MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL/PRAE Nº01/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PRAE torna pública a abertura do período para a solicitação de participação no Programa de Auxílios Estudantis para os Campus: de Cuiabá, de Rondonópolis, de Sinop e do Araguaia em acordo com o que determina: o Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES; a RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 98, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012 que dispõe sobre a adequação da Resolução CONSEPE Nº 97, de 31 de Outubro de 2011, que trata da criação do Programa de Ação Afirmativa na UFMT, à Lei nº /2012; Resolução CONSUNI Nº 4 de, 18 de abril de 2007 e Resolução CONSUNI nº 6 de, 31 de maio de 2007; Resolução CONSUNI nº 06, de 04 de maio de 2005, à Portaria GR nº 631, de 12 de julho de 2010 e a Resolução CD nº 25 de 23 de setembro de DAS MODALIDADES DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS Auxílio Permanência, Auxílio Alimentação, Moradia Estudantil, Auxilio Moradia 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1 As solicitações para participação no processo seletivo de Auxílio Permanência, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia e Moradia (CEU) ocorrerão no período de 22 a 28 de abril de 2014 pelo endereço eletrônico A inscrição se dará em duas etapas: a primeira consiste no preenchimento on line do Formulário de Estudo Socioeconômico e, a segunda, na apresentação da documentação comprobatória para os/as estudantes selecionados na primeira etapa.

2 Parágrafo único O preenchimento da Justificativa no Formulário Socioeconômico é obrigatório; o/a candidato/a deve contextualizar informações prestadas nas questões objetivas esclarecendo àquelas que julgar mais relevantes. 2.3 Os/as estudantes convocados pela UFMT para matrícula no período letivo de 2014/1 após o período de inscrições descrito no item 1.1 deste Edital terão 10 (dez) dias, a contar da data de matrícula, para apresentar requerimento junto à PRAE contendo a solicitação dos auxílios pretendidos e documentação prevista neste Edital para análise socioeconômica e declaração da CAE/UFMT com data de matrícula. 3. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS E AUXÍLIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 3.1 Poderão concorrer ao Programa de Auxílios da Assistência Estudantil, estudantes: regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMT, modalidade presencial; dentro do período máximo de integralização do curso; em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Parágrafo único estudante com vínculo empregatício poderá participar do processo seletivo e, sendo sua situação deferida, terá um prazo 30 dias após a publicação do resultado final para optar entre os Auxílios ou o emprego O Auxílio Moradia destina-se a estudantes residentes fora do municípiosede da Universidade, devendo ser utilizado exclusivamente com moradia O/a estudante deverá apresentar no final de cada semestre, junto à renovação do auxílio, os comprovantes de pagamento do aluguel Considera-se fora do município-sede o seguinte: a) Para os/as estudantes matriculados no Campus Cuiabá os que não residem em Cuiabá e Várzea Grande; b) Para os/as estudantes matriculados no Campus Rondonópolis os que não residem em Rondonópolis; c) Para os/as estudantes matriculados no Campus Sinop os que não residem em Sinop; d) Para os/as estudantes matriculados no Campus Araguaia os que não residem em Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças.

3 3.3. É facultada aos candidatos do Auxílio Permanência a inserção em atividades acadêmicas e a apresentação, no final do período letivo, do Relatório de Atividades. (Art. 12 Resolução CD nº 25/13) 3.4 Não poderão solicitar a participação no Programa de Assistência estudantil: estudantes na condição de aluno especial, ou seja, inscritos em cursos de extensão, disciplinas isoladas ou atividades congêneres, mobilidade acadêmica e estudantes em segunda graduação estudantes com nível superior completo estudantes desligado do Programa de Assistência estudantil, em decorrência do processo de avaliação sociopedagógica de 2013/ estudante indígena e quilombola beneficiários do Programa de Bolsa Permanência do MEC/FNDE e do Programa de Inclusão Indígena (PROIND) que estiver cursando outro curso em universidade privada (com ou sem Bolsa). Parágrafo único estudantes que participam do Programa Bolsa Permanência MEC/FNDE poderão concorrer ao Auxílio Alimentação e Moradia desde que cumpridos os critérios específicos. 4. DOS PROCEDIMENTOS 4.1 Etapa 1 O/a estudante deverá preencher o formulário online de Estudo Socioeconômico; confirmar as informações, finalizar e enviar ao sistema que fará leitura dessas informações e calculará o índice de vulnerabilidade socioeconômica. 4.2 Etapa 2 - O/a estudante selecionado na primeira etapa deverá apresentar, impreterivelmente, Formulário Socioeconômico impresso, documentação e dados bancários de sua titularidade, conforme Anexo I, durante o período de 05 a 09 de maio de 2014, não havendo possibilidade de entrega de documentação fora do período determinado. 4.3 Os comprovantes de renda do/a estudante e do grupo familiar com quem mantêm vínculos e dependência devem ser apresentados mesmo que a família more em outra localidade O/a estudante terá cancelamento na participação do processo de seleção em caso de não fornecer a documentação exigida neste Edital, bem como apresentar documentação desatualizada, incompleta, ilegível, rasurada e/ou adulterada.

4 Parágrafo único - Não será feita a conferência da documentação no ato da entrega nem será solicitada posteriormente a documentação faltante. 5. DAS CONSIDERAÇÕES NO ESTUDO SOCIOECONÔMICO 5.1 Serão levados em consideração no estudo socioeconômico, mediante comprovação de documentação, os seguintes critérios: 5.1 Ingresso na UFMT por meio das ações afirmativas; 5.2 Número de membros do grupo familiar declarados no formulário socioeconômico; 5.3 Renda per capita não superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo (somatório de todos os rendimentos brutos das pessoas físicas que compõem o núcleo familiar, de eventuais pessoas jurídicas por exemplo, empresa ou pequenos negócios e renda de capital ou bens imóveis); 5.4 Inscrição no CadÚNICO/ Recebimento de benefício social; 5.5 Profissão/ocupação e nível de escolaridade do(s) mantenedor(es) ou cônjuge; 5.6 Local de moradia do/a estudante e da família; 5.7 Despesas da família com aluguel ou com financiamento da casa própria; 5.8 Despesas da família com pessoas diagnosticadas com doença crônica ou degenerativa e pessoas com deficiência; 5.9 Raça/cor/etnia, considerando como ordem decrescente de vulnerabilidade: pretos/quilombolas/indígenas, pardos, brancos/amarelos. Parágrafo único A identificação da raça/cor/etnia será feita mediante a apresentação do documento de certidão de nascimento para os estudantes pretos, pardos, brancos e amarelos. Os estudantes indígenas e quilombolas deverão apresentar a declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico. Na falta da identificação da cor no documento de certidão de nascimento ou desacordo com a identificação registrada, o estudante poderá apresentar uma declaração por escrito de sua cor e passar por entrevista se a situação requerer.

5 6. CRONOGRAMA 01 Publicação do Edital da PRAE 02 Inscrição on line no formulário de estudo socioeconômico 14 de abril de a 28 de abril de Publicação da lista dos/das estudantes inscritos no processo 29 de abril de Publicação do Edital Complementar com o resultado da 1ª etapa e 02 de maio de 2014 convocação de entrega de documentação 05 Entrega de documentação na PRAE pelos/as estudantes convocados 05 a 09 de maio de na 1ª etapa Publicação da lista de estudantes que entregaram a documentação 12 de maio de Publicação do resultado da 2ª etapa com a relação dos/das 27 de maio de 2014 estudantes classificados Período de recurso do resultado da 2ª etapa Publicação do resultado final 28 e 30 de maio de de Junho de DO RESULTADO 7.1 Os resultados do processo de solicitação de Auxílios da Assistência Estudantil obedecerão a data estabelecida no item 6 cronograma e serão divulgados no site da universidade: e seção Editais, link Seleção, link Assistência Estudantil. 8. DO RECURSO 8.1 Após a divulgação do resultado da segunda etapa do processo de solicitação de Auxílios da Assistência Estudantil, o/a estudante terá impreterivelmente dois dias úteis para encaminhar recurso à PRAE, conforme data estabelecida no item 6 cronograma. 8.2 Não será aceito recurso para entrega de documentação fora dos prazos estabelecidos neste Edital conforme data estabelecida no item 6 cronograma, salvo

6 em casos previstos em Lei: Licença médica, afastamento por aula de campo, serviço militar, justiça eleitoral e impossibilidade devidamente comprovada. 9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 9.1 Considera-se no processo de avaliação o período máximo de integralização do curso. 9.2 O/a estudante deverá comunicar imediatamente à PRAE qualquer alteração ocorrida em sua situação socioeconômica e/ou de seu grupo familiar. 9.3 É de responsabilidade do/a estudante acompanhar o processo de seleção e cumprir as etapas estabelecidas no presente Edital, bem como as etapas posteriores que serão divulgadas no site A equipe da PRAE poderá promover, a qualquer tempo, a revisão do estudo socioeconômico do/a estudante. Sendo necessário, o/a estudante será convocado para uma entrevista social e/ou será realizado visita domiciliar e a PRAE poderá solicitar documentação complementar. 9.5 A participação do/da estudante inscrito nessa seleção socioeconômica implica na aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas nesse Edital. 9.6 A PRAE/UFMT não se responsabiliza por inscrição não recebida por falhas técnicas e de comunicação, congestionamento de linhas, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários. 9.7 O/a estudante selecionado que não apresentar dados bancários de sua titularidade e/ou que conterem alguma inconsistência, conforme item 4.2 deste Edital receberá seu benefício a partir da data de regularização dessas informações junto à PRAE. 9.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil. Cuiabá, MT, 14 de abril de 2014 Myrian Thereza de Moura Serra Pró-reitora de Assistência Estudantil

7 ANEXO I RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS INFORMAÇÕES GERAIS A documentação a ser apresentada é referente ao estudante e a todas as pessoas relacionadas no quadro de composição familiar do questionário socioeconómico (que residem com o estudante e responsáveis financeiros); No caso de estudantes que residem provisoriamente em republica,vaga,pensão, ser agregado temporariamente, etc., em função do curso universitário, não há necessidade de enviar documentação de colegas da moradia estudantil. Porém é necessário apresentar a documentação dos membros de seu núcleo familiar, ou seja, documentação referente aos familiares e/ou pessoas que contribuem financeiramente com suas despesas e com a manutenção na universidade. Esclarecimento: O único documento que requer autenticação é a Carteira de Trabalho. Verifique em quais das situações abaixo você e seu grupo familiar se enquadram e apresente toda a documentação correspondente. 1. Deverá ser apresentada a CÓPIA da documentação do candidato e demais membros da família maiores de 18 anos: RG, CPF, Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente e dos menores de 16 anos Certidão de Nascimento. Cópia do cartão do banco de titularidade do candidato, preferencialmente Banco do Brasil. 2. A situação de desemprego dos membros da família é comprovada com a cópia (autenticada) da carteira de trabalho. 3. O Candidato que se declara independente ( maior de 24 anos) deverá também apresentar documentação referente à família; 4. As declarações deverão ser assinadas pelo declarante e mais duas testemunhas acompanhadas do número do CPF, com local e data ou autenticadas em cartório. 5. Todas as pessoas de seu grupo familiar declarado que realizam Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e/ou Jurídica deverão apresentar a cópia da IRPF/IRPJ referente

8 ao ano base vigente entregue a Receita Federal e o respectivo comprovante de entrega. COMPROVANTES DE RENDA Para Trabalhadores do Mercado Formal/ Assalariados (celetistas, servidores públicos civis e militares): apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; Termo de Posse (para servidores públicos); holerite (atualizado, com devida identificação da empresa nome e CNPJ), cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses e Declaração de Imposto de Renda do corrente ano. Para autônomo ou trabalhador inserido no mercado informal: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; Declaração/Decore contendo: Identificação (Nome, RG, CPF e endereço); O que faz e onde; Qual a média de renda mensal - registrada em cartório e cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses. Para comerciante com estabelecimento próprio: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica com o Recibo de Entrega 2013 e cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses. Para prestador de serviço: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; comprovante de remuneração atualizado, onde conste a atividade exercida e Declaração de Imposto de Renda do corrente ano e cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses Para os APOSENTADOS E/OU PENSIONISTAS: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente e Declaração do INSS contendo número do benefício, do que se trata o benefício e o valor do mesmo (poderá ser impresso da internet, mas não poderá ser saldo bancário) e cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses e Declaração de Imposto de Renda do corrente ano. Caso o aposentado e/ou pensionista exerça alguma atividade remunerada, deverá apresentar a documentação comprobatória. Extrato de pagamento de beneficio emitido pelo site abaixo: Para FILHOS DE PAIS SEPARADOS: Apresentar termo de separação homologada pelo juiz; Caso não tenha sido concluído o processo de separação, apresentar declaração do juiz

9 informando o valor da pensão ou AUTODECLARAÇÃO da genitora ou do genitor (contendo há quanto tempo estão separados e o valor da pensão alimentícia); Caso não esteja recebendo pensão, deverá apresentar declaração comprobatória expedida pelo juiz ou AUTODECLARAÇÃO da genitora ou do genitor (contendo há quanto tempo estão separados e que não recebe pensão alimentícia). Para pessoas com necessidades especiais (PNE): comprovante do benefício recebido. Para beneficiário dos Programas Sociais de Transferência de Renda (Bolsa Família, etc.): a cópia do cartão e do último extrato de recebimento; Para taxista: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; Declaração do Sindicato comprovando a renda mensal atualizada e Declaração de Imposto de Renda 2013 e cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses. Para os proprietários rurais: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; Declaração fornecida pelo contador ou sindicato rural informando: Identificação do proprietário (Nome, CPF, RG e endereço); Identificação da propriedade (área e endereço); Como utiliza a terra (o que produz e qual a renda mensal), cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses e Declaração de Imposto de Renda do corrente ano. Para proprietário de imóvel(eis) de aluguel: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (cópia autenticada) frente e verso da página de identificação, do último contrato de trabalho e página subsequente; cópia do(s) contrato(s) de locação e do(s) recibo(s), cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses e Declaração de Imposto do corrente ano. Para desempregados: cópia da Carteira de Trabalho autenticada com as seguintes páginas: de identificação frente e verso, do último contrato de trabalho e página seguinte, cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses. Os beneficiários do seguro desemprego apresentar extrato bancário e extratos bancários dos últimos 3 meses. Os que não possuírem Carteira de Trabalho apresentar declaração de não possuir. Para membro da família com bolsa (iniciação científica, estágio ou similares), apresentada declaração institucional referente ao vinculo e valor da bolsa e extratos bancários dos últimos 3 meses. COMPROVANTES DE DESPESAS Moradia contrato de locação ou declaração do proprietário(nome/rg/cpf/telefone/endereço/ com devida identificação e valor pago ou

10 comprovante da prestação do financiamento da casa própria atualizado. Comprovantes da família, quando essa residir em outra cidade. Moradia Cedida pro familiares ou Terceiros: Declaração de cedência contendo os dados do cedente (nome/rg/cpf/contato) Educação comprovante de pagamento de mensalidade(s) escolar(es). Saúde atestado médico ou relatório médico, quando se tratar de doença crônica ou degenerativa ou portador de necessidades especiais, e comprovante de pagamento de plano de saúde e/ou gastos com medicação. IPTU página do carnê em que constem informações sobre o imóvel, tais como: proprietário, área construída, área do terreno, etc. Não é necessário estar pago. Contas de água, luz e telefone do candidato e da família, quando essa residir em outra cidade. Não é necessário estarem pagos. OUTROS Termo de Guarda e Responsabilidade, Adoção ou Declaração de Dependência Econômica, atualizada, com cópia da carteira de identidade do declarante, caso o aluno dependa de pessoas que não sejam seus pais. Certidão de casamento para alunos casados. Em caso de falecimento de um dos membros da família o (a) estudante deverá trazer a cópia da certidão de óbito; Sentença de separação ou declaração de dissolução de união estável. Histórico Escolar da UFMT, dispensado para o calouro. Histórico Escolar do Ensino Médio para alunos de graduação. Histórico do Ensino Superior para alunos que já possuem uma graduação. Planilha de horário de aulas da UFMT. Estudantes cotista pretos, pardos e quilombolas apresentar AUTODECLARAÇÃO O/a estudante que necessitar esclarecer situação particulares, que possam contribuir para a análise das informações prestadas e da documentação apresentação poderá fazê-lo no campos de justificativa no Formulário socioeconômico. OBS: Outros documentos poderão ser solicitados pela PRAE

11

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO CAMPI- ICÓ E BREJO SANTO EDITAL Nº 002/2015 DAE/UFCA A DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (DAE/UFCA), em atendimento ao Decreto

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014 A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a (DAE) tornam público o lançamento do presente edital e convoca os discentes

Leia mais

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SELEÇÃO 2016 ESTUDANTES CONVOCADOS PARA A ENTREVISTA

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SELEÇÃO 2016 ESTUDANTES CONVOCADOS PARA A ENTREVISTA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SELEÇÃO 2016 ESTUDANTES CONVOCADOS PARA A ENTREVISTA A Divisão de Programas Sociais da PROAES divulga a relação dos estudantes convocados para o processo de entrevista.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC Edital Nº 021/ 2013 - PAE- /UEMS A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica UEMS o Edital Nº

Leia mais

Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC

Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC Apresentar os Documentos comprobatórios Análise Socioeconômica e Entrevista - FOTOCÓPIAS E ORIGINAIS. PARA O ESTUDANTE SOLTEIRO SEM CÔNJUGE E/OU

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL N.º 012/PROEG/UFMT PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO 2016 DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA A Universidade

Leia mais

COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016

COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 A Comissão Permanente de Bolsas de Estudo do Instituto Metodista Granbery torna público o edital para o processo de concessão de

Leia mais

EDITAL/PROEX Nº. 02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PADU / PALMAS

EDITAL/PROEX Nº. 02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PADU / PALMAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROEX Tel. (63) 3232-8212 / E-mail: prevestibular@uft.edu.br EDITAL/PROEX Nº. 02/2012

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL DA DOCUMENTAÇÃO 1. Documentos de identificação: a) 1 (uma) Foto 3x4 do candidato; b) Formulário de Inscrição; c) Atestado de Matrícula; d) Histórico Acadêmico (caso já tenha

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO CARENTE 2015

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO CARENTE 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUCMINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO CARENTE 2015 1. INSCRIÇÃO 1.1 Poderão participar do Processo, de que trata este

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA PROCESSO SELETIVO 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA PROCESSO SELETIVO 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA PROCESSO SELETIVO 2015 EDITAL N.º 02/2015 de 07 de janeiro de 2015 COMPLEMENTAR ao EDITAL N.º 01/2015 de 05/01/2015/REITORIA

Leia mais

Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC

Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC Universidade Federal Fluminense BOLSA PERMANÊNCIA - MEC Apresentar os Documentos comprobatórios FOTOCÓPIAS e o questionário socioeconômico em envelope lacrado. PARA O ESTUDANTE SOLTEIRO SEM CÔNJUGE E/OU

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/ AUXÍLIO MORADIA 2015. CAMPI- JUAZEIRO DO NORTE, CRATO, BARBALHA, ICÓ E BREJO SANTO. EDITAL Nº 003/2014 DAE/UFCA A DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Edital de abertura do processo de seleção para a concessão de assistência estudantil para o ano de 2015 A UNIVERSIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2015

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2015 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2015 DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor Geral do campus de Maracanaú, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO CAMPUS ANGICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO CAMPUS ANGICAL EDITAL /PROEX/PAE Nº 01/2012 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, por meio da Pró- Reitoria de Extensão e da Diretoria-Geral do Campus Angical torna público o presente edital

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1 A Fundação Getulio Vargas torna pública a abertura das inscrições para o Processo de Solicitação de Bolsas aos candidatos

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 VAGAS RESERVADAS - COTAS (CONFORME EDITAL Nº 203 - DIPS/UFLA, de 19/05/2015)

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 01 / 2015

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 01 / 2015 Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM Edital Nº 01 / 2015 Processo Seletivo do PROBEM (Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção dos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE APOIO SOCIAL EDITAL 2016 PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROAES

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE APOIO SOCIAL EDITAL 2016 PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROAES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE APOIO SOCIAL EDITAL 2016 PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROAES A Universidade Federal Fluminense por meio Pró-Reitoria

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI A Ficha Socioeconômica deve ser preenchida, sem rasuras, assinada pelo (a) candidato (a) ou pelo (a) pai, mãe e/ou responsável legal e, apresentada ao Núcleo de Apoio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº01/2015/DG - IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS A Direção Geral

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

ANEXO II PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA ANEXO II PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA A Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 02 / 2015

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 02 / 2015 Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM Edital Nº 02 / 2015 Processo Seletivo do PROBEM (Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção dos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante)

Leia mais

Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO!

Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO! 1 Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO! Os PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA da UFPel destinam-se, exclusivamente, aos estudantes de graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente

Leia mais

EDITAL Nº 142 DE 03 DE NOVEMBRO DE 2015 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA DOS(AS) CANDIDATOS(AS) APROVADOS(AS) NO EXAME DE SELEÇÃO/VESTIBULAR IFPE 2016

EDITAL Nº 142 DE 03 DE NOVEMBRO DE 2015 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA DOS(AS) CANDIDATOS(AS) APROVADOS(AS) NO EXAME DE SELEÇÃO/VESTIBULAR IFPE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO REITORIA EDITAL Nº 142 DE 03 DE NOVEMBRO DE 2015 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA DOS(AS) CANDIDATOS(AS) APROVADOS(AS)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/ AUXÍLIO-TRANSPORTE 2015. CAMPI- JUAZEIRO DO NORTE, CRATO, BARBALHA, ICÓ E BREJO SANTO. EDITAL Nº 003/2015 DAE/UFCA A Diretoria de Assistência

Leia mais

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Art. 19 Devem ser apresentados os documentos do grupo familiar no qual o(a) candidato(a) encontra-se inserido, incluindo documentação do candidato, sendo

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Edital de abertura do processo de seleção para a concessão de assistência estudantil para o ano de 2016 A UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAD Nº 26 DE 24 DE ABRIL DE 2015 SEGUNDA CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PEDAGOGIA EaD JAPORÃ (VESTIBULAR EaD-2014)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAD Nº 26 DE 24 DE ABRIL DE 2015 SEGUNDA CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PEDAGOGIA EaD JAPORÃ (VESTIBULAR EaD-2014) EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAD Nº 26 DE 24 DE ABRIL DE 2015 SEGUNDA CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PEDAGOGIA EaD JAPORÃ (VESTIBULAR EaD-2014) A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, da Fundação Universidade

Leia mais

PREFEITURA DE FRANCA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE ano de 2015

PREFEITURA DE FRANCA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE ano de 2015 PREFEITURA DE FRANCA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE ano de 2015 A Prefeitura de Franca, mediante gestão da Secretaria Municipal de Educação, em consonância

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS SALTO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE EDITAL Nº. 003/2013

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS SALTO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE EDITAL Nº. 003/2013 INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS SALTO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE EDITAL Nº. 003/2013 1. ABERTURA O Diretor Geral do Campus Salto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PREG Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PREG Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PREG Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015. A CHEFE DA COORDENADORIA DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, no exercício do cargo de Pró-reitora de Ensino de Graduação da Fundação Universidade

Leia mais

E D I T A L Nº 003/2010 ARTIGO 170

E D I T A L Nº 003/2010 ARTIGO 170 E D I T A L Nº 003/2010 ARTIGO 170 Estabelece normas e critérios do processo seletivo aos alunos desta IES para bolsas de estudo e bolsas de pesquisa, instituída pela lei complementar nº. 281/05, que regulamenta

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Será concedida a Bolsa Filantrópica com base nos critérios básicos consignados

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS COORDENADORIA DE PROGRAMAS SOCIAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES

Leia mais

Edital nº 10 de 22 de maio de 2015.

Edital nº 10 de 22 de maio de 2015. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS DO O Diretor Geral do Campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE EDITAL Nº 22/2016 Proaes DAE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL BOLSA Pró-Inclusão 2016

Leia mais

ANEXO ÚNICO- EDITAL 2/2014 DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA PARA REQUERIMENTO DOS AUXÍLIOS DO PROBEM

ANEXO ÚNICO- EDITAL 2/2014 DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA PARA REQUERIMENTO DOS AUXÍLIOS DO PROBEM ANEXO ÚNICO- EDITAL 2/2014 DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA PARA REQUERIMENTO DOS AUXÍLIOS DO PROBEM Para solicitar qualquer um dos benefícios o estudante deverá apresentar às Assistentes Sociais da PRAE/UAPS, na entrega

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 1º semestre de 2016,

Leia mais

EDITAL Nº 004/2013 PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR 2013/2

EDITAL Nº 004/2013 PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR 2013/2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL Nº 004/2013 PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR 2013/2 O substituto

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro FOTO 3X4 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE

Leia mais

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Art. 19 Na entrevista com a Assistente Social devem ser apresentados os documentos do grupo familiar no qual o candidato encontra-se inserido, incluindo

Leia mais

EDITAL PAE Nº 01/2013

EDITAL PAE Nº 01/2013 EDITAL PAE Nº 01/2013 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, por meio da Diretoria- Geral do Campus Parnaíba, torna público o presente edital e convoca os estudantes regularmente

Leia mais

EDITAL N.º 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE

EDITAL N.º 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE EDITAL N.º 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 (Em conformidade com a Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013 e Decreto nº 8.242/2014) A Associação Antônio

Leia mais

ANEXO IV ROL DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR MENSAL DOS CANDIDATOS OPTANTES PELAS CATEGORIAS DE CONCORRÊNCIA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS

ANEXO IV ROL DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR MENSAL DOS CANDIDATOS OPTANTES PELAS CATEGORIAS DE CONCORRÊNCIA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS ANEXO IV ROL DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR MENSAL DOS CANDIDATOS OPTANTES PELAS CATEGORIAS DE CONCORRÊNCIA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS. ESSA DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER APRESENTADA PARA A REALIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL Capítulo I Do objetivo Art. 1º - O Programa de Assistência Educacional do Centro Universitário

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL Capítulo I Do objetivo Art. 1º - O Programa de Assistência Educacional do Centro Universitário REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL Capítulo I Do objetivo Art. 1º - O Programa de Assistência Educacional do Centro Universitário Franciscano para estudantes dos cursos de graduação, executado

Leia mais

EDITAL Nº 11/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL 2016/1

EDITAL Nº 11/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL 2016/1 EDITAL Nº 11/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL 2016/1 O Diretor da Faculdade São Luiz, Claudio Marcio Piontkewicz, faz saber aos interessados que, de acordo com a legislação vigente e com o Programa de

Leia mais

FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento:

FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SETOR PSICOSSOCIAL A B FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento: Leia com atenção

Leia mais

REGULAMENTO PARA RECADASTRO NOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFES 2012/01

REGULAMENTO PARA RECADASTRO NOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFES 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE INCLUSÃO SOCIAL CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAUDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL REGULAMENTO PARA RECADASTRO NOS PROGRAMAS

Leia mais

1 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CESPE/UnB) PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) E 1º VESTIBULAR DE 2011 EDITAL Nº 1 PAS/1º VEST 2011,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - FACULDADE / RIO CLARO/SP EDITAL 2015 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO A GESTANTE - PAG EDITAL 06/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO A GESTANTE - PAG EDITAL 06/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO A GESTANTE - PAG EDITAL 06/2015 Seleção Pública para Programa de Apoio a Gestante PAG para Estudantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL - PROGEST PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL - PROGEST PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL - PROGEST PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2015 Seleção Pública para Ocupação de vagas nas residências para Estudantes

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016 BOLSA DE ESTUDO ARTIGO 170 UNIEDU

EDITAL Nº 01/2016 BOLSA DE ESTUDO ARTIGO 170 UNIEDU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC FACULDADE REGIONAL PALMITOS FAP CAMPUS DA FACULDADE SANTA RITA PALMITOS Credenciada pela Portaria Ministerial nº 222, de 12 de março de 2009 EDITAL Nº 01/2016 BOLSA DE ESTUDO

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014. Para candidatar-se a Bolsa de Estudo ou Bolsa de Pesquisa o aluno deverá:

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014. Para candidatar-se a Bolsa de Estudo ou Bolsa de Pesquisa o aluno deverá: EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do seu Diretor Regional Sérgio Roberto Arruda, faz saber aos interessados que, de acordo com a

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL. Informações sobre a documentação que deverá ser anexada:

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL. Informações sobre a documentação que deverá ser anexada: SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL Informações sobre a documentação que deverá ser anexada: RG ou Certidão de Nascimento do aluno; Cópia do Boletim Escolar; Foto 3X4. Documentos Pessoais do Grupo Familiar:

Leia mais

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos.

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos. Confira se reuniu todos os documentos de acordo com o Anexo II 1. ( ) 2. ( ) Documento Documento de identidade (RG) Cadastro de Pessoa Física (CPF) 3. ( ) Certidão de nascimento 4. ( ) Certidão de óbito

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015.

EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015. EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015. Pelo presente edital informamos que está aberto o processo seletivo para oferta de bolsas de estudos destinadas

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BATATAIS/SP EDITAL 2016 PERÍODO LETIVO: 2º SEMESTRE

Leia mais

FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA UNIEDU COMISSÃO TÉCNICA UNIEDU/FVA

FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA UNIEDU COMISSÃO TÉCNICA UNIEDU/FVA FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA UNIEDU COMISSÃO TÉCNICA UNIEDU/FVA EDITAL 02/2015 - CADASTRO GERAL E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS NO PROGRAMA UNIEDU Estabelece

Leia mais

EDITAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 01/2012. Seção 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 01/2012. Seção 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 01/2012 O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano IF Baiano de Teixeira de Freitas, criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL, ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO-TRANSPORTE.

EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL, ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO-TRANSPORTE. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE ATIVIDADES ESTUDANTIS EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS

Leia mais

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Tire suas dúvidas 1. O que é o Programa de bolsas auxílio da Unicamp? R: É um conjunto de auxílios que a Unicamp destina à assistência estudantil,

Leia mais

EDITAL Nº 005/2015 - PROEN/IFMS

EDITAL Nº 005/2015 - PROEN/IFMS EDITAL Nº 005/2015 - PROEN/IFMS PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DOS CURSOS PRESENCIAIS TÉCNICOS INTEGRADOS DE NÍVEL MÉDIO, TÉCNICOS SUBSEQUENTES, DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA PROCESSO SELETIVO PROUNI/CESUPA 2016

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA PROCESSO SELETIVO PROUNI/CESUPA 2016 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA PROCESSO SELETIVO PROUNI/CESUPA 2016 EDITAL Nº 012/2016 PROUNI/CESUPA 1. O Reitor do Centro Universitário do

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

Além de toda a documentação já contemplada para todos os candidatos:

Além de toda a documentação já contemplada para todos os candidatos: Para os candidatos classificados nas cotas de inclusão social Além de toda a documentação já contemplada para todos os candidatos: a) Cópia autenticada do histórico escolar ou cópia simples mediante apresentação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 098/ RIFB, DE 06 DE AGOSTO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 098/ RIFB, DE 06 DE AGOSTO DE 2012 EDITAL Nº 098/ RIFB, DE 06 DE AGOSTO DE 2012 PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOCONÔMICA PARA O PROGRAMA AUXÍLIO-PERMANÊNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2º SEMESTRE/2012 O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA

CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016/1 A Casa de Estudante das Faculdades de Agronomia e Veterinária (CEFAV), da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado nos endereços eletrônicos www.vestibular.uem.br e www.pas.uem.br no dia 2710/2015. EDITAL N. o 034/2015-CVU Publica procedimentos relativos ao processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC. Edital Nº 029/ 2013- PAE- PROEC/UEMS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC. Edital Nº 029/ 2013- PAE- PROEC/UEMS Edital Nº 029/ 2013- PAE- /UEMS A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica UEMS o Edital Nº

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 2º semestre de 2015,

Leia mais

Documentos necessários para efetuar a matrícula

Documentos necessários para efetuar a matrícula Documentos necessários para efetuar a matrícula ENSINO TÉCNICO INTEGRADO a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental; e) Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/AUXÍLIO MORADIA 2016 CAMPI- JUAZEIRO DO NORTE, CRATO, BARBALHA, ICÓ E BREJO SANTO. EDITAL Nº 004/2015 DAE/UFCA A Diretoria de Assistência Estudantil

Leia mais

EDITAL referente à concessão de bolsa filantrópica 01/2016

EDITAL referente à concessão de bolsa filantrópica 01/2016 EDITAL referente à concessão de bolsa filantrópica 01/2016 Edital de seleção bolsas de estudo para o ensino superior com recursos decorrentes da condição de Entidade Filantrópica conforme disposições da

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Leia com atenção e fique atento a todas as datas do processo. Saia na frente e boa sorte!

APRESENTAÇÃO. Leia com atenção e fique atento a todas as datas do processo. Saia na frente e boa sorte! APRESENTAÇÃO Descomplicando o ProUni é um guia que detalha o edital do Programa Universidade para Todos, o ProUni, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo integrais e parciais para candidatos

Leia mais

EDITAL N 06/2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DISCENTES DA MODALIDADE EAD PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS NILO PEÇANHA - PINHEIRAL

EDITAL N 06/2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DISCENTES DA MODALIDADE EAD PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS NILO PEÇANHA - PINHEIRAL EDITAL N 06/2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DISCENTES DA MODALIDADE EAD PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS NILO PEÇANHA - PINHEIRAL O Diretor Geral do Campus Nilo Peçanha - Pinheiral do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAE Av. Itália, Km 8, Cep: 96.201-900 - Fone (53)3293-5084 www.prae.furg.br Email: prae@furg.br EDITAL

Leia mais

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni 2º SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR (PITV) UFMG 2014 A Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS 1ª CHAMADA DO VESTIBULAR LEIA COM ATENÇÃO:

CURSOS TÉCNICOS 1ª CHAMADA DO VESTIBULAR LEIA COM ATENÇÃO: CURSOS TÉCNICOS 1ª CHAMADA DO VESTIBULAR LEIA COM ATENÇÃO: MATRÍCULAS, DIAS 23 e 24/01/2013, das 14h às 19h. NÃO SERÃO REALIZADAS MATRÍCULAS DE CANDIDATOS QUE NÃO POSSUIREM TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012. (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010)

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012. (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010) EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012 (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010) A Associação Beneficente e Educacional de 1858 é uma instituição que atua na educação

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2014 FACULDADE IDEAU UNIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS

EDITAL Nº 001 / 2014 FACULDADE IDEAU UNIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS 1 EDITAL Nº 001 / 2014 FACULDADE IDEAU UNIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS O Conselho Superior da Faculdade IDEAU, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, resolve tornar público os critérios de

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014. 1.1. Serão ofertadas 04 (quatro) vagas para estudantes do sexo feminino.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014. 1.1. Serão ofertadas 04 (quatro) vagas para estudantes do sexo feminino. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 A PMC torna pública a abertura de processo seletivo para preenchimento vagas na Casa de Apoio aos Estudantes Universitários de Castanhal CAEUC destinadas a estudantes

Leia mais

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Os alunos pré-selecionados deverão marcar horário para entrevista através do telefone (51)3586.89.01, ficando ciente que a documentação abaixo deverá ser

Leia mais

EDITAL DE 24 DE JULHO DE 2012 2º VESTIBULAR SOCIAL

EDITAL DE 24 DE JULHO DE 2012 2º VESTIBULAR SOCIAL UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 24 DE JULHO DE 2012 2º VESTIBULAR SOCIAL O Reitor da UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Vestibular Social, para o 2º semestre

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

Universidade Federal Fluminense. Projeto de Extensão- Proex. Faculdade de Educação PRÉ UNIVERSITÁRIO POPULAR PRÁXIS EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO 2014

Universidade Federal Fluminense. Projeto de Extensão- Proex. Faculdade de Educação PRÉ UNIVERSITÁRIO POPULAR PRÁXIS EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL 2014 Universidade Federal Fluminense Projeto de Extensão- Proex Faculdade de Educação PRÉ UNIVERSITÁRIO POPULAR PRÁXIS EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO 2014 O Curso Pré-Universitário Popular Práxis

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO SISU 2015/2 EDITAL 17/2015

CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO SISU 2015/2 EDITAL 17/2015 CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO SISU 2015/2 EDITAL 17/2015 O Câmpus Feliz, de acordo com a legislação vigente e conforme previsto na Portaria Normativa

Leia mais

Edital de Seleção de Participantes do Programa de Parcelamento de Mensalidades para Calouros Planos Fixo e Progressivo 1ª Semestre de 2016

Edital de Seleção de Participantes do Programa de Parcelamento de Mensalidades para Calouros Planos Fixo e Progressivo 1ª Semestre de 2016 Edital de Seleção de Participantes do Programa de Parcelamento de Mensalidades para Calouros Planos Fixo e Progressivo 1ª Semestre de 2016 Como parte de suas atividades filantrópicas, a Associação Cultural

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL N 22 de 08 de outubro de 2013 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS 2013

EDITAL N 22 de 08 de outubro de 2013 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS 2013 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Osório EDITAL N 22 de 08 de outubro de 2013 PROGRAMA

Leia mais

REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO FILANTRÓPICA PROCESSO DE RENOVAÇÃO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 2016

REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO FILANTRÓPICA PROCESSO DE RENOVAÇÃO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 2016 1-DADOS DO ESTUDANTE Nome do aluno(a): Série que cursará em 2016: RG/CPF: Sexo: F ( ) M ( ) Data de nascimento: / / Idade 2. SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA FAMILIAR Pai: Idade: Data de nascimento: / / Naturalidade:

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Devem ser apresentados os documentos na forma de cópia simples dos seguintes documentos, e apenas nos casos especificados, a cópia autenticada em cartório. a) RG

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Comissão Central do Vestibular Unificado

Universidade Estadual de Maringá Comissão Central do Vestibular Unificado Universidade Estadual de Maringá Comissão Central do Vestibular Unificado VESTIBULAR DE INVERNO/2011 Home CVU Home UEM O Sistema de Cotas Sociais, forma de ingresso aos cursos de graduação da UEM, é destinado

Leia mais

TERCEIRO EDITAL DE SELEÇÃO DE CONGRESSISTAS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA PARA INSCRIÇÃO ESPECIAL NO XXI ENERI

TERCEIRO EDITAL DE SELEÇÃO DE CONGRESSISTAS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA PARA INSCRIÇÃO ESPECIAL NO XXI ENERI TERCEIRO EDITAL DE SELEÇÃO DE CONGRESSISTAS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA PARA INSCRIÇÃO ESPECIAL NO XXI ENERI Realização A Comissão Organizadora do XXI Encontro Nacional de Estudantes de Relações

Leia mais