Garantia da qualidade em projeto de construção e montagem eletromecânica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Garantia da qualidade em projeto de construção e montagem eletromecânica"

Transcrição

1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos - Turma nº de novembro 2015 Garantia da qualidade em projeto de construção e montagem eletromecânica Renata Maciel da Silva renata.maciel55@gmail.com RESUMO O objetivo é demonstrar como deve ser feita a preparação da documentação da qualidade em obras de montagem eletromecânica do segmento de mineração, bem como a condução dos processos e procedimentos inerentes e avaliar os resultados obtidos. O resultado previsto é ter a documentação da qualidade (planos, procedimentos gerais e operacionais, formulários e registros, entre outros) aprovada pela fiscalização do cliente e a sua implementação na obra conforme programação. A conclusão da documentação da qualidade finaliza com a emissão e aprovação do Data Book (Livro de Dados) e a emissão, pelo cliente, do termo de entrega definitivo da obra. Palavras-chave: Qualidade. Documentação. Livro de Dados. 1 INTRODUÇÃO Atualmente os projetos de engenharia vêm sendo implantados através de metodologias de gestão da qualidade. Esses projetos devem apresentar conceitos e práticas eficientes e eficazes a fim de proporcionar uma visão sistêmica da organização e de seus negócios. Este fenômeno tem feito com que cada vez mais as empresas procurem buscar a excelência nas suas atividades, sejam elas em relação ao desenvolvimento e atendimento aos requisitos de um determinado produto ou serviço, satisfação dos clientes ou na sua própria gestão.

2 Com o mercado cada vez mai competitivo, o cliente moderno tem mais opções e torna-se mais exigente. É preciso que as empresas ofereçam produtos com maior qualidade e a preços menores. Dentre as possíveis medidas a serem tomadas para alcançar este objetivo, se encontra a prática de gerenciar projetos de uma forma mais moderna, profissional e planejada. Para auxiliar os gerentes nesta prática, um conceito de gestão está em ascensão, a saber: gestão da qualidade integrada à saúde e segurança do trabalho com preservação do meio ambiente e responsabilidade social. O Sistema Integrado de Gestão (SIG) se caracteriza como um sistema no qual cada uma das partes de um todo se completam ou complementam, referenciados pelas normas internacionais ISO Gestão da Qualidade, ISO14001 Gestão do Meio Ambiente e OHSAS Gestão da Saúde e Segurança. O sistema de gestão da qualidade baseada na Garantia da Qualidade Total e no ciclo PDCA de gestão cujas diretrizes de implementação se enquadram nas diretrizes divulgadas por Campos (1992): a) controlar uma organização significa: - detectar quais foram os fins, efeitos ou resultados não alcançados (os problemas da Organização); - analisar estes maus resultados, buscando identificar suas causas; - atuar sobre estas causas de tal modo que as mesmas não voltem a ocorrer (melhorar os resultados). b) controle de processo: processo é um conjunto de causas (que provoca um ou mais efeitos). Sempre que algo ocorre (efeito, fim, resultado) existe um conjunto de causa (meios) que podem ter influenciado o mesmo. É importante separar as causas de seus efeitos (Diagrama de causa e efeito). Nesse contexto, o que vem a ser um problema? É um resultado indesejável de um processo. Sob esse enfoque vale ressaltar que uma empresa é um grande processo, constituído por inúmeros processos menores. Este conceito de divisibilidade permite o controle sistemático de cada um deles separadamente: controlando-se os processos menores é possível localizar mais facilmente o problema e atuar prontamente sobre sua causa. O controle de processo é a essência do gerenciamento em todos os níveis hierárquicos da empresa, onde cada um cuida de seus processos específicos. c) melhoria contínua: a empresa pode ser continuamente melhorada. Esta conscientização representa uma mudança de comportamento, o que inclui mudança na maneira de pensar e agir.

3 d) método de controle de processo - Ciclo PDCA: Plan / Do / Check / Action Planejamento P: - estabelecer metas sobre os itens de controle; - definir como atingir as metas estabelecidas; - identificar os recursos necessários. Execução D: - execução das tarefas como prevista no planejamento; - coleta de dados das tarefas/processos: monitoramento dos resultados; Verificação C: - A partir dos dados coletados durante a execução, comparar os resultados alcançados com a meta planejada. Atuação corretiva A - Após detectar desvios/problemas, identificar suas causas, atuando de forma corretiva e preventiva de modo a que o problema nunca mais volte a ocorrer. 2 REVISÃO DE LITERATURA De acordo com a definição de Campos (1992, p. 31), um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. Campos (1992) também estabelece cinco componentes ou dimensões para a qualidade, os quais geram o conceito de Qualidade Total. O significado de tais componentes pode ser descrito como: a) Qualidade: se refere às características específicas dos produtos (bens ou serviços) finais ou intermediários da empresa, as quais definem a capacidade destes bens ou serviços de promoverem a satisfação do cliente. A qualidade do bem ou serviço (ausência de defeitos e presença de características que agradecem o consumidor), qualidade do pessoal, qualidade da informação, qualidade do treinamento, entre outros aspectos. b) Custo: este componente diz respeito ao custo operacional para fabricação do bem ou fornecimento do serviço e envolve, por exemplo, os custos de compras, de vendas, de produção, de recrutamento e de treinamento. O custo resulta do projeto, fabricação e desempenho do produto. O preço é estabelecido pelo mercado em função de fatores tais como valor agregado, disponibilidade, imagem, entre outros. Portanto, custo e preço resultam de fatores diferentes. c) Entrega: este componente está relacionado à entrega dos produtos finais de uma empresa. A entrega deve acontecer na quantidade, na data e no local certo.

4 d) Moral: é o componente que mede o nível médio de satisfação das pessoas que trabalham na empresa. O nível médio de satisfação das pessoas que trabalham na empresa pode ser medido por índices de absenteísmo, de demissões, de reclamações trabalhistas, de sugestões, entre outros. e) Segurança: esta dimensão da Qualidade Total se refere à segurança das pessoas que trabalham na empresa e dos usuários do produto. Os produtos não devem provocar acidentes aos seus usuários e não devem ocorrer acidentes de trabalho na empresa. A qualidade não é apenas a ausência de defeitos. De nada adiantará, por exemplo, fabricar um produto totalmente sem defeitos, mas cujo preço é tão elevado que ninguém estará disposto a comprá-lo. Por outro lado, o cliente não comprará um produto que não cumpra adequadamente a função para a qual foi projetado, ou que não seja seguro, por mais baixo que seja o seu preço. 3 DESENVOLVIMENTO Após definidos os objetivos da qualidade do projeto e esclarecidos na reunião de kick off, seguem algumas atividades iniciais do setor da garantia da qualidade: Analisar e criar os procedimentos, registros, planos, entre outros, na implementação do sistema de gestão da qualidade do projeto. Analisar a documentação fornecida pelos clientes, que definem os requisitos, especificações técnicas e critérios de aceitação. Identificar a estrutura organizacional da empresa destacando as principais responsabilidades do sistema da qualidade. 3.1 Responsabilidades ligadas ao setor da qualidade Controle de documentos e dados Todos os documentos e dados que afetam a qualidade dos serviços devem ser controlados, como, por exemplo, cópias impressas ou mídia eletrônica. Segue abaixo exemplos de documentos de um projeto de montagem industrial eletromecânica: a) Documentos de Execução: contratos; projetos (Desenhos de montagem e de detalhes); especificações (Normas e Especificações Técnicas); procedimentos executivos. b) Documentação do Sistema Integrado de Gestão: Procedimentos Sistêmicos; Procedimentos de Ensaios não Destrutivos; Procedimentos Executivos; Procedimentos

5 Subcontratados executivos; relação de pessoal do Controle de Qualidade com evidência da sua qualificação; relatórios de Não Conformidades; Certificado de Calibração de Instrumentos (dispositivos de medição); Certificado Instrumentos - Montados no Campo (Área); consulta técnica; documentação de soldagem; inspeção de pintura; inspeção de equipamentos e documentação de civil; inspeção de estrutura metálica; inspeção de líquido penetrante; inspeção de visual de ajuste; inspeção de visual de solda; inspeção de suportes; inspeção de elétrica; inspeção de instrumentação; teste de válvulas; inspeção de estanqueidade tubulação; inspeção de tratamento térmico; inspeção de isolamento térmico e, inspeção de TIE IN. c) Documentos gerais: catálogos técnicos, catálogos de fornecedores, normas técnicas e propostas para concorrência, deverão ser identificados e controlados pelo Departamento ou Gerência responsável, no período em que a Empresa Alfa tenha necessidade e/ou obrigações contratuais, com referência a estes documentos. Os tipos de dados podem ser: programas (softwares) para micro computadores, arquivos de elaboração interna (planilhas, documentos, etc.) e informações transmitidas via internet, recebidas e arquivadas em back-up de segurança. Os documentos e dados devem ser elaborados, verificados e aprovados por pessoal responsável antes de sua emissão. Os documentos emitidos têm identificação definida e são controlados pela área responsável ou pela Gerência da Qualidade através de uma lista de controle ou por meio de controle informatizado do departamento. As alterações dos documentos e dados devem ser analisadas criticamente pelo departamento emissor e condensado com todos os departamentos envolvidos, devendo, posteriormente serem aprovados pelas gerências responsáveis. As alterações serão identificadas conforme procedimento específico. Todos os documentos e dados devem ser mantidos identificados, com disponibilidade de acesso e controlados quanto a sua emissão, modificação e distribuição Compras e locações O Departamento de Suprimentos inicia o processo de aquisição com base nas Requisições de Materiais (RM s) que juntamente com outros documentos aplicáveis, definem claramente os requisitos que devem ser atendidos na aquisição dos materiais e/ou serviços. Os Requisitos da Qualidade estão descritos nos documentos básicos (requisições de materiais, especificações, desenhos, etc), nos planos de inspeção e teste e/ou em comunicações

6 formais do solicitante. O setor de compras ou suprimentos recebe todos os documentos que descrevem os Requisitos da Qualidade e incluem os mesmos, no documento Cotação de Materiais e, posteriormente na Ordem de Compra (OC) Avaliação de Fornecedores Aos fornecedores passíveis de seleção e qualificação, os quais prestam serviços e/ou fornecem produtos críticos para o Sistema de Gestão da Qualidade são divididos nas seguintes classes: - Fornecedores de produtos ou materiais; - Prestadores de Serviços. São considerados qualificados os fornecedores que atenderem, no mínimo, os critérios de um Sistema de Gestão, certificado com base nas Normas ISO 9001:2008 Qualidade; ISO 14001:2004 Meio Ambiente; OHSAS 18001:2007 Saúde e Segurança do Trabalho; que possua atestado de capacidade técnica por empresa idônea e que atenda 100% dos itens determinantes do Questionário de Seleção de Fornecedor, elaborado no início de cada projeto. Os fornecedores qualificados são registrados no formulário LFQ - Lista de Fornecedores Qualificados, onde são monitorados, o vencimento da documentação apresentada pelo fornecedor Inspeção de recebimento O objetivo da inspeção de recebimento é assegurar que todos os materiais adquiridos e serviços de manutenção e montagem executados atendam aos requisitos da qualidade estabelecidos, por meio de inspeção dos materiais, componentes e equipamentos no recebimento, durante e após a montagem/manutenção Armazenagem, manuseio e preservação O manuseio dos materiais utilizados no projeto é planejado e executado de maneira a garantir a manutenção da sua qualidade e evitar danos. Para tanto são considerados os seguintes fatores: localização do produto; adequação das áreas para carregamento e descarregamento; e, a definição dos equipamentos e dispositivos a serem utilizados em função da forma, quantidade, peso e dimensões dos materiais.

7 O armazenamento dos materiais geralmente é feito no almoxarifado segundo instruções contidas em procedimentos específicos e em locais adequados, de modo a garantir a sua proteção contra danos físicos e/ou deterioração. A preservação de um material é feita em função das suas características de deterioração. O tipo e o processo de preservação são definidos conforme procedimentos específicos Identificação e rastreabilidade A empresa deve estabelecer diretrizes de identificação, rastreabilidade e registro para qualquer produto e serviço que constitua parte do serviço prestado como laudos, qualificação da equipe, desenhos, certificados da qualidade de produtos agregados, etc Controle de não conformidade Assegurar que todas as não conformidades tenham registros, análise crítica, disposição e controle, garantindo a confiabilidade das atividades e atendendo o Sistema da Gestão pela Qualidade. O setor da qualidade do projeto deve registrar a não conformidade encontrada em formulário impresso apropriado, denominado Relatório de Não Conformidade. Este relatório será identificado com numeração própria e preenchido conforme procedimento específico. O setor de qualidade é responsável por meio de verificação, supervisão, testes, ensaio ou inspeção pela análise crítica em não conformidade de itens ou serviços Ação preventiva e ação corretiva As ações contra não conformidades são tomadas a fim de evitar e prevenir a repetição das mesmas através de medidas que modifiquem ou eliminem as causas, e determinação através de informações relevantes de ações preventivas e corretivas na execução dos serviços. Uma vez identificadas, estudadas, registradas e analisadas as causas da não conformidade, são propostas as ações corretivas necessárias para evitar sua repetição. A implantação de ações corretivas é determinada em função da análise crítica do Sistema da Gestão pela Qualidade, levando-se em consideração aspectos tais como desempenho, segurança, custos, entre outros. Uma vez determinada à ação corretiva, os responsáveis pelas áreas envolvidas são comunicados para sua implementação. A prioridade/necessidade da adoção da ação corretiva será avaliada pelo setor da qualidade do projeto, gerência da qualidade e demais departamentos com base na

8 gravidade, incidência e importância da não conformidade sendo que, exige-se ação corretiva para todas as não conformidades sistemáticas relativas ao material, processo ou Sistema da Gestão pela Qualidade nos serviços. As ações preventivas serão determinadas por meio da análise crítica de fontes apropriadas de informações como: Relatórios de Inspeção, Reclamação do Cliente, Dados de Processo, Relatórios de Operação, Assistência Técnica, Relatórios de Auditoria da Qualidade e Dados de Serviços e Técnicas de Engenharia. Deverá procurar eliminar as causas potenciais de não conformidades implantando-se medidas para prevenção de problemas. Os passos necessários para conduzir a tomada de ações preventivas estarão descritos em procedimento específico Aplicação de ferramentas da qualidade para análise de não conformidade Por meio de levantamentos em campo e análise dos principais defeitos ocorridos nas atividades diárias, é possível identificar e formular conclusões. Com a aplicação do diagrama de Ishikawa e de Pareto, um plano de ação é preparado com o objetivo de reduzir o problema na causa raiz Controle dos instrumentos de inspeção, medição e testes Os instrumentos de inspeção, medição e testes são identificados por meio de plaquetas metálicas e/ou gravação em baixo relevo no instrumento, de modo a garantir sua rastreabilidade. O código de identificação é definido em procedimento específico. O cadastramento dos dados dos instrumentos de inspeção, medição e testes, bem como sua atualização é feita através de um sistema informatizado, conforme procedimento específico. Os dados cadastrados incluem entre outras informações: identificação; tipo e capacidade dos instrumentos; histórico da aferição/calibração, manutenção e distribuição dos instrumentos; período, norma/procedimento e órgão da qualidade responsável pela aferição/calibração. As calibrações serão executadas para se determinar a exatidão, precisão e erro sistemático dos instrumentos de inspeção, medição e testes utilizados, no ato de seu recebimento, após manutenção ou em períodos pré-determinados.

9 São executadas por órgãos reconhecidos pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou empresas especializadas. Sempre que for executada uma aferição/calibração sistemática, um relatório, com os resultados obtidos, é emitido pelo órgão executante. Este relatório é avaliado pelo responsável da instrumentação que toma as providências necessárias conforme procedimento específico Controle de registros da qualidade Todas as atividades que tenham influência direta ou indireta sobre a qualidade e necessitem de evidências documentadas devem possuir registros da qualidade, como por exemplo: Relatórios de Auditoria; Relatórios de Inspeção; Análise Crítica de Contrato; Relatório de Não Conformidade; Análise Crítica da Administração; Registro de Qualificação de Soldador; Relatórios de Ensaios não Destrutivos; e, Registro de Qualificação de procedimentos de soldagem. Os registros da qualidade são aplicados em todos os requisitos que exigem registros conforme ISO Os Registros da Qualidade podem existir sob a forma de informações registradas em papel ou armazenadas em sistema informatizado e em ambos os casos são arquivados e mantidos em local adequado, minimizando deterioração, perdas e danos e permitindo assim uma maior agilidade na consulta. Durante a execução dos serviços as informações são compiladas, e arquivados os principais registros da qualidade e certificados dos materiais de fornecedores que formam o Data Book, o qual é enviado uma cópia para o cliente no final do contrato, quando solicitado Auditorias Internas da Qualidade As auditorias internas da qualidade são planejadas, executadas e documentadas, para verificar a implantação e eficácia do Sistema da Gestão pela Qualidade e o uso adequado dos procedimentos, instruções e normas previstas no Manual da Qualidade, nas especificações e/ou contratos dos clientes. É coordenada pelo setor da qualidade e a gerência da qualidade abrangendo todas as áreas da empresa que tenham influência sobre a qualidade, verificando a implantação e eficácia do Sistema da Gestão pela Qualidade quanto aos requisitos, processos, materiais e serviços. As auditorias internas da Qualidade são conduzidas por pessoal adequadamente treinado e qualificado, que não tenham responsabilidade direta sobre as áreas auditadas. Os auditores não podem interromper qualquer atividade e nem dar ordens diretas às pessoas auditadas.

10 Os auditores devem comunicar todas as deficiências e não conformidades aos responsáveis pelas áreas auditadas, bem como acordar prazos para implantação de ações corretivas. São programadas e executadas auditorias de acompanhamento para verificação de ações corretivas Controle Estatístico da Qualidade A utilização de técnicas estatísticas se restringe a poucas atividades, como por exemplo: desempenho de soldadores; levantamento e avaliação de não conformidades; controle estatístico da qualidade (onde apropriado); e, controle estatístico da segurança e higiene do trabalho. Nos serviços prestados (montagem eletromecânica) como, por exemplo, recebimento de lotes de peças, utiliza o controle estatístico da qualidade, conforme descrito em procedimento específico. Este controle é executado sob supervisão dos responsáveis das áreas, que verificam sua correta utilização e avaliam os dados obtidos. 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Durante a execução do projeto de montagem industrial eletromecânica realizado em uma mineradora do quadrilátero ferrífero, pela empresa Alfa, e realizadas todas as atividades conforme descrito, neste artigo, no item 3.1 (Responsabilidades ligadas ao setor da qualidade); ficou evidenciada a necessidade do cumprimento da programação de treinamento dos colaboradores em geral nos procedimentos específicos de execução da obra, com o objetivo de reduzir os retrabalhos e melhorar a produtividade nas atividades administrativas e executivas de campo devido alto índice de não conformidade na execução das atividades e alto custo nas ações de correções. Abaixo seguem alguns fatores restritivos e facilitadores identificados pelo setor da Qualidade durante a execução do projeto: Fatores restritivos: Devido a qualquer tipo de atividade de montagem industrial somente poder ser iniciada com o procedimento específico devidamente aprovado pelo cliente, ocorreu alguns atrasos de início de atividades; Prazo muito grande para o cliente analisar e aprovar os procedimentos e planos; Resistência da supervisão da montadora em realizar os treinamentos dos colaboradores nos respectivos procedimentos e planos.

11 Fatores facilitadores: Acesso da montadora ao sistema de arquivo técnico do cliente para consulta de todas as especificações técnicas e normas aplicáveis; Alinhamento com os objetivos do planejamento de elaboração da documentação da qualidade do projeto. Estruturação e padronização de ferramentas de trabalho; Maior visibilidade das atividades de inspeção e controle da qualidade; Padronização geral dos processos de trabalho e principalmente dos controles; Oportunidades de alinhamento quanto a decisões tomadas de forma descentralizada; Criação de uma identidade do grupo de inspetores da qualidade; Composição de indicadores da qualidade correspondentes aos requisitos dos processos; Maior transferência de lições aprendidas de um projeto para o outro. 6 CONCLUSÃO Um problema é o resultado indesejável de um processo, ou seja, é um item de controle que não atinge o nível desejado e raramente têm uma causa fundamental. Pelo contrário, são geralmente causados pela interação de vários problemas menores, e cada projeto de uma forma diferente. O sucesso no alcance dos objetivos da qualidade é constatado na análise dos resultados dos indicadores da qualidade. O principal objetivo da documentação é atestar que a execução foi realizada em conformidade com o projeto e com as normas técnicas e de qualidade aplicáveis. Para atendimento deste objetivo é formado o livro de dados (Data book) que é constituído de todos os principais planos, programas e procedimentos desenvolvidos e empregados e dos relatórios de registro dos resultados das inspeções e testes realizados, conforme as especificações. Uma programação de auditoria da qualidade deve ser estabelecida para identificar as oportunidades de melhorias, bem como os procedimentos devem ser revisados e os colaboradores envolvidos retreinados para evitar desvios indesejados. O controle e garantia da qualidade em projetos são indispensáveis para definir as sistemáticas necessárias para operação e controle eficaz, confiabilidade, repetir as boas

12 práticas consolidadas e evitar reincidências de não conformidades, criar critérios para monitoramento, medição e análise de processos bem como a implementação contínua de ações para o alcance dos resultados requeridos. REFERÊNCIAS CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da qualidade total. 8. ed. Belo Horizonte: Indg, PROJETO BETA XX. [Documentação do SIG]. mar Nota: preparado pela montadora e aprovado pelo cliente PROJETO BETA XX. Plano da qualidade. mar UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. [Garantia da qualidade]. Disponível em: < Acesso em: 20 nov WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Ferramentas básicas para o gerenciamento de processos. 2. ed. Belo Horizonte: Qfco, 1995.

13 2015 Autorização de Divulgação de Artigo Técnico AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO AUTORIZO A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO NA INTERNET, JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS EDITADAS PELO IETEC. X NÃO AUTORIZO A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO. BELO HORIZONTE, 30/11/2015 CURSO: Gestão de Projetos SEMESTRE/ANO: 2º semestre / 2015 TURMA: GP151 TÍTULO DO ARTIGO: Garantia da Qualidade em Projeto de Construção e Montagem Eletromecânica NOME DO AUTOR (LEGÍVEL) ASSINATURA

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2 Revisão:14 Folha:1 de17 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO... 3 2.1 POLÍTICA DA QUALIDADE... 3 2.2 OBJETIVOS DA QUALIDADE... 4 2.3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA PARA A QUALIDADE...

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1

MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1 MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1 I. APROVAÇÃO Emitente: Função: Análise crítica e aprovação: Função: Liliane Alves Ribeiro da Silva Gerente Administrativa Roberto José da Silva Gerente Geral

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo definir os critérios aplicáveis para calibração / verificação de equipamentos de medição utilizados na empresa, cujas medições impactam na qualidade

Leia mais

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos; - Desenvolver o Plano de Gerenciamento; - Construir um sistema

Leia mais

Procedimento Sistêmico Nome do procedimento: Tratar Não Conformidade, Incidentes e Acidentes Data da Revisão 18/01/12

Procedimento Sistêmico Nome do procedimento: Tratar Não Conformidade, Incidentes e Acidentes Data da Revisão 18/01/12 1/ 11 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Emissão do documento Adequação de seu conteúdo para sistema ISO 9001:2008 e alteração de nomenclatura. 01 Deixa de ser chamado de PO (Procedimento Operacional)

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE Elaborado por Márcio Flávio Ribeiro Pereira Visto Aprovado por José Carlos de Andrade Visto CONTROLE DE REVISÃO Revisão Data Item Natureza das alterações 0 04/05/2005 - Emissão inicial 1 16/11/2005 7 Modificação

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS 1 RESOLUÇÃO NORMATI VA N.º 0 0 6 / 2 0 0 1 O Tribunal de Contas do Estado de Goiás, considerando as atribuições estabelecidas pela Constituição Estadual em seu artigo 26, o disposto no inciso XII do art.

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria Relatório de Atividades UNIDADE DE PATRIMÔNIO 2015 1 COLEGIADO EXECUTIVO EBSERH/HUSM

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES 20/11/28 Página 1 de 14 - MONITORAMENTO, MEDIÇÃO E MENSURAÇÃO DE DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 20/11/28 Emissão Inicial RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO: (ÁREA) FUNÇÃO/INICIAIS: R

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Definir a sistemática para identificação e avaliação contínua dos aspectos ambientais das atividades, produtos, serviços e instalações a fim de determinar quais desses tenham ou possam

Leia mais

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Informações gerais sobre a prática Título Implantação da Norma Iso 9001:2008 no Departamento de Distribuição de Processos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE RESUMO Bruna Cássia Mendes de AZEVEDO¹ Kelly Ariane Dutra do PRADO¹ Osmar de Campos FONSECA¹ Patrícia dos Santos ALVES¹ Renato F. Saldanha

Leia mais

Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda

Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda Sandro Mioni Moreira ( UNIMEP ) smmoreir@unimep.br Jurandir Jones Nardini ( UNIMEP) jnardini@unimep.br Resumo O objetivo deste artigo é informar técnicas

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC. Código: MAP-DIGES-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Processos Aprovado por: Diretoria de Gestão Estratégica 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

2. AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades que fazem parte do escopo do SGI desenvolvidas na ABCZ.

2. AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades que fazem parte do escopo do SGI desenvolvidas na ABCZ. 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece as diretrizes para a realização de auditorias internas no SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DA ABCZ (SGI) tendo por base todos os requisitos previstos no MANUAL DO SGI

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Objetivos do Conteúdo Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos;

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0

Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0 Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0 Manual para Apresentação do LegNET Código do Documento: Setor Proprietário: Informática Revisão nº: 0 Data de emissão: 27/11/2013 Elaborado por: Patrick Augusto

Leia mais

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO ELABORAÇÃO Janine Silva Figueira Vitória 2015 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E ATUAÇÃO DE ÓRGÃOS DE SUPERVISÃO TÉCNICA INDEPENDENTE EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES

QUALIFICAÇÃO E ATUAÇÃO DE ÓRGÃOS DE SUPERVISÃO TÉCNICA INDEPENDENTE EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES Norma CNEN NE 1.28 Resolução CNEN 15/99 Setembro / 1999 QUALIFICAÇÃO E ATUAÇÃO DE ÓRGÃOS DE SUPERVISÃO TÉCNICA INDEPENDENTE EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES Resolução CNEN 15/99 Publicação:

Leia mais

NR.35 TRABALHO EM ALTURA

NR.35 TRABALHO EM ALTURA NR.35 TRABALHO EM ALTURA Objetivo e Campo de Aplicação Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução,

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as

Leia mais

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Companhia Nacional de Abastecimento Conab Diretoria de Gestões de Estoques Diges Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 01

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 01 HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 01 01/06/2006 Emissão inicial 05/06/2007 Primeira Revisão Elaborado: 05/06/2007 Superintendente e ou Gerente da unidade Revisado: 05/06/2007

Leia mais

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental Introdução 1. O Padrão de Desempenho 1 destaca a importância do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliação e administração).

Leia mais

Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Patrimônio Página 1

Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Patrimônio Página 1 Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Patrimônio Página 1 ELABORAÇÃO Gracília dos Santos Gonçalves FORMATAÇÃO Silvânia Oliveira Teixeira REVISÃO Cristina Isidio Rodrigues Aguiar Albuquerque DATA Estabelecido

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SPI-702-R00 LEVANTAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO GERENCIAL DE INFORMAÇÕES DA AVIAÇÃO CIVIL

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SPI-702-R00 LEVANTAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO GERENCIAL DE INFORMAÇÕES DA AVIAÇÃO CIVIL MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SPI-702-R00 LEVANTAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO GERENCIAL DE INFORMAÇÕES DA AVIAÇÃO CIVIL 04/2016 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 13 de abril de 2016. Aprovado, Tiago

Leia mais

Auditoria da função de gestão de riscos operacionais* 1 de Agosto 2007. *connectedthinking

Auditoria da função de gestão de riscos operacionais* 1 de Agosto 2007. *connectedthinking Auditoria da função de gestão de riscos operacionais* 1 de Agosto 2007 *connectedthinking Conteúdo Introdução Parte I - Auditoria específica (complementar) na área de risco operacional Parte II - Contexto

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Programa de Certificação de Alimentação Humana, Animal e de Produção de Sementes NÃO OGM

Programa de Certificação de Alimentação Humana, Animal e de Produção de Sementes NÃO OGM Programa de Certificação de Alimentação Humana, Animal e de Produção de Sementes NÃO OGM* (*organismos geneticamente modificados) 2ª Edição - Maio 2015 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO DO ESCOPO...

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Débora Noronha¹; Jasmin Lemke¹; Carolina Vergnano¹ ¹Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Diretoria Técnica de Estudos, Projetos

Leia mais

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I Profº Eng Civil Bruno Rocha Cardoso Aula 3: Controle de Qualidade de Execução. Controle de Qualidade de Execução. Mas o que é Qualidade? Embora tenha demorado dois dias para

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 13/05/2011

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 13/05/2011 Data da 1/ 7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Diretoria de Negócios Vendas Service Qualidade Suprimentos Fabrica Gestão de Materiais Demais envolvidos na análise e aprovação

Leia mais

PCP 001 Tanques de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis.

PCP 001 Tanques de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis. rev 06 06/01/2016 Aprovado por PAG 1 / 10 1 OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo estabelecer as condições para a avaliação da conformidade do produto tanque de armazenamento subterrâneo de combustíveis,

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica

Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA POP - PRIMATO 002 / REV. 01

CÓPIA CONTROLADA POP - PRIMATO 002 / REV. 01 Procedimento Operacional Padrão Sistema de Gestão Qualificação de Fornecedores e Controle de Matérias - primas e Embalagens POP - PRIMATO 002 / REV. 01 QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Este método tem por

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da Diretoria após o Gestor

Leia mais

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção JUSTIFICATIVA O método de verificação e avaliação dos

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE CONTROLE DE SUBSTÂNCIAS NOCIVAS 1 - OBJETIVO

GESTÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE CONTROLE DE SUBSTÂNCIAS NOCIVAS 1 - OBJETIVO ITEM PÁGINA 1 OBJETIVO 1 2 DEFINIÇÃO DOS TERMOS 2 3 REFERÊNCIAS (NORMAS/ LEGISLAÇÃO/ REQUISITOS APLICÁVEIS). 2 4 RESPONSABILIDADES E ATIVIDADES PARA CONTROLE DE SUBSTÂNCIAS. 3 5 ANÁLISE LABORATORIAL 4

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA O presente documento tem como objetivo disponibilizar a divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC Santa Catarina para regulamentação dos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos Aperfeiçoamento/GPPP1301 T132 09 de outubro de 2013 Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de s em pequenas empresas Heinrich

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL

IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL IECEx OD 314-2 Edição 1.0 2013-07 IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL Sistema de Certificação da IEC em relação às normas sobre atmosferas explosivas (Sistema IECEx) IEC System for Certification to Standards relating

Leia mais

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa.

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. NR 01 - Disposições Gerais Descrever alguns tópicos do que cabe ao empregador. Verificar

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP 02/2016 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 03 de fevereiro de 2016. Aprovado, Carolina dos Santos Costa 3 PÁGINA INTENCIONALMENTE

Leia mais

1.OBJETIVO 2.APLICAÇÃO 3.ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5.TERMINOLOGIA 6.DESCRIÇÃO DO PROCESSO

1.OBJETIVO 2.APLICAÇÃO 3.ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5.TERMINOLOGIA 6.DESCRIÇÃO DO PROCESSO Aprovado ' Elaborado por Fernando Cianci/BRA/VERITAS em 28/11/2014 Verificado por Jose Eduardo em 28/11/2014 Aprovado por Sandro de Luca/BRA/VERITAS em 04/12/2014 ÁREA GFI Tipo Procedimento Regional Número

Leia mais

ATA DA ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO SA-8000 REUNIÃO Nº 001/12

ATA DA ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO SA-8000 REUNIÃO Nº 001/12 Pág. 1 / 6 PARTICIPANTES: Marcos Renato Fernandes. Representante da Direção. Ivens Arantes Pantaleão Diretor Divisão Rodas Wellington Lino Diretor Divisão Cilindros Clayton Aparecido Martimiano Representante

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais