ponderar custos Os consumidores de baixa renda têm a necessidade de ponderar todos os elementos de custo. Devido ao alto custo de alimentação e moradia, os gastos com entretenimento, são freqüentemente substituídos por outros considerados mais importantes. As frases abaixo são um exemplo desta restrição. Quadro 6 Necessidade de Ponderar Custos Problemática: Necessidade de Ponderar Custos Entrevista Luis Carlos... Minha esposa gosta de passear no shopping, mas aí tem que pagar 4 conduções, chega no shopping quer comer alguma coisa é caro pra caramba,não é preço de supermercado... Chega na segunda feira aí falta pra outras necessidades... Entrevista Carlos Às vezes tem que comprar uma coisa nova... uma roupa que ficou velha... Falta de tempo Para os entrevistados há muito pouco o tempo livre para atividades de entretenimento Os entrevistados atribuem a falta de tempo a três fatores: longo trajeto que alguns dos entrevistados percorrem para ir e voltar do local de trabalho; tarefas domésticas; bicos para complementar a renda;

9 51 Assim, os entrevistados mencionaram falta de tempo como restrição ao lazer. Alguns exemplos, estão descritos no quadro abaixo: Quadro 7 Falta de Tempo Entrevista Benedita Problemática: Falta de tempo Eu fico fazendo comida, arrumando a casa e vou pra igreja todos os domingos" Entrevista Luis Carlos Entrevista Maria das Graças Entrevista Joseane Entrevista Alessandra "Ultimamente, eu saio assim, quando eu tenho um tempo, para passear numa praça, para andar a gente quase não tem tempo de sair pra dançar..." Tempo livre eu nunca tenho. Quando eu estou em casa eu to lavando roupa, arrumando, passando, cuidando dos netos. Tempo livre eu não tenho... Eu também trabalho para outra empresa a noite, eu dobro, saio daqui e vou pra outra e só chego em casa de manha. Eu chego aqui as 10 da manha, saio 10 da noite, saio daqui vou pra outro trabalho e só saio as 8 da manha. Eu dobro 3 vezes numa semana. Aí eu ganho mais um salário. Eu, quando eu tenho um tempo vago, gosto de ficar com meus filhos e também sair pra me divertir porque eu sou nova... Eu trabalho também fazendo unha. É provável que devido à falta de recursos financeiros, alguns entrevistados dêem prioridade a utilizar o tempo livre em receber rendimentos extras e por isso, mencionaram a restrição de falta de tempo. Além de identificar e classificar as restrições ao lazer dos entrevistados, também foi possível observar se os mesmos têm interesse em utilizar o celular como ferramenta de entretenimento.

10 52 Motivação em relação ao uso do celular como ferramenta de entretenimento Através da redução de dados por dedução, foi possível identificar a motivação de alguns entrevistados a utilizar o celular como ferramenta de entretenimento. Quero saber quando eu posso ter esse celular!! To animado!!!facilitaria muito!! Muito bom!!! Eu usaria o celular pra tudo. Baixaria filme, musica... com certeza. Eu poderia baixar filme... eu tenho um DVD em casa, mas tenho pouco filme. Tem uns (celulares) que tem a tela grande que dá pra ver filme Eu compraria um celular com música porque eu gosto muito de música... Com certeza, eu iria adorar. Em seguida verificou-se a existência de entrevistados que já utilizam algum tipo de entretenimento via celular. O uso do celular como ferramenta de entretenimento Através da análise das entrevistas também foi possível identificar que alguns entrevistados já utilizam o celular como ferramenta de entretenimento e lazer. O meu tem MP3, já tenho música gravada... eu coloco o fone e escuto música. Eu tenho um celular que eu gosto dele... porque eu coloco musica, fico mexendo nos aplicativos... tiro foto... Coloco no auto falante e escuto radio. Eu uso o meu celular direto... ponho fone. Outro dado importante que foi possível extrair através da análise das entrevistas foi o benefício percebido pelos entrevistados do uso do celular como ferramenta de entretenimento.

11 53 Benefícios do celular como ferramenta de entretenimento para a população de baixa renda Devido a sua mobilidade o celular, como ferramenta de entretenimento traz um grande benefício para a população de baixa renda. O celular pode ser um inibidor do cansaço, pois tendo uma ferramenta de entretenimento nos horários vagos, os trabalhadores podem aliviar a tensão do trabalho e aliviar o estresse, assim o cansaço mental diminui e conseqüentemente o cansaço físico. Ah, lia... iria chegar bem mais calma no trabalho. (sobre ir lendo no celular ao trabalho). Chegaria até mais calma no trabalho. A gente vai poder se distrair no trajeto. Vou chegar mais relaxado no trabalho... tranqüilo.. Venho e fico mais descansada (Luzia, sobre ir ao trabalho escutando música pelo celular). Aqui, por exemplo, na minha hora de descanso eu ficaria vendo... Eu ficaria mais desestressado, aliviaria um pouco mais a tensão do trabalho. O celular pode ser utilizado como entretenimento para aproveitar o tempo perdido nos trajetos de ida e volta do trabalho. Aproveito o tempo livre. (sobre em que aspecto o entretenimento via celular melhora sua vida). A gente vai poder se distrair no trajeto A gente aproveitaria o tempo da condução. Segunda Etapa de Entrevistas Executivos do Mercado de Telecomunicações Interpretação de Profissionais Após realizar a análise das entrevistas acima, foi realizada uma nova etapa de entrevistas em profundidade, com 3 especialistas conceituados e com mais de 15 anos de experiência no mercado de Telecomunicações.

12 54 O intuito desta nova etapa de entrevistas foi obter soluções para as restrições ao lazer da população de baixa renda e verificar produtos e serviços que poderiam ser oferecidos para esta classe. Após a análise desta segunda etapa de entrevistas foi verificado que é um consenso entre os entrevistados que as operadoras de telecomunicações brasileiras não estão focadas em desenvolver produtos específicos para a baixa renda, principalmente de serviços de valor agregado, que são os produtos que não se baseiam no tráfego de voz e ande se inserem os produtos voltados para entretenimento. E assim, há um nicho muito grande no mercado, que está inexplorado. A partir destas entrevistas é possível listar uma série de produtos de entretenimento que poderiam ser ofertados para a população de baixa renda para diminuir as restrições ao lazer já existentes. Porém, grande parte destes produtos esbarra em outras restrições, fazendo com que o problema seja ainda mais complexo. Alguns produtos citados estão listados abaixo: Internet Móvel: Segundo Carlos (Vice Presidente de uma empresa do setor de telecomunicações), a internet móvel poderá ser um instrumento de entretenimento para a população de baixa renda, uma vez que sejam criados planos de serviço de acesso a internet, numa linguagem que esta parcela da população entenda, que certamente não é Mega Bytes, como vem sendo ofertado hoje em dia pelas operadoras. Possivelmente um modelo de oferta de mais fácil entendimento seria o de custo por hora, que é o se compara com a lan house que a população de baixa renda costuma a freqüentar. Arquivamento de fotos e filmes num banco de dados das operadoras: Tendo em vista que grande parte dos celulares vendidos atualmente já possui máquina fotográfica digital e até filmadora, Carlos também sugere que seja ofertado um banco de dados para que as pessoas de baixa renda possam arquivar fotos e filmes que sejam feitos através do celular, uma vez que provavelmente essas pessoas não possuem computador e não revelam as fotos.

13 55 Mais uma vez, será necessário um plano de serviço que atenda ao segmento de baixa renda. Jogos Interativos: Segundo Carlos, hoje muito pouca gente joga esses jogos via celular com outros parceiros remotos, e isso é uma coisa relativamente simples desde que seja facilitado o acesso, então quer dizer ainda é um mercado pouco explorado. TV via celular: Hoje já é possível assistir TV através do celular, porém ainda não há um modelo de negócios de como será ofertado para a população. Pois é necessária uma parceria entre as operadoras de telecomunicações e os canais de TV. Além disso os aparelhos celulares precisam ser preparados para receber o sinal de TV. Carlos cita que num primeiro momento não é teremos transmissão de programa de longa duração. Serão ofertados clipes, transmissão de algum evento esportivo de curta duração, uma largada de fórmula 1, por exemplo, é uma coisa que você precisa de 1 minuto e muita gente se interessa em ver a largada especificamente. Baixar Ring Tones e Músicas para ouvir via celular: Segundo Caetano, consultor a mais de 10 anos do setor de telecomunicações, um download de 50, 100, 200 k de conteúdo de uma vez ou serviços baseados em sms, tem a rentabilidade melhor para a operadora porque o consumo é pequeno de recurso da rede e assim seria mais fácil ofertar produtos mais baratos, pois eles conseguem maximizar o retorno. Prosseguindo no processo de análise e classificação das entrevistas, foi elaborada uma tabela em que podemos fazer uma ligação de cada entretenimento com as restrições da população de baixa renda que poderiam ser diminuídas por cada um deles.

14 56 Tabela 5 Restrições da População de Baixa Renda Entretenimento via Celular Jogos do aparelho celular Rádio Escutar músicas MP3 Baixar Ring Tones Camera Fotográfica Filmadora Entretenimentos via SMS Internet Móvel Arquivamento de fotos e filmes num banco de dados das operadoras Jogos Interativos Restrições da população de baixa renda que poderia ser diminuídas Entretenimento não depende da operadora de telefonia, por isso não há custo dos serviço, diminuindo a restrição de falta de recursos financeiros. Além disso pode diminuir as restrições de cansaço e a falta de tempo. Além disso, é um entretenimento que não necessita de companhia. Este entretenimento também não depende da operadora de telefonia, e assim a restrição de falta de recursos financeiros diminui. Alguns entrevistados já utilizam este entretenimento para diminuir as restrições de cansaço e falta de tempo. A restrição de falta de companhia também é diminuída. É possível utilizar nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. A restrição de falta de companhia também é diminuída. Diminui a falta de tempo, pois pode ser utilizado a qualquer momento e o cansaço causado pelo stress. Não é necessário companhia. Não há custo do serviço, diminuindo a restrição de falta de recursos financeiros. Não há custo do serviço, diminuindo a restrição de falta de recursos financeiros. Pode ser utilizado nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Além de promover a inclusão digital, a internet móvel poderia ser utilizada nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Além disso, é um entretenimento que não necessita de companhia. É possível utilizar nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Além disso, é um entretenimento que não necessita de companhia. Pode ser utilizado nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Dificuldades relativa ao entretenimento Os aparelhos mais baratos não têm muitas opções de jogos e existe a restrição do custo do aparelho. O aparelho celular precisa ter esta funcionalidade e por isso existe a restrição do custo do aparelho. Preço para baixar as musicas e custo do aparelho celular. Preço para baixar as musicas e custo do aparelho celular. Aparelho necessita ter câmera fotográfica por isso há a restrição de custo do aparelho. Aparelho necessita ter filmadora e por isso há a restrição de custo do aparelho. Preço do serviço Preço do serviço e do aparelho População não entende modo como o serviço é ofertado atualmente É necessário um grau de instrução médio para este entretenimento Preço do serviço Preço do serviço Aparelho necessita ter aplicativos mais modernos

15 57 Baixar vídeos TV via celular Pode ser utilizado nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Além disso, é um entretenimento que não necessita de companhia. Pode ser utilizado nos longos trajetos de ida e volta ao trabalho, diminuindo a falta de tempo e o cansaço causado pelo stress. Além disso, é um entretenimento que não necessita de companhia. Preço do serviço Aparelho necessita ter aplicativos mais modernos Não há modelo de negócio para ofertas de TV Aparelho necessita ter aplicativos mais modernos A partir do quadro acima, pode-se perceber que alguns entretenimentos já foram citados pelos entrevistados de baixa renda e já estão sendo utilizados pela pelos mesmos. Principalmente os entretenimentos que não tem custo de serviço, como máquina fotográfica e rádio. Segundo Caetano, consultor entrevistado, já existem pesquisas que indicam que mesmo sem estímulo de marketing das operadoras de telefonia celular, existe consumo de serviços de valor agregado pelo usuário de baixa renda, como por exemplo, conteúdo de ring tones, e música mp3. Além disso, é de consenso dos entrevistados que a forma como os serviços são ofertados não é de fácil entendimento, ou seja, o usuário de baixa renda não entende com clareza as promoções oferecidas e nem como utilizar os serviços de entretenimento ofertados pelas operadoras. Para os entrevistados, isto se agrava na população de baixa renda devido ao menor grau de instrução desta parcela da população. Através da análise do quadro acima, é possível perceber que existem várias soluções para as restrições ao entretenimento da população de baixa renda, porém, a grande parte dos produtos citados tem uma restrição em comum: o preço do serviço.

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 6 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 6 I Ir Preposição para + artigo Preposição a + artigo Eu vou Para + o = para o

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar..

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar.. Introdução O que você faria se descobrisse um método, altamente lucrativo que te permite trabalhar exclusivamente pela internet? Um método que você pode trabalhar aonde quiser e quando quiser, usando apenas

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online Você já percebeu como há diversas pessoas que estão obtendo sucesso nas suas áreas de atuações quando se trata de vendas

Leia mais

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 O Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 é um treinamento voltado para pessoals que estão no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação ou desejam

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO OBJETIVOS QUALIDADE NAS ESCOLAS Mapear percepções de Professores, Pais e Alunos de São Paulo sobre o que

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO #1 ATENÇÃO Essa é a dica mais importante, parece clichê mas não é! Não mesmo! Atenção é tudo no trânsito quando estamos pilotando. Pelo Método

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt.

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt. FAQ M5O 1. Não vou pagar nada pelo M5O? O desconto de 100% é relativo ao valor da mensalidade do pacote. A 1ª MEO Box também continua a ser gratuita. O aluguer de filmes no MEO Videoclube, canais premium,

Leia mais

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 1.1 Conteúdos: Apresentação do Plano Didático Pedagógico; Classificação das orações coordenadas sindéticas e inferência. 1.1 Habilidade:

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Relatório sobre a minha experiência no Brasil

Relatório sobre a minha experiência no Brasil Relatório sobre a minha experiência no Brasil Oi pessoal! Sou Lucrecia Hang, tenho 24 anos e nasci numa cidade chamada Rosário, localizado no litoral de Argentina. Aqui moro com meus pais e minha irmã

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Um amigo, chamado computador!

Um amigo, chamado computador! Um amigo, chamado computador! NARRADOR: Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática,

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O empreendedor Gustavo Caetano discute oportunidades e desafios para start-ups inovadoras no Brasil. Gustavo Caetano é presidente da Samba

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

Não acredito! Está quase chegando! Só faltam

Não acredito! Está quase chegando! Só faltam Domingo Não acredito! Está quase chegando! Só faltam algumas semanas para as férias! Sabe o que isso significa? Chega de Escola Monstro! Chega de professores e livros! Chega de ter que sair para assustar

Leia mais

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Maio de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear atitudes e comportamentos das pessoas que não possuem conta corrente em banco com relação

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento.

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. museudapessoa.net P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. R Meu nome é Kizzes Daiane de Jesus Santos, 21 de julho de 1988, eu nasci em Aracaju, no estado do Sergipe.

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Viajar com Crianças. Sem Stress

Viajar com Crianças. Sem Stress Viajar com Crianças Sem Stress A escolha do DESTINO Nem sempre podemos escolher o local da viagem. Às vezes vamos visitar um parente, por exemplo, ou existe o sonho antigo dos pais de conhecer algum lugar,

Leia mais

Instrumento A. Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida. Número do envelope utilizado SISTEMA DESCRITIVO - EQ-5D

Instrumento A. Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida. Número do envelope utilizado SISTEMA DESCRITIVO - EQ-5D Instrumento A Questionário nº Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida Instituto Nacional de Cardiologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Mulheres e Futebol Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará O Problema Alcoolismo - um dos mais graves problemas de saúde pública na atualidade. Abuso

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Desenvolvimento Profissional e Pessoal!

Desenvolvimento Profissional e Pessoal! Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ Departamento de Zootecnia Desenvolvimento Profissional e Pessoal! Paulo Fernando Machado pmachado@usp.br Objetivo da vida

Leia mais

Realização: Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da FAMECOS/PUCRS. Porto Alegre, dezembro de 2012

Realização: Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da FAMECOS/PUCRS. Porto Alegre, dezembro de 2012 Realidade e aspirações do Público Jovem 18/34 na Região Metropolitana de Porto Alegre Realização: Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da FAMECOS/PUCRS Porto Alegre, dezembro de 2012 ASPECTOS

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro I Curso Planejamento e Educação Financeira Uma parceria Órama e Dinheirama. Planejamento Financeiro Por Sandra Blanco Consultora de Investimentos da Órama, mais de anos de mercado,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67.

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67. SOBRE A AUTORA Leticia Pietras tem 17 anos, é Empreendedora digital, fundadora do blog www.empreendedora-digital.com. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: Leia este texto com atenção: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 1 Psssiu, psssiu. Eu? virou-se Juvenal

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO Palavras-chave: Idoso, práticas corporais, dança, saúde. INTRODUÇÃO Este relato foi fruto de uma

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Pesquisa do Zoom revela: 78% dos consumidores encontram melhor preço na internet do que em loja física

Pesquisa do Zoom revela: 78% dos consumidores encontram melhor preço na internet do que em loja física DINO - Divulgador de Notícias Pesquisa do Zoom revela: 78% dos consumidores encontram melhor preço na internet do que em loja física O levantamento traça um perfil do e-consumidor e mostra que os brasileiros

Leia mais