INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ. Manual de Estágio Supervisionado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ. Manual de Estágio Supervisionado"

Transcrição

1 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ Manual de Estágio Supervisionado 2012

2 2 Prezados(as) Alunos(as), dos cursos de Engenharia Civil. Com o intuito de atender as necessidades do corpo discente, a UNIESP-IESA disponibiliza o Setor de Estágios, localizado nas dependências da faculdade, onde serão efetuados os atendimentos individuais com o objetivo de assessorar nossos alunos na regularização do seu Estágio Supervisionado junto à Faculdade. Vejam quais serão as atividades desenvolvidas pelo Setor de Estágios: Esclarecimento sob Manual de Estágio Supervisionado; Orientação quanto aos procedimentos legais pertinentes ao Estágio; Encaminhamento de alunos às vagas oportunizadas pelas empresas conveniadas; Acompanhamento e validação das atividades desenvolvidas pelo estagiário; Divulgação de oportunidades de Estágio para os alunos; Disponibilização do cadastro de alunos para as empresa; Orientação ao aluno para a participação em processos seletivos, dinâmicas etc. As datas de orientações serão divulgadas pela secretaria.

3 3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. DEFINIÇÕES 1.1. Estagiário: define-se como estagiário o aluno regularmente matriculado que freqüente efetivamente cursos vinculados à estrutura do ensino público e particular, nos níveis superiores, profissionalizante do Ensino Médio e supletivo, aceito por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos de administração pública e instituições de ensino para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação profissional. Dentro do sistema de ensino, no contexto de todas as metodologias, o estágio deve visar ao estabelecimento de um elo entre o ensino teórico e o prático no campo específico da profissão escolhida pelo profissional em formação Estágio Supervisionado: a execução ou acompanhamento, pelo aluno, de atividade profissional que coincida com o programa de ensino oferecido pela Faculdade, com aprovação prévia da Faculdade, acompanhamento do desempenho por um Supervisor e relatório final aprovado pela Faculdade Localização de Ofertas de Estágio CIEE/SP Centro de Integração Empresa-Escola de São Paulo: entidade destinada a proporcionar estágio a estudantes, com Bolsa de Complementação Educacional, em convênio com a Delegacia Regional do Trabalho Bolsa de Complementação Educacional: denominação da Contribuição Monetária concedida a estudante, para cobrir despesas decorrentes de estágio contratado nos termos da Portaria 1002 de 29/09/67, do Ministério do Trabalho (D.O.U. de 06/10/67) e Lei nº 6494 de 07/12/77 (D.O.U. de 09/12/77), regulamentada pelo Decreto nº de 18/08/ A Faculdade exerce também a supervisão do estágio através de acompanhamento do Professor Supervisor de Estágio e da Direção da Faculdade.

4 4 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS 2.1. De acordo com a legislação vigente e o Regimento da Faculdade é obrigatória a execução de estágio supervisionado pelos alunos dos cursos O estágio poderá ser realizado em Empresa Privada ou em Órgão Público (Administração Centralizada ou Descentralizada, federal, estadual ou municipal, incluindo, portanto, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações, serviços sociais, autônomos e outros devidamente registrados em seus Conselhos Regionais de classe) Para o curso Engenharia Civil, o período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior a 300 (trezentos) horas, devendo iniciar-se a partir do 5 (quinto) semestre do curso Para o curso Engenharia Civil, o período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior a 300 (trezentos) horas, devendo iniciar-se a partir do 5 (quinto) semestre do curso A aplicação da legislação e do Regimento da Faculdade referentemente a estágio, bem como a supervisão geral da sua execução pelo aluno, é de responsabilidade do Professor Supervisor de Estágios e do Diretor da Faculdade A documentação de início do estágio deve ser preparada e entregue à Faculdade durante os primeiros 30 dias de estágio Em caso de atraso na entrega da documentação, será invalidado o período de início de estágio anterior a 30 dias da data da entrega. Nesse caso, o Plano de Estágio será devolvido ao aluno para correção das datas de início e término do estágio A documentação de término do estágio deve ser entregue ao Supervisor de Estágio até 30 dias após o término do estágio A entrega da documentação de término do estágio após dezembro, último mês do ano letivo, sujeita o aluno à matrícula como dependente no ano letivo em que vier a concluir o estágio, pagando a matrícula e as parcelas da anuidade relativas a uma dependência, até o mês da aprovação do estágio.

5 No ato da entrega dos documentos de término do estágio ao Supervisor de Estágio, o aluno recebe um comprovante de confirmação da entrega dos documentos Caso haja correções a fazer na documentação, a data de início ou término do estágio permanece válida, desde que a documentação seja regularizada no prazo máximo de duas semanas, dentro do período de aulas. O aluno reprovado deve apresentar novo Relatório de Estágio, caso este tenha sido considerado insuficiente ou efetuar novo estágio, caso as atividades relatadas não sejam compatíveis com os programas de ensino da Faculdade RECOMENDAÇÕES É recomendável que o aluno inicie o estágio durante o 6º Semestre do ano letivo, para evitar: a. Comparecer à Secretaria da Faculdade nas férias, para regularizar a documentação de término de estágio, a qual dependerá ainda da aprovação do Professor Supervisor de Estágios e do Diretor da Faculdade; b. Ser onerado com os encargos de documentação de matrícula e custos de anuidade, como dependente, no ano letivo seguinte; c. Ter retardado o encaminhamento do registro do diploma, ou impedida a colação de grau, aguardando a conclusão do estágio obrigatório.

6 6 3. PROCEDIMENTOS 3.1. O estágio pode ser efetuado mediante um dos tipos citados a baixo, de vínculo do aluno com Empresa ou Órgão Público, cujos procedimentos respectivos constam dos itens indicados: a. Empregado ou servidor público b. Proprietário c. Bolsista d. Estagiário não remunerado. e. Trabalho Universitário de Consultoria Organizacional O tipo de vínculo caracteriza a natureza do estágio ESTAGIÁRIO EMPREGADO ou SERVIDOR PÚBLICO O aluno que, como empregado ou servidor público, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar para o Supervisor do Estágio da Faculdade, no início e no término do Estágio, os documentos indicados a seguir. No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público; - de acordo com modelo em anexo; - assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. O Supervisor Operacional do Estágio (empresa) deve ser superior hierárquico do aluno no trabalho e, para os alunos de Ciências Contábeis, deve ser registrado no CRC; a exigência de registro é dispensada caso o próprio aluno seja registrado no CRC. b. Caso seja empregado, xerox das seguintes páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social: - Dados pessoais (foto e qualificação civil); - Contrato de Trabalho; - Alteração do Contrato de Trabalho para o cargo que consta no Plano de Estágio.

7 7 c. Caso seja servidor público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Carteira Funcional (ou cédula funcional) atualizada; - Portaria de nomeação ou designação; - Outro documento que possa ser considerado satisfatório para comprovar sua situação funcional, a juízo do Professor Supervisor de Estágio. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com os modelos anexos; b. Caso seja empregado, xerox da página Contrato de Trabalho da Carteira de Trabalho e Previdência Social (pela data de autenticação fica comprovada a condição de empregado, na data do término do estágio). O xerox citado pode ser substituído por declaração da Empresa ou Órgão Público, indicando a permanência do vínculo do aluno com a Empresa ou Órgão Público; c. Caso seja servidor público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Canhoto do cheque de pagamento recebido imediatamente após a data do término do estágio. - Outro documento que seja considerado satisfatório para comprovar sua permanência como servidor público, em atividade coincidente com o estágio, a juízo do Professor Supervisor de Estágios Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, por desligamento do aluno da Empresa ou Órgão Público, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para período complementar ESTAGIÁRIO PROPRIETÁRIO O aluno que, como proprietário, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar para o Supervisor do Estágio da Faculdade, no início e no término do estágio, os documentos indicados a seguir:

8 8 No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da empresa; - De acordo com modelo em anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. b. Xerox do Contrato Social registrado e/ou Ata da Assembléia de Nomeação publicada. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, de acordo com modelo anexo. b. Declaração de Realização do Estágio: documentação que comprove sua participação na empresa, no período correspondente ao estágio, até seu término, com firma reconhecida, conforme modelo. c. Ficha de Avaliação do Estágio: conforme modelo A entrega dos documentos de início e término deve obedecer aos procedimentos constantes no item Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para o período complementar.

9 9 No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público; - De acordo com modelo anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. b. Contrato de Bolsa de Complementação Educacional em 3 (três) vias. Após assinatura pelo Diretor da Faculdade, as vias do contrato terão a seguinte distribuição: 1ª via Empresa ou Órgão Público; 2ª via Faculdade; 3ª via Aluno. c. Caso seja estagiário em empresa, xerox das seguintes páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social de Estagiário: - Dados pessoais (foto e qualificação civil); - Data do início de estágio (a data de início deve constar no carimbo de autenticação do Contrato de Estágio de Complementação Educacional, aposto pela Delegacia Regional do Trabalho; para obtenção dessa autenticação, o aluno deve dirigir-se ao CIEE/SP ou a FUNDAP (v. endereço no item 1.2.). d. Caso seja estagiário em Órgão Público, entregar cópia autenticada dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Carteira Funcional (ou cédula funcional); - Portaria de designação ou lotação; - Outro documento que possa ser considerado satisfatório para comprovar sua situação funcional, a juízo do Professor Supervisor de Estágios. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com modelos anexos; b. Caso seja estagiário em empresa, xerox da página da Carteira de Trabalho e Previdência Social de Estagiário, com data de término.

10 10 c. Caso seja estagiário em Órgão Público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Canhoto do cheque de pagamento referente ao mês do término do estágio; - Outro documento que seja considerado satisfatório para comprovar sua permanência como estagiário, durante o período de estágio, a juízo do Professor Supervisor do Estágio Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para o período complementar.

11 ESTAGIÁRIO NÃO REMUNERADO O aluno que, como estagiário não remunerado em Empresa ou Órgão Público, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar na Secretaria da Faculdade, no início e no término do estágio, os documentos indicados a seguir: No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público - De acordo com modelo em anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. b. Declaração da Empresa ou Órgão Público de que o aluno efetua estágio não remunerado, de acordo com o Plano de Estágio e citando o número da Apólice de Seguro de Acidentes Pessoais no local de estágio, fornecido pela Faculdade. A cobertura de seguro para o estagiário é exigida pela Lei nº 6494 de 07/12/77 (D.O.U. de 09/12/77), regulamentada pelo Decreto nº de 18/08/82. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com modelos anexos Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade própria.

12 TRABALHO UNIVERSITÁRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Esta modalidade consiste em realizar um trabalho que contempla diagnóstico, análise e proposições em uma Empresa, com o apoio de um professor orientador desta Faculdade. Este trabalho pode ser realizado individual ou em grupo (composto por até quatro alunos). Cada aluno ou grupo elege uma empresa para desenvolvimento do projeto, que consiste em estruturar soluções de melhorias para um conjunto de problemas reais, identificados na empresa escolhida. Assemelha-se a um trabalho de consultoria, em que os alunos buscarão cooperar com a empresa no equacionamento de seus problemas e geração de propostas de solução. O trabalho Universitário de Consultoria Organizacional será desenvolvido em reuniões formais entre o grupo de trabalho e o professor orientador. A presença de todos do grupo nas reuniões é imprescindível, e o não comparecimento do aluno poderá implicar sua exclusão do grupo. No início da consultoria, o aluno deverá apresentar uma declaração da empresa autorizando o trabalho, assinada e com firma reconhecida. O trabalho é desenvolvido em, basicamente, quatro etapas: 1ª. Etapa Exploratória: busca de informações que permitem caracterizar a Empresa no cenário que atua e modelo de gestão adotado e ainda a identificação de oportunidades de melhoria. Essa etapa sugere um cuidadoso planejamento para direcionar a busca e análise inicial das informações. 2ª. Etapa Analítica: discussão e análise criteriosa das oportunidades identificadas, verificação detalhada dos desvios, identificação das prováveis causas e definição do(s) foco(s) de intervenção e do objetivo a ser perseguido pelo Grupo. Essa etapa sugere preciso levantamento de informações para direcionar corretamente o projeto, inclusive para definição do foco de intervenção e do objetivo estabelecido. 3ª. Etapa Especulativa: identificação das formas de abordagem dos desvios, definindo técnicas e métodos para análise do problema, desenvolvimento de alternativas (através de métodos de estímulo à criatividade), simulação das alternativas e avaliação de suas viabilidades técnicas e econômicas.

13 13 4ª. Etapa Conclusiva: composição das alternativas viáveis, soluções de contorno para problemas potenciais em função das alternativas escolhidas e recomendações (para outras melhorias que podem ser implementadas). Preparação do relatório final e estrutural da apresentação. Ao final, o trabalho será apresentado pelos alunos do grupo a uma banca examinadora composta por professores da Faculdade UNIESP-IESA. Este trabalho dá direito a um certificado de aprovação pela banca examinadora e é um registro de experiência empresarial. O material relativo à formatação do relatório da consultoria está disponível na faculdade.

14 14 AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO UNIVERSITÁRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL de de Exmo. Diretor da UNIESP-IESA Instituto de Ensino Superior Santo André Referência: CONSULTORIA ORGANIZACIONAL UNIVERSITÁRIA Autorizamos o (a) Sr (a), RM portador (a) do R.G.:, a realizar o Trabalho Universitário de Consultoria Organizacional nesta Empresa, para cumprimento do Estágio Supervisionado, no período de a, no departamento, setor, abordando o tema. Atenciosamente, Nome: Cargo: R.G Observações: 1. A Autorização deverá ser ASSINADA pelo RESPONSÁVEL DA EMPRESA, com CARIMBO ou NÚMERO do CNPJ da EMPRESA, o CARGO e o R.G. do MESMO. 2. A Autorização deverá ser entregue em UMA VIA ORIGINAL. 3. A Autorização deverá ser feita em PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA. 4. A Autorização deverá ter ASSINATURA COM FIRMA RECONHECIDA do RESPONSÁVEL PELA EMPRESA.

15 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO Esta modalidade é oferecida apenas para alunos do Curso de Ciências Contábeis que iniciaram projeto de trabalho acadêmico no primeiro semestre letivo do curso. Resolução CNE/CES de 16 de Dezembro de O estágio de que se trata este artigo poderá ser realizado na própria instituição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens práticas correspondentes aos diferentes pensamentos das Ciências Contábeis e desde que sejam estruturados e operacionalizados de acordo com regulamentação própria, aprovada pelo Conselho Superior Acadêmico competente, na instituição Ao término de cada semestre, cada grupo deverá entregar ao Supervisor do Projeto o relatório conclusivo e as atividades desenvolvidas em volume encadernado com capa preta, no prazo de 30 (trinta) dias As demais informações relativas ao desenvolvimento desta modalidade de estágio constam no Regulamento de Estágio para Iniciação Profissional.

16 16 PLANO DE ESTÁGIO 1. Nome: (nome completo do aluno) 2. Curso: 3. Semestre: 4. RM: (registro de matrícula) 5. Empresa ou Órgão Público: (nome completo) 6. Endereço completo: 7. Setor: ( ) Indústria ( ) Comércio ( ) Serviços ( ) 3º. Setor 8. Ramo de Atividade: (da empresa ou órgão público) 9. Principais produtos fabricados/comercializados ou serviços prestados: 10. Área de Estágio: (Administração Geral, Contabilidade, Finanças, Produção etc.). 11. Cargo do Aluno: (constante da carteira profissional ou de outro documento) 12. Tempo no cargo: 13. Atividades a serem desenvolvidas: (relação detalhada de o que o aluno fará no exercício do cargo, durante o período de estágio). 14. Supervisor de Estágio pela Empresa: (nome completo do superior imediato) 15. Cargo do Supervisor de Estágio pela Empresa: (ou função, caso o cargo não corresponda às funções que executa). 16. Telefone para contato com Aluno: 17. Duração do Estágio: Início no máximo 30 dias antes da entrega da documentação do estágio para a Coordenação do Estágio. Término 6 meses após o início ou menos, no caso de período complementar. Quantidade de horas efetuadas: (mínimo exigido: 300 horas) 18. Supervisor do Estágio da UNIESP-IESA: 19. Santo André, de de Assinatura Nome do Aluno No. do RG. No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis)* (*) No caso do aluno ter CRC é eliminada a necessidade do CRC do Supervisor Assinatura Nome do Supervisor do Estágio pela Empresa No. do RG. No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis) Prof. Supervisor do Estágio Faculdade UNIESP-IESA Obs: 1. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). 2. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público. 3. Este Plano deverá ser feito em 3 vias (faculdade, empresa e aluno). 4. Não é necessário reconhecer firma das assinaturas.

17 17 (Modelo de Capa) UNIESP-IESA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ (Fonte Arial 16, com negrito) ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Arial 16 com negrito) Nome do Aluno (Arial 14 sem negrito) Curso/turma (Arial 14 sem negrito) Nome da Empresa (Arial 14 sem negrito) Prof. Supervisor de Estágios UNIESP-IESA (Arial 14 sem negrito) Santo André 2012 (fonte Arial 12 sem negrito)

18 18 UNIESP-IESA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do Aluno Faculdade de......º. Semestre 20XX Empresa XXXXXX Santo André 20XX

19 19 UNIESP-IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1. Nome: RM: 2. Curso: 3. Semestre: 4. Empresa ou Órgão Público: 5. Ramo de Atividade: 6. Área de Estágio: 7. Cargo do Aluno: 8. Tempo de Duração (do estágio relatado): Período: Horas: 9. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na Faculdade: Anexo A (descrição de como efetuou as atividades previstas no Plano de Estágio, com ênfase nas aplicações ou observações práticas de conhecimentos adquiridos na Faculdade alinhar com as disciplinas cursadas). [MÍNIMO DE 02 PÁGINAS DIGITADAS EM ARIAL-12 COM ESPAÇO DOIS] 10. Análise dos pontos fortes e pontos fracos da empresa e apresentação de sugestões: Anexo B Análise crítica do aluno, destacando os pontos fortes e fracos considerando o que a empresa faz melhor do que a concorrência e identificar as suas lacunas, e a partir disso, apresentar as sugestões. [MÍNIMO DE 1 PÁGINA DIGITADA EM ARIAL-12 COM ESPAÇO DOIS] 11. Avaliação do Estágio: Anexo C (Parecer do ALUNO quanto à aplicabilidade do estágio efetuado, para a formação profissional do mesmo). Todos os Anexos devem estar em folhas separadas. Santo André, de de Assinatura Nome do Aluno No. do RG. No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis)* (*) No caso do aluno ter CRC é eliminada a necessidade do CRC do Supervisor Assinatura Nome do Supervisor do Estágio pela Empresa No. do RG. No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis) Observações: 1. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público. 2. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). 3. Este relatório deverá ser feito em 1 (uma) via. 4. Não é necessário reconhecer firma das assinaturas.

20 20 UNIESP-IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ Ilmo. (a) Sr.(a) Responsável pela empresa Assunto: Encaminhamento para estágio e sua opção A direção desta Instituição de Ensino solicita a Vossa Senhoria autorização para que o(a) aluno(a), RM, Semestre: regularmente matriculado no curso de realize nessa empresa estágio de um semestre letivo, em 300 horas conforme determina o Decreto Lei nº , de 18 de agosto de 1982, do Ministério da Educação na, área acordada entre aluno e empresa, ou seja, na área. Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada, subscrevemo-nos. Santo André, de de. Prof. Supervisor de Estágio Prof. Flavio Roberto Gouvea Diretor NOME DA EMPRESA Nome do Responsável: Cargo: RG.: CNPJ: Ass. Observação: Requerimento necessário caso o aluno seja encaminhado para o estágio através da Faculdade.

21 21 FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO Nome do Supervisor do Estágio: Empresa: Departamento: Cargo que ocupa: Telefone para contato: Nome do (a) Estagiário (a) Avaliação referente ao período de / / à / /, em horas. CONCEITOS ASPECTOS AVALIADOS Excelente Bom Médio Insuficiente 01. Comportamento, Educação e Ética 02. Assiduidade e Pontualidade 03. Relações com os Superiores 04. Relações com os Colegas 05. Senso de Responsabilidade 06. Dedicação ao Trabalho 07. Qualidade de Trabalho 08. Diagnosticar problemas e propor soluções 09. Pensar estrategicamente 10. Interesse em Aprender 11. Inteligência e Compreensão 12. Espírito de Iniciativa 13. Capacidade de Racionalizar 14. Espírito de Liderança 15. Refletir sobre oportunidades/criatividade 16. Conhecimentos Gerais 17. Conhecimentos Profissionais/visão crítica 18. Ordem e Método no Trabalho 19. Atitude empreendedora, ser pró-ativo 20. Aplicar conhecimentos teóricos 19. Quais foram as atividades em que o estagiário mais colaborou? 20. Em qual atividade mais se destacou? Nome / RG / Assinatura do Supervisor do Estágio pela Empresa No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis e dispensável caso o aluno tenha CRC) Observações: 1. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público 2. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). Este relatório deverá ser entregue em 2 vias (Escola e Empresa); Não é necessário reconhecer firma da assinatura.

22 22 DECLARAÇÃO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO de de Exmo. Diretor da UNIESP-IESA Instituto de Ensino Superior Santo André Referência: ESTÁGIO SUPERVISIONADO Declaramos para os devidos fins que o (a) Sr (a) portador(a) do R.G.:, RM realizou Estágio Supervisionado nesta Empresa no período de a, no departamento, setor, em horas. Atenciosamente, Nome: Cargo: R.G No. do CRC (apenas para Ciências Contábeis) Observações: 1. O período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior a 300 (trezentas) horas. 2. A carta deverá ser ASSINADA pelo RESPONSÁVEL/ SUPERVISOR DO ESTÁGIO, com CARIMBO ou NÚMERO do CNPJ da EMPRESA, o CARGO e o R.G. do MESMO. 3. A carta deverá ser entregue em UMA VIA ORIGINAL. 4. A carta deverá ser feita em PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA. 5. A carta deverá ter RECONHECIMENTO DA FIRMA DA ASSINATURA do SUPERVISOR/AVALIADOR DO ESTÁGIO PELA EMPRESA.

FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br

FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br 2 Prezados(as) Alunos(as), do

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS São Paulo 2015 1- APRESENTAÇÃO Este manual tem por finalidade orientar os alunos dos Cursos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica:

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: Estágio Curricular Obrigatório 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: 1.1 O estágio Curricular é a atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO Campus V Regulamento Interno de Estágio Supervisionado e ou Trabalho Pedagógico Supervisionado FAN-CEUNSP-SALTO -Campus V O presente

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 PALMAS TO 2011 APRESENTAÇÃO Este Regulamento de Estágio do Curso de Administração visa servir de referência

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO DE CURSO 6 RELATÓRIO TÉCNICO 7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Manual Geral de Estágio Supervisionado. Curso de Tecnologia em Gastronomia

Manual Geral de Estágio Supervisionado. Curso de Tecnologia em Gastronomia Manual Geral de Estágio Supervisionado Curso de Tecnologia em Gastronomia FUNDAMENTO LEGAL Lei nº 11.788, de 25/09/2008 de 2008, publicado no DOU. Nº.187-26/09/2008-Seção I-P.3. - Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. ATO 994/07 Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. Considerando a Lei Federal nº 6.494, de 07/12/1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de ensino superior,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Manual de Estágio Osasco 2014 O que é o Estágio? "Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA NUAPE COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA NUAPE COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA NUAPE COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Teresina 2015 DIRETORIA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2006-ProGRAD

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2006-ProGRAD Altera a Instrução Normativa 009/2005 ProGRAD, de 2 de dezembro, e dispõe sobre princípios reguladores para o desenvolvimento de estágio supervisionado não obrigatório dos cursos de graduação e dá outras

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas para o aprendizado e o desenvolvimento

Leia mais

ESTATUTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO

ESTATUTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO ESTATUTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO 2008 Diretor Geral Ednilton Gomes de Soárez Diretor Acadêmico Ednilo Gomes de Soárez Elaboradores Prof. Ismael Furtado Prof.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR 2008 Diretora Geral: Profª. Drª. Irmã Olga de Sá Vice-Diretora: Profª. Irmã Raquel Godoi Retz Coordenação Pedagógica: Prof. Ms José Luiz de Miranda Alves Coord. do Núcleo

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Regimento de estágio não obrigatório

Regimento de estágio não obrigatório PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO - CEA Regimento de estágio não obrigatório Faculdade de Ciências Contábeis Maio 2009 1 CONTEÚDO Apresentação 3 Definição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - CEE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - CEE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - CEE PROJETO DISCIPLINADOR DO ESTÁGIO CURRICULAR - CEE/UNIFAP Estabelece diretrizes e normas necessárias

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

GONÇALVES, Eugênio Celso & BAPTISTA, Antonio Eustáquio. Contabilidade geral. 5ªedição São Paulo: Editora Atlas, 2004.

GONÇALVES, Eugênio Celso & BAPTISTA, Antonio Eustáquio. Contabilidade geral. 5ªedição São Paulo: Editora Atlas, 2004. SUPERVISÃO DE ESTAGIO EMENTA Articulação entre teoria e prática das várias possibilidades de atuação profissional docontador. Identificação e avaliação dos procedimentos contábeis e aplicação dosinstrumentos

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...03 2 BASE LEGAL...03 3 OBJETIVOS...03 4 CAMPO DO ESTÁGIO...04 5 ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS REFERENTES AO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 Normas para o Estágio 1) Considerando a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que trata de Estágios de Estudantes; 2) Considerando a não existência de resolução geral que normatize

Leia mais

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/UFERSA,

Leia mais

ANEXO C REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO. Da caracterização

ANEXO C REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO. Da caracterização ANEXO C REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 02 de setembro de 2014 Este anexo regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente instrumento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO MANUAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 7º e 8º Períodos de Administração - Responsável: Prof. Edileuza Pereira Silva UBERABA - MG 2014 2 SUMÁRIO 1. Apresentação...

Leia mais

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP.

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. A Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, mantém o Sistema Municipal de Estágios, que é coordenado

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES Iniciando um Estágio Logo de início, entregue este formulário ao seu contratante, evitando assim equívocos que possam atrasar o processo de sua contratação. O ideal é

Leia mais

Prefeitura Municipal de Petrolina Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

Prefeitura Municipal de Petrolina Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR, ECONOMIA, GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL, POR

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE ESTÁGIO Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Capítulo I Disposições Preliminares

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Capítulo I Disposições Preliminares REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Capítulo I Disposições Preliminares Art. 1º O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais 2009 APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo disciplinar, orientar e facilitar os

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP MANUAL DE ESTÁGIO Faculdade de Comunicação e Artes Conteúdo INTRODUÇÃO PASSO-A-PASSO DO ESTÁGIO CENTRAL DE ESTÁGIOS DA FCA-CEUNSP DÚVIDAS FREQÜENTES 1 MANUAL DE

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA Coordenação Geral de Integração Escola Comunidade - CGIEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ FUNEMAC SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ FUNEMAC SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA EDITAL N 06/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº. 06/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 05/2016 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ, instituição municipal de ensino superior, fundação pública,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CampusdeIlhaSolteira Licenciatura em Física 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO N o 18, DE 10.02.72, DO CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27.03.72. CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 2.2 São atribuídas à Coordenadoria de Estágios as seguintes funções:

ADMINISTRAÇÃO. 2.2 São atribuídas à Coordenadoria de Estágios as seguintes funções: ADMINISTRAÇÃO Das Disposições Preliminares 1.1 Esta resolução tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o Estágio em Administração e com o funcionamento da Coordenadoria de Estágios em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 43/2016

Leia mais

Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso:

Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso: Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso: PASTA DE ESTÁGIO Biomedicina Unidade de Gestão da Educação Presencial Gedup ORIENTAÇÕES 1. Considera-se Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU RESOLUÇÃO N.º 507/2007 Publicada no D.O.E. de 08/09-12-2007, pág. 24 Altera a Resolução Nº. 634/04 CONSEPE, que aprova o Regulamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Alterada pela

Leia mais

REGULAME TO DE ESTÁGIO

REGULAME TO DE ESTÁGIO Serviço Público Federal I STITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊ CIA E TEC OLOGIA SUL-RIO-GRA DE SE - IFSul REGULAME TO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA ATUREZA E DAS FI ALIDADES Art. 1 O estágio constitui-se na interface

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini Estarão abertas, no período de 01/10/2014 a 24/10/2014, as inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FAIBI CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente conjunto de normas da Faculdade de Filosofia, Ciências

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Aprovado pela Resolução Consuni nº 26/10, de 08/09/2010. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente regulamento disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO

REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO 1. O Prêmio 1.1. O Prêmio Melhores Práticas de Estágio, iniciativa do Fórum de Estágio da Bahia, de periodicidade anual, é destinado a identificar

Leia mais

FACULDADE VALE DO SALGADO

FACULDADE VALE DO SALGADO EDITAL Nº 2, 14 DE FEVEREIRO DE 2014 - EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES QUE INTEGRARÃO O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE VALE DO SALGADO PARA O PERÍODO LETIVO DE 2014.1 e 2014.2. A Coordenação de Pesquisa

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Economia Programa de Pós-Graduação

Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Economia Programa de Pós-Graduação Regulamento do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Aprovado pelo Colegiado de Pós-Graduação em 17/02/2009 Título I Disposições Gerais Art. 1º Art. 2º Art. 3º O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO. CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO. CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom Art. 1 A Comissão de Estágio do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Computação

Leia mais

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA Edital de matrícula 2011 EDITAL DE MATRÍCULA A Direção da Escola Técnica INESP comunica aos interessados que as matrículas para os Cursos Técnico em Edificações, Técnico

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADES CATARATAS Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADES CATARATAS Centro Universitário Dinâmica das Cataratas REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º Art. 3º Art. 4º Estágio Supervisionado em Administração (ESA), é a disciplina

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Barretos SP 2014 APRESENTAÇÃO O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis da FACULDADE BARRETOS é um componente curricular

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais