1 - BrOffice Aplicativos do BrOffice: Writer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 - BrOffice 1.1 - Aplicativos do BrOffice: Writer"

Transcrição

1 1 - BrOffice A origem do BrOffice.org remonta a meados da década de 90, quando a empresa alemã Star Division criou um pacote de escritório chamado StarOffice e começou a distribuí-lo gratuitamente para as plataformas Windows e Linux. Em 1999, a Star Division foi adquirida pela empresa americana Sun Microsystems. Logo após lançar o StarOffice 5.2, em 13 de Outubro de 2000, a Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do recém lançado projeto OpenOffice.org. A iniciativa ganhou o apoio de diversas organizações do mundo tecnológico como Novell, Red Hat, Debian, Intel, Mandriva, além das importantes contribuições de desenvolvedores independentes, ONGs e agências governamentais. Essa comunidade, formada por programadores e usuários do mundo inteiro, é quem desenvolve o pacote desde então. No Brasil, uma comunidade de voluntários se formou com a missão de adaptar o OpenOffice.org para o português brasileiro. A esse grupo foi destinada a primeira grande tarefa do projeto, a tradução do glossário padrão, que daria o subsídio para a compilação das primeiras versões do OpenOffice.org em português do Brasil. A partir de então, além da tradução, o projeto OpenOffice.org.br passou a organizar e desenvolver funcionalidades específicas para a versão brasileira do pacote. O período coincide, também, com a organização de comunidades de Software Livre espalhadas por todo o país. Pela sua popularidade e organização o projeto OpenOffice.org.br passou a ser uma das referências dentro do cenário do Software Livre brasileiro, disseminando a utilização do pacote de aplicativos para usuários, empresas, entidades governamentais e organizações em geral. Em 2004, no entanto, devido a problemas com a marca Open Office, registrada anteriormente por uma empresa do Rio de Janeiro, foi necessário trocar o nome da comunidade e do produto. Surgiu assim o BrOffice.org. No dia 25 de janeiro de 2006, foi anunciado oficialmente o lançamento da ONG BrOffice.org que passou a organizar as atividades da comunidade OpenOffice.org.br. Apesar da mudança de nome, o BrOffice.org continou representando o OpenOffice.org, com a garantia de todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org Aplicativos do BrOffice: Writer Processador de texto Calc Editor de planilhas eletrônicas Impress Editor de apresentações de slides Math Editor de fórmulas matemáticas Draw Editor de desenhos vetoriais Base Sistema gerenciador de bancos de dados

2 1.2 Formatos do BrOffice Formato do documento Texto do OpenDocument Modelo de texto do OpenDocument Documento mestre do OpenDocument Documento HTML Modelo de documento HTML Planilha do OpenDocument Modelo de planilha do OpenDocument Desenho do OpenDocument Modelo de desenho do OpenDocument Apresentação do OpenDocument Modelo de apresentação do OpenDocument Fórmula do OpenDocument Banco de dados do OpenDocument Extensões do BrOffice.org Extensão de arquivo *.odt *.ott *.odm HTML *.oth *.ods *.ots *.odg *.otg *.odp *.otp *.odf *.odb *.oxt Teclas de Atalho Gerais do BrOffice Teclas de atalho Ctrl+Shift+Barra de espaço Ctrl+Tab Ctrl+O Ctrl+S Ctrl+N Shift+Ctrl+N Ctrl+P Ctrl+Q Ctrl+X Ctrl+C Ctrl+V Ctrl + Shift + V Ctrl+A Ctrl+Z Ctrl+Y Ctrl+F Efeitos Remove a formatação direta do texto ou dos objetos selecionados (como acontece em Formatar - Formatação padrão) Quando posicionado no início de um cabeçalho, é inserida uma tabulação. Abre um documento. Salva o documento atual. Cria um novo documento. Abre a caixa de diálogo Modelos e documentos. Imprime o documento. Sai do aplicativo. Recorta os elementos selecionados. Copia os itens selecionados. Cola o conteúdo da área de transferência. Abre a caixa de diálogo Colar especial. Seleciona tudo. Desfaz a última ação. Refaz a última ação. Chama a caixa de diálogo Localizar e substituir.

3 Teclas de atalho Ctrl+Shift+F Ctrl+Shift+J Ctrl+Shift+R Shift+Ctrl+I Ctrl+I Ctrl+B Ctrl+U Efeitos Busca o termo de pesquisa inserido pela última vez. Alterna a exibição entre o modo de tela inteira e o modo normal no Writer ou no Calc Desenha uma nova exibição do documento. Ative ou desative o cursor de seleção em textos somente leitura. O atributo Itálico é aplicado na área selecionada. Se o cursor estiver posicionado em uma palavra, essa palavra também será marcada em itálico. O atributo Negrito é aplicado à área selecionada. Se o cursor estiver posicionado sobre uma palavra, tal palavra também será colocada em negrito. O atributo Sublinhado será aplicado à área selecionada. Se o cursor estiver posicionado em uma palavra, esta também será sublinhada Teclas de Atalho com Utilização das Teclas de Funções Teclas de Atalho F1 Shift+F1 Shift+F2 Efeito Inicia a Ajuda do BrOffice.org Na Ajuda do BrOffice.org: vai para a página de ajuda principal. Ajuda de contexto Ativa o recurso Dicas adicionais para o comando, ícone ou controle atualmente selecionado. Ctrl+F4 ou Alt+F4 Fecha o documento atual (feche o BrOffice.org quando o último documento aberto for fechado) F6 Define o foco na próxima subjanela (por exemplo, exibição de fonte de dados/documento) Shift+F6 F10 Shift+F10 Ctrl+F11 Define o foco na subjanela anterior. Ativa o primeiro menu (menu Arquivo) Abre o menu de contexto. Abre o Catálogo de estilos.

4 2. Writer Editor de textos que suporta os formato do Word, ou seja, permite abrir e salvar documentos no formato.doc. 2.1 Janela do Writer Barra de Ferramentas Padrão Ferramenta Nome Descrição 1 Novo Cria novos arquivos: textos, planilhas, apresentações, desenhos, bancos de dados, documentos em formatos HTML, XML ou documento mestre, fórmulas, etiquetas, cartões de visita ou escolher modelos para novos arquivos. 2 3 Abrir Salvar Aciona a janela Abrir, através da qual é possível abrir documentos já existentes. Salva o documento em edição, com o mesmo nome e no mesmo local que foi aberto.

5 4 Documento como Envia o documento em edição como um arquivo anexo a uma mensagem eletrônica ( ) Editar Arquivo Exportar diretamente como PDF Imprimir arquivo diretamente Alterna entre os modos Editar e Somente Leitura. Salva o arquivo em edição no formato PDF. Inicia a impressão do documento em edição na íntegra, pela impressora padrão. 8 Visualizar Página Exibe uma visualização da página impressa. 9 Verificação Ortográfica Aciona o recurso de verificação ortográfica. 10 AutoVerificação Ortográfica Verifica automaticamente a ortografia durante a digitação do texto, sublinhando os erros. 11 Recortar Remove e copia a seleção para a Área de Transferência Copiar Colar Pincel de Estilo Copia a seleção para a Área de Transferência. Insere o conteúdo da Área de Transferência na posição do cursor, e substitui o texto ou os objetos selecionados. Copia a formatação do objeto ou do texto selecionado e aplica-a a outro objeto ou seleção de texto. 15 Desfazer Reverte o último comando ou a última entrada digitada.

6 16 Refazer Reverte a ação do último comando desfazer Copiar Hiperlink Tabela Copia a seleção para a Área de Transferência. Abre uma caixa de diálogo que permite a criação e edição de hiperlinks. Insere uma tabela no documento. Clicar na seta e arrastar o mouse permite definir o número de linhas e colunas a serem incluídas na tabela. 20 Mostrar funções de desenho Exibe ou oculta a Barra de Desenho Localizar e Substituir Navegador Gallery Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. Mostra ou oculta a janela do Navegador. Através dela, é possível acessar rapidamente diferentes partes do documento e inserir elementos do documento atual ou de outros documentos. Abre a galeria, que permite selecionar figuras e sons para inserir no documento Fontes de dados Exibir caracteres não impimíveis Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice.org e permite gerenciar o conteúdo deles. Exibe caracteres não imprimíveis do texto, como marcas de parágrafos, quebras de linha, parada de tabulações e espaços Zoom Ajuda do BrOffice.org Reduz ou amplia a exibição de tela do BrOffice.org. Abre a página principal da ajuda do BrOffice.org do Writer.

7 2.1.2 Barra de Ferramentas de Formatação Ferramenta Nome Descrição Estilos e Formatação Aplicar Estilo Nome da Fonte Tamanho da Fonte Negrito Itálico Sublinhado Alinhar à esquerda Mostra ou oculta a janela Estilos e Formatação, através da qual é possível organizar estilos. Permite atribuir um estilo ao parágrafo atual, aos parágrafos selecionados ou a um objeto selecionado. Permite escolher uma fonte de uma lista ou digitar um nome de fonte diretamente na ferramenta. Permite escolher um tamanho de fonte de uma lista ou digitar um tamanho diretamente. Aplica o formato negrito ao texto selecionado. Se o cursor estiver sobre uma palavra, ela ficará em negrito. Se a seleção ou palavra já estiver em negrito, a formatação será removida. Aplica o formato itálico ao texto selecionado. Se o cursor estiver sobre uma palavra, ela ficará em itálico. Se a seleção ou palavra já estiver em itálico, a formatação será removida. Aplica o formato sublinhado ao texto selecionado. Se o cursor estiver sobre uma palavra, ela ficará sublinhada. Se a seleção ou palavra já estiver sublinhada, a formatação será removida. Alinha o parágrafo selecionado em relação à margem esquerda da página. 36 Centralizar Centraliza na página os parágrafos selecionados Alinhar à direita Justificar Ativar Desativar Numeração Alinha o parágrafo selecionado em relação à margem direita da página. Alinha os parágrafos selecionados em relação às margens esquerda e direita da página. Para especificar alinhamento para a última linha de um parágrafo, pode-se utilizar a opção parágrafo / alinhamento, no menu Formatar. Adiciona ou remove a numeração dos parágrafos selecionados.

8 Ferramenta Nome Descrição 40 Ativar Desativar Marcadores Atribui pontos de marcação aos parágrafos selecionados ou os remove dos parágrafos com marcadores. 41 Diminuir Recuo Reduz o recuo à esquerda do conteúdo da célula ou do parágrafo atual. 42 Aumentar Recuo Aumenta o recuo à esquerda do parágrafo atual. 43 Cor da Fonte Aplica a cor da fonte atual aos caracteres selecionados. 44 Realçar Altera a cor de fundo do trecho selecionado. 45 Cor do Plano de Fundo Altera a cor de fundo do parágrafo ou dos parágrafos selecionados Ferramentas da Barra de Status Exibe o número da página atual e o total de páginas. Um clique duplo abre o navegador, que pode ser usado para navegar pelo documento. Exibe o estilo de página atual. Um clique duplo permite editar o estilo, clique com o botão direito permite selecionar outro estilo. Especifica o fator de zoom da exibição de página atual. Clique duplo neste campo abre a caixa de diálogo Zoom, que permite alterar o fator de zoom atual. Exibe o modo de inserção atual. É possível escolher entre Inserir e Acima, clicando nesta ferramenta. Exibe o modo de seleção atual. Os modos são: DESV (modo padrão): desfaz seleções anteriores; EXT (modo de extensão): amplia ou reduz a seleção atual; ADIC (modo de adição): permite fazer várias seleções; BLOCO: seleciona em bloco na vertical. Se as alterações no documento ainda não tiverem sido salvas, será exibido um * nesse campo na barra de status. Isso também se aplica a documentos novos, que ainda não foram salvos.

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 5. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos (Br.Office e Microsoft Office);

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 5. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos (Br.Office e Microsoft Office); CONFORME ITEM 5 DO EDITAL NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 5. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos (Br.Office e Microsoft Office); MS WORD e WRITER: Esses softwares aplicativos são os editores

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer SEAP 11-02-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer O MS-Word 2010 é um grande processador de texto onde realiza grande parte de serviços de escritórios, cartas, currículos

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

MICROSOFT WORD 2003 É uma ferramenta de edição de texto da família do Microsoft Office.

MICROSOFT WORD 2003 É uma ferramenta de edição de texto da família do Microsoft Office. MICROSOFT WORD 2003 É uma ferramenta de edição de texto da família do Microsoft Office. 4 3 2 1 5 13 6 9 7 11 8 14 10 12 1. Barra de Título: Mostra o nome do arquivo(documento1) seguido do nome do aplicativo(microsoft

Leia mais

Conhecendo o BrOffice.org

Conhecendo o BrOffice.org Conhecendo o BrOffice.org BrOffice.org Writer BrOffice.org Writer Barra de títulos Barra de Menus Barra de Ferramentas Barra de Menu Arquivo: Comandos aplicados ao documento como abrir, salvar e exportar;

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Teclas de Atalho com Utilização das Teclas de Funções

Teclas de Atalho com Utilização das Teclas de Funções do BrOffice Lista das Gerais do BrOffice As teclas de atalho são mostradas do lado direito das listas de menus, ao lado do comando de menu correspondente. s Tecla Enter Esc Barra de espaço Teclas de seta

Leia mais

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS NO WORD ONLINE

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS NO WORD ONLINE TRABALHANDO COM DOCUMENTOS NO WORD ONLINE Trabalhando com Documentos no Word Online Atalhos de teclado no Word Online Os atalhos de teclado descritos neste tópico da Ajuda se referem ao layout de teclado

Leia mais

Aplica/remove sublinhado.

Aplica/remove sublinhado. Nova pasta CTRL+O Cria nova pasta. Nova planilha ALT+SHIFT+F1 Insere uma nova planilha. Abrir planilha CTRL+A Abrir Planilha Salvar CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Editor de textos ou processador de textos?

Editor de textos ou processador de textos? ENCONTRO 5/6 PROF PAULO MAXIMO, MSc pmaximo@gmail.com Suítes Editor de textos ou processador de textos? 1 Para mover Um caractere à direita Um caractere à esquerda Uma linha acima Uma linha abaixo Palavra

Leia mais

Conhecendo o BrOffice.org Calc. Por: Paulo Garcez Leães

Conhecendo o BrOffice.org Calc. Por: Paulo Garcez Leães Conhecendo o BrOffice.org Calc Por: Paulo Garcez Leães Por que usar Software Livre nas escolas? Economizar dinheiro Evitar cópias não autorizadas de softwares Incentivar o compartilhamento de conhecimento

Leia mais

Teclas de Atalhos do OpenOffice.org Writer

Teclas de Atalhos do OpenOffice.org Writer Teclas de Atalhos do OpenOffice.org Writer Tecla Função F1* Ajuda F2 Barra de Fórmulas F3 Executar entrada de AutoTexto F4* Fonte de dados F5 Ativar/Desativar Navegador F6* Na próxima barra de ferramentas/janela

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LibreOffice? Suíte de escritório (Office):? Conjunto de programas que permite criar textos,

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA SELEÇÃO COMPETITIVA INTERNA - 2014 NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA Rafael Marques Gonçalves Material elaborado para as aulas de Noções Básicas de Informática, tendo como suporte apostila desenvolvida pelo

Leia mais

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO WINDOWS OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA TECLA ALT NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DO SEU TECLADO. ( ) Alt + Enter Alt + Esc Alt + F4 Alt + Tab

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Word Professor: Enir da Silva Fonseca Índice Word... 03 Documento... 03 Iniciando o Word... 03 Teclas especiais... 04 Corrigindo Erros... 04 Localizando e Substituindo o Texto... 07

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. Erion

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. Erion INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. Erion O que é o BrOffice.org? O BrOffice.org ou, simplesmente, BrOffice é um conjunto de programas para escritório. O que nós também podemos dizer chamar de suíte. O BrOffice

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO POWER POINT IMPRESS PREZI

Leia mais

Writer Editor de Texto

Writer Editor de Texto Writer Editor de Texto Treinamento Básico do Editor de Textos BrOffice.Org - Writer Sumário 1 Introdução...7 2 Uma visão do BrOffice.Org... 7 3 O Processador de textos Writer... 8 3.1 Acessando o Writer...

Leia mais

www.leitejunior.com.br 09/12/2011 17:28 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 09/12/2011 17:28 Leite Júnior POWER POINT 2003 O Power Point é um aplicativo da suíte Microsoft Office, composta pelo Word, Excel, Access e Outlook. Permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado

Leia mais

P R O F. P A U L O N A J A R

P R O F. P A U L O N A J A R www.aprenderdigitalcom.br Pág. 1 de 63. Microsoft Office Word Prof. Paulo Najar ÍNDICE Introdução... 6 Iniciando O Word 2007... 7 Barra de Ferramentas de Acesso Rápido... 7 Desfazer... 7 Refazer... 7 Botão

Leia mais

Microsoft Office Word 2007

Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office Word 2007 Criando ou editando um documento no MS-Word 1 O Microsoft Word É o processador de textos mais conhecido e utilizado do mundo. A nova interface é agradável, com comandos e funções

Leia mais

Editor de texto Writer

Editor de texto Writer Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Editor de texto Writer

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná. Apostila de Writer. Bruno Scrok Brunoro. Gabriel Renaud

FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná. Apostila de Writer. Bruno Scrok Brunoro. Gabriel Renaud FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná Apostila de Writer Bruno Scrok Brunoro Gabriel Renaud Definição O Writer é um programa que possibilita a criação e edição de textos e criação de páginas web,

Leia mais

Microsoft Word 2007. substitui o menu Arquivo e está localizado no canto superior esquerdo nos programas do Micro-

Microsoft Word 2007. substitui o menu Arquivo e está localizado no canto superior esquerdo nos programas do Micro- 1 MICROSOFT WORD 2007 Última versão do editor de texto do pacote de programas Office da Microsoft. O Botão do Microsoft Office soft Office. substitui o menu Arquivo e está localizado no canto superior

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BROFFICE.ORG WRITER

MANUAL DO USUÁRIO BROFFICE.ORG WRITER Gerência de Gestão de Ambientes - GGA Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - CPPC MANUAL DO USUÁRIO BROFFICE.ORG WRITER Documento Manual do Usuário BrOffice.org Writer Versão 1.0-1 Equipe

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

Microsoft Word 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo

Microsoft Word 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo Título 1 - Apresentando a Interface Capítulo 1 - Tela inicial WWW.CPCCONCURSOS.COM.BR Microsoft Word 2010 Organizado por: Capítulo 2 - Interface do usuário da Faixa de Opções ELE MENT OS BÁSICOS A Faixa

Leia mais

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações,

Leia mais

Editores de Texto 13/10/2012. www.paulobarbosa.com.br/informatica/ 1. MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer

Editores de Texto 13/10/2012. www.paulobarbosa.com.br/informatica/ 1. MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer Esse material deve ser denominado Notas de Aulas. Ele não é auto didático, não o utilize como fonte única de consulta para estudos para préconcurso.

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos PowerPoint 2003 Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos Introdução Utilizamos o PowerPoint para serviços de criação de apresentações diversas.

Leia mais

Sumário. Documentos básicos do Word. 1 Como explorar o Microsoft Word 2013 3. Parte 1

Sumário. Documentos básicos do Word. 1 Como explorar o Microsoft Word 2013 3. Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como este livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvi Parte 1 Documentos básicos do Word 1 Como

Leia mais

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO Aula 5 - Microsoft Office (Word, Powerpoint) - Parte I Olá pessoal, meus cumprimentos!!! Vamos à quinta do curso! Hoje veremos a série inicial de questões relacionadas ao pacote Microsoft Office, com foco

Leia mais

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 INFORMÁTICA CONCURSOS - PROFESSOR PAULO NAJAR Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ajuda online Atalhos de teclado para usar a janela Ajuda A janela Ajuda fornece acesso

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Daniel Pereira dos Santos

Daniel Pereira dos Santos Daniel Pereira dos Santos INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS PACOTES OFFICE Ícones do BASE BrOffice - BASE BASE Banco de Dados. O LibreOffice Base é um gerenciador

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc .Sumário Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc 1 Iniciando o OpenOffice Calc 2 A tela do OpenOffice Calc 3 As Barras que aparecem na tela do OpenOffice Calc A Barra de Hiperlinks A Barra de Objetos

Leia mais

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações Conteúdos Orientações para PowerPoint Colocando botões e ações Anita Raquel Cestari da Silva Grando Barra menus Barra formatação Barra padrão Barra de visualização Barra de desenho Animação Ações Configurando

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...2 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...2 SMTP...2 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...2 POP3...2 IMAP4...2 O E-MAIL...2 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...2 IDENTIDADE...3 CONFIGURANDO

Leia mais

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química.

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. Aula 8 POWER POINT META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1 DOMINE O EXCEL 2007 16-09-2008 Introdução ao Microsoft Excel 2007 O ambiente de trabalho O Friso e os Tabuladores do Excel 2007 O Excel possui várias versões sendo que, para a plataforma Windows, a mais

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

infosolution Consultoria

infosolution Consultoria infosolution Consultoria Rio de Janeiro RJ Telefone: (021) 2569-1223 2268-5394 e-mail : infosolution Writer Editor de Texto Versão 2.0.1 Abril de 2006 Página 1 de 70 Licenciamento de Uso desta Documentação

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

CURSO ON-LINE INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

CURSO ON-LINE INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO Aula 15 Microsoft OFFICE 2010 (Parte I) Olá, querido (a) aluno (a), conforme prometido, vamos ao estudo do novo pacote de escritório da Microsoft, o Office 2010, que já começa a ser cobrada em alguns certames!

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

BrOffice (antigo OpenOffice)

BrOffice (antigo OpenOffice) A solução para seu concurso Noções de Informática = 1 BrOffice (antigo OpenOffice) ou LibreOffice BrOffice, ou LibreOffice, é um pacote office, ou seja, um conjunto de aplicativos para escritório contendo

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Introdução ao. OpenOffice.org 2.0

Introdução ao. OpenOffice.org 2.0 Introdução ao OpenOffice.org 2.0 Abril/2006 ÍNDICE Introdução 4 Iniciando o OpenOffice.org 5 Menus 6 Barras de ferramentas 6 Teclas de atalho 8 Trabalhando com documentos 9 Obtendo ajuda 16 Usando aplicativos

Leia mais

Windows Vista Atalhos de Teclado:

Windows Vista Atalhos de Teclado: Atalhos para acessibilidade: Windows Vista Atalhos de Teclado: SHIFT da direita por 8 segundos - liga e desliga teclas de filtragem ALT esquerdo + SHIFT esquerdo + PRINT SCREEN (ou PrtScrn) - ativa e desativa

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Professor-tutor/Assessor da CRTE: Nilton Sergio Rech Nome do Cursista: Denize Cristina da Luz Colégio: C E Frentino Sackser - EFM Data: 14/09/2011 Atividade: Roteiro de Implementação na Escola ATALHOS

Leia mais

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva Word 2007 Enviado por: Reginaldo José da Silva O que há de novo no Microsoft Office Word 2007 O Microsoft Office Word 2007 ajuda-o a produzir documentos com aparência profissional oferecendo um conjunto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO Nome: RG: CPF: Nº. de inscrição: Função: Este caderno contém a prova de Informática

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Power Point

Teclas de Atalho - Microsoft Power Point Janela Ajuda Atalho Função F1 ALT+F4 ALT+ ALT+HOME SHIFT+, SHIFT+ SHIFT+ ALT+SETA PARA A ou BACKSPACE ALT+SETA PARA A, SETA PARA BAIXO PAGE UP, PAGE DOWN SHIFT+F10 ESC F5 CTRL+P Abrir a janela Ajuda. Fechar

Leia mais

Homepage: http://br.geocities.com/leaosouto Índice

Homepage: http://br.geocities.com/leaosouto Índice Índice 1- INTRODUÇÃO... 2 1.1- COM O POWERPOINT É POSSÍVEL FAZER:... 2 2- TELA INICIAL E BARRAS... 2 2.1 BARRA DE MENUS... 3 2.2- BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO... 3 2.3- BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAÇÃO...

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

1. UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BROFFICE. OpenOffice. suíte de escritório. BrOffice

1. UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BROFFICE. OpenOffice. suíte de escritório. BrOffice 1. UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BROFFICE suíte de escritório BrOffice OpenOffice Aplicativos>Escritório Apresentação Aplicativos>Gráficos Banco de Dados Editor de Textos Planilha Eletrônica Desenho Matemática

Leia mais

MS Word Formatação ABNT

MS Word Formatação ABNT MS Word Formatação ABNT Formatação ABNT Fonte: Arial Tamanho: 12 Alinhamento: Justificar Entrelinhas: 1,5 linhas Endentação: 1,25 cm Margens: 3cm superior e esquerda e 2cm inferior e direita Fonte 1. Selecione

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Guia do Writer. Capítulo 1 Introdução ao Writer

Guia do Writer. Capítulo 1 Introdução ao Writer Guia do Writer Capítulo 1 Introdução ao Writer Direitos autorais Este documento é protegido por Copyright 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode distribuir e/ou modificar este trabalho,

Leia mais

bserve que ao lado de cada recurso do menu existem as colas das teclas de atalho que os evocam.

bserve que ao lado de cada recurso do menu existem as colas das teclas de atalho que os evocam. disponíveis do BrOffice.org Writer. Os nomes dos menus definem a natureza dos recursos que serão encontrados em cada um, facilitando a interação intuitiva do usuário com a interface do Writer. Vejamos

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais