Ministério da Administração do Território

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Administração do Território"

Transcrição

1 Ministério da Administração do Território Decreto Lei n.º 16/99 de 22 de Outubro Havendo necessidade de se reestruturar o estatuto orgânico do Ministério da Administração do território no quadro da reorganização dos órgãos administrativos locais. Nos termos das disposições combinadas do n.º 3 do Artigo 106.º da alínea h) do Artigo 110.º e do Artigo 113.º, todos da Lei Constitucional, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º É aprovado o estatuto orgânico do Ministério da Administração do Território, anexo ao presente decreto lei e que dele faz parte integrante. Artigo 2.º É revogado o Decreto lei n.5 8/98 de 9 de Abril e toda a legislação que contrarie o disposto neste decreto lei. Artigo 3.º As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente diploma serão resolvidas por decreto executivo do Ministro da Administração do Território. Artigo 4.º O presente decreto lei entra em vigor na data da sua publicação.

2 ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1.º (Natureza) O Ministério da Administração do Território, abreviadamente designado MAT, é o órgão da administração central do Estado encarregado de assegurar, coordenar e controlar a execução da política do Governo sobre o desenvolvimento político, administrativo, económico, social e cultural das províncias, a condução do processo de instituição e implementação do poder e administração autárquicos, bem como a preparação das condições técnicas e administrativas para a realização atempada das eleições gerais e locais no País. Artigo 2.º (Atribuições) O Ministério da Administração do Território tem as seguintes atribuições: a) Assegurar a execução das deliberações do Conselho de Ministros sobre a administração local do Estado e a coordenação desta com a administração central; b) Apoiar os órgãos administrativos locais do Estado no desempenho das atribuições e competências previstas na lei; c) Acompanhar a actividade exercida pelos Ministérios nas províncias; d) Exercer o controlo e acompanhamento do desempenho dos serviços executivos locais do Estado; e) Estudar e propor medidas de política e estratégias para a organização e funcionamento das autarquias locais; f) Exercer a tutela administrativa sobre as autarquias locais; g) Estudar e propor medidas legislativas adequadas à reorganização e funcionamento dos Governos das Províncias e das Administrações do Município e Comuna; h) Promover a iniciativa legislativa sobre assuntos locais, bem como regulamentar as leis já existentes;

3 i) Promover a formação sucessiva e integrada, bem como o aperfeiçoamento técnico profissional do pessoal do quadro responsável, técnico e administrativo do Ministério e dos órgãos administrativos locais do Estado; j) Participar na definição da política do ordenamento e desenvolvimento do território; k) Elaborar estudos e propor alterações à divisão política e administrativa do território; l) Criar condições organizativas e técnico administrativo para a realização atempada do processo eleitoral, nos termos da lei competente; m) Assegurar o recenseamento populacional e o registo dos cidadãos com capacidade eleitoral activa; n) Assegurar a articulação entre os serviços administrativos locais do Estado e o poder tradicional; o) Orientar e coordenar a actividade das telecomunicações administrativas; p) Promover e coordenar as geminações das localidades com o estrangeiro; q) Exercer as demais funções que lhes forem atribuídas superiormente. CAPÍTULO II Da Organização em Geral Artigo 3.º (Da Direcção) 1. O Ministério da Administração do Território é dirigido pelo respectivo Ministro. 2. No exercício das suas funções, o Ministro é coadjuvado por Vice Ministros. Artigo 4.º (Da Estrutura Orgânica) A estrutura orgânica do Ministério da Administração do Território compreende os seguintes serviços: 1. Serviços de apoio consultivo: a) Conselho Superior; b) Conselho de Direcção.

4 2.Serviços de apoio técnico: a) Secretaria Geral; b) Inspecção Geral da Administração do Território; c) Gabinete Jurídico; d) Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística; e) Gabinete dos Assuntos Autárquicos. 3. Serviços de apoio instrumental: a) Gabinete do Ministro; b) Gabinete do Vice Ministro; c) Gabinete do Intercâmbio Internacional; d) Centro do Documentação e Informação. 4. Serviços executivos centrais: a) Direcção Nacional de Administração Local; b) Direcção Nacional de Eleições; c) Direcção Nacional de Recursos Humanos. 5. Serviços desconcentrados: Governos das Províncias. 6. Serviços tutelados: a) Autarquias Locais; b) Direcção Nacional de Telecomunicações Administrativas (DINATEL). Artigo 5.º (Do Conselho Superior) 1. O Conselho Superior é o órgão de apoio consultivo do Ministério para a tomada de decisões concretas sobre assuntos de ordem política, administrativa, económica, social e cultural dos serviços do Ministério e dos órgãos administrativos locais. 2. O Conselho Superior é presidido pelo Ministro e integra: b) O Vice Ministro; c) Os Governadores das Províncias; d) Os Directores Nacionais.

5 3. O Ministro poderá, se julgar necessário, convidar pessoas singulares ou colectivas para participarem nas sessões do Conselho Superior. 4. O Conselho Superior reúne ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que o Ministro o convocar. 5. O Conselho Superior reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. Artigo 6.º (Do Conselho de Direcção) 1. O Conselho de Direcção é o órgão de apoio consultivo do Ministro na definição, coordenação e execução das atribuições específicas de gestão corrente dos serviços do Ministério e dos órgãos administrativos locais do Estado. 2. O Conselho de Direcção é presidido pelo Ministro e integra: a) O Vice Ministro; b) Os directores nacionais. 3. O Ministro poderá, se julgar necessário, convocar técnicos ou funcionários do Ministério para participarem nas sessões do Conselho de Direcção. 4. O Conselho de Direcção reúne ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que o Ministro o convocar. 5. O Conselho de Direcção reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro.

6 SECÇÃO II Do Ministro Artigo 7.º (Da Competência do Ministro) 1. Compete ao Ministro da Administração do Território: a) Orientar e controlar a aplicação de medidas de política para o poder local e a organização tempestiva do processo do registo eleitoral; b) Orientar, coordenar e fiscalizar a execução e cumprimento das deliberações do Governo e dos Conselhos Superiores e de direcção do Ministério da Administração do Território pelos serviços executivos centrais e locais; c) Manter o Conselho de Ministros informado periodicamente sobre a situação política, militar, económica, administrativa, social e cultural das províncias; d) Responder perante o Conselho de Ministros sobre a actividade dos Governos das Províncias, bem como assegurar a coordenação entre os Ministérios e as Províncias; e) Emitir decretos executivos, despachos e regulamentos nos domínios do poder local e eleições; f) Conceder audiências aos Governadores das Províncias; g) Gerir o orçamento do Ministério e acompanhar a execução do orçamento dos Governos das Províncias; h) Autorizar a contratação de agentes administrativos; i) Nomear e exonerar o pessoal do quadro orgânico do Ministério; j) Nomear e exonerar os delegados provinciais, sob proposta do Governador da Província; k) Conferir posse aos titulares de cargos de direcção e chefia e o pessoal do quadro orgânico do Ministério; l) Delegar ao Governador da Província a competência para conferir posse aos delegados provinciais; m) Aprovar os regulamentos e respectivo quadro de pessoal dos serviços do Ministério; n) Exercer outras funções superiormente incumbidas. 2. No exercício das suas competências, o Ministro emite decretos executivos e despachos.

7 SECÇÃO III Vice Ministro Compete ao Vice Ministro: Artigo 8.º (Da Competência do Vice Ministro) a) Apoiar o Ministro no desempenho das suas funções; b) Coadjuvar o Ministro nas áreas que lhe forem delegadas; c) Propor ao Ministro medidas que visem melhorar o desenvolvimento das actividades do Ministério; d) Substituir o Ministro nas suas ausências e impedimentos. SECÇÃO IV Dos Serviços de Apoio Técnico Artigo 9.º (Secretaria Geral) 1. A Secretaria Geral é o serviço que se ocupa da generalidade das questões administrativas comuns a todos os serviços do Ministério da Administração do Território. 2. Compete à Secretaria geral: a) Apoiar as actividades administrativas e financeiras dos serviços do Ministério; b) Elaborar o projecto de orçamento do Ministério; c) Elaborar o relatório de prestação de contas do Ministério; d) Assegurar a aquisição, reposição e manutenção dos bens e equipamentos necessários ao funcionamento do Governo; e) Gerir o orçamento, o património e os transportes do Ministério; f) Organizar a recepção da documentação oficial dirigida ao Ministério e proceder à distribuição pelos competentes; g) Cuidar da expedição da correspondência oficial do Ministério e dos Governos das Províncias; h) Providenciar as condições e administrativas para o funcionamento normal dos órgãos e serviços do Ministério; i) Organizar o funcionamento eficiente dos serviços de protocolo para apoio dos serviços do Ministério; j) Assegurar a aplicação correcta e oportuna da legislação sobre recursos humanos; k) Exercer outras funções superiormente determinadas.

8 3. A Secretaria geral é dirigida por um secretário geral, com categoria de director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Administração, Gestão do Orçamento e Transporte; b) Departamento de Relações Públicas e Protocolo; c) Repartição de Expediente Geral. 4. A Secretaria geral reger se á por um regulamento interno pelo Ministro. Artigo 10.º (Inspecção Geral da Administração do Território) 1. A Inspecção Geral da Administração do Território, abreviadamente designada IGAT, é o serviço encarregue pela tutela inspectiva sobre os serviços do Ministério e realiza actividade de fiscalização e inspecção dos serviços administrativos locais do Estado. 2. Compete à Inspecção Geral da Administração do Território: a) Proceder às visitas de inspecção previstas no respectivo plano ou que sejam superiormente determinadas, elaborando os respectivos relatórios; b) Proceder a inquéritos e sindicâncias aos serviços administrativos locais do Estado, bem como aos adstritos ao Ministério, emitindo pareceres sobre a respectiva gestão económica, financeira e patrimonial; c) Propor e instruir processos disciplinares resultantes da sua actividade inspectiva, bem como instruir os superiormente determinados; d) Elaborar estudos sobre as suas competências; e) Exercer outras funções. 3. A Inspecção Geral da Administração do Território é dirigida por um inspector geral com categoria de director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Inspecção dos Serviços Centrais; b) Departamento de Inspecção dos Serviços Locais; c) Secção Administrativa. 4. A Inspecção Geral da Administração do Território reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro.

9 Artigo 11.º (Gabinete Jurídico) 1. O Gabinete Jurídico é o serviço de apoio técnico em questões de estudo e análise técnico jurídico. 2. Compete ao Gabinete Jurídico: a) Preparar as decisões do Ministro no domínio jurídico; b) Preparar os projectos de diplomas legais; c) Elaborar os projectos de regulamento das leis no âmbito das atribuições do Ministério; d) Promover a iniciativa legislativa no âmbito das atribuições do Ministério; e) Proceder a estudos de direito comparado; f) Assessorar, quando solicitado, os serviços do Ministério e os serviços administrativos locais do Estado; g) Coligir, catalogar e divulgar a legislação de interesse do Ministério; h) Velar pela correcta interpretação e aplicação das leis pelos serviços do Ministério; i) Desempenhar outras funções superiormente determinadas. 3. O Gabinete Jurídico é dirigido por um director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Estudos e Consultoria; b) Departamento de Auditoria e Contencioso; c) Secção Administrativa. 4. O Gabinete Jurídico reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. Artigo 12.º (Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística) 1. O Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística abreviadamente designado por GEPE, é o serviço de assessoria interdisciplinar, incumbido de elaborar estudos e análises sobre matérias compreendidas nas atribuições do Ministério, bem como programar e coordenar a realização das actividades globais do sector. 2. Compete ao Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística: a) Preparar e elaborar os projectos de planos e relatórios periódicos do Ministério; b) Coordenar a elaboração estatística da administração do território; c) Acompanhar a elaboração e execução dos orçamentos provinciais;

10 d) Coordenar a preparação das sessões do Conselho Superior e de Direcção e acompanhar a execução das respectivas deliberações; e) Colaborar na promoção de seminários, simpósios, colóquios sobre a administração local do Estado, autarquias locais e processos laborais; f) Colaborar na elaboração de estudos sobre as políticas globais de desenvolvimento da administração do território; g) Desempenhar outras funções superiormente determinadas. 3. O Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística é dirigido por um director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Planeamento e Estatística; b) Departamento de Estudos e Análise Interdisciplinar; c) Secção Administrativa 4. O Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro Artigo 13.º (Gabinete de Assuntos Autárquicos) 1. O Gabinete dos Assuntos Autárquicos, abreviadamente designado GAA, é o serviço encarregue do estudo, coordenação e execução de política e estratégias do processo de implementação das autarquias locais. 2. Compete ao Gabinete de Estudos Autárquicos: a) Assegurar a execução de medidas conducentes à organização e funcionamento das autarquias locais; b) Elaborar estudos, análises e pareceres sobre a administração autárquica; c) Apoiar e acompanhar a implementação dos sistemas de organização e gestão das autarquias locais; d) Participar na elaboração de medidas legislativas relativas às autarquias locais; e) Promover a cooperação com entidades nacionais e estrangeiras no domínio da administração autárquica; f) Desempenhar outras funções superiormente determinadas. 3. O Gabinete de Estudos Autárquicos é dirigido por um director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Administração Autárquica; b) Departamento de Desenvolvimento Económico e Social; c) Secção Administrativa.

11 4. O Gabinete dos Assuntos Autárquicos reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. SECÇÃO V Dos Serviços de Apoio Instrumental Artigo 14.º (Dos Gabinetes do Ministro e Vice Ministro) Os gabinetes do Ministro e do Vice Ministro têm a constituição, atribuições e competências definidas pelo Decreto n.º 26/97, de 4 de Abril. Artigo 15.º (Do Gabinete de Intercâmbio Internacional) 1. O Gabinete de Intercâmbio Internacional, abreviadamente GII, é o serviço que assegura a coordenação do estabelecimento de relações com Ministérios afins, organismos internacionais e organizações não governamentais, no âmbito das atribuições do Ministério. 2. Compete ao Gabinete de Intercâmbio Internacional: a) Elaborar e promover programas de troca de experiências nos diversos domínios; b) Analisar e emitir pareceres sobre projectos de cooperação ou assistência técnica aos serviços do Ministério e dos serviços administrativos locais do Estado; c) Colaborar na programação e realização de seminários, colóquios e workshops com concurso da cooperação internacional; d) Superintender os processos de geminação de localidades; e) Estudar e preparar as matérias a submeter às reuniões das comissões mistas; f) Desempenhar outras funções superiormente determinadas. 3. O Gabinete de Intercâmbio Internacional é dirigido por um director nacional e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Cooperação Internacional; b) Departamento de Organizações e Projectos; c) Secção Administrativa. 4. O Gabinete de Intercâmbio Internacional reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro.

12 Artigo 16.º (Do Centro de Documentação e Informação) 1. O Centro de Documentação e Informação, abreviadamente designado por CDI, é o serviço que assegura o apoio bibliográfico e a selecção, elaboração e publicação de informações de interesse para os serviços do Ministério e dos serviços administrativos locais do Estado. 2. Compete ao Centro de Documentação e Informação: a) Organizar o funcionamento da biblioteca do Ministério; b) Promover a aquisição, classificação e conservação de bibliografia especializada; c) Orientar a organização e funcionamento das bibliotecas dos Governos das Províncias; d) Publicar e distribuir dados especializados de carácter informativo; e) Publicar a informação relativa às actividades do Ministério e dos Governos Provinciais; f) Estabelecer relações com a comunicação social; g) Desempenhar outras funções superiormente determinadas. 3. O Centro de Documentação e Informação é dirigido por um chefe de departamento e compreende os seguintes serviços: a) Repartição de Informação e Publicações; b) Biblioteca (Repartição); c) Secção Administrativa. 4. O Centro de Documentação e Informação reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. 5. O Centro de Documentação e Informação depende orgânica e funcionalmente do secretário geral. Secção VI Dos Serviços Executivos Centrais Artigo 17.º (Do Centro de Documentação e Informação) 1. A Direcção Nacional de Administração Local, abreviadamente designada DNAL, é o serviço que assegura e controla a execução de medidas organizativas e de funcionamento dos serviços executivos locais do Estado, bem como o apoio e acompanhamento operativo da acção governativa das províncias.

13 2. Compete à Direcção Nacional da Administração Local: a) Assegurar o relacionamento e a coordenação entre o Ministério e os serviços da administração central em tudo o que respeite a intervenção destas a nível local; b) Colaborar na tomada de medidas que visem assegurar a aplicação gradual da descentralização administrativa; c) Assegurar tecnicamente a execução do processo de desconcentração entre o Governo e o poder tradicional; d) Estudar e executar medidas conducentes ao relacionamento entre o Governo e o poder tradicional; e) Aplicar medidas de organização, funcionamento e aperfeiçoamento dos serviços administrativos locais do Estado; f) Estudar e propor medidas legislativas adequadas à reorganização e funcionamento dos serviços administrativos locais; g) Promover estudos e propor as medidas necessárias à actualização da divisão política administrativa do País de acordo com as realidade económica, social e cultural; h) Exercer outras funções superiormente determinadas. 3. A Direcção Nacional da Administração Local é dirigida por um director e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Institucional; b) Departamento de Apoio ao Poder tradicional; c) Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Económico; d) Secção Administrativa. 4. A Direcção Nacional da Administração Local reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. Artigo 18.º (Da Direcção Nacional de Eleições) 1. A Direcção Nacional de Eleições, abreviadamente designada DNE, é o órgão vocacionado para planificar, organizar e executar os processos eleitorais. 2. Compete à Direcção Nacional de Eleições: a) Promover a organização e execução dos processos eleitorais; b) Propor medidas adequadas à participação dos cidadãos nos processos eleitorais; c) Apoiar técnica e administrativamente a realização dos actos eleitorais; d) Organizar o ficheiro dos cidadãos eleitos para os órgãos de soberania e do poder local;

14 e) Proceder a estudos e análises da sociologia eleitoral; f) Assegurar a formação profissional de agentes eleitorais; g) Exercer outras funções superiormente determinadas. 3. A Direcção Nacional de Eleições é dirigida por um director e compreende os seguintes serviços: a) Departamento de Organização, Planificação e Cadastro; b) Departamento de Estudos e Análises; c) Secção Administrativa. 4. A Direcção Nacional de Eleições reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. Artigo 19.º (Da Direcção Nacional de Recursos Humanos) 1. A Direcção Nacional de Recursos Humanos, abreviadamente designada DNRH, é o serviço encarregue de assegurar a execução das medidas de política salarial, selecção, admissão, formação, mobilidade e superação técnicoprofissional do pessoal do quadro dos serviços administrativos central e local do Estado. 2. Compete à Direcção Nacional de Recursos Humanos a) Velar pela aplicação da legislação sobre a selecção, recrutamento, colocação, mobilidade e avaliação do desempenho dos quadros dos serviços administrativos central e local no Estado; b) Manter actualizado o cadastro e estatística do pessoal e quadros dos serviços administrativos central e local do Estado; c) Emitir pareceres sobre as propostas de nomeação e exoneração dos delegados e directores provinciais, administradores de municípios e de comunas; d) Assegurar a formação sucessiva do quadro técnico do Ministério e dos órgãos administrativos locais; e) Realizar programas integrados e sistematizados de superação técnicoprofissional do pessoal do quadro dos serviços administrativos central e local do Estado; f) Exercer outras funções superiormente determinadas. 3. A Direcção Nacional de Recursos Humanos é dirigida por um director e compreende os seguintes serviços: a) O Departamento de Estudos e Projectos; b) Departamento de Formação, Qualificação e Análises; c) Secção Administrativa.

15 4. A Direcção Nacional de Recursos Humanos reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro. Secção VII Dos Serviços Desconcentrados Artigo 20.º (Dos Governos das Províncias) Lei própria estabelecerá o tipo de órgãos administrativos locais, a sua organização, atribuições e funcionamento. Secção VIII Dos Serviços Tutelados Artigo 21.º (Das Autarquias Locais) Lei própria estabelecerá o modo de constituição, organização, atribuições, competências e o poder de regulamentar das autarquias locais. Artigo 22.º (Da Direcção Nacional de Telecomunicações Administrativas) 1. A Direcção Nacional de Telecomunicações Administrativas, abreviadamente designada DINATEL, é o serviço do Ministério com autonomia administrativa, financeira e patrimonial que assegura a organização e funcionamento do sistema integrado e sistematizado das telecomunicações administrativas do País. 2. A Direcção Nacional de Telecomunicações Administrativas é dirigida por um director. 3. A Direcção Nacional de Telecomunicações Administrativas reger se á por um regulamento interno a aprovar pelo Ministro.

16 CAPÍTULO IV Das Disposições Finais e Transitórias Artigo 23.º (Do Quadro Orgânico de Pessoal) 1. O quadro orgânico de pessoal do Ministério é o constante do Anexo I ao presente estatuto e que dele faz parte integrante. 2. O quadro orgânico de pessoal poderá ser alterado nos termos da lei. 3. Para estudo de problemas específicos ou outras tarefas que não possam ser realizadas pelo pessoal do quadro do Ministério, o Ministro pode autorizar a contratação de especialistas, nos termos da legislação em vigor. Artigo 24.º (Dos Regulamentos Internos) Os regulamentos internos dos serviços que compõem a estrutura orgânica do Ministério, bem como o quadro orgânico de pessoal dos serviços tutelados, serão aprovados pelo Ministro, no prazo de 60 dias, após a publicação do presente estatuto orgânico.

Ministério das Obras Públicas

Ministério das Obras Públicas Ministério das Obras Públicas ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1.º (Natureza) O Ministério das Obras Públicas é o órgão da administração pública

Leia mais

Ministério dos Transportes

Ministério dos Transportes Ministério dos Transportes Decreto Lei 1/05 De 17 de Janeiro Convindo estabelecer as normas orgânicas e funcionais que se coadunam com as actuais exigências da organização do Ministério dos Transportes,

Leia mais

Secretariado do Conselho de Ministros

Secretariado do Conselho de Ministros Secretariado do Conselho de Ministros Decreto Lei n.º 8/01 de 31 de Agosto Diário da República I Série N.º 40, 31 de Agosto de 001 Considerando que o estatuto orgânico do Secretariado do Conselho de Ministros,

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura Decreto lei n.º 7/03 de 6 de Junho Considerando a criação do Ministério da Cultura através do Decreto Lei n.º 16/02, de 9 de Dezembro; Convindo garantir o seu funcionamento de acordo

Leia mais

Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social

Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social Ter, 02 de Junho de 2009 18:38 Administrador REPÚBLICA DE ANGOLA Conselho de Ministros Decreto-lei nº 8 /07 de 4 de

Leia mais

Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural

Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural Decreto-Lei n.º 1/09 de 28 de Abril Tendo em conta a nova orgânica do Governo que de entre outros órgãos institui a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento

Leia mais

Ministério da Comunicação Social;

Ministério da Comunicação Social; Ministério da Comunicação Social DECRETO EXECUTIVO Nº 69 /2007 De 22 de Junho Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete Jurídico do Ministério da Comunicação Social; Nestes termos, ao abrigo do

Leia mais

Ministério do Interior

Ministério do Interior Ministério do Interior DECRETO LEI Nº /97 O Ministério do Interior é o órgão do Governo a que incumbe, dentre outras, as tarefas de garantia da segurança e da ordem internas, bem como da defesa dos direitos

Leia mais

Ministério da Agricultura

Ministério da Agricultura Ministério da Agricultura ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1.º (Natureza) O Ministério da Agricultura, abreviadamente designado por MINAGRI, é o órgão

Leia mais

Ministério da Justiça

Ministério da Justiça Ministério da Justiça Lei n.º 5/06 de 8 de Abril A Lei n. º 3/9, de 6 de Setembro Lei de Revisão Constitucional, consagra no seu artigo 9. º o princípio segundo o qual enquanto não for designado o Provedor

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Regulamento Interno do Centro de Documentação e Informação CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1º (Natureza) O Centro de Documentação e Informação, abreviadamente designado

Leia mais

Lei Orgânica da Provedoria de Justiça

Lei Orgânica da Provedoria de Justiça Lei Orgânica da Provedoria de Justiça Decreto-Lei n.º 279/93, de 11 de Agosto (alterado pelo Decreto Lei N.º15/98, de 29 de Janeiro) (alterado pelo Decreto-Lei n.º 195/2001, de 27 de Junho) (alterado pelo

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril Estatuto Orgânico da Direcção de Eficácia da Assistência Externa O Estatuto

Leia mais

Ministério da Comunicação Social;

Ministério da Comunicação Social; Ministério da Comunicação Social Decreto Executivo Nº 78 /2007 de 2 de Julho Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete Jurídico do Ministério da Comunicação Social; Nestes termos, ao abrigo do

Leia mais

Decreto n.º 94/03, de 14 de Outubro

Decreto n.º 94/03, de 14 de Outubro Decreto n.º 94/03, de 14 de Outubro Página 1 de 30 Na sequência da aprovação do estatuto orgânico do Ministério do Urbanismo e Ambiente, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 4/03, de 9 de Maio, no qual se prevê

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho de Ministros DECRETO nº.../07 de... de... Considerando que as aplicações pacíficas de energia atómica assumem cada vez mais um papel significativo no desenvolvimento

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio Decreto Executivo nº /07 De 03 de Setembro Convindo regulamentar o funcionamento da Direcção Nacional da Política Comercial do Ministério do Comércio. Nestes termos, ao abrigo do

Leia mais

ESTATUTO ORGÂNICO DA AGÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO E EXPORTAÇÕES DE ANGOLA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

ESTATUTO ORGÂNICO DA AGÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO E EXPORTAÇÕES DE ANGOLA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ESTATUTO ORGÂNICO DA AGÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO E EXPORTAÇÕES DE ANGOLA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º (Denominação e Natureza) A Agência para a Promoção de Investimento e Exportações

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 152/11, de 13 de Junho

Decreto Presidencial n.º 152/11, de 13 de Junho Decreto Presidencial n.º 152/11, de 13 de Junho Página 1 de 16 Considerando a importância histórica, paisagística, turística e a localização privilegiada do perímetro demarcado do Futungo de Belas, o Conselho

Leia mais

3574 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 139 18 de Junho de 2003 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DO ENSINO SUPERIOR

3574 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 139 18 de Junho de 2003 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DO ENSINO SUPERIOR 3574 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 139 18 de Junho de 2003 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DO ENSINO SUPERIOR Decreto-Lei n. o 120/2003 de 18 de Junho A Lei Orgânica do Ministério da Ciência e do Ensino Superior,

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º.

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º. Legislação Portaria n.º 542/2007, de 30 de Abril Publicado no D.R., n.º 83, I Série, de 30 de Abril de 2007 SUMÁRIO: Aprova os Estatutos do Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P.. TEXTO: O Decreto-Lei

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 30 de novembro de 2015. Série. Número 186

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 30 de novembro de 2015. Série. Número 186 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 30 de novembro de 2015 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Decreto Regulamentar Regional n.º 21/2015/M Aprova a Orgânica da

Leia mais

Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia

Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho de Ministros Decreto Lei n.º 15/99 De 8 de Outubro Considerando que a política científica tecnológica do Governo propende para uma intervenção

Leia mais

Ministério da Comunicação Social

Ministério da Comunicação Social Ministério da Comunicação Social ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTERIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL Missão 1. Ministério da Comunicação Social é o órgão do Governo encarregue de organizar e controlar a execução da

Leia mais

Ministério da Comunicação Social

Ministério da Comunicação Social Ministério da Comunicação Social Decreto Executivo Nº 80 /2007 de 2 de Julho Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Comunicação Social; Nestes termos,

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA COMITÉ ORGANIZADOR DO CAMPEONATO AFRICANO SÉNIOR MASCULINO AFROBASKET/2007 REGULAMENTO CAPITULO I (DISPOSIÇÕES GERAIS)

REPÚBLICA DE ANGOLA COMITÉ ORGANIZADOR DO CAMPEONATO AFRICANO SÉNIOR MASCULINO AFROBASKET/2007 REGULAMENTO CAPITULO I (DISPOSIÇÕES GERAIS) REPÚBLICA DE ANGOLA COMITÉ ORGANIZADOR DO CAMPEONATO AFRICANO SÉNIOR MASCULINO AFROBASKET/2007 REGULAMENTO CAPITULO I (DISPOSIÇÕES GERAIS) ARTIGO 1º DENOMINAÇÃO O Comité Organizador do Campeonato Africano

Leia mais

EDUARDO BRAGA Governador do Estado

EDUARDO BRAGA Governador do Estado DECRETO N.º 24031, DE 26 DE JANEIRO DE 2.004 APROVA o Regimento Interno da SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA - SCI, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, no

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio Decreto Executivo nº /07 De 03 de Setembro Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério do Comércio; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016. Série. Número 14

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016. Série. Número 14 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Decreto Regulamentar Regional n.º 2/2016/M Fixa o Valor do Metro Quadrado

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 133 13 de Julho de 2009 4449. (CNC), anexo ao presente decreto -lei e que dele faz parte integrante. Artigo 2.

Diário da República, 1.ª série N.º 133 13 de Julho de 2009 4449. (CNC), anexo ao presente decreto -lei e que dele faz parte integrante. Artigo 2. Diário da República, 1.ª série N.º 133 13 de Julho de 2009 4449 Decreto-Lei n.º 160/2009 de 13 de Julho Com a aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística, inspirado nas normas internacionais

Leia mais

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO PREÂMBULO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto Artigo 2.º Princípios Artigo 3.º Finalidades Artigo 4.º Atribuições Artigo 5.º Relações

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI - CIPAF PREÂMBULO Concebendo o conhecimento como fator fortemente potenciador do

Leia mais

COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008

COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008 REPÚBLICA DE ANGOLA COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008 REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO INTERNO CAPITULO I (DISPOSIÇÕES GERAIS)

Leia mais

GOVERNO. Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal

GOVERNO. Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO Decreto N. 2/ 2003 De 23 de Julho Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal O Decreto Lei N 7/ 2003 relativo à remodelação da estrutura orgânica

Leia mais

Província de Cabinda

Província de Cabinda Província de Cabinda Conselho de Ministros Decreto-Lei n.º 1/07 De 2 de Janeiro Considerando a necessidade da aprovação do Estatuto Especial para a Província de Cabinda estabelecido nos termos do Memorando

Leia mais

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O. Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O. Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25 Terça Feira, 08 de Junho de 2010 Número 25 SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA S U M Á R I O GOVERNO Decreto-Lei nº 6/2010 Que Altera o Decreto Lei n.º 37/2009 Que Institui o Guichet Único. Decreto

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ESTATUTOS. CAPÍTULO I Disposições Gerais. SECÇÃO I Princípios Fundamentais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ESTATUTOS. CAPÍTULO I Disposições Gerais. SECÇÃO I Princípios Fundamentais INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ESTATUTOS CAPÍTULO I Disposições Gerais SECÇÃO I Princípios Fundamentais Artigo 1.º Missão A Escola Superior de Educação de Portalegre, adiante

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014

PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014 ALTERADA PELA PORTARIA MPA Nº 30/2015 PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014 Cria o Comitê de Nomenclatura das Espécies de Pescado - CONESPE, no âmbito do Ministério da Pesca e Aquicultura. O MINISTRO

Leia mais

Regulamento Interno. Dos Órgãos. de Gestão. Capítulo II. Colégio de Nossa Senhora do Rosário

Regulamento Interno. Dos Órgãos. de Gestão. Capítulo II. Colégio de Nossa Senhora do Rosário Colégio de Nossa Senhora do Rosário Capítulo II Dos Órgãos Regulamento Interno de Gestão Edição - setembro de 2012 Índice do Capítulo II Secção I Disposições Gerais 1 Secção II Órgãos e Responsáveis das

Leia mais

5948 DIÁRIO DA REPÚBLICA. Decreto Presidencial n.º 232/12 de 4 de Dezembro. administrativa das actividades do Ministério,

5948 DIÁRIO DA REPÚBLICA. Decreto Presidencial n.º 232/12 de 4 de Dezembro. administrativa das actividades do Ministério, 5948 DIÁRIO DA REPÚBLICA Decreto Presidencial n.º 232/12 de 4 de Dezembro Havendo necessidade de se dotar o Ministério do Urbanismo e Habitação do respectivo Estatuto Orgânico, na sequência da aprovação

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 Para os efeitos estipulados no artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 305/2009 de 23 de Outubro, torna público que, a Assembleia de Freguesia em reunião

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE COMISSÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA. Decisão nº 1331/2015/CFP

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE COMISSÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA. Decisão nº 1331/2015/CFP REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE COMISSÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA Secretariado da Comissão da Função Pública Rua Jacinto Cândido Díli, Timor-Leste Tel +670 (333 9090) Fax +670 (3317201) Decisão nº 1331/2015/CFP

Leia mais

Regulamento Interno do Conselho Local de Acção Social de Montemor-o-Novo

Regulamento Interno do Conselho Local de Acção Social de Montemor-o-Novo Regulamento Interno do Conselho Local de Acção Social de Montemor-o-Novo Preâmbulo Este Regulamento tem como objectivo e fins reger e disciplinar a organização e funcionamento do Conselho Local de Acção

Leia mais

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991.

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. ALTERADO PELOS DECRETOS SC N 322/1995; 2.155/1997; 2.442/1997 DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. Dispõe sobre a competência do Conselho de Meio Ambiente - CONSEMA - SC O GOVERNADOR DO ESTADO DE

Leia mais

Ministério do Comercio

Ministério do Comercio Ministério do Comercio REGULAMENTO INTERNO DA DELEGAÇÃO REGIONAL NORTE DO COMÉRCIO CAPÍTULO I Atribuições Artigo.º (Atribuições). A Delegação Regional Norte é um Órgão do Ministério do Comércio equiparado

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação Decreto Lei n.º 7/03 de 17 de Junho Diário da República, I Série nº47 17.06.2003 Considerando as últimas alterações verificadas na denominação dos organismos de administração central

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE CAPÍTULO I Objecto ARTIGO.º (Objecto) O presente regulamento define a composição e o regime jurídico do pessoal do Gabinete do Presidente do Tribunal de Contas.

Leia mais

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição.

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição. TÍTULO VII - Regiões autónomas Artigo 225.º (Regime político-administrativo dos Açores e da Madeira) 1. O regime político-administrativo próprio dos arquipélagos dos Açores e da Madeira fundamenta-se nas

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 18 de maio de 2016. Série. Número 89

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 18 de maio de 2016. Série. Número 89 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 18 de maio de 2016 Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 211/2016 Primeira alteração

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO Instituto de Ciências Sociais REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO O Conselho do Instituto, em reunião de 21 de Julho de 2010 deliberou aprovar o presente regulamento de funcionamento. Capítulo I (Natureza

Leia mais

GABINETE DO VICE - PREFEITO

GABINETE DO VICE - PREFEITO 4 GABINETE DO VICE - PREFEITO ESTRUTURA O RGANIZACIONAL GABINETE DO VICE-PREFEITO - Cadastro Organizacional/PMS Gabinete do Vice- Prefeito VICE-PREFEITO Coordenadoria Administrativa Setor de Material e

Leia mais

Ministério da Saúde. Decreto Lei 2/00 De 14 de Janeiro

Ministério da Saúde. Decreto Lei 2/00 De 14 de Janeiro Ministério da Saúde Decreto Lei 2/00 De 14 de Janeiro As mudanças que ocorrem no âmbito das transformações em curso no País principalmente a reforma geral da administração pública e a adopção da Lei de

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

Regulamento do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

Regulamento do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) Regulamento do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) Sob proposta da Directora do CIEP-UE, com parecer favorável da Assembleia de Representantes da Escola de

Leia mais

Série I, N. 1 SUMÁRIO. Jornal da República PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE $ 2.00

Série I, N. 1 SUMÁRIO. Jornal da República PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE $ 2.00 Quarta-Feira, de 9 de Janeiro 2013 Série I, N. 1 $ 2.00 PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE SUMÁRIO PRESIDENTE DA REPÚBLICA : Decreto Presidente Nº 01/2013 de 9 de Janeiro... 6362

Leia mais

Estatutos da FDUNL. Artigo 5.º Órgãos

Estatutos da FDUNL. Artigo 5.º Órgãos Estatutos da FDUNL Artigo 1.º Natureza 1. A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, adiante designada por Faculdade, é uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa. 2. A Faculdade é

Leia mais

Decreto n.º 196/76 de 17 de Março

Decreto n.º 196/76 de 17 de Março Decreto n.º 196/76 de 17 de Março Considerando a profunda reconversão por que passa a Administração Pública em ordem a adaptá-la às finalidades prosseguidas pelo processo revolucionário em curso; Considerando

Leia mais

Ministério das Pescas

Ministério das Pescas Ministério das Pescas Decreto Executivo n.º 30/06 de 0 de Março Havendo necessidade de se regulamentar a estrutura e o funcionamento da Direcção Nacional de InfraEstruturas e Pesquisa de Mercados a que

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003.

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO CGE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território A Lei da Observação Eleitoral LEI N.º 4/05 De 4 de Julho Convindo regular a observação eleitoral quer por nacionais quer por estrangeiros; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2005-10 - Data: 19/06/2005 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL

REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL O Município de Chaves tem entendido como de interesse municipal as iniciativas empresariais de natureza económica que contribuem

Leia mais

para o Ministro da Ciência e da Tecnologia esteja prevista na lei. Decreto-Lei 188/97 DR nº 172, I-A Série,de 28 de Julho de 1997

para o Ministro da Ciência e da Tecnologia esteja prevista na lei. Decreto-Lei 188/97 DR nº 172, I-A Série,de 28 de Julho de 1997 Decreto-Lei 188/97 DR nº 172, I-A Série,de 28 de Julho de 1997 A Lei Orgânica do Ministério da Ciência e da Tecnologia, aprovada pelo Decreto-Lei Nº 144/96, de 26 de Agosto, estabeleceu o quadro orgânico

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS Decreto executivo n.º 128/06 de 6 de Outubro Havendo a necessidade de se definir a estrutura e regulamentar o funcionamento dos órgãos da Casa da Juventude, ao abrigo

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto Lei nº 10/96 De 18 de Outubro A actividade petrolífera vem assumindo nos últimos tempos importância fundamental no contexto da economia nacional, constituindo por isso,

Leia mais

Regulamento Interno da PROMUNDO Associação de Educação, Solidariedade e Cooperação Internacional

Regulamento Interno da PROMUNDO Associação de Educação, Solidariedade e Cooperação Internacional Regulamento Interno da PROMUNDO Associação de Educação, Solidariedade e Cooperação Internacional Capítulo I Objecto e Âmbito do Regulamento Interno Artigo 1º O presente Regulamento tem como objecto a PROMUNDO

Leia mais

Casa do Direito, Abre essa porta!

Casa do Direito, Abre essa porta! Casa do Direito, Abre essa porta! Apresentação do Projecto Organização Actividades Decreto-lei nº62/2005 de 10 de Outubro Garantir a protecção e o exercício dos direitos do cidadão bem como a observância

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE APUÍ, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte.

O PREFEITO MUNICIPAL DE APUÍ, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte. LEI MUNICIPAL Nº 271, DE 28 DE MAIO DE 2013. Dispõe sobre a extinção do cargo de Assessor Especial, a criação dos cargos Assessor de Relações Públicas I e II e reestruturação do Anexo I - B da Lei Municipal

Leia mais

Regulamento do Provedor Municipal do Município do Fundão. Preâmbulo

Regulamento do Provedor Municipal do Município do Fundão. Preâmbulo REGULAMENTO DO PROVEDOR MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DO FUNDÃO Publicação APÊNDICE N.º 106 II SÉRIE N.º 147 2 de Agosto de 2005 Regulamento do Provedor Municipal do Município do Fundão Preâmbulo A Câmara Municipal

Leia mais

ESTATUTOS DO INSTITUTO DOS VALORES MOBILIÁRIOS

ESTATUTOS DO INSTITUTO DOS VALORES MOBILIÁRIOS ESTATUTOS DO INSTITUTO DOS VALORES MOBILIÁRIOS CAPÍTULO I - CONSTITUIÇÃO, DURAÇÃO E SEDE Artigo 1.º (Constituição e denominação) É constituída uma associação cultural sem fins lucrativos denominada Instituto

Leia mais

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1º

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1º ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1º (Denominação, constituição e duração) É constituída e reger-se-á pelos presentes Estatutos e pela Lei aplicável, uma Associação de âmbito nacional,

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º (Definição) O Ministério do Comercio é o órgão do Governo responsável pela elaboração, execução,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA Nota justificativa A prossecução do interesse público municipal concretizado, designadamente através de políticas de desenvolvimento cultural,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO REGULAMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO ARTIGO 1º Âmbito do Regulamento As estruturas, cargos e funções previstos no presente regulamento são válidos apenas

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS

CONSELHO DE MINISTROS CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 35/02 de 28 de Junho Considerando a importância que a política comercial desempenha na estabilização económica e financeira, bem como no quadro da inserção estrutural

Leia mais

*LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004.

*LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais *LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004. Altera a Lei Complementar n.º 163, de 5 de

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS. Nota justificativa

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS. Nota justificativa PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS Nota justificativa A prossecução do interesse público municipal nas áreas da cultura, da acção social, das actividades

Leia mais

ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. CAPÍTULO I Natureza e atribuições. Artigo 1.º (Natureza)

ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. CAPÍTULO I Natureza e atribuições. Artigo 1.º (Natureza) ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL CAPÍTULO I Natureza e atribuições Artigo 1.º (Natureza) O Ministério da Assistência e Reinserção Social, adiante designado por MINARS

Leia mais

ESTATUTO 10 de setembro de 2014

ESTATUTO 10 de setembro de 2014 ESTATUTO 10 de setembro de 2014 ESTRUTURA ORGÂNICA A Escola Artística e Profissional Árvore é um estabelecimento privado de ensino, propriedade da Escola das Virtudes Cooperativa de Ensino Polivalente

Leia mais

DECRETO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

DECRETO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DECRETO Nº 2.537 DE 13 DE MARÇO DE 2013 REGULAMENTA O FUNDO MUNICIPAL DE APOIO Á POLÍTICA DO IDOSO-FUMAPI, CRIADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 033/2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito do Município de

Leia mais

1422 9501-855 PONTA DELGADA

1422 9501-855 PONTA DELGADA REGULAMENTO 2010 Departamento de Línguas e Literaturas Modernas Universidade dos Açores Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 9501-855 PONTA DELGADA! 296 659 188/9! 296 650 187 " ddllm@ uac.pt ARTIGO 1. o (Natureza,

Leia mais

DESPACHO ISEP/P/13/2010. 1. A importância de promover a transparência e a eficiência das actividades e da salvaguarda dos activos;

DESPACHO ISEP/P/13/2010. 1. A importância de promover a transparência e a eficiência das actividades e da salvaguarda dos activos; DESPACHO ISEP/P/13/2010 Considerando: 1. A importância de promover a transparência e a eficiência das actividades e da salvaguarda dos activos; 2. A necessidade de garantir a prevenção e detecção de situações

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Índice Preâmbulo... 2 I - Órgãos de Administração e Gestão. 2 Secção I - Legislação aplicável. 2 Secção II - Conselho Geral. 2 Secção III - O Director. 4 Secção IV - Conselho Administrativo 5 Secção V

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 16 - CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº. 16 - CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CONSU RESOLUÇÃO Nº. 16 - CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009. Aprova o Regimento interno da Diretoria de Relações Internacionais

Leia mais

Projeto do Regulamento Orgânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Projeto do Regulamento Orgânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Projeto do Regulamento Orgânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições gerais Art.º 1.º Habilitação O Regulamento Orgânico da FCUL assenta nos preceitos da legislação

Leia mais

PORTARIA Nº 1.146, DE 10 DE JUNHO DE 2008

PORTARIA Nº 1.146, DE 10 DE JUNHO DE 2008 PORTARIA Nº 1.146, DE 10 DE JUNHO DE 2008 O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 4o- do Decreto no- 6,061, de 15 de março de 2007, resolve: Art. 1 Aprovar o

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009

Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009 Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009 CENTRO DE ATENDIMENTO E ESTUDOS EM MUSICOTERAPIA CLOTILDE LEINIG A Universidade Estadual do Paraná - - Faculdade de Artes do Paraná, ao implementar o Centro

Leia mais