RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO CONCURSO PÚBLICO/ EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL 036/04.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO CONCURSO PÚBLICO/ EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL 036/04."

Transcrição

1 RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO CONCURSO PÚBLICO/ EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL 036/ A prova de títulos vai acontecer antes? Só pode fazer a prova teórica quem for classificado, ou todos irão fazer? R: Sim, a prova de títulos foi antecipada tendo em vista o tempo restrito para a análise dos documentos. Todos os candidatos vão fazer a prova teórica, e o resultado de ambas as provas sairá no mesmo momento. 2- Quem já tem pós-graduação em Educação Especial já entrará no mesmo enquadramento do Estado como é hoje no convênio? R: Neste momento, está tramitando na Procuradoria-Geral do Estado a solicitação de um Parecer para o enquadramento no Nível II para os professores que possuem pós-graduação em Educação e/ou Educação Especial. 3- Não tenho Licenciatura Plena, mas atuo na Educação Especial há 9 (nove) anos. Eu vou continuar? Perco o meu lugar? R: Você não está habilitada(o) para fazer o concurso. No entanto, você permanece na Instituição pelo repasse do recurso do convênio, tendo em vista que não serão preenchidas todas as vagas com o concurso. 4- Vou fazer o concurso para a área de Arte e quero fazer também na Educação Especial, porém os dois são no mesmo horário. Como farei? R: Você vai ter que optar por um dos concursos, ou seja, a área em que você está habilitada(o) e, obviamente, mais preparada(o). 5- O que é Certificado de Licenciatura Plena com habilitação em Educação Especial? R: São Cursos de Pedagogia que, além da habilitação em Séries Iniciais (EF) e/ou Educação Infantil, podem habilitar também para a Educação Especial.

2 6- Quem tem 40 (quarenta) horas no convênio, como ficará se o concurso é para 20 (vinte) horas? As outras horas continuam no convênio? R: O professor fará o concurso para a carga horária de 20 (vinte) horas semanais e poderá permanecer com 20 (vinte) horas semanais pelo repasse de recurso do convênio. 7- Quem é professor do Estado e da Prefeitura de 1ª a 4ª série tem que fazer este concurso? Se fizer e não passar continua na entidade? R: Os professores do Quadro Próprio do Magistério QPM, vínculo estadual, que estão com Prestação de Serviço na Instituição permanecem nela, e não necessitam fazer o concurso, pois já são concursados. Quanto aos professores cedidos pela Prefeitura, continuam na Instituição com a anuência do Poder Executivo Municipial. 8-Não tenho adicional, terminarei a faculdade em julho de 2005, como vai ficar? R: Infelizmente, você não está habilitada(o) a fazer o concurso. Terá que aguardar o próximo. 9-Ficamos sabendo que este concurso é para preencher as vagas das Classes Especiais de Maringá.E como ficam as vagas para a APAE? R: Este concurso é para preencher vagas tanto na Rede Conveniada (APAEs e outras Instituições de Ensino Especial) quanto nos serviços da Rede Estadual de Ensino. 10-Se não for assim, quantas vagas existirão para a APAE de Maringá? Como vão ser distribuídas estas vagas por escola (microrregião)? R: As vagas estão sendo distribuídas por Núcleo Regional de Educação NRE. 11-Aqueles que estão cursando a Faculdade e não terminaram podem fazer o concurso?

3 R. Infelizmente, você não está habilitada(o) a fazer o concurso. Terá que aguardar o próximo. 12-Qual será a situação do professor instrutor que não puder fazer o concurso? E como fica a sua situação nos próximos anos depois que acabar o Convênio com o Estado? R. O professor instrutor poderá habilitar-se e poderá fazer o próximo concurso. 13- Quem tem só o curso de Magistério poderá fazer o concurso? Não haveria condição de o professor que já está na Escola Especial fazer o concurso? R. Infelizmente, esses candidatos não estão aptos, pois a Licenciatura Plena é exigência para a admissão no concurso. 14- Haverá um próximo concurso para os que não conseguirem passar neste ou não tiveram condições de fazê-lo neste momento? R. Sim, haverá a previsão de novo concurso, principalmente para dar nova oportunidade àqueles que estão Cursando a Licenciatura Plena e a Habilitação Específica em Educação Especial. 15-Quanto à Lei do Governo que diz que a Faculdade pode ser feita até 2007, como fica esta lei para os que querem fazer o concurso? Entram com um pedido na Justiça se acaso passarem e não tiverem a documentação da Faculdade para que possam assegurar sua vaga? R. A exigência legal para este concurso é a Formação em Licenciatura Plena e Habilitação Específica em Educação Especial. 16-Os professores que já recebem o adicional de 50%, se passarem no concurso perderão este abono? R: De acordo com O projeto que tramita na Assembléia Legislativa, a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada.

4 17-Para quem é QPM com 02 (dois) padrões (10 anos de Educação Especial), deverá prestar o concurso só para Educação Especial? R: Não há necessidade, pois o professor já tem dois padrões. 18- Há concurso de remoção nas Escolas Estaduais Especiais e/ou Conveniadas? O professor QPM que já atua nas Escolas Especiais poderá pedir remoção para as escolas onde atua? R: Por enquanto, os professores das Escolas Especiais não entram no Concurso de Remoção, pois estão em prestação de serviço e não estão lotados. 19- Quem irá fornecer documentação para comprovação da experiência profissional para o professor em docência? A ficha funcional serve como comprovante? R: O tempo de serviço apenas será comprovado por carteira de trabalho ou ficha funcional, acrescida de declaração da instituição. 20- Se nenhum professor de uma respectiva escola passar no concurso, professores de outros municípios poderão solicitar sua lotação nessa escola? Se isso acontecer, a Entidade deverá demitir o professor conveniado para abrir a vaga? R: Caso nenhum dos professores conveniados que se submeterem ao concurso sejam aprovados, provavelmente haverá substituição de um percentual deles por professores aprovados no concurso. As demais vagas continuam preenchidas por professores conveniados, de acordo com os critérios de contratação da entidade mantenedora. 21- Os cursos já realizados pela SEED terão validade para elevação de nível no Plano de Carreira? R: Sim, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos para a promoção. 22- Quem já está há 07 anos na Educação Especial pelo convênio, se aprovado perde a gratificação de 50%? R: De acordo com o projeto que tramita na Assembléia Legislativa, a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada.

5 23- Se o professor aprovado tiver 40 horas semanais pelo convênio, as 20 horas que ficarem pelo convênio permanecerão com a gratificação de 50%? R: Sim. Quanto às 20 horas do convênio, de acordo com projeto que tramita na Assembléia Legislativa a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada. 24 Se o professor já é QPM e tem 20 horas na Rede Estadual de Ensino e 20 horas na APAE, as 20 horas da APAE podem ser transformadas em aulas extraordinárias e ele não precisa fazer o concurso? R: Não. Há necessidade de fazer o concurso para assegurar as outras 20 horas. 25-O professor pode fazer as 40 horas na APAE como QPM? R: Sim, porém, dependerá da necessidade da Instituição. 26-Quem tem bacharelado e especialização em Educação Especial poderá fazer o concurso? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. A documentação comprobatória deverá ser convalidada pela instância superior promotora do curso. 27-As provas do concurso na modalidade de Educação Artística e Educação Especial serão no mesmo horário. O professor que é habilitado nas duas áreas, tem como fazer os dois? Há possibilidades de mudar o horário? R: R: Você vai ter que optar por um dos concursos, ou seja, a área em que você está habilitada(o) e, obviamente, mais preparada(o). 28-Como fica a gratificação de 50% dos professores do QPM que são cedidos para trabalhar nas APAEs? A gratificação será retirada ou permanecerá? E os professores que entrarão através do concurso terão sua gratificação?

6 R: De acordo com o projeto que tramita na Assembléia Legislativa, a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada. 29-A partir do momento em que o professor conveniado passa no concurso, como será feita a rescisão de contrato dele junto à APAE, já que ele vai deixar de ser CLT? Será feita a demissão sem justa causa? Como a Entidade irá conseguir pagar a multa rescisória, considerando que há professores com 10 ou 20 anos de trabalho? Quem assumirá a rescisão contratual dos professores? R; O professor solicitará sua demissão relativa às 20 horas e haverá mudança de vínculo para estatutário. Não é a entidade quem demite o professor. Ele é que não poderá acumular função e pedirá demissão relativa às 20 horas ao concurso em que foi aprovado. Portanto, a entidade não pagará multa rescisória. Os demais valores, como férias, décimo terceiro, a entidade pagará utilizando-se do recurso mensal e 30% referentes à isenção da cota patronal do INSS, que também é repassado mensalmente à entidade 30- Os profissionais formados na área de Pedagogia poderão fazer o concurso para pedagogo e para professor? Podem assumir 40 horas? R: O candidato poderá inscrever-se em mais de um concurso, desde que não haja coincidência no horário das provas. 31- Os professores que estão cursando Faculdade, mas que não possuem ainda a Licenciatura Plena completa, poderão se inscrever para o concurso? Se a resposta for não, como ficará a situação deles? Quem não terminar a Faculdade até a data de validade do convênio perderá a vaga? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. A documentação comprobatória deverá ser convalidada pela instância superior promotora do curso.

7 O número de vagas ofertadas é inferior à demanda necessária para o suprimento de todos os professores da Educação Especial nas escolas conveniadas. Portanto, teremos nas escolas especiais, além das vagas supridas pelo concurso, a continuidade de professores contratados pelo convênio. 32-Se o professor está concluindo o curso de graduação, poderá apresentar um comprovante na prova de títulos? R: Sim, a formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. 33-Quem não for aprovado no concurso continuará no convênio? Qual a situação deste professor? R:O número de vagas ofertadas é inferior à demanda necessária para o suprimento de todos os professores da Educação Especial nas escolas conveniadas. Portanto, teremos nas escolas especiais, além das vagas supridas pelo concurso, a continuidade de professores contratados pelo convênio. O professor fará concurso para suprir a carga horária de 20 h. Caso seja de seu interesse (e da necessidade da instituição) ter mais 20 h, ele poderá continuar contratado pelo convênio. 34-Não há possibilidade de se criar uma espécie de Fundão para os professores das APAEs? R: Infelizmente não, pois o vínculo contratual dos professores é com as entidades e não com o Governo do Estado. 35-As vagas para o concurso para a Educação Especial são para atender as Escolas Especiais ou as Salas de Recurso nas escolas? R: As vagas destinam-se aos Programas de Ensino Regular (Classes Especiais, Salas de Recurso, professores de apoio, professores itinerantes, Centros de Atendimento Especializado), Escolas Especiais

8 Conveniadas e implantação do atendimento nos municípios onde inexistem programas. 36-Quem vai terminar a Faculdade no final de 2004 poderá fazer o concurso sem ser prejudicado? R: Sim, deve fazer, pois poderá apresentar a documentação comprobatória da formação até a data da posse. 37-O convênio tem validade até Quem não passar ou não puder fazer o concurso, como ficará sua situação? R:O número de vagas ofertadas é inferior à demanda necessária para o suprimento de todos os professores da Educação Especial nas escolas conveniadas. Portanto, teremos nas escolas especiais, além das vagas supridas pelo concurso, a continuidade de professores contratados pelo convênio. O professor fará concurso para suprir a carga horária de 20 h. Caso seja de seu interesse (e da instituição) ter mais 20 h, ele poderá continuar contratado pelo convênio. 38-Haverá outro concurso ou renovação do convênio? R: Poderá haver outro concurso, porém, não temos nenhuma previsão. Quanto à renovação de convênio, será feita normalmente. 39-Haverá curso preparatório para o concurso? Onde adquirir apostilas para o concurso? R: A SEED não promoverá cursos preparatórios para o concurso e nem a venda de apostilas. 40-O professor que já passou pela Instituição e apresentou problemas e passa no concurso, a Instituição terá autonomia de não aceitar o professor? R: Se o professor for aprovado nas provas escrita e de títulos, ele estará habilitado ao exercício. No entanto, se no desempenho profissional demonstrar incapacidade/incompatibilidade nas funções exercidas, ele poderá ser colocado à disposição pela direção do estabelecimento, com anuência do NRE/SEED.

9 41-O estágio probatório caiu ou não? R: O estágio probatório continua vigorando. 42-No caso do professor com Licenciatura Plena, não possuidor de Estudos Adicionais, porém que concluirá especialização em Educação Especial em dezembro de 2004, poderá fazer o concurso? R: Pode. O edital permite que o Certificado de Habilitação seja entregue até a data de posse, fato que só ocorrerá em Professores conveniados que trabalham na Instituição há mais de 05 anos e não podem fazer o concurso, o que acontecerá com eles? R: O número de vagas ofertadas é inferior à demanda necessária para o suprimento de todos os professores da Educação Especial nas escolas conveniadas. Portanto, teremos nas escolas especiais, além das vagas supridas pelo concurso, a continuidade de professores contratados pelo convênio. 44- Professores com o curso Normal Superior e Estudos Adicionais e mais especialização em Pedagogia Escolar, poderão fazer o concurso? R: Sim. A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. 45-O professor que já é do Quadro Próprio do Magistério e atualmente está cedido 20 horas dentro da Escola conveniada deverá fazer o concurso para as outras 20 horas ou haverá extensão de carga horária ou continuará em regime CLT? R: Sugerimos que o professor faça o concurso para 20 horas, pois não haverá extensão de carga horária. 46-O tempo de serviço de outros Estados também será válido? Como exemplo, docente do Ensino Médio do Estado de Santa Catarina? R: Sim, desde que devidamente comprovado.

10 47-Professor que está com 40 horas na APAE, sendo que 20 horas é do QPM, e está cedido pelo Estado e 20 horas é conveniado. Precisa fazer o concurso para essas 20 horas do convênio? R: O professor poderá fazer o concurso caso seja do seu interesse ter dois padrões QPM. 48-Em determinada escola só há uma professora com Licenciatura Plena, as outras estão cursando a Faculdade e terminam no final de 2005, como fica a situação? Poderão fazer o concurso? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. 49-Já que vai haver expansão na Rede Pública de Ensino, o professor que atua na APAE, caso passe no concurso, pode assumir vaga na Rede Pública? R: Sim. 50- Termino o curso Normal Superior em março de 2005, tenho adicional, posso fazer o concurso e, se passar, ficar na espera por uma vaga durante dois anos? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. Portanto, você poderia fazer o concurso e apresentar seu Certificado só quando for chamada a tomar posse, o que só acontecerá em O convênio de Amparo Técnico Financeiro vai continuar nos mesmos moldes atuais, ou seja, os professores conveniados vão receber a gratificação de 50%? R: De acordo com o projeto que tramita na Assembléia Legislativa a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a

11 recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada. 52-O professor que concluirá a Pós-graduação em Educação Especial em dezembro de 2004, pode fazer o concurso apresentando apenas a declaração na prova de título? R: Sim. 53-Quem tem bacharelado e especialização em Educação Especial poderá fazer o concurso? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. A documentação comprobatória deverá ser convalidada pela instância superior promotora do curso. 54- Como ficará o caso do professor que atua na Área da Educação Física e Artística? Ele poderá fazer esse concurso ou haverá um específico para áreas afins? R: Professores com Licenciatura em Artes e Educação Física, como os demais, farão o concurso para atuação como regentes em serviços de Educação Especial, e não para a disciplina na qual são habilitados. Portanto, cumprirão regime de 20 h semanais. Caso esses profissionais assumam vaga em escolas especiais, eles poderão, se for do interesse da instituição, assumir a função em sua área específica de formação. 55-O concurso é totalmente seguro? Todos serão chamados? R: Sim. Os concursos Públicos para o ingresso no Quadro Próprio do Magistério no Estado do Paraná são seguros. Os professores aprovados serão chamados na medida da necessidade do Poder Público, conforme item integrante do Edital nº 036/ Pessoas com deficiência podem fazer o concurso? R: Sim. Todos poderão fazer o concurso, desde que preencham os requisitos necessários estabelecidos no Edital do Concurso.

12 57- A experiência profissional em Educação Infantil é válida para a nossa prática, bem como para a Educação Especial? R: Será considerada experiência profissional em Educação Especial: a) docência em Escola Especial; b) docência em sala de recursos, classe especial, centro de atendimento especializado, PERAE; c) professor de apoio permanente (deficiência física); d) intérprete de Libras/Língua Portuguesa; e) professor especialista em Programa de Educação Especial Supletiva (EJA); f) suporte técnico-pedagógico em escolas especiais (coordenação e direção); g) suporte técnico-pedagógico em equipe de Educação Especial na SEED/DEE, NRE. Além desta, poderá ser computada a experiência profissional na Educação Básica (docência). 58- Como fica a situação dos professores estaduais que estão atuando na Rede Municipal? R: O concurso prevê vagas para a atuação de professores em escolas conveniadas ou escolas estaduais, apenas. Os demais casos não estão contemplados no Edital do concurso. 59- O professor que tem Licenciatura Curta e especialização em Educação Especial, pode fazer o concurso e assumir o padrão? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Esses professores deverão plenificar suas habilitações para se inscreverem no próximo concurso. 60-Os professores QPM que não está atuando na Educação Especial, porém tem especialização na área, precisam fazer o concurso para poder atuar? R: Não, eles não precisam fazer novo concurso. 61-Pessoas de todos os Estados poderão fazer o concurso? R: Sim. Todos poderão fazer o concurso, desde que preencham os requisitos necessários estabelecidos no Edital nº 036/04.

13 62-O professor que atua há 22 anos na Educação Especial precisa fazer o concurso? R: Não, desde que já faça parte do Quadro Próprio do Magistério. 63-O professor que não atua na Educação Especial, passando no concurso com colocação melhor do que aqueles que atuam, poderá estar na frente na escolha de vaga? R: Assim como nos demais concursos públicos, as vagas abertas serão preenchidas pelos candidatos aprovados, por ordem de classificação. A média alcançada na prova escrita, aliada à somatória da prova de títulos, habilita o candidato à escolha de vagas nos locais predeterminados pela Administração Pública. Em casos excepcionais, pode ocorrer que alguns professores não exerçam as funções compatíveis com o seu cargo de maneira satisfatória. Nesses casos, será facultado ao diretor colocá-lo à disposição, com a anuência da SEED e NRE. 64-A gratificação será mantida para os concursados? De acordo com o projeto que tramita na Assembléia Legislativa, a gratificação de 50% fica assegurada aos professores que já a recebem; para os demais professores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Magistério, ela não está assegurada. 65- Há a garantia de permanência do professor conveniado na escola em que ele atua? R: Não, o que define a escolha de vagas é a classificação do professor no concurso. Mas o professor classificado poderá escolher permanecer na escola conveniada em que ele atua. 66-O professor que vai terminar a graduação em janeiro de 2005 pode fazer o concurso? R: Sim. 67- Para aprovação do candidato ele deve ter 50% de acertos. Estes serão distribuídos em quantidade para as questões do conhecimento específico e fundamentos da educação? R: O escore mínimo para aprovação na prova escrita é de 50 % do total de questões das provas.

14 68- Como ficam as vagas para o atendimento específico: Educação Física, Musical e Arte? R: Professores com Licenciatura em Artes e Educação Física, como os demais, farão o concurso para atuação como regentes em serviços de Educação Especial, e não para a disciplina na qual são habilitados. Portanto, cumprirão regime de 20 h semanais. Caso esses profissionais assumam vaga em escolas especiais, eles poderão, se for do interesse da instituição, assumir a função em sua área específica de formação. 69- Os afros-descendentes e deficientes, mesmo sem atingir a média, preenchem as vagas? R: Não. Todos terão que atingir a média para a aprovação no concurso. Eles têm direito a vagas reservadas, mas terão que atingir a média como os demais. 70- Professores que ocupam cargos como orientação e Direção de escola, prestando o concurso poderão continuar na função atual? R: Integrantes do Quadro Próprio do Magistério poderão exercer funções de docência e suporte técnico-pedagógico em Educação Especial. 71- Por que a prova de títulos acontecerá antes da prova escrita? R: Por motivo de tempo para recursos administrativos. 72- A Licenciatura Plena é referente ao número de horas? R: Não. A Licenciatura Plena é referente à formação, de acordo com o diploma. 73- Quem possui diploma de Serviço Social ou Norma Superior com Especialização em Educação Especial poderá fazer o concurso? R: Sim, caso o professor tenha cursado Serviço Social e Normal Superior. Se ele cursou somente Serviço Social não poderá, pois formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital.

15 Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. A documentação comprobatória deverá ser convalidada pela instância superior promotora do curso. 74- Quem é acadêmico do último ano poderá fazer o concurso? R: Sim, embora a formação mínima exigida para o concurso seja a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital, toda a documentação comprobatória da formação poderá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. 75- Na prova de título, conta como tempo de serviço o padrão de aposentadoria? R: Na prova de título não será contado tempo de serviço paralelo. 76-O professor que já tem Especialização em Educação Especial, mas não terminou a Faculdade, poderá fazer o concurso? R: A formação mínima exigida para o concurso é a de Licenciatura Plena, conforme especificado no item 2.2 e do edital. Toda a documentação comprobatória da formação deverá ser entregue até a data da posse e não, necessariamente, no momento da inscrição. A documentação comprobatória deverá ser convalidada pela instância superior promotora do curso. 77- O que seria declaração de acúmulo de cargos? R: Acúmulo de cargos caracteriza-se pela situação em que o sujeito possui vínculo de mais de 40 h semanais em órgão público. 78- Como foi realizado o levantamento de vagas? O levantamento de vagas foi realizado por NRE, de acordo com a demanda levantada em cada município nos seguintes contextos: a) vagas ocupadas por professores conveniados; b) vagas em serviços de apoio especializado em escolas da rede estadual; c) vagas a serem ocupadas em serviços de apoio especializado em escolas estaduais nos municípios que não oferecem atendimento em Ed. Especial.

16 79-Será obrigatório apresentar o certificado de graduação no ato da prova de título, caso não tenha concluído? R: Serão considerados os certificados/declarações/atestados de conclusão de cursos, devidamente convalidados pela instância superior promotora do curso, a serem apresentados na prova de títulos. Apenas para os candidatos que não possuam essa documentação no momento da inscrição é que será facultada a entrega, até a data da posse. Essa prerrogativa não vale para a prova de títulos, apenas para a nomeação (data da posse). 80- O que acontecerá com os professores que não poderão fazer o concurso? R:O número de vagas ofertadas é inferior à demanda necessária para suprimento de todos os professores da Educação Especial nas escolas conveniadas. Portanto, teremos nas escolas especiais, além das vagas supridas pelo concurso, a continuidade de professores contratados pelo convênio que não poderão participar desse concurso. 81-Na contagem de tempo de serviço, serão contados os anos de trabalho mesmo fora da educação especial? Será considerada experiência profissional em Educação Especial: h) docência em Escola Especial; i) docência em sala de recursos, classe especial, centro de atendimento especializado, PERAE; j) professor de apoio permanente (deficiência física); k) intérprete de Libras/Língua Portuguesa; l) professor especialista em Programa de Educação Especial Supletiva (EJA); m) suporte técnico-pedagógico em escolas especiais (coordenação e direção); n) suporte técnico-pedagógico em equipe de Educação Especial na SEED/DEE, NRE. Além desta, poderá ser computada a experiência profissional na Educação Básica (docência).

17 82-Professoras QPM cedidas para as APAEs precisam fazer o concurso? R: Professores QPM que já atuam em serviços de Educação Especial (escolas especiais, SR, CAE, NRE, etc.) não necessitam fazer o concurso, pois já têm suas vagas asseguradas. 83-O profissional tem experiência profissional em Educação infantil e Ensino Fundamental, mas não tem carteira assinada, não tendo, assim, CTPS. Como ele poderá comprovar seu tempo de serviço? Pode ser por uma declaração e o contrato feito pela Escola? R:O tempo de serviço apenas será comprovado por carteira de trabalho ou ficha funcional. 84-Quem tem só faculdade na área de Educação, e não tem Pósgraduação nem Estudos adicionais, pode fazer concurso? R: Conforme previsto no item 2.2 do edital, apenas serão nomeados os candidatos aprovados que apresentarem a habilitação mínima exigida. Isso inclui especialização em Educação Especial, em nível médio (Estudos Adicionais) e/ ou superior (Pedagogia com Habilitação em Ed. Especial ou pós-graduação). Esta documentação deverá ser apresentada até a data da posse. 85-O diretor terá autonomia de escolher os professores para trabalhar na escola (APAE)?Se as vagas na escola/apae já estão preenchidas e passar alguém que fez o concurso para nossa cidade do NRE a qual pertencemos, a direção da escola tem autonomia em optar pela pessoa que já está trabalhando algum tempo na escola ou terá que mandar embora e ficar com a pessoa que passou no concurso? R: Não, assim como nos demais concursos públicos, as vagas abertas serão preenchidas pelos candidatos aprovados, por ordem de classificação. A média alcançada na prova escrita, aliada à somatória da prova de títulos, habilita o candidato à escolha de vagas nos locais predeterminados pela Administração Pública. Em casos excepcionais, pode ocorrer que alguns professores não exerçam as funções compatíveis com o seu cargo de maneira

18 satisfatória. Nesses casos, será facultado ao diretor colocá-lo à disposição, com a anuência da SEED e NRE. 86-Professor aposentado poderá fazer concurso? R: Sim, desde que ele só tenha 01 padrão, que equivale a 20 horas. Se ele for aposentado de um padrão e estiver na ativa em outro, então não poderá, pois excederá 40 horas.

DATA ESPECIFICAÇÕES HORÁRIO

DATA ESPECIFICAÇÕES HORÁRIO 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE BIGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 003/2014 POR PROVA DE TÍTULOS A Secretária Municipal de Educação de Biguaçu, no uso de suas

Leia mais

O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Macuco aprovou e ele sanciona a seguinte,

O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Macuco aprovou e ele sanciona a seguinte, LEI Nº 302/05 "DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 27/99 De 12 de Novembro de 1999 Aprova o Plano de Cargos dos Servidores do Poder Executivo Municipal e contém providências

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA Minuta Lei Municipalização Ensino Fundamental 2009 Estabelece critérios para a municipalização do Ensino Fundamental da rede pública do Estado e a movimentação de servidores e estabelece outras providências.

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS (cotas para egressos de escolas públicas, negros e indígenas) ORIENTAÇÕES BÁSICAS

PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS (cotas para egressos de escolas públicas, negros e indígenas) ORIENTAÇÕES BÁSICAS PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS (cotas para egressos de escolas públicas, negros e indígenas) ORIENTAÇÕES BÁSICAS (Elaboradas pela Comissão Institucional criada conforme previsto na Resolução Normativa N

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: LEI Nº 2.581/2009 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAETÉ. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 001/2015. A Secretária Municipal de Educação de Sete Lagoas, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e IV, do art. 111 da Lei Orgânica do Município de Sete

Leia mais

PLANO DE CARREIRA PROPOSTAS PARA ENVIO A ALMG E SECRETÁRIO

PLANO DE CARREIRA PROPOSTAS PARA ENVIO A ALMG E SECRETÁRIO PLANO DE CARREIRA PROPOSTAS PARA ENVIO A ALMG E SECRETÁRIO Após a compilação das contribuições apresentadas pelos servidores, o Grupo de Trabalho e a ASSEMA sistematizaram as ideias centrais, que serão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA EDITAL N.º 01/2012 O PREFEITO MUNICIPAL DE, junto à Secretaria Municipal de Educação, TORNA PÚBLICO, para o conhecimento de quem possa interessar, que nos dias, 10 à 14 de dezembro de 2012 (dias úteis),

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT Terezinha Fávaro da Silveira, Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e considerando o artigo 36 da Lei Municipal N. º

Leia mais

Edital. Processo Seletivo Especial EAD 30 de setembro de 2007

Edital. Processo Seletivo Especial EAD 30 de setembro de 2007 Edital Processo Seletivo Especial EAD 30 de setembro de 2007 A UNIVERSIDADE DE UBERABA UNIUBE, tendo em vista o disposto na Resolução n.º 101/06, de 15/12/2006, do Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2015

RESOLUÇÃO Nº 22/2015 RESOLUÇÃO Nº 22/2015 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e/ou aulas aos Professores Adjuntos Educação Básica, PAEBs, detentores de emprego público do Quadro do Magistério Municipal para o

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia E D I T A L Nº 03/2015/SMECT Abre inscrições e baixa normas para seleção de Professores (as) de Educação Infantil, Ensino

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 5.446, DE 2009 Dispõe sobre a contagem do tempo de exercício dos profissionais que exercem atividades em unidades de educação infantil como de efetivo exercício

Leia mais

GRADUAÇÃO a distância

GRADUAÇÃO a distância GRADUAÇÃO a distância CURSOS SEQUENCIAIS DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS O curso sequencial de complementação de estudos é de nível superior. Os concluintes aprovados têm direito a Certificado de Nível Superior,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PREÂMBULO. A Faculdade Cenecista de Osório, no uso de suas atribuições decorrentes da Resolução nº. 1 de junho

Leia mais

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015.

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, por intermédio da SECRETARIA

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA

RELATÓRIO DE AUDITORIA RELATÓRIO DE AUDITORIA Ordem de Serviço: 03/2014/CGM-AUDI Unidade Auditada: Contrato de Gestão nº 001/2013 Celebrado entre a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural

Leia mais

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3 EDITAL 50/2012 O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições legais, com base na Resolução n.º 933/2010, e considerando a necessidade de contratar professores para atuarem

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

DAS INSCRIÇÕES. II - Ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

DAS INSCRIÇÕES. II - Ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos; EDITAL Nº 001/2013 Estabelece normas para realização Processo seletivo simplificado de seleção e contratação em Regime de Designação Temporária de professores habilitados e não habilitados para o exercício

Leia mais

EDITAL Nº.10 /2015. 1.5. As contratações decorrentes deste processo seletivo obedecerão ao que determina a Lei Municipal nº 2011/2012.

EDITAL Nº.10 /2015. 1.5. As contratações decorrentes deste processo seletivo obedecerão ao que determina a Lei Municipal nº 2011/2012. EDITAL Nº.10 /2015 O MUNICÍPIO DE JOÃO MONLEVADE, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado visando a formação

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 A FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/FATEC-RO, mantida pela Associação Rondoniense de Ensino Superior/ARES, por meio da Comissão Especial

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

Transferência também da estrutura física, de equipamentos e de material (toda a escola com tudo que ela possua); Autorização também do

Transferência também da estrutura física, de equipamentos e de material (toda a escola com tudo que ela possua); Autorização também do PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 014/09 Análise Educacional Art. Artigo Proposta Contra proposta Justificativa Art. 1º Transferência da responsabilidade administrativa, financeira e operacional para os municípios

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº /22 - CME NATAL/RN Estabelece a Reformulação da Normatização da Jornada de trinta horas para o Educador Infantil para o Ensino Infantil nos Centros Infantis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URAÍ

PREFEITURA MUNICIPAL DE URAÍ EDITAL 001/2015 O Prefeito do Município de Uraí-Pr, Sérgio Henrique Pitão, no uso de suas atribuições legais, e a Comissão Examinadora nomeada pela Portaria Municipal n.º 053/2015, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI BRASÍLIA - DF MARÇO/2007 PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO - PDI A Diretoria Executiva da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VALINHOS Secretaria da Educação

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VALINHOS Secretaria da Educação PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VALINHOS Secretaria da Educação EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2015 A Prefeitura do Município de Valinhos, Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de

Leia mais

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de Juruena

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de Juruena EDITAL Nº 001/14/SME - Juruena/MT Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e/ou aulas do Professor contratado temporário ao quadro das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino para o ano

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Avenida Farrapos, 603 Centro Erechim RS smed@erechim.rs.gov.br EDITAL Nº 001/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Avenida Farrapos, 603 Centro Erechim RS smed@erechim.rs.gov.br EDITAL Nº 001/2015 EDITAL Nº 001/2015 Convocação para a Eleição de Diretor, Vicediretor(es) e Coordenador(es) Pedagógico(s), nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino de Erechim e estabelece prazos de acordo com

Leia mais

LEI Nº 3.115 I - GRUPO DE APOIO ADMINISTRATIVO:

LEI Nº 3.115 I - GRUPO DE APOIO ADMINISTRATIVO: LEI Nº 3.115 Dispõe sobre a organização do Quadro de Pessoal Contratado da Prefeitura; estabelece novo plano de pagamento e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS, Estado do Rio Grande

Leia mais

Processo Seletivo. Para atuar em Equipe do Consultório na Rua. Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva

Processo Seletivo. Para atuar em Equipe do Consultório na Rua. Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Processo Seletivo Para atuar em Equipe do Consultório na Rua Vaga em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Categoria Total de vagas Vagas Pessoas com Deficiência Carga Horária Semanal Vencimento Mensal

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 A Diretora Geral da Faculdade de Educação de São Mateus (FAESM), torna público através do presente Edital, que estão abertas

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE TAQUARITINGA - FETAQ

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE TAQUARITINGA - FETAQ EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO FETAQ Nº 005/2016 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS O Diretor Executivo da Fundação Educacional de Taquaritinga

Leia mais

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS Prefeitura Municipal de Canguçu-RS SELEÇÃO PÚBLICA CIEE/2016. EDITAL N. 001/2016. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO NO PODER EXECUTIVO NO MUNICIPIO DE CANGUÇU. GERSON CARDOSO

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO I. INTRODUÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Compete à Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) orientar as unidades de ensino, expedindo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI N o 3.552, DE 16 DE FEVEREIRO DE 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências.

Leia mais

A candidata ALDA APARECIDA MARTINS (n 1315), inscrita no cargo de ENFERMEIRO enviou recurso questionando os critérios de desempate.

A candidata ALDA APARECIDA MARTINS (n 1315), inscrita no cargo de ENFERMEIRO enviou recurso questionando os critérios de desempate. Belo Horizonte, 09 de maio de 2016. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Varjão de Minas NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 47 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA APROVA:

PROJETO DE LEI Nº 47 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA APROVA: PROJETO DE LEI Nº 47 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015. Altera a Lei Municipal nº 2101 de 02/09/2004 e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA APROVA: Art. 1º Fica alterado o art. 6º da Lei Complementar

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado O Diretor da Faculdade de Jaguariúna, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna públicas as normas que regulamentam o Processo Seletivo 2015 Continuado,

Leia mais

Perguntas e Respostas sobre o PCCR

Perguntas e Respostas sobre o PCCR Perguntas e Respostas sobre o PCCR 1) Como é o ingresso na Secretaria Municipal de Educação? O ingresso no Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação, assim como em toda a Administração Pública

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL OBRIGATORIEDADE

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL OBRIGATORIEDADE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Os artigos 578 e 579 da CLT preveem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas

Leia mais

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC?

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC? SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

2- Está prevista formação para os avaliadores externos?

2- Está prevista formação para os avaliadores externos? ADD algumas questões O Conselho das Escolas na sequência da reunião hoje ocorrida com o Senhor Diretor Geral da Administração Escolar e dois Assessores dos Senhores Secretários de Estado, sobre a operacionalização

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 08/07/2003

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 08/07/2003 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 08/07/2003 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/Universidade Federal do Acre UF:

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Tradicional

Leia mais

Dúvidas Frequentes sobre o Vestibular Tradicional e Matrícula 2016

Dúvidas Frequentes sobre o Vestibular Tradicional e Matrícula 2016 Dúvidas Frequentes sobre o Vestibular Tradicional e Matrícula 2016 Onde será realizada a matrícula 2016 da FAMINAS? A matrícula será realizada na Tesouraria da FAMINAS, localizada no Centro de Convivência

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 Inclui novo parágrafo ao art. 208 da Constituição Federal, para dispor sobre a obrigatoriedade de retribuição, na forma de prestação de serviço à comunidade

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 169/2015 Deputado(a) Regina Becker Fortunati

PROJETO DE LEI Nº 169/2015 Deputado(a) Regina Becker Fortunati DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quarta-feira, 12 de agosto de 2015. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 169/2015 Deputado(a) Regina Becker Fortunati Altera Lei nº 10.576, de 14 de novembro de

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa de Monitoria, vinculado à Seção de Apoio Estudantil da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários,

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo. É de fundamental

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

Número máximo de alunos por turma. Curso/Habilitação/ Modalidade. Total de Vagas. Local de Funcionamento. Legislação do curso.

Número máximo de alunos por turma. Curso/Habilitação/ Modalidade. Total de Vagas. Local de Funcionamento. Legislação do curso. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo UNIFACS

Leia mais

EDITAL Nº 004/2016 1. CURSOS OFERECIDOS:

EDITAL Nº 004/2016 1. CURSOS OFERECIDOS: Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

V Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015 N 518

V Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015 N 518 MUNICÍPIO DE ILHÉUS EDITAL Nº 01, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2015 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 001/2015 - PROFESSOR SUBSTITUTO O Município de Ilhéus, através do Secretário de Administração e Secretária de

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA DE GENTE E GESTÃO II PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DE IES REGULAMENTO

DIRETORIA EXECUTIVA DE GENTE E GESTÃO II PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DE IES REGULAMENTO DIRETORIA EXECUTIVA DE GENTE E GESTÃO II PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DE IES REGULAMENTO 1. Das disposições preliminares O Programa de Especialização em Gestão de Negócios em Instituição

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

EDITAL 006/2013 DG/CEPR

EDITAL 006/2013 DG/CEPR EDITAL 006/2013 DG/CEPR CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS POR PROCESSO SELETIVO ELETRÔNICO (VIA INTERNET) PARA A 1ª SÉRIE (ANO) DO CURSO BÁSICO DO CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM) PARA O ANO

Leia mais

EDITAL Nº 13/2015 CADASTRO TEMPORÁRIO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PROFESSOR

EDITAL Nº 13/2015 CADASTRO TEMPORÁRIO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PROFESSOR Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação EDITAL Nº 13/2015 CADASTRO TEMPORÁRIO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PROFESSOR O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES RECADASTRAMENTO GERAL - 2015

PERGUNTAS FREQUENTES RECADASTRAMENTO GERAL - 2015 PERGUNTAS FREQUENTES RECADASTRAMENTO GERAL - 2015 O que é o Recadastramento? Quem deve se recadastrar? Quem está afastado também deve se recadastrar? Quem NÃO deve se recadastrar? Quando realizar o recadastramento?

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016.

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016. SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016.1 A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE Avenida Atílio Pedro Pagani, 855, Bairro PassaVinte Parque Residencial Pagani Palhoça/SC CEP: 88132-149 FONE/FAX: (48) 3279-1900

Leia mais

EDITAL Nº. 09/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO, POR TEMPO DETERMINADO, DE CUIDADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

EDITAL Nº. 09/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO, POR TEMPO DETERMINADO, DE CUIDADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL Nº. 09/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO, POR TEMPO DETERMINADO, DE CUIDADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TAUÁ-CEARÁ, Prof. João Álcimo

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Fundação Santo André, mantenedora do Centro Universitário da Fundação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense IFC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense IFC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense IFC EDITAL N 360/IFC/2014, de 23 de Maio de 2014. PROCESSO

Leia mais

Dúvidas frequentes Processo de Seleção ABT 2015 ÍNDICE

Dúvidas frequentes Processo de Seleção ABT 2015 ÍNDICE ÍNDICE Sobre as Inscrições... págs. 2 e 3 1. Quais são os critérios exigidos para participar do Processo de Seleção da ABT? 2. Gostaria de obter o Edital do Processo de Seleção para o Curso de treinadores

Leia mais

Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão

Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão T Manual dos processos de abertura de vaga, recrutamento e seleção e admissão Processos e Conformidade Janeiro/2015 Rev. 0 3/16/2015 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. DESENHO (Abertura de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão EDITAL Nº. 349/2014 - CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 27/2014 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE ESTAGIÁRIOS, PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA E PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 21 de agosto de 2015. PRO 1 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci Dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores

Leia mais

1 Das vagas e condições para inscrever-se:

1 Das vagas e condições para inscrever-se: PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 001/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 002/2014 Seleção Pública para preenchimento de Vagas de Estágio Remunerado no Poder Executivo do Município de Morro Redondo. Rui Valdir

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGULAMENTO INTERNO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES, TUTORES E COORDENADORES Este regulamento interno estabelece as normas para seleção de instrutores, tutores e coordenadores para os módulos de capacitação

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DO QUADRO DE ARBITRO GERAL DA CBTM

PROPOSTA DE REGULAMENTO DO QUADRO DE ARBITRO GERAL DA CBTM PROPOSTA DE REGULAMENTO DO QUADRO DE ARBITRO GERAL DA CBTM CAPÍTULO I - DA CONSTITUIÇÃO Art. 1 - O Quadro de Arbitro Geral da CBTM é constituído por e árbitros gerais (referees) devidamente habilitados

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 O Diretor da Faculdade Victor Hugo, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com O 3º do art. 32 da PN nº 40/2007, torna público que se

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno, torna pública as normas do Processo

Leia mais

Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM

Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a partir da ADI 4167 Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM A Lei 11.738/2008 A Lei nº 11.738, de 17/7/2008, instituiu o piso salarial

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais