Arquitetura de Computadores Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura de Computadores Introdução"

Transcrição

1 Arquitetura de Computadores Introdução "O computador pode ser definido como uma máquina capaz de efetuar cálculos complexos em grandes quantidades e altas velocidades". Existem vários parâmetros para a classificação dos computadores, entretanto o que mais nos interessa é quanto ao tipo de processamento. Assim, eles podem ser classificados em: - Analógicos: processam sinais elétricos, sua programação é integrada aos circuitos, - Digitais: utilizam dígitos binários para representar a programação - Híbridos: reúne as características de ambos, possui conversores analógico/digital Para Tannenbaum "Um computador digital é uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas". As instruções, geralmente armazenadas na memória, formam uma seqüência e recebem o nome de programa (software). O processador, por sua vez, "lê" estas instruções e executa a tarefa especificada. O que estaremos desenvolvendo é o estudo da arquitetura de um computador digital observando sua parte física (hardware) e lógica (Software). 2. Linguagem de Programação O processador de um computador digital só reconhece dois níveis de sinais elétricos, alto e baixo (l ou 0). Desta forma para enviarmos instruções para o processador devemos escrevê-las em códigos formados por um conjunto de sinais elétricos compostos de níveis altos e baixos. Uma seqüência adequada de sinais altos e baixos irá constituir-se em uma instrução. Entretanto escrever instruções no formato de sinais elétricos, aliado a pequena quantidade de instruções disponíveis, torna o processo longo e complexo. Esta forma de escrever é chamada de linguagem de máquina. Para facilitar o processo de desenvolvimento de programas são criados programas (conjunto de instruções) voltados para fazer interface entre o processador e o programador. Este programa torna-se uma nova linguagem na qual novos programas são escritos. Há duas técnicas para o desenvolvimento de novas linguagens. A primeira técnica consiste em escrever as instruções em um formato específico e posteriormente convertê-las ou traduzi-las para a linguagem de máquina. Esta técnica cria um novo programa e este é que será executado pelo processador. A segunda técnica é a da interpretação onde um programa escrito na nova linguagem entra como dados para um programa que irá fazer a interface com o processador.

2 Programa escrito em uma linguagem mais próxima do homem. Programa escrito em linguagem de maquina. Programa executavel Programa escrito em uma linguagem mais próxima do homem Programa escrito em linguagem de maquina. Processador Quanto mais próxima da linguagem de máquina menor é o número de instruções existentes e, portanto mais complexa e detalhada deve ser a programação. Por exemplo, em uma linguagem de nível baixo não existe a instrução de multiplicação, para efetuar multiplicações cria-se um programa que efetua somas sucessivas. As novas linguagens desenvolvidas não traduzem ou interpretam diretamente para linguagem de máquina e sim vão passando nos seus diversos níveis utilizando-se dos programas desenvolvidos nos níveis inferiores para chegar até a linguagem de máquina. Entretanto a, cada nível de linguagem é vista, pelo programador, urna máquina diferente do hardware original. Esta nova máquina é conhecida como máquina virtual e há uma relação intima entre uma linguagem e uma máquina virtual. Os computadores atuais possuem seis ou mais níveis de máquinas conforme podemos observar no quadro abaixo Nível de linguagem orientada para problemas Nível de linguagem de montagem Nível de sistema operacional Nível de máquina convencional Nível de microprogramação Nível de lógica digital Níveis da máquinas multiniveis

3 2.1 Nível de Lógica digital Este primeiro nível é formado pelo hardware onde pequenos circuitos eletrônicos digitais executam operações com os sinais elétricos. Estes pequenos circuitos são conhecidos como portas lógicas e utilizam as funções da álgebra booleana como base para execução de instruções. Figura 2-2 Circuito somador completo O circuito acima representa a função de soma de dois números binários através de portas lógicas. É por meio da construção destes pequenos circuitos lógicos que se dá a programação neste nível de linguagem. Quanto maior o número de instruções maior é a quantidade de circuitos a serem implementados aumentando seu custo e tamanho. 2.2 Nível de microprogramação Neste nível é onde encontramos a construção do microprocessador. Os fabricantes de processadores (Intel, Motorola. AMD, etc.), utilizando as técnicas desenvolvidas de fabricação de semicondutores, integraram em uma única unidade física (CHIP) os circuitos lógicos das funções criadas no nível inferior e adota uma nova estrutura de linguagem. É neste nível que começam as diferenças entre os processadores. Novas instruções são criadas para melhorar a performance e a programação dos computadores. Algumas instruções criadas chamam uma seqüência de instruções do nível inferior. 2.3 Nível da máquina convencional Neste nível encontramos uma linguagem própria para cada estrutura construída. Cada fabricante estabelece uma forma de acionar as funções construídas no nível inferior. Esta linguagem é conhecida como ASSEMBLER. Apresentamos abaixo um conjunto de instruções Assembler para colocar o conteúdo do registrador Dl na posição 2F00 da memória:

4 Instrução Assembler MOVED1,$2F00 MOV #2F00,D Processador MC Motorola MCS Intel LDHLF00H LD D,(HL) Z80 - Zilog A disputa do mercado de computadores tem aumentado as diferenças entre as linguagens de cada processador. Neste ponto é importante lembrar que os dispositivos acessórios (modem, placas de vídeo, etc.) também possuem linguagens específicas de programação desenvolvidas por cada fabricante. 2.4 Nível de sistema operacional No nível de sistema operacional é onde se observa o desenvolvimento de instruções mais complexas. Estas instruções tratam o hardware como um todo atingindo inclusive os dispositivos de interface. É neste nível que a linguagem de programação atinge diferenças significativas entre os fabricantes de processadores e computadores. Um sistema operacional desenvolvido para uma arquitetura MAC não funciona para uma arquitetura Sparc (Sun) da mesma forma que nenhum dos dois funciona para uma arquitetura IBM-PC. 2.5 Níveis de Linguagem de Montagem Este nível é o primeiro nível desenvolvido com o intuito de efetivamente fornecer uma ferramenta para programadores de aplicativos de uso geral. É uma linguagem desenvolvida como preparação para as linguagens de níveis superiores. Os programas desenvolvidos neste nível recebem o nome de montadores. Neste nível são desenvolvidas instruções simbólicas fornecendo métodos para escrever programas para os níveis inferiores. Estes programas são traduzidos para a linguagem dos níveis inferiores e posteriormente interpretados pela máquina real. 2.6 Nível de Linguagem Orientada para Problemas Este nível e nos superiores é que a maioria dos programadores atualmente está trabalhando. São os programas voltados para a criação de aplicativos. Neste nível encontram-se linguagens de programação tais como Basic, Fortran. Pascal, C etç. Estas linguagens são chamadas de linguagens de alto nível. Os programas desenvolvidos neste nível são traduzidos para o nível abaixo através de um tradutor conhecido como compilador. Neste processo cada linha de instrução é interpretada e reescrita de maneira que se chega a um novo programa escrito em linguagem de máquina também conhecido como executável.

5 3 Arquitetura de Computadores Os computadores são constituídos de uma série de níveis de máquinas virtuais, cada uma montada sobre o nível inferior e com características próprias. O conjunto das características visíveis ao usuário de cada nível é chamado de arquitetura. Desta maneira, ao estudarmos a arquitetura de computadores temos que levar em consideração qual é o nível de máquina virtual que estamos trabalhando. Por exemplo, se estivermos tratando ao nível de lógica digital, dados como disponibilidade de memória, placa de vídeo ou características da placa de rede não faz parte do estudo, por outro lado se estivermos tratando no nível de sistema operacional estes dados passam a fazer parte do estudo. Computador Apple Proc. Power PC Motorola Computador IBM PC Processador Intel WorkStation Sun Ultra Processador UltraSparcII 4 Evolução das Maquinas Multiniveis Os primeiros computadores digitais (década de 40) apresentavam somente dois níveis, o nível da máquina convencional e o nível da lógica digital. Estes computadores eram de difícil programação devido aos intrincados circuitos lógicos a serem montados. Por problemas construtivos o índice de confiabilidade era muito baixo. Sua performance era medida através do número de horas que este trabalhava por semana sem interrupção. Na década de 50 surgiu a idéia de construir um computador com 3 níveis onde um interpretador seria embutido de maneira a executar, interpretativamente, os programas em linguagem de máquina convencional. Como o hardware tinha apenas que executar microprogamas, que possuíam uma quantidade limitada de instruções, em vez programas na linguagem de máquina convencional, este necessitava de uma quantidade menor de circuitos simplificando o hardware e aumentado a confiabilidade. Muitos programas do tipo montadores e compiladores foram desenvolvidos nesta época visando reduzir o trabalho do programador. Neste período o programador era quem operava o computador. Na década de 60 surge o sistema operacional. Um programa armazenado no computador que monitorava as necessidades do programador. Nas primeiras linhas de programa era colocada a informação de qual compilador iria ser utilizado e o sistema operacional buscava em uma unidade de fita o compilador especificado. O compilador lia e compilava o programa escrito e ao término entregava o controle ao sistema operacional Surge aqui uma nova máquina virtual.

6 5 Hardware e Software O conjunto de circuitos eletrônicos que compõe o computador junto com a memória e os dispositivos de entrada e saídos é definido como Hardware. O conjunto de algoritmos e instruções para a execução de uma tarefa (programa) é chamado de Software. Uma forma intermediária entre o Hardware e o Software é o Firmware. O Firmware são programas desenvolvidos e armazenados de forma permanente dentro dos dispositivos eletrônicos. É importante salientar que qualquer operação definida pelo software pode ser implementada diretamente no hardware. Não existe critério rígido para adoção de quais operações serão desenvolvidas por software ou por hardware. A decisão de colocar esta ou aquela operação no hardware está vinculada a fatores como custo, velocidade, confiabilidade, freqüência de uso e freqüência de alteração. Inicialmente havia a tendência da colocação no nível de hardware as funções mais utilizadas tais como multiplicação, divisão, etc., entretanto, com o aparecimento das máquinas multiníveis estas funções passaram a fazer parte do nível da microprogramação. 6 Evolução da arquitetura de computadores Os computadores foram, ao longo do tempo, evoluindo em sua arquitetura dado os avanços tecnológicos da eletrônica. Esta evolução é determinada por gerações. A geração zero é a dos computadores mecânicos ( ). Apesar dos créditos da primeira máquina de calcular ser dada a Blaise Pascal a primeira calculadora mecânica foi criada pelo alemão Wilhelm Schickard em 1623, seu funcionamento era baseado em rodas dentadas e era capaz de efetuar adições, subtrações, multiplicações e divisões, posteriormente Blaise Pascal constrói em 1642 uma máquina de calcular utilizando o mesmo principio de engrenagens que tinha somente as operações de somar e subtrair. Por volta de 1670 o alemão Leibniz construiu uma outra máquina, semelhante à de Pascal, com a incorporação das funções de multiplicar e dividir. Figura Pascalina Figura Máquina de Leibnz Devido às dificuldades técnicas, as evoluções das máquinas de calcular demoraram muito para se concretizarem. Somente após 150 anos da criação de Leibniz tem-se um avanço significativo onde o Prof. da Universidade de Cambridge, Charles Babbage, projeta e constrói a máquina de diferenças.

7 Uma máquina mecânica projetada para executar um algoritmo simples. Babbage não satisfeito com o fato de seu invento não executar mais funções projetou e desenvolveu a máquina analítica. Esta máquina possuía quatro elementos: memória, unidade de cálculo, leitora de entrada de dados (cartões perfurados) e saída de dados. Por meio da entrada de dados podia-se programar, com uma linguagem simples, uma série de funções a serem executadas pela máquina. Babbage contratou Ada Augusta Lovelace para produzir os programas para sua máquina analítica e esta se tornou a primeira programadora de computador da história. Devido a dificuldades técnicas da época (séc. XIX) ele não conseguiu depurar seu invento. A primeira geração ( ) é a que utilizava os conceitos de eletrônica, através de válvulas, em sua construção. O primeiro computador eletrônico digital foi o Colossus. Criado durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi desenvolvido com o objetivo de decifrar as mensagens dos alemães codificadas através da máquina de Lorenz (Enigma). Como o governo britânico manteve o projeto classificado como segredo militar, não foram construídas novas máquinas. O computador mais famoso desta época, e durante muito tempo considerado o primeiro computador eletrônico digital, foi o ENIAC (Electronic Numerical, Integrator and Computer, decimal/binário, 20 acumuladores de 10 dígitos, programado manualmente por chaves, válvulas, 30 toneladas, ocupava uma área de aprox. 1200m2 consumindo 140 kw de energia, sendo capaz de realizar 5000 adições por segundo). Construído por John Mauchly com financiamento do exército americano para cálculos de tabelas de alcance e calibragem de mira para artilharia pesada. Tornou-se operacional somente em Muitos outros computadores foram sendo desenvolvidos dentro das universidades americanas utilizando diversos conceitos (EDVAC, IAS, EDSAC, IBM 70x, utilizando memórias de ferrite.) Um computador em particular merece ser destacado devido a grande evolução do conceito e estrutura. A máquina de von Neumann é ainda a base da arquitetura dos computadores atuais. John von Neumann percebeu que a programação através de chaves e cabos era lenta e inflexível e que a aritmética decimal, até então utilizada, poderia ser substituída por uma aritmética binária paralela. Então construiu um computador, o primeiro a utilizar a idéia de um programa armazenado, que continha cinco partes básicas: memória, unidade lógico aritmética, unidade de controle de programas e equipamentos de entrada e saída. A primeira máquina a utilizar a estrutura de von Neumann foi o IAS desenvolvido pelo Institute for Advanced Studies em Princeton sob orientação de Neumann em 1952

8 A segunda geração ( ) substituía as válvulas eletrônicas pelos transistores. O primeiro computador transistorizado foi o TX-0. Em 1961 a Digital Equipment Corporation, uma empresa criada por Kenneth Olsen, lançou o PDP- 1. Um computador de 4K palavras (1k = 1024) de 18 bits. Uma das inovações trazidas pelo PDP-1 era um tubo de raios catódicos (monitor) que possibilitava a plotar pontos em uma tela de resolução de 512 x 512. O próximo avanço deu-se com o PDP-8 onde se inseriu a idéia de barramento. Um conjunto de fios paralelos interligava os diversos componentes do computador. A terceira geração ( ). A evolução da tecnologia dos semicondutores permitiu a integração dentro de uma única pastilha de silício os vários componentes do processador. O computador System/360, da IBM, foi projetado utilizando esta tecnologia (circuitos integrados) e, pode-se dizer, determinou o início desta nova geração devido às novidades tecnológicas que este continha A mais importante foi à introdução de uma única linguagem de montagem para todos os computadores da série. Outra novidade foi à possibilidade de multiprogramacão onde vários programas ficavam na memória de maneira a compartilhar o processador. Assim quando um programa estivesse aguardando a entrada ou saída de dados outro programa utilizava o processador. Intel 4004 primeiro microprocessador Figura 6-11-IBM/360 Na área dos minicomputadores a geração foi marcada pelo lançamento do PDP-11, um projeto similar ao 7360 com uma relação custo/desempenho similar mas de valor acessível às universidades. Devido aos baixos custos os minicomputadores tomaram-se populares entre as universidades e

9 empresas de pequeno porte. Suas limitações básicas estavam na velocidade e capacidade de processamento. A Quarta Geração ( ) utiliza os circuitos integrados da família VLSI (Very Large Scale Integration) que coloca milhões de transistores em uma única pastilha de silício. Esta tecnologia tornou os computadores menores, mais rápidos e com preço; mais acessíveis. Isto possibilitou o desenvolvimento dos computadores pessoais. Esta geração é marcada pela velocidade e capacidade de endereçamento crescente Duas empresas de semicondutores destacam-se pela quantidade de processadores em uso atualmente: Intel e Motorola. O computador que marca o início da geração dos microcomputadores é o Altair. Fabricado em 1975, com o processador Intel 8080 pela Model instrumentation Telemetry Systems foi o precursor da microinformática. Sua história está ligada ao inicio da Microsoft. Em 1976 é lançado o Apple II, a linha Apple II se tornou tão popular que sobreviveu até o início dos anos 90, quase uma década depois do lançamento do Macintosh. Nos anos seguintes, além de continuar aperfeiçoando a linha Apple II, a Apple começou a investir pesadamente no desenvolvimento de computadores com interface gráfica e mouse. A "inspiração" surgiu numa visita de Steve Jobs ao laboratório da Xerox, onde computadores com interface gráfica eram desenvolvidos desde a década de 70 (embora sem sucesso comercial, devido ao custo proibitivo). Um bom exemplo do impressionante trabalho desenvolvido pela Xerox ao longo da década de 1970 foi o Xerox Alto (final 1973), que é considerado a primeira estação de trabalho e também a primeira a ser ligada em rede. Apesar disso, ele acabou não entrou em produção devido ao custo. O desenvolvimento do Lisa serviu de base para o Macintosh, um computador mais simples, lançado em 1984, ele fez um grande sucesso, chegando a ameaçar o império dos PCs. A configuração era similar à dos PCs da época, com um processador de 8 MHz, 128 KB de memória e um monitor de 9 polegadas. A grande arma do Macintosh era o MacOS 1.0, um sistema inovador de vários pontos de vista. Ao contrário do MS-DOS ele era inteiramente baseado no uso da interface gráfica e mouse, o que o tornava muito mais fácil de ser operado. O MacOS continuou evoluindo e incorporando novos recursos, mas sempre mantendo a mesma idéia de interface amigável. Apple Macintosh interface grafica

10 O PC original foi uma tentativa da IBM de entrar no mercado de computadores domésticos, então dominado pelo Apple II, lançado em 12 de Agosto de 1981, o PC original tinha alguns recursos ótimos - e algumas limitações óbvias. Ele trazia um Processador Intel 8088 de 4,77 MHz, anunciado como um "microprocessador 16 bits de alta velocidade", mas tinha apenas um barramento de dados de oito bits. Inicialmente, a máquina vinha com 16 Kb de RAM padrão na placa-mãe, expansíveis para 64 Kb, mas seu Processador tinha uma capacidade maior, porque os 20 bits de endereços permitiam que o PC enviasse um megabyte de memória física, o que era um enorme progresso para a época. IBM PC 5150 Em resumo: Vacuum tube Transistor Small scale integration Mais 100 transistores por pastilha Medium scale integration, transistores por pastilha Large scale integration transistores por pastilha Very large scale integration transistores por pastilha Ultra large scale integration > transistores por pastilha Autor: Prof. Oswaldo Florio Filho, revisão: Prof. Nelson Alves. Bibliografia: Organização Estruturada de Computadores, Andrew S. Tannenbaum. Arquitetura e Organização de Computadores, STALLINGS, W Projeto e Organização de Computadores: A Interface Hardware / Software, PATTERSON, D.A.; HENNESSY, J.L.

Introdução à Arquitetura de Computadores IFES Campus Serra

Introdução à Arquitetura de Computadores IFES Campus Serra Os computadores atuais possuem seis ou mais níveis de máquinas conforme podemos observar no quadro abaixo Nível de linguagem orientada para problemas Nível de linguagem de montagem Nível de sistema operacional

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Aula 2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Prof. Osvaldo Mesquita E-mail: oswaldo.mesquita@gmail.com 1/48 CONTEÚDO DA AULA Conceitos Importantes O que é arquitetura de computadores?

Leia mais

Introdução. Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita. Teresina - 2011

Introdução. Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita. Teresina - 2011 Universidade Federal do Piauí Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Introdução Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita Teresina - 2011 Sumário 1. Evolução Histórica

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Computador Digital: É uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas.

1. INTRODUÇÃO. Computador Digital: É uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas. 1. INTRODUÇÃO Computador Digital: É uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas. Programa: É uma seqüência de instruções que descrevem como executar

Leia mais

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro História da Informática Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Introdução Pré-História A evolução dos computadores Cronologia Vídeos Atividade prática Introdução Os computadores estão presentes no dia-a-dia

Leia mais

História e Organização Básica de Computadores

História e Organização Básica de Computadores História e Organização Básica de Computadores Arquitetura de Computadores Introdução Durante a evolução do computador digital moderno foram projetadas e construídas centenas de diferentes tipos de computadores.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. AULA 1 Introdução

Arquitetura de Computadores. AULA 1 Introdução Arquitetura de Computadores AULA 1 Introdução Adaptação do material desenvolvido pelo Profs. Eduardo Moresi e Edilson Ferneda UCB - DF Histórico Sumário Computadores Mecânicos Computadores Eletrônicos

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução Programa: Seqüência de instruções descrevendo como executar uma determinada tarefa. Computador: Conjunto do hardware + Software Os circuitos eletrônicos de um determinado computador

Leia mais

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress. Abstrações e Tecnologias Computacionais Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.com Agenda Introdução Sistemas Computacionais Arquitetura X

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Arquitetura de Computadores Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Conceitos Básicos Programa: é uma seqüência de instruções que executam uma determinada tarefa. Linguagem de máquina: conjunto de instruções primitivas

Leia mais

Curso Técnico em Redes de computadores. Evolução Histórica dos Computadores

Curso Técnico em Redes de computadores. Evolução Histórica dos Computadores Curso Técnico em Redes de computadores Evolução Histórica dos Computadores 1 O conceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento data pelo menos do século V a.c, com os babilônios e sua invenção

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize Fundamentos e Suporte de Computadores Professora Monalize COMPUTADOR DIGITAL é um equipamento eletrônico que processa dados usando programas, podendo ser dividido em: HARDWARE : parte "física, é o equipamento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 Índice 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação..3 1.1. Primeira Geração Válvulas (1945 1955)... 3 1.2. Segunda Geração Transistores (1955 1965)...

Leia mais

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Disciplina de Informática Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos

Leia mais

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO Apesar da maior parte do público leigo considerar computação e computador termos necessariamente interligados, a história da computação é mais antiga do que o componente físico que

Leia mais

Evolução histórica dos computadores

Evolução histórica dos computadores Evolução histórica dos computadores Descrever a organização funcional de um computador. Identificar as principais formas de utilização e aplicação de computadores. Nesta primeira aula, abordaremos os conceitos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br MARCOS DA ARQUITERURA DE COMPUTADORES Geração Zero

Leia mais

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Gerações de Máquinas Prof. Sergio Ribeiro Geração Zero Computadores Mecânicos (1642-1945) A Primeira Geração Válvulas (1945-1955) A Segunda Geração Transistores

Leia mais

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware)

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware) Computador Digital SIS17 - Arquitetura de Computadores (Parte I) Máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas. Executa Programas conjunto de instruções

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é um sistema operacional? Um computador moderno consiste em: Um ou mais processadores; Memória principal;

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes Marcos da Arquitetura de Computadores Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Introdução Objetivo Apresentar um breve esboço de algumas máquinas (computadores) que marcaram época 2 A geração zero computadores

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Licenciatura em Computação Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com História do Computador O que é um computador? Quem o inventou? História do

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: O Computador como uma Máquina Multinível (cont.) José Gonçalves - LPRM/DI/UFES Introdução à Engenharia de Computação Máquina Multinível Moderna Figura 1 Máquina

Leia mais

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz Informática A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz 1 Introdução à Microinformática Histórico dos computadores, software, hardware, sistemas operacionais, etc. Softwares Orientado à Tarefas Softwares

Leia mais

1. - Os engenhos calculadores

1. - Os engenhos calculadores 1. - Os engenhos calculadores O brilhante matemático inglês Charles Babbage (1791-1871) é conhecido como o Pai do Computador. Fig. 1 - Charles Babbage (1791-1871). Ele com os seus engenhos calculadores

Leia mais

Arquitetura de Computadores Moderna

Arquitetura de Computadores Moderna Arquitetura de Computadores Moderna Eduardo Barrére (eduardo.barrere@ice.ufjf.br) DCC/UFJF Baseado no material do prof. Marcelo Lobosco Agenda Visão Geral Objetivos do Curso Ementa Bibliografia Avaliações

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Computação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Informática x Computação

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução à Arquitetura de Computadores Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução Conceitos (1) Computador Digital É uma máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções

Leia mais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas,

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

I n f o r m á t i c a

I n f o r m á t i c a Prof. Dr. Rogério R. de Vargas I n f o r m á t i c a História e evolução da informática Itaqui - RS, 2º Semestre de 2014. Aula 2 História da computação e dos computadores 2 Histórico da Computação Conceituação

Leia mais

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas A ERA DA COMPUTAÇÃO PASSADO, PRESENTE E FUTURO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Evolução Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletromecânicas Máquinas eletrônicas Transistores Circuitos eletrônicos

Leia mais

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA. Arquitetura de computadores

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA. Arquitetura de computadores UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA Arquitetura de computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Bibliografia: MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 4 ed. RJ. LTC 2001. TANEMBAUM, A. S. Organização

Leia mais

1 Introdução à Computação

1 Introdução à Computação 1 Introdução à Computação 1.1 Motivação 1.1.1 Por que Computação? A Computação trata do emprego do computador em suas diversas formas como ferramenta capaz de armazenar e processar informações bem como

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Surgimento da Informática INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I Unidade I Prof Célio Conrado www.celioconrado.com celio.conrado@gmail.com Já nos

Leia mais

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Agradecimentos: Camilo Calvi - LPRM/DI/UFES 2 Geração

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais. Glauber Magalhães Pires

Introdução à Sistemas Operacionais. Glauber Magalhães Pires Introdução à Sistemas Operacionais Glauber Magalhães Pires Agenda O que são sistemas operacionais? Histórico Primeira geração (1945-1955) Segunda geração (1955-1965) Terceira geração (1965-1980) Quarta

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2013 Definindo Informática A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologias de Informação e Comunicação!! O Computador como mediador no Ensino de Ciências Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin Histórico da informática Surgem os Bastões de Napier, como auxiliares da multiplicação.!

Leia mais

Histórico dos Computadores

Histórico dos Computadores Histórico dos Computadores O mais antigo equipamento para cálculo foi o ábaco (Fig. 1), que era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Surgido

Leia mais

História do primeiro computador

História do primeiro computador História do primeiro computador Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava

Leia mais

RESUMO DO LIVRO. A linguagem de máquinas e o custo são analisados antes do computador ser projetado. LINGUAGEM, NÍVEIS E MÁQUINA REAIS

RESUMO DO LIVRO. A linguagem de máquinas e o custo são analisados antes do computador ser projetado. LINGUAGEM, NÍVEIS E MÁQUINA REAIS RESUMO DO LIVRO Um computador digital é uma máquina com programas que, convertidos em instruções, podem facilitar a vida das pessoas. As instruções são simples, como some dois números. As instruções são

Leia mais

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801. 2.1. Breve Histórico O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suanpan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

Evolução dos Computadores

Evolução dos Computadores Evolução dos Computadores Campus Cachoeiro Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Geração Zero 1. Computação primitiva

Leia mais

Sistema de Computação

Sistema de Computação Sistema de Computação Máquinas multinível Nível 0 verdadeiro hardware da máquina, executando os programas em linguagem de máquina de nível 1 (portas lógicas); Nível 1 Composto por registrados e pela ALU

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo ("pipeline") Execução de programas

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo (pipeline) Execução de programas http://www.ic.uff.br/~debora/fac! Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro do

Leia mais

A Era do computador ENIAC - 1946

A Era do computador ENIAC - 1946 A Era do computador ENIAC - 1946 John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico,

Leia mais

Máquinas Multiníveis

Máquinas Multiníveis Infra-Estrutura de Hardware Máquinas Multiníveis Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceitos básicos Classificação de arquiteturas Tendências da tecnologia Família Pentium

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Um programa pode ser definido como uma seqüência de instruções que descrevem como executar uma determinada tarefa. Uma instrução pode ser definida como um comando

Leia mais

Introdução à Computação: História dos computadores

Introdução à Computação: História dos computadores Introdução à Computação: História dos computadores Ricardo de Sousa Bri.o rbri.o@ufpi.edu.br DIE- UFPI 2004 by Pearson Education Objetivos Aprender sobre a história dos computadores. 2004 by Pearson Education

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

1. Introdução - contextos de aplicações

1. Introdução - contextos de aplicações Universidade Federal de Pelotas Sumário da Aula Fundamentos de Informática Aula 1 Noções sobre Informática, Hardware, Software e Plataformas Prof. Carlos R. Medeiros gil.medeiros@ufpel.edu.br Material

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Uma definição! É uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. Mais uma!

Leia mais

SINOPSE. Leandro Gomes Matos Diretor da RNC

SINOPSE. Leandro Gomes Matos Diretor da RNC SINOPSE Neste trabalho procurou-se compilar textos de diversos autores de renome, sob uma ótica baseada em experiência profissional em cargos de chefia e como consultor de empresas, durante estes quase

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Documentário http://www.youtube.com/watch?v=sx1z_mgwds8 Introdução Computadores de primeira geração (1946 1959): A primeira geração

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica "abaq" (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar.

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica abaq (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar. Breve História do Computador Prof. Reginaldo Brito O termo "computação" (do latim "computare") quer dizer "execução de cálculos", que significa: fazer cômputos, calcular. O termo Informática originase

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa Sistemas Operacionais Professor Leslier Soares Corrêa Objetivos Conhecer o Professor e a matéria. Importância da Matéria no dia a dia. Por que é necessário um sistema operacional O que é um Sistema Operacional

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Departamento de Ciência da Computação - UFF Objetivos Organização de Computadores I Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp Dar noções iniciais

Leia mais

Calculadoras Mecânicas

Calculadoras Mecânicas ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Evolução e Desempenho de Computadores 1ª Calculadora - séc. V a.c Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente

Leia mais

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos Algoritmos DCC 119 Introdução e Conceitos Básicos Sumário Sistemas de Numeração Sistemas Computacionais Estrutura de um Computador Digital Sistemas Operacionais Algoritmo Introdução Formas de representação

Leia mais

Processamento de dados - Aula I

Processamento de dados - Aula I Fundamentos de computação Paulo R. S. L. Coelho paulo@facom.uuf.br Faculdade de Ciência da Computação Universidade Federal de Uberlândia Organização 1 Conceitos iniciais 2 3 Organização 1 Conceitos iniciais

Leia mais

Computadores - Uma história

Computadores - Uma história Computadores Uma história 20130626 09:00:45 Olá pequenos génios! Todos sabemos que a área da informática, mais precisamente, o mundo dos computadores não é essencialmente atual, pois este mundo já tem

Leia mais

Sistemas Operacionais Arquitetura e organização de sistemas operacionais: Introdução. Prof. MSc. Hugo Souza

Sistemas Operacionais Arquitetura e organização de sistemas operacionais: Introdução. Prof. MSc. Hugo Souza Sistemas Operacionais Arquitetura e organização de sistemas operacionais: Introdução Prof. MSc. Hugo Souza Começando nossa disciplina sobre os sistemas operacionais modernos iremos abordar inicialmente

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 1 Introdução: Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

Leia mais

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Disciplinas FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Horários Quarta-feira Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Arquitetura de processadores: RISC e CISC

Arquitetura de processadores: RISC e CISC Arquitetura de processadores: RISC e CISC A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo

Leia mais

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Fundamentos de Microinformática Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Sumário Histórico Sistemas Computacionais Representação da Informação COMPUTADOR (ô). [Do lat. computatore.] S. m. 1. Aquele

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos

Leia mais

História dos SOs. Tópicos

História dos SOs. Tópicos História dos SOs Cap. 1 - Tanenbaum Prof. Alexandre Beletti Ferreira 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração Tópicos 1 1ª Geração 1ª Geração: 1945 a 1955 Computadores: em meados da década de 40 Máquinas

Leia mais

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Prof. Edson Borin 1 o Semestre de 2012 ~2400 AC Ábaco: 1 a calculadora ~500 AC Introdução do Zero, Índia antiga ~300 AC Matemático Indiano descreveu

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Estágios da Evolução dos Computadores Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Introdução 2. Gerações 3. Computadores Mecânicos 4. Primeira Geração Válvulas Eletrônicas 5. Segunda

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: O Computador como uma Multinível José Gonçalves - Introdução à Engenharia de Computação Visão Tradicional Monitor Placa-Mãe Processador Memória RAM Placas

Leia mais

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela. Gerações de Computadores INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Como é formado o meu computador? Computador = hardware + software 1ª

Leia mais

Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl.

Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl. Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl.pt Objectivos Proporcionar uma iniciação à informática: Introdução

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores. Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto

Introdução à Arquitetura de Computadores. Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto Introdução à Arquitetura de Computadores Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto 1 O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até

Leia mais

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA CURIOSIDADE 2 O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho.

Leia mais

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa Ano Lectivo 2012/2013 Governo da República Portuguesa Não há a mínima dúvida de que hoje em dia não podemos viver sem os computadores. Eles são infiltrados em todos os aspectos das nossas vidas, são eles

Leia mais

Sistema Operacional. História Sistema Operacional 1. QI Escolas e Faculdades Apostila de Linux

Sistema Operacional. História Sistema Operacional 1. QI Escolas e Faculdades Apostila de Linux 4 Capítulo 1 Sistema Operacional É uma coleção de programas que inicializa hardwares, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, mantém a integridade de um sistema. Um sistema operacional de

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais

Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA0800 - Algoritmos e

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

Parte 01. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Prof. Pedro Neto

Parte 01. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Prof. Pedro Neto Parte 01 Fundamentos de Arquitetura de Computadores Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 1. Introdução i. Definição de Computador ii. Máquina Multinível iii. Evolução do Computador Histórico

Leia mais

A Evolução do Computador

A Evolução do Computador A Evolução do Computador Prof. Gerson Volney Lagemann POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS??? As pessoas sempre quiseram transferir para os sistemas as atividades repetitivas, cansativas e não criativas,

Leia mais

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores Organização de Computadores Capítulo 1 Evolução histórica dos computadores Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia Controlo Numérico Computorizado, Conceitos Fundamentais Carlos Relvas Publindústria,

Leia mais

Organização de Computadores 1. Prof. Luiz Gustavo A. Martins

Organização de Computadores 1. Prof. Luiz Gustavo A. Martins Organização de Computadores 1 1 - INTRODUÇÃO Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura Define os elementos que impactuam diretamente na execução lógica do programa. Corresponde aos atributos visíveis veis

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais