Exercícios CETEC. Assistente de Administração UFRGS. Prof. Ricardo Conzatti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios CETEC. Assistente de Administração UFRGS. Prof. Ricardo Conzatti"

Transcrição

1 Exercícios CETEC Assistente de Administração UFRGS 2013 Prof. Ricardo Conzatti

2 FCC - TRF 2ª REGIÃO. Analista Judiciário 2012 Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é: a) inteligência emocional. b) empowerment. c) downsizing. d) capital intelectual. e) capital social.

3 FUMARC PREFEITURA DE BELO HORIZONTE Analista - SUPERIOR 2012 Correlacione a coluna da esquerda com a da direita, sobre algumas das funções e atividades básicas da Administração de Recursos Humanos - ARH: I - Administração de Pessoal II - Treinamento III - Administração de Salários IV - Higiene e Segurança ( ) análise e descrição de cargos, avalição de cargos, avaliação de desempenho, remuneração. ( ) rotinas de pessoal, admissões, desligamentos, pagamento, relações com sindicatos. ( ) prevenção e controle dos riscos das operações e qualidade de vida. ( ) integração e desenvolvimento de pessoas. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo: a) III, I, IV, II. b) IV, I, III, II. c) III, IV, II, I. d) II, III, I, IV.

4 FUMARC PREFEITURA DE BELO HORIZONTE Analista - SUPERIOR 2012 Leia as afirmativas a seguir. I.A moderna Administração de Recursos Humanos é conhecida como a área da administração que cuida exclusivamente das admissões, pagamento e demissões, observando a legislação trabalhista vigente. II. A Administração de Recursos Humanos tem como um dos principais objetivos proporcionar à organização os talentos e competências mais adequados ao seu funcionamento, desenvolvê-los e mantê-los em longo prazo. III. Proporcionar condições de perfeito alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos individuais das pessoas, representa um dos objetivos da moderna Administração de Recursos Humanos. Assinale a alternativa CORRETA: a) apenas as afirmativas I e III estão corretas. b) apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) as afirmativas I, II e III estão corretas.

5 FUMARC PREFEITURA DE BELO HORIZONTE Analista - SUPERIOR 2012 Segundo Chiavenato (2010), "a finalidade do recrutamento é atrair candidatos para a empresa". Tal processo é constituído por cinco fases distintas. Marque a seguir a ação que representa CORRETAMENTE a 1ª fase do processo de recrutamento: a) escolha das técnicas de recrutamento. b) análise das fontes de recrutamento. c) aplicação das técnicas de recrutamento. d) análise das requisições de funcionários.

6 CONSULPLAN TSE TÉCNICO JUDICIÁRIO Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta de gente interrompesse a trajetória de crescimento da empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da produtividade de cada funcionário e a usou como base para esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo aumentos de até 25% aos mais produtivos. (Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,adaptado) Padilha, ao solicitar aos gerentes uma avaliação da produtividade dos funcionários, definiu a função de gestão de pessoas da empresa Max Pinturas como a) responsabilidade de linha. b) função de staff.

7 CONSULPLAN TSE TÉCNICO JUDICIÁRIO 2012 O recrutamento é considerado um conjunto de técnicas e procedimentos que são utilizados com o intuito de atrair candidatos potenciais e qualificados para ocupar cargos em uma organização. O recrutamento pode ser interno, externo e misto. No que se refere ao recrutamento interno, assinale a alternativa que apresenta um aspecto negativo desse tipo de recrutamento. a) O impacto negativo na motivação dos funcionários da organização. b) A necessidade de desenvolvimento de esquemas de socialização. c) Funcionar como um sistema fechado de reciclagem contínua. d) Ser o processo mais oneroso de recrutamento.

8 CESPE MP PI 2012 A gestão de pessoas, além de concentrar-se no alcance de objetivos organizacionais, contribui para satisfação de objetivos individuais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. a) Os programas de qualidade de vida no trabalho, cada vez mais difundidos em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas. b) Apesar de sua indiscutível relevância para as rotinas de gestão de folha de pagamento, sistemas de informações gerenciais agregam pouco valor às atividades estratégicas de gestão de pessoas que interessam aos tomadores de decisão. c) A existência da organização informal e do poder dos grupos sobre a produtividade dos indivíduos representa o principal impacto da administração científica na gestão de pessoas. d) Por representarem seu capital intelectual, os empregados são considerados recursos tangíveis das organizações, contratados para entregar produtos e serviços específicos. e) Os processos de gestão de pessoas incluem recrutamento e seleção, desenvolvimento e recompensas, desenho e descrição de cargos e avaliação de desempenho.

9 FCC TRT 23ª - ANALISTA JUDICIÁRIO 2011 Cada vez mais a Área de Recursos Humanos (ARH) passa a adicionar valor à organização com intuito de servir aos seus objetivos e criar vantagens competitivas. Para atuar desta forma ela (ARH) precisa desempenhar papéis múltiplos e complexos. Esses novos papéis envolvem a definição de estratégias de recursos humanos; administração da infraestrutura; administração da contribuição dos funcionários e administração da transformação e da mudança. A administração da infraestrutura da empresa prevê como o RH pode a) auxiliar na prática dos valores da empresa. b) desenvolver metodologias de trabalho para a retenção de talentos. c) ajudar na criação de uma organização criativa, motivadora e renovadora. d) ajudar a impulsionar a missão da empresa. e) oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.

10 FUMARC PREFEITURA DE BELO HORIZONTE Analista - SUPERIOR 2012 A finalidade da seleção de pessoas é escolher os candidatos mais adequados às oportunidades oferecidas pela organização. São consideradas técnicas de seleção de pessoal, EXCETO: a) entrevista de seleção. b) provas de conhecimentos. c) banco de talentos. d) técnicas de simulação.

11 CONSULPLAN TSE ANALISTA JUDICIÁRIO 2012 O processo de seleção de pessoas pode ser considerado como responsabilidade de linha e como função de staff. Assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da função de staff. a) Decidir quanto ao preenchimento de cargos vagos. b) Entrevistar candidatos. c) Aprovar e rejeitar candidatos. d) Aplicar testes psicométricos.

12 CONSULPLAN DMAE ASSISTENTE SOCIAL "A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização." Sobre esse conceito, analise. I. É o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. II. É o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos, o que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado. III. É um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização. IV. É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Os conceitos que realmente relacionam à seleção de pessoas são somente a) I, II, III b) I, II, IV c) II, III, IV d) I, II e) III, IV

13 ISAE ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA AM ADMINISTRADOR Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir. Todo processo de seleção de pessoal baseia-se, fundamentalmente, na análise comparativa das a) exigências do cargo e as características do candidato. b) exigências do gerente, as características do cargo e as características do candidato. c) exigências do gerente, as exigências do cargo e as características do candidato. d) exigências do cargo, as características do candidato e as características do gerente. e) exigências do cargo e as exigências do candidato.

14 UFSC AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Atividades relativas ao recrutamento e à seleção de trabalhadores para ingresso nas organizações públicas ou privadas pertencem ao subsistema de Administração de Recursos Humanos, chamado de... a) aplicação. b) desenvolvimento. c) controle. d) suprimento. e) manutenção.

15 CONSULPLAN TSE TÉCNICO JUDICIÁRIO 2012 Com relação ao treinamento nas organizações, analise. I. É o processo de ensinar aos novos colaboradores as habilidades básicas para desempenho em seus cargos. II. É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática. III. Está relacionado com as habilidades futuras exigidas pelo cargo. Assinale a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se todas as afirmativas estiverem corretas.

16 CONSULPLAN TSE TÉCNICO JUDICIÁRIO 2012 Nos processos de treinamento, é primordial desenvolver o ciclo de treinamento que é composto por quatro etapas, a saber: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. A atividade relacionada à elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades identificadas em um cargo, dá-se o nome de a) diagnóstico. b) desenho. c) implementação. d) avaliação.

17 FBC CAMARA MUNICIPAL DE ITAPOR TÉCNICO DEPTO PESSOAL Corresponde a uma característica do treinamento: a) é um processo educacional de longo prazo. b) seus objetivos são amplos. c) qualifica uma pessoa para uma futura profissão. d) pode ser aplicado a todos os níveis da empresa.

18 As associações corretas são: a) I - P, II - Q, III R b) I - P, II - R, III S c) I - Q, II - S, III P d) I - R, II - S, III P e) I - S, II - P, III R CESGRANRIO TRANSPETRO SUPERIOR - TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de diferentes etapas. Relacione-as com suas respectivas características apresentadas ao lado. I Diagnóstico II Desenho III Implementação P Execução e condução do programa de treinamento Q Levantamento de necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas R Verificação dos resultados obtidos com o treinamento S Elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas

19 CESGRANRIO PETROBRAS ADMINISTRADOR JUNIOR A remuneração total é composta pela remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. Dentre os benefícios, destaca-se a) a participação nos resultados. b) o adicional de insalubridade. c) o salário mensal. d) o seguro de vida. e) o bônus.

20 ESAF- CVM ANALISTA RECURSOS HUMANOS Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa: a) a organização paga e deve ter obrigatoriamente serviços recíprocos dos seus empregados. b) os empregados devem ter a reciprocidade do salário. c) a organização funciona como uma contra partida recíproca à sociedade. d) o Estado deve garantir a reciprocidade das empresas com os empregados, obrigando o empregador a oferecer benefícios. e) a organização funciona como um sistema que recebe contribuições dos participantes em troca de incentivos ou alicientes.

21 CESGRANRIO INEA ADMINISTRADOR Os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos seus objetivos. No que diz respeito à exigibilidade legal, os planos de benefícios podem ser a) assistenciais b) espontâneos c) monetários d) recreativos e) supletivos

22 FBC prefeitura Itatiaia Escriturário Considerando as relações humanas no trabalho, o ato de despertar o interesse e o entusiasmo das pessoas por alguma coisa, denomina-se a) comandar. b) orientar. c) controlar. d) motivar. e) ordenar.

23 FCC COPERGÁS Técnico Administrativo O gestor da Unidade da VivaGás entende que no processo de relações humanas as pessoas têm necessidades. A categoria de necessidade que inclui o desejo de realização, prestígio, reconhecimento, apreço e atenção denomina-se a) social. b) autorrealização. c) estima. d) segurança. e) fisiológica.

24 Instituto Movens IMED Assistente Administrativo No que se refere às relações humanas, assinale a opção INCORRETA. a) No ambiente de trabalho, as relações humanas estão diretamente ligadas ao fator respeito, devendo essa atitude partir da empresa para com seu corpo funcional, como também do trabalhador para com sua função, seus colegas e empresa. b) Nas relações humanas, os indivíduos não devem ser tratados isoladamente, mas, sim, como um grupo. c) As relações humanas não estão vinculadas às relações profissionais, já que, no trabalho, é prioridade fundamental manter a eficiência e a produtividade. d) Um dos problemas da falta de produtividade no trabalho, muitas vezes, é a insatisfação do funcionário com o ambiente ou com os colegas de trabalho.

25 e) O homem é condicionado pelo ambiente. FUNIVERSA CEB Agente de Suporte A teoria das relações humanas foi um movimento que teve as suas origens na necessidade de humanizar e democratizar a administração, originando uma nova concepção sobre a natureza do homem, ou seja, o homem social. Assinale a alternativa que não apresenta características do homem social. a) As normas sociais do grupo não funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. b) As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais. c) O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de liderança. d) Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotadas de sentimentos, desejos e temores.