SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INCAPER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INCAPER"

Transcrição

1 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO SELEÇÃO AO PROGRAMA DE 1. Objetivo: Proporcionar aos servidores de nível superior formação de pós-graduação para o aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao bom desempenho dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, bem como as soluções administrativas e gerenciais necessárias ao desenvolvimento das atividades de suporte do Incaper. 2. Aplicação: O processo aplica-se ao servidor efetivo estável do Incaper, de nível superior. Poderá candidatar-se ao processo de seleção de pós-graduação: a) O servidor público de cargo efetivo no Incaper, com no mínimo 04 (quatro) anos de exercício de suas atividades para mestrado e pós-doutorado, e 5 (cinco) anos para doutorado. b) O servidor público estável que estiver exercendo suas atividades no Instituto com no mínimo 01 (um) ano de exercício funcional ininterrupto no Incaper ou à disposição do Sistema Agrícola Estadual. c) O servidor público que não esteve afastado por licença para tratar de assuntos particulares ou cedido com ou sem ônus para órgão ou entidade que não pertença ao Poder Executivo Estadual, nos 2 (dois) anos anteriores a data da solicitação do afastamento. 3. Documentos de Referência: - Instrução de Serviço nº 010-N, publicada em 19 de junho de Instrução de Serviço nº 012-N, de 30 de setembro de Decreto nº R, publicado em 03 de novembro de Lei Complementar Nº 697, publicada em 31 de maio de Siglas, Abreviaturas e Terminologias: DRH Departamento de Recursos Humanos SEGER Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos 5. Descrição das Atividades (Fluxograma do processo): 5.1 Recomendar áreas prioritárias O Comitê de Pós-Graduação recomenda a relação de áreas prioritárias de estudo para as quais os candidatos poderão se inscrever no Programa de Pós-Graduação. Essas áreas compõem Elaborado por: José Aires Ventura, Lara de Sá Leal, Luiz Carlos Prezotti, Maria Goret Tose, Raphaela Effgen Koelher.

2 um indicativo das áreas emergentes e necessárias ao Incaper, no referido ano, no entanto não há o impedimento de participação aos candidatos com propostas de trabalho fora deste âmbito. 5.2 Manifestar-se sobre a abertura do Processo Seletivo O Diretor-Presidente manifesta-se quanto as áreas prioritárias apontadas e quanto a viabilidade de abertura do Processo Seletivo de Pós-Graduação no período. Caso ele aprove a abertura do processo, segue ao item 5.3, caso não haja possibilidade de iniciar o Processo Seletivo, finaliza. 5.3 Encaminhar para elaboração do edital O Diretor-Presidente encaminha o processo ao Comitê de Pós-Graduação para sejam definidas as regras de participação a todos os candidatos interessados. 5.4 Elaborar o edital do Processo Seletivo O Comitê de Pós-Graduação elabora o edital com todas as regras gerais de participação aos candidatos, envolvendo, além das áreas prioritárias, as normativas como: habilitação, prazos, pontuação, seleção, recursos, incorporação e demais dispositivos pertinentes. Todos os critérios descritos devem seguir a conformidade com Decreto nº 2888-R de 1º de novembro de 2011 e estar de acordo com Instrução de Serviço nº 010 N de 10/06/ Aprovar edital O Diretor-Presidente aprova o edital encaminhando-o em seguida ao DRH, para que este providencie a publicidade. 5.6 Divulgar o edital O DRH divulga o edital do processo seletivo a todos os interessados. Esta divulgação ocorre no site do Incaper, na intranet e via , na íntegra e no boletim interno, Por dentro do Incaper. 5.7 Realizar inscrição O candidato realiza a inscrição preenchendo a ficha constante no Anexo I e providenciando toda documentação relacionada no edital de abertura do Processo Seletivo. 5.8 Receber a documentação O DRH recebe a documentação encaminhada pelo candidato, seja presencialmente, via Correios ou malote interno, em conformidade com os dispositivos do edital e a encaminha ao Comitê de Pós-Graduação para análise. Caso a documentação do candidato seja enviada via Correios ou pelo malote, deverá constar o registro da data de postagem em conformidade com os prazos do edital. Elaborado por: José Aires Ventura, Lara de Sá Leal, Luiz Carlos Prezotti, Maria Goret Tose, Raphaela Effgen Koelher.

3 5.9 Avaliar e pontuar os candidatos O Comitê de Pós-Graduação avalia a habilitação do candidato no processo, bem como atribui a pontuação relativa aos itens contidos no Anexo II do edital. Ao final da avaliação, o comitê relaciona os candidatos por ordem decrescente de pontuação, a qual fica registrada em súmula para posterior divulgação aos candidatos, com seus respectivos escores Preparar súmula preliminar para aprovação do Diretor-Presidente O Comitê de Pós-Graduação prepara a súmula com os resultados preliminares do Processo Seletivo, para que todos os membros assinem tomando ciência antes da divulgação Aprovar para divulgação O Diretor-Presidente aprova o resultado preliminar mediante assinatura da súmula, a qual é direcionada ao DRH para publicação do resultado Divulgar resultado preliminar O DRH comunica o resultado preliminar, com suas respectivas pontuações, à relação de candidatos habilitados. Essa comunicação é feita pelos s indicados pelo candidato na ficha de inscrição. Caso o candidato não concorde com o resultado, poderá ingressar com o recurso e seguir para a atividade Se não houver recurso, Ingressar com o recuso para o Comitê O candidato que queira contestar seu resultado poderá interpor recurso e direcioná-lo ao Comitê de Pós-Graduação, dentro dos prazos estabelecidos em edital. A entrega deste recurso deve ser direcionada ao DRH, o qual providenciará o encaminhamento ao Comitê Receber recurso e encaminhar ao Comitê O DRH recebe a documentação que compõe o recurso e encaminha para análise do Comitê de Pós-Graduação Avaliar recurso O Comitê de Pós-Graduação avalia as justificativas do candidato e decide sobre suas fundamentações, alterando ou não as pontuações dos candidatos. Em seguida, registra na súmula Preparar súmula final para aprovação do Diretor-Presidente O Comitê de Pós-Graduação, após análise dos recursos, prepara a súmula com os resultados finais do Processo Seletivo, para que todos os membros assinem tomando ciência dos nomes e pontuações, antes da divulgação final. Elaborado por: José Aires Ventura, Lara de Sá Leal, Luiz Carlos Prezotti, Maria Goret Tose, Raphaela Effgen Koelher.

4 5.17 Definir quanto a liberação dos candidatos O Diretor-Presidente defini quanto a liberação dos candidatos para incorporação no programa de pós-graduação, encaminhando esta decisão ao DRH para que providencie a comunicação do documento final. Esta liberação fica condicionada, dentre outros aspectos, ao quantitativo de vagas disponíveis no ano em questão, bem como o quantitativo de servidores já afastados sob mesmo programa, conforme previsto no Decreto R de 01 de novembro de Divulgar resultado final O DRH divulga o resultado final, com suas respectivas pontuações, à relação de candidatos habilitados. Essa comunicação é feita pelos s indicados pelo candidato na ficha de inscrição constante do edital Providenciar documentação para incorporação no programa de pós-graduação. O candidato deve providenciar toda a documentação necessária para incorporação ao programa de pós-graduação junto ao Incaper, à SEGER e à instituição de ensino indicada na ficha de inscrição. Devem ser observadas as normas constantes do Plano de Incentivo ao Aperfeiçoamento Científico e Tecnológico de Pós-Graduação (DOC-GP-SPG) para os Servidores do Incaper, para que o ingresso e devido acompanhamento possam ser atendidos Aguardar parecer da SEGER e autorização do Governador para liberação O candidato deve aguardar o parecer final da Comissão Especial de Avaliação, constituída por membros da SEGER e demais órgãos estaduais, e à autorização do Governador do Estado, antes de se ausentar de suas atividades no Incaper, conforme previsto no Decreto nº 2888-R, de 01/11/01. A liberação terá início após a publicação na imprensa oficial. 6 Registros: Registros N Ficha de inscrição para candidatos ao mestrado, doutorado e pósdoutorado Documento de Seleção dos candidatos utilizado pelo Comitê de Pós- Graduação Plano de Incentivo ao Aperfeiçoamento Científico e Tecnológico de Pós- Graduação Anexo I Anexo II DOC-GP- SPG Elaborado por: José Aires Ventura, Lara de Sá Leal, Luiz Carlos Prezotti, Maria Goret Tose, Raphaela Effgen Koelher.

5 7. Plano de Comunicação do Processo O que Comunicar Quem Comunica Para Quem Comunicar Quando Comuni car Como Comunicar Objetivo Específico Formalização do processo Responsável pelo processo Todos os servidores Reuniões, s, site, intranet, Boletim Por dentro do Incaper Dar conhecimento aos servidores do Incaper acerca da existência do processo Plano de Incentivo ao Aperfeiçoam ento Científico e Tecnológico de Pós- Graduação para os servidores do Incaper DRH e Membros do Comitê de Pós- Graduação Todos os servidores DIO, , site, intranet, Boletim Por dentro do Incaper Proporcionar aos servidores de nível superior uma formação de pósgraduação 8. Apêndices e Anexos APÊNDICE A Fluxograma do Procedimento Operacional Padrão Seleção ao Programa de Pós-Graduação ANEXO I Ficha de inscrição para candidatos ao mestrado, doutorado e pós-doutorado ANEXO II Documento de avaliação dos candidatos utilizado pelo Comitê de Pós-Graduação Elaborado por: José Aires Ventura, Lara de Sá Leal, Luiz Carlos Prezotti, Maria Goret Tose, Raphaela Effgen Koelher.

6 APÊNDICE A Fluxograma do Procedimento Operacional Padrão Seleção ao Programa de Pós-Graduação do Incaper

7 ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À PÓS-GRADUAÇÃO Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado Nome: Número Funcional: Localização institucional: alternativo: Curso de Graduação: Data Admissão: Telefone: Período/Instituição: Último curso concluído: Período/Instituição Curso Pretendido: Data Início: Área de Concentração: Instituição de Ensino Pretendida: Proposta de Trabalho: descrever resumidamente, a proposta de trabalho a ser desenvolvido durante o curso contendo os seguintes dados:justificativa do curso desejado, isto é, que possibilidade de aplicação que existem na instituição, para os conhecimentos a serem adquiridos no curso. Relação entre seu trabalho atual e o curso pretendido.(descrever em folha a parte) Declaro ter conhecimento e estar de acordo com as normas de Pós-Graduação do Incaper. Fico ciente de que as publicações e comunicações do Comitê ou da Diretoria ocorrerão por meio do acima informado. Nome e Assinatura do Candidato Data: Anexar a este formulário: Plano de trabalho, histórico escolar do último curso concluído, curriculum vitae Plataforma Lattes, grade curricular do curso e cópia da última avaliação do curso da Instituição de Ensino na CAPES.

8 ANEXO II SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Os itens que se seguem serão avaliados pelo Comitê de Pós-Graduação através da leitura e análise do Curriculum vitae - Plataforma Lattes, da apresentação da proposta de trabalho e da avaliação de desempenho do candidato. NOME DO CANDIDATO: 1 - O curso/área de concentração e o nível pretendido tem aderência com as áreas temáticas prioritárias estabelecidas pelo Incaper: a) não aderência = 0 ponto b) pequena = 1 pontos c) média = 5 pontos d) alta = 10 pontos 2 - Local de exercício das atividades profissionais do candidato nos últimos dois anos: a) Outros órgãos/licença sem remuneração = 1 ponto b) Sistema público Municipal ou Federal = 2 pontos c) Sistema público Estadual = 3 pontos d) Sistema SEAG = 4 pontos e) Incaper = 5 pontos 3 - Considerando o conteúdo do curso pretendido e a proposta/justificativa apresentada pelo candidato, pode-se afirmar que: A contribuição que a proposta do curso apresentada pelo candidato poderá trazer em relação à geração de produtos, processos ou melhorias de procedimentos técnicos, científicos, organizacionais e administrativos no Incaper é: a) muito pequena = 1 ponto b) pequena = 2 pontos c) média = 3 pontos d) alta = 4 pontos e) muito alta = 5 pontos Com base na avaliação global do Projeto/ Plano de Trabalho, levando em consideração a exequibilidade, metodologia, fundamentação teórica, cronograma de execução e condições institucionais, pode-se afirmar que é: a) muito pequena = 1 ponto b) pequena = 2 pontos c) média = 3 pontos

9 d) alta = 4 pontos e) muito alta = 5 pontos 4 - Quanto ao curso pretendido, com base na última qualificação da CAPES (Mestrado e Doutorado), como classifica a instituição de ensino onde será realizado o curso. CAPES: Mestrado e Doutorado (CAPES): Nota 3 = 1 ponto Nota 4 = 2 pontos Nota 5 = 3 pontos Nota 6 = 4 pontos Nota 7 = 5 pontos 5 - Considerando as informações apresentadas no Curriculum vitae - modelo Lattes, nos últimos três anos: O candidato demonstra capacitação para desenvolver o Projeto/Plano de Trabalho proposto: a) Não adequada = 0 pontos b) Fraca = 1 ponto c) Média = 2 pontos d) Boa = 3 pontos e) Muito Boa = 4 pontos f) Excelente = 5 pontos O envolvimento do candidato na difusão/divulgação de tecnologias, produtos, processos ou publicação de trabalhos em relação aos seus pares é: a) Fraca = 1 ponto b) Média = 2 pontos c) Boa = 3 pontos d) Muito Boa = 4 pontos e) Excelente = 5 pontos 6 - Informações disciplinares do candidato disponíveis no DRH do Incaper: a) Suspensão = 1 ponto b) Advertência por escrito = 2 pontos c) Advertência verbal = 3 pontos d) Falta injustificável = 4 pontos e) Sem registro/ocorrência = 5 pontos 7 - Com base no Formulário de Avaliação de Desempenho Individual - FADI, pode-se afirmar que o candidato é: a) ruim (<2,0 pontos) = 0

10 b) baixo (2,1 a 4,0 pontos) = 1 c) regular (4,1 a 6,0 pontos) = 2 d) bom (6,1 a 8,0 pontos) = 3 e) muito bom (8,1 a 9,0 pontos) = 4 f) ótimo/excelente (>9,1 pontos) = 5 Total de pontos: (...) Data: / / Assinatura dos membros do Comitê de Pós-Graduação: