MANUAL DE ESTÁGIO 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ESTÁGIO 2012"

Transcrição

1 MANUAL DE ESTÁGIO 2012

2 2 1. IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO O estágio é um conjunto de atividades desenvolvidas pelo discente em entidades de direito privado, instituições de ensino e/ou pesquisa e órgãos da administração pública, tendo como objetivo permitir o aprofundamento dos conhecimentos teóricopráticos e vivência de situações da vida profissional. É uma oportunidade única de vivenciar, aplicar e fixar o conteúdo recebido em sala de aula, sendo de fundamental importância que o discente esteja atento para estabelecer paralelos entre os procedimentos assimilados em sala de aula e os praticados no estágio, questionando, discutindo e propondo alternativas diferentes. 2. OBJETIVOS Objetivos do Manual: 1. Apresentar a nomenclatura a ser utilizada ao longo do período de estágio; 2. Relacionar os documentos que compõem o estágio; 3. Orientar o aluno quanto à elaboração de planos e relatórios. 4. Apresentar os critérios de avaliação do aluno; 5. Apresentar o calendário de atividades que compõem o estágio. 3. NOMENCLATURA E INFORMAÇÕES IMPORTANTES CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO: acordo celebrado entre a Faculdade Catuaí e a Unidade Concedente de Estágio. É imprescindível a existência do Convênio para a compatibilização do estágio. Assuntos relacionados a Convênio são de responsabilidade da Secretaria. Este documento deve ser assinado pelo Representante Legal da Unidade Concedente e a Faculdade. TERMO DE COMPROMISSO: contrato firmado entre o Estagiário e a Unidade Concedente do estágio, tendo como principal finalidade constituir-se comprovante de inexistência de vínculo empregatício ou estatutário. TERMO ADITIVO: tem por finalidade renovar o Termo de Compromisso firmado com o estagiário e a unidade concedente. PLANO DE ESTÁGIO: Parte integrante da documentação na qual, com o auxílio do Orientador de Campo de Estágio, o Estagiário e a empresa concedente do estágio relacionam de forma sucinta e otimizada as atividades a serem desenvolvidas ao longo do estágio. RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Parte integrante da documentação que o orientador de campo do estágio deverá preencher, elencar as atividades realizadas pelo estagiário e avaliar seu desempenho como um todo. COORDENADOR DE ESTÁGIO: Docente do curso com a função de acompanhar o desenvolvimento do estágio como um todo. Atualmente esta função é exercida pelos Coordenadores de curso e/ou Coordenadores de Estágio da IES.

3 3 ORIENTADOR DE CAMPO DE ESTÁGIO: Integrante da Unidade Concedente que tem como função assistir tecnicamente o estagiário, possuindo as seguintes atribuições: Orientar o Estagiário na elaboração do Plano de Estágio; Orientar o aluno no cumprimento do Plano de Estágio; Avaliar o aluno durante o desenvolvimento do estágio. SUPERVISOR DE CAMPO DE ESTÁGIO: Integrante da Unidade Concedente que tem como função supervisionar tecnicamente o estagiário e o orientador de campo de estágio. 4. DOCUMENTOS Os documentos que compõem o estágio encontram-se no site da Faculdade. São eles : 4.1. CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO: o aluno deve verificar a existência de Convênio firmado entre a Faculdade Catuaí e a Unidade Concedente de Estágio. Disponível no site da Faculdade Catuaí TERMO DE COMPROMISSO (TCE): Deve ser preenchido em conjunto com a Unidade Concedente, apresentando-o, em três vias assinadas, ao coordenador. Disponível no site da Faculdade Catuaí. OBS: A apólice de seguro é de responsabilidade da Faculdade Catuaí única e exclusivamente no caso de estágios curriculares. No caso de estágio extracurricular, a responsabilidade é da Unidade Concedente e esta deverá fornecer tais informações. 4.3 PLANO DE ESTÁGIO: Deve ser preenchido em conjunto com o Supervisor e/ou orientador e o Estagiário em três vias, assinado pelos mesmos e protocolado na Secretaria da Faculdade para assinatura do coordenador do estágio na IES. 5. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS 5.1 Orientação para elaboração de relatórios O estagiário deve apresentar relatórios, através de protocolo a cada 06 (seis) meses de estágio realizado. O cumprimento do calendário no que diz respeito aos relatórios, também, é objeto de avaliação pelo Coordenador. Os relatórios constituem-se em um meio formal de avaliação do aprendizado do aluno no decorrer do estágio. Portanto, para que os respectivos supervisores possam efetuar esta avaliação, o aluno deve descrever as atividades desenvolvidas no estágio, emitindo opiniões próprias a respeito dos fatos observados e vivenciados, estabelecendo paralelos com o conteúdo assimilado nas disciplinas cursadas. Pretende-se assim, que o aluno aprenda a desenvolver senso crítico e estabelecer correlação com o conteúdo teórico, aprofundando o conhecimento adquirido.

4 4 Ao elaborar o relatório, o aluno deve escrever de forma impessoal. Exemplo: observou-se, conclui-se, foi proposto, foi feito. O relatório final é o único instrumento de acompanhamento do aprendizado. Os relatórios devem ser vistados pelo Supervisor e Orientador de Campo antes de serem protocolados na Secretaria para conhecimento e assinatura do coordenador. O dia em que o relatório foi entregue ao Coordenador ou protocolado na Secretaria será considerado como a Data de Entrega. O visto pressupõe que o relatório tenha sido lido uma vez pelo Supervisor antes da entrega final.

5 5 ANEXOS A- Convênio de Cooperação B- Termo de Compromisso (TCE) C- Plano de Estágio D- Relatório Periódico de Avaliação do Estagiário E- Termo Aditivo F- Regulamento Geral de Estágio

6 6 CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRACURRICULAR UNIDADE CONCEDENTE DENOMINAÇÁO CNPJ ENDEREÇO CIDADE UF CEP TELEFONE REPRESENTANTE (Nome e Cargo) INSTITUIÇÃO DE ENSINO DENOMINAÇÃO FACULDADE CATUAÍ ENDEREÇO Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 CIDADE UF Cambé PR REPRESENTANTE (Nome e Cargo) Maria Izabel Batista Alabarces Diretora Geral CEP CNPJ / TELEFONE (43) As partes acima identificadas, neste ato, celebram entre si CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO para realização de estágio de estudantes, nos termos da Lei nº de 25 de setembro de 2008, convencionadas as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA A Unidade Concedente propiciará oportunidades de estágio extracurricular ou curricular a alunos regularmente matriculados na Instituição de Ensino e que frequentem, efetivamente, curso compatível com as atividades a serem desenvolvidas no estágio. CLÁUSULA SEGUNDA O estágio extracurricular ou curricular tem por objetivo complementar o processo de ensino aprendizagem, constituindo-se instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, bem como de eventual participação em cursos ou treinamentos promovidos pela Unidade Concedente. CLÁUSULA TERCEIRA DOS PROCEDIMENTOS PRELIMINARES Em caso de necessidade de recrutamento e seleção, a Empresa Concedente, contatará a Instituição de Ensino para interagir em conjunto a respeito dos procedimentos iniciais, tais como, informações do número de vagas de estágio por curso ou por período; indicação de candidatos interessados em estagiar e outros dados.

7 7 As partes encarregarão representantes respectivos para manter contatos visando a consecução e os procedimentos necessários para a indicação, seleção e recrutamento dos estagiários. CLÁUSULA QUARTA DO RECRUTAMENTO DE ESTAGIÁRIOS O recrutamento deve ser entendido como procedimento necessário à captação pela Empresa Concedente de estudantes interessados na realização de estágios em suas instalações. A Faculdade Catuaí ficará responsável pela divulgação das vagas por intermédio de publicações em murais, site e encaminhamento de s. CLÁUSULA QUINTA DO PROCESSO SELETIVO O processo seletivo será de responsabilidade da Empresa Concedente de acordo com os parâmetros por ela estabelecidos, nas áreas de seu interesse. CLÁUSULA SEXTA DA JORNADA DE ESTÁGIO A jornada de atividade em estágio, a ser cumprida pelo estudante, deverá compatibilizarse com seu horário escolar e com o horário de expediente da Unidade Concedente, não ultrapassando o limite de 30 (trinta) horas semanais. CLÁUSULA SÉTIMA COMPETE A FACULDADE: a) proceder a configuração das oportunidades de estágio; b) estabelecer normas e, quando for o caso, supervisionar o estágio; c) solicitar à Unidade Concedente permissão para verificar in-loco o desenvolvimento do estágio; CLÁUSULA OITAVA COMPETE A UNIDADE CONCEDENTE a) informar à Instituição de Ensino a quantidade de oportunidade de estágios oferecidas especificando local e horário dos estágios, bem como atividades a serem desenvolvidas; b) aceitar ou não, a seu critério, estudantes encaminhados pela Faculdade Catuaí; c) proporcionar ao estudante condições adequadas à execução do estágio; d) supervisionar o estágio quanto à adequação do curso às atividades exercidas na Empresa; e) autorizar visita a suas instalações, de elemento credenciado pela Instituição de Ensino, quando por esta solicitado, com vistas a verificação in-loco do desenvolvimento de estágio; f) providenciar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. CLÁUSULA NONA DAS RESPONSABILIDADES As responsabilidades das partes limitam-se às que se encontram descritas neste Termo de Convênio. Cada parte arcará com suas próprias despesas relacionadas com o presente, excetuados os pagamentos, explicitamente, citados nesta Cláusula e no Termo de Compromisso de Estágio Extracurricular TCE que for celebrado com cada estagiário. A Empresa Concedente, a título de ajuda de custo, poderá conceder ao estagiário uma bolsa de complementação educacional mensal cujo valor e formas de pagamento serão ajustados no TCE que for firmado entre as partes.

8 8 CLÁUSULA DÉCIMA DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Os estagiários selecionados na área de interesse da Empresa Concedente serão aprovados em atividades relacionadas aos seus respectivos cursos e formação profissional mediante TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR - TCE, vinculado a este CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO, com a interveniência da Instituição de Ensino Superior, os quais se obrigarão a cumprir as condições fixadas para o estágio, bem como as normas de atividades estabelecidas. Para fins de controle da Instituição de Ensino, a Empresa Concedente fará constar do TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR TCE, além dos itens que forem acordados entre as partes, mais os seguintes: 1) Ano ou período do Curso que estiver matriculado o estagiário; 2) Setor de atividade da Empresa Concedente onde o estudante for estagiar; 3) Período de duração total de horas previstas para o estágio; 4) Valor e forma de pagamento da bolsa-auxílio. Cada TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR será confeccionado em três vias de igual teor, as quais serão assim distribuídas: a primeira será encaminhada para a Coordenação de Curso da Faculdade Catuaí, para assinatura e posterior devolução à Secretaria Acadêmica para arquivo na pasta do aluno, a segunda será entregue a Empresa Concedente e a terceira será de posse do estagiário. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA DA VIGÊNCIA E DA RESCISÃO O presente Termo vigorará por 1 (um) ano, a partir da data de sua assinatura. 1º - Podendo ser prorrogado quantas vezes forem necessárias, no prazo máximo de até 2 (dois) anos, mediante termo aditivo assinado pelas partes. 2º - Podendo ser rescindido a qualquer época, por qualquer das partes, por intermédio de notificação, por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A relação do estagiário com a Empresa Concedente não caracterizará vínculo empregatício de qualquer natureza com nenhuma das partes acordantes, conforme dispõe a Lei n.º de 25 de setembro de Os termos deste CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO representam o único e completo pacto entre as partes relacionado ao assunto. Quaisquer alterações ou aditamentos a este só poderão ser feitos por instrumento aditivo assinado entre as partes de conformidade com a Lei /08. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA DO GESTOR A FACULDADE CATUAÍ nomeia como Gestor da execução deste CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO a Coordenação de Curso de origem dos estagiários, que ficará responsável pelo acompanhamento deste instrumento em todas as suas fases, ao qual deverão ser encaminhados todos os documentos pertinentes ao presente. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA DO FORO As partes elegem o Foro da Comarca de Cambé-Pr. para dirimir toda e qualquer questão oriunda do presente CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

9 9 E, por estarem assim, justas e acordadas, as partes assinam o presente em três vias de igual teor e forma. Cambé, de de 20. UNIDADE CONCEDENTE MARIA IZABEL B. ALABARCES DIRETORA GERAL FACULDADE CATUAÍ

10 10 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO - TCE Aos... dias do mês de... de 20..., na cidade de..., as partes, neste ato, a seguir nomeadas : INSTITUIÇÃO DE ENSINO Razão Social: Faculdade Catuaí CNPJ: / Endereço: Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 CEP : Cidade: Cambé - Paraná Fone : (43) Representada por Cargo: Coordenador do Curso UNIDADE CONCEDENTE Razão Social: CNPJ: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: UF: Fone: Representada por: Cargo: Supervisor: Cargo: Celebram entre si este CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO, convencionando as cláusulas e condições seguintes : CLÁUSULA 1 a - O CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO tem por objetivo formalizar as condições básicas para a realização de Estágio de estudantes da INSTITUIÇÃO DE ENSINO junto à CONCEDENTE, o qual, obrigatório, deve ser de interesse curricular e pedagogicamente útil, entendido o estágio como uma estratégia de profissionalização que integra o processo de ensino-aprendizagem. CLÁUSULA 2 a - Em decorrência do presente CONVÊNIO, celebra-se um TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, entre o Estudante e a UNIDADE CONCEDENTE, com interveniência e assinatura da INSTITUIÇÃO DE ENSINO, nos termos da Lei nº /08, o qual constituirá comprovante da inexistência de vínculo empregatício. CLÁUSULA 3 a - As condições básicas para a realização de estágio de estudante estão explicitadas no CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO DE ESTÁGIO, que se vincula ao presente Termo. A CONCEDENTE, com interveniência e assinatura da INSTITUIÇÃO DE ENSINO, e, de outro lado, o ESTAGIÁRIO(A) Nome : RA: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: UF: Fone: Regularmente matriculado no semestre : do Curso de : Carteira de Trabalho n º /série : CPF : Celebram entre si este TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, convencionando as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA 4 a - O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, que decorre do CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO, tem por finalidade particularizar a relação jurídica especial existente entre o estagiário e a CONCEDENTE, caracterizando a não vinculação empregatícia, nos ditames legais.

11 11 CLÁUSULA 5 a - A jornada de atividades do estagiário deverá ser compatível com o horário escolar e não ultrapassar a limitação de sua duração, prevista em lei. CLÁUSULA 6 a - No desenvolvimento do estágio ora compromissado, caberá à CONCEDENTE : a) proporcionar ao Estagiário atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, compatíveis com o contexto básico da profissão ao qual seu curso refere-se; b) proporcionar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO, sempre que necessário, subsídios que possibilitem o acompanhamento, a orientação e avaliação do Estágio; Parágrafo Único : As atividades desenvolvidas poderão ser ampliadas, reduzidas, alteradas ou substituídas, de acordo com a progressividade do estágio e do currículo, sempre dentro do contexto básico da profissão. CLÁUSULA 7 a - No desenvolvimento do estágio ora compromissado, caberá ao Estagiário: a) cumprir, com todo o empenho e interesse, todo o programa de estágio, comunicando, em tempo hábil, a impossibilidade de fazê-lo; b) observar as condições fixadas para as atividades de estágio, especialmente quanto à jornada e ao horário ajustados com a CONCEDENTE; c) atender as normas de trabalho vigentes, no âmbito da CONCEDENTE; d) aceitar a supervisão e a orientação técnico-administrativa dos prepostos da Faculdade CATUAÍ e da CONCEDENTE designados para tais funções; e) submeter-se aos processos e meios de avaliação de desempenho profissional e acadêmico; f) conduzir-se de maneira compatível com as responsabilidades do estágio, empenhando-se para seu melhor rendimento; g) comunicar, por escrito, à CONCEDENTE a conclusão ou interrupção de seu curso escolar ou seu desligamento da Faculdade Catuaí, no prazo de três dias da respectiva ocorrência. CLÁUSULA 8 a - Ficam compromissadas entre as partes as seguintes condições básicas para a realização do estágio : a) este TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO tem vigência de / / a / / ; b) este TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO pode ser rescindido a qualquer tempo, unilateralmente, por qualquer das partes, mediante comunicação escrita; c) este TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO pode ser prorrogado somente uma vez, por meio da emissão do TERMO ADITIVO, com a anuência da INSTITUIÇÃO DE ENSINO. CLÁUSULA 9 a - Na vigência do presente termo, a concedente fica encarregada de providenciar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. CLÁUSULA 10 a - O Estágio será desenvolvido no setor/área :, no horário das h às h. Com remuneração mensal no valor de R$. CLÁUSULA 11 a - Pelas reais e recíprocas vantagens técnicas e administrativas, a CONCEDENTE designará como Supervisor de Estágio o(a) Sr(a) com cargo:. A quem caberá o acompanhamento do Estagiário por parte da CONCEDENTE. CLÁUSULA 12 a - O Estagiário declara concordar com as normas internas da CONCEDENTE, conduzir-se dentro da ética profissional e submeter-se a acompanhamento e avaliação de seu desempenho e aproveitamento. CLÁUSULA 13 a - Quando, em razão do programa de estágio, ficar o Estagiário sujeito às despesas que, normalmente, não teria, a CONCEDENTE providenciará o seu reembolso, observadas as normas internas a respeito. CLÁUSULA 14 a - Constituem motivos para a INTERRUPÇÃO AUTOMÁTICA DA VIGÊNCIA do presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO : a) A conclusão ou abandono do curso e o trancamento de matrícula;

12 12 b) O não cumprimento do convencionado neste TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, bem como, no CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO do qual decorre. CLAUSULA 15 a - De comum acordo, as partes elegem o foro da Comarca de Cambé, renunciando, desde logo, a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer dúvida ou litígio que se originar do presente CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO. E por estarem de inteiro e comum acordo com as condições e dizeres do CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO e do decorrente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, as partes assinam em 3 (três) vias de igual teor. CONCEDENTE ESTAGIÁRIO Carimbo e Assinatura Assinatura INSTITUIÇÃO DE ENSINO Carimbo e Assinatura do Coordenador do Curso

13 13 TIMBRE DA EMPRESA PLANO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR 1. Nome do(a) discente: 2. R.A: 3. Fones: Data de Nascimento: 6. Curso: Período: 7. Departamento responsável pelo estágio: 8. Nome do supervisor no campo de estágio: 9. Nome do Orientador no campo de estágio: 10. Local do estágio: 11. Carga horária semanal de estágio: 12. Período do estágio: 13. Horário: 14. Forma de supervisão: ( ) direta ( ) semi-direta ( ) indireta 15. Justificativa e objetivo do estágio: 16. Atividades a serem desenvolvidas: Data da assinatura do Termo de Compromisso: / /. Assinatura do(a) estagiário(a) Nome do(a) Orientador(a) no campo do estágio Assinatura do(a) supervisor(a) no campo do estágio Assinatura do Coordenador (a) do estágio Cambé, de de

14 14 RELATÓRIO PERIÓDICO DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Período Avaliativo De a. 1- Dados Gerais Nome: RA: Curso: Período: Local do Estágio: Setor de realização do estágio: Horário: Período do estágio: Supervisor ou Orientador do estagiário: 2- Atividades Desenvolvidas: 3- Fatores de Avaliação do Estagiário: Aspectos Técnicos-Profissionais Rendimento no estágio Facilidade de compreensão Organização e método no trabalho Iniciativa/independência Aspectos Pessoais Assiduidade Relacionamento no trabalho Cooperação Responsabilidade 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 1( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( )

15 15 4- Resultado obtido pelo Estagiário: Pontos (média): Conceito: Equivalência de pontos e conceitos: 5 = Excelente 4= Muito bom 3= Bom 2= Regular 1= Insuficiente Supervisor ou Orientador do Estágio: Local e data: FATORES DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO 1- Aspectos Técnico-Profissionais Rendimento no Estágio: Há qualidade, rapidez e precisão nas tarefas que executa no Programa de Estágio. Facilidade de Compreensão: Tem facilidade em interpretar, pôr em prática ou entender instruções e informações verbais ou escritas. Organização e Método no Trabalho: Usa de meios racionais visando melhorar a organização para a boa realização do trabalho. Iniciativa/Independência: Sabe resolver sozinho novas e imprevistas situações. Frequentemente tem ideias próprias e faz sugestões sobre o trabalho. 2- Aspectos Pessoais Assiduidade: Constância e pontualidade no cumprimento dos horários e dias de trabalho. Relacionamento no Trabalho: Bom entrosamento com a equipe de trabalho. É educado, atencioso, tem bom humor, autocontrole. Dá-se bem com todos e procura a companhia das pessoas. É bem aceito pelo grupo de trabalho. Cooperação: Atuação junto a outras pessoas no sentido de contribuir para o alcance de um objetivo comum. Tem influência positiva no grupo. Responsabilidade: Capacidade de cuidar e responder pelas atribuições, materiais, equipamentos e bens da empresa que lhe são confiados durante o estágio.

16 16 TERMO ADITIVO Aditamento ao TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, firmado em : / /, entre a UNIDADE CONCEDENTE: e o(a) estagiário(a): RA matriculado no Período, do Curso. CLÁUSULA1ª: Este Termo Aditivo altera o horário (ou a carga horária) no referido TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. (O texto pode ser alterado, conforme a necessidade). CLÁUSULA2ª: Permanecem inalteradas todas as demais disposições do TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, do qual este Termo Aditivo passa a fazer parte integrante. E por estarem de inteiro e comum acordo com as condições e dizeres deste TERMO ADITIVO, as partes o assinam em 03 (três) vias de igual teor. Cambé, / /. ESTAGIÁRIO CONCEDENTE INSTITUIÇÃO DE ENSINO

17 17 RESOLUÇÃO Nº 004/2012-COSUP Aprova o Regulamento Geral dos Estágios Curriculares e Extracurriculares dos cursos de Graduação da Faculdade Catuaí. de setembro de 2008, CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos na Lei Nº de 25 O CONSELHO SUPERIOR aprovou e eu, Diretora Geral da Faculdade Catuaí, sanciono a seguinte Resolução: Art. 1º Fica aprovado o Regulamento Geral de Estágio Curricular e Extracurricular dos cursos de Graduação da Faculdade Catuaí. Art. 2º A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Cambé, 25 de abril de Profª Ms. Maria Izabel Batista Alabarces Diretora Geral

18 18 REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRACURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1º O estágio da Faculdade Catuaí é caracterizado como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e de seu meio. Art. 2º O estágio tem por objetivo proporcionar o exercício do aprendizado compromissado com a realidade sócio-econômico-política do país. Art. 3º O Estágio na Faculdade Catuaí tem as seguintes modalidades: I- Estágio Obrigatório cuja carga horária de desenvolvimento é regulamentada através dos Projetos Político- Pedagógicos de cada curso; II- Estágio Extracurricular, não-obrigatório, cujas diretrizes são estabelecidas neste regulamento. Art. 4º O Estágio Extracurricular pode ser considerado Atividade Acadêmica Complementar conforme disposto na Resolução Cosup nº 002/2012. Art. 5º Somente pode realizar estágio o estudante regularmente matriculado e frequentando efetivamente o curso de graduação. CAPÍTULO II CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS CAMPOS DE ESTÁGIO Art. 6º Art. 7º Constituem campo de estágio as entidades de direito privado, os órgãos da administração pública, as instituições de ensino e/ou pesquisa, a própria Faculdade Catuaí, e a comunidade em geral, desde que apresentem condições para: I- planejamento e execução dos conjuntos das atividades de estágio; II- aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos de campo específico de trabalho; III- vivência efetiva de situações reais da vida e trabalho num campo profissional; IV- avaliação. Para estabelecimento de convênio de estágio, será considerado, pela Faculdade Catuaí, em relação à concedente do estágio, o seguinte: I- existência de infraestruturas físicas, de material e de recursos humanos; II- aceitação das condições de supervisão e avaliação da Faculdade Catuaí; III- anuência e acatamento às normas dos estágios da Faculdade Catuaí; IV- existência dos instrumentos legais previstos nos Artigos 8º e 9º, deste regulamento.

19 19 CAPÍTULO III INSTRUMENTOS LEGAIS Art. 8º Os estágios realizados junto às empresas ou instituições devem estar apoiados em instrumentos jurídicos, celebrados entre a Faculdade e a concedente do estágio. 1º A realização do estágio por parte do estudante não acarreta vínculo de qualquer natureza, além do previsto nesta Resolução, mesmo que receba bolsa ou outra forma de contraprestação paga pelo concedente do estágio. 2º O acordo ou convênio para a realização do estágio deve ser celebrado diretamente entre a Faculdade e a Concedente do estágio ou por intermédio de agentes de integração de estágios. Art. 9º Art. 10º O estudante, antes de iniciar o estágio, deve providenciar o plano de estágio, aprovado pela Coordenação de Curso e firmar Termo de Compromisso com a concedente do estágio, com a interveniência da Faculdade. Os acordos ou Convênios e Termos de Compromisso devem explicitar não somente os aspectos legais específicos, como também os aspectos educacionais e de compromisso com a realidade social, conforme as peculiaridades de cada curso. CAPÍTULO IV REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO CURRICULAR Art. 11. Cabe ao curso, cujo estágio obrigatório é previsto nas diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, determinar sua carga horária, por meio de seu Colegiado, observando o estabelecido pela legislação pertinente. Art. 12. Os estágios obrigatórios devem ser cumpridos, preferencialmente, dentro dos períodos letivos regulares, exceto aqueles que, pelas suas especificidades e de acordo com sua natureza, exijam realização em época específica diferenciada, a critério dos respectivos Coordenadores de Curso. CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR Art. 13. A realização de estágio extracurricular não poderá ultrapassar a carga horária de 30 (trinta) horas por semana. Art. 14. O Estágio Extracurricular pode ser realizado em um mesmo campo de estágio durante o período de 01(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 01(um) ano mediante critérios previstos na regulamentação específica de cada curso de graduação.

20 20 CAPÍTULO V ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 15. Cada curso tem um Coordenador que atuará como orientador/supervisor do estágio durante a sua Gestão. Art. 16. Assessoria Acadêmica: I- assinar, pela Faculdade Catuaí, os Termos de Compromisso a serem firmados entre estudantes e concedentes de estágios. Art. 17. Compete aos Coordenadores de Curso: I- estabelecer e definir diretrizes para os Estágios Curriculares e Extracurriculares e zelar pelo cumprimento das mesmas; II- analisar semestralmente os relatórios de Estágios. III- aprovar a programação dos estágios curriculares e extracurriculares. IV- homologar os planos e Relatórios dos Estágios curriculares e extracurriculares. CAPÍTULO VI PROGRAMAÇÃO E PLANOS DOS ESTÁGIOS Art. 18. A programação dos estágios curriculares deve ser elaborada até o início de cada período letivo pelo Coordenador de cada curso, observadas as peculiaridades dos mesmos. Parágrafo único. Respeitadas as características de cada estágio curricular, deve constar da programação, no mínimo, os seguintes elementos: a) Número de estudantes matriculados; b) Organização das turmas; c) Distribuição de turmas por supervisor; d) Áreas de atuação; e) Campos de estágios; f) Período de realização. Art.19. As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário devem constar de um Plano de Estágio, a ser elaborado pelo supervisor, contando, quando necessário, com a participação do profissional de campo. Art. 20. O Plano de Estágio Extracurricular deverá receber o mesmo tratamento do estágio curricular. CAPÍTULO VII SUPERVISÃO DO ESTÁGIO Art. 21. Entende-se por supervisão de estágio a orientação e o acompanhamento dados ao estudante no decorrer de suas atividades de estágio, de forma a permitir o melhor desempenho de ações pertinentes à realidade da profissão. 1º Somente podem ser supervisores de estágio coordenadores de curso e docentes da Faculdade, respeitadas a sua área de formação e experiência profissional e as peculiaridades do campo de trabalho em que se realiza o estágio.

21 21 2º Poderá, quando necessário e mediante solicitação do Coordenador de curso, haver participação de profissionais de campo na supervisão de estágios, inclusive de servidores Técnico-Administrativos de nível superior, estes exclusivamente nos estágios realizados na Faculdade e desde que executem atividades funcionais afins à área do estágio. Art. 22. A supervisão de estágio pode ser desenvolvida pelo coordenador do curso ou professor supervisor por meio das seguintes modalidades: I- Supervisão direta: orientação e acompanhamento do estagiário pelo professor supervisor, através de observação contínua e direta das atividades desenvolvidas nos campos de estágio ao longo de todo o processo, podendo se complementar com entrevistas, reuniões e seminários; II Supervisão semidireta: orientação e acompanhamento do estagiário por meio de visitas sistemáticas ao campo de estágio, pelo professor supervisor, quando manterá contato com o profissional de campo além de realizar, periodicamente, entrevistas e/ou reuniões com os estagiários. III- Supervisão indireta: acompanhamento do estágio através de contatos esporádicos com o estagiário e com o profissional de campo, além de acompanhamento, através de relatório e, sempre que possível, visitas ocasionais ao campo de estágio. Art. 23. Compete aos Supervisores de Estágio: I- Participar da elaboração, execução e avaliação das atividades pertinentes ao Estágio; II- Participar da elaboração do regulamento de Estágio; III- Participar das reuniões convocadas pelo Coordenador; IV- Orientar a elaboração dos planos de estágio; nos termos do Art. 9 o, deste regulamento; V- Orientar, acompanhar e avaliar os estagiários, conforme previsto no Regulamento de Estágio do curso. CAPÍTULO VIII PROGRAMAS DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Art. 24. O Programa de Estágio Curricular e Extracurricular deve ser elaborado de acordo com as diretrizes para o Estágio, contemplando os seguintes itens: I- Objetivos (em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes); II- Carga horária; III- Campos de estágio; IV- Atividades a serem desenvolvidas; V- Formas de supervisão; VI- Critérios e metodologia de avaliação da aprendizagem do estagiário; VII- Normas para elaboração de Relatório ou de Trabalho de Conclusão de Curso quando exigido no estágio curricular; VIII- Sistema de acompanhamento e avaliação do Estágio realizado semestralmente; IX- Outros itens julgados necessários. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 25. Durante o período de Estágio, o estagiário fica coberto, obrigatoriamente, por apólice de seguro contra riscos de acidentes pessoais pela Faculdade Catuaí, quando o estágio for curricular e pela concedente de estágio, quando o estágio for extracurricular, devendo constar de cláusula do instrumento jurídico firmado. Art. 26. Os Estágios Extracurriculares que vêm sendo realizados conforme documentos firmados

22 22 anteriormente às disposições desta Resolução, devem ser concluídos na data prevista. Parágrafo único. Havendo, após conclusão do Estágio Extracurricular, interesse das partes na continuidade das atividades respectivas, podem as mesmas ter continuidade mediante formalização de novo processo, conforme previsto nos artigos deste regulamento. Art. 32. Os casos omissos do presente Regulamento serão resolvidos pela Direção Geral, Conselho Superior, em conjunto com o Colegiado do Curso respectivo.