TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS"

Transcrição

1 TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS DE JASON DAHLMAN COM CHARLIE FORST Uma NOTA TÉCNICA de ECHO Publicado 2001 INTRODUÇÃO Briquetes feitos de materiais de pequeno ou nenhum valor, como jornais velhos ou restos de plantas parcialmente decompostos, podem ser um combustível alternativo a lenha ou carvão, e vai custar menos. Dependendo de materiais dos briquetes, eles podem queimar mais limpo que carvão. Finalmente, transformando lixo em uma fonte de combustível é atraente porque é um processo sustentável. Muitos métodos diferentes e tecnologias existem para prensar briquetes. Cada tem suas próprias vantagens e desvantagens. Este documento descreve dois tipos de prensas de briquetes que estão usados aqui no ECHO. MATERIAIS USADOS PARA BRIQUETES Um dos materiais mais usados é jornais rasgados. Cavacos pequenos e serragem também funcionam bem. Restos de plantas podem fazer briquetes bons, mas é melhor compostar os restos durante algum tempo (dois ou três semanas) de forma que isto aderirá junto quando é prensado. Somando uma quantia pequena de cinza de madeira para a mistura faz os briquetes mais duros e lhes faz queimar por mais tempo. A adição de esterco pode alcançar o mesmo efeito. Para preparar os materiais por prensar, os ensopa em água. O modo mais fácil para testar se um material fará um briquete bom é ensopar isto em água, pegar um punhado do material e formar isto em uma bola em suas mãos. Se a bola retém sua forma e não se quebra, provavelmente fará um briquete sólido e bom. Algumas pessoas escolhem adicionar um produto que liga para aumentar a capacidade de ligar os materiais deles. Algumas opções boas são restos de peixe, melado, cinza de madeira, esterco, farinha de milho ou de trigo. A maioria dos materiais não precisará de um produto que liga se você constrói uma prensa que pode dar suficiente de pressão. Experimente com materiais que estão disponíveis localmente para propor uma receita de briquete boa, e também experimente com as proporções de sua receita até que você obter um briquete que queima longo tempo. Por exemplo, 100% jornais rasgados funcionará por fazer briquete, mas eles queimam melhor se você soma alguns cavacos pequenos ou uma quantia pequena de carvão pulverizado. Depois que os briquetes são prensados eles estarão húmidos. É importante os secar completamente antes de usar para combustível. Alguns dias no sol quente deveriam ser suficientes. Para queimar os briquete, nós normalmente os quebram em lugar de os queimar inteiros. Quando quebrados tem mais superfície e isto faz os queimar com mais calor. ECHO, Durrance Rd., North Ft. Myers FL 33917, USA Phone: (239) Fax: (239) echo@echonet.org website:

2 A primeira prensa descrita nesta nota técnica é construída quase completamente de madeira, assim os materiais são fáceis achar. Nossa imprensa é bem parecido a um originalmente projectado e construído por Dr. Ben Bryant do estado de Washington. A pressão é obtido por um mecanismo de alavanca simples. É fácil entender e não requer partes especiais (ao invés de prensas de manivela ou de macaco). Porém, a prensa é bastante grande e pesada, e assim é duro transportar. Exige duas pessoas para funcionar eficazmente. Também, este tipo só permite produção de briquetes enquanto alguns outros tipos também podem ser usados como prensas de óleo. Medidas para a imprensa: A-215 cm (86 polegadas) B-80 cm (32 polegadas) C-85 cm (34 polegadas) D-180 cm (72 polegadas) Aqui mais perto do mecanismo que gera a pressão. A-30 cm (12 polegadas) B-30 cm (12 polegadas)

3 O molde para os briquetes é feito de um pedaço de tubo de PVC 40 cm (16") longo com 7,5 cm (3") de diâmetro. Faça buracos com broca no tubo de forma que água podem escapar quando o briquete é prensado. Use um pedaço de madeira robusto e plana como base no qual apertar seus briquete (veja quadro abaixo). Achamos bom cortar um disco de madeira aprox.3 cm em altura com um diâmetro ligeiramente menor que o diâmetro do tubo de PVC. Fixe sobre a base de madeira plana. O tubo ajustará então directamente em cima do disco de madeira e não deslizará quando pressão da prensa é aplicada. Um pedaço de tubo de PVC com um diâmetro menor pode ser usado para formar um buraco no centro do briquete (veja quadro a esquerda). Se vai usar um tubo no centro fure parcialmente um buraco na tábua de base com o mesmo diâmetro do tubo pequeno de forma que isto pode ser inserido no buraco. Isto ajudará mante-lo no meio do molde quando você enche isto com seu material de briquete. Embora um buraco não seja precisado, nós observamos que os briquete secam mais rapidamente quando eles têm um buraco no centro. Para prensar mais de um briquete simultaneamente, nós enchemos o molde aproximadamente meio cheio de material, coloque um disco de plástico fino no molde para manter os dois briquetes separados, e então encha o resto do molde. Erga a manivela da prensa e coloque o molde cheio debaixo do braço da compactação da prensa. Coloque um bloco de madeira (veja quadro a direito) em cima do material no molde. Abaixe a manivela e prense o bloco abaixo no molde de briquete. Água fluirá dos buracos quando você prensa o material. Agora os briquetes são prensados parcialmente. Coloque o molde de briquete no lado distante da prensa que é mais baixo que o lado com a alavanca. Prense de novo o molde com o bloco em ordem de compactar completamente o material.

4 Os briquetes são então prensados. A única coisa a fazer é remover os briquetes do molde. Diferentes métodos foram usados para este processo. Nós decidimos construir uma pequena estrutura de madeira para a extracção de nossos briquetes. A estrutura é projectada de forma que nosso molde de briquete descansará em suas extremidades. Nós apertamos então isto mais uma vez para forçar os briquetes do fundo do molde. Há outros métodos bons por extrair os briquetes. O método mais simples é de pôr seu molde no lado e bater fora o briquete usando um martelo e um bloco. Este método não é recomendado, mas é possível quando nada diferente está disponível.

5 PRENSA DE BRIQUETES DE MACACO A próxima prensa discutida é um que usa um macaco para gerar pressão. O pé do macaco foi removido para permitir isto ajustar dentro do molde de briquete. Debaixo são as dimensões para a prensa. A-70 cm (28 polegadas) B-15 cm (6 polegadas) C-90 cm (36 polegadas) D-30 cm (12 polegadas) E-55 cm (22 polegadas) F-5 cm (2 polegadas) O molde de briquete pode ser feito na mesma maneira da prensa de alavanca. Coloque o molde debaixo da estrutura e segura o macaco entre a tábua transversal e o molde de briquete. Os briquetes são extraídos como descrito previamente. Uma vantagem do sistema de macaco é que pode gerar suficiente pressão para ser usado como uma prensa de óleo com só alguns modificações simples. Use um pedaço de tubo de PVC como aquele usado como seu molde de briquete (você provavelmente não quererá usar o mesmo por causa de risco de contaminação). Construa um disco de madeira que ajustará bem dentro do tubo.

6 Encha seu tubo de sementes e os cubram com o disco de madeira. Aperte as sementes do mesmo modo que você apertaria briquetes. Lembra fazer um furo na superfície da tábua de base para funcionar como guia do óleo. Também faz inclinar ligeiramente de forma que o óleo fluirá abaixo, e não esquece colocar um receptáculo abaixo para pegar o óleo. Uma consideração importante: algumas sementes são muito duras e nosso macaco simples não produzirá força suficiente para tirar o óleo. Se você está extraindo óleo de sementes muito duras, uma prensa semelhante pode ser construída usando metal em vez de madeira e usando um macaco hidráulico. Se você construa uma prensa industrial, o cilindro para os sementes terá que ser feito de metal ou de PVC com espessura de 3/8 polegada em lugar de PVC regular. Eu vi um modelo funcionando assim em Haiti usado para prensar cacau. A prensa hidráulica gerou 800 libras de pressão por polegada quadrada. Materiais como madeira e PVC regular não aguentam essas condições.