SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA (SAETHE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA (SAETHE)"

Transcrição

1 Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora CAEd/UFJF SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA (SAETHE) Matheus Brasiel mathe us.brasie l@cae d.ufjf.br Walte r Soare s walte r.junior@cae d.ufjf.br

2 Oficina de Divulgação e Apropriação de Resultados Matemática

3 Objetivos da oficina Apre se ntar os re sultados ge rais das e scolas municipais de Te re sina no último SAETHE; Orie ntar a le itura e a análise de re sultados das avaliações indicadore s de participação, dese mpe nho (proficiê ncia mé dia e distribuição de estudantes por padrão de desempenho) e aproveitamento no teste; Propor de volutiva para uso dos resultados da avaliação externa de entrada.

4 PRIMEIRAS IDEIAS Quem sou e qual é a minha contribuição nas discussões sobre a avaliação externa? Por que estou aqui?

5 Sobre o SAETHE É um programa de avaliação e monitoramento da rede municipal de ensino de Te re sina que busca fome ntar açõe s para a me lhoria da qualidade e da e quidade da e ducação de níve l básico. Por me io da aplicação de testes de proficiê ncia, o SAETHE avalia o desempenho dos estudantes matriculados em diferentes etapas da educação básica, buscando oferecer subsídios para proposição de ações pedagógicas e de gestão. O programa mensura, ainda, fatore s associados ao desempenho dos alunos, aplicando que stionários que forne ce m índice s conte xtuais.

6 Sobre o SAETHE AGIR COLETAR DIAGNOSTICAR Produzir julgamento sobre essa realidade. DECIDIR Tomar decisão em função de um objetivo que se deseja alcançar. Traçar estratégias considerando os resultados obtidos. Recolher dados e informações sobre determinada realidade.

7 Linha do tempo do SAETHE Etapas de Avaliação do SAETHE

8 Avaliação em 2018 Etapas de Avaliação do SAETHE Pe rce ntual de Participação: 94,7% Previstos: estudantes Efe tivos: estudantes Etapas: 4 e 8 Anos do Ensino Fundamental Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática

9 OBJETIVOS DO SISTEMA PRÓPRIO DE AVALIAÇÃO A avaliação contém limites e possibilidades, encerrados nos objetivos do sistema próprio: Levantar informações capazes de subsidiar a (re)formulação e o monitoramento das políticas públicas, visando a contribuir para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Auxiliar o (re)planejamento das práticas pedagógicas e de gestão. Investigar dados e produzir indicadores de desempenho dos estudantes, bem analisar fatores contextuais que o influenciam.

10 LIMITES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO Dese nho próprio anos e disciplinas de acordo com as necessidades da rede de ensino. Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Me nor periodicidade entre os ciclos avaliados e a divulgação dos resultados. Estabelecimento de padrões de desempenho e studantil e metas educacionais. Monitoramento da qualidade da educação ofertada e promoção da equidade no ensino. Diagnóstico do efeito de políticas públicas. Uso dos resultados com foco na identidade e scolar.

11 CONCEITOS RELACIONADOS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EXTERNA (TRI) ORIENTAÇÕES CURRICULARES SAEB MATRIZES PLANOS DE CURSO/AULAS ITENS TESTES DE DESEMPENHO PROFICIÊNCIA QUESTÕES PROVAS NOTA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERNA (TCT)

12 Exemplo de Item Enunciado Suporte Distrtores Gabarito Comando

13 Exemplo de Item Enunciado Distratores Comando Gabarito

14 Leitura e análise dos resultados do SAETHE 2018 Matemática

15 RESULTADOS DIVULGADOS Participação; Proficiê ncia Mé dia; Distribuição de Estudantes por Padrão de Desempenho; Percentual de Acerto por De scritor e por Tópico/Tema.

16 COMO ANALISAR RESULTADOS DE PARTICIPAÇÃO? Acompanhar o percentual de participação, ano a ano, com o objetivo de atingir a participação total, visto que a avaliação é ce nsitária. Supor que, uma ve z elevado o percentual de participação, não se faz necessário promover ações que possam aumentar esse percentual. Entender que uma participação maior ou igual a 80% contribui para mensurar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Ge ne ralizar os re sultados da avaliação se o pe rce ntual de participação não for re pre se ntativo, ou se ja, maior ou igual a 80%.

17 RESULTADOS DIVULGADOS Participação (Geral) 4º Ano do Ensino Fundamental 8º Ano do Ensino Fundamental Estudantes Previstos Estudantes Avaliados

18 COMO ANALISAR RESULTADOS DE PROFICIÊNCIA MÉDIA? Comparar os resultados da e scola ano a ano, para a mesma etapa. Le r os re sultados como dados longitudinais, quando a avaliação não tive r e ssa finalidade. Comparar os re sultados da e scola e m dife re nte s disciplinas. Considerar a proficiê ncia mé dia isoladame nte, sem analisá-la com a ajuda da e scala. Comparar os resultados de diferentes etapas, com a mesma e scala de proficiê ncia, para a mesma disciplina. Analisar os re sultados a partir da le itura e inte rpre tação pe dagógica da e scala de proficiê ncia, observando o dese nvolvime nto de habilidades e competências.

19 RESULTADOS DIVULGADOS Proficiência média ao longo do tempos - Matemática 8º Ano do Ensino Fundamental

20 COMO ANALISAR RESULTADOS DE PADRÕES DE DESEMPENHO? Entender que a me lhora de proficiê ncia mé dia corresponde ime diatame nte à me lhora de padrão de desempenho. Ide ntificar, e m cada e tapa e disciplina, os e studante s com mais dificuldade s de apre ndizage m. Reconhecer que cada padrão de desempenho corresponde a diferentes níve is de aprendizagem, o que reque r plane jame nto e specífico para cada um deles. Entender que os estudantes alocados em um padrão de desempenho em uma disciplina estão no mesmo padrão em outra disciplina. Acompanhar, a cada ano, se a e scola aprese nta re sultados semelhantes para cada etapa e disciplina (se a sua proficiê ncia mé dia está alocada no mesmo padrão de desempenho). Analisar os re sultados a partir da le itura e inte rpre tação pe dagógica da e scala de proficiê ncia, obse rvando o desenvolvimento de habilidade s e competências. Ente nde r que os inte rvalos dos padrõe s são os me smos para cada e tapa e disciplina avaliadas. Supor que estudantes alocados em padrões de desempenho cujos inte rvalos estão no início da e scala de proficiê ncia não são capazes de aprender e,por isso, têm baixo desempenho.

21 RESULTADOS DIVULGADOS Distribuição de Estudantes por Padrão de Desempenho Geral 8 Ano do Ensino Fundamental

22 RESULTADOS DIVULGADOS Distribuição de estudantes por padrão de desempenho ao longo do tempo - Geral 8 Ano do Ensino Fundamental

23 Atividade 1: Análise dos resultados do SAETHE 2018 Matemática

24

25 Os padrões de desempenho do SAETHE 2018 (TRI) Matemática

26 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL Abaixo do básico Desempenho muito abaixo do esperado para a etapa avaliada. Os estudantes com esse padrão de desempenho requerem atenção e spe cial, necessitando de RECUPERAÇÃO das competências e habilidade s não de se nvolvidas.

27 Abaixo do Básico D34 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Brancos/Nul os 2% A 7% B 13% Gabarito: D C 11% D 67%

28 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL Básico Desempenho básico, caracte rizado por um processo inicial de desenvolvimento das compe tê ncias e habilidade s correspondentes à e tapa de e scolaridade avaliada. Para esses estudantes são necessárias estratégias de REFORÇO.

29 Básico D31 - Efe tuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). C 14% D 5% Brancos/Nulos 1% B 10% Gabarito: A A 70%

30 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL Adequado Desempenho adequado à etapa de escolaridade avaliada. Os estudantes que se encontram nesse padrão demonstram ter desenvolvido as habilidades básicas e essenciais, referentes à etapa de escolaridade em que se encontram, precisando de APROFUNDAMENTO.

31 Adequado D38 - Resolver problemas com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). D 11% Brancos/Nul os 1% A 26% Gabarito: B C 20% B 42%

32 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL Avançado Desempenho desejável para a etapa avaliada. Os estudantes com esse padrão de desempenho de monstram te r de se nvolvido habilidade s alé m daquelas esperadas para a etapa de escolaridade em que se e ncontram, e pre cisam de DESAFIOS para continuarem seu desenvolvimento.

33 Avançado D36 - Efe tuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Brancos/Nulos 2% D 6% A 12% B 6% Gabarito: A C 74%

34 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR TCT

35 Percentual de acertos por descritor TCT 2018 Geral 8 Ano do Ensino Fundamental

36 Comparativo Percentual de acertos por descritor TCT 2017/2018 Geral

37 Atividade 2: Análise dos resultados do SAETHE 2018 (TCT) Matemática

38

39 Proposta de Intervenção Pedagógica: Te tris O jogo consiste em e mpilhar tetraminós que descem a te la de forma que comple te m linhas horizontais. Quando uma linha horizontal se forma, e la se de sinte gra e as camadas supe riore s de scem, faze ndo com que o jogador ganhe pontos.

40 Proposta de Intervenção Pedagógica: Te tris Confecção do material: Cartolinas coloridas, E.V.A. ou algum outro papel colorido; Te soura; Ré gua; Canetas coloridas. Uma vez apresentados os jogos e as peças, o professor deve distribuir (e ntre as equipes) um conjunto contendo um paine l (representando a te la do jogo). Obs: A quantidade de peças entre as equipes pode ser igual ou diferente, assim como, para uma mesma equipe, a quantidade de pe ças, també m, pode variar, faze ndo com que o jogo apresente múltiplas soluções.

41 Proposta de Intervenção Pedagógica: Te tris O que podemos ressaltar nessa atividade: Os estudantes poderão promover giros a fim de que possam promover o melhor ajuste das peças; Re alizasse m os sorteios das peças que seriam posicionadas no painel, de maneira que os estudantes tivessem de raciocinar sobre as melhores estratégias para o preenchimento do painel. Alguns questionamentos: figuras de mesma área possuem o mesmo perímetro? estimular que os estudantes utilizem a tabela confeccionada para criarem uma estratégia que otimize o preenchimento do painel

42 D07 Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos.

43 D09 Reconhecer ângulo como mudança de direção ou giro, identificando ângulos retos e não-retos.

44 D10 Identificar simetrias em figuras geométricas planas.

45 D11 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

46 D19 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou sem malhas.

47 D20 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, com ou sem malhas.

48 Encerramento AÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS MODO MONITORAMENTO O que se pretende alcançar? Por quê? Quais atores podem executar e quais podem apoiar e acompanhar? Como executar ou apoiar e acompanhar. Como monitorar a execução ou apoio e acompanhamento.

49 OBRIGADO!

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 2 MOMENTO OBJ ETIVOS a) Promover a compreensão sobre a avaliação educacional no contexto do Rio Grande do Sul. b) Capacitar à leitura

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Matemática Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado Relação de Descritores que apresentam os erros mais frequentes cometidos pelos estudantes nas Avaliações Diagnósticas de 2012 do ProEMI/JF no estado do Ceará Em 2012 foram aplicadas Avaliações Diagnósticas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação

Leia mais

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados OBJETIVO Promover a compreensão e a interpretação de resultados da avaliação educacional externa, com foco na escola. PARTE 1 Objetivos Específicos

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE OBJETIVOS: a) Promover a compreensão sobre a avaliação educacional no contexto de Teresina. b) Capacitar à leitura e à análise qualitativa dos resultados

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS

OFICINA DE DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação.

Leia mais

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes SAEMS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEMS para (re)planejamento das ações pedagógicas

Leia mais

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental D01 D02 D03 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPI 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPI 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 1 MOMENTO Atividade 1 Quais são as principais características das avaliações externas? 1 2 3 4 5 6 Quais são as principais vantagens dos SISTEMAS PRÓPRIOS

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar propriedades comuns e diferenças

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Objetivos Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicadas no estado do Espírito Santo, na etapa de

Leia mais

Saepi Ofi cina de Apropriação de Resultados

Saepi Ofi cina de Apropriação de Resultados Saepi 2015 Ofi cina de Apropriação de Resultados APRESENTAÇÃO O presente material tem como objetivo auxiliar a apropriação de resultados da avaliação externa do estado do Piauí, o Saepi. Apropriar-se

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 PARTE 1 No estado, a rede pública estadual de ensino vem sendo avaliada por meio do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba,

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 AVALIAR É refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação. O CAEd Centro de Políticas

Leia mais

Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores

Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores Junho/2018 Plano de Melhoria DER SVI: Desempenho em Matemática Realizar formação que contemple a metodologia curricular

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Lívia Fagundes Neves ees livia.fagundes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Geografia

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Geografia Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Geografia Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Carolina Augusta Assumpção Gouveia

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Carolina Augusta Assumpção Gouveia OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Carolina Augusta Assumpção Gouveia e-mail:carolinaaag@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO? Falar de qualidade da educação é falar de IDEB ...o que

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa. Objetivo geral Analisar e interpretar os resultados do Areal para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas unidades escolares envolvidas no processo

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Oficina de divulgação e apropriação de resultado do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Escala de Proficiência Objetivos

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatianemoraes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPB para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas. Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas. Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Álvaro Dyogo e Josiane Toledo Objetivo Realizar a

Leia mais

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Prova Brasil Matemática São 28 descritores subdivididos em 04 temas. Tema I - Espaço e Forma. D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC Matriz de Referência Língua Portuguesa 9 ano Ensino Fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica 2 2º Momento:

Leia mais

Saen1i. Saemi ISSN

Saen1i. Saemi ISSN ISSN 2318-7263 2015 Saen1i SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA ESCOLA À VISTA ENCARTE REVISTA PEDAGÓGICA LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA E ESCRITA 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PR.EFEITURAOO....

Leia mais

PREFEITO DO IPOJUCA Carlos José de Santana. VICE-PREFEITO DO IPOJUCA Pedro José Mendes Filho

PREFEITO DO IPOJUCA Carlos José de Santana. VICE-PREFEITO DO IPOJUCA Pedro José Mendes Filho PREFEITO DO IPOJUCA Carlos José de Santana VICE-PREFEITO DO IPOJUCA Pedro José Mendes Filho CHEFIA DE GABINETE DO PREFEITO Antônio Alberto Cardoso Giaquinto SECRETARIA DO GOVERNO Pedro Henrique Santana

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO fd15 id6 id10 id11 id12 id13 id18 id19 id20 id24 id28 im32 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Oficina Divulgação de Resultados Língua Portuguesa Professor Luís Cláudio R. Carvalho Objetivos da oficina Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens

Leia mais

APOSTILA DE APOIO PEDAGÓGICO 9º ANO

APOSTILA DE APOIO PEDAGÓGICO 9º ANO GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO ANOS FINAIS APOSTILA DE APOIO PEDAGÓGICO 9º ANO 2º ENCONTRO DE MATEMÁTICA PROFESSORES FORMADORES:

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar e relacionar cédulas e moedas

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Gestores. SPAECE e SPAECE ALFA 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Gestores. SPAECE e SPAECE ALFA 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Gestores SPAECE e SPAECE ALFA 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais; 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe gestora. 2

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011 Objetivos Analisar e interpretar os resultados do AVALIE BA para o (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas

Leia mais

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Para iniciarmos essa conversa, é preciso reforçarmos a ideia de que a avaliação não

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 6º ano 2º Trimestre - 2017 Matemática Caros pais, Relacionamos nos quadros abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos o que

Leia mais

O CAEd está organizado em cinco unidades:

O CAEd está organizado em cinco unidades: O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados

Oficina de Apropriação de Resultados SAEPE 2018 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa Avaliação ORIENTAÇÕES CURRICULARES MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE PLANOS DE CURSO/AULAS ITENS TESTES DE DESEMPENHO

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Alfa Alfabetização Acácia Bedim Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Ciências da Natureza Esteban Moreno e Márcia Hara Objetivo Realizar a análise pedagógica

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Professores Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2 MOMENTO: Os

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica 2 2º Momento: Resultados

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

As Matrizes Curriculares de Matemática do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de Referência do PROEB

As Matrizes Curriculares de Matemática do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de Referência do PROEB As Matrizes Curriculares de do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de do de Geografia 1. Território e Territorialidade 1.1 Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s Oficina Apropriação de Resultados por Carolina Augusta Asssumpção Gouveia Analista de Avaliação e-mail: carolinaaag@caed.ufjf.br Objetivos da oficina realizar a análise pedagógica dos resultados da avaliação

Leia mais

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados:

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Descrição Nível V Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Neste curso trabalharemos dentro dos

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18.

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A 00 06. B 12. A

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Estrutura da Oficina 24/04 25/04 7:30 às 9:00 Avaliação em Larga Escala, SAEMS Itens / Matriz Língua Portuguesa Itens / Matriz Matemática 9:00 às 9:15 Coffee-Break

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Demonstrativo da classificação das atividades em relação a Matriz

Leia mais

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasília (DF), Maio de 2017 Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Sistema de Avaliação da Educação Básica Conceito O Saeb avalia a qualidade da Educação Básica, oferecendo subsídios

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental 2.900.000 Ensino Médio 1.500.000 EJA 600.000

Leia mais

Oficina de Matemática

Oficina de Matemática Oficina do Programa Integrar Eixo Educação 2012 Como usar bem o resultado da avaliação Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012 Eliane Scheid Gazire egazire@terra.com.br Quadro resumo do desempenho

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AREAL 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AREAL 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 1 AVALIAÇÃO CONHECENDO A AVALIAÇÃO EXTERNA CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO EXTERNA: QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO SISTEMA PRÓPRIO DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

A relevância do monitoramento e da avaliação para a Fundação Roberto Marinho SETEMBRO 2013

A relevância do monitoramento e da avaliação para a Fundação Roberto Marinho SETEMBRO 2013 A relevância do monitoramento e da avaliação para a Fundação Roberto Marinho SETEMBRO 2013 Autoras: Guimarães, Vilma Pinto, Mônica Dias Soares, Rosalina Maria AFRM Origem e finalidade: Uma Fundação familiar

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais Ler informações e dados apresentados em

Leia mais

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendência Executiva de Educação Marcos das Neves Superintendência

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª

Leia mais