SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP Salvador - Bahia Tel.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel."

Transcrição

1 SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP Salvador - Bahia

2 O QUE O NOSSO BANCO DE DADOS OFERECE Nosso Banco de Dados permite cruzamento de tabelas através de seleção flexível de parâmetros. As informações estão agrupadas em quatro grandes temas. Esses grandes temas estratificam-se em subtemas e por fim nas tabelas relativas a cada assunto a ser consultado. As consultas podem ser montadas dinamicamente, conforme necessidade, interesse e critérios do usuário. Para realização das consultas, são oferecidas as seguintes opções: CONSULTA POR TABELA (simples ou avançada) A Consulta por Tabela permite que o usuário manipule uma tabela selecionada, formatando-a segundo seus critérios; É possível fazer dois tipos de consulta em nosso Banco de Dados: Pesquisa Simples Pesquisa Avançada CONSULTA POR CRUZAMENTO DE TABELAS A Consulta por Cruzamento permite que o usuário selecione, em uma só consulta, mais de uma tabela envolvendo temas variados, gerando uma única tabela. As tabelas a serem cruzadas devem conter pelo menos um campo que seja a ligação entre elas, para que o cruzamento seja possível e tenha sentido. Após selecionadas as tabelas a serem cruzadas e testada a possibilidade do cruzamento, o sistema recairá na tela de consulta padrão, referente também a consulta por tabela.

3 TELA DE FILTRO PARA AMBOS OS ACESSOS Nosso Banco de Dados oferece um Filtro que possibilita o estabelecimento de critérios para a consulta, tornando-a mais rápida. Para acessa-lo basta clicar no botão localizado na barra de ferramentas do Banco de Dados. A tela de Filtro permite: Selecionar filtros em campos qualitativos; Criar fórmulas aplicadas a campos quantitativos (variáveis), incluindo uma nova coluna na tabela gerada; Estipular condições em campos quantitativos: - comparar campo com valores; - comparar campos entre si; Classificar campos (crescente / decrescente); Excluir campos da tabela a ser gerada; Agrupar campos; Ordenar colunas das tabelas; Permutar campos (em linhas e colunas);

4 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA SIMPLES Uma pesquisa simples ao sistema, permite que se obtenha as informações mais recentes sobre a tabela. Passos para efetuar uma consulta simples ao sistema: 1 - Escolher primeiro o tema 2 - Escolhido o tema, serão apresentados os subtemas 3 - Escolhido o subtema serão mostradas as tabelas relacionadas ao mesmo 4 - Ao selecionar a tabela escolhida serão mostradas as primeiras linhas em uma tela que tem a seguinte estrutura: Caso a tabela escolhida tenha uma quantidade muito grande de linhas, será mostrado um quadro informando a necessidade de se estabelecer filtros, ou seja, critérios mais restritivos para a consulta. Se a tabela escolhida contiver uma coluna "Ano", somente o ano mais recente será visualizado, desta forma as informações das linhas irão mostrar a contagem total das linhas referente ao ano que está sendo mostrado. Para visualizar os demais (anos) use a pesquisa avançada.

5 PESQUISA AVANÇADA A pesquisa avançada permite a definição de critérios para a busca de informações. Passos para efetuar uma consulta avançada ao sistema: 1 - Assim como na Pesquisa Simples, escolha o tema, o subtema e a tabelas que deseja consultar 2 - Ao selecionar a tabela escolhida serão mostradas as primeiras linhas em uma tela que tem a seguinte estrutura: Caso a tabela escolhida tenha uma quantidade muito grande de linhas, será mostrado um quadro informando a necessidade de se estabelecer filtros ou seja, critérios mais restritivos para a consulta. 5 - Para dar início a pesquisa Avançada clique no botão, localizado na barra de ferramentas da tela de consulta, para visualizar a Tela de Filtro.

6 CONSULTA POR CRUZAMENTO A Consulta por Cruzamento permite que o usuário selecione, em apenas uma consulta, mais de uma tabela, envolvendo temas variados, gerando como resultado, uma única tabela. As tabelas a serem cruzadas devem conter pelo menos um campo que seja a ligação entre elas, para que o cruzamento seja possível e tenha sentido.após a seleção das tabelas a serem cruzadas, e testada a possibilidade do cruzamento, o sistema recairá na tela de consulta padrão, referente à consulta por tabela. A consulta por cruzamento permite também cruzar informações por Divisão Territorial CRUZANDO TABELAS: Para selecionar as tabelas para cruzamento siga os passos abaixo: 1. Clique no botão CRUZAMENTO, na tela de Consulta ao Banco de Dados para visualizar a tela de cruzamento; Tela Cruzamento de Tabelas 2. Para visualizar as tabelas existentes acesse o menu temático lateral, clicando em um dos temas exibidos:

7 Cada tema é composto de subtemas 3. Depois de selecionado o subtema, uma lista de tabelas referente a esse é exibida. Ex.: Tema: SOCIAL Subtema: SAUDE Tabela: Doenças confirmadas por Município e Ano (t105) 4. Após a seleção da primeira tabela, uma outra deverá ser selecionada para que se possa efetuar o cruzamento. Para isso, volte ao menu temático (clicando em PRINCIPAL) para a escolha da segunda tabela a ser cruzada e siga o mesmo procedimento dos itens 2 e 3 Ex.: Tema: SOCIAL Subtema: DEMOGRAFIA Tabela: População Estimada(t103); As tabelas devem possuir campos em comum.

8 Observe que as tabelas selecionadas foram enviadas para uma área à direita da tela para serem pesquisadas. 5. Para estabelecer os critérios para consulta, clique no botão. 6. Observe que a próxima tela não retorna o resultado do cruzamento, pois a junção das duas tabelas gera um número de linhas extremamente grande para ser exibido. Portanto, nesse momento, deverão ser aplicados FILTROS. Essa filtragem é necessária para diminuir a quantidade de registros, a serem exibidos, resultado das tabelas cruzadas. O número máximo de registros definidos para exibição em tela é de sendo mostrados de 500 em 500;

9 7. Após a seleção dos filtros, clique no botão Aparecerá a tabela com o resultado FILTRADO do CRUZAMENTO. Se o número de linhas for superior a quantidade máxima permitida (no caso registros), volte ao filtro e diminua o seu critério de busca. Na tela de filtro é possível utilizar funcionalidades mais avançadas clicando nas outras abas disponíveis: COMPARAÇÕES; ORGANIZE SUA TABELA; CRIE SUA FÓRMULA. Toda vez que for selecionado um critério, para consulta, deverá ser acionado o botão PESQUISAR, para que a tabela seja atualizada. 8. Caso as abas não atendam às necessidades, é possível também clicar no ícone, para exportar a tabela para o formato.csv compatível com Excel, Broffice, dentre outros e trabalhar com os dados livremente agregando novos valores e construindo fórmulas mais complexas. CRUZAMENTO POR DIVISÃO TERRITORIAL Para acessar informações POR REGIÃO através do Cruzamento de Tabelas - siga os passos abaixo: 1. Depois de acessada a opção CRUZAMENTO, na tela de CONSULTA AO BANCO DE DADOS; 2. Aparecerá nova janela para SELEÇÃO DAS TABELAS: Tela Cruzamento de Tabelas

10 2.1 Clique no botão e automaticamente será inserida a tabela MUNÍCIPIOS POR REGIÃO (T103) A tabela selecionada pode ser acessada, também, clicando-se no menu temático lateral nas opções: GEOAMBIENTAL TERRITORIAL 2.2. Após a seleção da tabela, com informações sobre divisão territorial, deverá ser selecionada uma outra tabela para ser cruzada: 3. Depois de ter selecionado as tabelas, para cruzamento, e clicado no botão a consulta não retornará o resultado do cruzamento, pois a junção das duas tabelas gera um número de linhas extremamente alto para ser exibido em tela. Portanto, nesse momento deverão ser aplicados FILTROS para diminuir o volume a ser mostrado. 4. Para Escolher uma REGIÃO: 4.1. Clique na setinha correspondente ao item TIPO DE REGIÃO: Abrirá uma lista escolha o tipo de região desejado.

11 Ex.: TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE; A cada lista aberta clique na setinha para fechar a lista exibida Nesse momento, o critério REGIÃO foi atualizado com regiões pertencentes ao TIPO ESCOLHIDO: Caso deseje selecionar UMA OU MAIS REGIÕES do TIPO ESCOLHIDO, clique na setinha correspondente ao item REGIÃO e as selecione; 4.3. Nesse momento o critério MUNICÍPIO foi atualizado e apresenta a relação de todos os municípios que compõem a região. 5. Para FILTRAR OUTROS itens exibidos na tela: Seguir os mesmos passos efetuados na filtragem dos itens 4.1 e 4.2.

12 Após a seleção dos filtros, clique no botão DA PESQUISA as duas tabelas cruzadas.. Será exibido o RESULTADO 6. Para obter somatório dos resultados POR REGIÃO: 6.1. Clique na caixa AGRUPAR ao lado direito do filtro município e depois no botão PESQUISAR. 7. Para obter somatório dos resultados POR TIPO DE REGIÃO: 7.1. Clique na caixa AGRUPAR ao lado direito do filtro região e depois no botão PESQUISAR. A partir desse resultado, o usuário pode utilizar outras opções da tela para efetuar funções AVANÇADAS clicando nas ABAS COMPARAÇÕES; ORGANIZE SUA TABELA; CRIE SUA FÓRMULA.

13 8. Caso as abas não atendam às necessidades, é possível também clicar no ícone para exportar a tabela para o formato.csv compatível com Excel, Broffice, dentre outros e trabalhar com os dados livremente agregando novos valores e construindo fórmulas mais complexas. Toda vez que for selecionado um critério, para consulta, deverá ser acionado o botão, para que a tabela seja atualizada.

14 FILTRO O Filtro do Banco de Dados possibilita o estabelecimento de critérios para a consulta, tornando-a mais rápida. Você poderá pesquisar a partir dos critérios exibidos clicando nas caixas de seleção, selecionando os itens e clicando no botão pesquisar ou se desejar, poderá clicar nas abas disponíveis (telas opcionais) para visualizar outras opções oferecidas. O Filtro é composto de uma tela principal e mais três opcionais: TELA PRINCIPAL DO FILTRO COMPARAÇÕES (tela opcional) ORGANIZE SUA TABELA (tela opcional) CRIE SUA FÓRMULA (tela opcional) TELA PRINCIPAL DO FILTRO A Tela Principal do Filtro oferece as seguintes opções: Campos para montagem dos critérios de busca Ordenação de campos (mudando a ordem dos dados da pesquisa) Agrupamento de campos Filtro por região

15 Campos para montagem dos critérios de busca 1. Para visualizar a lista dos itens disponíveis em cada campo, clique nos botões: para abrir a caixa com os itens para fechar a caixa com os itens (exibido quando a lista está aberta). Uma vez aberta a caixa, selecione o item que quer utilizar. Você pode selecionar um item, alguns itens (seguidos ou alternados) ou toda a lista de itens. A cada lista aberta clique novamente na setinha para fechar a lista exibida. Ordenação de Campos (mudando a ordem dos dados da pesquisa) Por padrão, os dados da pesquisa são exibidos em ordem Crescente. Para mudar a ordem marque: para ordem Crescente para ordem Decrescente Agrupamento de Campos A seleção da caixa Agrupar, referente a um determinado campo da tabela, tem a função de reunir todos os itens selecionados em um campo, somando os valores quantitativos correspondentes. Filtro por Região (Opção disponibilizada quando a tabela tem informações por Municípios) Ao clicar no link Região, disponível na tela principal do filtro, é exibida uma janela que permite selecionar os municípios pertencentes a uma determinada Região.

16 Para fazer o Filtro por Região: Na Lista Tipo de Região selecione a opção que deseja usando as setinhas de rolagem da lista. Ao selecionar o tipo de região, as regiões correspondentes serão exibidas na caixa Região. Marque as Regiões desejadas e clique no botão para que todos os municípios, referentes à região escolhida, façam parte da pesquisa desejada. Note que, na caixa de listagem Municípios, os municípios pertencentes a região escolhida ficam, automaticamente, selecionados. A cada nova seleção de região, os municípios pertencentes à mesma são acrescidos aos que já estavam selecionados. Caso você queira realmente uma nova seleção, desmarque os municípios selecionados da região anterior e escolha a nova região. Para efetivar a pesquisa, clique no botão de Filtro, exibida após o clique no botão CONFIRMA. disponibilizado na Tela Principal

17 COMPARAÇÕES A tela Comparações permite: Ocultar Campos Comparar Campos Combinar Critérios Ordenar Campos Ocultar Campos Caso necessite ocultar algum ítem do Campo1 basta clicar no botão Ocultar. Para reexibi-lo clique no botão: localizado na coluna

18 Comparar Campos Usando critérios específicos de busca através dos operadores (=), (#), (>), (<), (>=), (<=). São disponibilizadas duas formas (multuamente exclusivas) de comparar cada campo: Comparação de campo com valor Comparação de campo com campo Poderão ser comparados vários campos ao mesmo tempo, porém deverá existir coerência na determinação do critério, para que os critérios não se anulem. Combinar Critérios É possível fazer a combinação de mais de um critério para campo quantitativo. Para isso basta selecionar: "E" - indica que para um registro ser mostrado todos os critérios devem ser verdadeiros "OU" - indica que o registro será mostrado caso pelo menos um dos critérios seja verdadeiro ou

19 Ordenar Campos Por padrão, os dados da pesquisa são exibidos em ordem Crescente. Para mudar a ordem marque: para ordem Crescente para ordem Decrescente

20 ORGANIZE SUA TABELA Na tela Organize sua Tabela é possível: Organizar adequadamente os dados da tabela Estabelecer a ordem que os campos ocuparão na tabela Alterar a exibição de um campo:na linha, na coluna ou no cabeçalho Nessa tela também é possível determinar que os campos com apenas um item na seleção sejam apresentados no cabeçalho. Para isso, basta marcar a caixa de seleção que fica no rodapé da tela Organize sua Tabela. Organizar adequadamente os dados da tabela Campos na Linha ( padrão para a maioria dos campos ) O nome do campo será mostrado no cabeçalho da coluna e os dados de cada registro serão mostrados nas linhas da tabela. Campos na Coluna Os dados de um determinado campo serão mostrados no cabeçalho, abaixo do nome do campo, criando uma nova coluna para cada dado distinto. (Neste caso, os campos quantitativos serão distribuídos entre as colunas.)

21 Campos no Cabeçalho O nome do campo será mostrado no cabeçalho da tabela, acima de todos os outros campos, e será efetuado o agrupamento dos dados referentes ao campo que será exibido no cabeçalho. (Neste caso, os campos quantitativos serão agrupados, ou seja, somados de acordo com o campo escolhido para o cabeçalho e exibidos na coluna correspondente aos mesmos.) Campos Variáveis São os campos quantitativos da tabela. (Se uma tabela não possuir campo quantitativo esta opção não será disponibilizada.) Estabelecer a ordem que os campos ocuparão na tabela Clique sobre o ícone Abrir lista para visualizar o nome de todos os campos. A seguir, clique sobre o nome do campo que deseja e utilize as setas ou, para mudar a sua ordem. Para fechar a lista utilize o ícone Fechar Lista. Alterar a exibição de um campo:na linha, na coluna ou no cabeçalho Na lista Campos na Linha: Selecione o nome do campo que deseja e clique sobre o botão mover o campo para o final da lista Campos na Coluna ou o campo para o final da lista Campos no Cabeçalho. para para mover

22 Na lista Campos na Coluna: Selecione o nome do campo que deseja e clique sobre o botão mover o campo para o final da lista Campos na Linha ou o campo para o final da lista Campos no Cabeçalho. para para mover Na lista Campos no Cabeçalho: Selecione o nome do campo que deseja e clique sobre o botão mover o campo para o final da lista Campos na Linha ou campo para o final da lista Campos na Coluna. para para mover o Obs: Os campos variáveis, por serem quantitativos, não podem ser exibidos em colunas ou em cabeçalhos. Para esses campos, só são disponibilizadas opções para alterar a ORDEM de exibição dos mesmos.

23 CRIE SUA FÓRMULA Para a criação de uma fórmula aplicada aos dados Nomeie a coluna de fórmula a ser criada usando a caixa Nome. Em Campos, clique sobre o nome do campo que deseja integrar à fórmula. Em seguida, clique no botão para adicionar o campo escolhido à caixa Fórmula, intercalando-o com os sinais matemáticos disponibilizados. Note que apenas campos quantitativos podem fazer parte da expressão. Na caixa Decimais indique a quantidade de casas que os dados da coluna da fórmula deverão exibir. Caso deseje que os dados na tabela sejam exibidos em ordem Decrescente, marque a caixa correspondente.

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Tutorial-Tabela de Preços

Tutorial-Tabela de Preços Tutorial-Tabela de Preços - Para criar uma Tabela de Preço, devemos primeiramente cadastrar alguns itens, que são: Preço de Entrada, Categoria, Variável e Fórmula. - Aplicando Preço de Entrada - O Preço

Leia mais

Manual do Usuário. Solução de Informações Gerenciais - BI

Manual do Usuário. Solução de Informações Gerenciais - BI Manual do Usuário Solução de Informações Gerenciais - BI Versão 08.2011 Conteúdo Solução de Informações Gerencias - BI...4 1 - O que encontramos em Versões?...5 2 - O que contém a aba Ajuda?...6 2.1 -

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1 12 - Módulo Automação Residencial - Autopower Manual de utilização Módulo Automação Residencial Para maiores informações, acesse www.autoenge.com.br ou por email suporte@autoenge.com.br 12.1 - Inserção

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Relatórios...3 Mix de Compra...3 Peças >> Relatórios >> Mix de Compra Peças...3 Mix de Vendas...4 Peças >> Relatórios >> Mix de Venda Peças...4 Tabela de Preços...6 Peças

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online Apresentação Este manual apresenta o processo de inclusão e exclusão de disciplinas que o aluno poderá realizar através do Espaço do Aluno. Inclusão/Exclusão Durante todo processo o aluno poderá alterar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual Operacional do Assessor Jurídico

Manual Operacional do Assessor Jurídico Manual Operacional do Assessor Jurídico SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS - MÓDULO COMPRAS - EMISSÃO DE PARECER JURÍDICO PARA PROCESSOS DE COMPRA COM EDITAL OU DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital

Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital Relatório de Vendas Página 1 de 7 Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para gerar relatórios das vendas realizadas pelo Orçamento

Leia mais

1223o TUTORIAL INVENTÁRIO. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL INVENTÁRIO. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL INVENTÁRIO Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL INVENTÁRIO O inventário é um procedimento operacional/contábil que deve ser feito sempre que solicitado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 PLANO DE CURSO Como cadastrar um plano de curso?... 3 Como importar um plano de curso?... 4 Como cadastrar o conteúdo programático?... 7 Como cadastrar atividades

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP Service Report Cliente: Sayerlack Processo: Contas á Pagar FI-AP 1. Dados Mestres 1.1 Exibir fornecedor Objetivo Disparador Use este procedimento para exibir os dados dos fornecedores. Execute este procedimento

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO MAGISTRADO 1ºGRAU MÓDULO 4 Sumário 1 Detalhamento 3 11 Aba Processo 4 12 Aba Assunto 8 13 Aba Partes 9 14 Aba Documentos

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES 1- PÁGINA DE LOGIN DO SISTEMA E APRESENTAÇÕES INICIAIS Ao acessar o link do sistema, a seguinte página será apresentada: ACESSO AOS DOCENTES: Usar o usuário e senha do

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL EDITOR ESTRUTURADO ELABORAÇÃO DE ESTRUTURA DE DOCUMENTO ADMINISTRADOR Sumário 1 Elaboração de Estrutura de Documento4 11 Cadastrar

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Versão: V0_0_3 Data: 11 de abril de 2014 Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site: http://www.dgrh.unicamp.br

Leia mais

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção.

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção. Cobrança Bancária Este tutorial objetiva auxiliar os usuários na configuração do sistema para que a emissão de cobrança bancária dos títulos a receber seja feita. Os processos a seguir consistem na geração

Leia mais

1- Acessando o sistema

1- Acessando o sistema Sumário 1- Acessando o sistema... 3 2.0 - Opções do Menu... 4 3.0 - Config. U.E.... 4 3.1 - Período Letivo... 4 Adicionando o período letivo... 5 Alterando o período letivo... 5 4.0 - Integração SGE:...

Leia mais

CRM Migration Call Center - SAC Fevereiro/13

CRM Migration Call Center - SAC Fevereiro/13 CRM Migration Call Center - SAC Fevereiro/13 INTERNAL 1 Introdução Neste documento veremos como acessar o sistema CRM 7.0 WebUi e como criar as atividades para as áreas de Call Center da BASF. Também veremos

Leia mais

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Escrito por: Paulo Antônio Leandro Florentino de Carvalho Sumário Criando uma nova campanha Adicionando novo cliente à campanha Excluindo

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-13 Última Atualização 04/03/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos. GUIA PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO TRANSMISSÃO POR DOAÇÃO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós.

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós. O Módulo de Vacina será um divisor de águas dentro da SMS do Salvador. Com a implantação do módulo, as salas de vacinas serão informatizadas, como também alguns de seus processos serão automatizados. Permitirá

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV CAPES/MEC Diretoria de Avaliação - DAV WebQualis 3.0 Aplicativo para a classificação dos veículos de divulgação da produção científica da Pós-Graduação Brasileira MANUAL 2008 2 Fundação CAPES Presidente

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

Sistema Acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú Módulo Aluno

Sistema Acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú Módulo Aluno Sistema Acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú Módulo Aluno Solicitação de Matrícula Manual de Ajuda Data: 21/05/2015 Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual

Leia mais

AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema.

AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema. AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema. Os casos não refletem casos reais e não devem ser utilizados

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS

RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS Faculdades Integradas do Brasil www.unibrasil.com.br 1 Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 ÁREA DE ACESSO PÚBLICO...4 2.1 VISUALIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO POR

Leia mais

Darwin Portal. Documentação Darwin Portal

Darwin Portal. Documentação Darwin Portal Darwin Portal Documentação Darwin Portal Versão 2.0.0 Outubro/2015 1. Introdução... 2 2. Darwin Portal, Requisitos de Acesso e Visão Geral... 2 3. My Darwin... 6 3.1. Operação... 6 3.2. Veículo... 7 3.3.

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000.

MANUAL DO USUÁRIO. Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000. MANUAL DO USUÁRIO Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000. O Jurídico 2000 exibe o cadastro de Processos assim que é inicializado. A partir dessa tela você

Leia mais

Criar Subtotal e Segundo Nível de Subtotal

Criar Subtotal e Segundo Nível de Subtotal Criar Subtotal e Segundo Nível de Subtotal É possível trabalhar com subtotais aplicados a uma coluna de dados. Para obter resultados adequados, é preciso que, antes, você ordene a tabela pela(s) coluna(s)

Leia mais

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 1 CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 Sumário Acesso à aplicação... 3 Termo de Uso do Sistema... 3 Alteração de Senha... 3 Consultas Cadastrais e de crédito... 4 Histórico de Alterações Cadastrais... 4 Declarações/Jurídico...

Leia mais

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos O objetivo deste documento é orientar o usuário final na utilização das funcionalidades da ferramenta OLAP IBM Cognos, referente a licença de consumidor. Sumário 1 Query

Leia mais

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE MANUAL DO GUIA ON-LINE Bem vindo ao Manual do Guia On-Line, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela inicial Na

Leia mais

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX 2011 Equipe Documentação Astra AstraLab 27/10/2011 Sumário Registro

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I Imobilis Módulo I CADASTROS Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUMÁRIO 1 ABRINDO O SISTEMA... 3 1.1 ÍCONE DO PROGRAMA NA VERSÃO

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Atualizações da Versão... 1. Introdução... 2 Conhecendo o Serviço... 3 Ações dos botões das telas... 4

Atualizações da Versão... 1. Introdução... 2 Conhecendo o Serviço... 3 Ações dos botões das telas... 4 Versão: 23/11/2015 Atualizado em: 23/11/2015 i Transferência de Arquivos Conteúdo Atualizações da Versão... 1 Introdução... 2 Conhecendo o Serviço... 3 Ações dos botões das telas... 4 Arquivos... 5 Receber

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU SISTEMA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Inventário WMS. SCM Concept www.scmconcept.com.br (47) 3029-1626

Inventário WMS. SCM Concept www.scmconcept.com.br (47) 3029-1626 Inventário WMS Sumário Inventário WMS... 5 Seleção... 5 Parâmetro... 6 Impressão... 8 Relatório... 8 Manutenção Inventário... 10 Filtro... 11 Busca e Pesquisa... 13 Coordenadas... 16 Identificador de Endereços...

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO www.accountcontabilidade.com.br 1 SUMÁRIO Acessando o sistema 04 Atalhos 05 Importando Exercícios Eletrônicos 06 Apresentação dos Exercícios Eletrônicos 07 Procedimentos para resolver exercícios

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 2 Sumário 1 Processos Não Protocolados3 11 Consultar Petições Não Protocoladas3 12 Remover

Leia mais

Manual do Sistema Cadastro ABES

Manual do Sistema Cadastro ABES Manual do Sistema Cadastro ABES Desenvolvido por ÍNDICE Acesso à área administrativa... 3 Associados... 4 Cadastro de Associados e Assinantes... 4 Visualizando/Editando um Associado... 5 Gerando carteirinha

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX.

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 24/08/2011 1 Sumário Frases Codificadas...

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual do Sig@Livre BSM

Manual do Sig@Livre BSM Manual do Sig@Livre BSM Controle de Versão Versão Data Justificativa Responsável [1.0] 10.01.2012 Elaboração do documento Altamir Caetano Oliveira MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário Página 1 de

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais